DUPLA GRADUAÇÃO DIREITO + ADMINISTRAÇÃO. Perguntas & Respostas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DUPLA GRADUAÇÃO DIREITO + ADMINISTRAÇÃO. Perguntas & Respostas"

Transcrição

1 DUPLA GRADUAÇÃO DIREITO + ADMINISTRAÇÃO Perguntas & Respostas

2 Perguntas & Respostas 1. Sobre o curso de Administração 1.1. Por que o curso de Administração é importante para mim? O caráter generalista da formação em Administração permitirá que o nosso aluno atue num leque maior de atividades, sendo capacitado para atuar na gestão de pequenas, médias e grandes organizações, com destaque para as áreas de: Finanças, Marketing, Operações & Logística, Pessoal e Estratégia Qual o diferencial do nosso curso de Administração para os demais ofertados por outras instituições? O diferencial está no Projeto Pedagógico, diferente, moderno e concentrado nas principais áreas profissionalizantes da Administração. Também no corpo docente, de excelência acadêmica e profissional. Tudo isso amparado por uma instituição que tem como princípio básico a formação de excelência Em qual turno serão ofertadas as disciplinas do curso de Administração? O curso de Administração será ofertado no turno vespertino, exceto as aulas aos sábados, que ocorrerão no turno matutino Terei aulas aos sábados no curso de Administração? Sim, há a previsão de aulas aos sábados pela manhã Como será formado o corpo docente do curso de Administração? O corpo docente será formado por mestres (ou mestrandos) e doutores (ou doutorandos), com experiência profissional e acadêmica Como será o sistema de avaliação do curso de Administração? O sistema de avaliação das disciplinas é definido pelo professor. Contudo, o professor trabalhará com duas unidades no semestre e com a necessidade de ter pelo menos duas avaliações abertas, sendo uma por unidade. O professor pode também direcionar até 50% da nota geral (das duas unidades) para outros tipos de avaliação, sendo incentivados os trabalhos com pesquisas de campo.

3 1.7. Qual a quantidade de disciplinas (horas-aula) que devo cursar para me formar em Administração em 12 semestres? O número de disciplinas é variável ao longo dos semestres. No caminho sugerido, do 1º ao 4º semestre o aluno pode cursar 216 horas-aula por semestre, no 5º semestre são 180 horas-aula, nos 6º e 7º semestres são 108 horas-aula, do 8º ao 10º semestre apenas 72 horas-aula e nos 11º e 12º semestres 360 horas-aula. Essa é uma sugestão para a conclusão em 12 semestres. Porém, o estudante pode organizar sua matriz curricular do curso de Administração de acordo com as suas necessidades, respeitando a quantidade mínima e máxima de disciplinas por semestre e os pré-requisitos Como é o processo seletivo para o curso de Administração? O processo seletivo será detalhado em Edital específico Quantas horas tem o curso de Administração? O curso de graduação em Administração tem um total de horas, como determina a legislação O curso de Administração tem alguma habilitação específica, como Finanças, Marketing ou Sistemas de Informação? Não. Legalmente não existe mais a formação na graduação em Administração com habilitações específicas O curso de Administração é reconhecido pelo MEC? O curso de Administração é autorizado pelo MEC. O reconhecimento do curso, segundo o art. 35 do Decreto 5.773/2006, somente pode ser solicitado ao Ministério da Educação entre metade do prazo previsto para a integralização de sua carga horária e setenta e cinco por cento desse prazo Qual a quantidade mínima e máxima de disciplinas que eu posso cursar em Administração por semestre? A quantidade mínima é de uma disciplina (de 72 horas-aula) e a máxima é de quatro, exceto para os 11º e 12º semestres, cuja quantidade indicada é de seis disciplinas (de 72 horas-aula cada) Poderei trancar o curso de Administração? Sim. O aluno pode trancar o curso a qualquer momento. Para tanto, basta não se matricular em nenhuma disciplina do curso. Contudo, o aluno não pode permanecer sem se matricular em alguma disciplina por mais de 4 semestres.

