MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS. Edital nº. 02, de 23 de janeiro de 2014.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS. Edital nº. 02, de 23 de janeiro de 2014."

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS Edital nº. 02, de 23 de janeiro de PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE GRADUADOS E TRANSFERIDOS O Diretor Geral em Exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Santa Inês, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas, no período de 27/01 a 31/01/2014, as inscrições para a seleção de candidatos ao preenchimento de vagas nos cursos de graduação, através de Transferência de alunos de cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior e de Admissão de graduados de nível superior para os cursos superiores de Licenciatura em Física, Tecnologia em Construção de Edifícios e Bacharelado em Administração. 1. DA VALIDADE 1.1 O Processo Seletivo terá validade para matrícula nos Cursos Superiores de Licenciatura em Física, Tecnologia em Construção de Edifícios e Bacharelado em Administração, do IFMA-Campus Santa Inês, para ingresso no primeiro semestre de 2014, de acordo com o Quadro de Vagas constante do Anexo I do presente Edital. 2. DOS CRITÉRIOS 2.1 Graduados: candidatos portadores de diploma de curso superior, registrado pelo órgão competente, poderão ingressar no IFMA-Campus Santa Inês, para uma nova graduação, desde que seja aprovado no Processo Seletivo e classificado dentro do número de vagas oferecidas Ao candidato graduado não será exigido afinidade entre o curso que já possui e o pretendido. 2.2 Transferência Externa: aluno regularmente matriculado em outras Instituição de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo MEC, que: a) tenha sido aprovado no Processo Seletivo e classificado dentro do número de vagas oferecidas; b) tenha cursado, com aproveitamento, na IES de origem, todas as disciplinas referentes ao primeiro período e que esteja regularmente matriculado; c) não esteja cursando o último ano ou período letivo No caso de Transferência Externa só será aceita inscrição para o mesmo curso de graduação em que o candidato esteja matriculado ou com matrícula trancada na IES de origem, salvo exceções de cursos afins descritas no Anexo II deste Edital.

2 3. DAS INSCRIÇÕES 3.1 O candidato deverá inscrever-se, no período de 27 a 31 de janeiro de 2014, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sede do IFMA-Campus Santa Inês, localizado na Rodovia BR-316, S/N, Canaã, CEP , Santa Inês-MA. 3.2 No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, dispor do original e cópia dos seguintes documentos: Documento de Identidade, CPF, Histórico Escolar do Curso de Graduação e preencher o formulário de Inscrição. 3.3 Será aceita somente uma inscrição por candidato, que concorrerá a uma única vaga no curso de sua opção, a qual deverá ser indicada no Formulário de Inscrição. 3.4 O candidato concorrerá às vagas constantes no Anexo I Quadro de Vagas. 3.5 Não será permitida inscrição condicional e/ou por via postal. 3.6 A inscrição será gratuita. 3.7 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. 4. DO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO 4.1 O Comprovante de Confirmação de Inscrição será entregue no ato da inscrição, realizada no Departamento de Controle e Registro Acadêmico do Campus. Nele constarão as seguintes informações: nome completo, número do Documento de Identidade, siglas do órgão expedidor e do Estado emitente, curso escolhido, número de inscrição. É obrigação do candidato conferir seus dados de identificação constantes no Comprovante de Inscrição, pois em nenhuma hipótese será permitida modificação (ou rasuras) no referido Cartão, após aceitação do mesmo pelo candidato. 5 DO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 5.1 Divulgação dos candidatos classificados: a partir do dia 04 de fevereiro de 2014, no site do IFMA ( bem como na Portaria do IFMA-Campus Santa Inês. 5.2 Prazo para recurso: 05 de fevereiro de Matrícula dos candidatos classificados: 06 e 07 de fevereiro de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Departamento de Controle e Registro Acadêmico do IFMA-Campus Santa Inês. 6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO 6.1 Para efeito de classificação do candidato será aplicada a média global obtida pelo aluno em todo o curso (para graduados) ou ao longo do curso (para transferidos), e os resultados serão apresentados em ordem decrescente de pontuação para ocupação das vagas até o limite previsto neste Edital. 6.2 Será efetuada a análise do histórico escolar, de acordo com as normas de aproveitamento de estudos e o resultado final obedecerá à seguinte ordem: a) menor número de componentes curriculares para a integralização curricular; b) aproveitamento da maior carga horária cursada; c) maior idade. 7 DOS RECURSOS 7.1 Em caso de discordância do resultado divulgado caberá recurso ao Departamento de Educação Superior de Tecnologia.

