Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula"

Transcrição

1 Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula

2 Aula Inaugural: Apresentação do professor Apresentação dos alunos Apresentação da instituição Perfil profissional (Líder) Motivação profissional Apresentação disciplina Plano de ensino e Missão Metodologia de ensino Bibliografias utilizadas Conceitos Parte 1

3 Sobre o professor: Fernando Santorsula Formação acadêmica: Graduação: Redes de Computadores (UNIP Universidade Paulista Campus: Sorocaba/SP) Pós-graduação: Redes de Computadores (UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba Campus: Piracicaba/SP) Mestrado: Iniciando o curso de Engenharia da Computação na FEEC (Unicamp Campus: Campinas/SP)

4 Sobre o professor: Fernando Santorsula Experiência profissional: Atua a mais de 10 anos na área de Informática nas vertentes de TI: Redes de Computadores, Servidores UNIX, Linux e Windows, Segurança da Informação, Consultoria e Projetos em Redes LAN / WAN, Consultoria e Projetos de CFTV utilizando IP (versão 4) e Desenvolvimento Web com CMS: Wordpress. Atualmente trabalha como Analista de TI na British Telecom (Residente na CNH Sorocaba/SP), atua também como palestrante de várias segmentos de TI (Software Livre, IPv6, Segurança da Informação) e também atua como professor universitário da ESAMC (Campus Sorocaba/SP).

5 Empresas que o professor Fernando Santorsula atua e já atuou Instituição de ensino que trabalha atualmente Empresa que trabalha atualmente Empresa que trabalha prestando serviços de Telecom através da empresa BT (British Telecom)

6 Apresentação dos Alunos: O intuito desta apresentação pessoal é nos familiarizarmos em nossas aulas durante este semestre, por favor! Se apresente, diga seu Nome, se trabalha na área de TI, sim ou não, se sim, qual empresa, quem começa??

7 Sobre a Instituição ESAMC VISÃO A ESAMC seja reconhecida como uma das principais Instituições de Ensino Superior do Brasil para a formação de líderes, que consigam ajudar o país a alcançar todo o seu potencial de desenvolvimento e crescimento, tornando-se um país melhor e mais justo. MISSÃO Formar líderes comprometidos com o Brasil e a sustentabilidade das organizações, por meio do desenvolvimento das competências comportamentais, gerenciais e técnicas, que garantam o sucesso profissional. VALORES Inovação, Foco no mercado, Foco nas pessoas, Ética nas relações, Gestão profissional, Comprometimento com o sucesso dos nossos alunos.

8 Perfil do profissional de TI que o mercado procura: Execução e gerenciamento de projetos Visão estratégica e global do negócio Relacionamento interpessoal Atualização constante Flexibilidade Você sabe quem o mercado de trabalho procura?

9 Perfil do profissional que o mercado procura: Se você estudante quer se tornar um e estar presente no mercado de trabalho, parabéns! Você está no lugar certo. A ESAMC atualmente é reconhecida como uma das principais Instituições de Ensino Superior do Brasil para a formação de líderes.

10 Imagem de reflexão profissional

11 Mas por que se tornar um líder? Que nada mais é, que um profissional de destaque no mercado de trabalho em que as empresas confiam em seu potencial...

12 Agora sabemos o motivo... Nosso país está passando por momentos de crise econômica...

13 Mesmo com a crise econômica em nosso país, a demanda por bons profissionais de TI, é alta... Mas não se iluda! O mercado de TI necessita de bons profissionais, e sem dúvida bons???

14 Instituição que tem como função principal: Formação de novos LÍDERES

15 Se tornar um profissional requisitado no mercado, depende de você!

16 Motivação profissional é uma das chaves do seu sucesso... Vamos conhecer no próximos slides um exemplo real de Motivação profissional

