Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 003/2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 003/2010"

Transcrição

1 Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 003/2010 Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em e de acordo com o contido no artigo 11 da Portaria em epígrafe, baixa a seguinte Norma sido reprovado por conceito, por faltas e nas disciplinas pendentes (aquelas que o aluno não pode cursar). 2. Não será efetuada matrícula de aluno em disciplinas de um período N, se aquele tiver dependências em disciplina em um período N-3 (ex: o aluno não poderá matricular-se em disciplinas do 4º semestre tendo dependência do 1º, em disciplinas do 5º tendo dependência do 2º, em disciplinas do 6º tendo dependência do 3º, em disciplinas do 7º tendo dependência do 4º e em disciplinas do 8º tendo dependência do 5º). 3. O aluno sem dependências poderá matricular-se em 01 (uma) disciplina do período posterior ao seu, desde que haja disponibilidade de horário para inclusão. 4. Os alunos do período noturno poderão efetuar pela internet, matrícula parcial ou total em disciplinas dos períodos matutino e vespertino, no prazo fixado no calendário escolar. 5. Os alunos do período matutino poderão efetuar pela internet, matrícula parcial ou total somente no período vespertino, no prazo fixado no calendário escolar. 6. Os Alunos do período vespertino poderão efetuar no período matutino, matrícula em disciplinas que estejam em dependência, desde que haja conflito de horário das pendências em seu próprio turno. 7. As informações referentes às disciplinas eletivas são de responsabilidade do Departamento, que divulgará, no seu quadro de avisos e na Secretaria Geral, os critérios para matrícula nessas disciplinas. 8. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 004/2009. _ fatecsp@fatecsp.br Tel.: (11) Fax: (11)

2 Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 004/2010 Superior de Tecnologia da Construção Civil, Modalidade Edifícios. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em e de acordo com o contido no artigo 11 da Portaria em epígrafe, baixa a seguinte Norma 1. O atendimento aos pedidos dos alunos do período matutino para cursar disciplinas no período noturno, parcial ou totalmente, levará em conta a seguinte condição prévia: 1.1. O aluno do período matutino deve, obrigatoriamente, matricular-se no período diurno nas disciplinas, objeto da solicitação, para o posterior cancelamento dessa matrícula, caso o seu pedido seja aprovado, no período destinado ao Acerto de Matrícula As disciplinas objeto da solicitação deverão pertencer necessariamente ao 5º ou ao 6º semestre da estrutura curricular do curso; esta solicitação só poderá ser feita por alunos que tenham até 02 (duas) dependências em disciplinas do 1º ao 4º semestre da estrutura curricular do curso; 1.3. A solicitação deverá ser feita por requerimento via internet, no período fixado no Calendário Escolar. A Secretaria Geral será responsável pela análise do pedido e informará o Departamento. 2. O Departamento definirá, a cada semestre, o número de vagas por disciplina para esse fim No caso do número de solicitações exceder o número de vagas será dada prioridade pela ordem: I - ao aluno que tiver o seu prazo de integralização comprometido, caso não efetue a matricula nessa disciplina no período noturno. II - ao aluno que dispuser de menor intervalo de tempo para integralizar seu curso; III - ao aluno que tiver o menor número de reprovações por conceito e/ou faltas; IV - ao aluno que tenha contrato de estágio ou emprego na área do curso. 3. A condição indicada no item 2 não se aplica aos alunos do turno noturno, os quais deverão utilizar o próprio requerimento de matrícula pela internet, para indicar a(s) disciplina(s) que pretende cursar no período matutino. 4. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 006/2009. _ fatecsp@fatecsp.br Tel.: (11) Fax: (11)

3 Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 002/2010 Superior de Tecnologia em Hidráulica e Saneamento Ambiental. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em e de acordo com o contido no artigo 11 da Portaria em epígrafe, baixa a seguinte Norma sido reprovado por conceito ou faltas, ou que ainda não tenha cursado O aluno reprovado por conceito ou faltas em até 02 (duas) disciplinas será matriculado nestas e nas demais do semestre subsequente, desde que não ocorra coincidência de horário com as dependências Não será permitida a matrícula simultânea nas disciplinas cuja carga horária e cujo conteúdo obedecem a distribuição sequencial Não será efetuada matrícula de aluno em disciplinas de um período N, se aquele tiver dependências em disciplina em um período N As informações referentes às disciplinas optativas são de responsabilidade do Departamento, que divulgará, no seu quadro de avisos e na Secretaria Geral, os critérios para matrícula nessas disciplinas A partir do 6º (sexto) semestre os alunos poderão solicitar matrícula em no máximo 2 (duas) disciplinas optativas por semestre. 3. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogado-se a Norma Complementar n 003/2007. _ fatecsp@fatecsp.br Tel.: (11) Fax: (11)

