RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional."

Transcrição

1 RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

2 Procedimentos para registro, baixa, cancelamento e anulação da ART e registro do Atestado e à emissão da CAT.

3

4 ART Lei 6496/77 Art. 1º Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à "Anotação de Responsabilidade Técnica" (ART).

5 FINALIDADES da ART - Documento que tem fé pública, válido como garantia dos serviços prestados. - Imprescindível para emissão da CAT - Limita a responsabilidade entre as partes e garante os direitos autorais. - Instrumento para fiscalização.

6 TIPOS DE ART - obra ou serviço (relativa à execução de obras ou prestação de serviços). - obra ou serviço de rotina (ART múltipla). - cargo ou função(relativa ao vínculo com pessoa jurídica).

7 PARTICIPAÇÃO TÉCNICA - ART individual (único profissional). - ART de coautoria (atividade intelectual - mesma competência). - ART de corresponsabilidade (atividade executiva - mesma competência). - ART de equipe (atividade Multidisciplinar).

8 FORMA DE REGISTRO - ART inicial (Responsável Técnico). - ART complementar (vinculada a ART inicial do mesmo profissional - complementa dados). - ART de substituição (vinculada a ART inicial do mesmo profissional - substitui dados).

9 ART on-line Disponível atualmente no site do CREA-SP. Serviços Online ART Online / Preenchimento de ART

10 Nova ART padrão da Resolução 1025/09 Em processo de implantação 2012.

11 BAIXA DA ART Somente será concluída a participação do profissional em determinada atividade técnica a partir da data da baixa da ART correspondente.

12 BAIXA DA ART Pode ser requerida ao Crea-SP: - a pedido do profissional. - quando da solicitação da CAT. - pelo contratante ou pela pessoa jurídica contratada, desde que comprovada a inércia do profissional em requerê-la.

13 CANCELAMENTO DA ART Quando: - nenhuma das atividades técnicas descritas na ART forem executadas. - o contrato não for executado.

14 NULIDADE DA ART Quando: I for verificada lacuna, erro ou inexatidão insanáveis de qualquer dado da ART. II for verificada incompatibilidade entre as atividades desenvolvidas e as atribuições profissionais. III for verificado que o profissional emprestou seu nome a pessoas físicas ou jurídicas sem sua real participação. IV for caracterizada outra forma de exercício ilegal da profissão. V for caracterizada a apropriação de atividade técnica desenvolvida por outro profissional habilitado. VI for indeferido o requerimento de regularização da obra ou serviço a ela relacionado.

15 ART DE OBRA OU SERVIÇO - deve ser registrada antes do início da atividade técnica. - obras públicas pode ser registrada em até 10 dias após a liberação da O.S. - é vedado o registro de ART relativa à execução de obra ou serviço concluído.

16 SUBCONTRATAÇÃO-SUBEMPREITADA - o profissional da PJ inicialmente contratada deve registrar ART de gestão, direção, supervisão, ou coordenação do serviço subcontratado. - o profissional da PJ subcontratada deve registrar ART relativa à atividade que lhe foi subcontratada, vinculada à ART de gestão, direção, supervisão, ou coordenação de seu contratante.

17 RECOLHIMENTO DA TAXA DE ART Responsabilidade do profissional - quando for contratado como autônomo. - quando for o proprietário do empreendimento. Responsabilidade da empresa - quando o profissional desenvolver atividades técnicas em nome da PJ com a qual mantenha vínculo.

18 ART DE CARGO OU FUNÇÃO - O vínculo para desempenho de cargo ou função técnica, tanto com pessoa jurídica de direito público ou privado, obriga a anotação de responsabilidade técnica no Crea-SP. - Alteração do cargo, da função ou da circunscrição onde for exercida a atividade obriga ao registro de nova ART.

19 RESOLUÇÃO 1033/11 - É vedado o registro da ART de cargo ou função extinta ou obra serviço concluído após de 31/12/11.

20 ACERVO TÉCNICO PROFISSIONAL - É o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo da vida do profissional compatíveis com suas atribuições e registradas no Crea por meio de anotações de responsabilidade técnica.