17 Motivação Profissional Motivos para desistir: 1- Teve uma queda, que perfurou seu braço direito na altura do cotovelo, atingindo o nervo ulnar, provocando atrofia em três dedos; 2- E um assalto, na cidade de Sofia na Bulgária, foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro, provocando uma sequela neurológica que comprometeu o membro superior direito (ombro, braço, antebraço, punho e mão) ; 3- Desenvolveu distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort - Distúrbio muscular Relacionado ao Trabalho), que o fez sair do palco mais de uma vez; 4- Um doença chamada contratura de Dupuytren (Deve o seu nome a Guillaume Dupuytren, o cirurgião que descreveu uma cirurgia para corrigir a deformação causada por esta doença.), a mesma gera limites funcionais aos dedos das mãos. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. João Carlos Martins (Pianista e Maestro)

18 Motivação Profissional Superação: 1- Em 2001, ele grava o álbum Só para Mão Esquerda, escrito por Paul Wittgenstein (Pianista austríaco que perdeu seu braço direito na Primeira Guerra Mundial), onde gravou 8 álbuns apenas para a mão esquerda. 2- Mesmo com inúmeras dificuldades, em maio de 2004, esteve em Londres regendo a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo, numa gravação dos seis Concertos de Johann Sebastian Bach. 3- João Carlos realiza também, na Faculdade de Música na Faculdade da Amazônia (FAAM), um programa de introdução à música com jovens carentes 4- Atualmente consegue tocar as sinfonias de Johann Sebastian Bach, para o mesmo é como tivesse a coordenação motora das duas mãos. Uma de suas frases: João Carlos Martins (Pianista e Maestro) "Para ter sucesso é preciso a disciplina de um atleta e a alma de um poeta"

19 Fonte:

20

21 Fonte:

22 Indicação de leitura As lições de um dos maiores líderes de todos os tempos Steve Jobs o cérebro da empresa mais revolucionária mundo da tecnologia.

23 Apresentação disciplina: Serviços de Redes (Microsoft) Serviços de Redes (Microsoft) a serem abordados na disciplina: Conceitos de Infraestrutura de Redes, Noções dos Serviços de Redes (AD, DNS, DHCP), Protocolos de Acesso Remoto e Servidores Web entre outros...

24 Plano de ensino Serviços de Redes (Microsoft) O mesmo será disponibilizado na área do aluno antes da primeira prova para análise do aluno e também para download do site:

25 Missão Além do conteúdo da ementa (Serviços de Redes Microsoft), será abordado em sala de aula e laboratório, os serviços de Redes Windows:

26 Metodologia de Ensino Aulas Expositivas, Aulas Práticas, Exercícios Práticos e Projeto (Seminário).

27 Bibliografias: Windows Server Instalação, Configuração e Administração de Redes Autor: Marco Aurélio Thompson, Érica Bibliografias complementar: MVA (Microsoft Virtual Academy) Fábio Hara MVP (Most Valuable Professional) de infraestrutura de TI do Brasil em tecnologias Microsoft Site oficial:

28 Conceitos Parte 1 Este conceito de redes estruturadas surgiu, devido a necessidade de "padronizar" a infraestrutura instalada em empresas e residências, independente de sua aplicação, tais como: VoIP, CFTV, Dados, e afins. Uma rede estruturada "padronizada", proporciona um gerenciamento e administração mais dinâmico, com uso de ferramentas para este determinado fim, em uma rede estruturada é possível trafegar diversos serviços de redes Windows, Linux, UNIX e afins...

29 Padronização Tipicamente utilizado em grandes empresas, devido a necessidade de ter uma comunicação eficaz, com isso é possível se dizer que essa padronização conta com auxílio de normas técnicas a serem seguidas de fim-a-fim, utilizando equipamentos e ferramentas adequadas, para poder montar uma infraestrutura de redes padronizada, baseada em normas que a certificam seu uso e sua garantia;

30 Padronização Seguindo normas técnicas internacionais, a infraestrutura de rede é capaz de se tornar um meio físico para diversos serviços de rede "aplicações" a serem utilizadas através desta infraestrutura, alguns requisitos são indispensáveis para manter está infraestrutura de rede padronização e organização, são eles: Especificações técnicas dos materiais aplicados, Documentação, Tarefas executadas por profissionais certificados e qualificados, Lista de materiais aplicados, Certificações de Rede, Diagramas, Plantas, Memorial descritivo sobre toda planta da rede e afins.

