O Curso será composto de aulas em geral, ministradas por 2 palestrantes, sendo da área jurídica e outro da área médica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Curso será composto de aulas em geral, ministradas por 2 palestrantes, sendo da área jurídica e outro da área médica."

Transcrição

1 CURSO EXTENSÃO EM BIODIREITO A Escola Superior do Ministério Público comunica aos Membros, Servidores e demais Funcionários do Ministério Público do Estado de São Paulo, Magistrados, demais operadores do Direito, Médicos e Profissionais da Saúde que promoverá CURSO DE EXTENSÃO EM BIODIREITO, conforme normas que seguem: PLANO DO CURSO I JUSTIFICATIVA É fundamental a realização periódica de eventos multidisciplinares, possibilitando que os diversos conhecimentos do homem sejam propagados e debatidos, a fim de possibilitar uma harmonização entre o real e o ideal. Não difere o direito e a medicina. Muitas vezes os profissionais da saúde se veem envoltos em questões jurídicas, sendo necessário trazer segurança jurídica para exercerem a sua função. E o interessante é observar que o inverso também ocorre. Muitas vezes o operador do direito se encontra em processos judiciais envolvendo a prestação de serviços médicos, tendo que buscar respostas nas ciências da saúde. Portanto, o curso possibilitará esclarecer e desmistificar questões muitas vezes presentes quando se trata de temas multidisciplinares, o que trará benefícios aos profissionais da área jurídica e de saúde. II OBJETIVO O Curso de Extensão em Biodireito tem como finalidade trazer ao debate questões interdisciplinares, em especial ligadas à bioética e à medicina social. Busca-se trazer aos Membros do Ministério Público, Magistrados, demais Operadores do Direito, Médicos e Profissionais da Saúde uma dupla perspectiva de análise, uma jurídica e outra médica, que amplie e aprofunde o entendimento da matéria e permita o domínio do conteúdo programático. III - ESTRUTURA DO CURSO O Curso será composto de aulas em geral, ministradas por 2 palestrantes, sendo da área jurídica e outro da área médica. As aulas ocorrerão no Auditório da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, localizado na Rua Treze de Maio, 1259, no período de 29 de março a 28 de junho de 2011, às terças-feiras, no horário das 19h às 22h, com carga horária de 42h/a. Horário : 1ª aula :19h00 às 20h20 Intervalo: 20h20 às 20h40 2ª aula : 20h40 às 22h00 IV AVALIAÇÃO Para a obtenção do certificado, o participante deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco) de freqüência da carga horária prevista. V ELENCO DE PROFESSORES CONVIDADOS PELA ESMP Antonio Carlos Malheiros Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Arthur Pinto Filho Carolina Alves de Souza Lima Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

2 Debora Diniz Pesquisadora da Anis: Instituto de Bioética Direitos Humanos e Gênero Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UNB) Professora da Universidade de Brasília (UNB) Eliana Faleiros Vendramini Carneiro Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Eudes Quintino de Oliveira Junior Promotor de Justiça Aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo Reitor do Centro Universitário do Norte Paulista Mestre em Direito Público Doutorando em Direito Público e em Biodireito/Bioética Flávia Piovesan Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Professora de Direitos Humanos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Pablo de Olavide (Servilha, Espanha) e da Universidade de Buenos Aires (UBA) Visiting fellow do Human Rights Program da Harvard Law School, visiting fellow do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford, visiting fellow do Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law (Heidelberg) e Humboldt Foundation Georg Forster Research Fellow no Max Planck Institute (Heidelberg) Helena Regina Lobo da Costa Advogada Mestre e Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) Professora Doutora de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Luciano de Freitas Santoro Advogado Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Pós-Graduado em Direito pela Universidade de Coimbra Especialista em Direito pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (CEAF/ESMP) Luiz Henrique Dal Poz Miguel Kfouri Neto Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR) Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Reynaldo Mapelli Júnior Coordenador de Área da Saúde Pública do CAO Cível e de Tutela Coletiva Roberto Senise Lisboa Livre-Docente em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) Professor de Direito Internacional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (USP) Professor Titular de Direito Civil e de Direito do Consumidor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Alexandre Saadeh Médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