3 7.2 O recurso deverá ser feito em forma de requerimento e deverá ser entregue no Campus Santa Inês até às 18h do dia 05 de fevereiro de A resposta aos recursos, caso estes sejam impetrados, será divulgada no site do IFMA ( 7.4 Não será aceito recurso via correio ou, ainda, fora do prazo. 8 DAS MATRÍCULAS 8.1 Os candidatos classificados realizarão suas matrículas nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2014, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Departamento de Controle e Registro Acadêmico do IFMA-Campus Santa Inês, situado na Rodovia BR-316, S/N, Canaã, CEP: , Santa Inês-MA. 8.2 No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os documentos especificados a seguir, conforme a sua condição Graduado: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); Diploma do curso superior (original e cópia), devidamente registrado no órgão competente ou Certidão de colação de grau (original e cópia); Histórico Escolar do curso superior (original e cópia); Documento de identidade (original e cópia, frente e verso separados); CPF (original e cópia); Título de Eleitor e comprovante da última votação (original e cópia); Duas fotos 3x4 recentes e de frente; Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, juntamente com Histórico Escolar (original e cópia); Prova de quitação com as obrigações do serviço militar para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos (original e cópia) Transferido: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); Histórico Escolar do curso superior (original e cópia); Declaração comprobatória de que o aluno está regularmente matriculado à época da inscrição (2013/2), no mínimo, no segundo período do curso de graduação na IES de origem (original, carimbada e assinada pelo membro do setor responsável); Documento de identidade (original e cópia, frente e verso separados); CPF (original e cópia); Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição, para os candidatos maiores de 18 anos (original e cópia); Duas fotos 3x4 recentes e de frente; Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, juntamente com Histórico Escolar (original e cópia); Prova de quitação com as obrigações do serviço militar para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos (original e cópia);. Grade e ementas de disciplinas cursadas. 8.3 No ato da matrícula, o candidato aprovado em seletivo poderá solicitar aproveitamento de estudos e além dos documentos exigidos nos subitens e 8.1.2, deverá apresentar também o Programa das disciplinas cursadas com o título constante no histórico escolar (original ou cópia autenticada pela Instituição de origem); 8.4 Não serão aceitas matrículas fora do prazo estabelecido no subitem 8.1 e sem apresentação de todos os documentos constantes do subitem 8.2.

4 8.5 O candidato que não fizer a sua matrícula no prazo estipulado no presente Edital, conforme subitem 8.1 e nem apresentar todos os documentos constantes do subitem 8.2 perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato subsequente na lista de classificação final. 8.6 Ao candidato que no ato da matrícula possuir outra matrícula em instituição pública de ensino superior, diferente da que está usando para transferência, será aplicada a Lei Federal n , de 11 de novembro de 2009, D.O.U de 12 de novembro de DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS 9.1 O Edital, na íntegra, estará disponível na Portaria do IFMA-Campus Santa Inês, e na internet, no site do IFMA ( a partir do dia 24 de janeiro de Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que utilizar meios ilícitos para realizá-lo ou desrespeitar as normas contidas neste Edital. 9.3 Quaisquer dúvidas ou informações suplementares poderão ser respondidas pela Comissão Local designada pela Direção do Campus. 9.4 Na hipótese de, por força maior, a Direção-Geral do Campus Santa Inês tiver necessidade de alterar quaisquer das disposições fixadas neste Edital, a comunicação far-se-á através de nota oficial, divulgada no site do IFMA, constituindo tal documento, a partir de então, parte integrante deste Edital. 9.5 Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pelo Departamento de Educação Superior de Tecnologia, e, quando necessário, encaminhados para solução aos setores competentes do IFMA. Parágrafo único Fica eleito o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Cidade de São Luís, Estado do Maranhão, para dirimir questões oriundas do presente Processo Seletivo. Santa Inês, 23 de janeiro de EDEN WAM GOMES CASTRO Diretor Geral em Exercício IFMA-Campus Santa Inês

