DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO."

Transcrição

1

2 Hoje vamos falar de...

3 A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA NAS PILHAS. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA.

4 A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS BARCOS À VELA SÃO MOVIDOS PELA ENERGIA DO VENTO. JÁ TE ACONTECEU ESTARES TÃO CANSADO QUE QUASE NEM TE APETECE MEXER? GASTASTE A TUA ENERGIA E PRECISAS DE COMER PARA A RECUPERARES.

5 TODOS NÓS PRECISAMOS DE ENERGIA. BRINCAR DANÇAR TRABALHAR CRESCER

6 TODOS NÓS PRECISAMOS DE ENERGIA. CONDUZIR CORRER ESTUDAR COZINHAR

7 ENERGIA ELÉTRICA A energia elétrica é uma forma de energia que não se vê, não se sente e não se ouve. Mas que se encontra em quase tudo o que fazemos: DÁ-NOS LUZ AQUECE-NOS FAZ OS ELETRODOMÉSTICOS FUNCIONAR FAZ ALGUNS VEÍCULOS ANDAR

8 COMO É PRODUZIDA A ELETRICIDADE? A Eletricidade é produzida através da energia que retiramos do ambiente e das forças da natureza.

9 COMO É PRODUZIDA A ELETRICIDADE? Essa energia que retiramos do ambiente e das forças da natureza podem vir de duas fontes: FONTES RENOVÁVEIS - São fontes que não poluem, não se esgotam e estão sempre a renovar-se. Por exemplo: o Sol, a Água dos Rios, o Vento, o Calor do interior da Terra e a Biomassa. FONTES NÃO RENOVÁVEIS - São fontes que se esgotam e poluem o ambiente, pois emitem CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera: o Petróleo, o Carvão e o Gás Natural.

10 FONTES NÃO RENOVÁVEIS PETRÓLEO O petróleo é um líquido que se encontra no subsolo, junto às rochas, e que contém muita energia. É extraído de profundos poços, em seguida é tratado e armazenado numa grande fábrica, chamada refinaria. Só depois é transformado em eletricidade, gasolina, gasóleo e é utilizado como matéria prima para fazer plásticos, tintas, etc.

11 FONTES NÃO RENOVÁVEIS CARVÃO O carvão parece uma rocha preta e brilhante, e contém muita energia. Quando é queimado, o carvão produz calor e luz. A maior parte do carvão está no subsolo, em minas, algumas delas chegam a ter 400 metros de profundidade.

12 FONTES NÃO RENOVÁVEIS GÁS NATURAL O gás natural é como o ar: não o vemos e não tem sabor. Mas contém muita energia! Formou-se na terra há milhões de anos, ainda antes de existirem os dinossauros, e encontra-se no subsolo. O gás natural é transportado até às nossas casas exatamente como foi extraído, sem passar por qualquer processo de transformação.

13 FONTES RENOVÁVEIS ENERGIA SOLAR É sempre tudo às claras!

14 ENERGIA SOLAR A maior parte da nossa energia provém do Sol. O Sol é uma bola gigante que, todos os dias, produz grandes quantidades de energia. Embora esteja a 150 milhões de quilómetros de distância, o Sol é a estrela que está mais perto da Terra.

15 ENERGIA SOLAR A energia solar é a que nos ilumina e nos mantém quentes durante o dia. Sem o Sol não podíamos viver na terra porque seria demasiado fria. Também aproveitamos o quentinho do Sol para secar as nossas roupas.

16 FONTES RENOVÁVEIS ENERGIA HÍDRICA Abram as comportas!

17 ENERGIA HÍDRICA Hydro significa água, por isso a energia hídrica é aquela que é produzida através da água em movimento. Esta energia é transformada em eletricidade nas barragens. A água, quando sai das barragens, faz girar umas rodas gigantes chamadas turbinas. Essas rodas produzem eletricidade que depois é transportada em linhas até às nossas casas e escolas.

18 ENERGIA HÍDRICA Existem vários tipos de barragem: barragens a fio de água; barragens de albufeira; barragens de albufeira com bombagem. As barragens também servem para abastecer de água cidades e vilas, para regar campos e, muito importante, para os aviões e helicópteros dos bombeiros se abastecerem de água e, assim, combaterem os incêndios.

19 FONTES RENOVÁVEIS ENERGIA EÓLICA Uma viagem é sempre uma lufada de ar fresco!

20 ENERGIA EÓLICA A energia eólica é a força do vento. A força do vento já é utilizada há muito tempo. Antigamente, o vento era usado para fazer funcionar os moinhos ou os barcos à vela, por exemplo.