21 ACERVO TÉCNICO PROFISSIONAL Constituirão o acervo técnico do profissional as atividades finalizadas cujas ARTs: I tenham sido baixadas; ou II não tenham sido baixadas, mas tenha sido apresentado atestado que comprove a execução de parte das atividades.

22 CAPACIDADE TÉCNICO OPERACIONAL - Lei 8666/93. - Art º A comprovação de aptidão no caso de licitações pertinentes a obras e serviços, será feita por atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente certificados pela entidade profissional competente.

23 CAPACITAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL -Comprovação do licitante de possuir em seu quadro permanente, na data prevista para entrega da proposta, profissional de nível superior ou outro devidamente reconhecido pela entidade competente, detentor de atestado de responsabilidade técnica por execução de obra ou serviço de características semelhantes, limitadas estas exclusivamente às parcelas de maior relevância e valor significativo do objeto da licitação, vedadas as exigências de quantidades mínimas ou prazos máximos.

24 CAPACIDADE TÉCNICO-PROFISSIONAL DA PESSOA JURÍDICA - representada pelo conjunto dos acervos técnicos dos profissionais integrantes de seu quadro técnico.

25 EMISSÃO CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO - A CAT é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a ART pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional.

26 ACERVO TÉCNICO PROFISSIONAL - A CAT deve ser requerida pelo profissional por meio de formulário próprio, disponível no site do CREA-SP, com indicação do período ou especificação do nº das ARTs que constarão da certidão.

27 REGISTRO DE ATESTADO - O profissional poderá requerer o registro de Atestado de pessoa física ou jurídica contratante com o objetivo de fazer prova de aptidão. - As informações acerca da obra ou serviço, devem ser declaradas por profissional que possua habilitação nas profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

28 REGISTRO DE ATESTADO Será efetivado por meio de sua vinculação à CAT, que especificará somente as ARTs a ele correspondentes.

29 MODELO DA NOVA CAT Resolução 1025/09 Confea.

30 SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO Geol. Luciana M. Ferrer DEPARTAMENTO DE REGISTRO 2012

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. PROCEDIMENTOS Registro Baixa Cancelamento Anulação da ART Registro do Atestado Emissão da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 40, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 40, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 40, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018. Dispõe sobre o Termo de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional, e dá outras providências O CONSELHO FEDERAL DE TÉCNICOS INDUSTRIAIS - CFT, no

Leia mais

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART Anotação de Responsabilidade Técnica - ART ART: FUNDAMENTO LEGAL A ART É O INSTRUMENTO QUE DEFINE, PARA OS EFEITOS LEGAIS, OS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE TÉCNICA NO ÂMBITO DAS

Leia mais

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Procedimento obrigatório por lei Registro pela Internet: 100% eletrônico Comodidade

Leia mais

Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA: CREA-PA:

Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA:  CREA-PA: Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA: www.confea.org.br/normativos CREA-PA: www.creapa.com.br Sede: Tv. Doutor Moraes, 194 - Nazaré - Belém PA - CEP: 66.035-080 Ouvidoria: ouvidoria@creapa.com.br

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 2009. RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 2009. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional, e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO. Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008

A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO. Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008 A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008 OBJETIVOS DA ART ART Sociedade Profissionais Creas Órgãos Públicos Identificação do Responsável Técnico Constituição do Acerto

Leia mais

Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional e dá outras providências.

Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional e dá outras providências. Resolução nº 1.023, do CONFEA, de 30 de maio de 2008. RESOLUÇÃO Nº 1.023, DO CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - CONFEA, DE 30 DE MAIO DE 2008. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade

Leia mais

O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Quais ARTs fazem parte do Acervo Técnico do profissional?