4 NORMA COMPLEMENTAR 001/2010 Superior de Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em e de acordo com o contido no artigo 11 da Portaria em epígrafe, baixa a seguinte Norma sido reprovado por conceito ou por faltas (consideradas dependências) e nas disciplinas do semestre a que pertence o aluno as quais ainda não foram cursadas. 2. As disciplinas e seus pré-requisitos são as constantes no quadro: Disciplina a ser cursada TEPP (optativa) PFCS II (optativa) Pré-requisito DS EP III 3. O aluno reprovado em até 2 (duas) disciplinas por conceito ou por falta, ou que não tenha cursado disciplina(s) do semestre a que pertence, será matriculado nestas e nas demais do semestre subsequente, desde que não ocorra coincidência de horário com as dependências e seja respeitado o disposto no item O aluno reprovado em 3 (três) ou mais disciplinas, por conceito ou por falta, ou que não tenha cursado disciplina(s) do semestre a que pertence, será matriculado nestas disciplinas e, no máximo, em mais 02 (duas) do semestre subsequente, desde que não ocorra coincidência de horário com as dependências e sejam respeitadas as condições do item 2. Neste caso, o aluno poderá cursar, no máximo, um total de 05 (cinco) disciplinas. 5. Não será efetuada matrícula de aluno em disciplina(s) de um semestre N, se o mesmo tiver dependência(s) ou disciplina(s) não cursada(s) em um semestre N-3. Dessa forma, o aluno não poderá matricular-se em disciplina do quarto semestre se ainda tiver dependência em disciplina do primeiro semestre; ou matricular-se em disciplina do quinto semestre se ainda tiver dependência em disciplina do segundo semestre; ou matricular-se em disciplina do sexto semestre se ainda tiver dependência em disciplina do terceiro semestre O semestre N a que pertence o aluno será o semestre em que aquele tiver mais de duas disciplinas obrigatórias a serem cursadas. 6. O aluno sem dependências não poderá matricular-se em disciplinas do semestre posterior ao seu, mesmo tendo disponibilidade de horário para inclusão de outras disciplinas. 7. Os alunos a partir do 4º semestre do curso poderão matricular-se em quaisquer disciplinas optativas oferecidas no semestre letivo, respeitando-se as condições do item Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 011/2009.

5 NORMA COMPLEMENTAR 001/2009 Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em sido reprovado por conceito, por faltas e nas disciplinas pendentes (aquelas que o aluno não pode cursar) Não será permitida a matrícula simultânea nas disciplinas cujas cargas horárias e cujos conteúdos obedecem a distribuição sequencial (ASAE I, II e III, ADM GER I e II, ESTAT I e II, INF I e II, LPL I, II, III e IV, OSM I, II e III, MAT FIN I e II, TEC SEC de I a IV do Integral e de I a VI do Noturno, Língua Estrangeira: Alemão, Francês e Inglês de I a IV do Integral e de I a VI do Noturno) Monografia não poderá ser cursada em simultaneidade com TEC SEC IV (Integral) e TEC SEC VI (Noturno) Somente a Monografia poderá ser cursada em simultaneidade com as ÊNFASES O Estágio deverá ser cursado antes das ÊNFASES. 2. Não será efetuada matrícula de aluno em disciplinas de um período N, se aquele tiver dependências em disciplina em um período N-3 (ex: o aluno não poderá matricular-se em disciplinas do 4º semestre tendo dependência do 1º, em disciplinas do 5º tendo dependência do 2º, em disciplinas do 6º tendo dependência do 3º, em disciplinas do 7º tendo dependência do 4º e em disciplinas do 8º tendo dependência do 5º). 3. O aluno sem dependências poderá matricular-se em 01 (uma) disciplina do período posterior ao seu, desde que haja disponibilidade de horário para inclusão e que a disciplina não obedeça à distribuição sequencial. 4. A matrícula em turno diferente do de ingresso, para cursar as disciplinas a seguir, poderá ser feita pela internet no período de matrícula fixado no calendário escolar: a) Estatística I e II; b) Língua Portuguesa I, II, III e IV; c) Administração Contábil-Financeira; d) Relações Humanas no Trabalho; e) Administração de Recursos Humanos e f) Direito. 5. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 001/2008.

6 NORMA COMPLEMENTAR 003/2009 Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em sido reprovado por conceito, por faltas e nas disciplinas pendentes (aquelas que o aluno não pode cursar). 2. Não será efetuada matrícula de aluno em disciplinas de um período N, se aquele tiver dependências em disciplina em um período N-3 (ex: o aluno não poderá matricular-se em disciplinas do 4º semestre tendo dependência do 1º, em disciplinas do 5º tendo dependência do 2º, em disciplinas do 6º tendo dependência do 3º, em disciplinas do 7º tendo dependência do 4º e em disciplinas do 8º tendo dependência do 5º). 3. O aluno sem dependências poderá matricular-se em 01 (uma) disciplina do período posterior ao seu, desde que haja disponibilidade de horário para inclusão. 4. Os alunos do período noturno poderão efetuar pela internet, matrícula parcial ou total em disciplinas dos períodos matutino e vespertino, no prazo fixado no calendário escolar. 5. Os alunos do período matutino poderão efetuar pela internet, matrícula parcial ou total somente no período vespertino, no prazo fixado no calendário escolar. 6. As informações referentes às disciplinas optativas são de responsabilidade do Departamento, que divulgará, no seu quadro de avisos e na Secretaria Geral, os critérios para matrícula nessas disciplinas. 7. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 002/2008.

