Shabat com o Terceiro Templo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Shabat com o Terceiro Templo"

Transcrição

1 שבּת שלם Shabat com o Terceiro Templo O shabat não é um simples dia na semana. É a união do filho com o Eterno, em si mesmo a consagração da Presença do Eterno dentro do filho. Ao iniciar o primeiro Mandamento, o Eterno diz: Eu sou o Eterno, teu Pai, que te fiz sair do Egito, da casa da servidão. Não sejas idólatras diante de minha face 1. A própria Palavra do Eterno diz o que Egito significa: não um país ou local, no norte da África, e sim, a casa da servidão 2, a escravidão da mente, que, dentro de cada um, quer envolver o espírito que o filho é, para não deixá-lo viver. Com essa frase, o Eterno diz a cada filho que Ele, o Eterno, é o nosso Pai para o filho compreender que a mente que ele tem não é o seu deus. E, essa mesma frase é repetida, apenas, uma vez mais exatamente, no quarto Mandamento: Guardarás o shabat e o santificarás (...). Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras; mas o sétimo dia é shabat para o Eterno, teu Pai; não farás trabalho algum (...). Lembra-te de que foste escravo no Egito, donde a mão forte e o braço poderoso do teu Pai te tirou. É por isso que o Eterno, teu Pai, te ordena observes o shabat 3. A santificação do shabat é, pois, a afirmação do filho de que o Eterno é o seu Pai. Não somos escravos. Somos livres. Somos filhos. Não somos mente, nem escravos da mente. Somos espíritos e livres, filhos do Eterno! A libertação da mente é o selo do filho do Eterno, no descanso do shabat. Muitos se preocupam por ter que deixar de trabalhar no shabat porque pensam que o trabalho (a mente) é a fonte de seu sustento e prazer, e assim, põem as preocupações, as aflições, os interesses do quotidiano e as atividades mundanas como ídolos diante do Eterno. A ordem do Eterno, pois, de deixar de trabalhar no shabat significa que o sustento do filho não resulta da mente. Não é pelo trabalho que o filho alcança seu sustento. Ele não é um escravo. Todo o provimento e suprimento do filho são dados pelo Eterno porque o Eterno é o Pai. Não é a mente que sustenta o filho. O filho é sustentado provido e suprido pelo seu Pai, o Eterno. 1 Shemot/Êxodo, 20:2; Devarim/Deuteronômio, 5;6. 2 Em hebraico, Egito é Mitsraim, que significa limitações, cadeias, escravidão, servidão, desgraça, perda do nome. 3 Devarim/Deuteronômio, 5:12-15.

2 A santificação do shabat é, assim, a afirmação da confiança do filho no Pai a afirmação do filho de que, só o Eterno é seu Pai, que ama o Eterno sobre todas as coisas, inclusive, sobre si mesmo! Preparativos Lembra-te de santificar o shabat (...) Durante o shabat, não é permitido qualquer trabalho servil. Só há exceção para aqueles que estão a serviço da vida, como bombeiros, médicos, enfermeiros, policiais. 2. Assim, no sexto dia: a) Limpe a casa; b) Prepare a alimentação do shabat; c) Mude a roupa de cama e de banho. 3. Se preferir, o chefe da família poderá preparar as chalot (os pães redondos do shabat), também, no sexto dia. Poderá preparar a massa, na noite do quinto dia, colocá-la na geladeira, retirá-la na manhã seguinte, e, à tarde, fazer as chalot. As chalot também podem ser adquiridas na padaria. 4. A mesa do shabat deve ser preparada no sexto dia, logo após o almoço: a) Use uma toalha prateada com listras verticais (também prateadas), ou branca, que deve ser reservada, apenas, para o shabat. b) Na casa, a mesa de refeições é o altar para o Eterno. Assim, no centro da mesa, onde está o candelabro de sete braços (a menorá), ponha, em cada lado, o mel e o azeite; por trás, coloque o sal e um pequeno vidro com água benta (água filtrada com uma pitada de sal, a que se deve acrescentar mais água, antes que termine), bem como um vaso, com dezoito rosas corde-rosa (estas rosas simbolizam as bençãos do Eterno). Se não houver possibilidade de adquirir as dezoito rosas, coloque apenas uma, que representa as dezoito bençãos. c) Também sobre a mesa, coloque uma jarra (ou um recipiente sem tampa, a fim de que seu conteúdo seja abençoado) com água para beber (deve-se acrescentar mais água, antes que termine), copos de acordo com o número de pessoas presentes, e um pequeno recipiente com azeite para unção (azeite puro com um pouco de sal, que também deve ser completado, antes que acabe). d) Em uma das cabeceiras da mesa, deve ser posta a cadeira reservada para o Messias, e na oposta, as cadeiras destinadas ao chefe da família e à sua esposa. A cabeceira principal é dedicada ao Messias, Iaurrushua ben David Vivo, pois Ele é Ressurreto e é Presente no shabat. Deve-se colocar uma taça com vinho, uma garrafa destampada com o vinho reservado para o Messias, e uma pequena chalá, tudo isso na cabeceira da mesa, em frente à cadeira do Messias. Essa cadeira deve estar guarnecida com o talit (xale de orações). Na mesma cabeceira, à direita, deve-se colocar a Torá aberta, sobre a qual deve ser posto o shofar (corneta de chifre de carneiro), e, ainda à direita, adiante da Torá, uma pequena jarra, com uma rosa, em homenagem a Miriam, Mãe de Iaurrushua ben David Vivo. e) O prato especial, onde devem ser postas as chalot redondas (uma sobre a outra, cobertas com um pano especial), deve ser colocado na cabeceira oposta à do Messias, no centro, entre as cadeiras destinadas ao casal, e, à esquerda, acima deste prato, uma bandeja 4 Shemot/Êxodo, 20:8.

