AUTORIZAÇÃO DAS ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS EXTERNOS DE SAÚDE NO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTORIZAÇÃO DAS ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS EXTERNOS DE SAÚDE NO TRABALHO"

Transcrição

1 AUTORIZAÇÃO DAS ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS EXTERNOS DE SAÚDE NO TRABALHO DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS A ADOTAR NA ANÁLISE E DECISÃO DOS PROCESSOS Na sequência da entrada em vigor da Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, foi decidida a adoção dos presentes critérios, em relação aos seguintes itens: 1. Autorizações e Registos; 2. Suficiência de recursos humanos; 3. Tempos de afetação; 4. Tipo de vínculos; 5. Atividades ou funções com recurso a subcontratação; 6. Conteúdo do Manual de Procedimentos; 7. Instalações, equipamentos e utensílios. 1 Autorizações e Registos As empresas de serviços externos que pretendam exercer a sua atividade na Região Autónoma dos Açores devem: Requerer a competente autorização nos termos dos artigos 84º e seguintes da Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, em conjugação com a alínea m), do nº6, do artigo 12º, da Lei 7/2009, de 12 de fevereiro. A DRS verificará a regularidade do registo dos profissionais da área da saúde, nos termos da legislação em vigor nesta matéria (Portaria n.º 38/2006, de 4 de maio) As empresas de prestação de serviços externos de Saúde no Trabalho autorizadas a exercer a sua atividade na Região e que queiram alargar a sua área de atuação a outra/outras Ilha(s) diferente(s) daquela(s) para que foram autorizadas, devem: Solicitar à DRS a alteração do âmbito territorial, resultante do alargamento, com indicação expressa do local destinado à prática de atos médicos, que deverá possuir os requisitos mínimos previstos para as unidades privadas de saúde e ser objeto de registo. Tratando-se de local já registado, deverão as empresas requerentes fazer prova do referido registo, não estando sujeitos, nestes casos, à realização de vistoria. Indicar o número de trabalhadores que se propõem abranger com a alteração, em estabelecimentos industriais ou de outra natureza com risco elevado e nos restantes estabelecimentos.

2 Identificação do(s) Médico(s) e Enfermeiro(s) do Trabalho (se aplicável),bem como os documentos de identificação e comprovativos das respetivas habilitações, para efeitos de registo, ou comprovativo(s) do respetivo registo na Direção Regional da Saúde. Cópia dos contratos celebrados com o(s) Médico(s) e/ou Enfermeiro(s) do Trabalho, quando reduzidos a escrito, indicando o tempo mensal de afetação à atividade e o período de duração do contrato. Identificação das atividades para as quais prevê o recurso a subcontratação. Relação do equipamento mínimo para a vigilância da saúde existente no local afeto à atividade de saúde no trabalho As empresas de serviços externos de SHST sediadas no Continente, que prestam serviços de SHST a empresas sediadas no Continente, com estabelecimentos na Região, devem: Requerer o registo dos profissionais de saúde na DRS, nos termos da legislação em vigor nesta matéria (Portaria n.º 38/2006, de 04 de maio). Submeter instalações (que devem possuir os requisitos mínimos previstos para as unidades privadas de saúde) e respetivos equipamentos a registo da DRS. Tratando-se de local já registado devem fazer prova do referido registo, não estando, nestes casos, sujeitos a vistoria. Fazer prova da respetiva autorização. 2 Suficiência de recursos humanos A Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, prevê na alínea a) do nº 1 do artigo 85º, que a autorização de serviço externo depende de quadro técnico mínimo, constituído por um Médico do Trabalho e, no caso das empresas com mais de 250 trabalhadores, também por um Enfermeiro do Trabalho. Por outro lado, o artigo 105º da mesma Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, prevê a garantia mínima de funcionamento dos serviços de saúde no trabalho, nomeadamente, a necessidade do Médico do Trabalho conhecer os componentes materiais do trabalho com influência na saúde do trabalhador, desenvolvendo a atividade nos estabelecimentos nos seguintes termos: a) Em estabelecimento industrial ou estabelecimento de outra natureza com risco elevado, pelo menos uma hora por mês por cada grupo de 10 trabalhadores ou fração; b) Nos restantes estabelecimentos, pelo menos uma hora por mês por cada grupo de 20 trabalhadores ou fração. O mesmo normativo prevê o tempo máximo de afetação do Médico do trabalho, referindo que é proibido assegurar a vigilância da saúde de um número de trabalhadores a que correspondam mais do que 150 horas de atividade por Mês.

3 Assim, relativamente a esta matéria será de adotar e manter a presente regra da proporcionalidade, tendo em conta as previsões conjugadas dos artigos 85º, 104º e 105º da Lei nº 102/2009, de 10 de setembro: Nº Trabalhadores Abrangidos na Indústria * Nº Médicos do Trabalho Até Até Até Até Nº Trabalhadores Abrangidos no Comércio e Serviços Nº Médicos do Trabalho Até Até Até Até Em empresas com mais de 250 trabalhadores, o médico do trabalho deve ser coadjuvado por um enfermeiro com a experiência adequada. As empresas de serviços externos devem contar sempre com pelo menos um Médico com a especialidade de Medicina do Trabalho, podendo os restantes ser médicos autorizados, atendendo à carência de Médicos com a especialidade na Região. * Devem ser incluídos neste conceito as empresas que desenvolvem atividades de risco elevado Na Região Autónoma dos Açores deve constituir critério de autorização para as empresas de serviços externos, a existência, nos seus recursos humanos, de pelo menos um Médico com a especialidade de Medicina do Trabalho. Por outro lado, atendendo à carência de Médicos com a especialidade de Medicina do Trabalho na Região e em face do disposto no nº 3 do artigo 103º, da Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, os restantes médicos poderão ser autorizados.

