Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática. Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Ricardo Sobjak

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática. Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Ricardo Sobjak"

Transcrição

1 Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Ricardo Sobjak

2 Software vs. Hardware

3 Programas Sistemas Operacionais

4

5 Criado pela Microsoft; Windows = Janelas Domina o mercado de SO para PCs

6

7 Lançado em Interface bidimensional para MS-DOS. Necessitava do MS-DOS 2.0, 256KB de RAM. Usado na era do XT com 512KB de RAM. lançado em quatro disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada um. Possuía Reversi (jogo), calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando, write, painel de controle, paint e programas de comunicação. Não havia sobreposição de janelas.

8

9 Lançado em Praticamente a mesma interface do Windows 1.0. Apresentava um pouco mais de recursos, ferramentas e paleta de cores. Possibilita sobreposição de janelas, maximizar e minimizar. Era apresentado em oito disquetes de 5,25" de 360 KB cada um.

10 Versões melhoradas para as arquiteturas 286 e 386: Versão 2.10/ Versao 2.10/

11

12 Lançado em 1990, versão 3.0; Um dos primeiros sucessos da Microsoft; Sistema gráfico melhorado; Melhorado o sistema de gerenciamento de memória e fontes true type; Versão 3.10, em 1992 (software multimedia); Versão 3.11 for workgroups, em 1993 (rede, faxmodem e correio eletrônico); Limitação de memória de 16 MB

13

14 Começou em 1993; Objetivo: fornecer segurança e comodidade aos utilizadores corporativos; Sistema multitarefa e multiutilizadores; Servidor de arquivos; Não tem o MS-DOS;

15 Versões NT 3.1, NT 3.5, NT 3.51, NT 4, NT 5 beta; NT 4 foi a versão que mais marcou, por ter interface parecida com windows 95. Introduziu o Web Server, o Microsoft FrontPage, softwares de criação e gestão de web sites, o Microsoft Transaction Server e o Microsoft Message Queuing (o MSMQ melhora a comunicação).

16

17 Lançado em 1995; Totalmente revolucionário se comparado ao 3.x; Mudança radical na interface; Introduziu o Menu Iniciar e Barra de tarefas; Não depende mais do MS-DOS; Arquivos com nomes de 255 caracteres; 1996, versão 95 OSR 2, com suporte a USB e a UltraDMA

18

19 Lançado em 1998; Com muitas falhas corrigidas do seu antecessor; Integração completa com a Internet; Interface gráfica melhorada; Primeira versão surge instável e mais lento; Versão 98 SE (1999) correção de bugs, drivers. Internet Explorer 5, compartilhamento de Internet, NetMeeting 3, DVD.

20

21 Lançado no ano Teve alguns problemas de segurança no início. Interface com diferenças sutis. SO bastante estável; Multiusuário e multitarefa; Active Directory; Versões: Professional, Server, Advanced Server, Datacenter Server e Small Business Server.

22

23 Lançado em 2000; Última tentativa de disponibilizar um sistema baseado no antigo Windows 95; Windows Movie Maker Media Player 7 Restauração de sistema; Muitos acharam defeituoso e instável; Foi logo abandonado.

24

25 Lançado em 2001; XP derivado de experience; Mudança radical na interface, desde o Win95; Melhora nos termos de velocidade; Suporte a hardware melhorado drasticamente; Considerada por diversos anos como a melhor versão lançada pela Microsoft (uso doméstico); Aumento dos requisitos de memória (128 MB);

26 Versões: Home; Professional; Tablet PC Edition; Media Center Edition; Embedded; Starter Edition; e 64-bit Edition.

27

28 Lançado em 2003; Voltado para ambiente corporativo; Servidores para empresas de grande porte; Foram introduzidas muitas novidades se comparado ao seu antecessor. Versões: Web Edition, Standard Edition (x32 e x64 bits), Enterprise Edition (x32 e x64 bits), Data Center Edition x64 e Small Business Server (x32 e x64 bits). Windows Server 2003 R2 (x32 e x64 bits).

