À atualização permanente dos seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "À atualização permanente dos seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul."

Transcrição

1

2 A Unisul reservou quatro períodos para a matrícula dos estudantes veteranos dos cursos presenciais, para o segundo semestre de 2018, todos pela internet. De 24/5/2018 a 11/6/2018 1º Período De 16/7/2018 a 26/7/2018 2º Período De 03/8/2018 a 12/8/2018 3º Período De 16/8/2018 a 27/8/2018 4º Período (*) (*) Os estudantes podem realizar matrículas somente nas unidades de aprendizagem/disciplinas do 3 o período de aula da UnisulVirtual, com início das aulas em 16/10/2018, bem como nas unidades de aprendizagem/disciplinas presenciais ofertadas de forma concentrada, no 2 período do semestre letivo presencial, com início das aulas em 8/10/2018. FIQUE ATENTO À atualização permanente dos seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul. Aos horários, dias e locais da oferta das unidades de aprendizagem/disciplinas em que está matriculado. À frequência, pois ela é contabilizada desde o primeiro dia de aula, ou seja, não há abono de faltas para matrículas confirmadas após o início das aulas. Aos Editais de Bolsas, pois para concorrer a elas o requisito é estar matriculado. Ao acesso para os laboratórios de informática da Unisul, que estão à disposição nos períodos de matrícula nos dias e horários estipulados em cada Unidade Universitária. INÍCIO DAS AULAS PRESENCIAIS: 6 de agosto de 2018 A DISTÂNCIA: 1 PERÍODO 23 de julho de º PERÍODO 3 de setembro de º PERÍODO 16 de outubro de PERÍODO DE MATRÍCULA PLANO DE PAGAMENTO De 24/5/2018 a 11/6/ Parcelas Neste período, você poderá matricular-se em unidades de aprendizagem/disciplinas do 1, 2 e 3 períodos de aula da UnisulVirtual. Os descontos e benefícios serão lançados desde a 1ª parcela.

3 O boleto será enviado pelo Correio e estará disponível no Portal Minha Unisul>Financeiro>Imprima seu Boleto, a partir de 21/6/2018. A confirmação da sua matrícula se dá com o pagamento da 1 a parcela, com vencimento em 6/7/2018. A falta de pagamento determina o cancelamento da matrícula. Para o estudante que possui o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) a matrícula deve ser realizada e confirmada no 1º período para garantir agilidade na realização dos aditamentos no FNDE ou Caixa Econômica Federal. Para estudante dos Programas Prouni e Art.171 (por serem contínuos), a matrícula deve ser realizada e confirmada no 1º período, devido ao controle do lançamento dos benefícios. 2 PERÍODO DE MATRÍCULA PLANO DE PAGAMENTO De 16/7/2018 a 26/7/ Parcelas Neste período de matrícula estarão disponíveis as unidades de aprendizagem/disciplinas presenciais confirmadas, que ainda tenham vagas, e também as unidades de aprendizagem/disciplinas do 2 o e 3 o períodos de aula da UnisulVirtual. O boleto para confirmação da matrícula estará disponível no Portal MinhaUnisul>Financeiro >Imprima seu Boleto, a partir de 2/8/2018. Atenção! Este boleto não será enviado pelo Correio. A confirmação da sua matrícula se dá com o pagamento da 1 a parcela, com vencimento em 6/8/2018. A falta de pagamento determina o cancelamento da matrícula. Para o estudante que realizou a matrícula no 1º período, confirmou com o pagamento do boleto e neste 2 período está realizando ajustes, o reflexo financeiro ocorrerá a partir do boleto do mês de setembro, em 6/9//2018, nas próximas 4 parcelas. Pode ocorrer que Unidades de aprendizagem/disciplinas com menos de 10 estudantes matriculados no 1º período, não estejam disponíveis neste período por cancelamento da oferta. 3 PERÍODO DE MATRÍCULA PLANO DE PAGAMENTO De 3/8/2018 a 12/8/ Parcelas Neste período de matrícula estarão disponíveis as unidades de aprendizagem/disciplinas presenciais confirmadas, que ainda tenham vagas, e as unidades de aprendizagem/disciplinas do 3 o período de aula da UnisulVirtual. Neste período de matrícula não será permitido reduzir créditos, somente será realizada inclusão ou troca de Unidades de Aprendizagem/Disciplinas com o mesmo ou maior número de créditos. Caso necessite trocar Unidades de Aprendizagem/Disciplinas de créditos diferentes, sem redução, procure o Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico - Saiac dentro do período regular de matrícula. Para redução do número de créditos já contratados, o estudante deverá procurar o Saiac do seu respectivo Campus e solicitar trancamento de Unidade de Aprendizagem/Disciplina,