3 onde devem ser postos os copos (ou cálices) contendo vinho, em número equivalente ao das pessoas presentes (para as crianças deve ser servido suco de uva). Os pratos de sobremesa para as porções de chalá devem ser postos, paralelamente, à esquerda do prato das chalot. f) À frente da menorá, coloque um recipiente com água, azeite e duas lamparinas (ou, se preferir, castiçais com velas) duas para a esposa, e acrescente uma para cada filha com, pelo menos, três anos de idade para serem acesas as luzes do shabat 5, no início desse dia, com o surgimento da estrela (aproximadamente, às 18:00 hs.). 5. As pessoas que participarem do shabat não devem vir à festa de mãos vazias: devem trazer alguma coisa, à sua escolha, para fazer parte da mesa. 6. À mesa do shabat, os homens deverão usar kipá (solidéu) e talit (xale de orações). E, as mulheres, o véu. Shabat Cerimonial 1. O shabat se prolonga, da primeira estrela do sétimo dia à primeira estrela do primeiro dia, da semana. 2. Sua observância decorre do quarto Mandamento (Shemot/Êxodo, 20:8-11): 8. Lembra-te de santificar o shabat. 9. Trabalharás durante seis dias, farás toda a tua obra. 10. Mas, no sétimo dia, que é um repouso em honra do Eterno, teu Pai, não farás trabalho algum (...). 11. Porque em seis dias o Eterno criou o Céu, a terra, o mar e tudo o que contém, e repousou no sétimo dia, e por isso o Eterno abençoou o shabat e o consagrou. 3. À primeira estrela do sétimo dia, é o momento do kabalat shabat, a cerimônia de recepção, ou de abertura do shabat. 4. A esposa deve abrir a porta principal da casa e convidar a Rainha Shabat para entrar. A Rainha Shabat significa a Luz do shabat. 5. A esposa, suas filhas e todos os presentes devem cheirar o perfume das bençãos do shabat as rosas (ou a rosa) colocadas sobre a mesa. 6. Todos os presentes devem, então, ungir-se 6 entre os olhos com o azeite da unção 7, tomar um pouco da água 8 da jarra colocada sobre a mesa, onde, em seguida, devem assumir seus lugares, os homens com kipá e talit e as mulheres com o véu. Antes de colocar o talit (o xale de orações, cujo sentido é proteção e demonstrar que todos os homens são iguais, perante o Eterno), os homens devem esticá-lo diante dos olhos, com as duas mãos, e recitar a benção respectiva (que está gravada, em hebraico, no próprio talit): Baruch Atá Iaú Elohênu Mélech ha-olam ashér kidshánu bemitsvotáv vetsivánu le hit-atêf be tsit tsit ( Bendito és Tu, ó Eterno, Espírito Santo Vida, Rei do Universo, que nos santificas com Teus Mandamentos e nos ordenas nos envolvermos com o talit ). 5 Uma para o Eterno, e outra pela Luz criada no primeiro dia: o Messias. 6 A mãe já se deverá ter ungido com o azeite da unção, antes de orar para acender as luzes do shabat. 7 A unção do Eterno é a alegria. 8 A água nos lembra que somos puros.

4 7. A esposa e as filhas que já contem com, pelo menos, três anos de idade, devem, então, acender as luzes de shabat. À sua frente, na mesa, a mãe deve ter colocado os castiçais com velas (ou o recipiente com as lamparinas) e, entre estes, um outro (ou uma lamparina), para cada filha. 8. A mãe deve acender suas luzes, passar as mãos sobre elas 9, cobrir seus olhos com os dedos 10, e fazer a seguinte oração, por duas vezes: Louvo o Eterno, Espírito Santo Vida, Pai de Avraham, Itzhak, Iaacov e Ieshar-Êl, que nos santificas com Teus Mandamentos, e nos ordenas acender as luzes do sagrado shabat, em nome de Iaurrushua ben David Vivo, Sumo-Sacerdote Eterno da Ordem de Malkitsédek, da qual somos sacerdotes e testemunhas, nosso Salvador e Redentor. Amen. 9. Ao terminar a oração, a mãe deve descobrir seus olhos, contemplar as luzes, sorrir e dizer aos presentes: Shabat shalom! 10. Após isto, a mãe deve auxiliar suas filhas a fazer o mesmo. 11. Em seguida, é o momento do toque do shofar (corneta de chifre de carneiro). O chefe da família e os demais homens presentes que tiverem shofar devem, juntos, dar o toque do shofar uma sucessão rápida de toques longos, curtos e altos. 12. Todos devem, então, recitar a Shemá: Shemá, Ieshar-Êl, Iaú Elohênu, Iaú Ehád. (dizer em silêncio, no coração, para Iaurrushua ben David Vivo: Baruch Shem Kevôd Malchutô Iaurrushua ben David Chái Le-Olam Va-Éd.) Vê-Ahavtá Êt Iaú Elochêha be-chol levavechá, uvechol nafshechá, uvechol meôdechá. Ve haiû ha-devarim ha-êle asher Anochi metsavechâ haiôm al levavechá. Vê-shinantam levanechá, vedibartá bam, beshivetechá bevetechá, uvelertechá badérer, uveshorbechá, uvekumechá, ukeshartam leôt al-iadechá, vehaiú letotafôt ben enechá, uchetavetam al-mezuzôt betechá uvish-arechá. Ouve ó Ieshar-Êl, o Eterno é Espírito, o Eterno é Um. (dizer em silêncio, no coração, para Iaurrushua ben David Vivo: Bendito o Nome da Glória de Seu Reino, Iaurrushua ben David Vivo, por toda a eternidade.) E ama o Eterno, Espírito, de todos o espírito que tu és. E estas palavras que hoje te ordeno são no íntimo de teu ser. E ensina a teus filhos. E serão tua palavra, no repouso, em tua habitação, e na tua vivência no Caminho, e ao te deitares e ao te levantares. E orientarão tuas ações e teus pensamentos, como um selo, em tua morada e à tua porta. 13. Todos devem cantar, então, o hino do shabat (toda a seqüência, por duas vezes): Hoje é dia do descanso do Eterno, hoje é dia do descanso do Eterno, dia de Paz e de Amor, dia de Paz e de Amor. Louvo e canto, louvo e canto, louvo e canto ao Santo de Ieshar-Êl. Hoje é dia do descanso do Eterno, hoje é dia do descanso do Eterno, dia de Paz e de Amor, dia 9 As mãos devem cruzar, uma sobre a outra, em um movimento rotativo. 10 Para receber a visão da Luz do Eterno.