O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Quais ARTs fazem parte do Acervo Técnico do profissional? O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Considera-se Acervo Técnico do profissional toda a experiência por ele adquirida ao longo de sua vida profissional, compatível com

Leia mais

ISO 9001:2008 FS

ISO 9001:2008 FS Novos Procedimentos ART e Acervo Técnico ISO 9001:2008 FS 509751 NOVOS PROCEDIMENTOS DE REGISTRO DE ART E ACERVO TÉCNICO A partir de 1º de janeiro de 2011, o formulário de Anotação de Responsabilidade

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010.

ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010. ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010. Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica ART, de Serviços e de Multas no exercício de

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos 1 II - PROCESSOS DE ORDEM A II. I - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TECNICO 2 UGI MOGI GUAÇU Nº de Ordem 1 Proposta CAT (fl.17) Processo/Interessado A-868/1995 V3 Relator JOSÉ FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR Atualizado em 18/10/2017 ITENS MÍNIMOS QUE DEVEM CONSTAR NO ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA PARA FINS DE CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO NOTAS IMPORTANTES PARA TODOS OS ATESTADOS: 1. Os atestados emitidos por

Leia mais

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Agente Administrativa da área Registro e Cadastro 2012-2016 Líder da área de Registro e ART 2012-2016 Líder de Área de

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 27/ 2013

ATO ADMINISTRATIVO Nº 27/ 2013 ATO ADMINISTRATIVO Nº 27/ 2013 Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, de Serviços e de Multas no exercício de 2014. CONSELHO

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 24 DE 27 DE DEZEMBRO 2011.

ATO ADMINISTRATIVO Nº 24 DE 27 DE DEZEMBRO 2011. ATO ADMINISTRATIVO Nº 24 DE 27 DE DEZEMBRO 2011. Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica ART, de Serviços e de Multas no exercício de

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 26, 13 DE DEZEMBRO DE 2012

ATO ADMINISTRATIVO Nº 26, 13 DE DEZEMBRO DE 2012 ATO ADMINISTRATIVO Nº 26, 13 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, de Serviços e de Multas no exercício

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ANEXO DA DECISÃO PL/SP Nº 1022/2014 ATO ADMINISTRATIVO Nº 28/2014 Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, de Serviços e de Multas

Leia mais

COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO SISTEMA CREAÁGIL

COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO SISTEMA CREAÁGIL COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de Obra e Serviço on-line pelo Portal CreaÁgil.

Leia mais

DECISÃO nº. 01/ RECURSO ADMINISTRATIVO

DECISÃO nº. 01/ RECURSO ADMINISTRATIVO 1 DECISÃO nº. 01/2018 - RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO Nº. 23125.019294/2016-16 REFERÊNCIA: RDC Eletrônico nº 06/2017 OBJETO: CONCLUSÃO DA AMPLIAÇÃO DO BLOCO DE LETRAS, ARTES E COMUNICAÇÃO DA UNIFAP RECORRENTE:

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA Resolução nº 1.852, de 28 de maio de 2011. Dispõe sobre os documentos comprobatórios do exercício profissional no âmbito do Sistema COFECON/CORECONs. O, no uso da atribuição que lhe confere a Lei n.º 1.411

Leia mais

Atestado de Capacidade Técnica

Atestado de Capacidade Técnica Atestado de Capacidade Técnica ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA O atestado é a declaração fornecida pelo contratante da obra ou serviço, pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, que atesta

Leia mais

COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO A POSTERIORI SISTEMA CREAÁGIL

COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO A POSTERIORI SISTEMA CREAÁGIL COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO A POSTERIORI SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de Obra e Serviço a Posteriori

Leia mais

Dados da ART divergindo com os dados da documentação apresentada, deverão ser corrigidos através de ART de correção e/ou substitutiva.