31 Equipamentos Alguns outros componentes fazem parte da infraestrutura de rede aborda, na prática são um conjunto de equipamentos (hardware) que fazem a transmissão dos dados, através da infraestrutura de rede, são eles: Switches, Roteadores, Modem, Servidores e afins.

32 Introdução aos Serviços de Rede A Internet oferece uma grande quantidade de recursos e possibilidades de uso que vão do e- mail e do acesso a páginas Web ao vídeo em tempo real e ao compartilhamento de arquivos em sistemas peer-to-peer. Todas essas possibilidades de uso são construídas a partir de um conceito relativamente simples: o de serviço de rede.

33 Introdução aos Serviços de Rede Um serviço de rede pode ser visto como uma aplicação distribuída, que executa em dois ou mais computadores conectados por uma rede. Cada serviço de rede é composto por ao menos quatro elementos:

34 Introdução aos Serviços de Rede Servidor: computador que realiza a parte principal do serviço, usando seus recursos locais e/ou outros serviços. Cliente: computador que solicita o serviço através da rede; geralmente o cliente age a pedido de um ser humano, através de uma interface de usuário, mas ele também pode ser o representante de outro sistema computacional.

35 Introdução aos Serviços de Rede Protocolo: é a definição do serviço propriamente dito, ou seja, os passos, o conjunto de mensagens e os formatos de dados que definem o diálogo necessário entre o cliente e o servidor para a realização do serviço. Middleware: é o suporte de execução e de comunicação que permite a construção do serviço. Em geral o middleware é composto por sistemas operacionais e protocolos de rede encarregados de encaminhar os pedidos do cliente para o servidor e as respostas de volta ao cliente.

36 Introdução aos Serviços de Rede De um ponto de vista arquitetural, os sistemas que constroem serviços de rede podem se organizar de várias formas. As arquiteturas de serviços de rede mais frequentes na Internet são as seguintes:

37 Introdução aos Serviços de Rede Two-Tier (Dois níveis): Esta arquitetura tem dois componentes: o servidor, responsável pela execução do serviço, e o cliente, responsável pela apresentação dos resultados e interação com o usuário.

38 Introdução aos Serviços de Rede Three-Tier (Três níveis): A arquitetura com três componentes: o cliente, responsável pela interface com o usuário, o servidor, responsável pela lógica da aplicação, e os repositórios de dados.

39 Introdução aos Serviços de Rede Peer-to-Peer (Ponto-a-ponto): Nesta arquitetura todos os participantes são ao mesmo tempo servidores (oferecem serviços e recursos) e clientes (usam serviços e recursos) uns dos outros. Muitos serviços de compartilhamento de arquivos e de comunicação entre usuários se estruturam dessa forma.

40 Introdução aos Serviços de Rede Existem muitos serviços de rede, para as mais diversas finalidades, alguns exemplos de alguns serviços de redes de computadores encontrados atualmente em muitos ambientes corporativos, são eles:

41 Conteúdo web e transferência de arquivos: HTTP: HyperText Transfer Protocol, para busca de páginas Web FTP: File Transfer Protocol, para transferência de arquivos Acesso remoto: VNC: Virtual Network Computer, para terminais gráficos remotos Telnet: para terminais remotos em modo texto SSH: Secure Shell Configuração: DHCP: Dynamic Host Configuration Protocol, para buscar configurações de rede BootP: Boot Protocol, para buscar um sistema operacional na inicialização do computador LDAP: Lightweight Directory Access Protocol, para buscar informações sobre usuários (autenticação, contatos, integração de aplicações, etc); DNS: Domain Name System, para converter nomes em endereços IP e vice-versa

42 Monitoração e gerência: SNMP: Simple Network Management Protocol, para monitoração de dispositivos de rede (roteadores, switches, servidores); Compartilhamento de recursos: NFS: Network File System, compartilhamento de arquivos em redes UNIX SMB: Server Message Block, para compartilhamento de arquivos/impressoras em ambientes Windows IPP: Internet Printing Protocol, usado para acesso a impressoras em rede Comunicação entre usuários: SMTP: Simple Mail Transfer Protocol, para envio e transferência de s entre servidores POP3: Post Office Protocol v3, para acesso a caixas de IMAP: Internet Message Access Protocol (Um serviço muito utilizado pelo Google Gmail ) XMPP: Extensible Messaging and Presence Protocol, para mensagens instantâneas (Jabber, GTalk) SIP: Session Initiation Protocol, usado para gerenciar sessões de voz sobre IP, vídeo sobre IP, jogos online, etc.

