PIAUÍ. Assunto: Depósitos e Alvarás Judiciais. Alteração do Código de Normas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PIAUÍ. Assunto: Depósitos e Alvarás Judiciais. Alteração do Código de Normas."

Transcrição

1 2a V/A (RECIBO) Ofício n 552/2014-GP PIAUÍ Teresina-PI, 04 de setembro de A Sua Excelência o Senhor Des. Sebastião Ribeiro Martins Corregedor Geral de Justiça do Estado do Piauí Praça Desembargador Edgard Nogueira - Cabral CEP: Teresina-PI Assunto: Depósitos e Alvarás Judiciais. Alteração do Código de Normas. Excelentíssimo Senhor Corregedor, Ao tempo em que o cumprimentamos, vimos respeitosamente à presença de Vossa Excelência solicitar a edição de ato normativo que modifique o Código de Normas dessa Corregedoria. padronizando e otimizando a regulamentação da matéria de alvarás judiciais no âmbito do Io grau de jurisdição, inclusive nos Juizados Especiais. Nesse contexto, é relevante que sejam abordados o conteúdo (forma de confecção) dos alvarás judiciais para levantamento de valores depositados em instituições financeiras, indicando-se o objeto do alvará, o beneficiário do respectivo valor, o(s) legitimado(s) para retirar o documento junto à Secretaria Judicial, bem como para levantamento (saque) do numerário junto à instituição financeira credenciada. No intuito de melhor detalhar o presente pleito, trazemos à apreciação de Vossa Excelência todas as situações que esta Seccional entende possíveis no que diz respeito a essa matéria, bem como a normas aplicáveis para cada uma delas. I - VALORES OBJETO DOS ALVARÁS JUDICIAIS A) benefício econômico da parte; A.l - ação com procuração adjudicia sem poderes especiais; A.2 - ação com procuração adjudicia com poderes especiais para receber e dar quitação; B) honorários advocatícios contratuais a serem pagos do benefício econômico da parte (honorários de êxito / cláusula quota litis /percentual); C) honorários advocatícios de sucumbência. Rua ( Protocolo L*rrHi Registro; usu cad.: 004 Í013 as 13! sunio.: SOLICITAÇÃO H=>. ^^Çû" C*-. "*"& T MM - COfíEGEDORlft

2 II - QUADRO ESQUEMÁTICO. NORMAS APLICÁVEIS. Objeto do Alvará A.l - Benefício econômico parte, da com procuração sem poderes especiais A.2 - Benefício econômico parte, procuração da com com poderes especiais para receber e dar quitação (art. 38 do CPC1 B - Honorários advocatícios contratuais (art. 22, 4, da Lei )2 C - Honorários advocatícios sucumbcnciais (art. 23 da Lei 8.906/94)3 Beneficiário do valor Legitimado(s) para retirar o alvará na Secretaria Judicial Legitimado(s) para realizar o levantamento (saque) no banco Parte Parte ou Advogado Parte, na presença do Advogado (munido de certidão de habilitação no processo) Parte, na presença do Parte Parte ou Advogado Advogado ou Advogado, isoladamente (munido de certidão de habilitação no processo) Advogado Advogado Advogado Advogado Advogado Advogado 1 Art. 38. A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso. 2 Art. 22. A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência. (-) 4o Se o advogado fizer juntar aos autos o seu contrato de honorários antes de expedir-se o mandado de levantamento ou precatório, o juiz deve determinar que lhe sejam pagos diretamente, por dedução da quantia a ser recebida pelo constituinte, salvo se este provar que já os pagou. 3 Art. 23. Os honorários incluídos na condenação, por arbitramento ou sucumbência, pertencem ao advogado, tendo este direito autônomo para executar a sentença nesta parte, podendo requerer que o precatório, quando necessário, seja expedido em seu favor. Rua Governador Tibério Nunes, s/n. Bairro Cabral - CEP: Teresina-PI Telefone: (86)