21 ENERGIA EÓLICA Hoje o vento é usado para produzir eletricidade. Para isso é necessário umas grandes ventoinhas - aerogeradores - que têm umas grandes pás. Com a força do vento as pás giram e com esse movimento produzem eletricidade. É comum verem-se dezenas de aerogeradores juntos num mesmo local. A esse local chamamos parque eólico. Os parques eólicos costumam estar situados em zonas com muito vento, como em montanhas ou perto do mar.

22 FONTES RENOVÁVEIS ENERGIA GEOTÉRMICA Melhor que bom é magmífico!

23 ENERGIA GEOTÉRMICA Esta é a energia que é produzida através do calor que vem do interior da Terra. Os vulcões, as furnas e as fontes termais, são exemplos de energia geotérmica. As centrais onde se transforma o calor do interior da Terra em eletricidade chamam-se centrais termoelétricas.

24 ENERGIA GEOTÉRMICA Estas centrais são, normalmente, construídas perto destas manifestações de calor, para que o vapor dos poços seja bombeado diretamente para a central, aproveitando ao máximo o calor que vem da terra. Esta energia é também utilizada para fins medicinais como, por exemplo, nas estâncias termais; ou, por outro lado, para lazer, como é o caso das saunas.

25 FONTES RENOVÁVEIS ENERGIA DA BIOMASSA Lixo ou Luxo?

26 ENERGIA DA BIOMASSA A biomassa é tudo o que tem vida na natureza. As folhas, os ramos, as pinhas, os troncos das árvores, os animais e, até o lixo, são biomassa. Existem centrais de biomassa que servem para queimar resíduos de madeira, da pecuária e o lixo. Este processo de queima serve para produzir eletricidade.

27 ENERGIA DA BIOMASSA Hoje em dia, a maior parte da biomassa que usamos para obter energia é a madeira. Antigamente usavam-se muito os fornos lenha para cozinhar, aproveitando a queima da madeira para obter calor e energia. A biomassa também pode gerar biogás e etanol, entre outras coisas. O biogás é semelhante ao gás que temos em nossas casas, só que é renovável. O etanol é um combustível parecido com a gasolina, mas menos poluente e renovável.

28 O QUE É QUE ESTAMOS A FAZER DE ERRADO? Estamos a esgotar os recursos que a natureza nos dá; A poluir as florestas, os rios e o ar que respiramos; A pôr em risco a sobrevivência das espécies animais. Além disso, estamos a utilizar muita eletricidade produzida através de fontes de energia não renovável que prejudicam, ainda mais, o ambiente. E quanto mais energia gastamos, mais prejudicamos o ambiente e o planeta Terra fica cansado e doente.

29 O QUE É QUE ESTAMOS A FAZER DE ERRADO? O planeta Terra precisa de ti, dos teus pais e de todos os teus amigos. Aprende como podes ajudar a preservar o planeta! AJUDA O PLANETA!

30 AJUDA O PLANETA! O QUE É QUE TU PODES FAZER? ACENDE AS LUZES APENAS QUANDO SÃO NECESSÁRIAS. SE ESTIVER SOL, ABRE AS CORTINAS. SE AS PAREDES DA TUA CASA ESTIVEREM PINTADAS COM CORES CLARAS, IRÃO REFLETIR A LUZ E ASSIM NÃO PRECISAS DE ACENDER AS LUZES TANTAS VEZES. PEDE AOS TEUS PAIS PARA USAREM LÂMPADAS ECONOMIZADORAS.

31 AJUDA O PLANETA! O QUE É QUE TU PODES FAZER? ISOLA BEM A TUA CASA, PARA QUE SEJA MAIS FÁCIL MANTÊ-LA QUENTE NO INVERNO E FRESCA NO VERÃO. DIZ AOS TEUS PAIS PARA OPTAREM POR VIDROS DUPLOS. SABIAS QUE PODES TER PAINÉIS SOLARES NO TEU PRÉDIO? HÁ 2 TIPOS DE PAINÉIS SOLARES: TÉRMICOS E FOTOVOLTAICOS. ATRAVÉS DOS TÉRMICOS PODES AQUECER A ÁGUA E DOS FOTOVOLTAICOS FAZER OS ELETRODOMÉSTICOS FUNCIONAR.

32 AJUDA O PLANETA! O QUE É QUE TU PODES FAZER? TENTA REDUZIR O TEMPO DOS TEUS DUCHES E ABRE AS TORNEIRAS APENAS QUANDO SÃO MESMO NECESSÁRIAS. EVITA ABRIR O FRIGORÍFICO A TODA A HORA. DIZ AOS TEUS PAIS PARA ESCOLHEREM SEMPRE ELETRODOMÉSTICOS COM ETIQUETA DE EFICIÊNCIA A, PORQUE GASTAM MENOS.