43 Introdução aos Serviços de Rede A maioria dos serviços habituais em redes IP usa TCP ou UDP como suporte de comunicação. Esse é o caso de serviços como WWW, , sistemas peer-to-peer e de voz sobre IP. Esses serviços são implementados basicamente por um processo no lado servidor, com uma porta aberta, cujo número e protocolo de transporte (TCP ou UDP) depende do serviço a ser oferecido.

44 Introdução aos Serviços de Rede Embora qualquer serviço possa operar em qualquer porta, foram estabelecidas portas default para a maioria dos serviços convencionais, visando simplificar a conexão entre clientes e servidores. Alguns números de portas e protocolos default são:

45 Introdução aos Serviços de Rede Alguns serviços de rede podem fazer uso de suportes de comunicação mais sofisticados, construídos como camadas acima do TCP ou UDP. Esse é o caso dos serviços baseados em RPC (Remote Procedure Call), dos Web Services e dos ambientes de objetos distribuídos como Java RMI (Remote Method Invocation);

46 Introdução aos Serviços de Rede As aplicações cliente e servidor se comunicam através de chamadas de procedimentos ou de métodos remotos, construídos por bibliotecas específicas sobre o TCP/IP. Nesse caso, vários processos podem estar envolvidos na construção do serviço, tanto do lado cliente quanto do lado servidor.

47 Introdução aos Serviços de Rede Muitas vezes os números de portas usados não são padronizados e podem variar de uma execução para outra, o que pode dificultar a criação de regras de filtragem (firewall) para esses serviços.

48 Dúvidas?

49 ATENÇÃO para a chamada! Vamos ficar em silencio para ouvir a mesma e não correr o risco de ficar com FALTA! Por hoje é só! NÃO esqueçam de trazer PENDRIVE ou HD Externo para salvar as VM (Virtual Machine) para estudos fora da faculdade.

50 Por hoje é só! E na próxima aula será 50% teoria e 50% prática Na aula de hoje foi apresentada todo conteúdo a ser abordado em sala de aula com todo apoio docente necessário para concluir a disciplina proposta. Bom descanso e até mais!

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Serviços de Rede Prof: Jéferson Mendonça de Limas Ementa Configuração de Serviços de Redes; Servidor Web; Servidor de Arquivos; Domínios; Servidor de Banco de Dados; SSH; SFTP;

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO GERENCIA DE REDES DE COMPUTADORES

PROGRAMA DE ENSINO GERENCIA DE REDES DE COMPUTADORES PROGRAMA DE ENSINO CURSO: DISCIPLINA: PERÍODO: CARGA HORÁRIA: ANO LETIVO: Sistemas de Informação GERENCIA DE REDES DE COMPUTADORES 6º período h CARGA HORÁRIA EM LABORATÓRIO: h 2º Semestre/2011 OBJETIVOS:

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

Administração dos serviços de redes utilizando linux

Administração dos serviços de redes utilizando linux Administração dos serviços de redes utilizando linux Joao Medeiros joao.fatern@gmail.com Objetivo Apresentar uma visão geral sobre os principais serviços de redes e a instalação e configuração de um servidor

Leia mais

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Arquitetura de Rede Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Tipos de arquiteturas Cliente-Servidor Peer-to-Peer Arquitetura Híbrida Cliente-Servidor

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 13 - Camada de Aplicação Visão Geral Prof. Diego Pereira

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas de Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Março de 2011 1 / 15 Redes II - Conteúdo programático (Ementa) Aulas

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior CAMADA DE APLICAÇÃO Alyson Pereira Barbosa Erisvaldo dos