3 Apresentado o quadro acima, é pertinente apresentar as seguintes considerações: II.1 - Ato de retirada do Alvará em Secretaria Judicial Uma vez expedido o alvará referente ao benefício econômico auferido pela parte, é legítimo tanto a ela própria quanto ao seu advogado retirar tal documento em secretaria. Isso, porque a posse do documento diz respeito a ambos: à parte, enquanto destinatária da verba a ser paga pelo banco; e ao advogado, por ser o profissional habilitado para praticar o ato da retirada do documento em secretaria, que nada mais é do que um ato processual. Além disso, requisitar a presença de ambos para o ato de retirada do alvará em secretaria se mostra um esforço desnecessário, uma vez que caso seja exigida a presença de ambos para o saque do numerário junto ao banco (na forma ora requerida e exposta no tópico seguinte), estará excluída a possibilidade de qualquer dos envolvidos (parte ou advogado) receber o dinheiro sem o conhecimento do outro. Desse modo, requer-se normatização no sentido de garantir tanto à parte quanto ao(s) seu(s) advogado(s) a retirada, junto à Secretaria Judicial competente, do alvará referente ao benefício econômico auferido pelo jurisdicionado por força da decisão prolatada no processo. II.2 - Necessidade de a parte estar acompanhada do advogado perante a instituição financeira Quando o advogado não faz uso do direito previsto no art. 22, 4o, da Lei 8.906/94, qual seja, o de expedição de alvará em apartado (em seu próprio nome) para recebimento de honorários contratuais de êxito, tal verba fica pendente de pagamento pela parte ao advogado que por ela trabalhou. Ocorre que esta Seccional tem recebido relatos de advogados informando que, em algumas oportunidades, os constituintes recebem os valores junto ao banco e dificultam o pagamento dos honorários contratuais devidos aos patronos que atuaram da causa. Visando evitar esse tipo de situação, que impede o advogado de receber verba de natureza alimentar, mostra-se razoável que a parte se faça acompanhar por seu advogado no momento do recebimento dos valores junto à instituição financeira, oportunidade apropriada para o adimplemento da obrigação de pagamento dos honorários contratuais. Rua Governador Tibério Nunes, s/n. Bairro Cabral - CEP: Teresina-PI Telefone: (86)

4 Ressalte-se que tal modelo já é adotado há alguns anos e de forma exitosa pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22a Região (vide cópia do alvará em anexo), onde praticamente se extirpou o problema de inadimplemento de honorários contratuais devidos pelas partes a seus advogados. Portanto, requer-se que tal sistemática seja adotada também pelo Poder Judiciário do Piauí, de forma garantir o bom funcionamento do Sistema de Justiça. II.3 - Procuração com poderes especiais para receber e dar quitação. Expedição de certidão de habilitação do (s) advogado(s) pela Secretaria da Vara/Juizado. Conforme consta do art. 38 do CPC, a procuração judicial deixa de ser geral e passa a ser especial quando nela consta expressamente a outorga de alguns poderes, tais como o de receber valores em do constituinte (parte) e o dar a respectiva quitação. Em razão disso, o Conselho Federal da OAB estabeleceu entendimento com o Conselho da Justiça Federal, que já orientou o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a respeito do tema (vide ofício em anexo). Nesse contexto, é permitido ao advogado a utilização, para saque junto à instituição financeira, da procuração já constante dos autos, qual seja. ad judicia com poderes especiais para receber e dar quitação em nome da parte (beneficiária dos valores), que lhe legitimamente constituíra o causídico para esse fim. Assim, requer-se que nesses casos o alvará judicial indique expressamente que o advogado está autorizado a, independentemente da presença do beneficiário do valor (parte), receber os valores depositados em favor da mesma, bem como que o alvará seja acompanhado de certidão emitida pela Secretaria da Vara/Juizado, atestando qual ou quais os advogados estão habilitados nos autos e que poderão, isoladamente, sacar o numerário da parte junto ao banco. II.4 - Honorários advocatícios contratuais e sucumbenciais. Por fim, insta ressaltar que os honorários advocatícios, sejam contratuais, sucumbenciais ou fixados por arbitrados judicialmente, são verbas de natureza alimentar e que, por não se confundirem com os valores a que têm direito as partes, podem ser executados autonomamente pelos advogados. Trata-se, a propósito, de matéria pacífica tanto no Supremo Tribunal Federal4 quanto no Superior Tribunal de Justiçai 4 AgRgSusp. Liminar em EDcl em RE , j REsp , j Rua Governador Tíbério Nunes, s/n. Bairro Cabral - CEP: Teresjna-P telefone: (86)

5 III - DA REDAÇÃO PROPOSTA A fim de contemplar o presente requerimento, propõe-se a seguinte redação para o artigo 140 do Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça: Art O levantamento ou a utilização das importâncias depositadas será realizado por meio de alvará assinado pelo Juiz, sendo obrigatória a utilização de selo de fiscalização. Io O alvará conterá o nome da parte beneficiária pelo levantamento, bem como o número da conta, o número dos autos e o valor autorizado. 2 No alvará referente ao benefício econômico auferido pela parte deverá constar a orientação de que a instituição financeira depositária do valor somente deverá efetuar o pagamento à parte beneficiária caso a mesma se faça acompanhar, no ato do recebimento do numerário, de um dos advogados habilitados no processo. 3o Quando houver nos autos procuração outorgando ao advogado poderes especiais para receber e dar quitação, no alvará referente ao benefício econômico auferido pela parte deverá constar a orientação de que a instituição financeira depositária do valor está autorizada a efetuar o pagamento ao advogado, isoladamente, ou à parte beneficiária, desde que a mesma se faça acompanhar, no ato do recebimento do numerário, de um dos advogados habilitados no processo. 4o Nos casos dos 3o e 4o, deverá a Secretaria Judicial expedir certidão indicando qual ou quais os advogados estão habilitados nos autos para representar e/ou acompanhar a parte beneficiária junto à instituição financeira. 5o O alvará referente ao benefício econômico auferido pela parte poderá ser retirado junto à Secretaria Judicial pelo próprio beneficiário ou por um de seus advogados habilitados no processo. 6o O crédito referente a honorários advocatícios sucumbenciais será objeto de alvará específico. T O crédito referente a honorários advocatícios contratuais poderá ser objeto de alvará específico, desde que atendidos os requisitos estabelecidos no art. 22, 4o, da Lei 8.906/94. 8o Em qualquer caso, o alvará referente a honorários advocatícios indicará o nome de um ou mais advogados beneficiários e somente poderá ser retirado junto à Secretaria Judicial por qualquer deles. 9o Dos alvarás de que tratam este artigo serão juntadas cópias aos autos, nas quais constará o recebimento da via original pela parte beneficiada. Rua GovernadorTibério Nunes, s/n. Bairro Cabral - CEP: Teresina-PI Telefone: (.86)