Dados da ART divergindo com os dados da documentação apresentada, deverão ser corrigidos através de ART de correção e/ou substitutiva. O QUE É ACERVO TÉCNICO? O Acervo Técnico é o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo da vida do profissional, compatíveis com suas atribuições desde que registradas no Crea por meio de ARTs -Anotações

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017

IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017 1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR-AR/PB Administração Regional da Paraíba ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) Pregoeiro(a) do SENAR-PB IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017 A ÁLAMO SEGURANÇA ELETRÔNICA

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA RESOLUÇÃO Nº 1.852, DE 28 DE MAIO DE 2011. Dispõe sobre os documentos comprobatórios do exercício profissional no âmbito do Sistema COFECON/CORECONs. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no uso da atribuição

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

1 de :03

1 de :03 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO RELATÓRIO E VOTO FUNDAMENTADO CREA-GO Processo: 215454/2012 Folha: Assinat.: Órgão Plenário Processo n. 215454/2012

Leia mais

Anexo da Decisão PL 1758/2017

Anexo da Decisão PL 1758/2017 SERVIÇOS Anexo da Decisão PL 1758/2017 (Atualização dos valores de anuidades, serviços e multas para o exercício 2018) As taxas de serviços devidas ao Confea e aos Creas no exercício 2018 constam na tabela

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL ANALISAR DOCUMENTAÇÃO (CAT)

PROCEDIMENTO OPERACIONAL ANALISAR DOCUMENTAÇÃO (CAT) PAGINA: 1 / 12 O Acervo Técnico é o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo da vida do profissional, compatíveis com suas atribuições e registradas no Crea por meio de ART - Anotação de Responsabilidade

Leia mais

O Sistema Confea/ Crea

O Sistema Confea/ Crea O Sistema Confea/Crea é regido pela Lei nº 5.194, de 24/dez/1966. O Sistema Confea/ Crea O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são autarquias* dotadas de personalidade jurídica de direito público,

Leia mais

Alterações do Ato Normativo 01/2017

Alterações do Ato Normativo 01/2017 Alterações do Ato Normativo 01/2017 TIPIFICAÇÃO DAS ARTS : CONCEITO I - ART de obra ou serviço, relativa à execução de obras ou prestação de serviços inerentes às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea;

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA A ART relativa à execução de obra ou à prestação de serviço, objeto de contrato único, deve ser registrada antes do início da respectiva atividade

Leia mais

A. I e IV. B. II e III. C. III e IV. D. I, II e III. E. I, II e IV. Regulamentação do exercício da profissão de engenheiro e direitos autorais.

A. I e IV. B. II e III. C. III e IV. D. I, II e III. E. I, II e IV. Regulamentação do exercício da profissão de engenheiro e direitos autorais. QUESTÃO 6 (Questão 14 - ENADE 2011) O acervo técnico profissional é regulamentado pela Resolução CONFEA Nº 1.025, de 30 de outubro de 2009. A Certidão de Acervo Técnico (CAT) é o instrumento que certifica,

Leia mais

ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ENGENHARIA Barragem de Itaipu, uma das maiores obras de engenharia do mundo Breve Histórico do Sistema Confea/Crea Principais razões que motivaram

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.094, de 31/10/2017

RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.094, de 31/10/2017 RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.094, de 31/10/2017 Dispõe sobre a adoção do Livro de Ordem de obras e serviços das profissões abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA,

Leia mais

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

Djalma Campos Guimarães Filho

Djalma Campos Guimarães Filho Palestra CREA-SP Djalma Campos Guimarães Filho CREA-SP Para acessar o sistema CREANet, é necessário que seu navegador (browser) não restrinja a exibição de Popups. Clique aqui para saber como configurar

Leia mais

CAU/MS EXERCÍCIO PROFISSIONAL FISCALIZAÇÃO ÉTICA ORIENTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO ATENDIMENTO VALORIZAÇÃO DA ARQUITETURA DISCIPLINA INFORMAÇÃO

CAU/MS EXERCÍCIO PROFISSIONAL FISCALIZAÇÃO ÉTICA ORIENTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO ATENDIMENTO VALORIZAÇÃO DA ARQUITETURA DISCIPLINA INFORMAÇÃO W W W. C A U M S. G O V. B R CAU/MS CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE MATO GROSSO DO SUL EXERCÍCIO PROFISSIONAL DISCIPLINA INFORMAÇÃO FISCALIZAÇÃO ÉTICA ORIENTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO ATENDIMENTO VALORIZAÇÃO

