Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB"

Transcrição

1 Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB Instruções 1. Marque as alternativas escolhidas em cada página e clique em Salvar sem enviar. 2. Terminada as provas clique em Enviar tudo e terminar. 3. A duração destas provas é de 3 horas, incluindo a redação. 4. O fechamento da prova somente será possível após hora do seu início.

2 Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB 1 O pecado proibido no primeiro mandamento é: a. O ateísmo. b. O adultério. c. A profanação do dia do Senhor. d. A mentira. e. O roubo. 2 Todos os que exercem autoridade na família, na igreja, e no Estado são chamados e interpretados pelo Catecismo Maior como: a. Oficiais. b. Patriarcas. c. Anciãos. d. Pai e Mãe. e. Magistrados. 3

3 O pecado de Adão e Eva fez com que ambos perdessem: a. A comunhão com Deus unicamente. b. A retidão original e a comunhão com Deus. c. A condição de representantes da raça hna. d. A justificação e a comunhão com Deus. e. A retidão original unicamente. 4 A maneira de se guardar o dia do Senhor segundo os padrões do Catecismo Maior de Westminster é: a. um dia em sete para o descanso físico. b. o domingo para um santo descanso, para serviços públicos ou particulares do culto de Deus. c. o domingo para o descanso físico da família, dos empregados e dos animais. d. o sábado como um dia de descanso e lazer. e. qualquer dia da semana para os serviços da fé cristã. 5 Porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam meus mandamentos. Essas são as razões anexas de qual mandamento? a. Primeiro mandamento. b. Terceiro mandamento. c. Quarto mandamento. d. Segundo mandamento. e. Quinto mandamento.

4 Processo Seletivo (Sala Modelo) Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB 6 Todos os santos que, pelo espírito de Deus e pela fé, estão unidos a Jesus Cristo, seu cabeça, têm comunhão com ele nas suas graças, nos seus sofrimentos, na sua morte, na sua ressurreição, e na sua glória, e, estando unidos uns aos outros em amor, participam dos mesmos dons e graças e estão obrigados ao cumprimento dos deveres públicos e particulares que contribuem para o seu mútuo proveito, tanto no homem interior como no exterior. Esta afirmação da Confissão de Fé de Westminster refere-se... a. À conversão. b. Ao arrependimento. c. À comunhão dos santos. d. À santificação. e. À regeneração. 7 Segundo os padrões de Westminster, o culto do Senhor compõe-se de: a. Prelúdio, oração, leitura bíblica, testemunhos, cânticos espirituais, pregação. b. Pregação, leitura das Escrituras, avisos, cântico dos salmos.

5 c. Pregação, leitura das Escrituras, cântico dos salmos, sacramentos. d. Oração, pregação, sacramentos, ofertório, cânticos, poslúdio. 8 e. Oração silenciosa, leitura bíblica, testemunhos, cânticos espirituais, pregação. A obra do poder e da graça onipotente de Deus que, pela iluminação do Espírito Santo, permite a compreensão da Palavra e atrai o pecador a Cristo de forma salvadora, é conhecida como: a. Fé justificadora. b. Eleição incondicional. c. Vocação incondicional. d. Vocação eficaz. e. Vocação geral. 9 O resumo do primeiro ao quarto mandamento é: a. Vigiar e orar para não entrar em tentação. b. Amar ao Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todas as nossas forças e de todo o nosso entendimento. c. Buscar o Senhor enquanto se pode achar. d. Buscar o reino de Deus em primeiro lugar e todas as coisas serão acrescentadas. e. Amar ao nosso próximo como a nós mesmos, e fazer aos outros aquilo que desejamos que eles nos façam. 10 O prefácio dos Dez Mandamentos é: a. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão! b. A minha graça te basta!

6 c. Este é meu filho amado em quem me comprazo! d. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações! e. Eu serei o teu Deus e vós sereis o meu povo.