7 NORMA COMPLEMENTAR 005/2009 Superior de Tecnologia em Mecânica de Precisão. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em sido reprovado por conceito, por faltas e nas disciplinas pendentes (aquelas que o aluno não pode cursar). 2. Não será efetuada matrícula de aluno em disciplinas de um período N, se aquele tiver dependências em disciplina em um período N-3 (ex: o aluno não poderá matricular-se em disciplinas do 4º semestre tendo dependência do 1º, em disciplinas do 5º tendo dependência do 2º, em disciplinas do 6º tendo dependência do 3º). 3. O aluno sem dependências poderá matricular-se em 01 (uma) disciplina do período posterior ao seu, desde que haja disponibilidade de horário para inclusão. 4. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 003/2008.

8 NORMA COMPLEMENTAR 007/2009 Superior de Tecnologia da Construção Civil, Modalidade Movimento de Terra e Pavimentação. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em 1. Somente nos casos de comprometimento do prazo de integralização, o aluno poderá solicitar matrícula em disciplinas pertencentes à área do curso de ingresso em turno diferente daquele no qual ingressou na Faculdade, sempre respeitados os pré-requisitos e os co-requisitos. 2. A solicitação deverá ser feita no período fixado no Calendário Escolar, mediante requerimento protocolado na Secretaria Geral, que a encaminhará ao Departamento, para apreciação. 3. O Departamento definirá, a cada semestre, o número de vagas para esse fim No caso do número de solicitações exceder o número de vagas, será dada prioridade, pela ordem: I - ao aluno que dispuser de menor intervalo de tempo para integralizar seu curso; II - ao aluno que tiver o menor número de reprovações por conceito e/ou faltas; III - ao aluno que tenha contrato de estágio ou emprego na área do curso. 4. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 009/2007.

9 NORMA COMPLEMENTAR 008/2009 Superior de Tecnologia Mecânica, Modalidades Projetos e Processos de Produção. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em 1. Somente nos casos de comprometimento do prazo de integralização, o aluno poderá solicitar matrícula em disciplinas pertencentes à área do curso de ingresso em turno e modalidade diferente daquele no qual ingressou na Faculdade, sempre respeitados os pré-requisitos e os co-requisitos A solicitação deverá ser feita no período fixado no Calendário Escolar, mediante requerimento protocolado na Secretaria Geral, que a encaminhará ao Departamento, para apreciação. 2. O atendimento aos pedidos dos alunos do período matutino para cursar disciplinas no período noturno, parcial ou totalmente, levará em conta a seguinte condição prévia: 2.1. As disciplinas objeto da solicitação deverão pertencer necessariamente ao 5º ou ao 6º semestre da estrutura curricular do curso; esta solicitação só poderá ser feita por alunos que tenham até 02 (duas) dependências em disciplinas do 1º ao 4º semestre da estrutura curricular do curso A solicitação deverá ser feita por requerimento via internet, no período fixado no Calendário Escolar. A Secretaria Geral será responsável pela análise do pedido e informará o Departamento. 3. O Departamento definirá, a cada semestre, o número de vagas por disciplina para esse fim No caso do número de solicitações exceder o número de vagas, será dada prioridade, pela ordem: I - ao aluno que dispuser de menor intervalo de tempo para integralizar seu curso; II - ao aluno que tiver o menor número de reprovações por conceito e/ou faltas; III - ao aluno que tenha contrato de estágio ou emprego na área do curso. 4. Os alunos do período noturno, deverão utilizar o próprio requerimento de matrícula pela internet, para indicar a(s) disciplina(s) que pretende cursar no período matutino. 5. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 005/2008.

10 NORMA COMPLEMENTAR 009/2009 Superior de Tecnologia Mecânica, Modalidade Soldagem. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em 1. Somente nos casos de comprometimento do prazo de integralização, o aluno poderá solicitar matrícula em disciplinas pertencentes à área do curso de ingresso em turno diferente daquele no qual ingressou na Faculdade, sempre respeitados os pré-requisitos e os co-requisitos. 2. A solicitação deverá ser feita no período fixado no Calendário Escolar, mediante requerimento protocolado na Secretaria Geral, que a encaminhará ao Departamento, para apreciação. 3. O Departamento definirá, a cada semestre, o número de vagas para esse fim No caso do número de solicitações exceder o número de vagas, será dada prioridade, pela ordem: I - ao aluno que dispuser de menor intervalo de tempo para integralizar seu curso; II - ao aluno que tiver o menor número de reprovações por conceito e/ou faltas; III - ao aluno que tenha contrato de estágio ou emprego na área do curso. 4. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 010/2007.

11 NORMA COMPLEMENTAR 010/2009 Superior de Tecnologia em Materiais. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em sido reprovado por conceito, por faltas e nas disciplinas pendentes (aquelas que o aluno não pode cursar). 2. Não será efetuada matrícula de aluno em disciplinas de um período N, se aquele tiver dependências em disciplina em um período N-3 (ex: o aluno não poderá matricular-se em disciplinas do 4º semestre tendo dependência do 1º, em disciplinas do 5º tendo dependência do 2º, em disciplinas do 6º tendo dependência do 3º). 3. O aluno sem dependências não poderá matricular-se em disciplinas do período posterior ao seu, mesmo tendo disponibilidade de horário para inclusão de outras disciplinas. 4. As informações referentes às disciplinas optativas são de responsabilidade do Departamento de Ensino Geral, que divulgará, no seu quadro de avisos e na Secretaria Geral, os critérios para matrícula nessas disciplinas. 5. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 007/2008.