6 IV - DOS PEDIDOS Diante de todo o exposto, a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí requer a Vossa Excelência seja acatada a presente proposta referente à matéria de alvarás para levantamento de depósitos judiciais, de forma a incluí-la no Código de Normas da Corregedoria Geral de Justiça. Uma vez definida a normatização, requer seja expedido ofício circular ao Banco do Brasil e às demais instituições financeiras credenciadas, esclarecendo acerca dos procedimentos a serem adotados pelas unidades jurisdicionais do Estado do Piauí acerca dos alvarás judiciais, bem como solicitando a colaboração das referidas instituições - através de todas as suas agências - com a implementação do procedimento, como meio de garantir o bom funcionamento do Sistema de Justiça. Na certeza da atenção usualmente prestada a esta Seccional, externamos votos de elevado respeito. Atenciosamente, Willian Guimarães Santosjm: Carvalho Presidentèsáa_OAÉ/Pl SigifroiMoreno Filho Presidente da Comissão de Relacionamento com o PoderJudiciário da OAB/PI Danil Rua Governador Tibério Nunes, s/n. Bairro Cabral - CEP: Teresina-PI Telefone: (86)

Impetrado : Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho - RO

Impetrado : Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho - RO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA 1ª Câmara Cível Data de distribuição :26/05/2008 Data de julgamento :15/07/2008 200.000.2008.005924-4 Mandado de Segurança Impetrante : Elivana Muniz de Carvalho Advogada

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS Conceito de CONTRATO É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre

Leia mais

Presidente Prudente/São José do Rio Preto, setembro de PRÊMIO DE INCENTIVO e PDI INCIDÊNCIA SOBRE ART. 133

Presidente Prudente/São José do Rio Preto, setembro de PRÊMIO DE INCENTIVO e PDI INCIDÊNCIA SOBRE ART. 133 Presidente Prudente/São José do Rio Preto, setembro de 2014. PRÊMIO DE INCENTIVO e PDI INCIDÊNCIA SOBRE ART. 133 Prezado cliente, As Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de nosso Estado vêm

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL CONSELHO SECCIONAL DO PIAUÍ. Ofício nº 136/2015-GP Teresina-PI, 27 de maio de 2015.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL CONSELHO SECCIONAL DO PIAUÍ. Ofício nº 136/2015-GP Teresina-PI, 27 de maio de 2015. ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL CONSELHO SECCIONAL DO PIAUÍ Ofício nº 136/2015-GP Teresina-PI, 27 de maio de 2015. A Sua Excelência a Senhora Enedina Maria Gomes dos Santos Desembargadora Presidente do Tribunal

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ Pç. Nossa Senhora da Salete - Bairro Centro Cívico - CEP Curitiba - PR -

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ Pç. Nossa Senhora da Salete - Bairro Centro Cívico - CEP Curitiba - PR - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ Pç. Nossa Senhora da Salete - Bairro Centro Cívico - CEP 80530-912 - Curitiba - PR - www.tjpr.jus.br DECISÃO Em atenção ao contido na Manifestação exarada por esta

Leia mais

PRÊMIO DE INCENTIVO INCIDÊNCIA SOBRE 13º. e TERÇO CONSTITUCIONAL SERVIDORES LIGADOS A SECRETARIA DA SAÚDE

PRÊMIO DE INCENTIVO INCIDÊNCIA SOBRE 13º. e TERÇO CONSTITUCIONAL SERVIDORES LIGADOS A SECRETARIA DA SAÚDE Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Julho de 2013. PRÊMIO DE INCENTIVO INCIDÊNCIA SOBRE 13º. e TERÇO CONSTITUCIONAL SERVIDORES LIGADOS A SECRETARIA DA SAÚDE Prezado cliente, As Câmaras de Direito

Leia mais

PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017.

PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017. PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017. Dispõe sobre o pagamento de honorários de sucumbência aos Procuradores do Município de Victor Graeff, fixa critérios para o rateio desses valores, e dá outras

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE CURITIBA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE CURITIBA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE CURITIBA Distribuição por dependência Autos nº 0007616-18.2008.8.16.0004 ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ADVOGADOS PÚBLICOS, pessoa

Leia mais

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA Ana Flavia Magozzo dos Santos OAB/SP nº. 289.620 Presidente Prudente / São José do Rio Preto, Julho de 2013. Prezado cliente, Consultando nossos arquivos, verificamos que nosso escritório recuperou para

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SAQUE DE RPV S E PRECATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA SAQUE DE RPV S E PRECATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA SAQUE DE RPV S E PRECATÓRIOS Estas informações têm por finalidade orientar partes, advogados e instituições bancárias sobre os procedimentos para saque e liberação de créditos decorrentes

Leia mais

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA JOSEVAL MARTINS VIANA FORENSE P R Á T I C A em PROCESSO TEORIA E PRÁTICA CIVIL Procuração ad judicia Substabelecimento Exceções de impedimento e suspeição do juiz Intervenção de terceiros Petição inicial

Leia mais

Ação Ordinária. - Taxa de Procuração: 2% do valor do salário mínimo (ano de 2017 = R$ 18,74)

Ação Ordinária. - Taxa de Procuração: 2% do valor do salário mínimo (ano de 2017 = R$ 18,74) Ação Ordinária CUSTAS DO PROCESSO: - Taxa Judiciária: Ações Individuais: 1% do valor da causa ou, no mínimo, 5 UFESP s (ano de 2017 = R$ 125,35) Ações Grupo: Além do valor da Ação Individual, 10 UFESP

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no

Leia mais

PROCURAÇÃO. Nome: Profissão: CPF: Endereço: Telefone:

PROCURAÇÃO. Nome: Profissão: CPF: Endereço: Telefone: PROCURAÇÃO OUTORGANTE: Nome: Profissão: CPF: Endereço: Telefone: E-mail: OUTORGADOS: LEONARDO NELSIS SUAREZ, brasileiro, solteiro, advogado, portador de OAB/RS n. 84.503 e CARLOS PAIVA GOLGO, brasileiro,

Leia mais

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP Prezado Senhor(ª), A Justiça Mineira, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Trimunal Federal consideram devidos o adicional noturno aos Policiais Civis dos Estado de Minas Gerais no percentual de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 8 Prof(a). Bethania Senra Execução dos provimentos dos Juizados da Fazenda Pública: - A execução das sentenças proferidas pelos Juizados Especiais da Fazenda Pública poderá

Leia mais

Manutenção de Faixa na mudança de Cargo. Ação Ordinária

Manutenção de Faixa na mudança de Cargo. Ação Ordinária Manutenção de Faixa na mudança de Cargo Ação Ordinária CUSTAS DO PROCESSO: - Taxa Judiciária: Ações Individuais: 1% do valor da causa ou, no mínimo, 5 UFESP s (ano de 2017 = R$ 125,35) Ações Grupo: Além

Leia mais

PROCURAÇÃO JUDICIAL (PÁG. 272/278 PLT)

PROCURAÇÃO JUDICIAL (PÁG. 272/278 PLT) PROCURAÇÃO JUDICIAL (PÁG. 272/278 PLT) Representação em Juízo (quando necessário a presença de advogado); É obrigatória; O advogado precisa estar devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil;

Leia mais

DECISÃO LIMINAR INDEFERIDA

DECISÃO LIMINAR INDEFERIDA PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO 0005417-07.2013.2.00.0000 Requerente: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil-cfoab Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Distrito Federal

Leia mais

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Junho de 2016. Prezado cliente, O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem reconhecendo o direito da majoração dos vencimentos dos servidores públicos ativos,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 83/ 2013

RESOLUÇÃO Nº 83/ 2013 RESOLUÇÃO Nº 83/ 2013 REGULAMENTA O REQUERIMENTO E A EXECUÇÃO DE HONORÁRIOS PROVENIENTES DE AÇÕES PATROCINADAS PELA DEFENSORIA PÚBLICA, EM RAZÃO DA APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA SUCUMBÊNCIA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

DESPACHO Nº GCJ-GJACJ-MGRM

DESPACHO Nº GCJ-GJACJ-MGRM TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ Pç. Nossa Senhora da Salete - Bairro Centro Cívico - CEP 80530-912 - Curitiba - PR - www.tjpr.jus.br DESPACHO Nº 4148606 - GCJ-GJACJ-MGRM SEI!TJPR Nº 0051464-26.2019.8.16.6000

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL. Ação Ordinária

APOSENTADORIA ESPECIAL. Ação Ordinária APOSENTADORIA ESPECIAL Ação Ordinária CUSTAS DO PROCESSO: - Taxa Judiciária: Ações Individuais: 1% do valor da causa ou, no mínimo, 5 UFESP s (ano de 2017 = R$ 125,35) Ações Grupo: Além do valor da Ação