5 de Paz e de Amor. Louvo e canto, louvo e canto, louvo e canto ao Santo de Ieshar-Êl, neste dia, neste dia do Divino Criador. 14. Todos devem permanecer de pé, estender as mãos sobre seus cálices de vinho (já servidos) e recitar a benção ha-gafén do vinho, o kidúsh (santificação) do shabat, que dá testemunho da santidade especial do shabat. Esta é a benção do vinho: Baruch Atá Iaú Elohênu Mélech ha-olam borê peri ha-gafén ( Bendito és Tu, ó Eterno, Espírito Santo Vida, Rei do Universo, que crias o fruto da videira. ). 15. Neste momento, todos devem erguer seus cálices, dizer Le Cháim ( `a Vida! ), e então tomar um gole do vinho. Esse louvor é para o Eterno. 16. Depois, as pessoas devem erguer seus copos, e novamente dizer Le Cháim, e beber mais um gole do vinho. Esse louvor é para o Messias. 17. Em seguida, os irmãos devem erguer seus copos, e mais uma vez dizer Le Cháim, e beber o terceiro gole de vinho. Esta saudação é para os irmãos, Ieshar-Êl. 18. O passo seguinte é todos recitarem a benção das chalot redondas as quais deverão ter sido postas na mesa, uma sobre a outra, sob um pano especial que só deve ser retirado neste momento. Ainda de pé, com as mãos voltadas para as chalot (sem o pano), todos devem dizer: Baruch Atá, Iaú, Elohênu Mélech ha-olam, ashér kidshánu bemitsvotáv, ha mótsi léhem min haarêts ( Bendito és Tu, ó Eterno, Espírito Santo Vida, Rei do Universo, que nos santificas com Teus Mandamentos e fazes brotar o pão da terra ). 19. O chefe da família deve, então, partir a chalá de cima com as mãos, tirar seu pedaço, e, após ele, todos os demais devem fazer o mesmo. Os pedaços devem ser tirados, circundando a chalá, da direita para esquerda. O tamanho ou a quantidade das chalot deve ser compatível com o número de convidados, para que todos possam servir-se, e sobrar a chalá inteira de baixo, para o café da manhã do shabat. 20. De volta a seus lugares, e ainda de pé, todos devem pegar seus copos e entoar a canção Ossé shalom ( Realiza a Paz ), balançando os cálices, da direita para a esquerda. A letra da canção é a seguinte: Ossé shalom bimromáv, Hu ossé shalom alênu, veal kôl Ieshar-Êl, ve imrú, imrú Amen. Ossé shalom bimromáv, Hu ossé shalom alênu, veal kôl Ieshar-Êl, ve imrú, imrú Amen. Iaú ossé shalom, Iaú ossé shalom, shalom alênu, veal kôl Ieshar-Êl. Iaú ossé shalom, Iaú ossé shalom, shalom alênu, veal kôl Ieshar-Êl. Iaú ossé shalom, Iaú ossé shalom, shalom alênu, veal kôl Ieshar-Êl. ( Realiza, em Seu Reino, Ele realiza a Paz para nós e para todo Ieshar-Êl, e dizemos, dizemos Amen. Realiza, em Seu Reino, Ele realiza a Paz para nós e para todo Ieshar-Êl, e dizemos, dizemos Amen. O Eterno realiza a Paz, o Eterno realiza a Paz, a Paz para nós e para todo Ieshar-Êl. O Eterno realiza a Paz, o Eterno realiza a Paz, a Paz para nós e para todo Ieshar-Êl. O Eterno realiza a Paz, o Eterno realiza a Paz, a Paz para nós e para todo Ieshar-Êl. ).