4 conforme prazos estabelecidos em Calendário Acadêmico. Para o estudante que realizou matrícula no 1 e 2 períodos, confirmou com o pagamento do boleto e neste 3º período está realizando ajustes, o reflexo financeiro ocorrerá a partir do boleto do mês de setembro, em 6/9//2018, nas próximas 4 parcelas. O boleto para confirmação da matrícula estará disponível no Portal MinhaUnisul>Financeiro >Imprima seu Boleto, a partir de 22/8/2018. Atenção! Este boleto não será enviado pelo Correio. A confirmação da matrícula se dá com o pagamento da 1 a parcela, com vencimento em 24/8/2018. A falta de pagamento determina o cancelamento da matrícula. Pode ocorrer que Unidades de aprendizagem/disciplinas com menos de 10 estudantes matriculados no 1º e 2º períodos, não estejam disponíveis neste período por cancelamento da oferta. 4 PERÍODO DE MATRÍCULA PLANO DE PAGAMENTO De 16/8/2018 a 27/8/ Parcelas Estarão disponíveis para matrícula somente as unidades de aprendizagem/disciplinas presenciais ofertadas de forma concentrada, no 2 período do semestre letivo presencial, bem como do 3º período de aula da UnisulVirtual. Neste período de matrícula não será permitido reduzir créditos, somente será realizada inclusão ou troca de Unidades de Aprendizagem/Disciplinas com o mesmo ou maior número de créditos. Caso necessite trocar Unidades de Aprendizagem/Disciplinas de créditos diferentes, sem redução, o estudante deverá procurar o Saiac dentro do período regular de matrícula. Para redução do número de créditos já contratados, deverá procurar o Saiac do seu respectivo Campus e solicitar trancamento de Unidade de Aprendizagem/Disciplina, conforme prazos estabelecidos em Calendário Acadêmico. O boleto para confirmação da matrícula estará disponível no Portal MinhaUnisul >Financeiro >Imprima seu Boleto, a partir de 3/9/2018. Atenção! Este boleto não será enviado pelo Correio. A confirmação da sua matrícula se dá com o pagamento da 1 a parcela, com vencimento em 6/9/2018. A falta de pagamento determina o cancelamento da matrícula. As matrículas realizadas neste período terão reflexo financeiro a partir do boleto do mês de outubro, em 5/10/2018, nas próximas 3 parcelas. Matrícula em Unidades de Aprendizagem /Disciplinas de Estágio, TCC, Monografia ou de Práticas A matrícula em unidades de aprendizagem/disciplinas de Estágio, TCC, Monografia ou de Práticas deve ser, obrigatoriamente, realizada e confirmada no 1º período, ou seja, antes do início das atividades das respectivas unidades de aprendizagem/disciplinas. Se você está em estágio não obrigatório é recomendável realizar a matrícula no 1º período para não haver descontinuidade do Contrato de Estágio.

5 Pré-Requisito Em todos os períodos de matrícula os pré-requisitos estarão ativados. Em caso de dúvidas, consulte o Coordenador do seu Curso. Confira no Portal Minha Unisul >Acadêmico>Extrato de Matrícula se houve alguma mudança na sua matrícula antes do início das aulas. Você poderá requerer quebra de prérequisito, se necessário, através do Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico Saiac, presencialmente ou online, dentro dos períodos de matrícula com a devida justificativa para análise do Coordenador do Curso. Matrícula dos Cursos da Plataforma Freire (Parfor) e de Formação Pedagógica Matrícula a Destempo (Fora de Prazo) Certificação Eletiva Se você é integrante dos cursos da Plataforma Freire (Parfor) e de Formação Pedagógica, as matrículas serão realizadas administrativamente. Procure a Coordenação do seu Curso para mais informações. Em caso de matrícula a destempo (fora de prazo), você deverá requerer, via Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico Saiac, relevação de perda de prazo no valor de R$ 55,52* por solicitação, seja ela deferida ou indeferida e matrícula a destempo (fora de prazo) no valor de R$ 173,50* por solicitação deferida, referente aos custos administrativos e de gestão, conforme estabelece o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. As solicitações de matrícula a destempo (fora de prazo) serão analisadas pelo Coordenador de Curso que emitirá parecer de deferimento ou indeferimento. (*) A cobrança dos serviços de relevação de perda de prazo e matrícula a destempo está suspensa. Ao fazer a matrícula em Certificação Eletiva você deverá escolher uma ou mais certificações estruturantes ou complementares de outros cursos da Unisul, desde que a soma das cargas horárias seja igual ou maior àquela prevista no Projeto Pedagógico do seu Curso. Atenção: somente serão validadas Certificações Eletivas que não forem integrantes ou equivalentes do Currículo do seu Curso. APLICATIVO UNISUL ESTUDANTE O acompanhamento do seu dia a dia na Universidade ficou mais simples, rápido e prático! Estudantes da Unisul podem acessar a uma série de serviços acadêmicos como Unidades de Aprendizagem/Disciplinas matriculadas, horários, ambientes de aprendizagem (locais) de suas aulas, registro de faltas, notas, financeiro etc. por meio de um aplicativo em seu celular.