33 AJUDA O PLANETA! O QUE É QUE TU PODES FAZER? DESLIGA OS EQUIPAMENTOS NO BOTÃO (E NÃO APENAS NO COMANDO). QUANDO NÃO ESTIVERES A USAR O COMPUTADOR, DESLIGA-O. DIZ AO TEU PAI PARA PROGRAMAR O TEU COMPUTADOR PARA HIBERNAR.

34 AJUDA O PLANETA! O QUE É QUE TU PODES FAZER? DIZ-LHES, TAMBÉM, PARA UTILIZAREM O FORNO SÓ QUANDO FOR MESMO PRECISO. PARA AQUECEREM ÁGUA OU SOPA, DEVEM USAR O MICRO-ONDAS, QUE GASTA MENOS ENERGIA. PEDE À TUA MÃE PARA USAR AS MÁQUINAS DE LAVARLOIÇA E ROUPA SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS. DE PREFERÊNCIA À NOITE E, SEMPRE QUE POSSÍVEL, NO PROGRAMA ECONÓMICO.

35 ELETRICIDADE Este sinal significa perigo. Não deves abrir nenhuma porta nem mexer em nada que tenha este sinal. Como já sabes, a energia elétrica (a que normalmente chamamos eletricidade) está presente no nosso dia a dia, em tudo o que fazemos. Sem eletricidade a nossa vida seria bem diferente. Mas é preciso saber usar bem a eletricidade. Com cuidado e com responsabilidade.

36 CUIDADOS A TER COM A ELETRICIDADE NÃO UTILIZES APARELHOS ELÉTRICOS PERTO DA ÁGUA, POIS PODES APANHAR UM CHOQUE. NUNCA BRINQUES COM FIOS ELÉTRICOS, NEM EM CASA NEM NA RUA. PROTEGE AS TOMADAS QUANDO HOUVER CRIANÇAS PEQUENAS POR PERTO.

37 CUIDADOS A TER COM A ELETRICIDADE NÃO SOBRECARREGUES UMA TOMADA COM MUITOS APARELHOS OU FICHAS TRIPLAS, POIS EXISTE MUITA CORRENTE ELÉTRICA, DEMASIADO CALOR E PODE PROVOCAR UM INCÊNDIO. NÃO DEVES SUBIR AOS POSTES, NEM CHUTAR AS BOLAS POR CIMA DAS LINHAS ELÉTRICAS. NÃO PUXES AS FICHAS DOS APARELHOS ELÉTRICOS PELO FIO. AO FAZÊ-LO PODES DANIFICAR O APARELHO OU A PRÓPRIA TOMADA DE ELETRICIDADE.

38 O MUNDO ESTÁ NAS TUAS MÃOS

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO.

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO. Hoje vamos falar de... A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. TODOS NÓS PRECISAMOS DE ENERGIA. BRINCAR DANÇAR TRABALHAR CRESCER TODOS NÓS PRECISAMOS DE ENERGIA. CONDUZIR CORRER ESTUDAR COZINHAR ENERGIA ELÉTRICA

Leia mais

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO.

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO. Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA

Leia mais

Hoje vamos falar de... ENERGIA

Hoje vamos falar de... ENERGIA Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA NAS PILHAS. OS BARCOS À VELA SÃO

Leia mais

O que é uma Energia Renovável?

O que é uma Energia Renovável? Energias Renováveis O que é uma Energia Renovável? São as energias que provêm dos recursos naturais, tais como o sol, o vento, as marés e o calor e que nunca se esgotam ao contrário dos recursos fósseis

Leia mais

Fontes e formas de energia

Fontes e formas de energia Fontes e formas de energia Fontes primárias e secundárias de energia O Sol é a principal fonte de energia do nosso planeta. Mas, para além do Sol, o ser humano dispõe de outras fontes de energia. Fontes

Leia mais

Sumário. Módulo Inicial. Das Fontes de Energia ao Utilizador 25/02/2015

Sumário. Módulo Inicial. Das Fontes de Energia ao Utilizador 25/02/2015 Sumário Situação energética mundial e degradação da energia Fontes de energia. Impacte ambiental. Transferências e transformações de energia. Degradação de energia. Rendimento. Energia está em tudo que

Leia mais

Energia. Fontes e formas de energia

Energia. Fontes e formas de energia Energia Fontes e formas de energia 2 Fontes de energia As fontes de energia podem classificar-se em: Fontes de energia primárias quando ocorrem livremente na Natureza. Ex.: Sol, água, vento, gás natural,

Leia mais

Alimentação e respiração de plantas e animais

Alimentação e respiração de plantas e animais Alimentação e respiração de plantas e animais Os animais se alimentam Herbívoros Animais que se alimentam somente de vegetais. Eles comem partes das plantas como folhas, sementes, raízes. Carnívoros -

Leia mais

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc)

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) Bases Conceituais da Energia Q1/2017 Professor: Sergio Brochsztain (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho Energia

Leia mais

Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências O que são recursos naturais? Painéis solares. Pesca. Diamantes. Água. Plataforma petrolífera. O que são recursos naturais? Matéria ou energia presentes

Leia mais

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza Fontes renováveis e não-renováveis de energia Amanda Vieira dos Santos 8941710 Giovanni Souza - 9021003 Fontes renováveis e não-renováveis de energia Usos para a energia: Com o avanço tecnológico passamos

Leia mais

ENERGIA. origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação.