6 21. Todos devem, então, sentar-se, comer sua porção de chalá com mel, e tomar o vinho tudo com muita alegria. 22. Deve-se orar, então, o salmo 91 (é o de número 92, nas Escrituras de edição protestante). Todos devem recitá-lo conjuntamente. 23. Na etapa seguinte, todos devem orar o Pai Nosso, também em conjunto: Pai Nosso, que és Espírito, por Ti mesmo és eternamente Santíssimo. Venha Teu Reino, realiza sempre Tua Vontade, tal como é no espírito, assim, também, na matéria. A Lei que nos deste, a Palavra, o Alimento do espírito, dá-nos hoje. E, perdoa-nos os próprios erros, assim como desculpamps, nós também, aqueles que erram contra nós. E, não nos deixes ceder às nossa próprias vontades. Amen. 24. Após, o chefe da família deve abrir as Escrituras e ler o trecho sobre o qual seus olhos pousarem. Ao final da leitura, deve dizer Palavras do Eterno. Amen! 25. Os presentes devem, então, um por vez, fazer a mesma coisa: proceder à leitura de trechos das Escrituras, de igual modo. 26. A etapa posterior é um jantar festivo, após o qual todos cantam, tocam instrumentos e dançam a oira (uma dança coletiva em que todos formam um círculo e, com os braços passados por trás dos pescoços dos que estão ao lado, fazem movimentos de abrir, fechar e girar a roda, ao som da música). 27. Cada família deve ter em sua residência uma cadeira ou poltrona especial, reservada, de modo representativo, para Iaurrushua ben David Vivo. 28. Antes de retirar-se para dormir, o chefe da família deve colocar essa cadeira (ou poltrona) em um ponto da sala, e estender, diante dela, um pano azul, de tamanho equivalente, pelo menos, à altura e largura de uma pessoa adulta. Este pano deverá ficar estendido, por toda a noite, até a manhã seguinte, preparado para o ato de submissão e de adoração ao Eterno. 29. Todos podem, então, ir dormir. As pessoas devem repousar até despertarem naturalmente, sem preocupações com horário. O shabat é um descanso! 30. Uma vez acordado, cada um deve tomar seu banho e, quando chegar à sala ainda sem cumprimentar os presentes, deve posicionar-se sobre o pano azul, de frente para a poltrona (ou cadeira) especial, mas afastado o suficiente para, depois, poder deitar-se diante dela, e dizer: Louvado é o Eterno, Espírito Santo Vida, e o Messias, Iaurrushua de ben David Vivo! 31. Na seqüência, a pessoa deve recitar a shemá (ver o item 12). 32. Então, a pessoa deve deitar-se, de bruços, sobre o pano azul, em frente à cadeira (ou poltrona), e, com os braços estendidos para a frente, as palmas das mãos postas para cima, e a testa encostada no pano, em atitude de adoração, deve dirigir uma oração de submissão ao Eterno: Eis-me aqui, meu Pai, o Teu filho (a Tua filha); faça-se em mim de acordo com a Tua Vontade, não a minha!

7 33. Em seguida, a pessoa deve levantar-se, dirigir-se à mesa, tomar um pouco da água do shabat, e, somente então, cumprimentar os presentes, com o shabat shalom e o ósculo santo. 34. Se o ato de submissão for presenciado por alguém que também esteja na sala, esta pessoa deve permanecer de pé, até que o ato termine, por respeito ao Eterno. 35. Após, é hora de tomar o café da manhã. 36. Entre o café e o almoço, a família deve realizar leituras sobre a Palavra do Eterno e entreter-se em conversas sobre o mesmo assunto. 37. Em seguida ao almoço, é o momento propício para, às 15:00 hs., realizar o louvor ao Eterno com cantos e orações. Nesse louvor, lêem-se os salmos 96 a 99 e 103 (nas Escrituras de edição protestante, são os salmos 97 a 100 e 104). 38. O shabat conta com três refeições básicas: o jantar inicial (tradicionalmente relacionado ao patriarca Itzhak), que dá testemunho de que o Eterno cria o Universo em seis dias, no sétimo dia repousa sobre Sua criação (isto é, faz-se presente nela), e dá esse repouso consagrado a Seus filhos, Ieshar-Êl (a nós, que somos iesharelitas, como o próprio Iaurrushua ben David Vivo afirmou), como sinal de Sua aliança para com Seus filhos, por intermédio do Messias, Iaurrushua ben David Vivo; o café da manhã (tradicionalmente ligado ao patriarca Avraham), que dá testemunho de que Iaurrushua ben David Vivo é o Messias, Filho do Eterno, que, por Sua Ressurreição, trouxe a salvação e a vida a nós, Ieshar-Êl, como prova da Misericórdia e Amor do Eterno; e o almoço (tradicionalmente vinculado ao patriarca Iaacov), que dá testemunho da Paz que o Eterno concede a nós, Seus filhos, agora e na Ressurreição, por Iaurrushua ben David Vivo, o Messias Único e Ressurreto. 38. O Eterno nos revelou que, n Ele só há uma vivência, 24 horas por dia, todos os dias, totalmente dedicada a Ele, em santidade de pensamentos, palavras e ações. Por esse motivo, todos os dias se realizam no shabat. Não se compreende que o filho se separe do Pai em momento algum. Não há, pois, dia santo que deva ser separado de dias profanos: todos os dias são santos. No shabat, o Eterno abençoa e realiza a semana que se inicia. Todos os dias da semana devem ser vividos na Presença do Eterno. Em cada um deles, o filho recebe orientação, direção, provimento e suprimento do Pai. Assim, não se deve realizar cerimônia de encerramento do shabat. Com a chegada da primeira estrela do primeiro dia da semana iom rishon be-shabat (primeiro dia no shabat), o filho do Eterno deve, simplesmente, iniciar suas atividades quotidianas, e dar-lhes continuidade, até a consagração e dedicação ao Pai Eterno, no próximo shabat. 39. O jantar deve ser em festa e alegria.

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTO DE ENTRADA: E B7 Dentro de mim existe uma luz/ Que me mostra por onde deverei andar F#m B7 E Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina buscar

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Objectos Litúrgicos Introdução Antes de começarmos a ver quais os objectos litúrgicos usados nas celebrações litúrgicas, é importante saber que estes são abençoados. Tendo isto em conta, eles deverão ser

Leia mais

Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus?

Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus? Introdução Parte 1 Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus? Existe grande confusão com respeito ao dia estabelecido para a adoração. O problema é real. A palavra sábado deriva

Leia mais

Objetos Litúrgicos de Altar

Objetos Litúrgicos de Altar Objetos Litúrgicos de Altar Cards que podem ser alinhados na vertical com figura, nome e explicação corretos. Ou impressos e dobrados como cartões de rememoração. Cards de três partes: para reconhecimento

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Pasta de Músicas IBEP

Pasta de Músicas IBEP CANTOR CRISTÃO BPM ANDAMENTO PÁGINA A LUZ DO CÉU - CC 239 194 4/4 7 A ULTIMA HORA - CC 259 94 3/4 20 AMOR - CC 380 106 2/4 16 AMOR FRATERNAL- CC 381 182 4/4 17 AMOR GLORIOSO - CC 37 175 3/4 18 ANTÍFONA

Leia mais

Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017

Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017 Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017 Entrada: D - Ó vinde, cristãos louvar a Maria / Com um hino singelo, eterna alegria... - Foi lá no Carmelo que a Virgem surgiu /

Leia mais

Louvor de Raízes: Infinitamente

Louvor de Raízes: Infinitamente Louvor de Raízes: Infinitamente Deus dos Antigos Tu és Santo Em todo o tempo eu louvarei ao Senhor Ergamos nossa voz Nas estrelas louvor Maravilhoso - louvor A Ti Senhor (Nós te buscaremos) Palavra - Infinitamente

Leia mais

Músicas para missa TSL

Músicas para missa TSL Músicas para missa TSL Músicas antes da entrada Anjos Se acontecer um barulho perto de você é um anjo chegando para receber suas orações e levá-las à Deus. Então abra o coração e comece a louvar, sinta

Leia mais

Objetos Litúrgicos de Altar

Objetos Litúrgicos de Altar Objetos Litúrgicos de Altar Cards que podem ser alinhados na vertical com figura, nome e explicação corretos. Ou impressos e dobrados como cartões de rememoração. Cards de três partes: para reconhecimento

Leia mais

SOMOS SACERDOTES DE DEUS

SOMOS SACERDOTES DE DEUS ENCONTRO DE HOMENS SOMOS SACERDOTES DE DEUS 28/10/2017 NÓS FOMOS CHAMADOS PARA SERMOS SACEDORTES DE DEUS Isaías 61:6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus;

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

suplemento grandes festas ANO 2015 setembro edição XXII 89

suplemento grandes festas ANO 2015 setembro edição XXII 89 suplemento grandes festas ANO XXII 89 edição 2015 setembro Grandes Festas Preparativos especiais Neste ano de 5776, o primeiro e segundo dia de Rosh Hashaná, Sucot e Simchat Torá caem em uma segunda e

Leia mais

01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO

01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO 01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO MANDARAM TE CHAMAR NA CASA DA MÃE SANTÍSSIMA, PARA TI, PARA TI TE APRESENTAR. SENHORA MÃE SANTÍSSIMA, EU VIM ME APRESENTAR. ATENDER

Leia mais

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA HORA 2010-2011 P = Presidente: Aquele que preside à oração. Qualquer pessoa o pode fazer, desde que tenha gosto e capacidade para tal.

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

01 Abrigo na Rocha. 1. Adonai, amoroso e fiel protetor, Tão maravilhoso pra mim! No abrigo da rocha me esconde ao calor, E dá-me alegria sem fim.

01 Abrigo na Rocha. 1. Adonai, amoroso e fiel protetor, Tão maravilhoso pra mim! No abrigo da rocha me esconde ao calor, E dá-me alegria sem fim. 01 Abrigo na Rocha 1. Adonai, amoroso e fiel protetor, Tão maravilhoso pra mim! No abrigo da rocha me esconde ao calor, E dá-me alegria sem fim. CORO: No abrigo da rocha me esconde ao calor, Em árida terra

Leia mais

Assunção da Virgem Maria

Assunção da Virgem Maria Assunção da Virgem Maria Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar este dia de festa em honra da Virgem Maria. Na sua Assunção alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus. Perdoa-nos, Senhor.

Leia mais

O dia do Senhor virá com juízo sobre todo o mal. vem depressa! Vem depressa Grande bênção está a te esperar (2x)

O dia do Senhor virá com juízo sobre todo o mal. vem depressa! Vem depressa Grande bênção está a te esperar (2x) 1 SEI QUE NA CRUZ Vira as palmas das mãos, fazendo gesto de talvez. Sei que na cruz seu sangue verteu, morreu ali meu Senhor mas no terceiro dia Resgata ressuscitou p ra me dar o céu de amor Eu quero Jesus

Leia mais

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu. Raimundo Irineu Serra 1. Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu. Raimundo Irineu Serra 1. Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã HINÁRIO SANTA MISSA Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra 1 www.hinarios.org 2 01 SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

Assé Lechá Rav CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ. Ufros Aleinu Sucat Shlomecha - Estende sobre nós tua Sucá de paz. Seminario Rabínico Latinoamericano

Assé Lechá Rav CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ. Ufros Aleinu Sucat Shlomecha - Estende sobre nós tua Sucá de paz. Seminario Rabínico Latinoamericano Assé Lechá Rav CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ A Mishná nos dá o seguinte conselho: Asé Lejá Rav. A interpretação tradicional desta máxima é: faça-te de um mestre. É nosso dever buscar um mestre e um guia

Leia mais

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C CIFRAS DO FOLHETO 1 SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO 9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C 29 DE MAIO DE 2016 05 DE JUNHO DE 2016 12 DE JUNHO DE 2016

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Santa Missa. Mestre Raimundo Irineu Serra

Santa Missa. Mestre Raimundo Irineu Serra Santa Missa Mestre Raimundo Irineu Serra 1. SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da Mãe Santíssima Pra ti pra ti te apresentar Senhora Mãe Santíssima Eu vim me apresentar

Leia mais

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada 6º Domingo da Páscoa 20/05/2017 Entrada Entrada: Vamos celebrar com Júbilo (D) Refrão: Vamos celebrar com júbilo, A festa do Rei Jesus: Os homens com Glória, as mulheres Aleluia! Vamos celebrar ao Rei!