6 Baixe agora no seu smartphone Smartphones com Android na loja da Play Store Smartphones com ios pela App Store _BR ORIENTAÇÕES FINANCEIRAS PARA MATRÍCULA A matrícula será permitida somente para estudantes em dia com as mensalidades. Os estudantes inadimplentes deverão quitar integralmente o seu débito no prazo de 48 horas úteis, antes do último dia dos respectivos períodos de matrícula. A Unisul oferece condições para que o estudante possa refinanciar seus débitos com antecedência, inclusive as mensalidades dos meses de maio e junho de 2018, liberando a matrícula desde o primeiro período dentro dos prazos informados. REFINANCIAMENTO Agora você tem duas opções de atendimento para refinanciar seu débito. Acesse o link para a página do refinanciamento que contém todas as informações sobre o refinanciamento descritas abaixo ou Atendimento Personalizado Presencial. Autorrefinanciamento Se você optar pelo Autorrefinanciamento, acesse Portal MinhaUnisul>Financeiro>Autorrefinanciamento e faça a simulação do refinanciamento sem compromisso. Concretize o processo em Salvar Proposta. Para confirmação da proposta é obrigatório o envio do contrato com a documentação exigida, pelo Correio ou entrega presencial no Saiac da sua Unidade Universitária. Atendimento Personalizado de Refinanciamento Se você optar pelo Atendimento Personalizado de Refinanciamento deverá agendar com a Equipe de Refinanciamento da Unisul, acessando o Portal Minha Unisul>Financeiro>Agendar Refinanciamento, para a Unidade Universitária de sua preferência. Ao fazer o agendamento, você se compromete a comparecer na data, horário e local marcados. Caso sejam preenchidos todos os horários, você ficará sujeito a aguardar a abertura de nova etapa, que poderá ou não viabilizar a matrícula no semestre letivo. Lembretes Importantes - Para o refinanciamento com boletos é obrigatório apresentação de fiador.

7 - Para o refinanciamento com cheques, não é necessário fiador. - O refinanciamento não é garantia de matrícula. - A matrícula será permitida apenas para estudantes que estiverem em dia com as parcelas acordadas no refinanciamento. Fique atento aos Períodos de Matrícula De 24/5/2018 a 11/6/2018 1º Período De 16/7/2018 a 26/7/2018 2º Período De 03/8/2018 a 12/8/2018 3º Período De 16/8/2018 a 27/8/2018 4º Período (*) (*) Os estudantes podem realizar matrículas somente nas unidades de aprendizagem/disciplinas do 3 o período de aula da UnisulVirtual, com início das aulas em 16/10/2018, bem como nas unidades de aprendizagem/disciplinas presenciais ofertadas de forma concentrada, no 2 período do semestre letivo presencial, com início das aulas em 8/10/2018. Períodos de Refinanciamento Plano de Pagamento Liberado para realizar matrícula 25/4/2018 a 8/6/2018 6x 1º Período de Matrícula 12/6/2018 a 25/7/2018 5x 2º Período de Matrícula 27/7/2018 a 10/8/2018 4x 3º Período de Matrícula INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SOBRE AS UNIDADES DE APRENDIZAGEM/ DISCIPLINAS VIRTUAIS (UAV) O estudante poderá matricular-se em até 2 unidades de aprendizagem/disciplinas com a mesma data de avaliação presencial. O quadro a seguir contém as unidades de aprendizagem/disciplinas virtuais indicadas para serem cursadas no 3 Período de Aula da UnisulVirtual, com início das aulas em 16/10/2018. As Avaliações Presenciais das unidades de aprendizagem/disciplinas virtuais do 3 Período de Aula da Unisul/Virtual acontecem aos sábados, conforme as datas abaixo. Avaliação Presencial (AP) em 1 a Chamada: 10/11/2018 Avaliação Presencial (AP) em 2 a Chamada: 24/11/2018 Avaliação Final (AF): 8/12/2018