12 Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 005/2010 Superior de Tecnologia em Turismo e Hospitalidade. O, à vista do aprovado em reunião desse órgão realizada em e de acordo com o contido no artigo 11 da Portaria em epígrafe, baixa a seguinte Norma 1. Nas matrículas subsequentes à inicial, será obrigatória a inscrição nas disciplinas em que o aluno tenha sido reprovado por conceito, por faltas e nas disciplinas pendentes (aquelas que o aluno não pode cursar) Não será permitida a matrícula simultânea nas disciplinas cujas cargas horárias e cujos conteúdos obedecem a distribuição sequencial (ESP I, II e III, ING I, II e III, INFO I e II, LCOM I, II e III, TAD I e II) O TCC somente poderá ser cursado após a conclusão do V semestre na integra. 2. Não será efetuada matrícula de aluno em disciplinas de um período N, se aquele tiver dependências em disciplina em um período N-3 (ex: o aluno não poderá matricular-se em disciplinas do 4º semestre tendo dependência do 1º, em disciplinas do 5º tendo dependência do 2º, em disciplinas do 6º tendo dependência do 3º. 3. O aluno sem dependências poderá matricular-se em 01 (uma) disciplina do período posterior ao seu, desde que haja disponibilidade de horário para inclusão e que a disciplina não obedeça à distribuição sequencial. 4. O aluno que tiver até 03 (três) dependências do III ou IV semestre, poderá optar entre ÊNFASE A e ÊNFASE B e matricular-se nas disciplinas da Ênfase escolhida (A ou B), desde que não haja conflito de horário. 5. Não será permitido cursar as duas ÊNFASES. 6. No VI semestre as disciplinas são comuns às duas ÊNFASES. 7. Os casos omissos deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino, para análise e decisão. Esta Norma Complementar entra em vigor nesta data, revogando-se a Norma Complementar nº 002/ fatecsp@fatecsp.br Tel.: (11) Fax: (11)

Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 01/2016

Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 01/2016 Fatec São Paulo NORMA COMPLEMENTAR 01/2016 Regulamenta a aplicação da Portaria FATEC-SP nº 08, de 15 de dezembro de 2011, para o Curso Superior de Tecnologia em Hidráulica e Saneamento Ambiental. O Presidente

Leia mais

NORMA COMPLEMENTAR 0 3 /

NORMA COMPLEMENTAR 0 3 / NORMA COMPLEMENTAR 0 3 / 2 0 1 5 Regulamenta a aplicação da Portaria FATEC-SP nº 08, de 15 de dezembro de 2011, para o Curso Superior de Tecnologia da Construção Civil, Modalidade Edifícios. O Presidente

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS E SECRETARIADO - MANHÃ E NOITE A PARTIR DO 1 o SEMESTRE DE 2013

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS E SECRETARIADO - MANHÃ E NOITE A PARTIR DO 1 o SEMESTRE DE 2013 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS E SECRETARIADO - MANHÃ E NOITE A PARTIR DO 1 o SEMESTRE DE 2013 I II III IV V TEC SEC II - (2) TEC SEC III - (2) TEC SEC

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo 1 FATEC - SP EDITAL A Diretora da no uso de suas atribuições faz saber, que estão abertas, as inscrições para Transferência de alunos para os Cursos Superiores de Tecnologia ministrados na FATEC-SP. O

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de São Paulo PORTARIA FATEC-SP Nº 001, DE 30 DE MAIO DE 2008.

Faculdade de Tecnologia de São Paulo PORTARIA FATEC-SP Nº 001, DE 30 DE MAIO DE 2008. PORTARIA FATEC-SP Nº 001, DE 30 DE MAIO DE 2008. Estabelece normas para transferência de alunos para os cursos de graduação da FATEC- SP A Diretora da, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 DE 27 DE MAIO DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA

EDITAL Nº 01/2019 DE 27 DE MAIO DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA EDITAL Nº 01/2019 DE 27 DE MAIO DE 2019. PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA O Diretor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo Fatec-SP, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

FATEC-SP AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS E SECRETARIADO - NOTURNO GRADE CURRICULAR NOVA 2º SEMESTRE DE 2016

FATEC-SP AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS E SECRETARIADO - NOTURNO GRADE CURRICULAR NOVA 2º SEMESTRE DE 2016 GRADE CURRICULAR NOVA 2º SEMESTRE DE 2016 SEM INÍCIO SEGUNDA COD TERÇA COD QUARTA COD QUINTA COD SEXTA COD INÍCIO SÁBADO COD 1644 0968 07h30min I 55min 0969 0965 0966 LMAT INGL I 08h25min 0967 190 190

Leia mais

EDITAL. O preenchimento das vagas será efetuado obedecendo ao disposto na Portaria FATEC- SP nº 003 e nº 004 de 18 de novembro de 2011 e seus anexos.