Leia mais

EXCELENTISSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA MM. 2ª VARA JUDICIAL DA COMARCA DE CHARQUEADAS/RS

EXCELENTISSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA MM. 2ª VARA JUDICIAL DA COMARCA DE CHARQUEADAS/RS EXCELENTISSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA MM. 2ª VARA JUDICIAL DA COMARCA DE CHARQUEADAS/RS Ref. Processo no. 156/1090002168-0 LUIS HENRIQUE GUARDA, administrador judicial da empresa BELLAGRES

Leia mais

CONVERSÃO DE LICENÇA-PRÊMIO E FÉRIAS NÃO GOZADAS EM PECÚNIA. Ação Ordinária

CONVERSÃO DE LICENÇA-PRÊMIO E FÉRIAS NÃO GOZADAS EM PECÚNIA. Ação Ordinária CONVERSÃO DE LICENÇA-PRÊMIO E FÉRIAS NÃO GOZADAS EM PECÚNIA Ação Ordinária ATENÇÃO - Ação sujeita à prescrição - Os interessados devem observar o prazo máximo de 5 (cinco) anos entre a data da concessão

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA...... DO FORO... VARA.........(nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil)... (profissão), neste ato representado legalmente, por sua genitora,

Leia mais

PROVIMENTO CR N 04/2018

PROVIMENTO CR N 04/2018 PROVIMENTO CR N 04/2018 O DESEMBARGADOR DO TRABALHO-CORREGEDOR DO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o atual art. 791-A da CLT instituiu o regime de sucumbência no processo

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESERVA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. INSCRIÇÃO PERANTE A OAB SUSPENSA PREVENTIVAMENTE. OFÍCIO CIRCULAR EMITIDO PELA

AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESERVA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. INSCRIÇÃO PERANTE A OAB SUSPENSA PREVENTIVAMENTE. OFÍCIO CIRCULAR EMITIDO PELA AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESERVA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. INSCRIÇÃO PERANTE A OAB SUSPENSA PREVENTIVAMENTE. OFÍCIO CIRCULAR EMITIDO PELA CORREGEDORIA. TRANSFERÊNCIA PARA CONTA CORRENTE. 1. Estabelece

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 1. PROCURAÇÃO; 2. CONTRATO; 3. DECLARAÇÃO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA; 4. CÓPIA DA IDENTIDADE; 5. COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA; 6. CONTRACHEQUE DOS ÚLTIMOS 5 ANOS; 7. DECLARAÇAÕ

Leia mais

Entendimento majoritário do Tribunal de Justiça de nosso Estado vem entendendo pela ilegalidade da obrigação do pagamento; neste sentido : POLICIAIS

Entendimento majoritário do Tribunal de Justiça de nosso Estado vem entendendo pela ilegalidade da obrigação do pagamento; neste sentido : POLICIAIS Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Julho de 2013. É de conhecimento de V. Sa. que atualmente vem sendo descontado 2% (dois por cento) sobre o total de seus vencimentos, importância essa destinada

Leia mais

PROCURAÇÃO. PCCS (INSS Instituto Nacional do Seguro Social)

PROCURAÇÃO. PCCS (INSS Instituto Nacional do Seguro Social) PROCURAÇÃO NOME: ENDEREÇO: BAIRRO: CIDADE: CEP: FONE: no fim assinado, por este instrumento particular, nomeia e constitui seus bastantes procuradores os advogados Marcelo Trindade de Almeida, casado,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA. Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011,

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA. Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011, Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011, Senhor(es) Notário(s), Com o intuito de uniformizar e divulgar o procedimento para PROTESTOS DE TÍTULOS JUDICIAIS, a Corregedoria-Geral

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil Analista Judiciário TRE 1) FCC Analista Judiciário Área Judiciária - TRE AP (2015) Considere a seguinte situação hipotética: Marcos, advogado recém

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual Número: 6010645-82.2014.8.13.0024 26/09/2016 Classe: BUSCA E APREENSÃO EM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Órgão

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF. CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF. OSVALDO ESTUDO DE PEÇAS JURÍDICAS PROCURAÇÃO AD JUDICIA JUÍZO. PROCURAÇÃO

Leia mais

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Janeiro de 2014. Prezado Cliente, O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem reconhecendo o direito ao pedido de aposentadoria especial aos servidores públicos

Leia mais

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP Prezado Senhor(ª), Todos consumidores de energia elétrica têm o direito de entrar na Justiça com uma ação visando a restituição do ICMS sobre a tarifa de distribuição e transmissão, podendo chegar a 30%

Leia mais

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO ª VARA DA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS (EXECUÇÃO DE ALIMENTOS)

Leia mais

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP Prezado Senhor(ª), Todos os servidores públicos aposentados e militares da inativa que sacaram o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) nos últimos 05 (cinco) anos podem ingressar

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF sob nº...,

Leia mais

@ (PROCESSO ELETRÔNICO) ALCPV Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL

@ (PROCESSO ELETRÔNICO) ALCPV Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL EM ACIDENTE DE TRÂNSITO. AÇÃO ORDINÁRIA DE INDENIZAÇÃO. FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. TITULARIDADE DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS ARBITRADOS NA FASE DE CONHECIMENTO.