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta aula os seguintes assuntos serão abordados: Lei Resoluções Modelo de 2 LEI 6496/77 Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica"

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.049, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.049, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 RESOLUÇÃO Nº 1.049, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Altera as tabelas de valores referentes ao registro de Anotação de Responsabilidade Técnica, serviços, multas e anuidades de pessoas físicas e jurídicas. O

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22-04-2015 DOU 06-05-2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas registradas nos CRAs, por meio do Registro de Comprovação

Leia mais

Perguntas e Respostas Frequentes Sobre A.R.T 2ª Edição (Versão Eletrônica)

Perguntas e Respostas Frequentes Sobre A.R.T 2ª Edição (Versão Eletrônica) 0 Perguntas e Respostas Frequentes Sobre A.R.T 2ª Edição (Versão Eletrônica) 1 COPYRIGHT 2012 INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA IBRAENG-CE CAPA E DIAGRAMAÇÃO Rodrigo Meneses REVISÃO Rejane

Leia mais

Ref.: IMPUGNAÇÃO ATO CONVOCATORIO Nº 23/2018

Ref.: IMPUGNAÇÃO ATO CONVOCATORIO Nº 23/2018 ILUSTRISSIMO SENHOR ANDRÉ LUIS DE PAULA MARQUES DIRETOR - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PRÓ - GESTÃO DAS ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL AGEVAP. Ref.: IMPUGNAÇÃO ATO CONVOCATORIO Nº 23/2018

Leia mais

ESCLARECIMENTO. a) Simples comprovação de execução da construção de obras de acordo ao objeto em

ESCLARECIMENTO. a) Simples comprovação de execução da construção de obras de acordo ao objeto em Ofício: 2017.07.19 04 ESCLARECIMENTO A empresa Oliveira e Cardoso Empreendimentos, inscrita no CNPJ n 02.905.403/0001 05, por meio de seu representante abaixo assinado, Eng. Rodolfo Romão de Oliveira Neto,

Leia mais

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993;

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993; Publicado no D.O.U. nº 84 de 22/04/2015, Seção 1 pag. 78 Publicado no DOU nº 211, 03/11/2016, Seção 1 pag. 75 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 (Alterada pela Resolução Normativa 489,

Leia mais

Ficha Técnica. Manual de Procedimentos Operacionais. Supervisão. Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP. Elaboração

Ficha Técnica. Manual de Procedimentos Operacionais. Supervisão. Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP. Elaboração 1 Referência Ficha Técnica Manual de Procedimentos Operacionais Resolução n 1.025, de 30 de outubro de 2009 Revisão 00 Data 00/00/2009 Supervisão Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP Elaboração

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO Nº 36, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2010 Dispõe sobre os valores de registro de ART devidas ao Crea-ES, para o exercício de 2011 e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

JOSÉ BORGES DE SOUSA ARAÚJO

JOSÉ BORGES DE SOUSA ARAÚJO Convênio de Cooperação Mútua que entre si celebram o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Piauí Crea/PI e a Prefeitura Municipal de Paulistana-PI Pelo presente instrumento

Leia mais

ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA 2011

ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA 2011 ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA TABELA 01 Contrato VALORES PARA PAGAMENTO COM CONTRATOS FORMALIZADOS Faixa Valor do Contrato Taxa 1ª Até 8.000,00 33,00 2ª De 8.000,01 a 15.000,00 83,00 3ª De 15.000,01

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 523, DE 3 DE OUTUBRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 523, DE 3 DE OUTUBRO DE 2011 RESOLUÇÃO Nº 523, DE 3 DE OUTUBRO DE 2011 Fixa os valores de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica ART e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aratuípe publica:

Prefeitura Municipal de Aratuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 1685 Prefeitura Municipal de publica: Resposta ao Pedido de Impugnação Processo Administrativo Nº. 493/2018 Pregão Presencial N O. 013/2018 - Objeto: Locação de estruturas