7 Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB 11 Atribuindo ao Filho e ao Espírito Santo os mesmos nomes, atributos, obras e culto que só a Deus pertencem, as Escrituras demonstram que: a. Não há distinção entre as funções do Filho e do Espírito Santo. b. O Pai, o Filho e o Espírito Santo têm a mesma função. c. O Filho e o Espírito Santo são Deus, iguais ao Pai. d. O Filho e o Espírito Santo são a mesma pessoa. e. O Filho e o Espírito Santo são eternamente gerados pelo Pai. 12 É absolutamente falso afirmar que: a. Somente os que são membros verdadeiros da Igreja invisível é que serão salvos. b. Todos os que ouvem o Evangelho e pertencem à Igreja visível serão salvos. c. Todos os que ouvem o Evangelho, sendo eleitos, serão salvos. d. Nem todos os que ouvem o Evangelho e pertencem à Igreja visível serão salvos.

8 e. O número completo dos eleitos que têm sido e que hão de ser reunidos em um corpo sob Cristo forma a Igreja invisível. 13 Onde se acha a lei moral resumidamente compreendida? a. Na epístola aos Romanos. b. Nos Evangelhos Sinóticos. c. No Sermão do Monte. d. No Novo Testamento. e. Nos Dez Mandamentos. 14 Em relação ao pecado do primeiro casal é correto afirmar que: a. Deus, segundo o seu sábio e santo conselho, foi servido permitir este pecado, havendo determinado ordená-lo para a sua própria glória b. Deus, segundo o seu conselho, foi servido permitir este pecado, considerando que ao homem foi dado o livre-arbítrio c. Deus, segundo o seu sábio e santo conselho, foi servido permitir este pecado, havendo determinado aplicar sobre os transgressores a sua incondicional misericórdia d. Suas consequências recaíram unicamente sobre o casal transgressor e. Sua ocorrência escapou ao controle divino 15 Por que é possível afirmar que o homem natural, pelo seu próprio poder, não pode converter-se ou mesmo preparar-se para isso? a. Porque o pecado fez do homem um inimigo de Deus. b. Porque estando em pecado ele não possui nenhum tipo de vontade.

9 c. Porque ao cair em pecado ele perdeu totalmente o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação. d. Porque seu livre-arbítrio não lhe propicia escolher a Deus. e. Porque ao cair em pecado ele perdeu completamente a oportunidade de salvação e de obter qualquer outro bem espiritual.

10 Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB 16 Em relação aos eternos decretos de Deus, é completamente falso afirmar que: a. Os anjos foram excluídos dos decretos de Deus. b. Foram estabelecidos desde toda eternidade. c. Deus ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece. d. Foram estabelecidos para a sua própria glória. e. São os atos sábios, livres e santos do conselho de sua vontade. 17 As obras da providência de Deus são: a. As ações divinas governando e socorrendo os eleitos. b. Todos os milagres por Deus operados no passado. c. Seus atos, no passado, criando todas as coisas para a sua glória. d. As ações divinas em benefício e louvor das suas criaturas.

11 e. A sua mui santa, sábia e poderosa maneira de preservar e governar todas as suas criaturas e todas as suas ações, para a sua própria glória. 18 Segundo a Confissão de Fé de Westminster, no matrimônio do povo de Deus, é permitido: a. Casar somente com os que professam a religião reformada. b. Casar com católicos romanos. c. Casar com pessoas de mesmo grau de consangüinidade. d. Casar com qualquer pessoa que demonstre interesse pela fé cristã. e. Casar com muçulmanos. 19 Fora da qual não há possibilidade ordinária de salvação é expressão da Confissão de fé de Westminster que refere-se... a. À plenitude de Israel. b. Ao povo de Israel do passado. c. Ao povo de Israel hoje. d. À igreja. e. À plenitude dos gentios. 20 Esta segurança infalível não pertence de tal modo à fé (...) Esta certeza não é simples persuasão conjectural e provável, fundada n esperança falha, mas segurança infalível da fé, fundada na divina verdade das promessas de salvação. Essa afirmação é sobre: a. A lei de Deus. b. A liberdade cristã e a liberdade de consciência. c. A fé salvadora.

12 d. A vocação eficaz. e. A certeza da graça e salvação.