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014 Dezembro 1969 Junho 1970 Março 1972 Julho 1977 INFORMÁTICA 1 MODEM Modem é o equipamento responsável pela conexão do seu Micro/Note/PDA ao sistema de telecomunicações. DIAL UP ADSL 3G 01 - O serviço de

Leia mais

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Programação TCP/IP. Protocolos TCP e UDP

Programação TCP/IP. Protocolos TCP e UDP Programação TCP/IP Protocolos TCP e UDP Tecnologia em Redes de Computadores Unicesp Campus I Prof. Roberto Leal Visão Geral da Camada de Transporte 2 1 Protocolo TCP Transmission Control Protocol Protocolo

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Camada de aplicação Um protocolo da camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes,

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com Dica: O mais importante a ser memorizado sobre os protocolos é que eles são o meio pelo qual os computadores ligados em rede se comunicam. Lembre-se

Leia mais

Configuração de serviço feita sob encomenda em RV120W e em RV220W

Configuração de serviço feita sob encomenda em RV120W e em RV220W Configuração de serviço feita sob encomenda em RV120W e em RV220W Objetivo A configuração de serviço feita sob encomenda permite a criação dos serviços feitos sob encomenda contra que as regras do Firewall

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer Arquiteturas de Protocolos s Cama de Arquitetura OSI Apresentação Sessão Enlace Físico Arquitetura IEEE LLC MAC Físico Arquitetura Internet Inter-rede Sub- 1 Prof. Sérgio Colcher colcher@inf.puc-rio.br

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138 1. Duas especificações importantes do protocolo para redes sem fio 802.11n são a faixa de operação e a velocidade máxima de transmissão, que são, respectivamente, A. 2 GHz, 10 Mbit/s B. 2 GHz, 100 Mbit/s

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

Protocolo de rede do Cisco Unified Wireless e matriz da porta

Protocolo de rede do Cisco Unified Wireless e matriz da porta Protocolo re do Cisco Unified Wireless e matriz da porta Índice Introdução Informações Apoio Termos utilizados Visão geral da re Protocolo e informação do número porta Tabela 1 - Protocolos e portas WCS/NCS/PI

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas INFORMÁTICA Com o Professor: Rene Maas Arquivos anexados a mensagens de e-mail podem conter vírus, que só contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado. Portanto, antes de se anexar um arquivo

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

UMG 50. Principais Características. Aplicações Típicas. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP. Do tamanho da sua empresa

UMG 50. Principais Características. Aplicações Típicas. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP. Do tamanho da sua empresa USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP Principais Características Aplicações Típicas E1 modular: 10 canais E1 Expansão a cada 5 canais adquiridos por licença adicional Máximo de 30 canais (1 link E1) Até 10 registros

Leia mais

Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando Santorsula E-mail: fernando@fhs.pro.br

Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando Santorsula E-mail: fernando@fhs.pro.br Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando Santorsula E-mail: fernando@fhs.pro.br Aula Inaugural: Apresentação do professor Apresentação da instituição Perfil profissional (Líder)

Leia mais

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54 1 Redes Padrões Topologia 2 Arquitetura de computadores CLP Evolução das arquiteturas Lógica Booleana 3 Programação de CLP Ladder Grafcet 4 Instrumentação Tipos de sensores Ponte de Wheatstone 2 / 54 Padrões

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

PROJETO LÓGICO DE REDE

PROJETO LÓGICO DE REDE Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages Curso de Ciência da Computação Redes de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Robson Costa Leonardo André de Oliveira Correa Lucas dos Anjos Varela

Leia mais

Introdução a Redes e a Internet. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola

Introdução a Redes e a Internet. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Introdução a Redes e a Internet Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Modelo OSI Criado pela ISO (International Organization for Standarization) Lançado em 1984 Criado baseado nos padrões da época

Leia mais

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas TCP/IP Protocolos e Arquiteturas Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao TCP/IP Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos adotem as mesmas

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 3 Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL DOMÍNIO DOMÍNIO DE NÍVEL MÁXIMO PROTOCOLOS CONJUNTO TCP/IP HTTP HTTPS TELNET

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SUÍTE TCP 1 Camada de aplicação Protocolo Hypertext Transfer Protocol 2 HTTP Uma página WWW