29

30 Lançado em 2006 Interface intitulada Windows Aero, com recursos de transparência, sistema de alternância 3D de janelas chamado Flip 3D (ativado pelo atalho Logotipo do Windows + Tab) e visualização de miniaturas ao passar o mouse sobre um item na barra de tarefas e na alternância através do comando Alt+Tab. Soluções de segurança (Windows Defender, Windows Firewall).

31 Vista Starter Edition, destinado aos mercados emergentes e países em desenvolvimento. São duas versões destinadas ao usuário doméstico: Vista Home Basic; Vista Home Premium. As duas versões voltadas para o público corporativo são: Vista Business (projetado para atender às necessidades de empresas de todos os portes); Vista Enterprise (necessidades de grandes empresas globais). Vista Ultimate: versão mais completa.

32

33 Em substituição ao Windows Server 2003, foi projetada para fornecer serviços e recursos para outros sistemas em uma rede. O sistema operacional tem um abundante conjunto de recursos e opções de configuração. O Windows Server 2008 Standard Edition dá suporte a 2-way e 4-way SMP (multiprocessamento simétrico) e a até 4 gigabytes de memória em sistemas de 32 bits e 32 GB em sistemas de 64 bits.

34 Memória RAM hot-swap. Os servidores enterprise podem ter até 32 GB de RAM em sistemas x86 e dois terabytes (TB) de RAM em sistemas de 64 bits e 8 CPUs.

35 Versão mais robusta do Windows Server 2008 com aperfeiçoamentos nos recursos de cluster e suporte a configurações de memória muito amplas com até 64 GB de RAM em sistemas x86 e dois TB RAM em sistemas de 64 bits. Tem requisito mínimo de CPU e pode dar suporte a até 64 CPUs.

36 Versão Web Edition do Windows Server Uma vez que foi projetada para fornecer serviços Web para a implantação de sites e aplicativos baseados nesta, essa versão do servidor só dá suporte a recursos relacionados. O Windows Web Server 2008 dá suporte a até 2 GB de RAM e 2 CPUs.

37

38 Lançado em 2009; Sucessor do Vista; Inclui inovações na interface, utilizando ícones maiores na barra de tarefas, semelhante ao Mac OS (dockstation), com maior nível de transparente em relação ao Windows Vista; Aero Peek; Versão mais atual do Windows.

39

40 Interface amigável e de fácil instalação; Maior compatibilidade de programas e aplicações; Maior gama de jogos, ferramentas de sistema e segurança, programas e aplicações.

41 Código é apenas de propriedade da Microsoft; É mais caro, tanto na altura de adquirir o SO como também nos programas e outros softwares; Bem mais inseguro, mais propício a contrair vírus e outros malwares.

42

43

44 Proprietários Freeware Adware Shareware Opensource

45 É aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos pelo autor em determinado grau. É necessário solicitar permissão ou pagar para utilizar. Pode ser freeware, shareware, trial ou demo.

46 Software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado.

47 É o software disponibilizado gratuitamente por um período de tempo ou com algumas funções abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença.

48 Versão de teste de vários softwares. É disponibilizada algumas funções, geralmente por 30 dias, para que o usuário experimente o programa para saber se ele atende às suas necessidades.

49 Versão de demonstração, semelhante ao Trial. É possível usar o programa por um tempo ou com apenas algumas funções disponíveis.

50 É o software desenvolvido com o objetivo de lucrar.

51 Richard Matthew Stallman trabalhava no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desde Anos 80, softwares passam a ser proprietários. Stallman abondona o emprego e inicia um movimento para criar um sistema operacional livre.

52 A iniciativa resultou na criação do FSF (Free Software Foundation), amparada juridicamente pela GNU GPL (General Public License) O movimento se intensifica mais tarde, em 1991, com o lançamento do Linux.

53 Stallman desenvolve a licença CopyLeft em oposição a CopyRight: "Copyleft: all rights reversed" (Esquerdos autorais: todos os direitos invertidos) "Copyright: all rights reserved" (Direitos autorais: todos os direitos reservados).