13 Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB 21 De acordo com a Escritura, Deus estabeleceu o pacto como a forma de se relacionar com o homem, sendo a promessa fundamental do pacto: a. A condição para a obediência. b. A fé. c. A prosperidade. d. A condição para a adoção. e. A vida. 22 No mandamento "não adulterarás, o que Deus proíbe? a. A bebedice. b. O homicídio. c. A injustiça e a infidelidade em contratos entre os homens. d. A cobiça. e. O olhar lascivo para mulher. 23

14 Qual dos Dez mandamentos trata dos deveres e proibições sobre o verdadeiro culto a Deus? a. Sétimo mandamento. b. Quinto mandamento. c. Primeiro mandamento. d. Segundo mandamento. e. Oitavo mandamento. 24 De que forma Deus outorgou a sua lei a Adão no Éden? a. Na forma do pacto sinaítico. b. Na forma de um pacto de obras. c. Na forma de Dez Mandamentos. d. Na forma do Pacto da Redenção. e. Na forma do Pacto da Graça. 25 Qual a razão para a santificação do crente ser imperfeita? a. São os restos do pecado que permanecem nele e as perpétuas concupiscências da carne contra o Espírito. b. São os restos do pecado que impossibilitam o seu batismo com o Espírito Santo. c. A sua inconstância na participação dos sacramentos. d. O não perseverar nos mandamentos do Senhor. e. A sua incapacidade para manter vida de oração.

15 Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB 26 Segundo a Confissão de Fé de Westminster, os sacramentos servem para: a. Regenerar os crentes, separar a igreja do mundo, promover a santificação. b. Regenerar os crentes, separar a igreja do mundo, representar Cristo c. Ratificar nossas boas obras. d. Representar Cristo, separar a igreja do mundo, comprometer os crentes. e. Representar Cristo, perdoar os pecados, promover a santificação.

16 27 É absolutamente verdadeira a afirmação: a. O único método para o chamamento eficaz dos eleitos é a exposição bíblica. b. O ministério da Palavra não proporciona nenhum benefício aos não-eleitos. c. Somente os eleitos são exteriormente chamados. d. Os eleitos são os únicos eficazmente chamados. e. Os eleitos não são os únicos eficazmente chamados. 28 Em que momento ocorrerá o juízo geral e final dos anjos e dos homens? a. Imediatamente após a ressurreição. b. Imediatamente após a Grande Tribulação. c. No período entre a ressurreição dos ímpios e a ressurreição dos justos. d. A Escritura nada fala sobre este momento. e. Logo após o milênio. 29 Quais os benefícios adquiridos por Cristo pela sua mediação? a. A justificação e todos os demais benefícios do pacto de obras. b. A redenção e todos os demais benefícios do pacto da graça. c. Todos os benefícios decorrentes da intercessão sacerdotal. d. A salvação, juntamente com os demais benefícios do pacto de obras. e. A santificação e todos os demais benefícios do pacto de obras. 30

17 Mesmo sendo a fé um elemento importante na justificação do pecador eleito, é fundamental ter em mente que: a. A justificação resulta da submissão obediente do pecador. b. As obras também são importantes para a justificação. c. A fé não é o único instrumento da justificação. d. A graça de Deus não anula a efetiva cooperação do pecador justificado. e. A justificação provém unicamente da livre graça de Deus.

18 Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB 31 Perdemos o nosso direito a todas as bênçãos exteriores desta vida. Com estas palavras o Catecismo Maior está se referindo a qual petição do Pai nosso? a. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. b. Perdoa as nossas dívidas. c. Não nos deixe cair em tentação. d. Santificado seja o teu nome. e. Seja feita a tua vontade. 32 É no estado de glória que a vontade do homem se torna perfeita e imutavelmente livre para o bem só. Esta afirmação é: a. Parcialmente verdadeira. b. Absolutamente verdadeira. c. Inteiramente contraditória. d. Desprovida de fundamento bíblico. e. Inconsistente.