3 Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP) Professor da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (USP) Ana Lucia Beltrame Médica Especialista em Reprodução Assistida Mestre em Ginecologia pela Universidade de São Paulo (USP) Augusto Scalabrini Neto Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) Professor associado da Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Diretor do Laboratório de Habilidades e Simulação, Membro da Comissão de Graduação e Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Neves Forte Médico Doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Giovanni Guido Cerri Secretário da Saúde do Estado de São Paulo Doutor em Radiologia pela Universidade de São Paulo (USP) Especialista em Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada pela University of Alabama, Birmingham Medical Center Especialista em Tomodensitometria pela Centre Hospitalier et Universitaire Saint-Antoine Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Gonzalo Vecina Neto Diretor do Hospital Sírio Libanês Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) Ex-Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ex-Secretário Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde Henrique Carlos Gonçalves Médico e Advogado Ex-Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) Luiz Alberto Bacheschi Doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP) Ex-Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) Mario Santoro Junior. Ex-Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz Doutora em Genética pela Universidade de São Paulo (USP) Pós-Doutora em genética humana e médica pela Universidade da Califórnia (UCLA) Professora Titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) 2005 a 2009 Reinaldo Ayer de Oliveira Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) Mestre e Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Professor Doutor de Bioética do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Thomaz Rafael Gollop Médico Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (USP)

4 William Abrahão Saad Professor Associado do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Professor Titular da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC/SP) Professor Titular de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro VI PROGRAMA DO CURSO 29/03/11 Direito e sua relação com as ciências médicas. Henrique Carlos Gonçalves Miguel Kfouri Neto 05/04/11 Aspectos jurídicos do Código de Ética Médica. Luiz Alberto Bacheschi Eudes Quintino de Oliveira Junior 12/04/11 Relação Médico-Paciente. Reinaldo Ayer de Oliveira Luciano de Freitas Santoro 19/04/11 O risco da atividade médica: responsabilidade civil. Augusto Scalabrini Neto Roberto Senise Lisboa 26/04/11 O risco da atividade médica: responsabilidade criminal. Palestrantes Drªs.: Eliana Faleiros Vendramini Carneiro Helena Regina Lobo da Costa 03/05/11 Direitos do nascituro: a interrupção prematura da gravidez. Palestrantes Drs.(a): Thomaz Rafael Gollop Carolina Alves de Souza Lima 10/05/11 Morte Digna. Daniel Neves Forte Luciano de Freitas Santoro 17/05/11 Transexualidade e Direitos Humanos. Palestrantes Drs.(a): Alexandre Saadeh Flávia Piovesan 24/05/11 Pesquisas em Células-Tronco e os novos horizontes da Biotecnologia.

5 Palestrantes Drs.(a): Mayana Zatz Debora Diniz 31/05/11 Reprodução Assistida. Palestrantes Drs.(a): Ana Lucia Beltrame Luiz Henrique Dal Poz 07/06/11 Transplante de órgãos. Willian Abrahão Saad Eudes Quintino de Oliveira Junior 14/06/11 O tratamento das crianças e adolescentes vitimizados. Mario Santoro Junior. Antonio Carlos Malheiros 21/06/11 Acesso ao sistema de Saúde. Gonzalo Vecina Neto Reynaldo Mapelli Júnior 28/06/11 Aspectos polêmicos do planejamento familiar. Giovanni Guido Cerri Arthur Pinto Filho VII PÚBLICO-ALVO Membros, Servidores e demais funcionários do Ministério Público do Estado de São Paulo, Magistrados, demais Operadores do Direito, Médicos e Profissionais da Saúde. VIII - VAGAS (cento e cinquenta) vagas. IX- VALOR DO CURSO - Os Membros do Ministério Público de São Paulo estão isentos do pagamento.; - 30% de desconto, valor de 280,00, para Servidores e demais Funcionários do Ministério Público do Estado de São Paulo, pagos em 4 (quatro) parcelas de R$ 70,00; - Para os demais interessados o custo será de R$ 400,00, pagos em parcela 4 (quatro) parcelas de R$ 100,00. Por meio de depósito junto ao Banco do Brasil, Agência , C/C nº , depósito tipo C, favorecido: Fundo Especial do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, CNPJ nº / , com os seguintes códigos identificadores: CPF, RG, seu nome e nome do curso, com vencimento no dia 10 dos meses subsequentes, sendo obrigatório o envio de todos os comprovantes de pagamento para o fax (11) ou esmp-secretaria@esmp.sp.gov.br.