5 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS Edital nº. 02, de 23 de janeiro de PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE GRADUADOS E TRANSFERIDOS ANEXO I QUADRO DE VAGAS Curso Licenciatura em Física Tecnologia em Construção de Edifícios Bacharelado em Administração IFMA-CAMPUS SANTA INÊS Número de Vagas Transferência Graduado Turno externa Noturno Noturno Noturno

6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS Edital nº. 02, de 23 de janeiro de PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE GRADUADOS E TRANSFERIDOS ANEXO II ÁREAS COM AFINIDADE AOS CURSOS SUPERIORES QUE POSSUEM VAGAS PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA IFMA-Campus Santa Inês Curso Áreas afins Licenciatura em Física Astronomia; Ciências; Qualquer Curso de Engenharia; Estatística; Geologia; Licenciatura em Eletricidade ou Eletrotécnica ou Eletrônica; Matemática; Meteorologia; Química. Tecnologia em Construção de Edifícios Engenharia Civil; Engenharia Sanitária; Engenharia Cartográfica; Engenharia de Agrimensura; Agronomia; Arquitetura; Licenciatura em Construção Civil; Cursos Superiores de Tecnologia em: Agrimensura; Controle de Obras; Estradas; Material de Construção; Obras Hidráulicas. Bacharelado em Administração Do próprio curso, de qualquer habilitação de Administração; Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Sistemas de Informação; Ciência da Computação; Informática; Pedagogia; Ciências Sociais; Geografia; História; Filosofia; Letras; Biblioteconomia; Direito; Ciências Políticas; Secretariado Executivo - Bacharelado; Turismo; Engenharia de Produção; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica; Relações Internacionais; Hotelaria; Serviço Social; Ciências Atuariais; Comunicação Social; Psicologia; Graduações Tecnológicas em: Comércio Exterior; Gestão

7 Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing; Negócios Imobiliários; Processos Gerenciais; Secretariado; Processamento de Dados e Área Médica.

Os

Os INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS CODÓ COORDENAÇÃO GERAL DE CURSOS SUPERIORES Edital nº 02/2015, de 10 de julho de 2015. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO BR 153, KM 99, Bloco C, 1º andar Fone: Anápolis - GO.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO BR 153, KM 99, Bloco C, 1º andar Fone: Anápolis - GO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO BR 153, KM 99, Bloco C, 1º andar Fone: 62 3328-1168 Anápolis - GO. CEP: 75132-400 EDITAL DE VAGAS Nº. 024/2014/PrG A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 160, DE 20 DE OUTUBRO DE

Leia mais

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 Bairro Pioneiros

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 1º semestre de 2017

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 1º semestre de 2017 EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 1º semestre de 2017 O Diretor Acadêmico da Faculdade de Direito de Contagem - FDCON, Prof. Dr. Luiz Moreira Gomes Junior, no uso de suas atribuições, considerando o disposto

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE MARÇO DE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2013-2 O Reitor do UNIABEU Centro Universitário, no uso de suas atribuições

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre EDITAL Nº 63, DE 14 DE OUTUBRO DE 26

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017

EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017 EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017 O diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Leia mais

EDITAL Nº 198/ As inscrições serão realizadas no período de 05 a 14 de junho de 2017.