19 33 A proibição do mandamento não furtarás refere-se... a. À bebedice. b. Ao homicídio. c. À injustiça e à infidelidade em contratos entre os homens. d. À cobiça. e. Ao olhar lascivo para mulher. 34 Quando afirmamos que as três Pessoas da Trindade são de mesma substância, poder e eternidade, na verdade, estamos dizendo que: a. O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus e, contudo, há um só Deus. b. Há contradição na doutrina da Trindade. c. Deus é unidade simples. d. A doutrina da Trindade é complexa e, por isso mesmo, incompreensível. e. Não há, verdadeiramente, distinção entre as pessoas trinitárias. 35 Os sacramentos previstos pela Confissão de Fé de Westminster são: a. Cinco: batismo, casamento, profissão de fé, santa ceia e santificação. b. Dois: batismo e santa ceia. c. Três: batismo, profissão de fé e santa ceia. d. Quatro: batismo, arrependimento, profissão de fé e santa ceia. e. Um: batismo

20 Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB 36 Em todas as controvérsias religiosas a igreja deve apelar para a Escritura Sagrada. Neste caso, o Juiz Supremo não pode ser outro senão: a. Cristo operando no coração da liderança. b. O Supremo Concílio decidindo em nome da igreja. c. O trabalho inspirado do exegeta bíblico. d. O Espírito Santo falando na Escritura. e. O cuidado no uso das regras de interpretação. 37 Assinale o que a Confissão de Fé de Westminster ensina sobre os sínodos e concílios: a. Que os sínodos e concílios podem errar. b. Que os sínodos e concílios não devem determinar regras e disposições para a melhor direção do culto público de Deus e governo de sua igreja. c. Que aos sínodos e concílios terminam provocando muitas controvérsias. d. Que os sínodos e concílios devem constituir regra de fé e prática.

21 e. Que os sínodos e concílios atrapalham o crescimento da igreja. 38 O resumo do quinto ao décimo mandamento é: a. Amar ao nosso próximo como a nós mesmos, e fazer aos outros aquilo que desejamos que eles nos façam. b. Vigiar e orar para não entrar em tentação. c. Buscar o Senhor enquanto se pode achar. d. Amar ao Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todas as nossas forças e de todo o nosso entendimento. e. Buscar o reino de Deus em primeiro lugar e todas as coisas serão acrescentadas. 39 À reunião composta de todos quantos, em todos os tempos e lugares no mundo, professam a verdadeira religião, juntamente com os seus filhos, damos o nome de: a. Igreja relevante. b. Igreja visível. c. Igreja invisível. d. Igreja triunfante. e. Igreja vitoriosa. 40 É correto afirmar que a autoridade da Escritura Sagrada depende: a. Somente de Deus. b. Totalmente do testemunho da Igreja Evangélica. c. Inteiramente das decisões dos Concílios da Igreja. d. Unicamente da tradição apostólica. e. Exclusivamente do testemunho dos Apóstolos.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 PERGUNTA 35: Que é regeneração? RESPOSTA: É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos conservados pelo Espírito Santo na perseverança da fé em Cristo, adquirindo,

Leia mais

(DEUTERONÔMIO ARA)

(DEUTERONÔMIO ARA) 29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

Sumário. VOLUME UM A obra do Espírito Santo na Igreja como um todo. CAPÍTULO UM Introdução

Sumário. VOLUME UM A obra do Espírito Santo na Igreja como um todo. CAPÍTULO UM Introdução Sumário Prefácio do autor... 13 Nota explicativa à edição americana... 19 Lista parcial dos trabalhos do Dr. Kuyper... 23 Nota introdutória pelo Prof. Benjamin B. Warfield, D. D., LL. D.... 27 VOLUME UM

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Adoração

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Adoração EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração PRESBITERIANISMO AVANÇADO História, Doutrina e Vida sob a Soberania de Deus Rev. Marco Baumgratz Brasília, 2015 DEUS SELA: O Batismo Cristão PRESBITERIANISMO AVANÇADO

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

Um Exame das Doutrinas da Bíblia

Um Exame das Doutrinas da Bíblia Um Exame das Doutrinas da Bíblia 1A-Introdução à Doutrina 1- A Doutrina dos Apóstolos Atos 2:42 2-Heresia Tito 3:10 3-Dupla Verificação João 21:18 4-Fé-Definição Romanos 1:17 5-Negligência da Fé Romanos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

RESPOSTA: Os meios exteriores pelos quais Cristo comunica as bênçãos da redenção são: a Palavra, a oração e os sacramentos.