54 Se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem programas e contempla quatro tipos de liberdade: liberdade 0: pode-se executar o programa, para qualquer propósito; liberdade 1: pode-se estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as próprias necessidades; liberdade 2: pode-se redistribuir cópias a quem as deseje; e liberdade 3: pode-se aperfeiçoar o programa, e liberar os aperfeiçoamentos, para que toda a comunidade se beneficie.

55 Pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente. Um caso é o da Red Hat que comercializa o Red Hat Enterprise Linux. A possibilidade de modificações implica na abertura de seu código fonte. A maioria dos softwares livres é licenciada como GNU GPL ou BSD.

56 O autor do software relega a propriedade do programa e este se torna bem comum, ou seja, não possui copyright. Entretanto, o autor pode restringir que modificações sejam feitas.

57 O software de código aberto é aquele que disponibiliza seu código fonte e restringe-se aos termos técnicos da questão. Pode ser livre, ou proprietário. Algumas empresas como IBM, HP, Intel e Nokia investem em software de código aberto.

58 Vídeo: Software Livre Apresentação em massinha

59 Vídeo: Software Livre Apresentação do ITI

60

61 Sistema operacional com código aberto; Criado pelo Finlandês Linus Torvalds; Foi desenvolvido em cima do UNIX; LINUX = Linus + UNIX; O Linux nasceu de um projeto particular de criar um Minix melhorado. Quando ele finalmente atingiu a maturidade do código, ele o disponibilizou em 05/Oct/1991;

62 Algumas das principais funcionalidades são: Sistema Multiusuário nativo; Módulos/Drivers de dispositivos podem ser dinâmicos; Portabilidade para muitos dispositivos; Está sob a licença GPL v. 2; Por que o símbolo do pinguim Tux?

63 Vantagens do Linux É livre: pode-se baixar o Linux da Internet, pedir uma cópia a um amigo ou ainda comprar uma caixa; Multi-tarefa: vários programas podem funcionar ao mesmo tempo e os recursos do computador são bem gerenciados pelo Linux; Sistema gráfico X Windows: é usado em computadores UNIX, suporta todo o tipo de programas e é um standard universal. 63

64 Vantagens do Linux Memória virtual: o Linux pode usar parte do disco rígido como memória virtual, o que permite carregar o Linux em computadores com pouca memória RAM; Código fonte aberto: pode-se analisar como está programada uma aplicação e fazer modificações, ao mesmo nível de outros programadores, empresas, etc. 64

65 Vantagens do Linux Velocidade: o Linux é muito rápido porque é eficiente para gerenciar a memória, o processador, o disco rígido, etc; Estabilidade: computadores com Linux podem funcionar durante meses ou anos seguidos sem travar ou precisar de ser reiniciado (ao contrário do Windows); Utilização: um computador com Linux pode ser usado por vários usuários ao mesmo tempo (e não apenas um de cada vez). 65

66 Kernel é o coração do SO; Controla os dispositivos e demais periféricos do sistema, como: placas de som, vídeo, discos rígidos, disquetes, CDs, DVDs, sistemas de arquivos, redes, e possibilita que todos os processos sejam executados pela CPU e que estes consigam compartilhar a memória do computador, além de outros recursos disponíveis;

67 Projeto GNU, em computação, é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, estudar, modificar e redistribuir o programa e seu código fonte, desde que garantindo para todos os mesmos direitos.

68 Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não deveria utilizar-se do código fonte do UNIX. A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.

69 Em 1991 o sistema operacional já estava quase pronto, mas faltava o principal, que é o núcleo do sistema operacional. O grupo liderado por Stallman estava desenvolvendo um núcleo chamado Hurd. Porém, em 1991, Linus Torvalds havia criado onúcleo que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU.

70 Linux é somente o núcleo (kernel) do Sistema Operacional; GNU é o conjunto de softwares que torna esse kernel útil ; GNU/Linux e Linux tornaram-se sinônimos;

71

72 hoje há mais de 500 distribuições ativamente mantidas; 20 são mais populares; Contando com as descontinuadas, pode chegar a 2000; Por que existem tantas distribuições?