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO Nº 57, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as alterações das tabelas de valores referentes ao registro de ART, Serviços, Multas e Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas devidas ao Crea-ES,

Leia mais

NOVA ART E ACERVO TÉCNICO

NOVA ART E ACERVO TÉCNICO MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS NOVA ART E ACERVO TÉCNICO SEMINÁRIO SOBRE ART E ACERVO TÉCNICO Se houver interesse, encaminhar dúvidas ou sugestões de melhoria da versão preliminar até 03/12/2009

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 304, DE 6 DE ABRIL DE 2005

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 304, DE 6 DE ABRIL DE 2005 Publicada no D.O.U. n.º 93, de 17/05/2005 Seção 1 Página 66 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 304, DE 6 DE ABRIL DE 2005 Cria o Acervo Técnico-Profissional de Pessoas Físicas e o Acervo Técnico- Cadastral de

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO Nº 53, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre as alterações das tabelas de valores referentes ao registro de ART, Serviços, Multas e Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas devidas ao Crea-ES,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017.

RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017. RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017. Institui o Registro de Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividades de Biblioteconomia RCA, de Pessoas Físicas e Jurídicas e dá outras providências. O Conselho Federal

Leia mais

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Loteamentos Anexo XVIII LOTEAMENTOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como loteamento o empreendimento que trata da subdivisão de gleba em lotes destinados

Leia mais

Livro de Ordem de obras e serviços. Conceito e aplicação

Livro de Ordem de obras e serviços. Conceito e aplicação Livro de Ordem de obras e serviços Conceito e aplicação OBRIGATORIEDADE A Resolução nº 1.094, de 31 de outubro de 2017 dispõe sobre a adoção do Livro de Ordem de obras e serviços das profissões abrangidas

Leia mais

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X Manual A Engenharia nos Empreendimentos Cartório de registro Anexo X CARTÓRIO DE REGISTRO 1 Empreendimento Descrição: Cartório de Registro é o empreendimento cuja atividade exercida está sob a responsabilidade

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017 Processo nº 281/2017, Pregão Presencial nº 069/2017, referente ao objeto da presente licitação de CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA AQUISIÇÃO

Leia mais

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017 2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída Auditório da FIEC 25 a 26 de outubro de 2017 SISTEMA CONFEA / CREA É o sistema que fiscaliza o exercício das profissões na área tecnológica. Lei Federal 5.194/66

Leia mais

PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas

PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Assessoria Parlamentar PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas Interface com Sistema Confea/Crea Objetivo PLS: Identificar todas as

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 517, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 517, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 517, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 Fixa os valores de registro de ART e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA Confea, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.058, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014. Altera as Resoluções nº 479, de 2003; 524, 528, 529 e 530, de 2011 e revoga a Resolução nº 1049, de 2013. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA Confea,

Leia mais

Ficha Técnica. Manual de Procedimentos Operacionais. Supervisão. Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP. Documento original

Ficha Técnica. Manual de Procedimentos Operacionais. Supervisão. Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP. Documento original 1 Referência Ficha Técnica Manual de Procedimentos Operacionais Resolução n 1.025, de 30 de outubro de 2009 Revisão 01 Data 28/01/2011 Supervisão Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP Documento

Leia mais

PREGÃO ELETRÕNICO Nº008/2018 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

PREGÃO ELETRÕNICO Nº008/2018 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO Nos termos do inciso XVIII do Art. 4º da Lei 10.520/2002, a empresa SETAPE - SERVIÇOS TÉCNICOS DE AVALIAÇÕES DO PATRIMÔNIO E ENGENHARIA LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº 44.157.543/0001-92, apresentou, tempestivamente,

Leia mais

COMO PREENCHER ART DE CARGO E FUNÇÃO SISTEMA CREAÁGIL

COMO PREENCHER ART DE CARGO E FUNÇÃO SISTEMA CREAÁGIL COMO PREENCHER ART DE CARGO E FUNÇÃO SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de Cargo e Função on-line pelo Portal CreaÁgil.