ENERGIA. origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação. ENERGIA origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação. A mais antiga forma de energia é a produzida pelos músculos

Leia mais

ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA

ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA 01) Na comparação entre diferentes processos de geração de energia, devem ser considerados aspectos econômicos, sociais e ambientais. Um fator economicamente relevante nessa

Leia mais

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis As fontes de energia renováveis são aquelas que vem de recursos naturais e que se renovam continuamente

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES 2017 Meio ambiente e ciência: a energia na minha cidade MATERIAL DO ALUNO : 1º AO 3º ANO CADERNO DE ATIVIDADES Para aprender e colorir Você está pronto para começar? Nós estamos cheios de energia! Primeiramente,

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA...

USINA TERMOELÉTRICA... USINA TERMOELÉTRICA... Usina Termoelétrica: A usina termoelétrica é uma alternativa para a produção de energia elétrica para uso em geral, é principalmente utilizada no setor industrial. O QUE É UMA TERMOELÉTRICA?

Leia mais

RECURSOS NATURAIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS. Professor: Amison de Santana Silva Carga horária: 60 h Aulas: segunda 7:00 as 9:00 quarta 9:00 as 11:00

RECURSOS NATURAIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS. Professor: Amison de Santana Silva Carga horária: 60 h Aulas: segunda 7:00 as 9:00 quarta 9:00 as 11:00 RECURSOS NATURAIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS Professor: Amison de Santana Silva Carga horária: 60 h Aulas: segunda 7:00 as 9:00 quarta 9:00 as 11:00 Unidade 1 Introdução e conceitos fundamentais O que são recursos

Leia mais

Assunto: Eletricidade Público Alvo: EJA Elaboradores: Edimilson, Jasiel e Jaelson. Professor: Luiz Cláudio.

Assunto: Eletricidade Público Alvo: EJA Elaboradores: Edimilson, Jasiel e Jaelson. Professor: Luiz Cláudio. Assunto: Eletricidade Público Alvo: EJA Elaboradores: Edimilson, Jasiel e Jaelson. Professor: Luiz Cláudio. Eletricidade ou Energia Mesmo antes do surgimento da vida em nosso planeta, a eletricidade já

Leia mais

CARTILHA EDUCATIVA CARTILHA EDUCATIVA

CARTILHA EDUCATIVA CARTILHA EDUCATIVA CARTILHA EDUCATIVA CARTILHA EDUCATIVA 19 ÍNDICE O que são energias renováveis?...05 Energia eólica...06 Energia hidroelétrica...07 Energia geotérmica...08 Biomassa...09 Energia das marés...10 Energia solar...11

Leia mais

Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano. Hélder Giroto Paiva - EPL

Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano. Hélder Giroto Paiva - EPL Recursos naturais: utilização e consequências Hélder Giroto Paiva - EPL O que são recursos naturais? Painéis solares. Pesca. Diamantes. Água. Plataforma petrolífera. O que são recursos naturais? Matéria

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS. Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi

ENERGIAS RENOVÁVEIS. Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Jean Galdino IFRN São Paulo do Potengi 2015.2 ENERGIAS RENOVÁVEIS AULA 0 Conteúdo 0. Introdução 0.1 Problema/Dependência do petróleo 0.2 PIB X Consumo de energia 0.3 Matriz Energética

Leia mais

10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia

10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia 10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia PROBLEMAS ENERGÉTICOS DA ACTUALIDADE O avanço científico e tecnológico da nossa sociedade provocou o aumento acelerado

Leia mais

FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL

FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL PETRÓLEO Betume líquido (C+H) 7 irmãs: controlaram o mercado do petróleo de 1928 a 1960, até a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) Crises

Leia mais

Fonte Características Vantagens Desvantagens

Fonte Características Vantagens Desvantagens Fonte Características Vantagens Desvantagens Hidrelétrica Uso da força dos rios para produção de energia elétrica Fonte não poluente e renovável Alto custo de implantação e grande impacto ambiental e econômico

Leia mais

REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS. Professores: Daniela e José Roberto

REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS. Professores: Daniela e José Roberto REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS Professores: Daniela e José Roberto SUSTENTABILIDADE Nosso planeta está com muitos problemas ambientais. Essa situação provoca um reflexão sobre o princípios e valores

Leia mais

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética;

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Energia e Ambiente Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Investigação de formas novas e renováveis de energia; Potenciar as