6 X - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Inscrições : de 03 a 25 de março de 2011, no site com o preenchimento do formulário on-line.. A inscrição só será efetiva com o envio dos seguintes documentos para o fax (11) ou esmpsecretaria@esmp.sp.gov.br: - Membros do Ministério Público do Estado de São Paulo : envio de cópia da funcional. - Servidores e demais Funcionários do Ministério Público do Estado de São Paulo: envio de cópias da funcional e comprovante de pagamento; - interessados em geral: envio de cópias do RG. e comprovante de pagamento; Publicação da lista de inscritos: 28 de março de 2011 no site da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Início das aulas : 29 de março de Término de aulas: 28 de junho de Coordenação Geral: MÁRIO LUIZ SARRUBBO Promotor de Justiça Diretor do CEAF/ESMP

COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) O Diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Marcelo Pedroso Goulart, COMUNICA aos Membros,

Leia mais

CURSO DE DIREITOS AUTORAIS E OS DESAFIOS DO AMBIENTE DIGITAL NÍVEL AVANÇADO - 1º SEMESTRE DE 2015 SÃO PAULO

CURSO DE DIREITOS AUTORAIS E OS DESAFIOS DO AMBIENTE DIGITAL NÍVEL AVANÇADO - 1º SEMESTRE DE 2015 SÃO PAULO 1 CURSO DE DIREITOS AUTORAIS E OS DESAFIOS DO AMBIENTE DIGITAL NÍVEL AVANÇADO - 1º SEMESTRE DE 2015 SÃO PAULO Local Auditório da ABIMAQ Av. Jabaquara, 2925 São Paulo - SP CEP: 01051-970 Datas Dias: 28

Leia mais

EDITAL DO II CURSO EXTENSIVO DE FORMAÇÃO EM FONIATRIA DA ABORL- CCF - 2015

EDITAL DO II CURSO EXTENSIVO DE FORMAÇÃO EM FONIATRIA DA ABORL- CCF - 2015 EDITAL DO II CURSO EXTENSIVO DE FORMAÇÃO EM FONIATRIA DA ABORL- CCF - 2015 A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, faz saber por meio do presente edital que realizará

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA OAB 1ª FASE IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2º SEMESTRE 2012 EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO PREPARATÓRIO PARA OAB 1ª FASE IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2º SEMESTRE 2012 EDITAL DE SELEÇÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA OAB 1ª FASE IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2º SEMESTRE 2012 EDITAL DE SELEÇÃO NOME DO CURSO Preparatório para Exame da OAB 1ª Fase COORDENAÇÃO Professor Ms. Wagner Antônio Alves ÁREA

Leia mais

EDITAL DO VIII CURSO DE INICIAÇÃO EM MEDICINA DO SONO ÊNFASE EM POLISSONOGRAFIA - 2015

EDITAL DO VIII CURSO DE INICIAÇÃO EM MEDICINA DO SONO ÊNFASE EM POLISSONOGRAFIA - 2015 EDITAL DO VIII CURSO DE INICIAÇÃO EM MEDICINA DO SONO ÊNFASE EM POLISSONOGRAFIA - 2015 A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO FACIAL, vem por meio do seu Departamento de Medicina

Leia mais

Local: Auditório Oscar José Werneck Alves Sede da ABAPI AV. Rio Branco 100 7º Andar Rio de Janeiro-RJ