8 Lembre-se de que na UnisulVirtual só é possível fazer as Avaliações Presenciais das unidades de aprendizagem/disciplinas matriculadas nas 4 horas de prova, o que limita a realização de 2 avaliações por data de Avaliação Presencial. Os livros didáticos devem ser retirados, antes do início das aulas de cada período, nas Salas de Apoio das Unidades de Aprendizagem/Disciplinas Virtuais, localizadas em cada uma das Unidades Universitárias da Unisul. Antes do início de cada período de aulas da Unisul Virtual os estudantes matriculados nas unidades de aprendizagem/disciplinas terão capacitação preparatória para a compreensão da metodologia das aulas virtuais. As datas e o link para as capacitações serão enviados aos estudantes pelo preferencial cadastrado no Portal MinhaUnisul. Pela Portaria do MEC Nº 1.134, de 10 de outubro 2016, os cursos podem oferecer até 20% da sua carga horária total na modalidade virtual. Nome da Unidade de Aprendizagem Créditos Comércio Eletrônico 4 Direito Internacional Público 4 Dimensões Históricas, Filosóficas, Sociológicas e Políticas da Educação de Jovens e Adultos 4 Direito Ambiental 4 Empreendedorismo 4 Estudos Socioculturais 4 Filosofia do Direito 2 Fundamentos do Empreendedorismo em Saúde 2 Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 4 Gestão do Conhecimento 4 Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional 4 Gestão e Sustentabilidade 4 Gestão em Saúde 4 História da Gastronomia 4 Legislação dos Alimentos 4 Língua de Sinais 4 Políticas Públicas 4 Programação Numérica 4 Socioeconomia e Geopolítica 4 Teoria do Conhecimento 4 Universidade e Ciência 4 A Central de Relacionamento, ou fone (para ligações de telefones celulares), atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Aos sábados, domingos e feriados não há atendimento.

Curso: Sequencial de Complementação de Estudos em Gestão de Restaurante e Eventos

Curso: Sequencial de Complementação de Estudos em Gestão de Restaurante e Eventos A Secretária Geral de Ensino, da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, considerando a legislação em vigor e no uso de suas atribuições, torna público o Edital de Resultados e Orientações para

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA EDITAL DE RESULTADOS E ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REFERENTE AO EDITAL DE OFERTA G

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA EDITAL DE RESULTADOS E ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REFERENTE AO EDITAL DE OFERTA G A Secretária Geral de Ensino, da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, considerando a legislação em vigor e no uso de suas atribuições, torna público o Edital de Resultados e Orientações para

Leia mais

4ª Thiago Wesley de Oliveira APROVADO ª Patrick Correa de Araujo APROVADO ª Rhayane Dalsasso Zomer de Araujo APROVADO

4ª Thiago Wesley de Oliveira APROVADO ª Patrick Correa de Araujo APROVADO ª Rhayane Dalsasso Zomer de Araujo APROVADO EDITAL DE EDITAL DE RESULTADOS E MATRÍCULA DE SELEÇÃO E INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O CURSO DE MEDICINA REFERENTE AO EDITAL GR Nº 670/2014 PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2014. A Secretária Geral

Leia mais

1º Para os casos de transferência externa serão aceitas apenas as inscrições para áreas afins,

1º Para os casos de transferência externa serão aceitas apenas as inscrições para áreas afins, EDITAL NRCA-SJP N.º 06/2016 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL NRCA-CE N.º 10/2016 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO. A Coordenadora do Núcleo de Registro

Leia mais

EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016

EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016 EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA EDITAL DE RESULTADOS E ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REFERENTE AO EDITAL DE OFERTA G

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA EDITAL DE RESULTADOS E ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REFERENTE AO EDITAL DE OFERTA G DIPLOMA DE CURSO DE BACHAREL EM FILOSOFIA PARA O SEGUNDO A Secretária Geral de Ensino, da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, considerando a legislação em vigor e no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013 EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013 A Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins, no uso de suas atribuições, vem por meio da Secretaria Acadêmica desta Instituição, publicar as datas

Leia mais

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o seu curso e para o seu turno, respeitando sempre os pré-requisitos.