4 No entanto, os serviços externos podem também ser prestados por pessoa individual, Médico do Trabalho, desde que solicite a competente autorização, nos termos do artigo 84º e seguintes da referida Lei nº 102/2009, de 10 de setembro. 3 Tempos de afetação Nesta matéria e nos termos do disposto no artigo 105º da Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, o Médico do Trabalho deve prestar atividade durante o número de horas suficiente à realização dos atos médicos, de rotina ou emergência e outros trabalhos que deva coordenar. O Médico do Trabalho deve ainda, conhecer os componentes materiais do trabalho com influência na saúde do trabalhador, desenvolvendo a atividade no estabelecimentos nos seguintes termos: a) Em estabelecimento industrial ou estabelecimento de outra natureza com risco elevado, pelo menos uma hora por mês por cada grupo de 10 trabalhadores ou fração; b) Nos restantes estabelecimentos, pelo menos uma hora por mês por cada grupo de 20 trabalhadores ou fração. O mesmo normativo prevê o tempo máximo de afetação do Médico do trabalho, referindo que é proibido assegurar a vigilância da saúde de um número de trabalhadores a que correspondam mais do que 150 horas de atividade por Mês. 4 Tipo de vínculos A ponderação da natureza dos vínculos dos profissionais contratados pelos serviços externos revestese de grande importância na aferição da responsabilização e credibilidade das entidades prestadoras de serviços, no entanto, face à carência de Médicos do Trabalho na RAA, enquanto a mesma subsistir, será suficiente a vinculação através da celebração de contratos de prestação de serviços. 5 Atividades ou funções exercidas com recurso a subcontratação A previsão legal quanto a esta matéria determina o recurso à subcontratação de serviços, apenas em relação a tarefas de elevada complexidade e pouco frequentes. Logo, não pode ser subcontratado o núcleo essencial das funções em causa, porquanto decorre da existência de uma unidade orgânica cujo objetivo é a prestação de serviços nesta área a necessidade de tal unidade constituir um todo coerente. Assim, no que respeita à atividade de saúde no trabalho, a empresa deve garantir as condições que possibilitem ao médico do trabalho e restantes profissionais de saúde, a adequada vigilância da saúde dos trabalhadores no que se refere à exposição a riscos físicos, químicos, biológicos, psicossociais e ergonómicos. Caso a empresa se proponha vigiar a saúde dos trabalhadores expostos a riscos contemplados em legislação específica, aquela deverá possuir o equipamento e a tecnologia previstos na legislação aplicável. O mesmo princípio se aplica às atividades de risco elevado.

5 É aceitável a subcontratação com recurso a laboratórios especializados, devidamente acreditados, para efetuar avaliações de maior complexidade e menos frequentes e, a outras especialidades médicas, quando justificado. 6 - Conteúdo do Manual de Procedimentos O manual de procedimentos previsto nº 4 do artigo 85º, da Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, deverá seguir a estrutura apresentada no documento (manual.dot) disponível na página da ACT na Internet. 7 Instalações e Equipamentos A) Instalações As instalações onde funcionam as atividades de saúde no trabalho/vigilância da saúde podem fazer parte das instalações fixas da empresa prestadora, podem fazer parte das instalações fixas da empresa cliente e podem ser instalações móveis. O recurso a instalações móveis é aceitável na vigilância da saúde dos trabalhadores em estaleiros ou outros postos de trabalho móveis e dos que trabalhem em empresas de baixo risco localizadas em zonas geográficas pouco acessíveis, na dependência de parecer prévio da autoridade de saúde do Concelho em questão. Em qualquer dos casos, as instalações devem cumprir os requisitos mínimos previstos para as unidades privadas de saúde, bem como os parâmetros mínimos estabelecidos na legislação que respeita à segurança nas instalações e condições de arejamento, iluminação, térmicas e outras, compreendidas no Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritórios e Serviços (Decreto-Lei n.º 243/86, de 20 de agosto, adaptado à Região pelo Decreto Legislativo Regional, nº 10/92/A, de 1 de abril). Áreas mínimas dos gabinetes nas instalações da empresa prestadora: Gabinete médico: área mínima de 12 m2 e largura mínima de 2,60 metros; Gabinete de enfermagem: área mínima de 12 m2 e largura mínima de 2,60 metros; Sala de espera: espaço destinado com área mínima de 8 m2. Áreas mínimas dos gabinetes nas instalações da empresa cliente: Semelhantes às anteriores, podendo não existir gabinete de enfermagem se o número de trabalhadores abrangidos for inferior a 250 no estabelecimento ou grupo de estabelecimento situados num raio de 50 km. Áreas mínimas dos gabinetes nas instalações móveis: Áreas semelhantes às consideradas nas instalações da empresa prestadora, considerando-se as necessárias adaptações (tolerância para áreas mínimas dos gabinetes de 10 m2 e largura mínima inferior a 2,60m, e outras consideradas pertinentes).