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras 1. Entrada: O senhor Ressuscitou! Mi- Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 La- Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Mi- Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

Acto penitencial: Aclamação:

Acto penitencial: Aclamação: Entrada: O senhor Ressuscitou! Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca fé: Re7 Re7

Leia mais

(04/03/2018 domingo)

(04/03/2018 domingo) (04/03/2018 domingo) missaocatolica.com Observações gerais Texto adaptado para leitura em celular e indentado. Caso tenha celular com android: É recomendado o uso do leitor ezpdf reader (gratuito) para

Leia mais

Paróquia de Oliveira de Azeméis. Cânticos para as Eucaristias [ ]

Paróquia de Oliveira de Azeméis. Cânticos para as Eucaristias [ ] Paróquia de Oliveira de Azeméis Cânticos para as Eucaristias [05-10-2008 04-10-09] 28º DOMINGO COMUM (12-10-08) (1) Notas: Nos dias de Festa, prevalece o programa das mesmas na Missa com crianças e com

Leia mais

Paróquia São Francisco de Assis - setembro

Paróquia São Francisco de Assis - setembro Canto de entrada C F C F C D G Dm7 G7 C Dá-me a palavra certa na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa. C F C F C D G Dm7 G7 C Dá-me a cantiga certa na hora certa e do jeito certo e pra pessoa

Leia mais

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu e neste homem, o homem enfim se descobriu. Meu coração me diz: "o amor me

Leia mais

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados:

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados: Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Lista de louvores a serem cantados: 1a Aula: Período de Louvor de Crianças e Intermediários 1- Perdoa-me, Senhor (06) 2- Deus criou os céus (177) 3-

Leia mais

Paróquia Nsa.Senhora do Sagrado Coração. (Missa das Crianças - 1ª Eucarístia2018) OFICINA DE KIDS

Paróquia Nsa.Senhora do Sagrado Coração. (Missa das Crianças - 1ª Eucarístia2018) OFICINA DE KIDS Paróquia Nsa.Senhora do Sagrado Coração (Missa das Crianças - 1ª Eucarístia2018) OFICINA DE KIDS "Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles

Leia mais

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra SENHOR AMADO

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra SENHOR AMADO HINÁRIO SANTA MISSA Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra 1 www.hinarios.org 2 01 SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da

Leia mais

Ieshar-Êl, os Filhos do Eterno

Ieshar-Êl, os Filhos do Eterno Ieshar-Êl, os Filhos do Eterno De toda a Obra do Eterno, a primeira a ser criada é Iaurrushua ben David Vivo, quando o Eterno diz Faça-se Luz 1, o que é confirmado por Iaurrushua ben David Vivo: Eu sou

Leia mais

DOCE PRESENÇA VERDADEIRO AMOR

DOCE PRESENÇA VERDADEIRO AMOR DOCE PRESENÇA Ludmila Ferber ISRC BR MKP 0400412 O Espí rito Santo está aqui Sua doce presença Podemos sentir Como brisa suave Em nossos corações Como um rio de graça Amor e perdão Presença que nos cura

Leia mais

FINAL PÁSCOA Opção 01

FINAL PÁSCOA Opção 01 FINL PÁSCO Opção 01 G G7 C G Em 7 1. eus enviou seu filho amado para morrer no meu lugar. G G7 C Cm Na cruz pagou, por meus pecados, G Em m 7 G mas o sepulcro vazio está, porque Ele vive. 7 G G7 C Cm Porque

Leia mais

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 FESTA DOS TABERNÁCULOS Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 QUARTO DIA Jesus retornará dos céus em uma Festa dos Tabernáculos HEBREUS 4:8-10 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso,

Leia mais

Capítulo 6 Salomão abensoa o povo e dá graças ao Deus de Israel 2Cr 6:1 Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas.

Capítulo 6 Salomão abensoa o povo e dá graças ao Deus de Israel 2Cr 6:1 Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas. 1 Capítulo 6 Salomão abensoa o povo e dá graças ao Deus de Israel 2Cr 6:1 Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas. 2Cr 6:2 E eu te tenho edificado uma casa para morada, e um lugar

Leia mais

I HAVE A HOPE. Verse 1 Eu tenho uma esperança

I HAVE A HOPE. Verse 1 Eu tenho uma esperança I HAVE A HOPE Verse 1 Eu tenho uma esperança Tenho uma esperança, Tenho um futuro Tenho um destino que ainda está a me esperar Minha vida não acabou, um novo começo começou Tenho uma esperança, Tenho essa

Leia mais

O Sabbath. Uma estrutura de 24 horas sem ansiedade ou lista de afazeres

O Sabbath. Uma estrutura de 24 horas sem ansiedade ou lista de afazeres O Sabbath Uma estrutura de 24 horas sem ansiedade ou lista de afazeres Silêncio e concentração 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim,

Leia mais

Altar: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.

Altar: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia. Altar: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia. Corporal: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula

Leia mais

És Real Pra Mim. Tom: C#

És Real Pra Mim. Tom: C# És Real Pra Mim Tom: # # És real pra mim # És fiel a mim # # Tua graça alcançou meu coração # És meu salvador # Que me resgatou # # Tua graça alcançou meu coração m # u cantarei que te encontrei # # u

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

REFRÃO ORANTE OPÇÃO 01 OH VINDE ENFIM ETERNO DEUS

REFRÃO ORANTE OPÇÃO 01 OH VINDE ENFIM ETERNO DEUS REFRÃO ORANTE OPÇÃO 01 OH VINDE ENFIM ETERNO DEUS Cm Gm Cm Gm B b Cm Oh, vinde, enfim, eterno Deus. Descei, descei dos altos céus. Gm E b Cm A bmaj7 E b Fm Gm Cm Deixai a vossa habitação. Que terra espera

Leia mais

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo 1º Dia: Eis aqui a serva do Senhor (Lc 1,38) Neste primeiro dia da Novena queremos contemplar Maria que se coloca diante de Deus como serva. Eis aqui a serva do Senhor.