4 1.14. Há previsão de jubilamento no curso de Administração? Qual o prazo? Sim. O tempo previsto para conclusão é de 10 anos. Além disso, o aluno não pode trancar o curso por um período superior a 4 semestres Como é o sistema de média no curso de Administração? Há previsão de prova final? A média para ser aprovado nas disciplinas é igual a 6,0. Não há previsão de prova final Ao final do curso de Administração, eu preciso fazer alguma avaliação para obter o registro no Conselho de Administração? Não. O Conselho Federal de Administração (CFA) não exige uma avaliação (prova) para a obtenção do registro profissional. 2. Sobre a matriz curricular em níveis 2.1. Em quantos semestres irei formar em Administração? A matriz curricular em níveis permite uma grande flexibilidade ao aluno. Mesmo assim, a nossa previsão é de que os alunos da dupla graduação concluam o curso de Administração em 12 semestres, ou seja, um ano após o término do curso de Direito Qual a grade do curso de Administração? O curso de Administração não possui uma grade ou currículo semestral. O curso foi pensado de forma flexível, com cinco níveis. Nessa lógica, o aluno não se matricula em semestres, mas em disciplinas, desde que tenha atendido aos pré-requisitos Como funciona a matriz curricular em níveis? É um formato inovador, inteligente e flexível que permite que os alunos se matriculem em disciplinas, não em semestres Terei prova unificada no curso de Administração? Não. O projeto pedagógico do curso de Administração não prevê prova unificada, mas uma atividade denominada Estudo de Caso, de cunho interdisciplinar e obrigatória.

5 2.5. É possível formar em Administração antes de formar em Direito? Não. Apesar da flexibilidade que a matriz curricular em níveis permite, a graduação em Administração foi planejada para ser concluída em 12 semestres, de forma paralela com Direito. Em alguns casos, o aluno poderá até formar no mesmo período, desde que atendidos aos pré-requisitos da matriz curricular. 3. Sobre os Estudos de Caso 3.1. O curso de Administração terá um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Não. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade opcional segundo as diretrizes legais. Sendo assim, optamos por ter um outro tipo de atividade, denominada Estudo de Caso O que é a atividade Estudo de Caso? Trata-se de uma atividade avaliativa de cunho interdisciplinar e obrigatória para a conclusão do curso de Administração. Os estudos de caso possuem conteúdos relacionados com os níveis da matriz curricular, sempre de forma cumulativa. Ao longo do curso, o aluno terá que fazer cinco avaliações de Estudo de Caso, uma por nível. O aluno deverá atingir a nota mínima de 6,0 pontos em cada um dos Estudos de caso. A sua nota final será uma média dessas cinco notas Qual a importância dos Estudos de Caso? Os estudos de caso fazem parte, de forma destacada, do Projeto Pedagógico do curso de Administração. A utilização de estudos de caso no curso de Administração faz parte de uma abordagem vivencial no ensino, ou seja, o objetivo é propor aos alunos situações concretas, muitas delas reais, onde será exigido um conhecimento amplo, multidisciplinar, acerca de um problema organizacional Quando poderei me matricular na atividade Estudo de Caso? São cinco estudos de caso, um por nível na matriz curricular. O aluno estará habilitado a realizar o Estudo de Caso de um nível quando tiver concluído um determinado número de disciplinas do mesmo, conforme a tabela abaixo. Nível Disciplinas Horas-aula (equivalentes de 72 horas/aula) 1º º º º 2, º 1 36

6 4. Sobre a dupla graduação 4.1. O que é a dupla graduação? A dupla graduação é a oportunidade de fazer dois cursos distintos num período compartilhado e de forma otimizada, em função do aproveitamento de disciplinas. Ou seja, o aluno cursa a graduação em Direito e em Administração de forma paralela, com a possibilidade de formar em dois cursos em 12 semestres. Em outras palavras, o aluno conclui dois cursos em menos tempo do que se eles fossem cursados um em seguida do outro. Em vez de ficar nove anos para concluir os dois cursos, o aluno pode se formar em seis anos Qual a vantagem de ter duas graduações? A grande vantagem é a ampliação das habilidades e competências do formando, associando à formação jurídica conhecimentos de gestão. O perfil do profissional contemporâneo requer conhecimentos diversificados e abordagens multidisciplinares. A dupla graduação proporciona versatilidade ao profissional, ampliando as oportunidades em relação ao mercado de trabalho e concursos públicos Vou precisar de dedicação exclusiva se optar pela dupla graduação? Não. Nosso planejamento prevê uma carga de disciplinas decrescente em relação ao avanço no curso de Direito. Ou seja, à medida que o aluno avança nos semestres do curso de Direito, a quantidade indicada de horas-aula (disciplinas) no curso de Administração vai decrescendo. Após a finalização do curso de Direito, a carga horária do curso de Administração é ampliada No caso da dupla graduação, eu receberei um diploma ou dois? Dois diplomas, um quando concluir o curso de Direito e outro quando concluir o curso de Administração Poderá haver aproveitamento de disciplinas do curso de Direito para o curso de Administração? Sim. Há compartilhamento de conteúdos, o que nos permite aproveitar algumas disciplinas do curso de Direito para o curso de Administração Qual o local das aulas? As aulas ocorrerão nas dependências da faculdade, no campus de Amaralina Sou aluno de outra IES, posso fazer transferência? E se eu tiver o FIES, tem como transferir?