6 Para o depósito e posterior recolha, transporte e tratamento dos resíduos considerados como hospitalares, devem existir contentores e sacos adequados, respeitando a legislação em vigor (Portaria n.º 35/97, de 30 de maio). 1 - Equipamento mínimo para a vigilância da saúde Equipamento do Gabinete Médico 1 Lavatório com torneira de comando não manual; 1 Dispositivo individual para secagem das mãos; 1 Cadeira giratória de cinco pés com rodas; 1 Cadeira simples; 1 Cesto de papéis; 1 Escala optométrica para visão à distância (a 2,5 m ou mais); 1 Escala de Jaeger para visão ao perto; 1 Mesa de trabalho com pelo menos, 1,00x0,50 m, com gavetas; 1 Negatoscópio simples; 1 Estetofonendoscópio; 1 Esfigmomanómetro; 1 mini-set com oftalmoscópio e otoscópio; 1 Banco rotativo; 1 Catre; 1 Candeeiro rodado de haste flexível; 1 Ficheiro, com chave, para arquivo de fichas clínicas; 1 Telefone com acesso direto à rede; *1 Mesa de apoio, rodada, com pelo menos 0,45x0,45 m, com tampo e subtampo em inox; *1 Balde de pensos em inox, com tampa acionada por pedal; *1 Balança para adultos com craveira; *1 Armário para material. Caso exista Gabinete de enfermagem, o equipamento assinalado com * pode estar situado nesse gabinete. Equipamento do Gabinete de Enfermagem 1 Lavatório com torneira de comando não manual; 1 Dispositivo individual para secagem das mãos; 1 Cadeira giratória de cinco pés com rodas; 1 Cadeira simples; 1 Banco rotativo; 1 Cesto de papéis; 1 Mesa de trabalho com pelo menos, 1,00x0,50 m, com gavetas; *1 Mesa de apoio, rodada, com pelo menos 0,45x0,45 m, com tampo e subtampo em inox;

7 *1 balde de pensos em inox, com tampa acionada por pedal; *1 balança para adultos com craveira; 1 estetofonendoscópio; 1 esfigmomanómetro; 1 Catre; *1 Armário para material. O equipamento assinalado com * deverá estar presente no Gabinete médico nas situações em que se dispensa a existência de gabinete de enfermagem.

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 9 Organização dos Serviços de Prevenção fevereiro 2016 A UGT, no âmbito das suas atividades de informação, sensibilização e divulgação de informação

Leia mais

MÓDULO 2. Organização dos Serviços de Higiene e Saúde no Trabalho. Formadora - Magda Sousa

MÓDULO 2. Organização dos Serviços de Higiene e Saúde no Trabalho. Formadora - Magda Sousa Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local MÓDULO 2 Organização dos Serviços de Higiene e Saúde no Trabalho Formadora - Magda Sousa INTRODUÇÃO Se na empresa ou estabelecimento não houver

Leia mais

GUIA DE APOIO À ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

GUIA DE APOIO À ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO GUIA DE APOIO À ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Conteúdo Introdução 1 1 Obrigações do Empregador 1 2 Atividades Principais dos Serviços de SST 2 3 Modalidades de serviços de SST

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional Instrução 5/2011

Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional Instrução 5/2011 Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional Instrução 5/2011 Assunto: Pedido de Dispensa de Serviços Internos (Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro) DATA: 3.ª Act. 13.01.2012 Contacto:

Leia mais

Segurança e Saúde no Trabalho

Segurança e Saúde no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho A Segurança e Saúde no Trabalho é um tema transversal que afeta a maioria das nossas empresas. A organização dos Serviços de SST é ainda, muitas vezes vista com descrédito

Leia mais

guia prático de apoio à organização dos serviços de segurança e saúde no trabalho Cofinanciado por: Revisão e verificação efetuada por:

guia prático de apoio à organização dos serviços de segurança e saúde no trabalho Cofinanciado por: Revisão e verificação efetuada por: guia prático de apoio à organização dos serviços de segurança e saúde no trabalho Cofinanciado por: Revisão e verificação efetuada por: Índice Introdução 1. Obrigações do Empregador 2. Atividades Principais

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho De acordo com a definição de Saúde da OMS Organização Mundial de Saúde a promoção da saúde inclui todas as medidas que permitem aos indivíduos, aos grupos

Leia mais

NOTA JUSTIFICATIVA. A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas,

NOTA JUSTIFICATIVA. A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, Coimbra, janeiro 2017 NOTA JUSTIFICATIVA A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, abreviadamente designada por LTFP veio regular o vínculo de trabalho

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST?

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM

Leia mais

Condições de Venda Fora das Farmácias de Medicamentos Para Uso Humano Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM)

Condições de Venda Fora das Farmácias de Medicamentos Para Uso Humano Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) Condições de Venda Fora das Farmácias de Medicamentos Para Uso Humano Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) O Decreto Lei n.º 134/2005, de 16 de agosto, aprovou o regime de venda de medicamentos não sujeitos

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde Edição N.º 19 Atividades Técnicas do Serviço de Segurança no Trabalho dezembro de 2016 O desenvolvimento da prevenção de riscos profissionais no local de trabalho é

Leia mais

ÂMBITO: Postos de Enfermagem Unidades ou Estabelecimentos de saúde privados, abertos ao público, onde se exerça a prática de enfermagem.