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o seu curso e para o seu turno, respeitando sempre os pré-requisitos. INFORMATIVO DE MATRÍCULA 1 Caro Acadêmico, Você está recebendo o informativo do processo de matrícula dos cursos de graduação, para o segundo semestre de 2008, que será feito via internet. Para realizar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA EDITAL DE RESULTADOS E ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REFERENTE AO EDITAL DE OFERTA G

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA EDITAL DE RESULTADOS E ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REFERENTE AO EDITAL DE OFERTA G EDITAL DE OFERTA G.R Nº 783/2015 REINGRESSO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO DE BACHAREL EM FILOSOFIA PARA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 2º PERÍODO A Secretária Geral de Ensino, da Universidade

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2017

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2017 EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2017 O Diretor Geral da Católica do Tocantins, no uso de suas atribuições, vem por meio da Secretaria Acadêmica desta Instituição, publicar as datas e condições

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES EDITAL Nº 832/2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 A Universidade Católica de Brasília torna público aos interessados que estão abertas

Leia mais

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? FAQ 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? R - A troca de senha deve ser feita na página inicial do autoatendimento em ESQUECI MINHA SENHA, abrirá uma página solicitando o

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/1 Este documento contem informações sobre o processo de rematrícula. 1. INFORMAÇÕES & DATAS A Rematrícula ocorrerá somente via Web; O período

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA

E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA PROJETO UniCEUB ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA - 19ª turma EDITAL 1º/ 2016 - SELEÇÃO DE ALUNOS DO UniCEUB, VOLUNTÁRIOS E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA A pró-reitora acadêmica do Centro Universitário

Leia mais

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula.

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula. 1. Considerações Iniciais 1.1 O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais estará disponível no ato da matrícula on-line, e deverá ser aceito eletronicamente no início do processo; 1.2 Pagamento do

Leia mais

15 de Jun a 13 de Jul Pré-matrícula online. 25 a 29 de Jul Solicitação de Dispensa de Disciplina. 04 a 15 de Jul 2016

15 de Jun a 13 de Jul Pré-matrícula online. 25 a 29 de Jul Solicitação de Dispensa de Disciplina. 04 a 15 de Jul 2016 I n f o r m e d e M at r í c u l a 2 0 1 6. 2 G r a d uaç ão bac h a r e l ad o 1. Cronograma de Matrícula: 15 de Jun a 13 de Jul 2016 25 a 29 de Jul 2016 04 a 15 de Jul 2016 Pré-matrícula online Consulta

Leia mais

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 011/2016

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 011/2016 Pág. 1 SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 011/2016 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 1º SEMESTRE DE 2017 A Secretária Acadêmica, no uso de suas atribuições, e por ordem do Prof. Cledson Martas Rodrigues,

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2017/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI 1) AMPARO LEGAL DOS CURSOS: Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante, são devidamente amparados legalmente através

Leia mais

2. METODOLOGIA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

2. METODOLOGIA E FUNCIONAMENTO DO CURSO 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Os cursos de Capacitação são amparados legalmente pelo Processo Nº 40.490 e Parecer Nº 946/2014, aprovado no dia 26/11/2014 e Publicado no Diário Executivo do Estado de Minas

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2016/1

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2016/1 NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE 2016 Prezado (a) estudante, Nesse documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 1º semestre de 2016. Trata-se

Leia mais

EDITAL Nº 014/FUNDAÇÃO/2016

EDITAL Nº 014/FUNDAÇÃO/2016 EDITAL Nº 014/FUNDAÇÃO/2016 DIVULGA O QUADRO DE CURSOS E O NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS E ESTABELECE CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO, CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA REFERENTE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR DO ANO DE Calendário Escolar do ano de 2017, fixado pela Portaria nº 19/2016-CE-SJBV, de 11 de novembro de 2016.

CALENDÁRIO ESCOLAR DO ANO DE Calendário Escolar do ano de 2017, fixado pela Portaria nº 19/2016-CE-SJBV, de 11 de novembro de 2016. Calendário Escolar do ano de 2017, fixado pela Portaria nº 19/2016-CE-SJBV, de 11 de novembro de 2016. 1. Prazos e Horários Prazo para divulgação de programas e normas curriculares 17/02/2017 Prazo para

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017

Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Dispõe sobre os valores dos encargos educacionais para o 2º semestre de 2.017 da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados FACESI.