Local: Auditório Oscar José Werneck Alves Sede da ABAPI AV. Rio Branco 100 7º Andar Rio de Janeiro-RJ 1 CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 2º SEMESTRE DE 2015 RIO DE JANEIRO Local: Auditório Oscar José Werneck Alves Sede da ABAPI AV. Rio Branco 100 7º Andar Rio de Janeiro-RJ Datas: De 14 de setembro a 09 de

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL,

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, PÓS-GRADUAÇÃO 2012 Especialização: Direito e Processo do Trabalho Ênfase: Direito Constitucional do Trabalho A FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Instituição de Ensino Superior, aprovada

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O

A P R E S E N T A Ç Ã O A P R E S E N T A Ç Ã O 1º SEMINÁRIO JURÍDICO DA EPAMIG O objetivo do 1º Seminário Jurídico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais é instituir uma cultura de diálogos jurídicos entre todos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROINTENSIVISMO Unidade Dias e Horários

Leia mais

EDITAL Nº 002/2014- PARFOR/PREG, DE 24 DE MARÇO DE 2014.

EDITAL Nº 002/2014- PARFOR/PREG, DE 24 DE MARÇO DE 2014. EDITAL Nº 002/2014- PARFOR/PREG, DE 24 DE MARÇO DE 2014. RELATIVO AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR, PROFESSOR ORIENTADOR E SUPERVISOR DE ESTÁGIO PARA O PARFOR/UESPI 2014.1. A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL N 02/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

EDITAL N 02/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N 02/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL Nº. 048/2012. 1. Curso: FORMAÇÃO INICIAL DE FORMADORES PARA ESCOLAS JUDICIAIS

EDITAL Nº. 048/2012. 1. Curso: FORMAÇÃO INICIAL DE FORMADORES PARA ESCOLAS JUDICIAIS EDITAL Nº. 048/2012 CURSO: FORMAÇÃO INICIAL DE FORMADORES PARA ESCOLAS JUDICIAIS Destinado: MAGISTRADOS E SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE ALAGOAS. O Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS, nos termos da Resolução CNE/CES

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS, nos termos da Resolução CNE/CES EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA O Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP, recredenciado

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA Nº 10/2016/ESMPA/TJPA

EDITAL DE ABERTURA Nº 10/2016/ESMPA/TJPA EDITAL DE ABERTURA Nº 10/2016/ESMPA/TJPA A Diretora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará - ESMPA, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, torna pública aos Magistrados e Servidores

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA Nº 18/2015/ESMPA/TJPA

EDITAL DE ABERTURA Nº 18/2015/ESMPA/TJPA EDITAL DE ABERTURA Nº 18/2015/ESMPA/TJPA A Diretora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará - ESMPA, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, torna pública aos Magistrados e Servidores

Leia mais

2) DA METODOLOGIA O 2 Simpósio será ministrado por profissionais graduados em enfermagem com vasta experiência e atuantes na área.

2) DA METODOLOGIA O 2 Simpósio será ministrado por profissionais graduados em enfermagem com vasta experiência e atuantes na área. II SIMPÓSIO DA LIGA ACADÊMICA DE FARMACOLOGIA MÉDICA SEGURANÇA NO PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS 20 de fevereiro de 2016 Faculdade de Minas - FAMINAS BH EDITAL 1) DO EVENTO O II SIMPÓSIO SEGURANÇA

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

EDITAL N 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

EDITAL N 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1 EDITAL N 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM A COREME do Hospital Amparo comunica a abertura das inscrições para a seleção de candidatos a 02 (duas)

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA DO ADULTO - RIO Unidade Dias

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 7. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 7. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 7 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA ASSISTÊNCIA

Leia mais

1. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

1. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO 1. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ORGANIZACIONAL: PESSOAS E PROJETOS SOCIAIS 1.1 Nome do Curso e Área de Conhecimento Nome do Curso: Gestão Organizacional: pessoas e projetos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL Unidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido:

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido: EDITAL nº 02/2016 A Diretora Geral da Faculdade Canção Nova, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

Faça a diferença. Pós-Graduação em Direito Processual Civil (Novo CPC)