ÂMBITO: Postos de Enfermagem Unidades ou Estabelecimentos de saúde privados, abertos ao público, onde se exerça a prática de enfermagem. O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL CAE 86903 e 86906 CENTROS DE ENFERMAGEM ÂMBITO:

Leia mais

[REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO]

[REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO] [REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO] [preâmbulo] Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas. Foi ouvido o Conselho das Escolas. Foram observados os procedimentos

Leia mais

FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO, DA GESTÃO E DO ORDENAMENTO FLORESTAIS

FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO, DA GESTÃO E DO ORDENAMENTO FLORESTAIS (Portaria n.º 77/2015, de 16 de março, alterada pela Portaria n.º 163/2015, de 2 de junho, retificada pela Declaração de Retificação n.º 25/2015 (DR 1.ª série, N.º 111, de 9 de junho) e Portarias n.º 42/2016,

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E P O N T E D A B A R C A

C Â M A R A M U N I C I P A L D E P O N T E D A B A R C A C Â M A R A M U N I C I P A L D E P O N T E D A B A R C A Projeto do Regulamento de Funcionamento, Atendimento e Horário de Trabalho da Câmara Municipal de Ponte da Barca Preâmbulo A elaboração do presente

Leia mais

Relatório de Fiscalização POLICLINICA MANOEL CALHEIROS CURADO IV Rua 02, s/n Curado IV, Jaboatão Fone:

Relatório de Fiscalização POLICLINICA MANOEL CALHEIROS CURADO IV Rua 02, s/n Curado IV, Jaboatão Fone: Relatório de Fiscalização POLICLINICA MANOEL CALHEIROS CURADO IV Rua 02, s/n Curado IV, Jaboatão Fone: 3255-5064 Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas

Leia mais

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Lei n.º 29/2017

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Lei n.º 29/2017 DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Lei n.º 29/2017 A Lei n.º 29/2017, de 30 de maio, veio transpor para a ordem jurídica interna a Diretiva 2014/67/UE, do Parlamento Europeu

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 16 de novembro de Série. Número 201

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 16 de novembro de Série. Número 201 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 16 de novembro de 2016 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DA ECONOMIA, TURISMO E CULTURA Portaria n.º 488/2016 Aprova os modelos das placas

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES Caderno de Encargos Empreitada de Reabilitação do Moinho da Ribeira do Pomar Março de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES Caderno de Encargos Empreitada de Reabilitação do Moinho da Ribeira do Pomar Março de 2017 CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES Caderno de Encargos Empreitada de Reabilitação do Moinho da Ribeira do Pomar Março de 2017 Índice PARTE I CLÁUSULAS JURÍDICAS... 2 Artigo 1.º - Objeto... 2 Artigo

Leia mais

CONSIDERANDOS. No primeiro andar do edifício da Piscina Municipal de Espinho existe um espaço destinado a cafetaria, junto à sala de espera.

CONSIDERANDOS. No primeiro andar do edifício da Piscina Municipal de Espinho existe um espaço destinado a cafetaria, junto à sala de espera. PROCEDIMENTO DE HASTA PÚBLICA PARA ATRIBUIÇÃO A TÍTULO PRECÁRIO DA EXPLORAÇÃO ECONÓMICA DO ESPAÇO MUNICIPAL DESTINADO A CAFETARIA SITO NA PISCINA MUNICIPAL DE ESPINHO CONSIDERANDOS A Piscina Municipal

Leia mais

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: ORIENTAÇÃO NÚMERO: 001/2019 DATA: 02/04/2019 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: PARA: CONTACTOS: Autorização transitória para o exercício de Enfermagem do Trabalho Enfermagem do Trabalho, Serviços de Saúde do Trabalho,

Leia mais

As obrigações do responsável pelo tratamento de dados

As obrigações do responsável pelo tratamento de dados As obrigações do responsável pelo tratamento de dados Princípios de Proteção de Dados Principio da licitude, lealdade e transparência Princípio da finalidade Princípio da proporcionalidade Adequação Necessidade

Leia mais

QUEIJARIAS TRADICIONAIS ATIVIDADE PRODUTIVA LOCAL OU SIMILAR CAE REV_3: INDÚSTRIAS DO LEITE E SEUS DERIVADOS ÂMBITO

QUEIJARIAS TRADICIONAIS ATIVIDADE PRODUTIVA LOCAL OU SIMILAR CAE REV_3: INDÚSTRIAS DO LEITE E SEUS DERIVADOS ÂMBITO QUEIJARIAS TRADICIONAIS ATIVIDADE PRODUTIVA LOCAL OU SIMILAR CAE REV_3: 10510 - INDÚSTRIAS DO LEITE E SEUS DERIVADOS ÂMBITO Estabelece o regime a que está sujeita a instalação e modificação dos estabelecimentos

Leia mais

Nome: Contribuinte n.º, B. I./ C.C. n.º Morada: Freguesia: Concelho: Código Postal - Telefone, Correio

Nome: Contribuinte n.º, B. I./ C.C. n.º Morada: Freguesia: Concelho: Código Postal - Telefone, Correio MUNICÍPIO DE MÊDA Setor de Serviços Urbanos Despacho: Deferido Data / / O Presidente, Entrada: N.º de Registo Data / / O Funcionário: Pedido de Autorização de Utilização (Edifícios e suas Fracções) Ex.