7 Não há a possibilidade de transferência externa exclusivamente para o curso de Administração. O aluno de transferência externa deverá ser oriundo de um curso de Direito de outra instituição e deverá participar de um processo seletivo de transferência externa para o curso de Direito. Após a aprovação, deverá se inscrever no processo seletivo interno para o curso de Administração (dupla graduação), assim como os alunos veteranos. O FIES, segundo legislação própria, só pode ser contratado exclusivamente para um dos cursos A Faculdade aceita transferência do PROUNI? Depende do número de vagas ofertadas em edital específico. Inicialmente não serão aceitas transferências de alunos do PROUNI do curso de Administração de outras instituições. Segundo legislação do PROUNI o estudante não pode gozar do benefício em duas graduações Como funcionam as disciplinas com créditos aprovados para o curso de Administração? O aluno deverá cursar essas disciplinas no curso de Direito e solicitar formalmente, através de requerimento, o aproveitamento das mesmas para o curso de Administração Se eu for reprovado em uma disciplina de Administração, consigo ainda me formar em 12 semestres? Sim. Vai depender de você, mas precisará ter uma carga um pouco maior em relação à carga horária indicada para formação em 12 semestres Como ficará a realização da prova do ENADE, já que faço dois cursos ao mesmo tempo? O estudante poderá acumular a dupla situação de concluinte em mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade. Nessa situação, deverá optar por uma das provas. O Inep, após a aplicação de provas e processamento da participação do estudante, registrará a situação de dupla graduação (na situação de concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2012) para o estudante, a partir da verificação de presença a uma das provas, conferindo situação de dispensa para o curso em que o estudante não tenha participado da prova na mesma condição de concluinte habilitado. 5. Sobre as matrículas acadêmica e financeira 5.1. Quanto custará o curso de Administração? Em função da matriz curricular em níveis não é possível estabelecer um valor fixo de mensalidade válido para todos. Portanto, o sistema de pagamento será proporcional à quantidade de disciplinas cursadas, seguindo o seguinte plano (considerando-se uma disciplina de 72 horas-aula):

8 FORMA DE PAGAMENTO SEMESTRALIDADE MATRÍCULA MENSALIDADE PAGAMENTO À VISTA R$ 1.402,50 PAGAMENTO DIA 30 DE CADA MÊS R$ 1.466,25 R$ 255,00 R$ 242,25 PAG. VENCIMENTO (5 DE CADA MÊS) R$ 1.530,00 R$ 255,00 R$ 255, Como será a matrícula acadêmica? Ao final de cada semestre o aluno deverá indicar, através de um formulário específico, quais disciplinas pretende cursar no semestre seguinte. Após a análise da demanda das disciplinas, a instituição ofertará aquelas com maior procura. A matrícula nestas disciplinas dar-se-á mediante edital próprio E como será a matrícula financeira? A matrícula financeira acontecerá nos mesmos moldes da matrícula financeira do curso de Direito Posso pagar com cheque ou boleto? Sim. As formas de pagamento serão regidas conforme edital Terei uma única matrícula ou duas (uma para Direito e outra para Administração)? O aluno da dupla graduação terá duas matrículas, uma referente ao curso de Direito e outra referente ao curso de Administração Se eu optar pela dupla graduação, terei algum desconto financeiro? Não. São sistemas de cobrança independentes O curso de Administração aceita alunos do PROUNI? Sim. Contudo, vale ressaltar que o curso será ofertado em tempo integral Qual o valor da mensalidade do curso de Administração? O valor da mensalidade vai depender da quantidade de disciplinas que você decidir cursar, não do semestre.