RESPOSTA: Os meios exteriores pelos quais Cristo comunica as bênçãos da redenção são: a Palavra, a oração e os sacramentos. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTAS 88 A 9O PERGUNTA 88: Quais são os meios exteriores e ordinários pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da redenção? RESPOSTA: Os meios exteriores pelos quais

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

Efésios 2,8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2,8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTAS 32 E 33 PERGUNTA 32: Que bênçãos gozam nesta vida aqueles que são eficazmente chamados? RESPOSTA: Aqueles que são eficazmente chamados gozam, nesta vida, da justificação,

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Questionário de Avaliação Para Novos Membros

Questionário de Avaliação Para Novos Membros 1 PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE GOIÂNIA Questionário de Avaliação Para Novos Membros ATENÇÃO! Observe cuidadosamente cada questão, porque algumas podem ter mais de uma resposta correta para ser marcada.

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

CATECISMO do Século XXI

CATECISMO do Século XXI CATECISMO do Século XXI IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Sumário Introdução 1 Prefácio 3 A Chamada de Deus 7 A Fé Cristã 11 A Obediência Cristã 17 O Crescimento

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 14 Da Fé Salvadora 07/06/2017

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 14 Da Fé Salvadora 07/06/2017 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Capítulo 14 Da Fé Salvadora 07/06/2017 Como fenômeno psicológico, a fé, no sentido religioso, não difere da fé em geral. Se a fé em geral é uma persuasão da verdade fundada

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA

A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA Lição 5 para 3 de novembro de 2018 Nos primórdios da Igreja podemos ver um claro exemplo de unidade. Como se conseguiu esta unidade? É possível alcançar esta

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE MARIA é a NOSSA SENHORA Invocada com diversos títulos, que têm a sua origem na devoção popular e nas aparições. SÓ HÁ UMA NOSSA SENHORA, a escolhida por Deus para ser a mãe

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Breve Biografia e Seleção de Frases John Wesley

Breve Biografia e Seleção de Frases John Wesley Breve Biografia e Seleção de Frases John Wesley John Wesley Não poderia deixar de colocar aqui este servo de Deus, não especialmente ministro de curas, na verdade um dos primeiros avivalistas da história.

Leia mais

4 - O propósito eterno de Deus

4 - O propósito eterno de Deus 4 - O propósito eterno de Deus 1) Qual o propósito de Deus quando criou o homem? Deus queria uma família de muitos homens semelhantes a Ele. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO As palavras "novo nascimento" têm se tornado comuns nos círculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satanás é um mestre para redefinir termos bíblicos

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital:

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital: Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!).

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Lição 3 para 20 de outubro de 2018 Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Esta oração é conhecida como a oração sumo

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM ORGANISMO VIVO A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a

Leia mais

Todos os direitos reservados. 1. É proibido fazer cópia, editar, modificar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), comercializar, publicar

Todos os direitos reservados. 1. É proibido fazer cópia, editar, modificar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), comercializar, publicar Todos os direitos reservados. 1. É proibido fazer cópia, editar, modificar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), comercializar, publicar (online ou em qualquer outra forma), inserir, utilizar fotos

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Muitos procuram a paz duradoura.

Muitos procuram a paz duradoura. Muitos procuram a paz duradoura. O homem rejeitou a paz no Jardim do Éden. Deus deu o primeiro passo, nos amando primeiro. O amor nos motiva à ação. A compaixão de Deus nos coloca em paz com Ele. Cristo

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze CREIO EM DEUS PAI 03-12-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze O que são os símbolos da fé? São definições abreviadas da fé, que possibilitam uma confissão comum a todos os crentes. Como surgiram

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA TRINDADE A doutrina da Trindade é exclusiva do Cristianismo que não pode ser entendida

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

Tradução Lena Aranha

Tradução Lena Aranha Tradução Lena Aranha EM GRATA LEMBRANÇA DE JOHN THOMAS HORNSBY 1884-1960 MINISTRO NA IGREJA CONGREGACIONAL, NA ESCÓCIA, QUE PASSOU PARA O DESCANSO ETERNO NA ÉPOCA EM QUE SE CONCLUÍAM ESSAS PÁGINAS. Esta

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Qua, 05 de Outubro de :29 - Última atualização Qua, 23 de Novembro de :00

Escrito por Hélio Clemente Qua, 05 de Outubro de :29 - Última atualização Qua, 23 de Novembro de :00 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTAS 2 e 3 PERGUNTA 2: Que regra deu Deus para nos dirigir na maneira de o glorificar? RESPOST A: A Palavra de Deus, que se acha nas Escrituras do Velho e do Novo Testamento,