Leia mais

JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 II Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Aviso Autoriza a licença sem remuneração, pelo período

Leia mais

REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI

REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI Nota importante A consulta deste documento não substitui nem dispensa a consulta da legislação em vigor, tratando-se apenas de um documento de enquadramento

Leia mais

LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP

LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP A 1 de fevereiro de 2013, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) decidiu, nos termos previstos e para efeitos do disposto na alínea c) do n.º 2 do artigo 8.º e dos

Leia mais

PROCEDIMENTO DE AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS DE REMODELAÇÃO E/OU AMPLIAÇÃO DE INSTALAÇÕES DE FARMÁCIA DE OFICINA E DE TRANSFERÊNCIA PROVISÓRIA

PROCEDIMENTO DE AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS DE REMODELAÇÃO E/OU AMPLIAÇÃO DE INSTALAÇÕES DE FARMÁCIA DE OFICINA E DE TRANSFERÊNCIA PROVISÓRIA PROCEDIMENTO DE AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS DE REMODELAÇÃO E/OU AMPLIAÇÃO DE INSTALAÇÕES DE FARMÁCIA DE OFICINA E DE TRANSFERÊNCIA PROVISÓRIA Conforme estipulado no n.º 5 do artigo 29.º do Decreto-Lei

Leia mais

Anexo II - Formulário de autorização a preencher por interessado que seja pessoa coletiva

Anexo II - Formulário de autorização a preencher por interessado que seja pessoa coletiva Anexo II - Formulário de autorização a preencher por interessado que seja pessoa coletiva O presente formulário deverá ser preenchido em letras MAIÚSCULAS, tipo imprensa, utilizando esferográfica de tinta

Leia mais

Projeto de decreto-lei Carreira médica

Projeto de decreto-lei Carreira médica 1 Projeto de decreto-lei Carreira médica Foram observadas as formalidades previstas na Lei n.º 23/98, de 29 de maio. Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Setembro/2013 ÍNDICE Pág. 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 3 2. REGIMES DE TEMPO... 3 2.1. TRABALHO A TEMPO

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SUBCOMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SUBCOMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Subcomissão de Política Geral, em 05 de setembro de 2017, procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer sobre a Proposta de Lei n.º 91/XIII/2.ª (GOV) Estabelece o programa de regularização

Leia mais

Serviços Externos de Segurança e Saúde no Trabalho

Serviços Externos de Segurança e Saúde no Trabalho Existe uma grande diversidade de empresas de segurança a operar no mercado, capazes de oferecer as mais variadas e avançadas soluções de segurança. Para os proprietários dos sistemas e utilizadores de

Leia mais

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 86 QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 86 QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014 I SÉRIE NÚMERO 86 QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014 ÍNDICE: VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO, EMPREGO E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL E SECRETARIA REGIONAL DA SAÚDE Portaria n.º 51/2014: Regulamenta o regime

Leia mais

Regulamento do Serviço de Transportes Escolares sob a responsabilidade do Município de Valongo Preâmbulo

Regulamento do Serviço de Transportes Escolares sob a responsabilidade do Município de Valongo Preâmbulo Regulamento do Serviço de Transportes Escolares sob a responsabilidade do Município de Valongo Preâmbulo O Serviço de Transportes Escolares (STE) visa apoiar a deslocação dos alunos que frequentam o ensino

Leia mais

Seminário "Empreendedorismo em Meio Rural

Seminário Empreendedorismo em Meio Rural Seminário "Empreendedorismo em Meio Rural Licenciamento Agroindustrial 16 de novembro de 2012 SIR Sistema Indústria Responsável O SIR foi aprovado pelo Decreto-lei n.º 169/2012, de 1 de agosto, e está

Leia mais

LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP

LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP O Vogal do Conselho de Administração do ICP - Autoridade Nacional de Comunicações (ICP- ANACOM), Prof. Doutor João Manuel Lourenço Confraria Jorge e Silva, decide, nos

Leia mais

O prazo para entrega de sugestões termina no dia 26 de dezembro de 2016.

O prazo para entrega de sugestões termina no dia 26 de dezembro de 2016. Nº de proc. 01/2016 Objeto (s) Regulamento Interno de Horário de Trabalho do ITQB Departamento responsável pela tramitação do procedimento Conselho de Gestão do ITQB Responsável pela Direção do procedimento

Leia mais

Regulamento de Horário de Trabalho. Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Autorizado em Conselho de Administração

Regulamento de Horário de Trabalho. Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Autorizado em Conselho de Administração Regulamento de Horário de Trabalho Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Autorizado em Conselho de Administração Em 23-04-2015 1 Parte I Disposições Gerais Artº 1º Âmbito de Aplicação O presente regulamento

Leia mais

ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DE DIRETOR CLÍNICO

ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DE DIRETOR CLÍNICO ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DE DIRETOR CLÍNICO Ao abrigo do artigo 15.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 184/2009, de 11 de agosto, e no uso da competência que lhe é conferida pela

Leia mais

LICENCIAMENTO ZERO. Documentos a entregar. 1. Formulário Licenciamento Zero e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas

LICENCIAMENTO ZERO. Documentos a entregar. 1. Formulário Licenciamento Zero e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas LICENCIAMENTO ZERO Documentos a entregar 1. Formulário e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas Para dispensa de requisitos (Anexo III) 2. Planta e corte do edifício, da fração ou da área

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA 150/2016/PE

RELATÓRIO DE VISTORIA 150/2016/PE RELATÓRIO DE VISTORIA 150/2016/PE Razão Social: POSTO DE SAÚDE INDÍGENA ALDEIA SÃO JOSÉ Nome Fantasia: POSTO DE SAÚDE INDÍGENA ALDEIA SÃO JOSÉ Endereço: SÍTIO SÃO JOSÉ Bairro: ZONA RURAL Cidade: Pesqueira

Leia mais

1. Formulário Licenciamento Zero e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas

1. Formulário Licenciamento Zero e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas LICENCIAMENTO ZERO Documentos a entregar 1. Formulário Licenciamento Zero e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas Para dispensa de requisitos (Anexo III) 2. Planta e corte do edifício,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES Caderno de Encargos Empreitada de Pavimentação das Ruas da Freguesia da Caveira e da Rua das Hortências, Freguesia de Santa Cruz, Santa Cruz das Flores Fevereiro