Leia mais

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do Índice alfabético A bondade do Senhor........... T. Pascal...... 154 A nossa Páscoa............. Quaresma..... 131 A nossa Páscoa é Cristo........... T. Pascal...... 146 A vida que estava junto do Pai........

Leia mais

O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR

O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR ESPÍRITO SANTO MEU AMOR EU QUERO SUBIR QUERO FLUIR QUERO MERGULHAR MAIS FUNDO MAIS PERTO DE TI ESPÍRITO SANTO O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR

Leia mais

O QUE É CHANUKÁ? OS MACABEUS O MILAGRE DE CHANUKÁ LIGAÇÕES DA FESTA DAS LUZES

O QUE É CHANUKÁ? OS MACABEUS O MILAGRE DE CHANUKÁ LIGAÇÕES DA FESTA DAS LUZES O QUE É CHANUKÁ? Antíoco, rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Pressionou os judeus para aceitar a cultura helenista, proibindo o cumprimento das Mitzvot da

Leia mais

ÍNDICE DOS TÍTULOS Título Salmo Pág

ÍNDICE DOS TÍTULOS Título Salmo Pág ÍNDICE DOS TÍTULOS Título Salmo Pág A bondade do Senhor encheu... 32... 5 A bondade do Senhor encheu... 32... 6 A bondade do Senhor permanece... 102... 7 A minha alma tem sede de Vós... 62... 8 A minha

Leia mais

"Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne."

Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. Marlene e Almir "Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne." Recebo-te por minha esposa e por meu esposo e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te,

Leia mais

Eu tenho uma aliança que não pode quebrar Eu tenho uma aliança que não tem fim Ab7M Bb9 Csus

Eu tenho uma aliança que não pode quebrar Eu tenho uma aliança que não tem fim Ab7M Bb9 Csus Eu Tenho Uma Aliança Tom: # Afinação: Eb Ab b Gb Eb Intro: Csus Csus Csus Antes de tudo antes do mundo antes de tudo ser eus é Csus Maravilhoso o meu Pai eterno conselheiro Principe da Paz Eu tenho uma

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem 25 de dezembro Unção dos enfermos Explicação das leituras nas Eucaristias Não furtar Ave-Maria Credo Não levantar falsos testemunhos Jordão bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso

Leia mais

LIÇÃO 9 - A ARCA DA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - A ARCA DA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - A ARCA DA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A ARCA DA ALIANÇA NO LUGAR SANTÍSSIMO Santo dos Santos Átrio Lugar Santo A Arca da Aliança que estava localizada no Lugar Santíssimo

Leia mais

Paróquia Nsa.Senhora do Sagrado Coração. (Missa das Crianças - 1ª Eucarístia2018) OFICINA DE KIDS

Paróquia Nsa.Senhora do Sagrado Coração. (Missa das Crianças - 1ª Eucarístia2018) OFICINA DE KIDS Paróquia Nsa.Senhora do Sagrado oração (Missa das rianças - 1ª ucarístia2018) OFIINA D KIDS "Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles

Leia mais

A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+

A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+ Page 8 of 229 Autoria: D. R. A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+ Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador. D Bm G A7

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Ao pôr-se o sol, ó Deus, repenso os próprios dias: O dia declinou. Estou de mãos vazias.

Ao pôr-se o sol, ó Deus, repenso os próprios dias: O dia declinou. Estou de mãos vazias. XXVIII Concílio da IECLB 17-21.10.2012 - Chapecó/SC Orações da noite Quinta-feira 18 de outubro (Oração silenciosa HPD 284) Ao pôr-se o sol, ó Deus, repenso os próprios dias: O dia declinou. Estou de mãos

Leia mais

Êxodo 12. A Instituição da Páscoa. no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.

Êxodo 12. A Instituição da Páscoa. no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa. PERDÃO Êxodo 12 O CONTEXTO A Instituição da Páscoa 1. O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito: 2. "Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês. 3. Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

HOJE É TEMPO DE LOUVAR

HOJE É TEMPO DE LOUVAR HOJ É TMPO LOUVR G G / 1.Hoje é tempo de louvar a eus. G m nós agora habita teu spírito. G 4 G 4 ntão é só cantar e a risto exaltar m /F# G G#º e sua glória encherá este lugar. G Bm11 Vem louvar, Bm11

Leia mais

Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi?

Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi? Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi? Trim!! Trim!! Filho, você pode atender o telefone, por favor? Claro, mamãe!! Pode deixar que eu atendo! Alô? Quem fala? Sou, eu, Carlinhos!

Leia mais

Bem vindo à Comunidade Presbiteriana Villa-Lobos

Bem vindo à Comunidade Presbiteriana Villa-Lobos Bem vindo à Comunidade Presbiteriana Villa-Lobos Te darei todo louvor Te darei adoração Só a Ti minh alma anseia Meu louvor somente à Ti darei Te darei todo louvor Te darei adoração Só a Ti minh alma anseia

Leia mais

DOMINGO III DA QUARESMA

DOMINGO III DA QUARESMA DOMINGO III DA QUARESMA Perdão Senhor «A lei foi dada por Moisés» Leitura do Livro do Êxodo Ex 20, 1-17 Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

MOTIVOS SEM FIM. Sempre em Jesus Cristo E/G# A B C#m B Nossa esperança. E E/G# A B C#m B

MOTIVOS SEM FIM. Sempre em Jesus Cristo E/G# A B C#m B Nossa esperança. E E/G# A B C#m B MOTIVOS SEM FIM E E/G# A B Sim, há motivos sem fim pra cantar C#m G#m A E bendizer com louvores E E/G# A B Aquele que veio a nós por amor C#m G#m A (B 2ª vez) Fez tudo novo e se faz presente A F#m B Todo

Leia mais

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos.