Leia mais

1º São requisitos preliminares para o registro de que trata o caput deste artigo : (1) a) b) c) d)

1º São requisitos preliminares para o registro de que trata o caput deste artigo : (1) a) b) c) d) Publicada no D.O.U. - 15/12/93 Seção 1 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 148, DE 26 DE NOVEMBRO DE 1993 (Alterada pela Resolução Normativa CFA n.º 179, de 25/04/96) (Revogada pela Resolução Normativa CFA nº 304,

Leia mais

ART: CONCEITOS BÁSICOS DA EMISSÃO E BAIXA

ART: CONCEITOS BÁSICOS DA EMISSÃO E BAIXA ART: CONCEITOS BÁSICOS DA EMISSÃO E BAIXA SISTEMA CONFEA/CREA É o sistema que fiscaliza o exercício das profissões na área tecnológica. 2 COMPONENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA INSTITUIÇÕES DE ENSINO ATESTAM

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE VISTAS I. I - PROCESSOS QUE RETORNAM À CÂMARA APÓS VISTAS CONCEDIDAS/REDISTRIBUIÇÃO 2 UGI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Nº de Ordem 1 Processo/Interessado SF-1313/2014 Relator CREA-SP RENATO

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.043, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.043, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 1.043, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012 Altera as tabelas de valores referentes ao registro de Anotação de Responsabilidade Técnica, serviços, multas e anuidades de pessoas físicas e jurídicas. O

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP PROJETO BÁSICO REVITALIZAÇÃO CAMPO DE FUTEBOL UFOP MORRO DO CRUZEIRO Projeto Básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar obra ou serviço

Leia mais

D E L I B E R A Ç Ã O Nº 1 4 D O C R Q I V R E G I Ã O D E 0 4 / 0 9 /

D E L I B E R A Ç Ã O Nº 1 4 D O C R Q I V R E G I Ã O D E 0 4 / 0 9 / (Aprovada na Sessão Plenária Nº1.143ª) Dispõe sobre o registro de atestados, declarações, certidões e outros fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado referente à comprovação de aptidão

Leia mais

Sobre Certidões de Capacitação Técnica. Lei nº de 18 de Junho de Artigo 24.

Sobre Certidões de Capacitação Técnica. Lei nº de 18 de Junho de Artigo 24. Sobre Certidões de Capacitação Técnica Lei nº 2.800 de 18 de Junho de 1956 - Artigo 24. Cria os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispõe sôbre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências.

Leia mais

CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 001/2015 ESCLARECIMENTO 01 ALTERAÇÕES AO EDITAL

CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 001/2015 ESCLARECIMENTO 01 ALTERAÇÕES AO EDITAL OBJETO: contratação dos serviços de elaboração de Inventário Florestal e Laudo Técnico, para fins de obtenção de Autorização Florestal para a supressão de vegetação às margens da BR-476 e da PR-427, entre

Leia mais

Manual de Procedimentos Operacionais. Requerimento de ART e Acervo Técnico

Manual de Procedimentos Operacionais. Requerimento de ART e Acervo Técnico Check List CAT sem registro de atestado CAT sem registro de atestado Preenchimento Se não houver dados, será solicitado o preenchimento. Se contiver rasura ou estiver ilegível, deverá ser recusado o requerimento.

Leia mais

TABELAS DE ANUIDADES 2015

TABELAS DE ANUIDADES 2015 1 Resolução nº. 528/2011, do Confea, alterada pela Resolução nº. 1.058/2014 Anuidade Profissional Art. 2º A anuidade profissional é devida a partir de 1º de janeiro de cada ano, podendo a mesma ser cobrada

Leia mais

ATO Nº 04. Considerando o disposto na Lei nº 6.496, de 07 de dezembro de e Resoluções pertinentes baixadas pelo CONFEA;