73 Fáceis: Ubuntu, Linux Mint e PCLinuxOS. Intermediárias: OpenSUSE, Fedora, Debian e Mandriva; Avançadas: Slackware, Gentoo e FreeBSD.

74 Entretanto, a variedade caracteriza as distros: Algumas ocupam apenas um disquete e outras precisam de vários CD-ROMs. Algumas podem funcionar em computadores bem antigos, com pouquíssimos recursos de hardware. Há distribuições que são usadas por poucas pessoas. E há outras que tem muitos usuários e espalhados por toda a Terra. Distribuições diferentes podem estar presente em vídeojogos, handhelds, laptops ou em mainframes. E podem utilizar muitas arquiteturas de computadores: x86 (Intel, AMD), x86-64 (Intel EM64T, AMD64), ARM, PowerPC, Alpha etc...

75

76 CLI - Command Line Interface GUI Graphical User Interface GNOME, KDE, XFCE, Windowmaker, Fluxbox, Blanes, Blackbox, Afterstep, Enlightenment, IceWM, FVWM, Kahakai, ZappWM, dwm, SithWM, Whim, Karmen, Sawfish, XIGE, Framer, Mavosxwm, WindowLab, OpenBox

77 Interface gráfica no Linux: Os Window Managers definem o modo como a interface gráfica e a interação ocorrem; Esta flexibilidade não existe nos sistemas operacionais Windows, os quais incluem uma interface gráfica embarcada e que impede a personalização total do ambiente gráfico; O Linux pode funcionar só em modo texto.

78 O que se pode fazer com o Linux TUDO! 78

79 Aplicações didáticas de Linux Reaproveitar computadores antigos Explorar tecnologias e software sem custos Montar redes em casa (exemplo): 79

80

As primeiras versões do windows eram constituídas por 16 bits sendo essas : -Windows 1.0 -Windows 2.0 -Windows 3.x

As primeiras versões do windows eram constituídas por 16 bits sendo essas : -Windows 1.0 -Windows 2.0 -Windows 3.x Evolução do Windows 16bits As primeiras versões do windows eram constituídas por 16 bits sendo essas : -Windows 1.0 -Windows 2.0 -Windows 3.x Sendo as primeiras versões do windows Windows 1.0 O Windows

Leia mais

Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática. Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer

Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática. Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Interface amigável e de fácil instalação; Maior compatibilidade de programas

Leia mais

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira Introdução ao Linux Thiago Yukio Kikuchi Oliveira stratus@lgmb.fmrp.usp.br O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia.

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Definições Histórico Características Principais Distribuições Shell Partições Sistemas

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 02 Introdução ao Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância do software livre

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais Livres Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um

Leia mais

O que é um Sistema Operacional

O que é um Sistema Operacional Informática O que é um Sistema Operacional Programa formado por vários módulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware e auxiliar na execução dos programas do usuário,

Leia mais

Aula 01 Introdução ao S.O. Linux

Aula 01 Introdução ao S.O. Linux Prof. Diego Pereira Gerência e Configuração de Serviços para Internet Aula 01 Introdução ao S.O. Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Revisão de SO Linux Prof. Gleison Batista de Sousa Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um sistema operacional

Leia mais

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2 Curso: Gerenciamento de Redes Matéria: Sistemas Operacionais de Rede (Windows\Linux) Grupo: Aldenice Nascimento, Anatanael França, Daniel Soares, Edvaldo Santos, Walter Rocha. TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS

Leia mais

, 256 KB RAM

, 256 KB RAM Windows versões MSDOS MS-DOS acrônimo de MicroSoft Disk Operating System é um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. O dono, e criador original do

Leia mais

Sistema Operacionais II. Linux e Software Livre

Sistema Operacionais II. Linux e Software Livre Sistema Operacionais II Linux e Software Livre Objetivos Entender o que é um software livre; Conhecer as licenças livres mais populares; Conhecer basicamente o Linux e suas principais distribuições.. O

Leia mais

Sistema Operacional Windows

Sistema Operacional Windows Sistema Operacional Windows Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para