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos. POR QUE IR À IGREJA? Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros."dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu e o outro, publicano.

Leia mais

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando os caminhos aos filhos seus Ah, ah,

Leia mais

domingo, 19 de setembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 19 de setembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s Salmo 127:2 Anésio Rodrigues A vida: um dom de Deus Comida, Trabalho Família, diversão, igreja Anésio Rodrigues Salmo 127:2 Salmo 127:2 Será inútil levantar cedo e dormir

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

Chalá. O pão do Shabat

Chalá. O pão do Shabat Tatiane Guimarães Chalá Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra em que vos hei de introduzir, acontecerá que, quando comerdes do pão da

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A LOCALIZAÇÃO DO ALTAR DE OURO O altar de ouro estava localizado no Lugar Santo defronte ao véu que dava acesso

Leia mais

A CENTRALIDADE DAS ESCRITURAS. Salmo 19 Luiz Sayão

A CENTRALIDADE DAS ESCRITURAS. Salmo 19 Luiz Sayão A CENTRALIDADE DAS ESCRITURAS Salmo 19 Luiz Sayão Salmo 19 Ao regente do coro: Salmo de Davi. 1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 2 Um dia declara isso

Leia mais

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html.

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html. Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas ocantinhodasao.com.pt/public_html 12 Ano B ocantinhodasao.com.pt/public_html 1 RITOS INICIAIS Hoje,

Leia mais

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES O Rito da Nomeação dos Acólitos, que aqui se propõe, foi organizado a partir do Rito da Instituição dos Acólitos do Pontifical Romano. Como

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

Entrada: Lembrai-vos. Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração. Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção...

Entrada: Lembrai-vos. Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração. Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção... 1 Entrada: Lembrai-vos Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção... O Espírito vos fez / templo bendito do amor Vos sois Mãe de Jesus e Mãe do povo do Senhor

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE NATAL EM FAMÍLIA

CELEBRAÇÃO DE NATAL EM FAMÍLIA CELEBRAÇÃO DE NATAL EM FAMÍLIA Preparação do Ambiente: Reunir a Família para fazer a Celebração do Natal Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mateus 18,20).

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM ABERTURA 1 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM 09 de Julho de 2017 No meio da tua casa Recebemos, ó Deus, a tua graça! Sem fim, nossa louvação, Pois a justiça está toda em tuas mãos! 1. Alegrai-vos no Senhor! Quem

Leia mais

Nós nos unimos a eles para louvar ao Senhor que vos elevou acima de todas as criaturas.com eles, oferecemos-vos nossa devoção e amor.

Nós nos unimos a eles para louvar ao Senhor que vos elevou acima de todas as criaturas.com eles, oferecemos-vos nossa devoção e amor. PRIMEIRO DIA: Ó Virgem Imaculada, Mãe de Jesus e nossa Mãe, nós acreditamos em vossa Assunção triunfante ao céu, onde os anjos e santos vos aclamam como Rainha do Céu e da terra. Nós nos unimos a eles

Leia mais

01 C À tua presença. C D- À Tua presença venho, SENHOR, C G. Com reverência, pois Tu és Deus; C F E assim poder receber

01 C À tua presença. C D- À Tua presença venho, SENHOR, C G. Com reverência, pois Tu és Deus; C F E assim poder receber 01 C À tua presença C - À Tua presença venho, SNHOR, C Com reverência, pois Tu és eus; C F assim poder receber C o que Tu tens para mim, F F- C assim também entregar o que há em mim. C Quero exaltar Teu

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

Escolha o assunto e os limites do estudo

Escolha o assunto e os limites do estudo Método Tópico Escolha o assunto e os limites do estudo Tema: unção (unção, ungir, ungido) descobrir o significado da unção no AT e NT. Quem era ungido por Deus (ou Jesus ou o Espírito Santo)? O que é a

Leia mais

Tefilat ha'amidá, para Shabat (Regular) Compilação: Rav Yusef Mikhael Eliyah Tradução: Sha ul Bentsion

Tefilat ha'amidá, para Shabat (Regular) Compilação: Rav Yusef Mikhael Eliyah Tradução: Sha ul Bentsion Tefilat ha'amidá, para Shabat (Regular) Compilação: Rav Yusef Mikhael Eliyah Tradução: Sha ul Bentsion Instruções Breves Importante: Esta compilação se destina a Shabatot regulares, isto, é, que não caem

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

Jean-Yves Garneau. O rações da noite. antes de dormir EDITORA AVE-MARIA

Jean-Yves Garneau. O rações da noite. antes de dormir EDITORA AVE-MARIA Jean-Yves Garneau O rações da noite antes de dormir EDITORA AVE-MARIA As orações contidas neste livro são para você que começa a aprender a ler. Verá que há muitas orações. Com o tempo, aprenderá a escolher

Leia mais

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés Como Paulo e com Cristo, subamos a Jerusalém!...Gal.1,18; Mc.10,33 Semana Santa 2009 na Paróquia de Nossa Senhora da Hora DOMINGO DE RAMOS 09h45 (Bênção dos Ramos) e Missa (10h00) na Igreja Paroquial 11h00

Leia mais

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres Laudes Segunda-feira II da Quaresma

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres Laudes Segunda-feira II da Quaresma Santuário de Nossa Senhora dos Milagres Encontro de Padres da Raia Galega (Dioceses de Ourense e Vila Real) 2 de março de 2015 Laudes Segunda-feira II da Quaresma SEGUNDA-FEIRA II Laudes HINO Salmo 41

Leia mais

CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT

CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT J U F E M L O N D R I N A / P R 1. Buscamos o mais alto G Am Em Por uma aliança eu me entreguei a ti, C Am D entreguei tudo o que sou e tudo que vivi. G Am Agora sendo tua

Leia mais