9 5.9. Sou aluno de Direito e estou no meio do curso, posso me matricular em Administração? Sim. Neste caso, é provável que o aluno não consiga formar em Administração dois semestres após a formação em Direito, podendo ser necessários mais um ou dois semestres Já formei em Direito, posso me matricular em Administração? Sim, desde que tenha sido aluno da Faculdade Baiana de Direito Posso iniciar o curso de Administração e depois trancá-lo para reiniciar após formar em Direito? Sim Como será o controle de frequência dos alunos de Administração? O controle de frequência será idêntico ao que já ocorre no curso de Direito (biométrico) Como será o acesso à plataforma online da instituição? Basta estar matriculado que o aluno terá acesso. 6. Sobre o Estágio Supervisionado 6.1. A atividade Estágio Supervisionado é obrigatória no curso de Administração? Sim. O Estágio Supervisionado é obrigatório em Administração. O aluno precisa comprovar o cumprimento de 220 horas de estágio supervisionado Se eu estagiar na área de Administração, como conseguirei cumprir o estágio supervisionado em Direito? Poderei ser dispensado? O Estágio Supervisionado é obrigatório nos dois cursos. Poderá haver dispensa nos casos de comprovada atuação nas duas áreas, tanto do Direito, quanto da Administração, respeitando as cargas horárias de cada curso. O Regulamento do Estágio Supervisionado irá detalhar essa opção.

10 7. Sobre as Atividades Complementares 7.1. Preciso cumprir carga horária de atividade complementar no curso de Administração? Sim, é necessário que o aluno cumpra um total de 300 horas de atividades complementares Quais Atividades Complementares serão aceitas? Essas atividades são variadas, podendo ser cursos, palestras, seminários e outros. O regulamento das Atividades Complementares vai indicar quais atividades poderão ser computadas As atividades complementares de Direito podem ser aproveitadas em Administração? Esse aproveitamento precisará da análise a aprovação do Coordenador do curso de Administração. A depender da atividade, da coerência da atividade em relação ao curso, poderá haver o aproveitamento.

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2017. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais,

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2017. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais, ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2017 Informa e orienta a comunidade acadêmica quanto à Estrutura dos Cursos, Regime Escolar, Avaliação do Desempenho e Matrículas nos cursos de Graduação para 2017.2.

Leia mais

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais,

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais, ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016 Informa e orienta a comunidade acadêmica quanto à Estrutura dos Cursos, Regime Escolar, Avaliação do Desempenho e Matrículas nos cursos de Graduação para 2017.1.

Leia mais

Regras para Matrícula Acadêmica Web Matriz

Regras para Matrícula Acadêmica Web Matriz Regras para Matrícula Acadêmica Web 2019.1 Matriz 2019.1 Prezado aluno, É com muita satisfação que estamos dando início à rotina para a matrícula acadêmica. Para tanto, contaremos no próximo semestre letivo

Leia mais

Edital nº 001/2017/CEAR/PROIN.UEG Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (PEAR) Oferta de vagas para a disciplina Empreendedorismo 2017/1

Edital nº 001/2017/CEAR/PROIN.UEG Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (PEAR) Oferta de vagas para a disciplina Empreendedorismo 2017/1 Edital nº 001/2017/CEAR/PROIN.UEG Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (PEAR) Oferta de vagas para a disciplina Empreendedorismo 2017/1 CRONOGRAMA 06/03/2017 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

Leia mais

O DIRETOR GERAL da FACULDADE AGES DE LAGARTO, no uso de suas atribuições e poderes que lhe são conferidos pelo Regimento da Instituição, RESOLVE:

O DIRETOR GERAL da FACULDADE AGES DE LAGARTO, no uso de suas atribuições e poderes que lhe são conferidos pelo Regimento da Instituição, RESOLVE: . PORTARIA n.º 03/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018 Estabelece normas e regulamenta os processos de aproveitamento de disciplinas para transferências internas e externas, portadores de diploma, jubilados,

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO APPLIED BUSINESS PROGRAM BUSINESS SCHOOL CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA CÂMPUS SEDE MATUTINO EDITAL N o 870 de 19/11/2018 A UNIVERSIDADE POSITIVO (UP), por

Leia mais

Manual do aluno EaD. Campus Virtual

Manual do aluno EaD. Campus Virtual Manual do aluno EaD Campus Virtual Campus Virtual É um ambiente virtual desenvolvido para que você mesmo faça cursos on-line, solicitações acadêmicas e financeiras, e acesse a biblioteca virtual, grade

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha FIES50 2017.1 dos s de Graduação Presencial e Semipresencial

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha UNIFACS- Início das Aulas 2016.2 dos cursos de Graduação

Leia mais

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Mérito ENEM 2016.2 dos s de Graduação Presencial ou Semipresencial