ATO Nº 04. Considerando o disposto na Lei nº 6.496, de 07 de dezembro de e Resoluções pertinentes baixadas pelo CONFEA; ATO Nº 04 Adota medidas para assegurar efetiva participação técnica por parte dos Engenheiros Agrônomos e Florestal, no exercício de suas atividades. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Nos termos do art. 18 do Decreto 5.450, de 31 de maio de 2005, a empresa MFC Avaliação e Gestão de Ativos Ltda - EPP apresentou, tempestivamente,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário PROJETO BASICO REFORMA DAS COBERTURAS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO E CENTRO DE VIVÊNCIA UFOP - CAMPUS MORRO DO CRUZEIRO Projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAI

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAI RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAI CONCORRÊNCIA PÚIBLICA n : 03/2018 OBJETO: Construção de uma Creche (Proinfância tipo I - Projeto do FNDE), na Av. dos Bacamarteiros, Povoado Aguada, Município de Carmópolis/SE.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA ANEXO DA DECISÃO PL-2041/2015 (Atualização dos valores de anuidades, serviços e multas para o exercício 2016) SERVIÇOS As taxas de serviços devidas ao Confea e aos Creas no exercício 2016 constam na tabela

Leia mais

COMO PREENCHER ART PARA CONCESSÃO DE BLOCO DE NUMERAÇÃO DE RECEITAS

COMO PREENCHER ART PARA CONCESSÃO DE BLOCO DE NUMERAÇÃO DE RECEITAS COMO PREENCHER ART PARA CONCESSÃO DE BLOCO DE NUMERAÇÃO DE RECEITAS RECEITUÁRIO AGRONÔMICO - Para emissão de Receituário Agronômico em Software próprio SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos

Leia mais

INSTRUÇÃO DA PRESIDÊNCIA Nº 166, DE 24 DE JULHO DE 2014.

INSTRUÇÃO DA PRESIDÊNCIA Nº 166, DE 24 DE JULHO DE 2014. INSTRUÇÃO DA PRESIDÊNCIA Nº 166, DE 24 DE JULHO DE 2014. Estabelece procedimentos administrativos para fins de Registro de Atestado de obra/serviço no Crea-RS, conforme disposto na Resolução do Confea

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 A Comissão de Licitação do Conselho Nacional do SESI vem por meio desta

Leia mais

Normas ABNT. Acesso rápido Consulta com versatilidade Profissional em dia beneficiado. Ampliando o engenho humano que está em você

Normas ABNT. Acesso rápido Consulta com versatilidade Profissional em dia beneficiado. Ampliando o engenho humano que está em você Ampliando o engenho humano que está em você Sistema Confea/Crea e Mútua facilitando o acesso aos cursos ABNT e às Normas Técnicas Brasileiras e Mercosul para os profissionais e empresas do Conselho. Acesso

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 47/2016

CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 47/2016 CIRCULAR N 05/2016 CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 47/2016 OBJETO: Contratação de empresa especializada para a execução, sob o regime de empreitada por preço global, dos serviços de engenharia necessários

Leia mais

Considerando o disposto nos arts. 28 e 35 da Lei nº 5.194, de 1966, que definem a renda do Confea e dos Creas;

Considerando o disposto nos arts. 28 e 35 da Lei nº 5.194, de 1966, que definem a renda do Confea e dos Creas; ATO NORMATIVO Nº 62, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre as alterações das tabelas de valores referentes ao registro de ART, Serviços, Multas e Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas devidas ao Crea-ES,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE SO SUL MUNICÍPIO DE NOVA ALVORADA ERRATA Nº 01 DO EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS 003/2018

ESTADO DO RIO GRANDE SO SUL MUNICÍPIO DE NOVA ALVORADA ERRATA Nº 01 DO EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS 003/2018 ERRATA Nº 01 DO EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS 003/2018 Tomada de Preços para execução de pavimentação asfáltica com C.B.U.Q sobre calçamento. O PREFEITO MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA RS no uso de suas atribuições

Leia mais

Jorge Resende Junior

Jorge Resende Junior EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO Referente: RDC ELETRÔNICO 001/2017 MARCIO G. SILVA EIRELI, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 26.255.387/0001-10, nome

Leia mais