Leia mais

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos Sistemas Operacionais Domesticos e Cororativos Sumario Mainframes Windows: Domesticos e Corporativos Mac Sistemas Operacionais Microsoft Domesticos Corporativos MS-Dos Windows Server 3.0 Windows 1.0 3.11

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi SOFTWARES

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  SOFTWARES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SOFTWARES 2 2 SOFTWARES CONCEITO Conjunto alterável de instruções ordenadas e lógicas

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 1

Sistemas Operacionais Aula 1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sistemas Operacionais Aula 1 Igor Augusto de Carvalho Alves Igor.alves@ifrn.edu.br Apodi, Maio de 2012 Sistemas Operacionais Conceitos Programa que realiza

Leia mais

O que é um Sistema Operacional

O que é um Sistema Operacional Informática O que é um Sistema Operacional Programa formado por vários módulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware e auxiliar na execução dos programas do usuário,

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas Operacionais Docente: Fernando Santorsula

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas Operacionais Docente: Fernando Santorsula Disciplina: Sistemas Operacionais Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Conteúdo programático: Os primeiros sistemas de computação, no final dos anos 40 e início dos anos 50, não

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 3 Princípios de Sistemas Operacionais Prof. Belarmino Existem dezenas de Sistemas Operacionais executando nos mais variados tipos de maquinas. Os mais conhecidos

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução Sistemas Operacionais II Linux - Introdução 2 Histórico Em 1991, um estudante de computação da Finlândia chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o Unix para um processador 80386 que

Leia mais

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates Sistema Operacional Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional Professor: Thiago Silva Prates Software e aplicativos Software é uma sequência de instruções à serem seguidas e executadas.

Leia mais

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS)

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS) O S.O. é o programa mais importante do computador. É um controlador intermediário que fica entre os softwares da categoria dos aplicativos e o hardware. Ele é o tradutor / intérprete das nossas interações

Leia mais

INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários.

INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários. INFORMÁTICA 01. Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura

Leia mais

SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier

SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier INTRODUÇÃO O software livre vem conquistando a cada dia mais adeptos em todo mundo: características técnicas como disponibilidade de seus códigos fontes, possibilidade

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Computador Software n Conjunto alterável de instruções, ordenadas e lógicas, fornecidas ao hardware para a execução de procedimentos necessários à solução dos problemas e tarefas do processamento de dados;

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

SOFTWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

SOFTWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry SOFTWARE Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É SOFTWARE? É a parte lógica de um computador; Ou seja, nada mais é que todo e qualquer programa utilizado pelos usuários; Gerado

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 2 3 SISTEMA OPERACIONAL(SO) DEFINIÇÃO É um conjunto de rotinas ou processos (executado pelo processador) que controla o funcionamento do computador

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS Basicamente, são formados por Programas de controle (de equipamentos e de trabalhos) Programas utilitários Características Trabalha com a CPU e gerencia

Leia mais

Disciplina INFORMÁTICA

Disciplina INFORMÁTICA Disciplina INFORMÁTICA Aulas 1 - Software Prof.º Adriano M. Soares CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação Aplicativos e Utilitários Cuidados com as Bancas SOFTWARES Sistemas

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Um sistema computacional é composto basicamente de 4 componentes: hardware, sistema operacional, programas aplicativos

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

WINDOWS

WINDOWS WINDOWS robinhoprofessor@gmail.com PRIMEIROS PASSOS A história do Windows começou em 1981, mas, o produto chega ao mercado somente em 1985 com o nome de Windows 1.0. Apesar das limitações, o primeiro projeto

Leia mais

Informática Básica Softwares

Informática Básica Softwares Informática Básica Softwares Software 2 Adquirindo Software: Maneiras Tradicionais Software customizado (personalizado) Escrito por programadores contratados pela organização Software empacotado (comercial)

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática AULA 05 Sistemas Operacionais 1 Sistemas Operacionais: Software Oculto Serve como um intermediário entre o hardware e os softwares aplicativos. Sistema Operacional Software de

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

de Redes de Computadores Linux

de Redes de Computadores Linux Curso de Formação Continuada de Configuração de Redes de Computadores Linux Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello

Leia mais

Waldemar Dibiazi Junior Engenheiro de Computação Especialista em Banco de Dados

Waldemar Dibiazi Junior Engenheiro de Computação Especialista em Banco de Dados Waldemar Dibiazi Junior Engenheiro de Computação Especialista em Banco de Dados Objetivos da Palestra Entender o que é uma distribuição Linux Visão geral sobre algumas distribuições Linux existentes Evolução

Leia mais

Sistemas Operativos 10º ano

Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Módulo II- Sistema Operativo Cliente Sistema Operativo Cliente Existem vários Sistemas Operativos Cliente Para o Windows

Leia mais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais Histórico e conceitos básicos GSO I Gestão de Sistemas Operacionais História do Linux Em 1991, Linus Benedict Torvalds, um estudante Filandês, pela necessidade de estudar melhor sistemas operacionais desenvolve

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Software Livre: Código Fonte Aberto; Freeware: Gratuito; POSIX: sistema usado pelo UNIX. Convive sem conflito com outros sistemas operacionais; Multitarefa real; Multiusuário; Suporte

Leia mais

Sistema Operativo Multitarefa

Sistema Operativo Multitarefa Evolução do Windows Sistema Operativo Multitarefa Um sistema operacional Multitarefa permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas. Windows 1 A primeira versão

Leia mais

Informática básica SOFTWARE.

Informática básica SOFTWARE. Informática básica SOFTWARE isabeladamke@hotmail.com Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para

Leia mais

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher?

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 SO Conceitos Básicos UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: SISTEMA OPERACIONAL USO E OPERAÇÃO Em torno do computador

Leia mais

Tipos de Software. Software de. Software. Software Aplicativo. Software. Software. de Sistemas. Aplicativo. Sistemas. Sistemas. Sistemas.

Tipos de Software. Software de. Software. Software Aplicativo. Software. Software. de Sistemas. Aplicativo. Sistemas. Sistemas. Sistemas. Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para transformar dados em informações Quando pessoas e

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Capítulo 3 Sistemas Operacionais: Software em Segundo Plano 1 Objetivos Descrever as funções de um sistema operacional. Explicar os fundamentos do sistema operacional de um computador.

Leia mais

Objetivo: Conhecer a história e desenvolvimento do sistema operacional MS-Windows.

Objetivo: Conhecer a história e desenvolvimento do sistema operacional MS-Windows. UNI DADE 29 Objetivo: Conhecer a história e desenvolvimento do sistema operacional MS-Windows. Microsoft Windows 1. Introdução O desenvolvimento do sistema operacional MS-Windows teve início em 1983, e

Leia mais

Introdução ao Sistema Linux

Introdução ao Sistema Linux 1997-2017 - Volnys Bernal 1 Introdução ao Sistema Linux Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Laboratório de Sistemas Integráveis http://www.lsi.usp.br/ 1997-2017 - Volnys

Leia mais

Introdução à Sistemas Operacionais

Introdução à Sistemas Operacionais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Sistema Operacional serve como um intermediário entre o hardware e os softwares aplicativos

Leia mais

CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO

CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO SOFTWARE LIVRE CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO 2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO 2 XÍCARAS DE AÇÚCAR 1 XÍCARA DE LEITE 6 COLHERES DE SOPA CHEIAS DE CHOCOLATE EM PÓ 1 COLHER DE SOPA

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Informática I. Aula 19. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1

Informática I. Aula 19. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1 Informática I Aula 19 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

Sistema Operativo Multi-Tarefa

Sistema Operativo Multi-Tarefa Sistema Operativo Sistema Operativo Multi-Tarefa Um sistema operativo multi-tarefa permite que um utilizador trabalhe com dois ou mais programas em simultâneo. Na prática o microprocessador não executa

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Linux? O que é, para que serve, etc. http://gul.dei.isep.ipp.pt. isep. Grupo de Utilizadores de Linux do Departamento de Eng. Informática do ISEP

Linux? O que é, para que serve, etc. http://gul.dei.isep.ipp.pt. isep. Grupo de Utilizadores de Linux do Departamento de Eng. Informática do ISEP ? O que é, para que serve, etc Grupo de Utilizadores de do Departamento de Eng. Informática do ISEP http://gul.dei..ipp.pt 1 O que é o O é um sistema operativo que corre em quase todos os tipos de computadores

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA AULA 01 APRESENTAÇÃO DO LINUX Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática Roteiro Introdução Linux Históriado Linux

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Profº José Chiconato Jr. Disciplina - INFORMÁTICA. Aula 1 - Software. Concursos Profº José Chiconato Jr.