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURRÍCULO NOVÍSSIMO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE FARIAS BRITO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURRÍCULO NOVÍSSIMO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE FARIAS BRITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURRÍCULO NOVÍSSIMO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE FARIAS BRITO Dispõe acerca do regime das Atividades Complementares do Currículo Novíssimo (Grade 04) do

Leia mais

GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA São Luís, 2016 Profa. Dra. Nair Portela Silva Coutinho Reitora Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva Vice-Reitor Prof.ª Dr.ª Isabel

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha Ação de Natal 2016.1 dos cursos de Graduação Presencial

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes 2. Elegíveis 2.1. Candidatos das formas de ingresso Transferência Externa

Leia mais

Será oferecida 1 (uma) bolsa de estudos para o melhor classificado, obedecidas as seguintes condições:

Será oferecida 1 (uma) bolsa de estudos para o melhor classificado, obedecidas as seguintes condições: Regulamento de divulgação de regras para o Concurso Prepara Betim, de concessão de bolsas de estudos, a se realizar em 16 de janeiro de 2018, para cursos de graduação. A Brasil Educação S.A., mantenedora

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha Bolsa Social 2016.2 (Base Prouni e FIES) dos s de Graduação

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista

Leia mais

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE DESCONTO PARA NOVOS ALUNOS INGRESSANTES EM FSBA

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE DESCONTO PARA NOVOS ALUNOS INGRESSANTES EM FSBA PROGRAMA DE CONCESSÃO DE DESCONTO PARA NOVOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2018.1 FSBA 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de 30% (trinta por cento) de desconto aos candidatos

Leia mais

RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS!

RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS! RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS! OFERTA DO CURSO DE LETRAS O curso de Letras da FALE é ofertado em duas modalidades: licenciatura e bacharelado.

Leia mais

CURSO TURNO MENSALIDADE 2016 (R$)

CURSO TURNO MENSALIDADE 2016 (R$) EDITAL 04/2016 MENSALIDADES E POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2016-2 A Direção da Faculdade da Indústria Curitiba, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital,

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos s de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação Bacharelado, Graduação Tecnológica

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em através da Campanha Realocação Versão /11/

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em através da Campanha Realocação Versão /11/ 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.1 2. Elegíveis Candidatos que tem o status aprovados e não matriculados

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.1. 2. Elegíveis Candidatos que tem o status aprovados e não matriculados

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos s de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação Bacharelado, Graduação Tecnológica

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos cursos de Graduação Presencial ou Semipresencial (Graduação Bacharelado, Graduação

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Quero Bolsa Graduação UNIFACS Versão 1.

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Quero Bolsa Graduação UNIFACS Versão 1. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Quero Bolsa 2017.1 de Graduação UNIFACS 2017.1. 2. Elegíveis 3.

Leia mais

Para matrículas realizadas no período de 19/06/2019 até 25/06/2019

Para matrículas realizadas no período de 19/06/2019 até 25/06/2019 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.2. 2. Elegíveis Para matrículas realizadas no período de 19/06/2019

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha FIES 2016.1 dos cursos de Graduação Presencial (Graduação Bacharelado

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através de Transferência Externa e Portador de Diploma Versão 1.

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através de Transferência Externa e Portador de Diploma Versão 1. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através de 2. Elegíveis 2.1. Candidatos das formas de ingresso Transferência

Leia mais

FACULDADE AGES DE SENHOR DO BONFIM

FACULDADE AGES DE SENHOR DO BONFIM FACULDADE AGES DE SENHOR DO BONFIM Portaria Normativa n.º 02/201 Em 30 de agosto de 2017 Normatiza e regulamenta os processos para aproveitamento de disciplinas para transferências internas e externas,

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Dia a Dia 2017.1 (somente cursos do Campus Lapa). 2. Elegíveis

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e, observada a lista do item 5. 2. Elegíveis

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através de Transferência Externa e Portador de Diploma Versão 4.