EDITAL Nº 198/ As inscrições serão realizadas no período de 05 a 14 de junho de 2017. EDITAL Nº 198/2017 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO NOS CURSOS DO SEGUNDO CICLO APÓS CONCLUSÃO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2017/2 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 06

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 06 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 06 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Do Calendário... 4 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 5 6. Das Disposições Finais... 6 Edital nº 06

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014 A Universidade Santa Úrsula - USU, torna público, na forma regimental e em consonância com as disposições legais, que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 006/17 PROCESSO SELETIVO 17/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições regimentais e em

Leia mais

FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/1

FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/1 FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/1 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-RS faz

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01/2016, de 29 de fevereiro de 2016 O Diretor-Geral do campus

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM O Reitor do UNIABEU Centro Universitário, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CAMPINAS EDITAL N 01/2014-IFSP/CMP

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CAMPINAS EDITAL N 01/2014-IFSP/CMP I I IIIINSllTUTO FEOERAL si.ajp.uo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CAMPINAS EDITAL N 01/2014-IFSP/CMP PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA ENSINO SUPERIOR

Leia mais

EDITAL Nº 60/UNOESC-R/2017

EDITAL Nº 60/UNOESC-R/2017 EDITAL Nº 60/UNOESC-R/2017 Abre inscrições para o Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação a serem oferecidos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc no primeiro semestre de

Leia mais

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016.

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS CAMPUS VIAMÃO O do Instituto

Leia mais

1.3 É permitido o ingresso do portador de diploma de curso de graduação no mesmo nível de ensino ou nos cursos técnicos de nível médio subsequentes.

1.3 É permitido o ingresso do portador de diploma de curso de graduação no mesmo nível de ensino ou nos cursos técnicos de nível médio subsequentes. EDITAL Nº 36 DE 24 DE MAIO DE 2017 ABERTURA DE PROCESSO DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA OU PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES E TÉCNICO EM PLÁSTICOS SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO IFRS CAMPUS

Leia mais

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016 O Diretor-Geral do campus Camocim do

Leia mais

SELEÇÃO 2017/2 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO COMO PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 09/2017

SELEÇÃO 2017/2 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO COMO PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 09/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS PESQUEIRA SELEÇÃO 2017/2 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

1 - ABERTURA: 2 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 DAS VAGAS DISPONÍVEIS:

1 - ABERTURA: 2 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 DAS VAGAS DISPONÍVEIS: Edital de convocação Nº 005, de 27 de junho de. LISTA DE ESPERA. Sistema de Seleção Unificada (SISU).2 CONVOCAÇÃO PARA PRÉ-MATRÍCULA DOS CANDIDATOS 1 - ABERTURA: O Pró-Reitor de Ensino, considerando o

Leia mais

ENEM EDITAL Nº 09

ENEM EDITAL Nº 09 ENEM 2015.2 EDITAL Nº 09 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Do calendário... 6 4. Da Avaliação... 6 5. Da matrícula... 6 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7. Das disposições

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de São Carlos. Edital de Vagas Remanescentes nº 001, de 02/06/2017.

Faculdade de Tecnologia de São Carlos. Edital de Vagas Remanescentes nº 001, de 02/06/2017. Edital de Vagas Remanescentes nº 001, de 02/06/2017. O Diretor da FATEC SÃO CARLOS, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estarão abertas as inscrições para o preenchimento de Vagas Remanescentes

Leia mais

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO Edital SJC N. 033/2017 de 27 de abril de 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR

Leia mais

1.2 Requisitos para concorrer a uma vaga por transferência interna:

1.2 Requisitos para concorrer a uma vaga por transferência interna: O Campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, em conformidade com a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Do calendário... 5 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 6 6. Do regime escolar e semestralidade... 6

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO 1. Da validade...3 2. Das Inscrições...4 3. Do calendário...4 4. Da avaliação...5 5. Da Matrícula...5 6. Do regime escolar e semestralidade...6 7. Das

Leia mais

EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013.

EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. ABRE PROCESSO PARA INGRESSO DIPLOMADO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E NOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE SUBSEQUENTE DO CÂMPUS RESTINGA DO IFRS O do Instituto

Leia mais

ATO EDITAL 05/2016 Em 31 de maio de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO

ATO EDITAL 05/2016 Em 31 de maio de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO O Presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CAES), da UNIVERSIDADE CEUMA, fundamentado na Lei nº 9394, de 20/12/96, regulamentada pelos decretos nº 5.622, de 20/12/2005 e nº 5.773, de 09/05/2006.;