Leia mais

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP Prezado Senhor(ª), Todos os servidores públicos da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais, exonerados pela Inconstitucionalidade da Lei Complementar de n.º 100, podem ingressar na justiça

Leia mais

Aos Servidores Públicos Federais.

Aos Servidores Públicos Federais. Salvador-BA, 17 de maio de 2019. Aos Servidores Públicos Federais. Assunto: Ação visando PAGAMENTO das diferenças de férias, gratificação natalina, adicionais e gratificações, diante da inclusão do abono

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECLAMAÇÃO 26.259 BAHIA RELATOR RECLTE.(S) ADV.(A/S) RECLDO.(A/S) ADV.(A/S) INTDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. ROBERTO BARROSO :FRANCISCO SOUZA FIGUEIREDO :SILVIO JOSE NUNES ARMEDE :JUIZ DO TRABALHO DA

Leia mais

COMUNICADO AÇÃO DA IRESA

COMUNICADO AÇÃO DA IRESA COMUNICADO AÇÃO DA IRESA O Sinpol/SC por intermédio de sua assessoria jurídica, o escritório Fabeni Advocacia,vinha trabalhando na elaboração de ação judicial para reconhecer a incidência do imposto de

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO ª VARA DA (EXECUÇÃO DE ALIMENTOS) Exqte.: Excdo.:, brasileira, solteira, comerciante, residente e domiciliada N. Capital,

Leia mais

Proposta de prestação de serviços advocatícios

Proposta de prestação de serviços advocatícios Proposta de prestação de serviços advocatícios AÇÃO: 295 Vantagem Pessoal - Incidência dos Adicionais e Sexta-parte Podem ingressar com essa ação Servidores Públicos Estaduais pertencentes ao Quadro do

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

HABILITAÇÃO EXECUÇÃO GTE

HABILITAÇÃO EXECUÇÃO GTE HABILITAÇÃO EXECUÇÃO GTE FINALIDADE e CABIMENTO: Expediente destinado a habilitação de filiados, ou herdeiros, beneficiados pela Sentença proferida em Mandado de Segurança Coletivo que estendeu a Gratificação

Leia mais

A FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS NO NOVO CPC

A FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS NO NOVO CPC A FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS NO NOVO CPC Desembargador Arnoldo Camanho de Assis XIII Congresso Nacional de Direito Previdenciário - IAPE São Paulo, 3 de agosto de 2017 15/08/2017 2 A prestação jurisdicional

Leia mais

REQUERIMENTO JUDICIAL SIMPLES

REQUERIMENTO JUDICIAL SIMPLES REQUERIMENTO JUDICIAL SIMPLES O Requerimento Judicial é aquele feito ao magistrado por uma das partes, solicitando algo. Os Requerimentos Judicias Simples são por exemplo: - Petição de Juntada; - Rol de

Leia mais

PROCURAÇÃO. (licença-prêmio)

PROCURAÇÃO. (licença-prêmio) PROCURAÇÃO (licença-prêmio) NOME: FILIAÇÃO: NACIONALIDADE: ESTADO CIVIL: PROFISSÃO: ENDEREÇO: CIDADE: BAIRRO: CEP:, RG:, CPF: TELEFONE P/ CONTATO:, DATA DE NASCIMENTO / /, e-mail:, no fim assinado, por

Leia mais

DECISÃO (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC)

DECISÃO (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC) TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0016014-69.2014.8.19.0000 Agravantes: MARIO JUSTO LOPES e JANETE MUNIZ LOPES (herdeiros) Relatora: Desembargadora PATRICIA RIBEIRO SERRA

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESERVA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SUCUMBENCIAIS. INSCRIÇÃO PERANTE A OAB SUSPENSA PREVENTIVAMENTE. VERBA DE CUNHO ALIMENTAR.

AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESERVA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SUCUMBENCIAIS. INSCRIÇÃO PERANTE A OAB SUSPENSA PREVENTIVAMENTE. VERBA DE CUNHO ALIMENTAR. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESERVA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SUCUMBENCIAIS. INSCRIÇÃO PERANTE A OAB SUSPENSA PREVENTIVAMENTE. VERBA DE CUNHO ALIMENTAR. 1. Estabelece o Estatuto da OAB, Lei nº 8.906/94, em

Leia mais

Prezado Senhor(ª), Para ingressar com a ação do PASEP, precisamos dos seguintes documentos:

Prezado Senhor(ª), Para ingressar com a ação do PASEP, precisamos dos seguintes documentos: Prezado Senhor(ª), Todos os servidores públicos e funcionários públicos que sacaram o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) nos últimos 05 (cinco) anos e que iniciaram o serviço

Leia mais

Presidente Prudente, 15 de janeiro de 2018.