Faça a diferença. Pós-Graduação em Direito Processual Civil (Novo CPC) Faça a diferença Pós-Graduação em Direito Processual Civil (Novo CPC) Público-alvo: Profissionais de nível superior da área do Direito e outras afins. Ex: Advogados, Policiais Civis e Militares, Oficiais

Leia mais

Manual do Representante

Manual do Representante Manual do Representante Educação As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem... O ato de

Leia mais

COREME / UNIFAP EDITAL DE CONCURSO A P R E S E N T A Ç Ã O

COREME / UNIFAP EDITAL DE CONCURSO A P R E S E N T A Ç Ã O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME / UNIFAP EDITAL DE CONCURSO A P R E S E N T A Ç Ã O Este Edital tem por finalidade apresentar as normas

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA 9ª REGIÃO Serviço Público Federal

CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA 9ª REGIÃO Serviço Público Federal ILUSTRÍSSIMO SENHOR DIRETOR PRESIDENTE DO CRTR9ª REGIÃO, (1) (nome da empresa) Endereço: (2) Bairro: CEP: Cidade: UF: Telefone: (3) CNPJ:(4) Cadastrada neste Conselho Regional de Técnicos em Radiologia

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Escola de do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas divulga neste edital a abertura do processo de seleção

Leia mais

EDITAL PUCPR Nº 11. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR e um professor acompanhante do Programa de Pós-Graduação em Bioética.

EDITAL PUCPR Nº 11. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR e um professor acompanhante do Programa de Pós-Graduação em Bioética. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO NA ÀREA DE BIOÉTICA ENTRE A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ E A PONTIFÍCIA UNIVERSIDAD DE COMILLAS DE 30 DE NOVEMBRO A 8 DE DEZEMBRO DE 2013 EDITAL PUCPR Nº

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E GINECOLÓGICA -

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL Nº 004/SELEÇÃO/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL Nº 004/SELEÇÃO/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL Nº 004/SELEÇÃO/2015 A Coordenação do Curso de Especialização em Direito Civil Contemporâneo, da Faculdade

Leia mais

Rua Virgilio de Melo Franco, 465 - Tabajaras

Rua Virgilio de Melo Franco, 465 - Tabajaras Rua Virgilio de Melo Franco, 465 - Tabajaras MODALIDADE DO PLANO LICITADO E COBERTURAS O Plano licitado é o Ambulatorial Hospitalar com Obstetrícia Coletivo Empresarial, com atendimento em Rede Própria

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 7. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 7. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 7 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA MULTIPROFISSIONAL

Leia mais

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato. EDITAL Nº 11/2015, de 28 de abril de 2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS DE ENSINO PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, DO PROFUNCIONÁRIO CURSOS A DISTÂNCIA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL - RIO

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS.

CURSO DE EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. CURSO DE EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. Objetivo: Proporcionar aos estudantes e profissionais de Enfermagem uma ampliação dos conhecimentos acerca da administração de medicamentos, bem como

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE - BH Unidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais Sociedade de Educação e Cultura de Goiás www.faculdadearaguaia.edu.br Rua 18 n 81 Centro Goiânia Goiás Fone: (62) 3224-8829 NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

CURSISTAS A ESCOLA E A CIDADE: EDUCAÇÃO INTEGRAL

CURSISTAS A ESCOLA E A CIDADE: EDUCAÇÃO INTEGRAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO EDITAL ESTABELECE NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA Unidade Dias e Horários

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS SEGUROS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS SEGUROS Organização Secção Portuguesa da AIDA Association Internationale de Droit des Assurances Colaboração Instituto de Seguros de Portugal Coordenação Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Sessão de Abertura Presidente

Leia mais

MBA em Gestão Industrial (Curso em Parceria com o SENAI Criciúma)

MBA em Gestão Industrial (Curso em Parceria com o SENAI Criciúma) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS EM PARCERIA COM O SENAI CRICIÚMA DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: João Roberto Lorenzett COORDENAÇÃO DA FACULDADE: Priscila Basto Fagundes COORDENAÇÃO DO CURSO DE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO ÓRGÃO: TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 2ª REGIÃO UNIDADE:

PODER JUDICIÁRIO ÓRGÃO: TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 2ª REGIÃO UNIDADE: 2ª REGIÃO E PORTARIA CONJUNTA SOF/SEGEP Nº 5 - ANEXO I, TABELA 1 a) cargos efetivos do quadro de pessoal do órgão. CARREIRA / CLASSE / ESCOLARIDADE / PADRÃO Ocupados Ativos Estáveis Não-Estáveis Subtotal

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO ANUNCIA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO ANUNCIA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO ANUNCIA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL ME/2014 O Colegiado do Programa de Mestrado em Educação da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL N. 001 - SELEÇÃO/2012. (Publicado em 01/11/2012)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL N. 001 - SELEÇÃO/2012. (Publicado em 01/11/2012) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL N. 001 - SELEÇÃO/2012 (Publicado em 01/11/2012) EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DIREITO DO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Unidade

Leia mais

Edital Nº 004/PPGEGC/2014

Edital Nº 004/PPGEGC/2014 Edital Nº 004/PPGEGC/2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) torna pública a abertura das inscrições, para o preenchimento de vagas, considerando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

Prof. Dr. Eduardo Molan Gaban - Mestre e Doutor em Direito

Prof. Dr. Eduardo Molan Gaban - Mestre e Doutor em Direito II OFICINA DE DIREITO APLICADO AO AGRONEGÓCIO 1. OBJETIVO Capacitação dos alunos para trabalhar e gerenciar projetos que necessitem de conceitos básicos do Direito aplicados ao Agronegócio. Trata-se de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES GABINETE DO PREFEITO EDITAL Nº. 001/2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES GABINETE DO PREFEITO EDITAL Nº. 001/2012 1 EDITAL Nº. 001/2012 O MUNICÍPIO DE ARIQUEMES, pessoa jurídica de direito público, inscrito no CNPJ sob o nº. 04.104.816/0001-16, estabelecido com sua sede administrativa, na Avenida Tancredo Neves, nº

Leia mais

EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA MODALIDADE a DISTÂNCIA

EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA MODALIDADE a DISTÂNCIA EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA MODALIDADE a DISTÂNCIA O Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP, Recredenciado pela Portaria

Leia mais

PROJETO 18º INTERCÂMBIO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL COMPARADO COM ENFOQUE NO DIREITO CONSTITUCIONAL, CIVIL E PENAL DOS ESTADOS UNIDOS

PROJETO 18º INTERCÂMBIO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL COMPARADO COM ENFOQUE NO DIREITO CONSTITUCIONAL, CIVIL E PENAL DOS ESTADOS UNIDOS PROJETO 18º INTERCÂMBIO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL COMPARADO COM ENFOQUE NO DIREITO CONSTITUCIONAL, CIVIL E PENAL DOS ESTADOS UNIDOS 1) DADOS DO EVENTO 1.1) TÍTULO 18º INTERCÂMBIO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO SELETIVO 2016

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO SELETIVO 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-3738 - Fax: (31) 3899-3905 -

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Unidade

Leia mais

Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing

Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing Público-alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL PERSPECTIVAS ENERGÉTICAS PARA A AMÉRICA LATINA :

2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL PERSPECTIVAS ENERGÉTICAS PARA A AMÉRICA LATINA : 2º ENCONTRO DO COMITÊ DE ENERGÍA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO Data: 31 de outubro de 2007 Local: Universidade Estadual de Campinas Campinas São Paulo Brasil As atividades do 2º Encontro

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e revoga as Resoluções CONSEPE nº 09/2013; 10/2014

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem NICOLAU LUPIANHES NETO TJMG - Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Data de posse 04/03/1996 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF)

Leia mais

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 5 CEPPE, 01 DE MARÇO DE 2016 Oferta de curso de pós-graduação (lato sensu), em nível de Especialização em Especialização

Leia mais

EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS NA MODALIDADE a DISTÂNCIA

EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS NA MODALIDADE a DISTÂNCIA EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS NA MODALIDADE a DISTÂNCIA O Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP, Recredenciado

Leia mais

Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO

Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO CEARÁ ESCOLA DA MAGISTRATURA FEDERAL DA 5ª REGIÃO NÚCLEO SECCIONAL DO CEARÁ EDITAL DE INSCRIÇÃO

PODER JUDICIÁRIO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO CEARÁ ESCOLA DA MAGISTRATURA FEDERAL DA 5ª REGIÃO NÚCLEO SECCIONAL DO CEARÁ EDITAL DE INSCRIÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO A Escola da Magistratura Federal da 5ª Região, por meio do Diretor do Núcleo Seccional do Ceará, Juiz Federal George Marmelstein Lima, em cumprimento ao disposto no art. 93, inciso

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS 1 CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Nome: Maria José Bravo Escritório: Rua Paiva Coelho, n.º 28-1º Esq., 2840-520 Seixal Telefone: 21 221 75 81 Fax: 21 222 84 54 Telemóvel: 91 458 88 48 / 96 304 08 67

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO LÚDICO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO REGULAMENTAÇÃO Resolução CNE/CES nº 1/2007, Diário Oficial da União, Brasília, 08/06/2007, Seção 1, pág. 9 Estabelece normas para o funcionamento

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

EDITAL DE OFERTA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA GESTÃO DE EaD E TUTORIA ONLINE NA MODALIDADE a DISTÂNCIA

EDITAL DE OFERTA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA GESTÃO DE EaD E TUTORIA ONLINE NA MODALIDADE a DISTÂNCIA EDITAL DE OFERTA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA GESTÃO DE EaD E TUTORIA ONLINE NA MODALIDADE a DISTÂNCIA O Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP, Recredenciado pela Portaria n 665

Leia mais

VI SIMPÓSIO CEFAS PSICANÁLISE, GRUPALIDADE E CULTURA

VI SIMPÓSIO CEFAS PSICANÁLISE, GRUPALIDADE E CULTURA Dia: 19/11/2005 (sábado) Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas R: Delfino Cintra, 63 Centro Campinas VI SIMPÓSIO CEFAS PSICANÁLISE, GRUPALIDADE E CULTURA Apresentação O CEFAS- Centro de Formação

Leia mais

Local: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção de São Paulo, Praça da Sé, 385

Local: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção de São Paulo, Praça da Sé, 385 Programação: VII Congresso Brasileiro da Sociedade da Informação Dia: 16 de setembro, terça-feira Local: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção de São Paulo, Praça da Sé, 385 9h Abertura DR. MARCOS

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE E SAÚDE Unidade Dias e Horários

Leia mais

EDITAL CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ASCES CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS E ENGENHARIA

EDITAL CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ASCES CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS E ENGENHARIA EDITAL CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ASCES CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS E ENGENHARIA O Diretor da Faculdade Asces, no uso de suas atribuições e de acordo com

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PARA OFERTA DE CURSOS DE EXTENSÃO SEÇÃO I - DA DEFINIÇÃO E FINALIDADE

EDITAL Nº 001/2015 PARA OFERTA DE CURSOS DE EXTENSÃO SEÇÃO I - DA DEFINIÇÃO E FINALIDADE EDITAL Nº 001/2015 PARA OFERTA DE CURSOS DE EXTENSÃO A Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão - PROCE, da Universidade do Grande Rio - prof. José de Souza Herdy, no âmbito de suas atribuições, torna público

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA

Leia mais

1º semestre / 2012. prosa. centro de estudos. colégio santo américo

1º semestre / 2012. prosa. centro de estudos. colégio santo américo 1º semestre / 2012 prosa centro de estudos,,,,, colégio santo américo P a l e s t r a s Medicalização da Educação Os processos de medicalização deslocam problemas inerentes à vida para o campo médico,

Leia mais

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será EDITAL DC/SP-NPL 2/2013 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO 1º SEMESTRE DE 2014. A Diretora do

Leia mais

EDITAL 08/2015 Programa de Mestrado Acadêmico em Direito Curso recomendado pela CAPES

EDITAL 08/2015 Programa de Mestrado Acadêmico em Direito Curso recomendado pela CAPES EDITAL 08/2015 Programa de Mestrado Acadêmico em Direito Curso recomendado pela CAPES SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM DIREITO Área de Concentração: Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA ESSA BOLSA É MINHA! b). Esta promoção não é cumulativa com nenhum outro programa de desconto ou financiamento, exceto FIES.