Leia mais

EDITAL N DE 10 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL N DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 iiii INSTITUTO FEDERAL São Paulo Câmpus São josé dos Campos EDITAL N. 0 054 DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL N 0 17, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNA E EXTERNA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE EDITAL Nº 002/2016 Campus Avançado Sombrio Divulga a abertura do período de inscrições para ingresso nos cursos superiores do IFC Campus Avançado de Sombrio por meio de transferência interna, transferência

Leia mais

Resolução nº 011/01-CEPE

Resolução nº 011/01-CEPE Resolução nº 011/01-CEPE ESTABELECE NORMAS PARA O CONCURSO VESTIBULAR PARA A HABILITAÇÃO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, ALTERA A RESOLUÇÃO N O 025/99-CEPE E REVOGA

Leia mais

CastroDigital.com.br

CastroDigital.com.br MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL EDITAL Nº 22, de 31 de agosto de 2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre 1 E D I T A L PROCESSO SELETIVO 2010-1º. semestre Art.1º O Processo Seletivo 2010 1º. semestre dos cursos oferecidos pela FACULDADE FRANCISCANA FAE BLUMENAU obedecerá às regras apresentadas neste Edital

Leia mais

EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR A Diretoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da

Leia mais

2 DOS CURSOS, SEUS TURNOS, ÁREAS AFINS E NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Tabela de vagas para os Cursos Superiores de Graduação:

2 DOS CURSOS, SEUS TURNOS, ÁREAS AFINS E NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Tabela de vagas para os Cursos Superiores de Graduação: Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 046, DE 09 DE MAIO DE 2013.

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-RS faz saber,

Leia mais

EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O Diretor da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA DE CALOUROS 2017/1

EDITAL DE MATRÍCULA DE CALOUROS 2017/1 Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína. ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone: 63'

Leia mais

EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos:

EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 31/2016 PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 001, DE 25 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL Nº 001, DE 25 DE JANEIRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS AVANÇADO ITABIRITO EDITAL Nº 001, DE 25 DE JANEIRO DE

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 01/2017 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE ABERTURA DE PROCESSO DE INGRESSO DE DIPLOMADO PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE

EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE ABERTURA DE PROCESSO DE INGRESSO DE DIPLOMADO PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1 Da Validade... 3 2 Das Inscrições... 3 3 Do calendário... 4 4 Da Avaliação... 4 5 Da matrícula... 4 6 Do regime escolar e semestralidade... 5 7 Das

Leia mais

SELEÇÃO 2017/2 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO COMO PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 08/2017

SELEÇÃO 2017/2 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO COMO PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 08/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS PESQUEIRA SELEÇÃO 2017/2 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 56 DE 08 DE AGOSTO DE 2017

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 56 DE 08 DE AGOSTO DE 2017 O DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições, torna público a abertura das inscrições para Curso de Extensão PRÉ-IFMA (Preparatório para Admissão

Leia mais

PORTADOR DE DIPLOMA EAD EDITAL Nº 03

PORTADOR DE DIPLOMA EAD EDITAL Nº 03 PORTADOR DE DIPLOMA EAD 2017.2 EDITAL Nº 03 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 3 4 Do Resultado... 4 5. Das Vagas... 4 6. Da Matrícula... 4 7. Do Regime Escolar e Semestralidade...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014 EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS JAGUARIAÍVA EDITAL 07/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS JAGUARIAÍVA EDITAL 07/2016 EDITAL 07/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES PARA O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REDE E-TEC BRASIL. Dispõe sobre

Leia mais

Edital nº 01, de 15 de maio de 2017

Edital nº 01, de 15 de maio de 2017 Edital nº 01, de 15 de maio de 2017 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO CPPS PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 07/2017 CPPS

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO CPPS PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 07/2017 CPPS CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO CPPS PROCESSO SELETIVO 2017.1 EDITAL Nº 07/2017 CPPS O CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL, por sua Comissão

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS Faculdade de Tecnologia Senac - Pelotas

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS Faculdade de Tecnologia Senac - Pelotas SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS Faculdade Senac Porto Alegre RS Faculdade de Tecnologia Senac - Pelotas EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2016/2 O Diretor Regional do Serviço Nacional de

Leia mais

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 07, de 27 de junho de 2017.