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

DESCONTOS DE ATÉ 50%

DESCONTOS DE ATÉ 50% Quer participar das promoções do Ponto dos Concursos e ganhar descontos imperdíveis em tempo real durante este evento? DESCONTOS DE ATÉ 50% Neste exato momento o professor Marco Antonio Macarrão (32 98475-5021)

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015 Internet Informática para Secretariado 23/06/2015 Objetivos Apresentar o surgimento da Internet no mundo e no Brasil Apresentar os conceitos de Internet Conhecer os serviços de Internet Histórico A Internet

Leia mais

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade Informática Básica Aula 03 Internet e conectividade O Protocolo de comunicação O TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol) são dois protocolos que inspiraram o nome da rede. Eles englobam

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores

Arquiteturas de Redes de Computadores Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6557 - Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes...25 1.2. Tipos de Redes...25 1.2.1. Classificação

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Prof. Sales Filho Agenda Motivação Objetivos Histórico Família de protocolos TCP/IP Modelo de Interconexão Arquitetura

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar

Leia mais

Informática. Redes de Computadores e Internet

Informática. Redes de Computadores e Internet Informática Redes de Computadores e Internet Classificação Redes (Distância) - Rede de Área Pessoal PAN - Rede Local LAN - Rede Metropolitana MAN - Rede de Longa Distância WAN Servidores X Clientes - Servidor

Leia mais

ANEXO VII Perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP

ANEXO VII Perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP ANEXO VII Perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP Proposição de perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP (ainda não foi utilizado) 174 Perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP 1º. Cargo:

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais USER MEDIA GATEWAY COM 4 ETHERNET GIGA Principais Características Aplicações Típicas 4 portas de redes Ethernet Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link, com 30 canais por rede IP.

Leia mais

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelo OSI / ISO Nomenclaturas OSI - Open Systems Interconnect ISO International Organization for Standardization Conceitos

Leia mais

Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series

Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series Objetivo O objetivo principal de um Firewall é controlar o tráfego de rede entrante e que parte analisando os pacotes de dados e

Leia mais

Procedimentos em TI www.procedimentosemti.com.br Prof. Robson Vaamonde

Procedimentos em TI www.procedimentosemti.com.br Prof. Robson Vaamonde Conceitos Básicos sobre Servidores e Serviços de Rede Introdução a Servidores e Serviços de Rede Módulo - I v2.0-10/09/2015 Professor do Curso de CISCO Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura

Leia mais

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Email: Site: marcelosantos@outlook.com www.marcelohsantos.com.br TECNOLOGIA EM JOGOS

Leia mais

Servidor DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

Servidor DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Servidor DHCP Dynamic Host Configuration Protocol IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm DHCP Numa rede de Arquitetura TCP/IP, todo computador tem que

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco USER MEDIA GATEWAY E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 1 link com 30 canais Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco por rede IP. Suporte SNMP e CDR

Leia mais

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Já estudado... Motivação Breve História Conceitos Básicos Tipos de Redes Componentes

Leia mais

Padrões (arquiteturas) de rede

Padrões (arquiteturas) de rede Padrões (arquiteturas) de Carlos Gustavo A. da Rocha Redes são muito complexas Muitos componentes de hardware e software envolvidos Computadores (clientes, servidores etc) Equipamentos (roteadores, switches

Leia mais

PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017

PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017 PTC 3450 - Aula 05 2.1 Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP (Kurose, p. 62-73) (Peterson, p. 425-444) 21/03/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Comunicação e Redes de Computadores I Código: SIF13 Professor: Erick Barros Nascimento E-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: Sistemas de Informação PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Redes de Computadores

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP MARINGÁ 2014 SUMÁRIO 2 O MODELO TCP/IP...2 2.1 A CAMADA DE ENLACE...2

Leia mais

Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 3705 - Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes......23 1.2. Tipos de Redes...23 1.2.1. Classifi cação

Leia mais

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS Professor Reinaldo professorreinaldoalves@gmail.com 1. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Redes de Computadores Carga Horária: 100h Período: 6º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Redes de Computadores Carga Horária: 100h Período: 6º. Ementa Disciplina: Redes de Computadores Carga Horária: 100h Período: 6º Ementa PLANO DE ENSINO Contexto e aspectos gerais de redes de computadores: hardware e software de rede, modelos de referência. Camada