Leia mais

FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO, DA GESTÃO E DO ORDENAMENTO FLORESTAIS

FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO, DA GESTÃO E DO ORDENAMENTO FLORESTAIS APOIO PARA A ELABORAÇÃO DO INVENTÁRIO DA ESTRUTURA DA PROPRIEDADE NO ÂMBITO DAS ZONAS DE (Portaria n.º 77/2015, de 16 de março, alterada pela Portaria n.º 163/2015, de 2 de junho, e Declaração de Retificação

Leia mais

Aviso do Banco de Portugal n. o 6/2017

Aviso do Banco de Portugal n. o 6/2017 Aviso do Banco de Portugal n. o 6/2017 Índice Texto do Aviso Anexo I Anexo II Anexo III Anexo IV Texto do Aviso Através do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho, o legislador aprovou o regime jurídico

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES. Caderno de Encargos. Empreitada de Adaptação da Poça das Salemas a Zona Balnear

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES. Caderno de Encargos. Empreitada de Adaptação da Poça das Salemas a Zona Balnear CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS FLORES Caderno de Encargos Empreitada de Adaptação da Poça das Salemas a Zona Balnear Setembro de 2016 ÍNDICE CADERNO DE ENCARGOS Parte I - Cláusulas Jurídicas Página

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE RECEÇÃO DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE OBRAS DE DEMOLIÇÃO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE RECEÇÃO DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE OBRAS DE DEMOLIÇÃO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE RECEÇÃO DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE OBRAS DE DEMOLIÇÃO Pasta REQUERIMENTO Ficheiro REQ, em formato PDF/A, assinado e digitalizado após assinatura do

Leia mais

PARECER DO SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA

PARECER DO SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL QUE REGULA O CONCURSO PARA SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO E DO PESSOAL DOCENTE ESPECIALIZADO

Leia mais

José Magalhães. Fevereiro de 2013

José Magalhães. Fevereiro de 2013 SESSÃO DE ESCLARECIMENTO OBRIGAÇÕES LEGAIS NO QUADRO DA LEGISLAÇÃO LABORAL José Magalhães Fevereiro de 2013 OBRIGAÇÕES DO EMPREGADOR EM MATÉRIA DE SHST O empregador deve assegurar aos trabalhadores condições

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Julho/2016 ÍNDICE Pág. 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 3 2. REGIMES DE TEMPO... 3 2.1. TRABALHO A TEMPO COMPLETO...

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO

MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO Ficha Técnica Titulo Manual de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Autor / Editor NYAKASANE, LDA Rua Rubra, Nº 48 Rangel Luanda Tel. 222 041 828 Email:

Leia mais

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO MEDIDAS DE APOIO ÀS EMPRESAS AFETADAS PELO INCÊNDIO DOS CONCELHOS DE CASTANHEIRA DE PERA, FIGUEIRÓ DOS VINHOS, GÓIS, PAMPILHOSA DA SERRA, PEDROGÃO GRANDE, PENELA E SERTÃ INSTITUTO DA SEGURANÇA

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA O Decreto-Lei n.º 47/99, de 16 de Fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 56/2002, de 11 de Março, criou, para todo o território

Leia mais

Legislação Farmacêutica Compilada. Decreto-Lei n.º 135/95, de 9 de Junho. INFARMED - Gabinete Jurídico e Contencioso 21

Legislação Farmacêutica Compilada. Decreto-Lei n.º 135/95, de 9 de Junho. INFARMED - Gabinete Jurídico e Contencioso 21 Regime jurídico da distribuição por grosso de medicamentos de uso humano (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de Agosto) A distribuição por grosso de medicamentos de uso humano no mercado interno

Leia mais

[REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO]

[REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO] [REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO] [preâmbulo] Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas. Foi ouvido o Conselho das Escolas. Foram observados os procedimentos

Leia mais

CONSELHO COORDENADOR DE AVALIAÇÃO

CONSELHO COORDENADOR DE AVALIAÇÃO CONSELHO COORDENADOR DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE PONDERAÇÃO CURRICULAR E RESPETIVA VALORAÇÃO O artigo 18.º, n.º 3, da LOE 2018 determina que aos trabalhadores cujo desempenho não tenha sido avaliado é atribuído

Leia mais

Normas de Saúde dos SSCGD. 0. Preâmbulo. 1. Âmbito. 2. Princípios Gerais. Deslocações no País para Assistência Médica

Normas de Saúde dos SSCGD. 0. Preâmbulo. 1. Âmbito. 2. Princípios Gerais. Deslocações no País para Assistência Médica Normas de aúde dos CGD Deslocações no País para Assistência Médica ENTRADA EM VIGOR: 1 janeiro 2016 0. Preâmbulo Os erviços ociais da Caixa Geral de Depósitos (CGD) têm por objetivo melhorar as condições

Leia mais

PROJETO DE DIPLOMA. Assim:

PROJETO DE DIPLOMA. Assim: A Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado para 2018, estabeleceu, no artigo 54.º, um prazo excecional de um ano para regularização da situação dos funcionários e agentes

Leia mais

DECISÃO. Enquadramento

DECISÃO. Enquadramento DECISÃO Enquadramento O ICP Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM), por deliberação do Conselho de Administração de 22 de dezembro de 2011, aprovou o sentido provável de decisão relativo: às

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS Relatório e parecer da Comissão Permanente de Assuntos Sociais à Proposta de Decreto Legislativo Regional - Aplicação à Região Autónoma dos Açores do Decreto-Lei nº 158/84, de 17 de Maio, que estabelece

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 29 de julho de Série. Número 133