EDITAL. O preenchimento das vagas será efetuado obedecendo ao disposto na Portaria FATEC- SP nº 003 e nº 004 de 18 de novembro de 2011 e seus anexos. EDITAL A Diretora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo no uso de suas atribuições faz saber, que estão abertas, as inscrições para Remanejamento e Transferência de alunos para os Cursos Superiores de

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 24/8/2010. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino do conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 22/2011 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á R E S O L U Ç Ã O Nº 022/2012-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 4/10/2012. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

Regras para Matrícula Acadêmica Web Matriz

Regras para Matrícula Acadêmica Web Matriz Regras para Matrícula Acadêmica Web 2019.1 Matriz 2019.1 Prezado aluno, É com muita satisfação que estamos dando início à rotina para a matrícula acadêmica. Para tanto, contaremos no próximo semestre letivo

Leia mais

A Reitora da Universidade Federal de São Carlos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

A Reitora da Universidade Federal de São Carlos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Gabinete do Reitor Via Washington Luís, km 235 Caixa Postal 676 13565-905 São Carlos SP - Brasil Fones: (16) 3351-8101/3351-8102 Fax: (16) 3361-4846/3361-2081 E-mail:

Leia mais

Edital nº 01/2017, de 16 de fevereiro de 2017

Edital nº 01/2017, de 16 de fevereiro de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE Edital nº 01/2017, de 16 de fevereiro de 2017

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 295 de 27/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 295 de 27/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 295 de 27/11/2017 - CAS Disciplina a matrícula e a rematrícula do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/2011 R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 06/2011 R E S O L V E: 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 06/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Geografia, modalidade licenciatura,

Leia mais

Alterações no Regime Didático 2016

Alterações no Regime Didático 2016 Alterações no Regime Didático 2016 Art. 41 - Ao Orientador Acadêmico compete: I - exercer o acompanhamento acadêmico dos seus orientados. II - zelar para que sejam cumpridas as determinações e recomendações

Leia mais

EDITAL 01/2014/COCHI DE DISCIPLINA ISOLADA

EDITAL 01/2014/COCHI DE DISCIPLINA ISOLADA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA: BACHARELADO E LICENCIATURA EDITAL 01/2014/COCHI DE

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Quero Bolsa Graduação UNIFACS Versão 1.

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Quero Bolsa Graduação UNIFACS Versão 1. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Quero Bolsa 2017.1 de Graduação UNIFACS 2017.1. 2. Elegíveis 3.

Leia mais

Regulamento dos Bacharelados e Licenciaturas e Regulamento dos Cursos de Tecnologia em vigor até 2010

Regulamento dos Bacharelados e Licenciaturas e Regulamento dos Cursos de Tecnologia em vigor até 2010 Informações sobre as principais modificações existentes no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Bacharelados e Licenciaturas e no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica

Leia mais

REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A melhor Escola de Negócios do Centro-Oeste Informações: 0800 62 1080 www.alfa.br/posgraduacao 2016 REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE)

RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE) Dispõe sobre os procedimentos para a matrícula de acadêmicos nos cursos de graduação a UDESC. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de São Roque no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL FATECSOROCABA Nº 01/2017 DE 15 DE MAIO DE 2017.

EDITAL FATECSOROCABA Nº 01/2017 DE 15 DE MAIO DE 2017. EDITAL FATECSOROCABA Nº 01/2017 DE 15 DE MAIO DE 2017. O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA. ProGrad nº 3 de 25 de maio de 2016

PORTARIA NORMATIVA. ProGrad nº 3 de 25 de maio de 2016 PORTARIA NORMATIVA ProGrad nº 3 de 25 de maio de 2016 Regula o procedimento de rematrícula para todos os cursos de graduação da UNIFESP A Pró-Reitora de Graduação da, nos termos do inciso III do artigo

Leia mais

CAPÍTULO I DA MATRÍCULA. SEÇÃO I Da Matrícula Inicial

CAPÍTULO I DA MATRÍCULA. SEÇÃO I Da Matrícula Inicial CAPÍTULO I DA MATRÍCULA SEÇÃO I Da Matrícula Inicial Art. 17. A matrícula inicial é o ato formal de ingresso e de vinculação aos cursos de educação profissional técnica de nível médio do IFMG e deve ser

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2017 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 019/2017-CONSEPE)

RESOLUÇÃO Nº 013/2017 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 019/2017-CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 013/2017 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 019/2017-CONSEPE) Regulamenta o ingresso aos cursos de graduação da UDESC, nas modalidades: Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista

Leia mais

EDITAL 005/ CURSOS DE FÉRIAS DISCIPLINAS: PROCESSO DO CONHECIMENTO I, RECURSOS NO PROCESSO CIVIL E CRIMINOLOGIA

EDITAL 005/ CURSOS DE FÉRIAS DISCIPLINAS: PROCESSO DO CONHECIMENTO I, RECURSOS NO PROCESSO CIVIL E CRIMINOLOGIA EDITAL 005/2014.2 CURSOS DE FÉRIAS DISCIPLINAS: PROCESSO DO CONHECIMENTO I, RECURSOS NO PROCESSO CIVIL E CRIMINOLOGIA Dispõe sobre a abertura de vagas para os Cursos de Férias das Disciplinas de Processo

Leia mais

EDITAL Nº 06 DE 22 DE MARÇO DE ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS

EDITAL Nº 06 DE 22 DE MARÇO DE ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS EDITAL Nº 06 DE 22 DE MARÇO DE 2018. ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS O DIRETOR GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Canoas, no uso

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos s de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação Bacharelado, Graduação Tecnológica

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação Bacharelado, Graduação

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos s de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação Bacharelado, Graduação Tecnológica

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 025/2012 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 025/2012 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 025/2012 CONSEPE Regulamenta o ingresso aos Cursos de Graduação Presenciais da UDESC, nas modalidades: Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso após Abandono, Retorno ao Portador

Leia mais

EDITAL FATEC SOROCABA Nº 02/2014 DE 08 DE OUTUBRO DE 2014.