Leia mais

Visão Geral de Protocolos

Visão Geral de Protocolos Visão Geral de Protocolos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/25 Visão Geral de Protocolos de Redes 2/25 Protocolos Um

Leia mais

Redes de Computadores. 1 Questões de múltipla escolha. TE090 - Prof. Pedroso. 17 de junho de 2015

Redes de Computadores. 1 Questões de múltipla escolha. TE090 - Prof. Pedroso. 17 de junho de 2015 TE090 - Prof. Pedroso 17 de junho de 2015 1 Questões de múltipla escolha Exercício 1: Suponha que um roteador foi configurado para descobrir rotas utilizando o protocolo RIP (Routing Information Protocol),

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014 INFORMÁTICA 1 PHISHING / PHISHING SCAM Mensagens não solicitadas enviadas por e-mail de uma fonte aparentemente verdadeira (banco, empresa ou site popular); Procura induzir o acesso à páginas fraudulentaspara

Leia mais

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e

Leia mais

Capacitação IPv6.br. Serviços em IPv6. Serviços rev

Capacitação IPv6.br. Serviços em IPv6. Serviços rev Capacitação IPv6.br Serviços em IPv6 Agenda Motivação Serviços Implementações DNS NTP Servidores HTTP Proxies SMB CIFS ( SAMBA ) Motivação Provedor de Acesso Provedor de Conteúdo 06 de Junho de 2012 Serviços

Leia mais

JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Arquiteturas. capítulo

Arquiteturas. capítulo Arquiteturas capítulo 2 Modelos de arquitetura de sistemas distribuídos Clientes realizam pedidos a servidores Client invocation invocation Server result Server result Client Key: Process: Computer: Modelos

Leia mais

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche.

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche. sem que para tanto, o usuário necessite ter muito conhecimento no assunto. Vale citar que o Windows XP já vem com um firewall, que apesar de não ser tão eficiente, é um bom aliado na segurança. Para ativá-lo,

Leia mais

Tecnologia de Redes. Arquitetura de Rede de Computadores

Tecnologia de Redes. Arquitetura de Rede de Computadores Volnys B. Bernal (c) 1 Tecnologia de Redes Arquitetura de Rede de Computadores Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Volnys B. Bernal (c) 2 Agenda Modelo de Referênica OSI

Leia mais

Funções da. Os principais serviços oferecidos pela camada de transporte são: Controle de conexão, Fragmentação, Endereçamento e Confiabilidade.

Funções da. Os principais serviços oferecidos pela camada de transporte são: Controle de conexão, Fragmentação, Endereçamento e Confiabilidade. Funções da Os serviços oferecidos pelo protocolo IP não oferecem confiabilidade. Problemas comuns como congestionamento, perda ou ordenação de pacotes não são tratados. Entretanto as aplicações (HTTP,

Leia mais

Rede d s d e d Com o pu p t u ado d r o es Conceitos Básicos M d o e d los o de d Re R de d s:

Rede d s d e d Com o pu p t u ado d r o es Conceitos Básicos M d o e d los o de d Re R de d s: Tecnologia em Redes de Computadores Redes de Computadores Professor: André Sobral e-mail: alsobral@gmail.com Conceitos Básicos Modelos de Redes: O O conceito de camada é utilizado para descrever como ocorre

Leia mais

Resumo. Redes de Computadores. História da Internet. História da Internet. História da Internet. História da Internet

Resumo. Redes de Computadores. História da Internet. História da Internet. História da Internet. História da Internet s de Computadores auro Sergio Pereira Fonseca Resumo História da INTERNET Protocolo de Comunicação odelo em camadas INTERNET IP Endereçamento IP Camada de UDP TCP 1961-1972: primeiros princípios da comutação

Leia mais

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE RESIDÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À ÁREA JURÍDICA PARCERIA IMD/UFRN - TJRN

Leia mais

LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008

LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 Objetivo: Este curso proporciona aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para configurar e

Leia mais