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 07, de 27 de junho de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 07, de 27 de junho de 2017. O Diretor-Geral do campus de Acaraú

Leia mais

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 026/2016 PROCESSO SELETIVO DETRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PRE Nº 06/01 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE GRADUADO PERÍODO LETIVO 01. O presente Edital torna de conhecimento público à abertura do Processo Seletivo para Ingresso de Graduado Período Letivo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Do Calendário... 4 4. Da Avaliação... 4 5. Da matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade... 6

Leia mais

FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/2

FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/2 FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/2 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-RS faz

Leia mais

Leia com atenção o conteúdo deste Edital, pois a inscrição realizada implica na aceitação de todas as normas e procedimentos aqui descritos.

Leia com atenção o conteúdo deste Edital, pois a inscrição realizada implica na aceitação de todas as normas e procedimentos aqui descritos. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA ESPECIAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC DESTINADO A: PORTADORES DE DIPLOMAS, TRANSFERÊNCIA INTERNA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA. O Diretor de Tecnologia e Inovação

Leia mais

Edital nº 16/2016 Edital de Seleção para Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação do Campus Rio Pomba

Edital nº 16/2016 Edital de Seleção para Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação do Campus Rio Pomba Edital nº 16/16 Edital de Seleção para Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação do O Diretor de Ensino do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EAD EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EAD EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM EAD 2017.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 3 4 Do Resultado... 4 5. Das Vagas... 4 6. Da Matrícula... 4 7. Do Regime Escolar e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA EDITAL Nº 03/2015, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 VAGAS REMANESCENTES

Leia mais

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 15 vagas.

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 15 vagas. Edital CE nº 002/2016 Transferência Interna 2017 Estarão abertas na Seção Técnica de Apoio Acadêmico do Câmpus de São João da Boa Vista, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, localizada

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS SELEÇÃO PARA VAGAS DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE REOPÇÃO 2017.2

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR 2017.1 FIXA AS NORMAS QUE REGEM O CONCURSO VESTIBULAR PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA FATECI A Comissão Permanente do Vestibular da

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR 2018.1 FIXA AS NORMAS QUE REGEM O CONCURSO VESTIBULAR PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA FATECI A Comissão Permanente do Vestibular da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Marília

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Marília EDITAL Nº 003/2015 STG PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA PORTADORES DE CURSO SUPERIOR 2015 A Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2011.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Período de Inscrição e Horário... 5 4. Da Avaliação... 6 5. Da Matrícula... 6 6. Do regime escolar e semestralidade...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017 ADMISSÃO DE CANDIDATOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL 01/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO EM PARCERIA COM O CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA

EDITAL 01/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO EM PARCERIA COM O CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA EDITAL 01/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO EM PARCERIA COM O CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA A em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola torna público que se encontram

Leia mais

Edital nº 01, de 15 de Julho de 2016

Edital nº 01, de 15 de Julho de 2016 Edital nº 01, de 15 de Julho de 2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO, REOPÇÃO DE CURSO E TROCA DE TURNO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR PARA O

Leia mais

EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO, nomeada

Leia mais

EDITAL Nº 09/2014 UOVR / NC / COPAP /PROGRAD / UFPR

EDITAL Nº 09/2014 UOVR / NC / COPAP /PROGRAD / UFPR EDITAL Nº 09/2014 UOVR / NC / COPAP /PROGRAD / UFPR Divulga as vagas e as normas da modalidade de Aproveitamento de Curso Superior do PROVAR para o ano letivo de 2015. A (UOVR) da Coordenação de Políticas

Leia mais

EDITAL N 379, de 08 de junho de 2017.