REGULAMENTO DO PROGRAMA ESSA BOLSA É MINHA! b). Esta promoção não é cumulativa com nenhum outro programa de desconto ou financiamento, exceto FIES. REGULAMENTO DO PROGRAMA ESSA BOLSA É MINHA! I - DA PROMOÇÃO a). O INSITUTO DE ENSINO DALVA CAMPOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, devidamente inscrita no CNPJ nº 17.517.109/0001-01, com sede

Leia mais

PORTARIA Nº 4.984 DE 11 DE JULHO DE 2013. (Republicação) (Texto compilado com as alterações promovidas pela Portaria nº 3.

PORTARIA Nº 4.984 DE 11 DE JULHO DE 2013. (Republicação) (Texto compilado com as alterações promovidas pela Portaria nº 3. PORTARIA Nº 4.984 DE 11 DE JULHO DE 2013. (Republicação) (Texto compilado com as alterações promovidas pela Portaria nº 3.029/2014) Regulamenta a Gratificação por Encargo de Curso no âmbito da Justiça

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA: AUDITORIA E CONTROLADORIA, nos termos da Resolução

GESTÃO FINANCEIRA: AUDITORIA E CONTROLADORIA, nos termos da Resolução EDITAL DE OFERTA DE VAGAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: AUDITORIA E CONTROLADORIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA O Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 8. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 8. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 7 Cronograma de Aulas Pág. 8 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOR - CURITIBA Unidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. g SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA E UROLOGIA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA/COTAÇÃO PRÉVIA nº. 01/2014 CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA: PRESTAÇÃO SERVIÇOS DE RECURSOS HUMANOS

TERMO DE REFERÊNCIA/COTAÇÃO PRÉVIA nº. 01/2014 CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA: PRESTAÇÃO SERVIÇOS DE RECURSOS HUMANOS TERMO DE REFERÊNCIA/COTAÇÃO PRÉVIA nº. 01/2014 CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA: PRESTAÇÃO SERVIÇOS DE RECURSOS HUMANOS A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA A AÇÃO POR DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO (ABRAÇA),

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NEONATAL Unidade Dias e Horários

Leia mais

Edital UAB-UFABC Nº 002/2016

Edital UAB-UFABC Nº 002/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7646 cursos.nte@ufabc.edu.br

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 - CONSEPE

EDITAL Nº 02/2015 - CONSEPE EDITAL Nº 02/2015 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2015/1. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA. Projeto de GDI. Definição do Minimundo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA. Projeto de GDI. Definição do Minimundo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA Projeto de GDI Definição do Minimundo Tomer de Lima Simis - tls@cin.ufpe.br Marlon Reghert Alves dos Santos - mras@cin.ufpe.br Samuel Paz Mendes

Leia mais

Manual do Prestador SEPACO. Autogestão. ANS - no 41.696-7

Manual do Prestador SEPACO. Autogestão. ANS - no 41.696-7 Manual do Prestador Autogestão ANS - no 41.696-7 SEPACO Prezado prestador, Este manual tem como objetivo formalizar a implantação das rotinas administrativas do Sepaco Autogestão, informando as características

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043/2009-TJ, DE 04 DE SETEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº 043/2009-TJ, DE 04 DE SETEMBRO DE 2009. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DA PRESIDÊNCIA SECRETARIA-GERAL RESOLUÇÃO Nº 043/2009-TJ, DE 04 DE SETEMBRO DE 2009. Institui e disciplina o Programa de Serviço Voluntário

Leia mais