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA MATRIZ ENERGÉTICA : É O BALANÇO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS QUE UM PAÍS TEM OU COMPRA PARA UTILIZAR NO PROCESSO PRODUTIVO. FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS NÃO-RENOVÁVEIS

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Energia O que é Energia? Energia se cria? sistema físico isolado? 2379EE2 Energia Solar

Leia mais

Fontes energéticas. 8º ano Professor Gustavo Macieira

Fontes energéticas. 8º ano Professor Gustavo Macieira Fontes energéticas 8º ano Professor Gustavo Macieira Formas de energia Forno solar Com a ajuda de um carpinteiro, confeccione um baú de madeira, forrando-o com papel alumínio e colando um espelho do lado

Leia mais

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA QUÍMICA 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Vida e ambiente 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6 Conteúdos Efeito estufa. Fontes de energia alternativa.

Leia mais

Classificação das Fontes de Energia

Classificação das Fontes de Energia BRASIL: FONTES DE ENERGIA Classificação das Fontes de Energia análise dos recursos disponíveis e dos recursos em uso As fontes de energia podem classificar-se em: Primárias - quando ocorrem livremente

Leia mais

Energia: Fontes de energia e transferências de energia

Energia: Fontes de energia e transferências de energia Energia: Fontes de energia e transferências de energia Metas 1.1 Definir sistema 5sico e associar-lhe uma energia (interna) que pode ser em parte transferida para outro sistema. 1.2 Iden@ficar, em situações

Leia mais

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade Materiais (sólidos, líquidos ou gasosos), ou suas propriedades (calor interno da Terra ou radioatividade), provenientes da Terra e que o Homem pode utilizar em seu benefício. de acordo com a finalidade

Leia mais

ELECTRICIDADE. Estrutura do átomo

ELECTRICIDADE. Estrutura do átomo ELECTRICIDADE A electricidade é um fenómeno físico. Não a conseguimos ver como vemos o Sol. Não a conseguimos pegar como fazemos com um bocado de carvão. Podemos saber quando está presente, mas é difícil

Leia mais

2º ano do Ensino Médio

2º ano do Ensino Médio 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini Fontes de energia renováveis Solar Fontes de energia não renováveis Geotérmica Nuclear Petróleo Ondas

Leia mais

REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS. Professores: José Roberto e Raphaela.

REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS. Professores: José Roberto e Raphaela. REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS Professores: José Roberto e Raphaela. SUSTENTABILIDADE Nosso planeta está com muitos problemas ambientais. Essa situação provoca um reflexão sobre o princípios e

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2017 Prof. Alceu Ferreira Alves http://www4.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu/2379teo.htm Energia O que é Energia? Energia se cria? sistema físico isolado?

Leia mais

Recursos energéticos. Recursos renováveis e não renováveis

Recursos energéticos. Recursos renováveis e não renováveis Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos Recursos energéticos Energias fósseis e energias renováveis 1º Ano Eng.ª Ambiente - 2017/2018 Recursos renováveis e não renováveis Energias

Leia mais

Energias Renováveis. Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização.

Energias Renováveis. Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. Tópicos Introdução Biocombustíveis (Biodiesel, Etanol e Hidrogênio) Biogás Biomassa Energia Eólica Energia das Marés Energia Hidrelétrica Energia Solar Energia Geotérmica Energias Renováveis Diz-se que

Leia mais

Ciências Físico-Química - 8º ANO

Ciências Físico-Química - 8º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Ciências Físico-Química - 8º ANO ANO LETIVO 2010/2011 Turma FICHA DE TRABALHO 1 Energia Fontes e formas Transferências e Transformação de energia Nome Nº. Data / /

Leia mais

Carro Eólico. Energia Eólica P.V.P. Casa Solar 39,99 14, x 290 x 80. Inclui livro educativo. 368 x 290 x x 220 x 65

Carro Eólico. Energia Eólica P.V.P. Casa Solar 39,99 14, x 290 x 80. Inclui livro educativo. 368 x 290 x x 220 x 65 Com o intuito de alertar e responsabilizar cada um de nós para as alterações climáticas, a Science4you criou a linha de brinquedos "EcoScience", que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas Professor: Xuxu USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica,

Leia mais

Energia e Alterações Climáticas. Ensino Básico

Energia e Alterações Climáticas. Ensino Básico Energia e Alterações Climáticas Ensino Básico Energia e Alterações Climáticas Índice 1. Os países da União Europeia 2. O caminho para a União Europeia 3. Ambiente na Europa 4. Alterações Climáticas 5.