Presidente Prudente, 15 de janeiro de 2018. Presidente Prudente, 15 de janeiro de 2018. Destinado aos Empregados Públicos Celetistas do Departamento de Estradas de Rodagem DER e Superintendência de Controle de Endemias-SUCEN. Prezado Cliente, Em

Leia mais

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS AÇÃO

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS AÇÃO ENTIDADE CONVENIADA PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS AÇÃO 09: INDENIZAÇÃO DE FÉRIAS E LICENÇA-PRÊMIO Podem ingressar com essa ação servidores públicos estaduais aposentados ou exonerados

Leia mais

FORMULÁRIO EXECUÇÕES AÇÃO COLETIVA CAIXA ECONÔMICA - CTVA

FORMULÁRIO EXECUÇÕES AÇÃO COLETIVA CAIXA ECONÔMICA - CTVA FORMULÁRIO EXECUÇÕES AÇÃO COLETIVA CAIXA ECONÔMICA - CTVA 1. Não é preciso reconhecer firma nem autenticar nenhum documento; 2. Os documentos (todos) podem ser impressos, preenchidos, assinados, digitalizados

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA. ªVARA... DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA. ªVARA... DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA. ªVARA... DO FORO...... (nome completo),...(nacionalidade),...(estado civil),...(profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF

Leia mais

"AD JUDICIA" Modelo 01 prazo de validade Esta procuração é válida até o dia / /20.

AD JUDICIA Modelo 01 prazo de validade Esta procuração é válida até o dia / /20. "AD JUDICIA" Modelo 01 Ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados específicos no Esta procuração normalmente é passada para um advogado no Brasil. Por isso, antes de solicitar este tipo de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores 1. Justiça gratuita - Art. 98 do CPC A justiça gratuita isenta o autor ou o réu das custas, despesas processuais e, provisoriamente,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DISPENSA DE DEPÓSITO CAUÇÃO PELA FAZENDA PÚBLICA NA AÇÃO RESCISÓRIA Art. 968. A petição

Leia mais

DESPACHO/OFicIO ry fjb /2012

DESPACHO/OFicIO ry fjb /2012 1,o'JIJe/)o I{;(:fO nal fi

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 - (2018 CESPE - DPE-PE - Defensor Público) A prática eletrônica de ato processual poderá ocorrer até as vinte e quatro horas do último dia do prazo. 2 - (2017

Leia mais

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Homero Batista Mateus da Silva, Autor da coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado 10 volumes Ed. Revista dos Tribunais Protesto extrajudicial Art. 517.

Leia mais

Poder Judiciário Conselho da Justiça Federal Corregedoria-Geral da Justiça Federal

Poder Judiciário Conselho da Justiça Federal Corregedoria-Geral da Justiça Federal Poder Judiciário Conselho da Justiça Federal Corregedoria-Geral da Justiça Federal Processos: CJF-PPN-2015/0043 e CJF-PPN-2017/0017 Relator: Conselheiro André Fontes. Assunto: 1. Atualização da Resolução

Leia mais

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Os documentos, as medidas cautelares e os procedimentos criminais sigilosos exigirão cuidado diferenciado art. 87 Considera-se sob sigilo qualquer

Leia mais

CONTRATO DE HONORÁRIOS

CONTRATO DE HONORÁRIOS CONTRATO DE HONORÁRIOS PARTES - PAULO CEZAR LAUXEN, ARTHUR ORLANDO DIAS FILHO, JORGE AIRTON BRANDÃO YOUNG, JEVERTON ALEX DE OLIVEIRA LIMA, inscritos na OAB/RS sob os nºs 29.160, 40.806, 31.684, 45.412,

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Processo nº 000000-00.2016.403.6103. Autor(a): MONIQUE SANTANA DA RESTAURAÇÃO Réu: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS ENTIDADE CONVENIADA PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS AÇÃO 275: CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA - INCIDÊNCIA ISOLADA Podem ingressar com essa ação servidores públicos estaduais aposentados que

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS SÃO PAULO fls. 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS SÃO PAULO De acordo com Novo Código de Processo Civil NCPC (Lei 13.105/2015) CORITIBA FOOT BALL CLUB, entidade de prática

Leia mais

Mandado de Segurança Aposentadoria Especial

Mandado de Segurança Aposentadoria Especial Mandado de Segurança Aposentadoria Especial FINALIDADE e CABIMENTO: Ação visando o reconhecimento do direito à aposentadoria especial aos filiados membros da classe do suporte pedagógico ou que sejam designados

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO ª VARA DA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS (EXECUÇÃO DE ALIMENTOS)

Leia mais

Incidência de quinquênios e sexta-parte sobre Vantagem Pessoal

Incidência de quinquênios e sexta-parte sobre Vantagem Pessoal Incidência de quinquênios e sexta-parte sobre Vantagem Pessoal FINALIDADE e CABIMENTO: Impor ao Estado ou à SPPREV a obrigação de fazer incidir os quinquênios e a sexta-parte sobre a Vantagem Pessoal incorporada

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 211/2014.