EDITAL FATEC SOROCABA Nº 02/2014 DE 08 DE OUTUBRO DE 2014. EDITAL FATEC SOROCABA Nº 02/2014 DE 08 DE OUTUBRO DE 2014. O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) Resolução UNESP nº 55 de 13 de junho de 2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola),

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 013/2013, de 13 de novembro de 2013.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 013/2013, de 13 de novembro de 2013. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 013/2013, de 13 de novembro de 2013. Atualiza as normas para ocupação de vagas em turmas dos cursos presenciais no âmbito da UFERSA. O Presidente do - CONSEPE da - UFERSA, no

Leia mais

Regulamento dos Bacharelados e Licenciaturas e Regulamento dos Cursos de Tecnologia em vigor. Novo Regulamento dos Cursos de Graduação da UTFPR

Regulamento dos Bacharelados e Licenciaturas e Regulamento dos Cursos de Tecnologia em vigor. Novo Regulamento dos Cursos de Graduação da UTFPR Informações sobre as principais modificações existentes no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Bacharelados e Licenciaturas e no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e, observada a lista do item 5. 2. Elegíveis

Leia mais

DELIBERAÇÃO CG-FCFRP/USP Nº 08, DE 2014.

DELIBERAÇÃO CG-FCFRP/USP Nº 08, DE 2014. DELIBERAÇÃO CG-FCFRP/USP Nº 08, DE 2014. DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS DOS ALUNOS DA FCFRP/USP A Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre procedimentos operacionais de matrícula em disciplinas

Leia mais

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Mérito ENEM 2016.2 dos s de Graduação Presencial ou Semipresencial

Leia mais

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Resolução UNESP nº 42 de 09/05/2014 TÍTULO I Do Programa Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Artigo

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através Company 2017.1 para os cursos presenciais ou semipresenciais de

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis Presencial ou Semipresencial de Feira de Santana ( e, com exceção de Direito, Medicina e cursos ofertados 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de

Leia mais

EDITAL FATECSOROCABA Nº 02/2018 DE 17 DE MAIO DE 2018.

EDITAL FATECSOROCABA Nº 02/2018 DE 17 DE MAIO DE 2018. EDITAL FATECSOROCABA Nº 02/2018 DE 17 DE MAIO DE 2018. O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista do item 5.

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Campus Guarulhos 1 SEMESTRE LETIVO / 2018

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Campus Guarulhos 1 SEMESTRE LETIVO / 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS DE REMATRÍCULA 1 SEMESTRE LETIVO / 2018 Prezados (as) estudantes, Entre os dias 30/01 e 01/02/2018 ocorrerão as inscrições para a 1ª Fase da Rematrícula On-line, referente às aulas do

Leia mais

EDITAL FATEC ITAQUERA Nº 02/2017 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2017.

EDITAL FATEC ITAQUERA Nº 02/2017 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2017. EDITAL FATEC ITAQUERA Nº 02/2017 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2017. A Diretora da Faculdade de Tecnologia Itaquera no uso de suas atribuições legais faz saber que estarão abertas as inscrições para o processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS. Edital nº. 02, de 23 de janeiro de 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS. Edital nº. 02, de 23 de janeiro de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS Edital nº. 02, de 23 de janeiro de 2014. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE GRADUADOS E

Leia mais

Nos termos do Regimento Geral da UERGS são admitidas três formas de mobilidade acadêmica, na forma de transferência interna:

Nos termos do Regimento Geral da UERGS são admitidas três formas de mobilidade acadêmica, na forma de transferência interna: A Pró-Reitora de Ensino, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a abertura de inscrições à mobilidade acadêmica 2017, nas modalidades de transferência interna, para alunos que estão regularmente

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha FIES50 2017.1 dos s de Graduação Presencial e Semipresencial

Leia mais

INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS

INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS TABELA COMPLETA COM AS DATAS DOS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS APROVADOS PARA 2018 O Conselho de Ensino na Sessão Ordinária de 13 de dezembro de 2017, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL FATECSOROCABA Nº 02/2017 DE 30 DE OUTUBRO DE 2017.

EDITAL FATECSOROCABA Nº 02/2017 DE 30 DE OUTUBRO DE 2017. EDITAL FATECSOROCABA Nº 02/2017 DE 30 DE OUTUBRO DE 2017. O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo Edital Interno / Externo de Transferência nº 01/2013 de 11 de junho de 2013 Transferência ou Matrícula 2º Semestre/2013 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo, no uso de

Leia mais

Campanha TE e ME Express para os cursos presenciais de Graduação Bacharelado e Graduação Tecnológica Versão 1.