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 29 de julho de Série. Número 133 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 29 de julho de 2016 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Despacho n.º 308/2016 Regulamenta a constituição, renovação

Leia mais

PRIMEIRO OUTORGANTE: DOMINGOS BRAGANÇA SALGADO

PRIMEIRO OUTORGANTE: DOMINGOS BRAGANÇA SALGADO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FREGUESIA DE MOREIRA DE CÓNEGO PARA A GESTÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DESTINADO À INSTALAÇÃO DE UNIDADE MÓVEIS OU AMOVÍVEIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE. Portaria n. 174/97 de 10 de Março

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE. Portaria n. 174/97 de 10 de Março MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE Portaria n. 174/97 de 10 de Março A implementação de uma nova política de gestão de resíduos que, de forma integrada, perspective este desafio das sociedades contemporâneas

Leia mais

A ACT E A COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Interacção e Cooperação em Empreendimentos de Construção

A ACT E A COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Interacção e Cooperação em Empreendimentos de Construção Missões: Especialização em Segurança no Trabalho da Construção JANTAR-DEBATE Ordem dos Engenheiros (Lisboa) - 3 de Fevereiro de 2011 Ricardo da Cunha Reis Artigo 3.º, Alínea 1.º Preambulo, Alínea 1.º A

Leia mais

INSTRUÇÃO 2/2010 (4ª versão julho 2016)

INSTRUÇÃO 2/2010 (4ª versão julho 2016) INSTRUÇÃO 2/2010 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: CONTACTOS: Autorização para prestação de Serviços Externos de Saúde do Trabalho pedido de autorização e alteração da autorização Serviços Externos de Saúde do

Leia mais

MINUTA DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FREGUESIA/UNIÃO DE FREGUESIAS DE. PARA ALIMENTAÇÃO E GESTÃO EM REFEITÓRIOS

MINUTA DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FREGUESIA/UNIÃO DE FREGUESIAS DE. PARA ALIMENTAÇÃO E GESTÃO EM REFEITÓRIOS MINUTA DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FREGUESIA/UNIÃO DE FREGUESIAS DE. PARA ALIMENTAÇÃO E GESTÃO EM REFEITÓRIOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

Leia mais

1. Formulário Licenciamento Zero e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas

1. Formulário Licenciamento Zero e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas LICENCIAMENTO ZERO Documentos a entregar 1. Formulário Licenciamento Zero e anexo(s) correspondente(s) às comunicações pretendidas Para dispensa de requisitos (Anexo III) 2. Planta e corte do edifício,

Leia mais

SERVIÇO DE ENFERMAGEM

SERVIÇO DE ENFERMAGEM DESCRITIVO DO SERVIÇO O exercício profissional do Enfermeiro tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento, a reabilitação e a reinserção social. Os cuidados de enfermagem

Leia mais

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: NÚMERO: 000/2014 DATA: 00/03/2014 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: PARA: CONTACTOS: Organização e funcionamento do Serviço de Saúde Ocupacional/Saúde do Trabalho dos Centros Hospitalares/ Hospitais Saúde Ocupacional;

Leia mais

o Identificação do medicamento (nome comercial, DCI, n.º de lote, tamanho de embalagem);

o Identificação do medicamento (nome comercial, DCI, n.º de lote, tamanho de embalagem); Requisitos e condições necessários à obtenção de autorização para dispensa de medicamentos ao domicílio e através da Internet por parte das farmácias, ao abrigo da Portaria n.º 1427/2007, de 2 de novembro

Leia mais

Participação de menor em atividade de natureza cultural, artística ou publicitária NOTAS

Participação de menor em atividade de natureza cultural, artística ou publicitária NOTAS Participação de menor em atividade de natureza cultural, artística ou publicitária NOTAS 1 Enquadramento legal: Artigos 66º a 83º do CT e Lei n.º 105/2009 de 14 de Setembro Contratos de trabalho com especificidades:

Leia mais

S.R. DO TURISMO E TRANSPORTES Portaria n.º 94/2013 de 17 de Dezembro de 2013

S.R. DO TURISMO E TRANSPORTES Portaria n.º 94/2013 de 17 de Dezembro de 2013 S.R. DO TURISMO E TRANSPORTES Portaria n.º 94/2013 de 17 de Dezembro de 2013 O Decreto Legislativo Regional n.º 7/2012/A, de 1 de março, alterado e republicado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 23/2012/A,

Leia mais

2. Documentos de instrução do processo

2. Documentos de instrução do processo Requisitos e condições necessários à obtenção de autorização para dispensa de medicamentos e de outras tecnologias de saúde comparticipadas ao domicílio e através da Internet por parte das farmácias, ao

Leia mais

Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário

Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário No seguimento da publicação do Regulamento das provas de avaliação externa e das provas

Leia mais

Modelo de currículo para efeitos de ponderação curricular

Modelo de currículo para efeitos de ponderação curricular Modelo de currículo para efeitos de ponderação curricular Pessoal integrado nas carreiras de regime geral e especial Notas Prévias: 1. Antes de elaborar o seu currículo, consulte a grelha de ponderação

Leia mais

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 144 TERÇA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2013

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 144 TERÇA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2013 I SÉRIE NÚMERO 144 TERÇA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2013 ÍNDICE: SECRETARIA REGIONAL DO TURISMO E TRANSPORTES Portaria n.º 94/2013: Estabelece os requisitos mínimos a observar pelos estabelecimentos de alojamento