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através de Transferência Externa e Portador de Diploma Versão 4. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através de 2. Elegíveis 2.1. Candidatos das formas de ingresso Transferência

Leia mais

Regulamento dos Bacharelados e Licenciaturas e Regulamento dos Cursos de Tecnologia em vigor. Novo Regulamento dos Cursos de Graduação da UTFPR

Regulamento dos Bacharelados e Licenciaturas e Regulamento dos Cursos de Tecnologia em vigor. Novo Regulamento dos Cursos de Graduação da UTFPR Informações sobre as principais modificações existentes no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Bacharelados e Licenciaturas e no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2 REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2 Santo Antônio de Jesus (BA) 2016 1 REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCESSÃO DE BOLSAS FACEMP 2016/2 1 - Objetivo Visando atender o contexto

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES FAMA 1 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as Atividades Complementares

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAMA 1 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as Atividades Complementares que compõem o currículo

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através Company 2017.1 para os cursos presenciais ou semipresenciais de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS 1 - Para a inscrição no processo seletivo transferência é cobrada alguma taxa? Resposta: Sim. Atualmente o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de transferência é de R$ 20,00 (vinte Reais).

Leia mais

PORTARIA n.º 0003/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018

PORTARIA n.º 0003/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018 PORTARIA n.º 0003/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018 Estabelece normas e regulamenta os processos para aproveitamento de disciplinas para transferências internas e externas, portadores de diploma, jubilados,

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista do item 5.

Leia mais

1.2 - Os Cursos de graduação de Enfermagem e Administração serão ministrados na Rua Dr. Satamini, nº 245, Tijuca, RJ

1.2 - Os Cursos de graduação de Enfermagem e Administração serão ministrados na Rua Dr. Satamini, nº 245, Tijuca, RJ EDITAL Nº 06/2013 Edital de Prorrogação do Processo Seletivo Continuado Agendado - 2º semestre de 2013 Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac - Curso de Graduação em Enfermagem e Faculdade São Camilo

Leia mais

06/08/2018 até 18/08/2018 os candidatos do curso de Direito noturno da forma de ingresso

06/08/2018 até 18/08/2018 os candidatos do curso de Direito noturno da forma de ingresso 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da 2. Elegíveis Candidatos que tem o status aprovados e não matriculados

Leia mais

Regulamento dos Bacharelados e Licenciaturas e Regulamento dos Cursos de Tecnologia em vigor até 2010

Regulamento dos Bacharelados e Licenciaturas e Regulamento dos Cursos de Tecnologia em vigor até 2010 Informações sobre as principais modificações existentes no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Bacharelados e Licenciaturas e no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo aos candidatos dos s de Graduação Presencial e Semipresencial (Bacharelado e Tecnológica, com, dos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE AVALIAÇÕES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS TÍTULO I DA AVALIAÇÃO E DA APROVAÇÃO

REGULAMENTO INTERNO DE AVALIAÇÕES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS TÍTULO I DA AVALIAÇÃO E DA APROVAÇÃO REGULAMENTO INTERNO DE AVALIAÇÕES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS TÍTULO I DA AVALIAÇÃO E DA APROVAÇÃO - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO. A avaliação do desempenho acadêmico é feita

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em através da Campanha Semana Especial Agendado Versão 2.

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em através da Campanha Semana Especial Agendado Versão 2. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.1 2. Elegíveis Candidatos ausentes do Vestibular Tradicional (Provas

Leia mais

REGULAMENTO DE CONCURSO DE BOLSAS, COM INGRESSO VIA PROCESSO SELETIVO POR NOTA DO ENEM , A SER REALIZADO NAS UNIDADES DA FTC PARALELA

REGULAMENTO DE CONCURSO DE BOLSAS, COM INGRESSO VIA PROCESSO SELETIVO POR NOTA DO ENEM , A SER REALIZADO NAS UNIDADES DA FTC PARALELA REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS ATRAVÉS DO PROCESSO SELETIVO NOTA DO ENEM DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FTC DE SALVADOR CAMPUS PARALELA E PETROLINA 2019.1 Leia atentamente as instruções sobre

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA FMABC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA FMABC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA FMABC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina

Leia mais

EDITAL NRCA N.º 10/2019

EDITAL NRCA N.º 10/2019 EDITAL NRCA N.º 10/2019 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA SUBSEQUENTE E ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2019 DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Leia mais

Para matrículas realizadas nos cursos de Graduação Presencial (Bacharelado, Tecnológica e Licenciatura) no período de 15/02/2019 até 19/02/2019.

Para matrículas realizadas nos cursos de Graduação Presencial (Bacharelado, Tecnológica e Licenciatura) no período de 15/02/2019 até 19/02/2019. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.1. 2. Elegíveis período de 15/02/2019 até 19/02/2019. 2.1. Candidatos

Leia mais

Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos.

Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. O, torna público o Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, com inscrições abertas conforme datas e horários estabelecidos

Leia mais

Regulamento de Matrícula - FCH/FUMEC

Regulamento de Matrícula - FCH/FUMEC Regulamento de Matrícula - FCH/FUMEC Condições Para que você consiga efetuar corretamente sua matricula será necessário: 1. Conhecer o Cronograma de Renovação de Matrícula, disponibilizado no site, a cada

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha Recusas Financeiras TE/ME 2016.2 dos cursos de Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 11/2015 MENSALIDADES E POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2016 MENSALIDADE 2016 (R$)*

EDITAL Nº 11/2015 MENSALIDADES E POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2016 MENSALIDADE 2016 (R$)* EDITAL Nº 11/2015 MENSALIDADES E POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2016 O Diretor Geral da Faculdade da Indústria Curitiba, no uso de suas atribuições, torna público o presente

Leia mais

Os candidatos que possuem na inscrição o número do ENEM de 2018 não participam desta campanha.

Os candidatos que possuem na inscrição o número do ENEM de 2018 não participam desta campanha. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.1 2. Elegíveis Candidatos com status de aprovados e não matriculados

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis Presencial ou Semipresencial de Feira de Santana ( e, com exceção de Direito, Medicina e cursos ofertados 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de

Leia mais

Regulamento da Campanha Bolsa ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos.

Regulamento da Campanha Bolsa ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. Regulamento da Campanha Bolsa ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. A Reitoria da Universidade São Judas Tadeu, torna público o Regulamento da Campanha Bolsa ENEM 2018/1, com inscrições abertas

Leia mais

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Licenciatura, Graduação Presencial ou Semipresencial

Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Licenciatura, Graduação Presencial ou Semipresencial 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Mérito ENEM 2017.2 dos s de Licenciatura, Graduação Presencial

Leia mais

TERMO DE CIÊNCIA (Bolsa de Estudo Campanha Retenção FIES/PROUNI ). Nome:

TERMO DE CIÊNCIA (Bolsa de Estudo Campanha Retenção FIES/PROUNI ). Nome: TERMO DE CIÊNCIA (Bolsa de Estudo Campanha Retenção FIES/PROUNI 2019.1). Dados do ALUNO (A) Nome: Matrícula: Campus: Período de Ingresso: Curso: Turno: Modalidade: Através do presente termo o (a) Aluno

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Início das Aulas Versão /08/

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Início das Aulas Versão /08/ 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da 2. Elegíveis Candidatos que tem o status aprovados e não matriculados

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos Resolução Unesp-14, de 10 de fevereiro de 2012 Texto consolidado, com as alterações promovidas pela Resolução Unesp n.º 80, de 11 de outubro de 2016. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

1. Objetiv. 2. Elegíveis

1. Objetiv. 2. Elegíveis 1. Objetiv Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2. Elegíveis Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Licenciatura

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2. Elegíveis Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos de Licenciatura

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis Os participantes da Campanha Bolsa Social são:

1. Objetivo. 2. Elegíveis Os participantes da Campanha Bolsa Social são: 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Bolsa Social 2016.1 dos cursos de Graduação Presencial (Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PREVISTAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES FAMA CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PREVISTAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES FAMA CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PREVISTAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES FAMA CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as Atividades

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo aos candidatos dos cursos de Graduação Bacharelado e Graduação Tecnológica dos processos seletivos de Transferência

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha LISTA DE ESPERA FIES Versão 2.

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha LISTA DE ESPERA FIES Versão 2. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes através. 2. Elegíveis Condições válidas apenas para novas matrículas realizadas

Leia mais

2.1. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 13/11/2017 a 02/12/2017 pela internet, no site una.br/provas.

2.1. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 13/11/2017 a 02/12/2017 pela internet, no site una.br/provas. Regulamento de divulgação de regras para o Concurso Você, Universitário, de concessão de bolsas de estudos, a se realizar em 02 de dezembro de 2017, para cursos de graduação das Instituições de Ensino

Leia mais

FACULDADE UNA DE CONTAGEM. Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018

FACULDADE UNA DE CONTAGEM. Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018 FACULDADE UNA DE CONTAGEM Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018 A Diretora da Faculdade UNA de Contagem, Profª Tatiane Cristina Franco Puiati, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade

Leia mais

Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Reversão Cancelamento Graduação Versão 2.