APRESENTAÇÃO. Profº José Chiconato Jr. Disciplina - INFORMÁTICA. Aula 1 - Software. Concursos Profº José Chiconato Jr. APRESENTAÇÃO Profº José Chiconato Jr Disciplina - INFORMÁTICA Aula 1 - Software Concursos Profº José Chiconato Jr. - Informática 1 Software/Programas Subdivisão Sistemas Operacionais Linguagens de Programação

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Módulo IV - Sistema Operativo Open Source Duração: 30 tempos Conteúdos (1) 2 História.

Leia mais

Introdução ao Linux Prof. Pedro Filho

Introdução ao Linux Prof. Pedro Filho Introdução ao Linux Prof. Pedro Filho Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux. Iniciaremos com os fundamentos do Linux como ele surgiu e seu criador, e depois

Leia mais

Introdução. William Braga. Rio de Janeiro.2007

Introdução. William Braga. Rio de Janeiro.2007 Introdução I William Braga Rio de Janeiro.2007 Introdução III Sumário Introdução...88 1.Características, dúvidas?...1 Novidades do Windows Vista...2 Pesquisando e organizando...2 Segurança...2 Ajuda nova

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 1 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Capacitação Sistema Operacional Linux Parte I Introdução Quando abordamos o assunto sistema operacional, acredito que, para muitos usuários e profissionais da área de tecnologia venha a sua cabeça a imagem

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

GULDEI 9/16/2014. Sistemas operacionais - Objetivos SISTEMAS OPERACIONAIS

GULDEI 9/16/2014. Sistemas operacionais - Objetivos SISTEMAS OPERACIONAIS Sistemas operacionais - Objetivos SISTEMAS OPERACIONAIS Linux, windows, computação nas nuvens, Sistemas para celulares www.oxnar.com.br/1amai www.oxnar.com.br/1bmai 1 Descrever as funções de um sistema

Leia mais

Software Livre e a Cultura Hacker em Jacobina. Valéssio Soares de Brito

Software Livre e a Cultura Hacker em Jacobina. Valéssio Soares de Brito Software Livre e a Cultura Hacker em Jacobina Valéssio Soares de Brito contato@valessiobrito.com.br Valéssio Soares de Brito Jacobinense, hacker, artista digital e ativista do conhecimento livre. Formado

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 1 Introdução aos Sistemas Operacionais GNU/Linux. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 1 Introdução aos Sistemas Operacionais GNU/Linux. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 1 Introdução aos Sistemas Operacionais GNU/Linux Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS... 3 Monousuário x Multiusuário...

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

Blog: om.br/ Facebook: https://www.facebook.

Blog:  om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

O que é um sistema operativo multi tarefa

O que é um sistema operativo multi tarefa Evolução do windows O que é um sistema operativo multi tarefa Sistema Operativo Multi-tarefa Um sistema operacional Multi-tarefa permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente

Leia mais

Introdução aos Sistemas Abertos

Introdução aos Sistemas Abertos aos Sistemas Abertos Carlos Gustavo A. da Rocha Afinal, o que é um sistema aberto? E pra complicar o que significa Freeware? Shareware? Free software?... Freeware Licenciado por uma empresa ou pessoa Código

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Departamento de Ciência da Computação. Sistemas Operacionais II. 30/09/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1

UFRJ IM - DCC. Departamento de Ciência da Computação. Sistemas Operacionais II. 30/09/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1 UFRJ IM - DCC Departamento de Ciência da Computação Sistemas Operacionais II 30/09/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1 1965 Projeto MULTICS MULTiplexed Information and Computing Service Projeto conjunto

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

CESPE/UNB ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA MPS 2010 1) Em um computador em que se use o sistema operacional Linux, os arquivos referentes ao monitor, ao disco rígido, às unidades de CD, à porta de

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Aula 02 - Introdução aos Sistemas Abertos Prof. Jean Carlos da Silva Galdino IFRN - Parnamirim Introdução Todo computador precisa de um sistema operacional para funcionar.