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto Aula 08. Cristo é ELEIÇÃO REDENÇÃO sacrifício e mediador O Cordeiro que sofreu traído pelos seus Ele carregou por mim

Leia mais

Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Sola Fide Soli Deo Gloria

Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Sola Fide Soli Deo Gloria Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Soli Deo Gloria Martinho Lutero Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu,

Leia mais

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Palavra de Deus é suprema e como tal na matéria de direitos humanos traz uma consciência jurídica e teológica

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Breve Catecismo De Westminster

Breve Catecismo De Westminster Breve Catecismo De Westminster BREVE CATECISMO PERGUNTA 1. Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA. O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre. Referências Bíblicas: Rm 11.36;

Leia mais

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança do

Leia mais

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS, O FILHO DE DEUS Jesus é um Deus que se fez carne e habitou entre nós para salvar a humanidade. Nesta lição

Leia mais

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26 SUMÁRIO Esboço analítico... 13 Prefácio... 21 Introdução... 23 Abreviaturas... 26 PARTE UM: ORIENTAÇÃO 1. O modelo da palavra pessoal... 28 2. Senhorio e Palavra... 32 PARTE DOIS: A PALAVRA DE DEUS NA

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

ASSUNTO DA CLASSE ADORAÇÃO PURITANA ILLA MARIA OLIVEIRA 3ª AULA

ASSUNTO DA CLASSE ADORAÇÃO PURITANA ILLA MARIA OLIVEIRA 3ª AULA ASSUNTO DA CLASSE ADORAÇÃO PURITANA ILLA MARIA OLIVEIRA 3ª AULA 15 Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam trigo que carregavam sobre jumentos; como também vinho, uvas e figos

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

A Confissão de Fé de Nova Hampshire 1853

A Confissão de Fé de Nova Hampshire 1853 A Confissão de Fé de Nova Hampshire 1853 1. AS ESCRITURAS. Cremos que a Bíblia Sagrada foi escrita por homens divinamente inspirados, sendo um tesouro perfeito de instrução celestial; que tem Deus como

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO ROTEIRO 1 ENCONTRO: Que oração sua foi respondida e marcou sua vida? EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 61, dividir em duplas e agradecer a Deus, que sempre responde às nossas orações. Cânticos sugeridos: Aclame ao

Leia mais

A GRAÇA E A CRUZ DE CRISTO ROMANOS Franklin Ferreira

A GRAÇA E A CRUZ DE CRISTO ROMANOS Franklin Ferreira A GRAÇA E A CRUZ DE CRISTO ROMANOS 3.21-26 Franklin Ferreira Contexto A ira de Deus revelada sobre toda impiedade e injustiça: sobre os que ignoram o evangelho e os poderosos deste mundo (Rm 1.18-32);

Leia mais

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AMOR É A BASE DO FRUTO DO ESPÍRITO Como cristãos o nosso viver é Cristo e assim seremos coparticipantes de sua natureza

Leia mais

ESCOLA CATEQUÉTICA 2018 PROFISSÃO DE FÉ

ESCOLA CATEQUÉTICA 2018 PROFISSÃO DE FÉ ESCOLA CATEQUÉTICA 2018 PROFISSÃO DE FÉ Um questionário introdutório O que é a fé? O que a fé realiza? O que lhe dá a fé? Por que vc acredita que tem fé? Se não tem fé o que fazer para tê-la? KERIGMA A

Leia mais

LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua graça, misericórdia

Leia mais

Confissão de fé de westminster. Por: Helio Clemente 18 CAPÍTULO XIII - SANTIFICAÇÃO. Capítulo XIII, Seção I Santificação, obra da graça de Deus

Confissão de fé de westminster. Por: Helio Clemente 18 CAPÍTULO XIII - SANTIFICAÇÃO. Capítulo XIII, Seção I Santificação, obra da graça de Deus Confissão de fé de westminster Por: Helio Clemente 18 CAPÍTULO XIII - SANTIFICAÇÃO Capítulo XIII, Seção I Santificação, obra da graça de Deus Os que são eficazmente chamados e regenerados, havendo sido

Leia mais