Concessão de Bolsa de Estudo para os alunos ingressantes através da Campanha Reversão Cancelamento Graduação Versão 2. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os alunos calouros participantes da Campanha Reversão Cancelamento 2017.1 para os s de Graduação Bacharelado,

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em através da Campanha Regressiva ª Edição Versão 1.

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em através da Campanha Regressiva ª Edição Versão 1. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.2-2ª Edição. 2. Elegíveis Candidato do curso de Direito de Feira

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis Graduação ou Semipresencial de e (com exceção de Direito, Medicina, cursos 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes

Leia mais

À atualização permanente dos seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul.

À atualização permanente dos seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul. A Unisul reservou quatro períodos para a matrícula dos estudantes veteranos dos cursos presenciais, para o segundo semestre de 2018, todos pela internet. De 24/5/2018 a 11/6/2018 1º Período De 16/7/2018

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 07, 16 de agosto de 2017 A Diretora-Geral do campus Morada Nova

Leia mais

REINGRESSO. O REINGRESSO possibilita ao estudante que tenha sido desligado de curso presencial de graduação da UFOP o retorno ao curso de origem.

REINGRESSO. O REINGRESSO possibilita ao estudante que tenha sido desligado de curso presencial de graduação da UFOP o retorno ao curso de origem. REINGRESSO O REINGRESSO possibilita ao estudante que tenha sido desligado de curso presencial de graduação da UFOP o retorno ao curso de origem. O estudante que tenha sido desligado de curso presencial

Leia mais

EDITAL Nº 06 DE 22 DE MARÇO DE ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS

EDITAL Nº 06 DE 22 DE MARÇO DE ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS EDITAL Nº 06 DE 22 DE MARÇO DE 2018. ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS O DIRETOR GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Canoas, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA Resolução UNESP nº 09 de 08/03/2013 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Veterinária, Cursos: Mestrado Acadêmico e

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes da Campanha PRO50 2017.1 dos cursos de Graduação Presencial e Semipresencial

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os alunos calouros participantes da Campanha Bolsa Reversão Cancelamento 2016.1 dos cursos de Graduação

Leia mais

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em através da Campanha UNIFACS Mérito ENEM Versão 1.

Concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em através da Campanha UNIFACS Mérito ENEM Versão 1. 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.1 2. Elegíveis Candidatos aprovados e não matriculados nos cursos

Leia mais

De 17/11/2017 a 8/12/2017 1º Período De 16/1/2018 a 29/1/2018 2º Período De 22/2/2018 a 2/3/2018 3º Período De 2/4/2018 a 5/4/2018 4º Período (*)

De 17/11/2017 a 8/12/2017 1º Período De 16/1/2018 a 29/1/2018 2º Período De 22/2/2018 a 2/3/2018 3º Período De 2/4/2018 a 5/4/2018 4º Período (*) INFORMATIVO DE MATRÍCULA WEB 2018/1 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA A SUA MATRÍCULA A Unisul reservou quatro períodos para a matrícula dos estudantes veteranos dos cursos presenciais, para o primeiro semestre

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de Bolsa Parcial de Estudo para os alunos ingressantes em 2019.1 para os cursos presenciais de, e Licenciatura. 2. Elegíveis Candidatos

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 02, de 16 de março de 2016/DG O Diretor-Geral do campus Maracanaú

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 05 DE JUNHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO PARA REINGRESSO, TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS TÉCNICOS

EDITAL Nº 01, DE 05 DE JUNHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO PARA REINGRESSO, TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS TÉCNICOS DIRETORIA DE ENSINO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO COORDENAÇÃO DE REGISTROS ESCOLARES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº 01, DE 05 DE JUNHO DE 2018 PROCESSO

Leia mais

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente.

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente. INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. CURRÍCULO Para cada curso de graduação é organizado um currículo. O currículo abrange uma sequência de disciplinas hierarquizadas por períodos letivos, cuja integralização dará direito

Leia mais

1. OBJETIVO 2. ELEGÍVEIS

1. OBJETIVO 2. ELEGÍVEIS PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO PARA OS ALUNOS NOVOS INGRESSANTES ATRAVÉS DOS PROCESSOS SELETIVOS DE PROVA ESCRITA PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019.1 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes, critérios

Leia mais

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO

Leia mais

REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A melhor Escola de Negócios do Centro-Oeste Informações: 0800 62 1080 www.alfa.br/posgraduacao 2016 REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa integral de estudo aos candidatos aprovados com os melhores desempenhos dos cursos presenciais de (exceto os cursos de

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade 1 O ciclo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático

Leia mais