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS APLICATIVOS DEFINIÇÃO: Programas que executam tarefas específicas Ex: - Editores de texto - Planilhas eletrônicas - Programas gráficos - Players de áudio e vídeo

Leia mais

Introdução aos Sistemas Abertos

Introdução aos Sistemas Abertos Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Afinal, o que é um sistema aberto? E pra complicar o que significa Freeware? Shareware? Free software?... Introdução Freeware Licenciado por uma empresa ou pessoa

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br Sobre o professor... Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br

Leia mais

Sistema Operativo Multitarefa

Sistema Operativo Multitarefa Sistema Operativo Multitarefa Amigo Bom dia. Este livro foi escrito para aprofundar os teus conhecimentos sobre os sistemas operativos e a evolução do windows. Vou tentar ser mais explicito possível, para

Leia mais

Informática. Comparando Windows Vista com 7. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Windows Vista com 7. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Windows Vista com 7 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO WINDOWS VISTA COM WINDOWS 7 Edições O Windows Vista foi lançado em janeiro de 2007

Leia mais

HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Alan F.M.

HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Alan F.M. HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL? Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle

Leia mais

Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta

Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta Dailson Fernandes www.dailson.com.br contato@dailson.com.br Facebook: dailson.fernandes Twitter: @dailson_ Habilidades Instalar o sistema operacional; Instalar

Leia mais

O Windows NT foi lançado pela primeira vez pela Microsoft em 1993 com o objectivo

O Windows NT foi lançado pela primeira vez pela Microsoft em 1993 com o objectivo Windows História A palavra windows em português significa janelas. A sua gráficainterface é baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

Licenças de Software Livre

Licenças de Software Livre Licenças de Software Livre Esta apresentação está licenciada sob a licença Atribuição Uso Não Comercial 2.5 Brasil, da Creative Commons http://creativecommons.org/licenses/by nc/2.5/deed.pt Licenças de

Leia mais

WINDOWS 7 SISTEMA DE ARQUIVOS. Não tem criptografia, ou seja, não oferece segurança;

WINDOWS 7 SISTEMA DE ARQUIVOS. Não tem criptografia, ou seja, não oferece segurança; WINDOWS 7 Windows 7 INFORMÁTICA O Windows 7 é um software básico responsável por gerenciar todo o hardware e todo o software da máquina. O Windows 7 é um sistema operacional. Questão de prova: (CESPE/ANEEL/2010)

Leia mais

Paralelo Técnico Windows x Linux

Paralelo Técnico Windows x Linux FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão de Tecnologia da Informação Victor Hugo de Paula Costa Paralelo Técnico Windows x Linux Lucília Gomes Ribeiro GOIÂNIA, 2015 Victor Hugo de Paula Costa Paralelo

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense February 2018 Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

História e Conceitos sobre Sistemas Operacionais. Técnico de Informática 2º. Módulo Prof. Alex Sandro Forghieri

História e Conceitos sobre Sistemas Operacionais. Técnico de Informática 2º. Módulo Prof. Alex Sandro Forghieri História e Conceitos sobre Sistemas Operacionais Técnico de Informática 2º. Módulo Prof. Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Apresentação e discussão do plano de ensino. O que é um

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

HISTÓRICO DO LINUX. Adão de Melo Neto

HISTÓRICO DO LINUX. Adão de Melo Neto HISTÓRICO DO LINUX Adão de Melo Neto Oque é um sistema operacional: Um sistema operacional permite a iteração entre o homem e a máquina. MULTICS, UNIX e MINIX : avós do GNU/LINUX Em um encontro de cientistas

Leia mais