Leia mais

Concursos 2017 ANEXO XIII

Concursos 2017 ANEXO XIII ANEXO XIII PROGRAMA DE APOIO AO CINEMA SUBPROGRAMA DE APOIO À DISTRIBUIÇÃO 1. Âmbito e Secções 1.1. O ICA apoia a distribuição, em território nacional, de obras nacionais, obras europeias, ou de outros

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA 56/2018/PE

RELATÓRIO DE VISTORIA 56/2018/PE RELATÓRIO DE VISTORIA 56/2018/PE Razão Social: FDM CLÍNICA TERAPÊUTICA EIRELI - ME Nome Fantasia: FDM CLÍNICA TERAPÊUTICA EIRELI - ME Endereço: Av. Engº Domingos Ferreira, 197 Bairro: Boa Viagem Cidade:

Leia mais

CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, e TELECOMUNICAÇÕES

CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, e TELECOMUNICAÇÕES O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui FUNCHAL CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, 61300 e 61900 TELECOMUNICAÇÕES ACTIVIDADES ABRANGIDAS: - Operador de Redes Públicas de Telecomunicações

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional Instrução 6/2012

Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional Instrução 6/2012 Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional Instrução 6/2012 Assunto: Auditoria a Empresas Externas de Saúde do Trabalho DATA: 30.01.2012 Contacto: Coordenador do Programa Nacional de

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 341/IX ASSISTÊNCIA A BANHISTAS. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 341/IX ASSISTÊNCIA A BANHISTAS. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 341/IX ASSISTÊNCIA A BANHISTAS Exposição de motivos «O salvamento de banhistas começa em terra». Nada mais verídico. A prevenção é sempre a melhor razão. Actualmente a assistência aos

Leia mais

DIVISÃO DE OBRAS PARTICULARES. Norma de Instrução de Processo (NIP) Pedido de Autorização de Utilização. Requerimento e legitimidade do requerente

DIVISÃO DE OBRAS PARTICULARES. Norma de Instrução de Processo (NIP) Pedido de Autorização de Utilização. Requerimento e legitimidade do requerente Norma de Instrução de Processo (NIP) Pedido de Autorização de Utilização NIP 19.00 Data: 25.01.2016 Requerimento e legitimidade do requerente Formato Nome do Ficheiro REQ.1 Requerimento referente ao pedido

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA AVERBAMENTO DE PROPRIEDADE DE FARMÁCIA POR MORTE DO PROPRIETÁRIO

PROCEDIMENTO PARA AVERBAMENTO DE PROPRIEDADE DE FARMÁCIA POR MORTE DO PROPRIETÁRIO PROCEDIMENTO PARA AVERBAMENTO DE PROPRIEDADE DE FARMÁCIA POR MORTE DO PROPRIETÁRIO 1. Requisitos Legais O regime jurídico das farmácias de oficina encontra-se estabelecido pelo Decreto- Lei n.º 307/2007,

Leia mais

Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto

Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto (atualizada em Outubrol 2016) Turismo de habitação 1. Imóvel antigo particular Imóvel que pelo seu valor arquitetónico, histórico ou artístico,

Leia mais

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL Manual de GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Licenciamento

Leia mais

Utilização de fossas séticas individuais

Utilização de fossas séticas individuais 5 CADERNOS DE SENSIBILIZAÇÃO O CONSUMIDOR E OS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS Utilização de fossas séticas individuais Saiba a resposta às seguintes questões: pág.: O que é uma fossa sética?... 1 Quais os

Leia mais

Projecto de Proposta de Lei que altera a Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho

Projecto de Proposta de Lei que altera a Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho Projecto de Proposta de Lei que altera a Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho APRECIAÇÃO DA CGTP-IN Considerações gerais De acordo

Leia mais

3. Outros documentos

3. Outros documentos Requisitos e condições necessários à obtenção de autorização para dispensa de medicamentos ao domicílio e através da Internet por parte dos locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica,

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 18º Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 18º Assunto: Diploma: CIVA Artigo: 18º Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Taxas Serviços veterinários - Taxas de IVA a praticar nos serviços de cremação, vacinação e cirurgias aos animais e dos medicamentos utilizados nestes

Leia mais

PROGRAMA. ARTIGO 4.º - Os espaços a concurso encontram-se identificados por designação de letras, mais precisamente como A, B, e C.

PROGRAMA. ARTIGO 4.º - Os espaços a concurso encontram-se identificados por designação de letras, mais precisamente como A, B, e C. PROCEDIMENTO DE HASTA PÚBLICA PARA ATRIBUIÇÃO, A TÍTULO PRECÁRIO, DA EXPLORAÇÃO ECONÓMICA DE TRÊS QUIOSQUES DESTINADOS À VENDA DE GELADOS, A INSTALAR NA ESPLANADA À BEIRA MAR PROGRAMA ARTIGO 1.º - Em conformidade

Leia mais

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS Página 1 de 5 Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (objeto e âmbito) 1. O presente regulamento fixa os procedimentos relativos à creditação de competências académicas e profissionais, nos termos do

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO agosto de 2016 NOTA INTRODUTÓRIA A elaboração deste documento tem como finalidade apresentar de uma forma mais sistematizada a tramitação

Leia mais

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos NORMA DE PROCEDIMENTOS Março de 2008 11 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

Guia PRÁTICO de Seleção de

Guia PRÁTICO de Seleção de Guia PRÁTICO de Seleção de fornecedores de segurança Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho Sistemas de Segurança Eletrónica Segurança Contra Incêndios Certificação de Qualidade Cofinanciado por: Revisão

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer, na sequência do solicitado por Sua Excelência Presidente da Assembleia

Leia mais