Campanha TE e ME Express para os cursos presenciais de Graduação Bacharelado e Graduação Tecnológica Versão 1. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha TE e ME Express 2016.1 dos cursos de Graduação Presencial (Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012 TÍTULO I Do Programa Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Letras, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos EDITAL N o 032/2017-DAA CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado no site www.daa.uem.br, no dia 01/12/2017. Francisco Antonio Garcia Secretário Publica prazo e procedimentos para renovação

Leia mais

EDITAL Nº 41/2013-PREG/UFPI, DE 10 DE JUNHO DE EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE MATRÍCULA INTERCAMPI PARA O PERÍODO

EDITAL Nº 41/2013-PREG/UFPI, DE 10 DE JUNHO DE EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE MATRÍCULA INTERCAMPI PARA O PERÍODO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga CEP 64.049-550 Teresina Piauí Brasil EDITAL Nº 41/2013-PREG/UFPI,

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019 A Fundação Getulio Vargas realiza a abertura das inscrições para o Processo Seletivo ao Programa de Dupla Graduação

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 A Fundação Getulio Vargas realiza a abertura das inscrições para o Processo Seletivo ao Programa de Dupla Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 92/2014-PREG/UFPI, DE 17 DE NOVEMBRO DE EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE MATRÍCULA INTERCAMPI PARA O PERÍODO 2015.

EDITAL Nº 92/2014-PREG/UFPI, DE 17 DE NOVEMBRO DE EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE MATRÍCULA INTERCAMPI PARA O PERÍODO 2015. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Câmpus Universitário Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga CEP 64.049-550 Teresina Piauí Brasil EDITAL Nº 92/2014-PREG/UFPI,

Leia mais

EDITAL N.º 57/07 CEFET-SP

EDITAL N.º 57/07 CEFET-SP Page 1 of 16.º 57/07 CEFET-SP 1. ABERTURA: O Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, de acordo com as disposições da legislação em vigor, FAZ SABER, por meio do presente Edital,

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 14/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Engenharia

Leia mais

A reformulação do Plano de Estudos deverá ser realizada, pelo aluno, no período de 13 a 23 de outubro 2013.

A reformulação do Plano de Estudos deverá ser realizada, pelo aluno, no período de 13 a 23 de outubro 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO-Coordenação de Oferta e Matrícula A reformulação do Plano de Estudos deverá ser realizada, pelo aluno, no período de 13 a 23 de outubro 2013.

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS), vinculado

Leia mais

06/08/2018 até 18/08/2018 os candidatos do curso de Direito noturno da forma de ingresso

06/08/2018 até 18/08/2018 os candidatos do curso de Direito noturno da forma de ingresso 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da 2. Elegíveis Candidatos que tem o status aprovados e não matriculados

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha Bolsa Social 2016.2 (Base Prouni e FIES) dos s de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP Seção de Pós-Graduação 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO REGIME ESPECIAL DE DEPENDÊNCIA

REGULAMENTO REGIME ESPECIAL DE DEPENDÊNCIA Estabelece a abertura do Regime Especial de Dependência para cumprimento de disciplinas em processo de reprovação por nota. A Direção Geral da Faculdade de São Vicente torna público aos alunos regularmente

Leia mais

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período:

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: Universidade Federal do Oeste do Pará Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação Contato: sistemas.ctic@ufopa.edu.br Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: 2013.2 Índice 1. Apresentação

Leia mais

Regulamento de Matrícula

Regulamento de Matrícula RESOLUÇÃO UNESP Nº 44, DE 10 DE JULHO DE 1995 Alterada pela Resolução nº 59/97 Alterada pela Resolução nº 81/99 Alterada pela Resolução nº 57/2001 Aprova o Regulamento de Matrícula na Unesp O Reitor da

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia INSTITUTO DE HISTÓRIA Coordenação dos Cursos de História

Universidade Federal de Uberlândia INSTITUTO DE HISTÓRIA Coordenação dos Cursos de História Universidade Federal de Uberlândia INSTITUTO DE HISTÓRIA Coordenação dos Cursos de História Campus Santa Mônica - Bloco H - Sala 1H38 - e-mail: cochi@ufu.br Fone/Fax (0xx34) 3239-4199 EDITAL 02/2015/COCHI

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis semipresenciais de, e 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha #PartiuUnifacs dos cursos de Graduação Presencial

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos EDITAL N o 042/2018-DAA CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado no site www.daa.uem.br, no dia 23/11/2018. Francisco Antonio Garcia Secretário Publica prazo e procedimentos para renovação

Leia mais

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar *

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar * Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime * Resolução N.º 7/2015 - CGA SUMÁRIO TÍTULO I - DA MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS... 3 Seção I - Da Matrícula Semestral...