EDITAL N 379, de 08 de junho de 2017. MINISTÉRJO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SUZANO Av Mogi das Cruzes 1501- Parque Suzano - Suzano - SP - CEP 08673-010 - Tel 98614-1585 E-mail: dr9_suzano@ifspedubr

Leia mais

EDITAL PRE Nº 70/2016, de 21 de outubro de 2016

EDITAL PRE Nº 70/2016, de 21 de outubro de 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PRE Nº 70/2016, de 21 de outubro de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO Edital Nº 347/2010 PROEN (Processo seletivo para preechimento de vagas ociosas no Curso de Pedagogia da Terra Tradicional PRONERA/UFMA) O PRÓ-REITOR DE ENSINO da Universidade Federal do Maranhão torna

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Edital nº 30/16 Edital de Seleção para Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação do Processo 23355.004343/16-02 O Diretor Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Quadro 1: Cursos e Vagas Remanescentes Modalidade Curso Nº de vagas Superior

Quadro 1: Cursos e Vagas Remanescentes Modalidade Curso Nº de vagas Superior EDITAL Nº 06, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o Processo Seletivo de Vagas Remanescentes dos Exames de Seleção e Vestibular 2017/1 para Cursos Técnicos e de Graduação do IFMG-Campus Bambuí. O

Leia mais

EDITAL Nº 001 DE 26 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL Nº 001 DE 26 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL Nº 001 DE 26 DE JANEIRO DE 2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo para preenchimento de Vagas Remanescentes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho modalidade subsequente IFMG campus Governador

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 26

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 26 PROCESSO SELETIVO ENEM 2016.2 EDITAL Nº 26 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 5 4 Do Resultado... 5 5 Da Matrícula... 5 6 Do regime escolar e semestralidade... 6 7 Das

Leia mais

EDITAL Nº 18/2014/USJ

EDITAL Nº 18/2014/USJ EDITAL Nº 18/2014/USJ A Reitora do Centro Universitário Municipal de São José, no uso de suas atribuições, torna pública as condições de habilitação às vagas disponíveis oferecidas pelo Centro Universitário

Leia mais

EDITAL Nº 010/2016/USJ

EDITAL Nº 010/2016/USJ EDITAL Nº 010/2016/USJ O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, no uso de suas atribuições, torna pública as condições de habilitação às vagas disponíveis oferecidas pelo Centro Universitário

Leia mais

Os documentos abaixo deverão ser apresentados após a convocação por e/ou contato telefônico.

Os documentos abaixo deverão ser apresentados após a convocação por  e/ou contato telefônico. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR 1º/2018 O reitor do Centro Universitário

Leia mais

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA Dispõe sobre a Transferência Externa para cursos de graduação da Faculdade Guanambi. A Direção Acadêmica e Administrativa da Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições

Leia mais

Fatec Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira. Edital nº 09/2016 de Transferência 2º semestre de 2016

Fatec Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira. Edital nº 09/2016 de Transferência 2º semestre de 2016 Fatec Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira Diretoria de Serviços Acadêmicos Edital nº 09/2016 de Transferência 2º semestre de 2016 O Diretor substituto da Faculdade de Tecnologia de

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para os Processos Seletivos - UNITAU 2016, para os Cursos de Licenciatura e Superior de Tecnologia, na modalidade

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Cursos Superiores de Tecnologia Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2012 1º semestre Normas para o processo

Leia mais

EDITAL Nº 127/2017/PROEN/IFPI, DE 31 DE AGOSTO DE 2017 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR

EDITAL Nº 127/2017/PROEN/IFPI, DE 31 DE AGOSTO DE 2017 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 127/2017/PROEN/IFPI, DE 31 DE AGOSTO DE 2017 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE SUPERIOR O REITOR DO INSTITUTO

Leia mais

FAINTVISA Excelência no Ensino SUPERIOR

FAINTVISA Excelência no Ensino SUPERIOR 2016.2 FAINTVISA Excelência no Ensino SUPERIOR MANUAL DO PROCESSO SELETIVO DO VESTIBULAR FAINTVISA 2016.2 Serão oferecidas pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão FAINTVISA -, para o semestre

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA -ACEG FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF EDITAL VESTIBULAR 2017

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA -ACEG FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF EDITAL VESTIBULAR 2017 Edital de Processo Seletivo Unificado, Continuado e Agendado 2017, da Faculdade mantida pela Sociedade Cultural e Educacional de Garça. O Presidente da Sociedade Cultural e Educacional de Garça, com sede

Leia mais