Leia mais

ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS

ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADES DE CIÊNCIAS EXATAS DERPATAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento

Leia mais

Atividade Projeto Conexões: 1ª Imagem Escolhida

Atividade Projeto Conexões: 1ª Imagem Escolhida Estudantes: Nikolas Souza De Luca Ano: 1º Colégio: Externato Palmyra Tagliari Atividade Projeto Conexões: 1ª Imagem Escolhida Descrição do Problema O problema observado na imagem consiste no crescimento

Leia mais

Jogo Descubra a Energia

Jogo Descubra a Energia Jogo Descubra a Energia Objetivo de Capacitação Aprender diferentes tipos de formas de energia e suas características Quem sou eu? Biodiesel Dicas Mímicas Frases Ficha do Jogo Dificuldade: baixa (não precisa

Leia mais

Aula 7 Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Eletrotécnica

Aula 7 Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Eletrotécnica Aula 7 Geração, e de Energia Eletrotécnica Energia Elétrica Podemos definir energia elétrica como a energia resultante do movimento de cargas elétricas em um condutor. Mas o que a faz tão importante a

Leia mais

COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO. ENERGIA Do fogo a energia elétrica. Prof. Márcio Marinho

COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO. ENERGIA Do fogo a energia elétrica. Prof. Márcio Marinho COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO ENERGIA Do fogo a energia elétrica O fogo O fogo é a rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono

Leia mais

O que são? Quais são?

O que são? Quais são? O que são? Quais são? Os recursos naturais são elementos da natureza que têm muita utilidade para o Homem. São eles que proporcionam ao Homem o desenvolvimento das suas civilizações e o conforto da sociedade

Leia mais

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL Prof.º: Carlos D Boa - geofísica Introdução Biocombustíveis (Biodiesel, Etanol e Hidrogênio) Biogás Biomassa Energia Eólica Energia das Marés Energia Hidrelétrica Energia Solar

Leia mais

Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES

Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES Usinas termoelétricas ( U = 0) Convertem energia térmica em energia elétrica Vantagens de uma usina termoelétrica A curto prazo, pode fornecer energia

Leia mais

A exploração e transformação dos. recursos naturais. Ciências Naturais. 8º ano. morais

A exploração e transformação dos. recursos naturais. Ciências Naturais. 8º ano. morais dos Energias Que não se esgotam Energias Não Que se esgotam Não Ex: carvão, petróleo, gás natural, urânio Combustíveis fósseis A energia nuclear tem problemas derivados da segurança e dos resíduos radioativos.

Leia mais

PLÁSTICO VERDE. Uma grande ideia da Braskem

PLÁSTICO VERDE. Uma grande ideia da Braskem PLÁSTICO VERDE Uma grande ideia da Braskem 2 3 Antes de conhecer o Plástico Verde, a gente quer te contar algumas coisas muito importantes sobre o planeta: Absorção de CO2 A natureza ajuda no combate ao

Leia mais

Plástico verde Uma grande ideia da Braskem

Plástico verde Uma grande ideia da Braskem Plástico verde Uma grande ideia da Braskem Antes de conhecer o Plástico Verde, a gente quer te contar algumas coisas muito importantes sobre o planeta: O PLANETA Você já deve ter ouvido falar do aquecimento

Leia mais

Fontes Energéticas Evolução Histórica

Fontes Energéticas Evolução Histórica Geografia 8º Ano Prof. Gustavo Macieira Fontes Energéticas Evolução Histórica Formas de energia O fogo Descoberto há cerca de 500.000 anos antes de Cristo, foi a primeira fonte de energia para os seres

Leia mais

Cap. 4: O AR. O ar atmosférico e a importância da atmosfera

Cap. 4: O AR. O ar atmosférico e a importância da atmosfera Cap. 4: O AR O ar atmosférico e a importância da atmosfera A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta e tem espessura de 1000 km aproximadamente. Importância da atmosfera para a Terra - Funciona

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 61 CONCEITOS SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 61 CONCEITOS SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 61 CONCEITOS SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS Como pode cair no enem? (ENEM) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia.

Leia mais

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 206 III ETAPA - AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

05/05/ DINÂMICA: FORÇA, MOVIMENTO E TRABALHO

05/05/ DINÂMICA: FORÇA, MOVIMENTO E TRABALHO A força é uma grandeza vetorial. A Dinâmica analisa as causas pelas quais um corpo em repouso é colocado em movimento, ou em repouso após estar em movimento. DINÂMICA: FORÇA, MOVIMENTO E TRABALHO Professor

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

Hidrelétrica. Itaipu: MW (potência de geração) * 16,99% da energia consumida no Brasil * Em 2011: MWh.

Hidrelétrica. Itaipu: MW (potência de geração) * 16,99% da energia consumida no Brasil * Em 2011: MWh. Hidrelétrica Funcionamento: * Pressão causa um aumento da velocidade da água rgh=rv 2 /2 portanto: E a h * Quanto mais alta a represa, maior a velocidade da água e, portanto, maior a energia produzida.

Leia mais

Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola

Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola Prof. Delly Oliveira Filho Departamento de Engenharia Agrícola Viçosa, MG, 27 de agosto de 2009 Matriz Energética Primária Brasileira No Brasil, 41% da oferta interna de energia provém de fontes renováveis,

Leia mais

Energia. Cristiano Santos Lopes

Energia. Cristiano Santos Lopes Energia Cristiano Santos Lopes ENERGIA Uma definição muito intuitiva de energia, que gosto de utilizar com meus alunos do ensino médio, é que energia é o combustível que faz as coisas acontecerem. E o

Leia mais

DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica

DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica Energia, o que é? Não há uma definição exata para o conceito de energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade

Leia mais

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: ATUALIDADES Data: 1º Período Aluno(a): Nº Professor: Turma: F-9 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA e MATRIZES ENERGÉTICAS INTRODUÇÃO FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

Leia mais

Energia solar hidrogênio

Energia solar hidrogênio 1 2 3 4 A partir do kit de Energias Renováveis e Hidrogênio da Horizon, podemos abordar vários temas relacionados ao aquecimento global, consumo racional da água, economia de energia, mobilidade urbana

Leia mais

Classificação das Fontes de Energia

Classificação das Fontes de Energia BRASIL: FONTES DE ENERGIA Classificação das Fontes de Energia análise dos recursos disponíveis e dos recursos em uso As fontes de energia podem classificar-se em: Primárias - quando ocorrem livremente

Leia mais

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade ENERGIA Em busca da sustentabilidade Características de uma boa fonte de combustível i) Fornecer grande quantidade de energia por unidade de massa ou volume (Rendimento); ii) Facilmente disponível; iii)

Leia mais

FORMAS ALTERNATIVAS DE ENERGIA

FORMAS ALTERNATIVAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: CLAUDIA DIAS DOS SANTOS ARARUAMA COLÉGIO: COLÉGIO ANTÔNIO PINTO DE MORAES TUTOR (A):

Leia mais

ENERGIA movimentando a vida

ENERGIA movimentando a vida ENERGIA movimentando a vida Renováveis: é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva e biomassa. Não-renováveis: é a energia que vem de recursos naturais, que, quando utilizados não

Leia mais

Papel da bioenergia proveniente das florestas e da agricultura

Papel da bioenergia proveniente das florestas e da agricultura Ecologização do nosso abastecimento energético Papel da bioenergia proveniente das florestas e da agricultura Comissão Europeia Agricultura e Desenvolvimento Rural Que é a bioenergia? A bioenergia é, essencialmente,

Leia mais

Professora Sikandra Silveira

Professora Sikandra Silveira De que materiais são feitos os objetos da imagem? De onde são retirados? MINERAIS E MINÉRIOS Professora Sikandra Silveira MINERAIS E MINÉRIOS Hematita (minério de ferro): Ferro + Oxigênio Galena (minério

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 10.2.2016 L 33/3 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2016/172 DA COMISSÃO de 24 de novembro de 2015 que complementa o Regulamento (UE) n. o 691/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à especificação

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B

FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B ENERGIA DESIGUAL COMBUSTÍVES FÓSSEIS PETRÓLEO E GÁS Vantagens do Petróleo Alta densidade de energia; Deriva diversos produtos industriais; Domínio

Leia mais

Qual a porcentagem da energia usada em todo o mundo que provém de combustíveis fósseis? De que é feito o carvão?

Qual a porcentagem da energia usada em todo o mundo que provém de combustíveis fósseis? De que é feito o carvão? De que é feito o carvão? De que é feito a. plantas o carvão? mortas a. Plantas b. mortas fósseis de dinossauros b. Fósseis de c. dinossauros um monte de produtos c. Um monte químicos de produtos misturados

Leia mais

b) Quais os tipos de combustíveis são utilizados nessa usina para se produzir o calor?

b) Quais os tipos de combustíveis são utilizados nessa usina para se produzir o calor? Atividade de Ciências 5º ano 1- OBSERVE o esquema abaixo. a) EXPLIQUE como a energia elétrica é produzida nas usinas termelétricas. b) Quais os tipos de combustíveis são utilizados nessa usina para se

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES. AULA 15.1 Conteúdo: Principais Fontes de Energia

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES. AULA 15.1 Conteúdo: Principais Fontes de Energia 15.1 Conteúdo: Principais Fontes de Energia 15.1 Habilidade: Verificar as principais fontes de energia utilizadas atualmente, analisando sua importância para o desenvolvimento da sociedade Revisão: Espaço

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Já estamos na segunda etapa! Organize seu material e mantenha seus estudos em dia. Lembre-se de tirar suas dúvidas sempre que surgirem. Para realizar esta atividade, você deve consultar

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade 1 Agenda Apresentações Consumo consciente: do que se trata? Economize o Planeta: o que é? como usar? Ações para reduzir emissões:

Leia mais

PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO. Terrestre: Produção do Ecossistema

PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO. Terrestre: Produção do Ecossistema PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO Professora: Mariangela Morais Miguel Celeste: Produção do Universo 1.3. Sol Terra: Movimentos da Terra: - Rotação: dias e noites diferenças na duração dos

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO

USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO USINA TERMOELÉTRICA USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO O QUE É USINA TERMOELÉTRICA? Uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustíveis fosseis.

Leia mais

Prof. Luís Fernando Pagotti

Prof. Luís Fernando Pagotti Laboratório de Qualidade e Racionalização da Energia Elétrica Prof. Luís Fernando Pagotti energia não pode ser criada nem destruída, só pode ser transformada! Como Converter Energia? Combustores;

Leia mais

FONTE POLUENTE - Trânsito em Calcutá (Índia): frota movida por derivados de petróleo (prêmio no World Press Photo)

FONTE POLUENTE - Trânsito em Calcutá (Índia): frota movida por derivados de petróleo (prêmio no World Press Photo) 1 de 5 31/01/2014 23:47 Aumentar a fonte Diminuir a fonte Matriz de energia Ricardo Prado FONTE POLUENTE - Trânsito em Calcutá (Índia): frota movida por derivados de petróleo (prêmio no World Press Photo)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE Alunas: Erika Martins dos Reis 1 Alessandra B. R. de Azevedo Disciplina: Química do Meio Ambiente

Leia mais

A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural

A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural Uma das suas principais características é serem renováveis e não poluentes ( mais limpas ). Foram criadas devido à escassez

Leia mais

Afinal, quem são os culpados pela destruição do planeta? Vinte anos após uma das maiores conferências ambientais do mundo, a ECO-92, os resultados

Afinal, quem são os culpados pela destruição do planeta? Vinte anos após uma das maiores conferências ambientais do mundo, a ECO-92, os resultados Afinal, quem são os culpados pela destruição do planeta? Vinte anos após uma das maiores conferências ambientais do mundo, a ECO-92, os resultados não poderiam ser piores para o meio ambiente. A cada dia,

Leia mais

Exemplos de recursos naturais

Exemplos de recursos naturais Exemplos de recursos naturais Recursos naturais - Todos os elementos da natureza que o Homem pode utilizar em seu benefício. Inclui os materiais (sólidos, líquidos e gasosos) existentes na Terra, as suas

Leia mais

Extintor de pó químico

Extintor de pó químico Tipos de extintores Extintor de pó químico O agente extintor é o bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio; A extinção do incêndio acontece pela formação de uma nuvem de pó sobre a chama que exclui

Leia mais

OLAVO AMORIM SANTOS VITOR LORDELLO

OLAVO AMORIM SANTOS VITOR LORDELLO Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral PHILLIPS 66 OLAVO AMORIM SANTOS VITOR LORDELLO 12 DE NOVEMBRO DE 2015 SUMÁRIO Método Aula 1. História 2. Objetivos 3. Método 4. Aplicações 5. Vantagens

Leia mais

Alunos: Guilherme F. Alves Paulo Henrique de Melo Toledo. Professor: Dr. Rafael A. Souza. Juiz de Fora 27 de Junho de 2018

Alunos: Guilherme F. Alves Paulo Henrique de Melo Toledo. Professor: Dr. Rafael A. Souza. Juiz de Fora 27 de Junho de 2018 Alunos: Guilherme F. Alves Paulo Henrique de Melo Toledo Professor: Dr. Rafael A. Souza Juiz de Fora 27 de Junho de 2018 Fontes de Energia 1 São recursos da natureza (primários) ou artificiais (secundários)

Leia mais

Constituição do mundo material

Constituição do mundo material Físico-química - 7º ano de escolaridade Constituição do mundo material No fim deste capítulo, o aluno deve ser capaz de Indicar a química como a ciência que estuda as propriedades e transformações de todos

Leia mais

Engenharia da Sustentabilidade

Engenharia da Sustentabilidade Engenharia da Sustentabilidade Engenharia da Sustentabilidade A ENERGIA constitui: fonte e o controle de todos os valores e ações dos seres humanos e da natureza. Engenharia da Sustentabilidade: DEFINIÇÃO

Leia mais

Prof. : Elda Thainara

Prof. : Elda Thainara Recursos Naturais Podemos chamar de recursos naturais todos os elementos disponibilizados pela natureza que podem ser utilizados pelas atividades humanas. Dessa forma, as florestas, o solo, a energia solar,

Leia mais

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Consumo de Energia Para satisfazer as necessidades relativas ao consumo de energia o Homem utiliza diversas fontes; A combinação

Leia mais