Leia mais

EDITAL Nº 004, DE 23 DE OUTUBRO DE 2018

EDITAL Nº 004, DE 23 DE OUTUBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS CONGONHAS DIRETORIA DE ENSINO Avenida Michael Pereira

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Curso de Economia MATRÍCULA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Curso de Economia MATRÍCULA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016 MATRÍCULA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016 MATRÍCULA VIA JÚPITER WEB INTERAÇÕES A matrícula para o 1º semestre de 2016 será feita em DUAS interações. As datas são as seguintes: 1ª Interação: 7 a 14 de dezembro

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos s de Graduação Presencial e Semipresencial (Bacharelado e Tecnológica, com, dos

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha Save The Date 2018.1 para os cursos de, Licenciatura e

Leia mais

PERÍODO DE RECUPERAÇÃO: 10 a 16/12/14 3. NOTAS E FREQUÊNCIA: 1º semestre/2014: Lançamento do Registro de Frequência ref. aos meses de março a maio

PERÍODO DE RECUPERAÇÃO: 10 a 16/12/14 3. NOTAS E FREQUÊNCIA: 1º semestre/2014: Lançamento do Registro de Frequência ref. aos meses de março a maio 1. HORÁRIO PARA 2014 Prazo final para divulgação de normas curriculares para o ano de 2014 06/12/13 Prazo final para divulgação de horários curriculares para o ano de 2014 06/12/13 2. PERÍODOS LETIVOS:

Leia mais

EDITAL Todas as vagas dos cursos técnicos de formação subsequente serão destinadas ao Programa Bolsa Formação do PRONATEC.

EDITAL Todas as vagas dos cursos técnicos de formação subsequente serão destinadas ao Programa Bolsa Formação do PRONATEC. Guarulhos, 14 de março de 2014. EDITAL Nº 01/2014 A Presidente do Conselho de Administração Superior da Faculdade Anhanguera de Guarulhos, no uso de suas competências e demais disposições legais, ouvido

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006/2015 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 006/2015 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 006/2015 CONSEPE Estabelece normas sobre mobilidade acadêmica para discentes de cursos de Graduação. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Fundação Universidade

Leia mais

RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS!

RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS! RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS! OFERTA DO CURSO DE LETRAS O curso de Letras da FALE é ofertado em duas modalidades: licenciatura e bacharelado.

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha UNIFACS- Início das Aulas 2016.2 dos cursos de Graduação

Leia mais

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE

Leia mais

JULHO CATEGORIA DIA HORÁRIO

JULHO CATEGORIA DIA HORÁRIO JULHO CALOUR@S 1ª chamada VETERAN@S* INGRESSOS ESPECIAIS (Aprovados na seleção de maio de 2012 para Transferências, Retornos e Reingressos para 2012/2) 12 e 13 (quinta e sexta) 14 a 18 (sábado à quarta)

Leia mais

Fatec Itaquera Prof. Miguel Reale EDITAL FATEC ITAQUERA Nº 03/2015 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Itaquera Prof. Miguel Reale EDITAL FATEC ITAQUERA Nº 03/2015 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL FATEC ITAQUERA Nº 03/2015 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015. A Diretora da Faculdade de Tecnologia Itaquera no uso de suas atribuições legais faz saber que estarão abertas as inscrições para o processo

Leia mais

Edital de Transferência 01/ As vagas disponíveis para transferência por turno são listadas na Tabela 1. Curso Turno Vagas

Edital de Transferência 01/ As vagas disponíveis para transferência por turno são listadas na Tabela 1. Curso Turno Vagas Edital de Transferência 01/2017 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC Garça) Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (COPIC)

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (COPIC) PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (COPIC) EDITAL Nº 017/2013 - MUDANÇA DE CURSO PARA 2013.2 O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC),

Leia mais

Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Reversão Cancelamento Graduação Versão 2.

Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Reversão Cancelamento Graduação Versão 2. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os alunos calouros participantes da Campanha Reversão Cancelamento 2017.1 para os s de Graduação Bacharelado,

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP Estabelecido pela Resolução UNESP n. 21, de 15-4-2013 (Publicado no DOE de 16/04/2013, Seção I, Pág. 39 e 40) Alterada pela Resolução UNESP

Leia mais

EDITAL N.º 02/2010. Dispõe sobre o processo seletivo classificatório para os Cursos Técnicos em:

EDITAL N.º 02/2010. Dispõe sobre o processo seletivo classificatório para os Cursos Técnicos em: 1 EDITAL N.º 02/2010 Dispõe sobre o processo seletivo classificatório para os Cursos Técnicos em: Administração Comércio Exterior Contabilidade Design de Moda Eletrônica com ênfase em Eletrônica Médica

Leia mais

EDITAL nº 003/2019 REGULAMENTA O PROCESSO SELETIVO, POR TRANFERÊNCIA INTERNA, PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL

EDITAL nº 003/2019 REGULAMENTA O PROCESSO SELETIVO, POR TRANFERÊNCIA INTERNA, PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE ENSINO EDITAL nº 003/2019 REGULAMENTA O PROCESSO SELETIVO, POR TRANFERÊNCIA INTERNA, PARA OS CURSOS DE

Leia mais

CAPÍTULO I DA MATRÍCULA. SEÇÃO I Da Matrícula Inicial

CAPÍTULO I DA MATRÍCULA. SEÇÃO I Da Matrícula Inicial CAPÍTULO I DA MATRÍCULA SEÇÃO I Da Matrícula Inicial Art. 19. A matrícula inicial é o ato formal de ingresso e de vinculação aos cursos de graduação do IFMG e deve ser realizada pelo discente ou por seu

Leia mais