PROJETO DE LEI Nº 211/2014. PROJETO DE LEI Nº 211/2014. DISPÕE SOBRE O RATEIO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS AOS SERVIDORES OCUPANTES DO CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO DE ADVOGADO MUNICIPAL, ESPECIALIDADE PROCURADOR MUNICIPAL E DÁ OUTRAS

Leia mais

A nossa missão é aprovar você!

A nossa missão é aprovar você! MODELO DA PEÇA: ENUNCIADO: Na cidade de Belo Horizonte, existe um grande bairro chamado Venda Nova. O bairro é afastado do centro urbano e mesmo não obtendo nenhum investimento por parte do governo municipal

Leia mais

LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA

LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA CENÁRIOS DA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA Artigos 509-513 do CPC SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO Liquidação definitiva - Arbitramento: Convencionado ou pela natureza do objeto (509, I) Risco:

Leia mais

PROVIMENTO Nº 004 / 2007

PROVIMENTO Nº 004 / 2007 ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 004 / 2007 Dispõe sobre as hipóteses de consulta, vista, retirada, devolução de autos e extração de cópias reprográficas de

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Paraná

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Paraná EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR RELATOR DESEMBARGADOR FEDERAL JORGE ANTONIO MAURIQUE DA 1ª TURMA DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO. Autos n.º 5042306-95.2015.4.04.9999 - Apelação Cível A ORDEM

Leia mais

Advocacia na Era Digital

Advocacia na Era Digital Advocacia na Era Digital Wagner Jenny e Marcos Cabello ctinf@oabsa.org.br Agenda Evolução da tecnologia Certificação digital Processo Judicial Eletrônico Exemplos práticos Perguntas e respostas Internet

Leia mais

C O N T E S T A Ç Ã O,

C O N T E S T A Ç Ã O, EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1ª VARA DE FAMILIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE SANTOS-SP Ação de investigação de Paternidade Processo 007/2017, brasileiro,, do, portador da Cédula

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PREVISÃO LEGAL LEI Nº 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973. CPC

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO PODER JUDICIÁRIO RECIBO DO PROTOCOLO PETICIONAMENTO INICIAL - PRIMEIRO GRAU

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO PODER JUDICIÁRIO RECIBO DO PROTOCOLO PETICIONAMENTO INICIAL - PRIMEIRO GRAU TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO PODER JUDICIÁRIO RECIBO DO PROTOCOLO PETICIONAMENTO INICIAL - PRIMEIRO GRAU Dados Básicos Foro: Foro Central Cível Processo: 11054541620188260100 Classe do Processo:

Leia mais

Súmula vinculante 47-STF

Súmula vinculante 47-STF Súmula vinculante 47-STF Márcio André Lopes Cavalcante DIREITO PROCESSUAL CIVIL HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS Súmula vinculante 47-STF: Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante

Leia mais

EXTENSÃO GGE APOSENTADOS Ação Ordinária

EXTENSÃO GGE APOSENTADOS Ação Ordinária EXTENSÃO GGE APOSENTADOS Ação Ordinária INFORMAÇÕES INICIAIS: Considerando que a soma dos valores referentes à GGE (gratificação de gestão educacional) retroativa e futuras (próximos 12 meses), não ultrapassa

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) Art. 10. As partes poderão designar,

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

Aos Servidores Públicos Federais.

Aos Servidores Públicos Federais. Salvador, 09 de Agosto de 2018. Aos Servidores Públicos Federais. Assunto: Execução visando o recebimento em pecúnia da licença prêmio não gozada em face de decisão de Ação coletiva movida pelo SINTSEF-Ba.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. Novidade trazida com o NCPC em relação a ação rescisória:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. Novidade trazida com o NCPC em relação a ação rescisória: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres ATENÇÃO: Novidade trazida com o NCPC em relação a ação rescisória: Atualmente a ação rescisória poderá

Leia mais

RECLAMAÇÃO nº (BAHIA) RELATOR : MIN. ROBERTO BARROSO RECLTE.(S) :FRANCISCO SOUZA FIGUEIREDO ADV.(A/S) :SILVIO JOSE NUNES ARMEDE

RECLAMAÇÃO nº (BAHIA) RELATOR : MIN. ROBERTO BARROSO RECLTE.(S) :FRANCISCO SOUZA FIGUEIREDO ADV.(A/S) :SILVIO JOSE NUNES ARMEDE RECLAMAÇÃO nº 26.259 (BAHIA) RELATOR : MIN. ROBERTO BARROSO RECLTE.(S) :FRANCISCO SOUZA FIGUEIREDO ADV.(A/S) :SILVIO JOSE NUNES ARMEDE RECLDO.(A/S):JUIZ DO TRABALHO DA 2ª VARA DO TRABALHO DE ITABUNA INTDO.(A/S)

Leia mais