PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES. 01) O aluno-pesquisador do Bolsa Alfabetização poderá usufruir do benefício de outra bolsa de estudo?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES. 01) O aluno-pesquisador do Bolsa Alfabetização poderá usufruir do benefício de outra bolsa de estudo?"

Transcrição

1 PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES 01) O aluno-pesquisador do Bolsa Alfabetização poderá usufruir do benefício de outra bolsa de estudo? O convênio Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, a partir de 2008, não mais permitirá ao universitário a possibilidade de usufruir de mais de uma bolsa de estudo, passando a ser pré-requisito. 02) A atuação do aluno-pesquisador em unidade escolar poderá ser convertida em estágio acadêmico? A Lei 9394/96 - LDB dispõe "Art Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para realização dos estágios de alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição. Parágrafo único. O estágio realizado nas condições deste artigo não estabelece vínculo empregatício, podendo o estagiário receber bolsa de estágio, estar segurado contra acidentes e ter a cobertura previdenciária prevista na legislação específica." Ciente dessa lei, a instituição de ensino superior poderá considerá-la, convertendo a atuação do aluno-pesquisador no Bolsa Alfabetização em estágio acadêmico. 03) O aluno-pesquisador poderá ser acompanhado pelo mesmo professorregente no ano seguinte? Não compete ao Bolsa Alfabetização decidir sobre isso, pois, os acertos de atribuição de aulas e horário são resolvidos no âmbito das Diretorias Regionais de Ensino, que leva em consideração a pontuação e o tempo de casa dos docentes. Portanto, a permanência do aluno-pesquisador na mesma unidade escolar depende disso. 04) Gostaria de participar como aluno-pesquisador do Bolsa Alfabetização, o que devo fazer? Em primeiro lugar, é necessário saber se a instituição de ensino em que você estuda faz parte do convênio com a Secretaria da Educação do Estado (vide relação no site). Se fizer, você poderá inscrever-se em sua própria universidade. 05) A minha graduação não é voltada à área do magistério, mesmo assim poderia participar como aluno-pesquisador? Não. O Bolsa Alfabetização é direcionado apenas a alunos dos cursos de Pedagogia e Letras.

2 06) O aluno-pesquisador deve participar da HTPC (hora de trabalho pedagógico coletivo) na escola onde atua? De acordo com a Resolução SE n.º83 de 04/12/2007, os alunospesquisadores deverão participar das HTPCs. Nos casos em que o alunopesquisador apresente impedimento de horário (trabalho/faculdade), orientamos que faça a HTPC em outro horário, desde que não ultrapasse as 20 horas semanais de atuação. Caso ele não possa participar das reuniões de 1a série, poderá fazê-lo em outra série, pelo menos isso garantirá que conheça a natureza e objetivos da HTPC. Outra situação: suponhamos que ele consiga cumprir apenas 1 hora das 20 horas de HTPC: deverá cumprir as outras 19 horas em sala de aula. Se ele alegar que, em nenhuma hipótese conseguirá participar, deverá comprovar a impossibilidade por meio de documentação (declaração de trabalho ou da IES). É muito importante que a escola consiga chegar a um acordo de horário com ele, já que sabemos da importância da HTPC em sua formação, e, principalmente, porque consiste em excelente oportunidade para conhecer a realidade escolar, refletir e discutir impasses, bem como pensar em soluções para o dia-a-dia. Também é relevante conscientizá-lo de que a HTPC é uma conquista dos profissionais da Educação, e que por muitos anos tratou-se de uma reivindicação de educadores, diretores e supervisores de ensino. 07) Quando o professor-regente falta, o aluno-pesquisador deve permanecer na sala de 1a. série com o professor eventual? Vários assuntos pertinentes ao Programa em questão vêm sendo analisados e discutidos pela Equipe de Gestão Institucional e, com o intuito de que o ano letivo seja mais tranquilo e produtivo para todos, principalmente para alunos, professores-regentes e alunos-pesquisadores, a equipe analisou com cuidado a situação em que o professor-regente falta e é substituído por um eventual. Nesse caso, por consenso, ficou decidido que o alunopesquisador não será dispensado, devendo permanecer na sala de 1a. série, juntamente com o professor eventual. Quando não houver professor eventual para cobrir a falta do professor-regente e a direção da escola optar por distribuir os alunos em outras turmas, o aluno-pesquisador deverá permanecer em uma delas, juntamente com o professor da série receptora, cumprindo as quatro horas de atuação. 08) O aluno-pesquisador tem direito à falta e à licença (saúde, gestante, gala e nojo)? O convênio assinado pela IES não permite ao aluno-pesquisador usufruir de um desses direitos, uma vez que ele não é funcionário da Secretaria da Educação do Estado. Em acontecendo alguma falta ou problema que o impeça de comparecer à escola onde atua, o diretor deverá ser comunicado e a ele ser apresentado declaração ou atestado que justifique a ausência. Embora justificada, a falta será lançada no site e, quem a validará será o interlocutor da IES, portanto esse também deverá ter acesso aos documentos comprobatórios.

3 09) O aluno-pesquisador é obrigado a compensar pontes de feriado aos finais de semana? Não, sua atuação restringe-se a 20 horas semanais, de 2a. a 6a. feira. 10) O aluno-pesquisador deve participar de festas, feiras, exposições, palestras etc., aos finais de semana? Não é obrigado. Porém, se quiser, poderá fazê-lo voluntariamente - situação bastante comum nos casos em que o grau de identificação com a escola já é bastante acentuado. 11) Aluno-pesquisador deve ser frequente no recesso escolar? Não. Ele deverá permanecer, assim como os docentes, afastado da escola, mas, se convocado pela Equipe de Gestão Institucional para participar de oficinas, palestras, simpósios etc. deverá apresentar-se. 12) Docente da rede pública estadual de ensino pode ser alunopesquisador? Apenas o professor eventual poderá participar do Programa como alunopesquisador, pois seu vínculo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não se caracteriza como empregatício, tampouco gera encargos sociais. Diferentemente docentes de outras naturezas (OFA e efetivo) não poderão participar, em razão do vínculo empregatício estabelecido com a SEE. 13) Qual a finalidade da reunião semanal na instituição de ensino superior, entre alunos-pesquisadores e professores-orientadores? Trata-se de um espaço destinado à orientação/acompanhamento do alunopesquisador, por seu professor-orientador, acerca da pesquisa de investigação didática realizada pelo graduando de Letras ou Pedagogia nas classes de 1ª série. Além disso, é apropriado à discussão das facilidades e dificuldades do ensino e aprendizagem das crianças atendidas pelo Programa. 14) O que é a pesquisa de investigação didática? Realizada pelo aluno-pesquisador e, sob o acompanhamento do professororientador da instituição de ensino superior (IES), a pesquisa de investigação didática se dá nas classes de 1a série, a partir do registro escrito, com o objetivo de apresentar à escola e à IES, estudo temático de alguns aspectos da alfabetização. 15) Quais os temas da pesquisa de investigação didática? Leitura feita pelo professor; produção oral com destino escrito; cópia e ditado (ressignificação da cópia) e rotina da leitura e da escrita.

4 16) O aluno-pesquisador pode deixar de participar das reuniões semanais em sua IES? Não. A participação é obrigatória e inegociável. 17) Em que período do ano as inscrições são abertas para um candidato a aluno-pesquisador? Começam no início do ano e permanecem abertas durante quase todo o período letivo, encerrando-se geralmente a partir de setembro. 18) Onde é realizada a inscrição para se pleitear uma vaga a alunopesquisador? Nas instituições de ensino superior conveniadas ao Programa, especificamente nas coordenações dos cursos de Pedagogia e Letras. 19) Qual o valor do repasse financeiro ao aluno-pesquisador (bolsista)? Existe ajuda de custo para transporte? O valor repassado para a instituição de ensino superior é de R$ 500,00 por classe atendida. Cada Instituição elabora sua planilha de custos de acordo com a sua realidade orçamentária. Portanto, fica a critério dela oferecer auxílio transporte ou não. 20) O aluno-pesquisador pode realizar a sondagem de leitura e escrita? Pode, PORÉM, nunca sozinho. O correto é que essa atividade seja realizada em conjunto com o professor-regente e sob sua orientação. 21) O aluno-pesquisador que for convocado a trabalhar nas eleições poderá folgar, faltar na unidade escolar onde atua? Como o aluno-pesquisador (A.P.) não possui vínculo empregatício com a Secretaria da Educação do Estado, e, sendo que apenas funcionários têm direito à folga, conclui-se que o A.P. excetua-se desse favorecimento. 22) As instituições cujas graduações são realizadas a distância poderão participar do Bolsa? Não. Participam apenas as que ministram cursos presenciais. 23) Quais as atribuições do aluno-pesquisador na escola onde atua? - apropriar-se dos documentos que regem a unidade escolar, como o Regimento e a Proposta Pedagógica; - conhecer o Planejamento anual do professor-regente; - conscientizar-se do perfil da comunidade atendida pela escola; - criar vínculo de respeito mútuo com o diretor, vice-diretor, professorcoordenador, professor-regente, alunos e demais funcionários da escola;

5 - assumir, gradativamente, algumas funções para auxiliar o professorregente no andamento das atividades de sala de aula, como no planejamento e execução de atividades futuras; - aproximar, confrontar e emitir considerações entre teoria acadêmica e realidade escolar; - participar, semanalmente, dos encontros de formação promovidos por sua instituição de ensino superior; - registrar, diariamente, as atividades, constatações e reflexões que emergem da sala de aula; - apresentar, nas reuniões semanais, para seu professor-orientador, os apontamentos diários para discussão, ponderação e orientação; - entregar relatório final sobre a pesquisa de investigação didática realizada ao longo do ano letivo, à instituição de ensino superior e à escola onde atua.

Programa Ler e Escrever/Bolsa Alfabetização. Dúvidas Frequentes

Programa Ler e Escrever/Bolsa Alfabetização. Dúvidas Frequentes Programa Ler e Escrever/Bolsa Alfabetização Dúvidas Frequentes 01. O aluno pesquisador do Bolsa Alfabetização poderá usufruir de outro benefício proveniente de recurso público (Prouni, Programa Escola

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO Art. 1º - Este regulamento tem por finalidade, fixar

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I A Coordenação do Curso de Medicina Veterinária, no uso de suas

Leia mais

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária.

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária. Edital 085/2018 de 09 de agosto de 2018 Curso de Medicina Veterinária Monitoria voluntária para as Disciplinas de Fisiologia, Fisiologia Animal, Semiologia Veterinária A IMED tornar público o presente

Leia mais

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I.

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. A IMED torna público os critérios de seleção de acadêmicos para monitoria voluntária.

Leia mais

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL.

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL. Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL Comunicado (Edital G.D.G. 044/2016) Edital para Seleção de Alunos Bolsistas e não

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

Dispõem seleção de acadêmicos (as) para o projeto de extensão Vivência profissional e práticas veterinárias para estudantes de Medicina Veterinária.

Dispõem seleção de acadêmicos (as) para o projeto de extensão Vivência profissional e práticas veterinárias para estudantes de Medicina Veterinária. Edital 092 de 2017 de 06 de outubro de 2017 Projeto de extensão Vivência profissional e práticas veterinárias para estudantes do Curso de Medicina Veterinária. Dispõem seleção de acadêmicos (as) para o

Leia mais

Resolução nº 004/2015

Resolução nº 004/2015 Resolução nº 004/2015 Dispõe sobre estágio de prática docente para os alunos do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça. Art. 1º O Estágio de Prática Docente (EPD) tem por objetivo aperfeiçoar

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS PEDRO II NÚCLEO DE ATENDIMENTO À PESSOAS COM NECESSIDADES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS PEDRO II NÚCLEO DE ATENDIMENTO À PESSOAS COM NECESSIDADES NÚCLEO DE ATENDIMENTO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS EDITAL Nº 07/2017/ NAPNE MONITORIA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Pedro II, através do Núcleo de Atendimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS (AS) PARA O CAMPUS CAPANEMA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 09/2018 IFPR/DG CAPANEMA

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS (AS) PARA O CAMPUS CAPANEMA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 09/2018 IFPR/DG CAPANEMA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS (AS) PARA O CAMPUS CAPANEMA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 09/2018 IFPR/DG CAPANEMA O Instituto Federal do Paraná, através da Direção Geral do

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/2017 1 Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências Capítulo I Da Organização e Finalidade Art. 1 - O Serviço de Assistência

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado desenvolver-se-á de acordo com as normas

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ÓBIDOS EDITAL 02/2018 de 27 de abril de 2018 SELEÇÃO

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS FINALIDADES

ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS FINALIDADES ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamenta o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Sorocaba UNISO. TÍTULO I DAS FINALIDADES Art.1º. O

Leia mais

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Faculdade Ateneu Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas

Leia mais

Resolução UNESP-57, de

Resolução UNESP-57, de Resolução UNESP-57, de 30-6-2014 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos estágios curriculares dos cursos de graduação da UNESP A Vice-Reitora, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Química Industrial 4/309)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Química Industrial 4/309) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE QUÍMICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Química Industrial 4/309) RESOLUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. ASPECTOS LEGAIS DO ESTÁGIO

Leia mais

EJA 2º Semestre de 2014

EJA 2º Semestre de 2014 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE CAPIVARI Rua Regente Feijó, 773 Centro CEP. 13.360-000 CAPIVARI SP FONES: (0XX 19) 3491-9200 FAX (0XX19)

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA RESOLUÇÃO Nº 01/PPGSC/2017 Regulamenta o Estágio de Docência e os direitos e deveres dos bolsistas CAPES/DS no Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva da UFSC. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 30 DE MAIO DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR

EDITAL Nº 01 DE 30 DE MAIO DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR EDITAL Nº 01 DE 30 DE MAIO DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR A Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Coordenação Institucional do PARFOR

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

EDITAL Nº 001/ PATRONATO

EDITAL Nº 001/ PATRONATO EDITAL Nº 001/2016 - PATRONATO O Coordenador do Projeto PATRONATO da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ na Cidade de Maringá-PR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES e considerando a Lei Estadual nº 16643/2010 e o

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05

Leia mais

Os candidatos devem atender os seguintes requisitos:

Os candidatos devem atender os seguintes requisitos: EDITAL Nº 15/2017 DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES - POLO DE CURITIBA - PR CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA

REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA FAFIL/FAECO/FAENG Índice Capítulo I Das Finalidades 3 Capítulo II - Das Inscrições dos Alunos 3 Capítulo III - Dos critérios de

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO INTERNO

MANUAL DE ESTÁGIO INTERNO MANUAL DE ESTÁGIO INTERNO AGOSTO/2016 SUMÁRIO O QUE É ESTÁGIO INTERNO?... 3 INSCRIÇÃO... 3 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO... 3 COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES... 4 Professor orientador:... 4 Estagiário:... 4 É EXPRESSAMENTE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O Regulamento de Estágio do Curso de Matemática do Câmpus

Leia mais

EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A FAI Faculdades de Itapiranga/SC, no uso de suas atribuições

Leia mais

REITORIA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

REITORIA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Av., 1415 parte REITORIA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EDITAL RESIDÊNCIA Nº 003/2018 SELEÇÃO DE ESTUDANTES-BOLSISTAS PARA O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA O Reitor

Leia mais

EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS

EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS PARA ESTÁGIO NÍVEIS MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR O Município de Canoas, pessoa jurídica de

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/FPA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/FPA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/FPA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO Art. 1º. A monitoria tem como objetivo o desenvolvimento de atividades formativas

Leia mais

EDITAL Nº 02/2019 PROACAD

EDITAL Nº 02/2019 PROACAD EDITAL Nº 02/29 PROACAD Dispõe sobre inscrição para estágio não obrigatório, na submodalidade Monitoria Acadêmica dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville,

Leia mais

Regulamento de monitoria

Regulamento de monitoria Regulamento de Monitoria Regulamento de Monitoria ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA BACHARELADO EM TEATRO Reconhecido pela Portaria SERES n 51 de 28/05/12, publicada DOU de 01/06/12 SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

EDITAL Nº 01/ CLFD

EDITAL Nº 01/ CLFD UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA MODALIDADE EAD EDITAL Nº 01/2016 - CLFD A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna

Leia mais

EDITAL Nº 04/2016 PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES (PROF-ARTES)

EDITAL Nº 04/2016 PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES (PROF-ARTES) EDITAL Nº 04/2016 PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES (PROF-ARTES) O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) em Rede Nacional, no exercıćio

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS Praça Coronel Amazonas, s/n.º - Caixa Postal, 291 - Telefone (042) 3521-9100 CEP 84.600-000 UNIÃO DA VITÓRIA ESTADO DO PARANÁ HISTÓRIA E PEDAGOGIA: Decreto

Leia mais

ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO

ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 O Estágio Supervisionado I, II e III, disciplinas pedagógicas integrantes dos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2013 PDLET. A Comissão Coordenadora do Programa de Doutorado em Letras Associação Ampla UCS e

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2013 PDLET. A Comissão Coordenadora do Programa de Doutorado em Letras Associação Ampla UCS e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2013 PDLET Dispõe sobre as normas para o desenvolvimento do Estágio de Docência e apresentação de relatório de conclusão do Estágio de bolsistas PROSUP/CAPES, auxílio para pagamento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica:

Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica: Prefeitura Municipal de Dias d`ávila 1 Quarta-feira Ano VII Nº 868 Esta edição encontra-se no site: www.jornalfolhadoestado.com Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica: Edital de Seleção Simplificado

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017/2

EDITAL MONITORIA 2017/2 EDITAL MONITORIA 2017/2 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO Nº. 7 de 2017/1. A Direção Geral da Faculdade Metropolitana

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

DO OBJETIVO E LOCAL DE ATUAÇÃO

DO OBJETIVO E LOCAL DE ATUAÇÃO EDITAL Nº. 01/2018 PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA PAIP (EDITAL 50/2017/CGPA/PROGRAD) BOLSA DE MONITORIA NO PROJETO ORIENTAÇÃO, ARTICULAÇÃO E PROMOÇÃO DE AÇÕES EM PROL DA MELHORIA DO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos cursos Superiores da FAC FUNAM, realizado em módulos determinados em seus

Leia mais

EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017

EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SOROCABA EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017 BOLSAS

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016 EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016 O DIRETOR DO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL - RAU - GERALDO WERNINGHAUS torna de conhecimento público a abertura de inscrições e as normas que regem a seleção

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Aprovar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DIRETORIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DIRETORIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS EDITAL N º 01/2019 - CC PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA PAIP (EDITAL 50/2018/CGPA/PROGRAD) BOLSA DE MONITORIA NO PROJETO ACOMPANHAMENTO DISCENTE DO CENTRO DE CIÊNCIAS A Coordenadora de

Leia mais

I - duzentas horas anuais, incluindo atividades extra-classe, para os orientadores de

I - duzentas horas anuais, incluindo atividades extra-classe, para os orientadores de Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.458, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012 Define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati EDITAL Nº 001/2018-SEHLA/I/UNICENTRO ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE A Direção do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Leia mais

ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA. Salvador

ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA. Salvador ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA Salvador 2016 1 CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º. O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID/2014 EDITAL Nº 01/2014- SELEÇÃO DE BOLSISTAS SUPERVISORES PARA O PIBID. O Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Ciências Humanas e

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013 DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO N o 002/2013 A Universidade Tiradentes Unit, com sede na Avenida Murilo Dantas, 300, bairro Farolândia, CEP 49.032-490

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO

Leia mais

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EDITAL N 14/2017 0 DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS JUÍNA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria IFMT N 864, de 19/04/2017,

Leia mais

EDITAL Nº 039/2018 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UNILASALLE

EDITAL Nº 039/2018 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UNILASALLE EDITAL Nº 039/2018 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UNILASALLE O Reitor da Universidade La Salle Unilasalle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade 1 e 2, torna público que no período de 28/08/2017 a 04/09/2017, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

EDITAL Nº 23, DE 21 DE MARÇO DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PIBID

EDITAL Nº 23, DE 21 DE MARÇO DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PIBID EDITAL Nº 23, DE 21 DE MARÇO DE 2017. SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PIBID O DIRETOR-GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice Índice I. Apresentação... 2 II. Caracterização do Estágio... 2 II.1. O que é o Estágio Supervisionado... 2 II.2. Quem pode contratar o Estagiário... 2 II.3. Quais os pré-requisitos para o Estágio Supervisionado...

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR PORTO ALEGRE REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CAPÍTULO I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º O Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

EDITAL PREG Nº 016/2018 PROGRAMA DE MONITORIAS REMUNERADAS E NÃO REMUNERADAS

EDITAL PREG Nº 016/2018 PROGRAMA DE MONITORIAS REMUNERADAS E NÃO REMUNERADAS EDITAL PREG Nº 016/2018 PROGRAMA DE MONITORIAS REMUNERADAS E NÃO REMUNERADAS A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ torna público o Edital PREG n. 016/2018, referente à

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO EDITAL N. 01/2018 O Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, no uso de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS EDITAL INTERNO Nº 002/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS EDITAL INTERNO Nº 002/2018 Comunicado de abertura de inscrições para seleção de 04 (quatro) bolsas para o projeto Redes de Aprendizagem da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED), registrado no SIE sob o número 045401. Área Ampla

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA

Leia mais

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 1. Quais são os requisitos para obtenção de bolsa monitoria? a) o discente deve estar regularmente matriculado no período letivo em

Leia mais

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme previsto na Resolução n o 7 datada do ano de 2004 do CNE/CES, após finalizar a primeira metade do curso,

Leia mais

2.1. As bolsas de Monitoria serão distribuídas conforme o seguinte quadro de disciplinas e vagas:

2.1. As bolsas de Monitoria serão distribuídas conforme o seguinte quadro de disciplinas e vagas: EDITAL 016/2017 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes,

Leia mais

Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP

Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado e da Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da Universidade

Leia mais

Programa de Cooperação de Formação Didático-Pedagógico USP/UNIVESP de Alunos de Pós-Graduação.

Programa de Cooperação de Formação Didático-Pedagógico USP/UNIVESP de Alunos de Pós-Graduação. EDITAL PRPG 05/2019 Programa de Cooperação de Formação Didático-Pedagógico USP/UNIVESP de Alunos de Pós-Graduação. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, de acordo com o estabelecido

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA REGULAMENTO DO ESTÁGIO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA - UNICERP Dispõe sobre as ações gerais que regulamentam as atividades e procedimentos relacionados ao estágio para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NORMATIVA INTERNA PPGE/UFG/REJ Nº 1/2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NORMATIVA INTERNA PPGE/UFG/REJ Nº 1/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NORMATIVA INTERNA PPGE/UFG/REJ Nº 1/2018 Define normas para realização do Estágio de Docência

Leia mais

CAPÍTULO I Da Identificação e Finalidade

CAPÍTULO I Da Identificação e Finalidade CAPÍTULO I Da Identificação e Finalidade Art. 1º - Este Regulamento estabelece normas gerais para a política de organização e desenvolvimento da atividade de Monitoria no Curso de Bacharelado em Direito

Leia mais

EDITAL PROGRAD nº 081/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O NÚCLEO DE LETRAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

EDITAL PROGRAD nº 081/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O NÚCLEO DE LETRAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EDITAL PROGRAD nº 081/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O NÚCLEO DE LETRAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2º SEMESTRE 2018

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2º SEMESTRE 2018 PRAZO FINAL PARA ENTREGA DOS COMPROVANTES 0//08 PRORROGAÇÃO (PAGA) DO PRAZO PARA ENTREGA DOS COMPROVANTES 0/ a 07//08 DIAS E HORÁRIOS DE PLANTÃO DA COORDENAÇÃO DAS AC s: ª, ª, 5ª e 6ª feira 0h às 0h 4ª

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL EDITAL Nº 05/2018 A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o

Leia mais

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015.

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. Regulamenta a realização de estágios dos alunos dos Cursos de Graduação do Campus de Itapeva. O Coordenador Executivo no uso de suas atribuições legais, expede

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Port.R-076/12, de 26/04/2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento estabelece as

Leia mais

EDITAL Nº03/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIOS DE ENSINO MÉDIO CADASTRO DE RESERVA E ENSINO SUPERIOR - LICENCIATURAS.

EDITAL Nº03/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIOS DE ENSINO MÉDIO CADASTRO DE RESERVA E ENSINO SUPERIOR - LICENCIATURAS. EDITAL Nº03/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIOS DE ENSINO MÉDIO CADASTRO DE RESERVA E ENSINO SUPERIOR - LICENCIATURAS. O Secretário Municipal de Educação e Cultura do Município

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO

PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO EDITAL /25 A Direção Geral do Instituto Superior de Educação Programus ISEPRO, através da Coordenação do SAP, no uso de suas atribuições regimentais e regulamentares, tornam

Leia mais

PORTARIA REITORIA UESC Nº 594

PORTARIA REITORIA UESC Nº 594 PORTARIA REITORIA UESC Nº 594 O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, RESOLVE Art. 1º - Retificar o Edital UESC nº 71 de 18 de maio de 2018, na forma

Leia mais

DECISÃO 03/2005. O Colegiado de Pós-Graduação stricto sensu em Letras, com base na demanda de pedidos e de orientações acadêmicas já em curso, DECIDE

DECISÃO 03/2005. O Colegiado de Pós-Graduação stricto sensu em Letras, com base na demanda de pedidos e de orientações acadêmicas já em curso, DECIDE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DECISÃO 03/2005 O Colegiado de Pós-Graduação stricto sensu em Letras,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PROEX Nº 049 DE 27 DE SETEMBRO DE 2016 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA COMPOR O BANCO DE BOLSISTAS FORMADORES EM LÍNGUAS ESTRANGEIRA PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

REGULAMENTO BOLSA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PAE/UFVJM

REGULAMENTO BOLSA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PAE/UFVJM REGULAMENTO BOLSA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PAE/UFVJM CAPÍTULO PRIMEIRO - DOS PRINCÍPIOS E DA FINALIDADE Art. 1º- O Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal dos

Leia mais

ANEXO II. Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas

ANEXO II. Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas ANEXO II Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR DE ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO EM ÁREAS ESPECÍFICAS. NÚCLEO

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

Secretaria da Educação

Secretaria da Educação RESOLUÇÃO SEDU/GS Nº 32, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013. (Dispõe sobre o processo de atribuição de turmas, classes e aulas aos docentes efetivos, integrantes do Quadro do Magistério Público Municipal de Sorocaba,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2018.2 EDITAL N 03/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2018.2 A Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais