3ª EXPOQUINHA ETAPA LOCAL DA EXPOCOM/INTERCOM SUDESTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3ª EXPOQUINHA ETAPA LOCAL DA EXPOCOM/INTERCOM SUDESTE"

Transcrição

1 3ª EXPOQUINHA ETAPA LOCAL DA EXPOCOM/INTERCOM SUDESTE O presente projeto, elaborado pela Plugue Agência de Comunicação Integrada (projeto experimental do curso de Comunicação Social da Uniube), consiste em uma pré-seleção da produção acadêmica dos alunos do curso que atendam às exigências descritas na Expocom/Intercom Sudeste 2014, que será realizada na Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo, de 22 a 24 de maio. A EXPOQUINHA é a etapa local da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) para os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba. O intuito é selecionar e preparar os melhores trabalhos desenvolvidos no ano de 2013 e no primeiro trimestre de 2014 para submissão à Intercom/Expocom Sudeste. Art. 1º - Estão aptos a participar todos os alunos regularmente matriculados no cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uniube, assim como os egressos de 2013, com seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC s). Os trabalhos participantes da Expocom devem obrigatoriamente ser realizados sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes e dentro do espaço acadêmico da IES (Instituição de Ensino Superior). Não é permitida a submissão de produtos desenvolvidos em estágios em empresas, mesmo os que possam ter sido supervisionados pelas universidades, assim como produtos institucionais gerados na IES com a participação de alunos (bolsistas, voluntários ou estagiários). É permitida a inscrição de trabalhos resultantes de extensão, estágio curricular, pesquisa e atividades pedagógicas, desde que realizados no âmbito de uma disciplina acadêmica. Art. 2º - A Expoquinha está dividida em Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), destinada a selecionar os melhores trabalhos

2 experimentais (produtos) desenvolvidos e Intercom Júnior (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação), voltada ao levantamento de pesquisas acadêmicas resultantes de trabalhos em sala de aula, independente da disciplina e/ou habilitação, em formato apenas de paper científico. Art. 3º - Atendendo às habilitações existentes na Universidade de Uberaba, a Expocom 2014 possui cinco categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Cinema e Audiovisual; Rádio, TV e Internet e Produção Transdisciplinar. Art. 4º - Cada categoria é subdividida em modalidades correspondentes à natureza dos trabalhos experimentais, caracterizadas pela especificidade de uma mídia, linguagem, suporte, formato, serviço, etc. Artigo 5º Nas diversas categorias, há modalidades dedicadas ao conjunto de produtos periódicos/seriados/regulares e outras para produtos avulsos. 1º É produto periódico, seriado ou regular o conjunto de exemplares, séries ou edições resultantes de atividades e/ou processos contínuos, estabelecidos no projeto pedagógico do curso ou no plano de ensino de determinada disciplina. Todos os trabalhos devem ser realizados com orientação docente. 2º São produtos avulsos a peça, o exemplar ou a edição individual produzidos ou não como parte de uma periodicidade, série, programa regular ou portfólio de agência ou campanha experimental, estabelecidos no projeto pedagógico do curso ou no plano de ensino de determinada disciplina. Todos os trabalhos devem ser realizados com orientação docente responsável pela disciplina correspondente ao tema do trabalho. Artigo 6º São as seguintes as modalidades do Prêmio Expocom, apresentadas em suas respectivas categorias, conforme as ementas (ver Anexo I aqui).

3 I - Jornalismo (para alunos de Jornalismo) JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/série) JO 02 Projeto de assessoria de imprensa (avulso) JO 03 Jornal-laboratório impresso (avulso/conjunto e série) JO 04 Revista-laboratório impressa (avulso/conjunto e série) JO 05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/conjunto/série) JO 06 Produção laboratorial em vídeojornalismo e telejornalismo (avulso/conjunto/série) JO 07 Produção em jornalismo digital (avulso/conjunto e série) JO 08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso) JO 09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso) JO 10 Reportagem em Telejornalismo (avulso) JO 11 Livro-reportagem (avulso) JO 12 Produção em Fotojornalismo (avulso/conjunto e série) JO 13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/conjunto e série) JO 14 Jornal Mural (avulso/conjunto e série) II - Publicidade e Propaganda (para alunos de Publicidade e Propaganda) PP 01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série) PP 02 Campanha promocional (conjunto/série) PP 03 Campanha publicitária (conjunto/série) PP 04 Pesquisa mercadológica (avulso) PP 05 Jingle (avulso)

4 PP 06 Spot (avulso) PP 07 Filme publicitário (avulso) PP 08 Fotografia publicitária (avulso) PP 09 Anúncio impresso (avulso) PP 10 Cartaz (avulso) PP 11 Outdoor (avulso) PP 12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto) PP 13 Publicidade em outros meios (avulso) III Cinema e Audiovisual (para os alunos das duas habilitações) CA 01 Filme de ficção (avulso) CA 02 Filme de não ficção/documentário/docudrama (avulso) CA 03 Filme de animação (avulso) CA 04 Videoclipe (avulso) CA 05 Roteiro de ficção (avulso ou seriado) CA 06 Roteiro de não ficção (avulso ou seriado) CA 07 Fotografia em movimento (avulso ou seriado) IV - Rádio, TV e Internet (para os alunos das duas habilitações) RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado) RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado) RT 03 Radionovela (seriado) RT 04 Ficção Seriada Telenovela, Séries Televisivas e afins (seriado)

5 RT 05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado) RT 06 Blog (avulso) RT 07 Website (avulso) V Produção Transdisciplinar (para alunos das duas habilitações) PT 01 Edição de Livro (avulso) PT 02 Design gráfico (avulso) PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto) PT 04 Fotografia artística (avulso) PT 05 Fotonovela (avulso ou série) PT 06 Charge/caricatura/ ilustração (avulso) PT 07 Embalagem (avulso) PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso) PT 09 Roteiro de Games (avulso) PT 10 Projeto de Comunicação Integrada (avulso) PT 11 Produção Multimídia (avulso) PT 12 Revista customizada (avulso) PT 13 Comunicação e Inovação (avulso) PT 14 Games (avulso) Artigo 7º A avaliação do(s) trabalho(s) destinados à Expocom, que deve(m) estar adequado(s) à modalidade em que foi (foram) inscrito(s), segue os seguintes os critérios: a. O experimentalismo. b. A qualidade.

6 c. A relevância social/cultural. d. A consistência teórica do paper e a sua coerência com a respectiva peça. e. A observância dos princípios éticos. Art. 8º - A Intercom Júnior (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação) é um evento destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, seja em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor em quaisquer disciplinas da organização curricular do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba. Os papers desenvolvidos nas disciplinas do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, aprovados pela comissão julgadora da jornada científica, serão apresentados em sessões correspondentes de acordo com subáreas temáticas que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom Júnior. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho, consulte as ementas das sub-áreas temáticas do Intercom Júnior aqui (ANEXO II). São elas: IJ 01 - Jornalismo IJ02 - Publicidade e Propaganda IJ03 - Relações Públicas e Comunicação Organizacional IJ04 - Comunicação Audiovisual IJ05 Rádio, TV e Internet IJ06 - Interfaces Comunicacionais

7 IJ07 - Comunicação, Espaço e Cidadania IJ08 - Estudos Interdisciplinares da Comunicação Clique aqui (ANEXO III) para fazer download do modelo-padrão para submissão de trabalhos na Intercom Jr. (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento). Art. 9º - A EXPOQUINHA tem como objetivos: I Selecionar e preparar os melhores trabalhos desenvolvidos no ano de 2013 e no primeiro trimestre de 2014 para submissão à Expocom e Intercom Jr., na etapa regional Sudeste. II Capacitar os alunos de Comunicação Social selecionados para a apresentação de trabalhos no evento; III - Incentivar a produção nas áreas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda; IV - Estimular a produção de trabalhos acadêmico-científicos no curso de Comunicação. Da Inscrição Art As inscrições na Expoquinha para produtos destinados à Expocom têm início no dia 17 e término no dia 31 de março de 2014 e devem ser realizadas na Universidade de Uberaba, campus aeroporto, na secretaria do Curso de Comunicação Social, Bloco L, Sala 2L03, no horário das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira (clique aqui (ANEXO IV) para fazer o download a ficha de inscrição). Parágrafo primeiro: Para efeito de inscrição, deverá ser entregue ficha preenchida com o nome completo de cada um dos integrantes e/ou autores do (s) trabalho (s)

8 inscrito (s) e seu respectivo Registro Acadêmico (RA), além do nome do professororientador e da categoria e modalidade pretendida. A ficha deverá ser anexada ao paper (clique aqui (ANEXO V) para baixar o modelo de paper), redigido rigorosamente dentro do modelo padrão da Expocom 2013 (contendo: Título; Autoria; Resumo; Palavras-chave e corpo do trabalho com: Introdução; Objetivos: Justificativa: Métodos e Técnicas Empregados; Descrição do Produto ou Processo; Considerações e Referências Bibliográficas. Parágrafo segundo: Os trabalhos inscritos serão selecionados previamente pelo professor-orientador de cada disciplina e, posteriormente, submetidos a uma comissão de professores do curso, que indicará apenas um trabalho por modalidade, de acordo com o regulamento da Expocom Isso significa que o aluno líder poderá ser indicado somente uma única vez pelo curso, pois é vetada a inscrição de mais de um trabalho por candidato, independente da modalidade. Parágrafo quarto: No caso da Intercom Jr., após selecionados e corrigidos pelo professor-orientador, os papers poderão ser submetidos diretamente à apreciação do comitê avaliador do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, mediante a comprovação do pagamento da inscrição. Da seleção: Art. 7º - Os produtos destinados à indicação na Expocom Sudeste 2014 serão selecionados segundo critérios de experimentalismo, qualidade, relevância social/cultural, a consistência teórica do paper e a sua coerência com a respectiva peça (ou produto) e a observância dos princípios éticos.

9 Art. 8º - Após terminadas as inscrições, o curso tem até o dia 04 de abril para efetuar a seleção dos trabalhos a serem indicados e comunicar o resultado aos respectivos alunos líderes. Art. 9º - A partir da indicação da comissão de professores do curso, os alunos selecionados deverão cumprir os seguintes passos, nessa ordem, até a data limite de 7 de abril de 2014: a) O candidato faz sua inscrição na Expocom Sudeste no site: LINKAR b) em seguida, paga imediatamente a taxa de inscrição às suas expensas; c) depois de ter confirmado o pagamento da inscrição, submete o paper e a (s) peça (s) do trabalho por meio de suporte informático da Intercom, de acordo com as Normas Técnicas para Submissão e apresentação de Trabalhos. (Anexo VI). Art. 10 Os alunos que tiverem seus papers selecionados pelos professores orientadores para a Intercom Jr. também têm até a data limite de 7 de abril de 2014 para efetuar sua inscrição e submeter o trabalho selecionado. Da capacitação Art. 11 Será oferecida, na data provável de 1º de maio, preferencialmente no período da noite, ou em horário a combinar, uma oficina de capacitação em apresentação de trabalhos acadêmicos, voltada a todos os alunos selecionados para a Expocom e Intercom Júnior, regional Sudeste Da gratificação Art Os alunos selecionados durante a Expoquinha, cujos trabalhos forem devidamente inscritos e aceitos na Expocom, assim como os alunos autores dos papers inscritos e aceitos na Intercom Jr., poderão ter direito a transporte (ida e

10 volta) com seguro de viagem fornecido pela Universidade de Uberaba até a cidade de Vila Velha, no período previsto de 21 (saída) de maio a 25 de maio (chegada) de Dúvidas? Entre em contato com a Plugue Agência de Comunicação Integrada, pelo pluguecom@uniube.br ou com a professora Cintia Cunha pelo cintia.cunha@uniube.br.

SELEÇÃO INTERNA UNINTER EXPOCOM 2014 REGIONAL

SELEÇÃO INTERNA UNINTER EXPOCOM 2014 REGIONAL SELEÇÃO INTERNA UNINTER EXPOCOM 2014 REGIONAL Está na hora de tirar os trabalhos da gaveta! Fique atento e participe!!! É para já!!! O que é o Expocom? O Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em

Leia mais

Anexo I Ementário das Modalidades conforme Categorias DA EXPOCOM

Anexo I Ementário das Modalidades conforme Categorias DA EXPOCOM Anexo I Ementário das Modalidades conforme Categorias DA EXPOCOM JORNALISMO JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série) Modalidade voltada a agências de jornalismo experimentais, criadas, desenvolvidas

Leia mais

PRÊMIO DE DESIGN E PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2016 UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO

PRÊMIO DE DESIGN E PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2016 UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO Na categoria UNIVERSITÁRIO podem ser inscritos trabalhos produzidos em sala de aula para disciplinas constantes nas grades curriculares dos cursos de publicidade e propaganda, propaganda e marketing, design

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) 23º SET Universitário

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) 23º SET Universitário Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) 23º SET Universitário O SET Universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre

Leia mais

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL I DO FESTIVAL: EDITAL 2014 1.1. O FUSCA (FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL) é uma atividade de promoção acadêmica e cultural realizada pela Faculdade

Leia mais

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL I DO FESTIVAL: EDITAL 2015 1.1. O FUSCA (FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL) é uma atividade de promoção acadêmica e cultural realizada pela Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º Os Trabalhos de Conclusão de Curso,

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2016. 22 de abril de 2016 a 23 de setembro de 2016

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2016. 22 de abril de 2016 a 23 de setembro de 2016 REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2016 22 de abril de 2016 a 23 de setembro de 2016 Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização Não-Governamental

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2012 4º PRÊMIO SES-MG DE JORNALISMO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº. 001/2012 4º PRÊMIO SES-MG DE JORNALISMO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. 001/2012 4º PRÊMIO SES-MG DE JORNALISMO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL END: RODOVIA PREFEITO AMÉRICO GIANETTI, S/Nº - BAIRRO SERRA VERDE CEP: 31630-901 -

Leia mais

FACULDADE PRUDENTE DE MORAES BACHARELADO EM JORNALISMO MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/PROJETO EXPERIMENTAL

FACULDADE PRUDENTE DE MORAES BACHARELADO EM JORNALISMO MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/PROJETO EXPERIMENTAL MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/PROJETO EXPERIMENTAL 1 MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/PROJETO EXPERIMENTAL ITU/SP 2013 2 CAPÍTULO I Do Conceito Artito 1

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO CAPÍTULO I MODALIDADE DE TRABALHO

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO CAPÍTULO I MODALIDADE DE TRABALHO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO CAPÍTULO I MODALIDADE DE TRABALHO Art. 1º O presente Manual estabelece os princípios teórico-metodológicos

Leia mais

VENCEDORES EXPOCOM NORTE 2014

VENCEDORES EXPOCOM NORTE 2014 VENCEDORES EXPOCOM NORTE 2014 COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL CA01 - Filme de ficção UMBRAL: UMA FICÇÃO AMAZÔNICA Leonardo Augusto Barbosa Fonseca (Faculdade Estácio do Pará) CA02 - Filme de não ficção/documentário/

Leia mais

Regulamento: Mostra Competitiva e Não Competitiva de Curtas-Metragens

Regulamento: Mostra Competitiva e Não Competitiva de Curtas-Metragens Regulamento: Mostra Competitiva e Não Competitiva de Curtas-Metragens 1. Promoção: O 3º Festival de Cinema de Três Passos / 2016 Semeando Cultura - é promovido pelo Movimento Pró-Arte de Três Passos. 2.

Leia mais

Joseane Marques 1 Marcelli Alves 2. Faculdade Estácio de Sá - Campo Grande/MS RESUMO

Joseane Marques 1 Marcelli Alves 2. Faculdade Estácio de Sá - Campo Grande/MS RESUMO Joseane Marques 1 Marcelli Alves 2 Faculdade Estácio de Sá - Campo Grande/MS RESUMO A agência de Noticias da Faculdade Estácio de Sá já ganhou o primeiro lugar na expocom realizada no Rio de Janeiro, alem

Leia mais

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU (Versão Professor) Botucatu - SP Junho 2015 SUMÁRIO

Leia mais

7 o Prêmio Jovem Jornalista

7 o Prêmio Jovem Jornalista 7 o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão Regulamento 2015 1. Sobre o Prêmio 1.1 O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão tem por objetivo incentivar jovens estudantes de Jornalismo

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento,

Leia mais

VII Simpósio de Iniciação Científica NORMAS

VII Simpósio de Iniciação Científica NORMAS VII Simpósio de Iniciação Científica NORMAS 1. INSCRIÇÕES: 1.1. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas por 1 (um) de seus autores, na Unidade Sede, na sala do CEP - Comitê de Ética. O autor se

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Da finalidade Art. 1 - As Atividade Complementares integram a grade curricular dos Cursos de Comunicação Social em conformidade

Leia mais

REGULAMENTO. 10ª NOITE DE PRÊMIOS ESPM-Sul

REGULAMENTO. 10ª NOITE DE PRÊMIOS ESPM-Sul REGULAMENTO 10ª NOITE DE PRÊMIOS ESPM-Sul Atualização em Maio/2015 0 Sumário NOITE DE PRÊMIOS ESPM-Sul...2 1 ASPECTOS GERAIS...2 2 INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS...2 3 SELEÇÃO E PREMIAÇÃO...3 4 ATRIBUIÇÕES AOS

Leia mais

1.2.1. Proporcionar ao Corpo Docente a participação de monitores junto ao desenvolvimento de suas disciplinas.

1.2.1. Proporcionar ao Corpo Docente a participação de monitores junto ao desenvolvimento de suas disciplinas. A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, em conjunto com a Direção Acadêmica, abre inscrições aos alunos de graduação interessados em participar do Programa

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE CAPITULO I INTRODUÇÃO Artigo 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O CURSO DE EXTENSÃO CINE EDUCAÇÃO HORÁRIOS

CHAMADA PÚBLICA PARA O CURSO DE EXTENSÃO CINE EDUCAÇÃO HORÁRIOS CHAMADA PÚBLICA PARA O CURSO DE EXTENSÃO CINE EDUCAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Câmpus Cidade de Goiás faz saber, pela presente Chamada Pública, que estarão

Leia mais

Regulamento - Disciplina Atividades Complementares

Regulamento - Disciplina Atividades Complementares Regulamento - Disciplina Atividades Complementares Introdução Entende-se por Atividades Acadêmico-Científico-Culturais o conjunto de trabalhos acadêmicos que complementam os processos presenciais tradicionais

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares

Regulamento de Atividades Complementares Regulamento de Atividades Complementares Centro Universitário UNISEB (Ribeirão Preto/SP) 2011 CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares se constituem em parte integrante dos currículos

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

PRÊMIO DE MARKETING UNIMED "DR. NILO MARCIANO DE OLIVEIRA"

PRÊMIO DE MARKETING UNIMED DR. NILO MARCIANO DE OLIVEIRA PRÊMIO DE MARKETING UNIMED "DR. NILO MARCIANO DE OLIVEIRA" REGULAMENTO 1. O QUE É O PRÊMIO DE MARKETING UNIMED Criado em 1994, pela Unimed do Brasil, o Prêmio de Marketing Unimed "Dr. Nilo Marciano de

Leia mais

Anima Mundi 2016 24º Festival Internacional de Animação do Brasil Rio de Janeiro 25 a 30 de Outubro São Paulo 02 a 06 de Novembro

Anima Mundi 2016 24º Festival Internacional de Animação do Brasil Rio de Janeiro 25 a 30 de Outubro São Paulo 02 a 06 de Novembro Anima Mundi 2016 24º Festival Internacional de Animação do Brasil Rio de Janeiro 25 a 30 de Outubro São Paulo 02 a 06 de Novembro REGULAMENTO 1. PRAZOS 08/06 Data limite para finalizar a ficha de inscrição

Leia mais

MANUAL. Atenção! Para garantir a correta utilização do sistema AlunoNet, recomendamos o uso do navegador Internet Explorer 6.0 ou superior.

MANUAL. Atenção! Para garantir a correta utilização do sistema AlunoNet, recomendamos o uso do navegador Internet Explorer 6.0 ou superior. MANUAL O PERÍODO PARA REMATRÍCULA ON-LINE SERÁ: 15/07/2013 A 19/07/2013. REMATRÍCULA FORA DO PRAZO (15 A 19/07/2013), INCIDIRÁ EM MULTA, E SERÁ FEITA SOMENTE NA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO. Atenção!

Leia mais

CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO

CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO Art.

Leia mais

SUMÁRIO. Identificação do Projeto... 02. Introdução... 02. Justificativa... 03. Objetivo Geral... 03. Objetivos Específicos... 04

SUMÁRIO. Identificação do Projeto... 02. Introdução... 02. Justificativa... 03. Objetivo Geral... 03. Objetivos Específicos... 04 SUMÁRIO Identificação do Projeto... 02 Introdução... 02 Justificativa... 03 Objetivo Geral... 03 Objetivos Específicos... 04 Resultados Esperados... 04 Áreas Envolvidas... 04 Metodologia... 05 Formas de

Leia mais

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2014

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2014 CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2014 A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia a Edição 2014 do Concurso

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA

REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Programa de Pós-graduação lato sensu à distância da FAZU - Faculdades Associadas de

Leia mais

REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO

REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO 1. OBJETIVO O 1º Prêmio Correios de Jornalismo visa reconhecer e estimular a publicação, pela imprensa brasileira, de reportagens que contribuam para a informação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N. 001/2010 UNEMAT DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTO ARAGUAIA

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PARA OFERTA DE CURSOS DE EXTENSÃO SEÇÃO I - DA DEFINIÇÃO E FINALIDADE

EDITAL Nº 001/2015 PARA OFERTA DE CURSOS DE EXTENSÃO SEÇÃO I - DA DEFINIÇÃO E FINALIDADE EDITAL Nº 001/2015 PARA OFERTA DE CURSOS DE EXTENSÃO A Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão - PROCE, da Universidade do Grande Rio - prof. José de Souza Herdy, no âmbito de suas atribuições, torna público

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares, conforme regulamento do Centro Universitário UNIVATES, abrangem quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, devendo

Leia mais

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro EDITAL OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO JURÍDICO A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão

Leia mais

PRÊMIO E.M.C. 25 ANOS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. TEMA : A TRAJETÓRIA DA E.M.C. NOS SEUS 25 ANOS DE EXISTÊNCIA

PRÊMIO E.M.C. 25 ANOS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. TEMA : A TRAJETÓRIA DA E.M.C. NOS SEUS 25 ANOS DE EXISTÊNCIA PRÊMIO E.M.C. 25 ANOS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. TEMA : A TRAJETÓRIA DA E.M.C. NOS SEUS 25 ANOS DE EXISTÊNCIA 1º. CONCURSO LITERÁRIO: CARTAS E POEMAS. REGULAMENTO CAPÍTULO I O PRÊMIO Art.

Leia mais

ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS REGULAMENTO

ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS Memo03/15- Coordenação REGULAMENTO Este regulamento padroniza a realização das atividades Acadêmico-Científico Culturais, necessárias para

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTEGRAREM O NÚCLEO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO (NuPECS), DA UNIVERSIDADE CEUMA. 1. Apresentação do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Social da Universidade Ceuma A

Leia mais

PRÊMIO WILMAR ALVES DE JORNALISMO EM DIREITOS HUMANOS. Regulamento

PRÊMIO WILMAR ALVES DE JORNALISMO EM DIREITOS HUMANOS. Regulamento Universidade Federal de Goiás Faculdade de Informação e Comunicação Curso de Jornalismo PRÊMIO WILMAR ALVES DE JORNALISMO EM DIREITOS HUMANOS Regulamento 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O Prêmio WIlmar Alves

Leia mais

Regulamento do VII Congresso de Iniciação Científica Júnior (CICFAI Júnior) das Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI Adamantina/SP - 2014

Regulamento do VII Congresso de Iniciação Científica Júnior (CICFAI Júnior) das Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI Adamantina/SP - 2014 Regulamento do VII Congresso de Iniciação Científica Júnior (CICFAI Júnior) das Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI Adamantina/SP - 2014 Este regulamento tem como objetivo traçar as diretrizes organizacionais

Leia mais

A presente proposta tem alinhamento intencional com os prêmios de comunicação e marketing da Unimed do Brasil e Aberje.

A presente proposta tem alinhamento intencional com os prêmios de comunicação e marketing da Unimed do Brasil e Aberje. CASE DE MELHORES PRÁTICAS DO SISTEMA UNIMED PARANAENSE O objetivo dos Cases de Melhores Práticas do Sistema Unimed Paranaense é aproximar as Cooperativas do Estado através de exemplos de trabalhos realizados

Leia mais

PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL

PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL Os Centros Culturais Banco do Brasil estão localizados nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Qualquer pessoa física

Leia mais

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO Na categoria UNIVERSITÁRIO, podem ser inscritos trabalhos produzidos em sala de aula em disciplinas constantes das grades curriculares dos cursos de publicidade e propaganda e marketing, design digital

Leia mais

Art. 4º. As inscrições serão realizadas no hot site do Prêmio de Monografia no período de 02 de maio a 31 de maio de 2016.

Art. 4º. As inscrições serão realizadas no hot site do Prêmio de Monografia no período de 02 de maio a 31 de maio de 2016. EDITAL 18 PRÊMIO DE MONOGRAFIA DA UNIT Art. 1º. A Universidade Tiradentes UNIT, com o propósito de estimular a produção científica dos seus discentes, institui o PRÊMIO DE MONOGRAFIA DA UNIT 18ª Edição.

Leia mais

FACULDADE CHRISTUS DIRETORIA EDITAL 03/2011

FACULDADE CHRISTUS DIRETORIA EDITAL 03/2011 FACULDADE CHRISTUS DIRETORIA EDITAL 03/2011 A Direção e as Coordenações de Pesquisa da FACULDADE CHRISTUS constituídas, respectivamente pelas Coordenações de Pesquisa de cada Curso e pela Supervisão de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

I CONCURSO DE TCC s 2015

I CONCURSO DE TCC s 2015 I CONCURSO DE TCC s 2015 O I Concurso de TCC s 2015 do CAOG Gestão INNOVARE, é uma proposta de incentivo a pesquisa encampada pela entidade, que visa estimular a produção acadêmica do corpo discente a

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016

EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016 EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016 Inscrição e Seleção de Alunos Bolsistas e voluntários para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS A Direção Geral da Faculdade Unigran Capital,

Leia mais

VENCEDORES EXPOCOM SUDESTE 2014

VENCEDORES EXPOCOM SUDESTE 2014 VENCEDORES EXPOCOM SUDESTE 2014 COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL CA01 - Filme de ficção (avulso) Hertz - Lucas Bettine de Souza Almeida (Centro Nossa Senhora do Patrocínio) CA02 - Filme de não ficção/documentário/

Leia mais

I CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL A BANDEIRA NACIONAL

I CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL A BANDEIRA NACIONAL I CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL A BANDEIRA NACIONAL O I Concurso de Redação sobre a Bandeira Nacional, promovido pelo Senado Federal, com apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional

Leia mais

TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES

TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES Profa. Viviane Maia Barreto de Oliveira 1. O que é Currículo Lattes? O Sistema CV-Lattes é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado

Leia mais

EDITAL Abertura de Processo Seletivo

EDITAL Abertura de Processo Seletivo EDITAL Abertura de Processo Seletivo Projeto de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Campo-grandenses (FIC) Dispõe sobre as normas para o processo de chamada de propostas de projetos de iniciação

Leia mais

Estágio em Comunicação: Processos em grandes veículos 1

Estágio em Comunicação: Processos em grandes veículos 1 Estágio em Comunicação: Processos em grandes veículos 1 Guilherme MILETTA 2 Isabella SARAFYAN 3 Thais GIANNA 4 Rafaela RIBEIRO 5 Beatriz CONSOLIN 6 Ana Carolina ALVES 7 Daniel Ladeira de ARAÚJO 8 ESPM,

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTEGRAREM O NÚCLEO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO (NuPECS), DA UNIVERSIDADE CEUMA. 1. Apresentação do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Social da Universidade Ceuma A

Leia mais

Edital Nº 004/PPGEGC/2014

Edital Nº 004/PPGEGC/2014 Edital Nº 004/PPGEGC/2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) torna pública a abertura das inscrições, para o preenchimento de vagas, considerando

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA R E I T O R I A Rua Esmeralda, 430-97110-060 Faixa Nova Camobi Santa

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO UNITY 3D AVANÇADO

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO UNITY 3D AVANÇADO REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO UNITY 3D AVANÇADO 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para participação

Leia mais

EDITAL Nº. 41/2015. Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio - IC/EM. Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio

EDITAL Nº. 41/2015. Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio - IC/EM. Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio EDITAL Nº. 41/2015 Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio - IC/EM Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio A Universidade Católica de Santos, por meio da Pró-Reitoria de

Leia mais

PRÊMIO TUBAL SIQUEIRA 2014 REGULAMENTO AGÊNCIAS

PRÊMIO TUBAL SIQUEIRA 2014 REGULAMENTO AGÊNCIAS PRÊMIO TUBAL SIQUEIRA 2014 REGULAMENTO AGÊNCIAS 1) PARTICIPAÇÃO 1.1. Poderão participar do Prêmio Tubal Siqueira todas as agências de publicidade da área de cobertura da TV Integração. 1.2. As agências

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O R E G U L A M E N T O PRÊMIO CHICO RIBEIRO SOBRE INFORMAÇÃO DE CUSTOS E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO I. DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Idealizado pelo Instituto Social IRIS, o PRÊMIO CHICO RIBEIRO SOBRE

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Bragança Paulista, 21 de maio de 2014.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Bragança Paulista, 21 de maio de 2014. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 6/2014 APROVA O REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PROJETO E PRODUÇÃO TÉCNICO CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ENFERMAGEM, CURRÍCULO 0002-B, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DA I FEIRA DE ENSINO, EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR - ASSIS CHATEAUBRIAND

REGULAMENTO DA I FEIRA DE ENSINO, EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR - ASSIS CHATEAUBRIAND REGULAMENTO DA I FEIRA DE ENSINO, EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR - ASSIS CHATEAUBRIAND Data de realização do evento: 07 de outubro de 2015 CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO Art. 1 A I Feira de Ensino, Extensão,

Leia mais

Inscrições para as Mostras Competitivas: 20 de agosto a 21 de setembro de 2009 (data de postagem válida)

Inscrições para as Mostras Competitivas: 20 de agosto a 21 de setembro de 2009 (data de postagem válida) 8º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 7º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 23 a 28 de novembro de 2009 Inscrições para as Mostras Competitivas: 20 de agosto a 21 de setembro

Leia mais

CONSIDERANDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

CONSIDERANDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; RESOLUÇÃO CEPE/C Nº 0267/2009 Reformula o curso de Comunicação Social Habilitação: Jornalismo, a vigorar a partir do ano letivo de 2010. CONSIDERNDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE SÃO LOURENÇO

REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE SÃO LOURENÇO REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE SÃO LOURENÇO SÃO LOURENÇO/2014 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar a monitoria,

Leia mais

II CONCURSO DE RECEITAS COM AZEITE DE OLIVA ESPANHOL

II CONCURSO DE RECEITAS COM AZEITE DE OLIVA ESPANHOL II CONCURSO DE RECEITAS COM AZEITE DE OLIVA ESPANHOL REGULAMENTO 1. O Azeite 1.1. O Azeite de Oliva Espanhol é produto fundamental para a dieta espanhola, sendo não apenas uma referência gastronômica,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamenta normas para o funcionamento das Atividades Complementares no âmbito dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Cursos de Tecnologia da Faculdade

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL COORDENAÇÃO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1. INFORMAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA UCB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX DIRETORIA DE PROGRAMA EXTENSÃO - DPE EDITAL PROJETO RONDON UCB 02/2013 EDITAL PARA PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES COM INTERESSE EM PARTICIPAR

Leia mais

1º CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO SUSTENTABILIDADE

1º CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO SUSTENTABILIDADE 1º CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO SUSTENTABILIDADE O Prefeito Municipal de Joinville, no uso de suas atribuições legais, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Joinville - FUNDEMA, por ocasião

Leia mais

Regulamento Prêmio CNT de Jornalismo 2010

Regulamento Prêmio CNT de Jornalismo 2010 Regulamento Prêmio CNT de Jornalismo 2010 1. Objetivo 1.1. O Prêmio CNT de Jornalismo tem como objetivos estimular, divulgar e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre o transporte. Com a finalidade de

Leia mais

EDITAL COPE/PROME/NUPEX/FAMAZ 2015-2B-ENGENHARIA CIVIL CONCESSÃO DE VAGAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DE ENSINO (PROME)

EDITAL COPE/PROME/NUPEX/FAMAZ 2015-2B-ENGENHARIA CIVIL CONCESSÃO DE VAGAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DE ENSINO (PROME) FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NÚCLEO GESTOR DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE PESQUISA - COPE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DE ENSINO - PROME EDITAL COPE/PROME/NUPEX/FAMAZ

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ESTÁGIOS NOS NÚCLEOS DE PRÁTICAS SEMESTRE LETIVO 2009.1 EDITAL

PROCESSO SELETIVO ESTÁGIOS NOS NÚCLEOS DE PRÁTICAS SEMESTRE LETIVO 2009.1 EDITAL PROCESSO SELETIVO ESTÁGIOS NOS NÚCLEOS DE PRÁTICAS SEMESTRE LETIVO 2009.1 EDITAL A Profª. Ivânia Maria de Barros Melo dos Anjos Dias, Diretora Geral das Faculdades Integradas Barros Melo, no uso de suas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS PICUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS PICUÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS PICUÍ Regulamento do concurso de logomarca da IV Feira de

Leia mais

Prefeitura Municipal de São José dos Campos Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura Municipal de São José dos Campos Secretaria de Meio Ambiente REGULAMENTO 2º FESTIVAL REGIONAL DE VÍDEOS AMBIENTAIS I DA DATA E LOCAL Art. 1º O 2º Festival Regional de Vídeos Ambientais se realizará na Cidade de São José dos Campos SP, organizado pela do município

Leia mais

BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA II Bienal Internacional de Poesia de Brasília

BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA II Bienal Internacional de Poesia de Brasília GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO SECRETÁRIO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA II Bienal

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

Regulamento para o concurso para Seleção da Logomarca e Banner para a Campanha de Arrecadação do Óleo

Regulamento para o concurso para Seleção da Logomarca e Banner para a Campanha de Arrecadação do Óleo Regulamento para o concurso para Seleção da Logomarca e Banner para a Campanha de Arrecadação do Óleo 1 OBJETIVOS 2 PARTICIPAÇÃO 3 ABRANGÊNCIA 4 CONCEITO 5 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 6 INSCRIÇÃO 7 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL PARA ESTAGIÁRIOS BOLSISTAS ACC PERÍODO DE 04/09/2014 A 30 /07/ 2015

EDITAL PARA ESTAGIÁRIOS BOLSISTAS ACC PERÍODO DE 04/09/2014 A 30 /07/ 2015 EDITAL PARA ESTAGIÁRIOS BOLSISTAS ACC PERÍODO DE 04/09/2014 A 30 /07/ 2015 A pró-reitora do UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que as inscrições para o processo seletivo

Leia mais

EDITAL INTERNO 005/2016

EDITAL INTERNO 005/2016 EDITAL INTERNO 005/2016 Dispõe sobre a seleção de candidatos à monitoria para o 1º semestre de 2016 na. O Diretor da, de acordo com o aprovado pela Congregação, faz publicar o presente edital para o processo

Leia mais

Programa de Atividades de Monitoria

Programa de Atividades de Monitoria Programa de Atividades de Monitoria CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS DA MONITORIA Art. 1º A atividade de monitoria é desenvolvida por discentes para aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem,

Leia mais

FACULDADE CHRISTUS DIRETORIA ACADÊMICA EDITAL 10/2012

FACULDADE CHRISTUS DIRETORIA ACADÊMICA EDITAL 10/2012 FACULDADE CHRISTUS DIRETORIA ACADÊMICA EDITAL 10/2012 A Direção e as Coordenações de Pesquisa da FACULDADE CHRISTUS constituídas, respectivamente pelas Coordenações de Pesquisa de cada Curso e pela Supervisão

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013.

EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013. EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013. Seleção de Projetos ou Programas para concessão de bolsas do Programa de Bolsa de Extensão da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROBEXT-UFCSPA)

Leia mais

AUDITORIA E GESTÃO AMBIENTAL

AUDITORIA E GESTÃO AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM PERICIA, AUDITORIA E GESTÃO AMBIENTAL EDITAL nº 1/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Fundação Universidade Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 04/12/CP INSEP

RESOLUÇÃO Nº. 04/12/CP INSEP FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ MANTENEDORA: INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DA CIDADANIA IEC CNPJ: 02.684.150/0001-97 Maringá: Rua dos Gerânios, 1893 CEP: 87060-010 Fone/Fax:

Leia mais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais Sociedade de Educação e Cultura de Goiás www.faculdadearaguaia.edu.br Rua 18 n 81 Centro Goiânia Goiás Fone: (62) 3224-8829 NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO - TC (cursos 557 e 558 - currículos 1, 2 e 3)

CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO - TC (cursos 557 e 558 - currículos 1, 2 e 3) CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO - TC (cursos 557 e 558 - currículos 1, 2 e 3) Art. 1º O presente instrumento tem por finalidade normatizar as atividades do Trabalho de Curso (TC), do

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 21 de setembro de 2009.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 21 de setembro de 2009. RESOLUÇÃO CAS Nº 32/2009, DE 21 DE SETEMBRO DE 2009. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO NPPGE DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

2º PRÊMIO ITAÚ DE FINANÇAS SUSTENTÁVEIS REGULAMENTO 2010

2º PRÊMIO ITAÚ DE FINANÇAS SUSTENTÁVEIS REGULAMENTO 2010 2ºPRÊMIOITAÚDEFINANÇASSUSTENTÁVEIS REGULAMENTO2010 1. OPRÊMIOITAÚDEFINANÇASSUSTENTÁVEIS 1.1. O PRÊMIO ITAÚ DE FINANÇAS SUSTENTÁVEIS, designado neste Regulamento PRÊMIO ITAÚ,emsuasegundaedição,éumainiciativadoItaúUnibancoS.A.(

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

PRÊMIO APEx APTEL de Excelência REGULAMENTO GERAL 2010

PRÊMIO APEx APTEL de Excelência REGULAMENTO GERAL 2010 1 - O PRÊMIO APEX PRÊMIO APEx APTEL de Excelência REGULAMENTO GERAL 2010 O Prêmio APEX é dedicado a reconhecer e conectar as realizações específicas com os objetivos das empresas que resultam em implementação

Leia mais

EDITAL IV PRÊMIO JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA DO INSTITUTO O DIREITO POR UM PLANETA VERDE

EDITAL IV PRÊMIO JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA DO INSTITUTO O DIREITO POR UM PLANETA VERDE EDITAL IV PRÊMIO JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA DO INSTITUTO O DIREITO POR UM PLANETA VERDE O IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva é uma realização do Instituto "O Direito para um Planeta Verde"

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU Sobre normas gerais Art.1º- Os cursos de especialização lato sensu, oferecidos pela Faculdade Católica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-UNICENTRO SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE GUARAPUAVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-UNICENTRO SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE GUARAPUAVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-UNICENTRO SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE GUARAPUAVA DIRETRIZES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO PARA

Leia mais