Leia mais

EDITAL N 02/ DAS INSCRIÇÕES E TESTE DE SELEÇÃO

EDITAL N 02/ DAS INSCRIÇÕES E TESTE DE SELEÇÃO EDITAL N 02/2016 EMENTA: Estabelece as condições para o processo seletivo de admissão de novos alunos para o ano letivo de 2017 (Diurno). A Diretora Geral do Colégio Santo Inácio, Albanisa Gomes de Moura,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2017.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários à realização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 61, DE 16 DE MAIO DE 2016. Dispõe sobre aprovação do Calendário Acadêmico do segundo período letivo de 2016 para os Câmpus de Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis. O CONSELHO DE

Leia mais

1.2 O(a) aluno(a) deverá matricular-se pessoalmente ou por meio de procuração.

1.2 O(a) aluno(a) deverá matricular-se pessoalmente ou por meio de procuração. EDITAL 033/2017/FACELI ABERTURA DE MATRÍCULAS PARA DISCIPLINAS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA OU ADAPTAÇÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACELI, PARA O SEMESTRE LETIVO 2017/1 A Diretora Acadêmica da Faceli

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE BIOLOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

Prezado aluno, FIQUE ATENTO!

Prezado aluno, FIQUE ATENTO! Prezado aluno, FIQUE ATENTO! Este guia tem por finalidade auxiliar os alunos no momento da realização da matrícula nas disciplinas de Estágio Supervisionado (I, II, III e IV), que funcionam no Núcleo de

Leia mais

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA Dispõe sobre a Transferência Externa para cursos de graduação da Faculdade Guanambi. A Direção Acadêmica e Administrativa da Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições

Leia mais

Curso: Complementação Pedagógica

Curso: Complementação Pedagógica GUIA INFORMATIVO Curso: Complementação Pedagógica FORDOC Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG - CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno

Leia mais

2014 Calendário Escolar

2014 Calendário Escolar JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 FEVEREIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 MARÇO 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO Clique e descubra! 2. FAZENDO SUA REMATRÍCULA 3. AJUSTE DE MATRÍCULA 4. TROCA DE TURMA 5. ATESTADO DE MATRÍCULA 6. 2ª VIA DO BOLETO 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES A Coordenação do Curso de Graduação em Administração na modalidade a distância, no uso de suas atribuições

Leia mais

Pré-Requisito O curso é destinado a enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas.

Pré-Requisito O curso é destinado a enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA Ano letivo 2017/2019. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Reitoria do Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições do processo de seleção

Leia mais

Hariane Aluna de Gestão Financeira

Hariane Aluna de Gestão Financeira Hariane Aluna de Gestão Financeira MANUAL DO CANDIDATO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1º SEMESTRE DE 2017 INSCRIÇÕES PELA INTERNET metodista.br/ead e acesse o link Processo Seletivo. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PRESENCIAIS

Leia mais

EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 838/ HISTÓRICO ESCOLAR

EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 838/ HISTÓRICO ESCOLAR EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 838/2016 - HISTÓRICO ESCOLAR Edital Complementar referente ao Edital GR Nº 838/2016 de oferta de Vagas em Cursos de Graduação Presenciais da Unisul

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Acessando a Área do Aluno Pós http://portal.damasio.com.br/login.aspx USUÁRIO: Nº do seu CPF SENHA: Nº do seu RA,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL DE OFERTA DE CURSOS E VAGAS - HISTÓRICO ESCOLAR

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL DE OFERTA DE CURSOS E VAGAS - HISTÓRICO ESCOLAR EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL DE OFERTA DE S E VAGAS - HISTÓRICO ESCOLAR Edital complementar referente ao Edital de Oferta GR Nº 811/216 - Histórico Escolar em Cursos de Graduação Presenciais da Unisul

Leia mais

1) Onde encontro informações sobre o acesso aos auxílios financeiros na UFSC?

1) Onde encontro informações sobre o acesso aos auxílios financeiros na UFSC? 1) Onde encontro informações sobre o acesso aos auxílios financeiros na UFSC? No edital 001/2016 publicado no site da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no link http://prae.ufsc.br/files/2011/10/edital-001-2016-%e2%80%93-normas-para-

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

SALTO. Errata FACULDADE SANT ANNA DE SALTO

SALTO. Errata FACULDADE SANT ANNA DE SALTO SALTO Errata FACULDADE SANT ANNA DE SALTO EDITAL DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS DE DEPENDÊNCIA OU ADAPTAÇÃO NOS HORÁRIOS DA GRADUAÇÃO DURANTE A SEMANA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2012 O Professor Raul

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

VALORES DE REQUERIMENTOS

VALORES DE REQUERIMENTOS oferecido Assinatura de Termo de Compromisso Estágio Antecipação de pagamento do curso ou do semestre Aproveitamento de estudos Externo Aproveitamento de Estudos Interno Boletim de notas Autenticado Cancelamento

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. Processo Seletivo Faculdade Anglo Piracicaba Segundo Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2016. Processo Seletivo Faculdade Anglo Piracicaba Segundo Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2016 Processo Seletivo Faculdade Anglo Piracicaba Segundo Semestre 2016 T A Diretora da Faculdade Anglo faz saber que de acordo com a Lei nº 9.394, de 20/12/1996; o Decreto nº 5.154, de 23/07/2004,

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS 1 - Para a inscrição no processo seletivo transferência é cobrada alguma taxa? Resposta: Sim. Atualmente o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de transferência é de R$ 20,00 (vinte Reais).

Leia mais

EDITAL Nº 788/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL Nº 788/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 788/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Universidade Católica de Brasília - UCB torna público o presente edital de abertura de

Leia mais

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

1 - DO PROGRAMA 2 DA REGULARIZAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO FIES. Horário de funcionamento. Localização do posto de atendimento.

1 - DO PROGRAMA 2 DA REGULARIZAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO FIES. Horário de funcionamento. Localização do posto de atendimento. Este aditamento refere-se aos contratos efetivados antes do ano de 2010. Os contratos feitos a partir do ano de 2010 deverão aguardar posterior edital e comunicação do SISFIES. 1 - DO PROGRAMA EDITALDEADITAMENTODOFINANCIAMENTOESTUDANTIL201/1º

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno,

Leia mais

Regras Detalhadas para o Processo de Dependência e Recuperação

Regras Detalhadas para o Processo de Dependência e Recuperação FR 0016 U Média Frequência Req 723 Recuperação de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica s de Núcleo de Prática Jurídica 723A 723B Recuperação de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica Prouni 100% Recuperação

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/1

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/1 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/1 ITPAC EDITAL Nº 003/FAHESA-ITPAC EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS (VETERANOS) 2017/1 A DIRETORA GERAL DA FAHESA/ITPAC, no uso de suas atribuições legais, divulga

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ESTUDANTES DOS CURSOS PROEJA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ESTUDANTES DOS CURSOS PROEJA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ESTUDANTES DOS CURSOS PROEJA. O que é matrícula? É o primeiro ato de ingresso do estudante no IFTO, de apresentação de documentos e vinculação com o instituto. É realizado apenas

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2015/2

GUIA DE REMATRÍCULA 2015/2 GUIA DE REMATRÍCULA 2015/2 Volte às aulas com tranquilidade! Julho Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Agosto Dom Seg Ter Qua

Leia mais

EDITAL UNDB Nº 10/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E GRADUADO

EDITAL UNDB Nº 10/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E GRADUADO A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco UNDB, por meio da Diretoria Acadêmica, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo para Transferência

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

SUMÁRIO CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA SUBSEQUENTE... 3 ETAPAS DA MATRÍCULA ON-LINE PARA O 2 SEMESTRE LETIVO DE

SUMÁRIO CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA SUBSEQUENTE... 3 ETAPAS DA MATRÍCULA ON-LINE PARA O 2 SEMESTRE LETIVO DE MATRÍCULA SUBSEQUENTE E ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS SUMÁRIO CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA SUBSEQUENTE... 3 ETAPAS DA MATRÍCULA ON-LINE PARA O 2 SEMESTRE LETIVO DE 2016... 4 Etapa 1... 5 Verificação cadastral

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE EXTENSÃO DE BRAILLE EDITAL Nº 35/2016, DE 06 DE AGOSTO DE 2016

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE EXTENSÃO DE BRAILLE EDITAL Nº 35/2016, DE 06 DE AGOSTO DE 2016 COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE EXTENSÃO DE BRAILLE EDITAL Nº 35/2016, DE 06 DE AGOSTO DE 2016 O Diretor Geral do Campus Monteiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/IFPB

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição? PERGUNTAS FREQUENTES 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição? Você escolhe o curso de seu interesse e faz a inscrição aqui no hotsite, dentro do link Inscrições, que estará disponível

Leia mais

I Calendário do ano de º Semestre. 2º Semestre

I Calendário do ano de º Semestre. 2º Semestre I Calendário do ano de 2016 1º Semestre 1.º Semestre Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Dias letivos 1.º sem 2016 2.º feira 04-11-18-25 01-08-15-22-29 07-14-21-28 04-11-18-25 02-09-16-23-30 06-13-20-27

Leia mais

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS I PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS Período de matrícula: de 19 de junho a 13 de julho de 2017 1) Acesse o site da universidade www.ceunsp.edu.br 2) No canto superior

Leia mais

Como inscrever-se?

Como inscrever-se? Como inscrever-se? Preencher a ficha de inscrição disponível na página do FIES http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/solicitar-acesso, durante o período de inscrições abertas pela Instituição de ensino

Leia mais

REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS 2017/1 UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

Leia mais

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância EDITAL DE SELEÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Estrutura e Metodologia

Estrutura e Metodologia 1 2 SUMÁRIO Conteúdo Estrutura e Metodologia 4 Duração dos Cursos 5 Acesso ao Portal do Aluno 6 Acesso ao Material Didático 7 Documentações 8 Financeiro do Aluno 9 Avaliações 10 Tutores 13 Trabalho de

Leia mais

Aprova Calendário Acadêmico para o ano de 2017 RESOLVE. Art. 1º. Aprovar o Calendário Acadêmico para o ano de 2017:

Aprova Calendário Acadêmico para o ano de 2017 RESOLVE. Art. 1º. Aprovar o Calendário Acadêmico para o ano de 2017: RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 040/16 Aprova Calendário Acadêmico para o ano de 2017 O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, no uso

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 24/8/2010. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE ASTRONOMIA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Seja bem-vindo à PUC-Rio e ao PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade)!

Seja bem-vindo à PUC-Rio e ao PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade)! Seja bem-vindo à PUC-Rio e ao PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade)! Você está, agora, regularmente matriculado no programa PUC por um Semestre. Abaixo, seguem informações que

Leia mais

TUTORIAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA E MATRÍCULA DE DEPENDÊNCIA PELO PORTAL DO ALUNO 2017/1

TUTORIAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA E MATRÍCULA DE DEPENDÊNCIA PELO PORTAL DO ALUNO 2017/1 UTILIZE PREFERENCIALMENTE O NAVEGADOR GOOGLE CHROME E, DESBLOQUEIE OS POP UP S. TENHA INSTALADO O ADOBE ACROBAT OU O FOXIT READER (.PDF) EM SEU COMPUTADOR OU CELULAR. No site da FAMINAS BH em www.faminasbh.edu.br,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS

IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS Informativo de 9 a 15 de setembro de 2014. Tema da redação IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNIDO DE SAÚDE - SUS PROJETO REDAÇÃO Os alunos têm direito a pegar até 02 folhas por semana,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.1 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41)

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41) 1 EDITAL N.º 02/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO LIVRE DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA O Mário Cristóvão - TECPUC, mantido pela, torna pública a abertura do processo de matrícula para

Leia mais

I Calendário do ano de º Semestre. 2º Semestre

I Calendário do ano de º Semestre. 2º Semestre I Calendário do ano de 2016 1º Semestre 1.º Semestre Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Dias letivos 1.º sem 2016 2.º feira 04-11-18-25 01-08-15-22-29 07-14-21-28 04-11-18-25 02-09-16-23-30 06-13-20-27

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO MANUAL DO CANDIDATO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2º SEMESTRE DE 2017 ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO INSCRIÇÕES PELA INTERNET metodista.br/ead e acesse o link Processo Seletivo. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PRESENCIAIS

Leia mais

https://inscricao.una.br/vestib2/inscricao/index.php/index/index/index/codigo/4610

https://inscricao.una.br/vestib2/inscricao/index.php/index/index/index/codigo/4610 Regulamento da campanha Mérito ENEM, para concessão de bolsas de estudos aos candidatos que participarem dos processos seletivos de 2017/2 para os cursos presenciais e semipresenciais das Instituições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV EDITAL PRE Nº 01/2015 Processo Seletivo SiSU 2015.1 1. Das Disposições Gerais

Leia mais

Artigo 1º Aprovar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017, do Câmpus Universitário de Sinop, que com esta Resolução é publicado.

Artigo 1º Aprovar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017, do Câmpus Universitário de Sinop, que com esta Resolução é publicado. RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 29, DE 06 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre aprovação do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017 para os Câmpus de Sinop. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Edital nº 03 P r o c e s s o S e l e t i v o V e s t i b u l a r 2017 3 ª C h a m a d a São Leopoldo, 2017. O Reitor da Faculdades EST, com sede em São Leopoldo, Rio Grande do

Leia mais

1. ORIENTAÇÕES GERAIS: a Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba é uma

1. ORIENTAÇÕES GERAIS: a Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba é uma SERVIÇO SOCIAL Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba EDITAL SSP n 03/2016 Regulamenta o procedimento e prazos para solicitação de Bolsa, Financiamento e de Crédito Estudantil aos estudantes veteranos

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2015

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o edital que estabelece as normas relativas à realização

Leia mais

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á R E S O L U Ç Ã O Nº 022/2012-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 4/10/2012. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais