Ementas Disciplinas Optativas Ciências Econômicas 2019/2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ementas Disciplinas Optativas Ciências Econômicas 2019/2"

Transcrição

1 Ementas Disciplinas Optativas Ciências Econômicas 2019/2 Nome da Disciplina: Investimento e Financiamento para Empresas Professor: Ricardo Machado Ruiz Código: ECN010 Turma C3 Horários: Segundas e Quartas-feiras, 15:00 às 16:40 O curso é uma introdução às finanças corporativas. Incialmente apresenta conceitos básicos e sua relação com as demonstrações contábeis. Define de fluxo de caixa, valor presente líquido e suas relações com taxa de juros, tempo e risco. Discute critérios para escolha de investimentos. Retorno e risco como parte da estratégia de investimentos. Conceitua custo de capital e sua relação com captação de recursos. Por fim, discute a alavancagem financeira e a estrutura de capital. 1ª Prova: 40 pontos 2ª Prova: 30 pontos 3ª Prova: 30 pontos Nome da Disciplina: Macroeconometria Professor: Rafael Ribeiro Código: ECN010 Turma: C1 Pré-requisito: ECN190 Horários: Terças e Quintas-feiras, 11:10 12:50 Observação: Turma dividida com Pós-Graduação Modelos de dados em painel com regressores estritamente exógenos: Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios; Modelos de dados em painel dinâmicos com T curto: Método de Momentos Generalizados em Diferenças e em Sistemas; Modelos de dados em painel heterogêneos: Estimador de Grupo Médio e Estimador de Grupo Médio Empilhado; Raiz unitária e cointegração em dados de painel; Vetor autorregressivo com dados em painel. Os softwares econométricos utilizados são o STATA e o R. Seminários: 40 pontos Entrega de trabalhos: 60 pontos

2 Nome da Disciplina: Economia do Meio Ambiente Professora: Aline Souza Magalhães Código: ECN033 Turma: TC Horário: Segundas-feiras (20:50-22:30) e Quartas-feiras (19:00-20:40) Economia e a questão ambiental. Economia dos recursos naturais. Economia da poluição. Valoração ambiental. Economia do aquecimento global. Consumo, energia e efeitos sobre o meio ambiente. Economia urbana e meio ambiente. Políticas ambientais no Brasil. Prova e trabalho Nome da Disciplina: Desenvolvimento Econômico Aplicado Professor: João Prates Romero Código: ECN034 Turma: C4 Horários: Terças-feiras (19:00 às 20:40); Quintas-feiras (20:50 às 22:30) (Disciplina será ofertada em Agosto e Setembro) O curso visa o estudo de trabalhos empíricos sobre temas relacionados ao processo de desenvolvimento econômico. Envolve o estudo de teorias a respeito do processo de desenvolvimento, mas parte considerável do mesmo visa o aprendizado de coleta, tratamento e análise de dados, além de elaboração de trabalhos científicos e apresentações. Apresentação de trabalho e trabalho final em forma de artigo.

3 Nome da Disciplina: Leituras em Teoria Urbana Teoria Urbana Crítica Professor: João Bosco Tonucci Filho Código: ECN034 Turma: C Horários: Quartas-feiras, 14:00 às 17:30 (Disciplina será ofertada em Setembro e Outubro) Introdução ao estudo da cidade e da urbanização a partir da leitura das teorias urbanas produzidas a partir da década de 1960, informadas pela história urbana e pela teoria social crítica. Abordagem inter e transdisciplinar, cobrindo os campos teóricos da sociologia urbana, economia urbana, antropologia urbana e planejamento urbano e regional. Apresentação dos autores e leitura contextualizada dos textos selecionados, com ênfase na abordagem da economia política da urbanização e da teoria urbana crítica, abarcando os debates mais contemporâneos no campo. Discussão sobre a pertinência atual dos textos para entendimento da problemática urbana brasileira. Resenhas e Apresentação de Seminário. Nome da Disciplina: Modernização econômica e questão regional no Brasil: formação histórica, experiências e perspectivas Professor: Marcelo Magalhães Godoy Código: ECN034 Turma: C3 Carga horária: 30h/a Créditos: 2 Horários: Quartas-feiras, 11:10 às 12:50 Raízes da questão regional brasileira, perspectivas teóricas da formação histórica do problema regional do Brasil, estudo de casos paradigmáticos, perspectivas da questão regional brasileira. Seminários e exercícios.

4 Nome da Disciplina: Conjuntura Econômica Professor: Fabrício José Missio Código: ECN605 Turma: C2 Horários: Quartas-feiras, 14:00 às 15:40 Pré-requisito: Macroeconomia II (ECN053) Indicadores agregados de atividades econômicas: crescimento do PIB e projeções; desemprego; indicadores de confiança; inflação e política monetária; Contas Públicas; Setor externo; classificação de risco. Indicadores setoriais de atividades econômicas: agricultura, indústria e serviços. Indicadores regionais de atividade econômica. Desempenho da Economia Internacional. A avaliação será constituída por trabalhos (30 pontos) e pela elaboração de um trabalho final que consiste na construção de um boletim de conjuntura econômica (70 pontos). Nome da Disciplina: Economia da Cultura Professora: Ana Flávia Machado Código: ECN605 Turma: C Carga horária: 30h/a Créditos: 2 Horários: Quintas-feiras, 17:00 às 18:40 O curso trata de aspectos relacionados à aplicação de modelo teóricos ao caso da cultura, abordando os temas consumo e fruição de cultura, economia de museus, mercado de trabalho de artistas, valor e formação de preços em Cultura, economia criativa, cultura e território, festivais. Provas e Trabalho.

5 Nome da Disciplina: Sistemas dinâmicos, complexidade e economia. Professor: Leonardo Costa Ribeiro Código: ECN605 Turma: C1 Horários: Quartas-feiras, 19:00 às 20:40 Observação: Turma dividida com Pós-Graduação Revisão conceitual de derivada e integral. Como a matemática lida com sistemas dinâmicos. Interpretação da solução de equações diferenciais. O que são sistemas lineares, caóticos e complexos: conceitos, definições e como quantificá-los. Sistema econômico como um sistema complexo: motivação conceitual e empírica. Transformação de Fourier Fractais e o que eles têm a ver com sistemas complexos. Teoria de redes complexas e seus exemplos na economia. Duas provas Apresentação de um trabalho Nome da Disciplina: Economia da China Professor: Gilberto de Assis Libânio Código: ECN033 Turma: C1 Carga horária: 60horas/aula Créditos: 4 Horários: Terças-feiras, 14:00 às 17:30 Observação: Turma dividida com a Pós-Graduação Esta disciplina é um curso geral de introdução à economia chinesa. Serão apresentados e discutidos alguns dos principais temas relacionados ao processo de desenvolvimento da China. Ênfase particular será dada à análise da economia chinesa atual e às transformações econômicas e sociais observadas nas últimas décadas. Por fim, pretende-se discutir o papel da China na economia mundial, com foco nos efeitos da expansão chinesa sobre a América Latina e, em particular, sobre o Brasil. Resenhas de textos: 20%; Primeira avaliação: 40%; Avaliação final: 40%.

6 Nome da Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados à Economia Social Professora: Ana Hermeto Código: ECN010 Turma: C Horários: Segundas e Sextas-feiras, 09:20-11:00 Este curso abrange alguns modelos econométricos utilizados em análises de economia social tanto do ponto de vista teórico como prático. Os propósitos deste curso de são: (1) apresentar e discutir tipos de modelos microeconométricos úteis para pesquisas e monografias e (2) prover alguma experiência prática na especificação e estimação de modelos econométricos. A ênfase das aulas será em instrumentos para construção e estimação de modelos, modelos ilustrativos clássicos e inovativos baseados nestes instrumentos e aplicações específicas. Os instrumentos de construção dos modelos serão introduzidos e usados cumulativamente, tal que no final do semestre uma ampla variedade de abordagens, métodos e modelos microeconométricos estará disponível. Exercícios Práticos - 60 pts Trabalho Final - 40 pts Nome da Disciplina: Internacionalização da Produção Professor: Ulisses Pereira dos Santos Código: ECN605 Turma: C3 Horários: Terças-feiras, 17:00 às 18:40 O processo histórico de internacionalização produtiva. Empresas Multinacionais, redes de subcontratação e cadeias globais de valor. Internacionalização da produção e desenvolvimento retardatário. Internacionalização produtiva e fluxos internacionais de conhecimento científico e tecnológico. Globalização e reconfigurações do capitalismo industrial. 1 Prova - (30 pts) 2 Seminários - ( pts)

7 Nome da Disciplina: Séries Temporais Professor: Igor Viveiros Código: ECN010 Turma: C2 Horários: Sextas-feiras, 13:30 às 17:00 Observação: Turma dividida com a Pós-Graduação Séries temporais estacionárias e não-estacionárias, Testes de Raíz unitária, modelos ARIMA e SARIMA, Vetores Auto Regressivos, Cointegração e Vetor de Correção de Erros, heterocedasticidade em séries temporais (modelagem ARCH e GARCH). LISTAS DE EXERCÍCIOS: 40 pontos TRABALHO FINAL: 60 pontos Nome da Disciplina: Economia da Ciência e Tecnologia Professor: Márcia Siqueira Rapini Código: ECN034 Turma: C1 Carga horária: 60h/a (30 presenciais e 30 não presenciais) Créditos: 4 Horários: Terças-feiras, 19:00 às 20:40 Painel Histórico sobre ciência e tecnologia. Microeconomia da Inovação. Macroeconomia da Inovação. Indicadores de CTI e Política de CTI. Trabalhos em grupo, resenhas, atividades em sala.

8 Nome da Disciplina: Brasil-Índia: Urbanização e Desenvolvimento Código: ECN034 Turma: TC2 Horários: Segundas e Quintas-feiras, 18:00 às 20:40 Professor: Roberto Luis Monte-Mór Observação: Turma dividida com Pós-Graduação O objetivo da disciplina é explorar as possibilidades e discutir modos alternativos de desenvolvimento a partir das experiências do Brasil e da Índia. Os principais temas a serem tratados são: alternativas de desenvolvimento, teorias pós-coloniais, processos de modernização, aspectos da urbanização contemporânea e pontes de articulação de temas urbano-regionais nos dois países. A disciplina é oferecida conjuntamente para a graduação e a pós-graduação. Trabalho Central do Curso: Serão organizados grupos de alunos que deverão desenvolver estudos sobre alguns temas centrais ligados à temática do curso: a transição do rural ao urbano na Índia e no Brasil; reformas neoliberais; o processo de industrialização na Índia e no Brasil; modelos alternativos de desenvolvimento, etc. Outros temas afins podem ser propostos pelos grupos. Este trabalho vale 60 pontos, distribuídos em duas etapas: 20 pontos para uma primeira apresentação do tema; 40 pontos da apresentação do trabalho final. Os outros 40 pontos serão distribuídos em resenhas e participação em aula. Nome da Disciplina: LUMEs: Planejamento e Cidadania na RMBH Código: ECN033 Turma: TC2 Horários: Sábados, 09:00-12:30 Professor: Roberto Luis Monte-Mor A disciplina tem como foco o envolvimento teórico-prático dos alunos com o programa dos Lumes Lugares de Urbanidade Metropolitana, que integra as propostas do PDDI Plano Metropolitano da RMBH. A proposta é que os alunos se envolvam na elaboração e execução de projetos que fortaleçam o planejamento compartilhado em alguns municípios e comunidades da RMBH. Será ministrada através de módulos teóricos (seminários e aulas dialogadas com foco na temática do planejamento urbano e regional e nos instrumentos: Plano Metropolitano PDDI/RMBH e Macrozoneamento Metropolitano MZ/RMBH) e práticos (trabalhos de campo supervisionados, em equipes multidisciplinares, para ações nos municípios e projetos parceiros dos Lumes). Serão distribuídos 100 pontos ao longo da disciplina, relativos a: Apresentação de Textos Seminários: 40 pontos Avaliação aluno visitas de campo: 20 pontos Trabalho Final: 40 pontos

9 Nome da Disciplina: Macrofinanças, Precificação de Ativos e Finanças Internacionais Código: ECN010 Turma: TC4 Pré-requisito: ECN053, ECN191 Curso: ECN Horários: Quintas e Sextas-feiras, 16:30 às 18:10 Professor: Mauro Sayar Observação: Turma dividida com a Pós-Graduação Não disponibilizada pelo professor Não disponibilizadas pelo professor Nome da Disciplina: Historiografia Econômica de Minas Gerais: "Colônia, Império e República" Código: ECN010 Turma: TC4 Curso: ECN Horários: Terças-feiras, 11:10 às 12:50 Professor: Amilcar Castro Não disponibilizada pelo professor Não disponibilizadas pelo professor Nome da Disciplina: Demografia Econômica Código: POP001 Turma: TC Curso: ECN Horários: Terças-feiras e Quintas-feiras, 11:10 às 12:50 Professor: Não disponibilizada pelo professor Não disponibilizadas pelo professor

10 Nome da Disciplina: População e Raça na Formação Histórica do Brasil Código: POP004 Turma: TC Curso: ECN Horários: Terças-feiras, 15:00 às 18:30 Professor: Não disponibilizada pelo professor Não disponibilizadas pelo professor

Disciplinas Optativas do Curso de Relações Econômicas Internacionais Segundo semestre de 2019

Disciplinas Optativas do Curso de Relações Econômicas Internacionais Segundo semestre de 2019 Disciplinas Optativas do Curso de Relações Econômicas Internacionais Segundo semestre de 2019 INTERNACIONAIS: Refúgio e Proteção Humanitária Código: ECN097 Turma: D Professor: Carolina Moulin Formação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DISCIPLINAS ISOLADAS E ELETIVAS 1 º SEMESTRE DE 2018

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DISCIPLINAS ISOLADAS E ELETIVAS 1 º SEMESTRE DE 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DISCIPLINAS ISOLADAS E ELETIVAS 1 º SEMESTRE DE 2018 1 INÍCIO DO SEMESTRE: 05/03/2018 TÉRMINO DO SEMESTRE: 13/07/2018 PRAZO FINAL DE ENTREGA DAS NOTAS NA SECRETARIA

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DISCIPLINAS ELETIVAS E ISOLADAS 2º SEMESTRE DE 2017 INÍCIO DO SEMESTRE: 01/08/2017 TÉRMINO DO SEMESTRE: 15/12/2017 Prazo final de entrega das notas na Secretaria e

Leia mais

Mapa de oferta por curso

Mapa de oferta por curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Oferta e matrícula Mapa de oferta por curso SEMESTRE: 2018/1 Curso: 12003 CIÊNCIAS ECONÔMICAS CIC044 ANALISE DE BALANCOS 60 CIÊNCIAS ECONÔMICAS CIC TC Teó. 60 Geografia

Leia mais

Mapa de oferta por curso

Mapa de oferta por curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Oferta e matrícula Mapa de oferta por curso SEMESTRE: 2018/2 Curso: 12003 CIÊNCIAS ECONÔMICAS CIC044 ECN010 Cursos demandantes Oft. Id. Tipo ANALISE DE BALANCOS CIÊNCIAS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DISCIPLINAS ISOLADAS E ELETIVAS 1 º SEMESTRE DE 2017 1 INÍCIO DO SEMESTRE: 06/03/2017 TÉRMINO DO SEMESTRE: 14/07/2017 PERÍODO NIVELAMENTO: 30/01/2017 a 06/03/2017

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA 1 o SEMESTRE DE 2018 INÍCIO DO SEMESTRE: 05/03/2018 TÉRMINO DO SEMESTRE: 13/07/2018 1 PERÍODO NIVELAMENTO: 22/01/2018 a 01/03/2018 PRAZO FINAL DE ENTREGA DAS NOTAS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA 2 o SEMESTRE DE 2017 INÍCIO DO SEMESTRE: 02 DE AGOSTO DE 2017 TÉRMINO DO SEMESTRE: 15 DE DEZEMBRO DE 2017 Prazo final de entrega das notas na Secretaria

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA 2 o SEMESTRE DE 2017 INÍCIO DO SEMESTRE: 01 DE AGOSTO DE 2017 TÉRMINO DO SEMESTRE: 15 DE DEZEMBRO DE 2017 Prazo final de entrega das notas na Secretaria e Fechamento

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA 1 o SEMESTRE DE 2019 INÍCIO DO SEMESTRE: 11/03/2019 TÉRMINO DO SEMESTRE: 12/07/2019 1 INÍCIO DO NIVELAMENTO: 21/01/2019 PRAZO FINAL DE ENTREGA DAS NOTAS NA SECRETARIA

Leia mais

Mapa de oferta por curso

Mapa de oferta por curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Oferta e matrícula Mapa de oferta por curso SEMESTRE: 2017/1 Curso: 12003 CIÊNCIAS ECONÔMICAS Atividade acadêmica CAD232 CAD233 CIC044 ECN010 ECN010 FUNDAMENTOS DE

Leia mais

Plano de Estudos. Fundamentos de Economia Economia 6 Semestral 156 ECN11909M

Plano de Estudos. Fundamentos de Economia Economia 6 Semestral 156 ECN11909M Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências Sociais Grau: Mestrado Curso: Economia (cód. 607) 1. o Ano - 1. o Semestre Macroeconomia Economia 6 Semestral 156 ECN11906M Microeconomia Economia 6 Semestral

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA 1 o SEMESTRE DE 2016 INÍCIO DO SEMESTRE: 07/03/2016 TÉRMINO DO SEMESTRE: 08/07/2016 PERÍODO NIVELAMENTO: 28/01 a 26/02/2016 PRAZO FINAL DE ENTREGA DAS NOTAS NA SECRETARIA

Leia mais

Mapa de oferta por curso

Mapa de oferta por curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Oferta e matrícula Mapa de oferta por curso SEMESTRE: 2017/1 Curso: 12005 Atividade acadêmica FILOSOFIA, ATP006 CIENCIA, RELIGIAO E ANTROPOLOGIA, MAGIA DAA T1 Teó.

Leia mais

Mapa de oferta por curso

Mapa de oferta por curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Oferta e matrícula Mapa de oferta por curso SEMESTRE: 2016/1 Curso: 12003 CIC044 ECN010 ECN010 Cursos demandantes Oft. Id. Tipo ANALISE DE BALANCOS CIC TC Teó. População

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Área Econometria MESTRADO PROFISSIONAL EM FINANÇAS OU ECONOMIA 1. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Área Econometria MESTRADO PROFISSIONAL EM FINANÇAS OU ECONOMIA 1. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Área Econometria MESTRADO PROFISSIONAL EM FINANÇAS OU ECONOMIA 1 vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DISCIPLINAS ISOLADAS E ELETIVAS 1 º SEMESTRE DE 2016 INÍCIO DO SEMESTRE: 07/03/2016 TÉRMINO DO SEMESTRE: 08/07/2016 PERÍODO NIVELAMENTO: 28/01 a 26/02/2016 PRAZO FINAL

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase em Macroeconomia Financeira. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase em Macroeconomia Financeira. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase em Macroeconomia Financeira vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental matemático necessário para o

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase em Banking (Economia e Finanças Bancárias) MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA - ÊNFASE BANKING 1.

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase em Banking (Economia e Finanças Bancárias) MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA - ÊNFASE BANKING 1. MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase em Banking (Economia e Finanças Bancárias) MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA - ÊNFASE BANKING 1 vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo

Leia mais

EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Ciências Econômicas.

EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Ciências Econômicas. ANO XXXVI - N 196 11/12/2006 SEÇÃO III PÁG. 14 RESOLUÇÃO Nº. 298/2006 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Ciências Econômicas. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA da UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC FICHA DE DISCIPLINA FICHA DE DISCIPLINA Disciplina Métodos Quantitativos II Código PPGCC Carga Horária 60 Créditos 4 Tipo: Optativa OBJETIVOS Discutir com os alunos um conjunto de instrumentos estatísticos de pesquisa, necessários

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS ECONÔMICAS - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 32.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS ECONÔMICAS - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 32. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:33:57 Curso : CIÊNCIAS

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase Desenvolvimento Sustentável. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase Desenvolvimento Sustentável. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase Desenvolvimento Sustentável vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental matemático necessário para o

Leia mais

AFC. Consultoria Estatística. Treinamento. Modelagem de Séries Temporais para Seguros

AFC. Consultoria Estatística. Treinamento. Modelagem de Séries Temporais para Seguros AFC Consultoria Estatística Treinamento Modelagem de Séries Temporais para Seguros Apresentação Em um cenário onde a dinâmica dos negócios evolui rapidamente e a formação acadêmica dos profissionais não

Leia mais

Júpiter Web - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação

Júpiter Web - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação 0 - Bacharelado em Ciências Econômicas - Bacharelado em Ciências Econômicas Currículo: 0000 ( ativo ) 0() Introdução à Probabilidade e à Estatística I Período de 0/0/00 a //00 Equivale a 000() Estatística

Leia mais

Plano Estudos. ECN7093 Investimentos Internacionais Economia 7.5 Semestral 193

Plano Estudos. ECN7093 Investimentos Internacionais Economia 7.5 Semestral 193 Plano Estudos Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Gestão (cód. 98) Especialidade Finanças 1. o Ano - 1. o Semestre Especialidade Finanças GES7967

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS PERFIL APLICADO

DISCIPLINAS OPTATIVAS PERFIL APLICADO DISCIPLINAS OPTATIVAS PERFIL APLICADO BIG155 - Evolução I Ciência e o impacto atual do darwinismo. Ideias pre-darwinianas da evolução biológica. Histórico do pensamento evolutivo darwininano. Evolucao

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 007/2012 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 007/2012 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 007/2012 CONSEPE Aprova alteração curricular do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG, da Fundação Universidade do Estado

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Área Desenvolvimento Sustentável. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Área Desenvolvimento Sustentável. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Área Desenvolvimento Sustentável vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental matemático necessário para o acompanhamento

Leia mais

MBA Executivo em Mercado de Capitais e Derivativos

MBA Executivo em Mercado de Capitais e Derivativos 1) APRESENTAÇÃO A Escola de Pós Graduação FACAMP e o Instituto Educacional BM&FBOVESPA firmaram parceria para oferecerem diversos cursos de pós graduação. Destinado a profissionais que já atuam no mercado

Leia mais

Horários 2018/1 Administração - Diurno (SLAD)

Horários 2018/1 Administração - Diurno (SLAD) 1º Adm. Diurno 5º Adm. Diurno 3º Adm. Diurno 7º Adm. Diurno 08h-09h50min 10h-11h50min 08h-09h50min 10h-11h50min 08h-09h50min 10h-11h50min 08h-09h50min 10h-11h50min Leitura e Produção Textual Fundamentos

Leia mais

Prezado(a) aluno(a), Segue para conhecimento, cronograma de oferta das disciplinas do Curso de Ciências Econômicas.

Prezado(a) aluno(a), Segue para conhecimento, cronograma de oferta das disciplinas do Curso de Ciências Econômicas. INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E GERENCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Prezado(a) aluno(a), Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2017. Segue para conhecimento, cronograma de oferta das disciplinas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 158, DE 04 DE SETEMBRO DE 2006. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

SEGUNDA-FEIRA 07:30-09:30 TURMA SALA

SEGUNDA-FEIRA 07:30-09:30 TURMA SALA SEGUNDA-FEIRA 07:30-09:30 TURMA SALA CAD003GV TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I A 304 CAD004GV TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II A 307 CAD026GV MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ADMINISTRAÇÃO A 308 CAD033GV

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Ver programa detalhado em anexo. CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

Ver programa detalhado em anexo. CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 2017.2 ECO 1705 ECONOMETRIA II CARGA HORÁRIA TOTAL: XX HORAS CRÉDITOS: 4 PRÉ-REQUISITO(S): ECO1704, ECO1722, ECO1721, MAT1112, MAT1105 OBJETIVOS Completar

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1º Semestre 3RI160 ADMINISTRAÇÃO 4.0 72 0 72 3RI161 DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO 4.0 72 0 72 3RI162 ECONOMIA 4.0 72 0 72 3RI166 ESTUDO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4.0 72 0 72 3RI163 MATEMÁTICA

Leia mais

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.):

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): USCS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE 2018 NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): 1º. SEMESTRE Introdução à Microeconomia 40 Introdução ao Comércio Exterior 40 Introdução

Leia mais

Rua Itapeva 474 5º andar São Paulo SP fgv.br/eesp

Rua Itapeva 474 5º andar São Paulo SP fgv.br/eesp MASTER IN ECONOMICS AND MANAGEMENT O Master in Economics and Management é um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) que tem como objetivo de capacitar seus participantes nas modernas ferramentas

Leia mais

MBA FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO 4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

MBA FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO 4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA MBA FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é proporcionar ao participante os conhecimentos e as técnicas indispensáveis à Gestão Financeira da empresa. Nas últimas décadas, a atuação do executivo

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina DELIBERAÇÃO Câmara de Pós-Graduação Nº 033/2010 Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Economia Empresarial. CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Curso, conforme processo nº 17069/2010;

Leia mais

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72hs TEORIA: 72hs PRÁTICA:

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72hs TEORIA: 72hs PRÁTICA: PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DCC DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA SIGLA: FEC PROFESSOR: Marilei Kroetz E-MAIL: CARGA HORÁRIA TOTAL: 72hs TEORIA: 72hs PRÁTICA: CURSO(S): CIÊNCIAS CONTÁBEIS SEMESTRE/ANO:

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 1/2017 DIVULGA A RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS ECONÔMICAS. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 24.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS ECONÔMICAS. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 24. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:11:59 Curso : CIÊNCIAS

Leia mais

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária Graduação: Administração e Ciências Econômicas Quadro de disciplinas e carga horária 2016 ÍNDICE 1. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO... 3 2. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (Currículo iniciado em 2015) CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇO 102 h/a 1611 Introdução à Contabilidade; Eventos econômicos e seus efeitos sobre

Leia mais

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA Disciplinas, ementas e carga horaria DO CURSO DE Especialização Lato Sensu, Gestão Estratégica nos Agronegócios e suas tecnologias, do campus de Santa Helena de Goias. Matemática financeira 15 Nilcyneia

Leia mais

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é proporcionar ao participante os conhecimentos e as técnicas indispensáveis à Gestão Financeira da empresa. Nas últimas décadas, a atuação do

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 003/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

Projeto Integrador I: Empregabilidade e Administração. Carga Horária do Período

Projeto Integrador I: Empregabilidade e Administração. Carga Horária do Período Currículo Pleno do Curso 1º PERÍODO / h/a ADM 0101 Introdução a Administração ADM 0102 Leitura e Produção de Textos ADM 0103 Macroeconomia ADM 0104 Matemática Aplicada à Negócios ADM 0105 Fundamentos do

Leia mais

Calendário de exames Época Especial de Setembro 1º ciclo e mestrados de continuidade

Calendário de exames Época Especial de Setembro 1º ciclo e mestrados de continuidade Algebra Linear 04-Set 14-16h Amostragem e Inquérito 10-Set 16-18h Análise de Dados Qualitativos (Oficina de Projecto III) 14-Set 14-16h Análise de Dados Quantitativos (Oficina de Projecto IV) 11-Set 10-12h

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 2/2017 DIVULGA A RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

COMUNICADO CEM/CP 2/2017

COMUNICADO CEM/CP 2/2017 COMUNICADO CEM/CP 2/2017 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 21000088 - CIÊNCIA POLÍTICA 4 4 21000089 - EPISTEMOLOGIA E MET DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 4 4 21000090 - HISTÓRIA I 4 4 21000091 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL 4 4 2º Semestre - ECONOMIA POLÍTICA

Leia mais

Horários 2018/2. Administração - Diurno (SLAD) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Alexandre Alexandre Carolina Fleck Rafael Mirailh Mauro

Horários 2018/2. Administração - Diurno (SLAD) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Alexandre Alexandre Carolina Fleck Rafael Mirailh Mauro 8º Adm. Diurno 6º Adm. Diurno 4º Adm. Diurno 2º Adm. Diurno Direito do Trabalho Direito do Trabalho Metodologia Científica Teoria Geral da Administração I Matemática Financeira Alexandre Alexandre Carolina

Leia mais

HORÁRIOS SEMESTRE 2017/1 Clique no link para visualizar o horário da fase correspondente

HORÁRIOS SEMESTRE 2017/1 Clique no link para visualizar o horário da fase correspondente UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HORÁRIOS SEMESTRE 2017/1 Clique no link para visualizar o horário da fase correspondente

Leia mais

RELATÓRIO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS PARA 2018 CURSO 81301: BACHARELADO EM ECONOMIA EMPRESARIAL E CONTROLADORIA

RELATÓRIO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS PARA 2018 CURSO 81301: BACHARELADO EM ECONOMIA EMPRESARIAL E CONTROLADORIA 1 Anexo B - Grupo I RELATÓRIO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS PARA 2018 CURSO 81301: BACHARELADO EM ECONOMIA EMPRESARIAL E CONTROLADORIA PARA O NÚCLEO DE FORMAÇÃO COMUM a) Alteração de Professor responsável REC2700

Leia mais

Horários 2017/1 Administração - Diurno (SLAD)

Horários 2017/1 Administração - Diurno (SLAD) 7º Adm. Diurno 5º Adm. Diurno 3º Adm. Diurno 1º Adm. Diurno 08h-09h50min 10h-11h50min 08h-09h50min 10h-11h50min 08h-09h50min 10h-11h50min 08h-09h50min 10h-11h50min Administração Leitura e Produção Textual

Leia mais

Época Especial - Exames de Setembro. Amostragem e Inquérito Análise de Dados Quantitativos (Oficina de Projecto IV)

Época Especial - Exames de Setembro. Amostragem e Inquérito Análise de Dados Quantitativos (Oficina de Projecto IV) Época Especial - s de Setembro Álgebra Linear Amostragem e Inquérito Análise de Dados Qualitativos (Oficina de Projecto III) Análise de Dados Quantitativos (Oficina de Projecto IV) Análise de Decisão Análise

Leia mais

C O M U N I C A D O. Art.3º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se.

C O M U N I C A D O. Art.3º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se. COMUNICADO CEComp/IT 1/2017 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

MATRIZ DE HORÁRIOS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS (13/08/2018) FINAL SEGUNDO PERÍODO NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1

MATRIZ DE HORÁRIOS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS (13/08/2018) FINAL SEGUNDO PERÍODO NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1 SEGUNDO PERÍODO NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE RELAÇÕES 1 HORÁRIO segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira 18:45-19:00 MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA (MSC. MAURÍCIO BARROS)

Leia mais

PLANO DE ENSINO PRÉ-REQUISITOS:

PLANO DE ENSINO PRÉ-REQUISITOS: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE

Leia mais

ECONOMIA UFJF/GV. Horário 2017/1. Disciplinas Obrigatórias. Primeiro Período

ECONOMIA UFJF/GV. Horário 2017/1. Disciplinas Obrigatórias. Primeiro Período ECONOMIA UFJF/GV Horário 2017/1 Disciplinas Obrigatórias Primeiro Período 07:30 08:30 Introdução à Economia Sociologia I Introdução à Economia Sociologia I ID Turma A * ID Turma B Introdução à Economia

Leia mais

C O M U N I C A D O. Art. 2º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se.

C O M U N I C A D O. Art. 2º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se. COMUNICADO CTADS/IT 1/2017 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

Edital n 860, de 20 de dezembro de Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior

Edital n 860, de 20 de dezembro de Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior Edital n 860, de 20 de dezembro de 2017 Publicado no dou nº 247, de 27 de dezembro de 2017 Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior CCJE

Leia mais

Pós-Graduação em Finanças e Economia: Especialização em Estratégia & Economia. Ementas das Disciplinas

Pós-Graduação em Finanças e Economia: Especialização em Estratégia & Economia. Ementas das Disciplinas Pós-Graduação em Finanças e Economia: Especialização em Estratégia & Economia Ementas das Disciplinas DISCIPLINAS BÁSICAS MATEMÁTICA BÁSICA 30H-AULA O propósito dessa disciplina é alinhar os conhecimentos

Leia mais

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira 12 3326 MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 6752 PESQUISA II: MÉTODOS QUANTITATIVOS V B C. Sociais segunda-feira 18 3734 POLÍTICA

Leia mais

Horários 2018/2. Administração - Diurno (SLAD) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Alexandre Alexandre Carolina Fleck Rafael Mirailh Mauro

Horários 2018/2. Administração - Diurno (SLAD) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Alexandre Alexandre Carolina Fleck Rafael Mirailh Mauro 8º Adm. Diurno 6º Adm. Diurno 4º Adm. Diurno 2º Adm. Diurno Direito do Trabalho Direito do Trabalho Metodologia Científica Teoria Geral da Administração I Matemática Financeira Alexandre Alexandre Carolina

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciências Econômicas BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciências Econômicas BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Ciências Econômicas BACHARELADO 1 Graduação em _ Ciências Econômicas No curso de Ciências Econômicas da Unisinos, os números são uma ferramenta, mas não estão isolados. Aqui, eles

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise

Leia mais

Horários 2017/2. Administração - Diurno (SLAD) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

Horários 2017/2. Administração - Diurno (SLAD) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 8º Adm. Diurno 10h-11h50min 08h-09h50min 6º Adm. Diurno 10h-11h50min 08h-09h50min 4º Adm. Diurno 10h-11h50min 08h-09h50min 2º Adm. Diurno 10h-11h50min 08h-09h50min Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Microeconomia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 011/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

SNP33D90 REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

SNP33D90 REDES NEURAIS ARTIFICIAIS SNP33D90 REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Engenharia Elétrica Prof. Dr. André A. P. Biscaro 2º Semestre de 2017 1. IDENTIFICAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT Disciplina: REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA. RCC6004 Métodos Quantitativos Avançados SEMESTRE: 1º/2017 QUARTAS-FEIRAS: 08:00-12:00 HORAS

PROGRAMA DA DISCIPLINA. RCC6004 Métodos Quantitativos Avançados SEMESTRE: 1º/2017 QUARTAS-FEIRAS: 08:00-12:00 HORAS PROGRAMA DA DISCIPLINA RCC6004 Métodos Quantitativos Avançados SEMESTRE: 1º/2017 QUARTAS-FEIRAS: 08:00-12:00 HORAS Mestrado em Controladoria e contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes mbotelho@usp.br

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

MATUTINO VESPERTINO NOTURNO

MATUTINO VESPERTINO NOTURNO Série: 1ª Período: 1º Turma: 01 Turno: NOTURNO Horário Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sabado MATUTINO 08h00~08h50 08h50~09h40 (06859) INSERÇÃO DO ALUNO NA VIDA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

dezembro, quinta-feira, requerimento optando pela disciplina para a qual será

dezembro, quinta-feira, requerimento optando pela disciplina para a qual será PORTARIA INTERNA DA ESAG N o 123, de 05/12/2017 O DIRETOR GERAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS - ESAG, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC, no uso das atribuições

Leia mais

Matriz curricular do Curso de Graduação em Administração: vigência 2012/1

Matriz curricular do Curso de Graduação em Administração: vigência 2012/1 Matriz curricular do Curso de Graduação em Administração: vigência 2012/1 Fase Teórico Prático Total Teóricas Práticas Prérequisito Departamento 1º 1.1 Psicologia 4-4 - - 72 - Básica 1.2 Filosofia e Ética

Leia mais

Plano de Estudos. 1. o Ano - 1. o Semestre Plano alternativo Curso de Doutoramento Código Nome Área Cientifica ECTS Duração Horas

Plano de Estudos. 1. o Ano - 1. o Semestre Plano alternativo Curso de Doutoramento Código Nome Área Cientifica ECTS Duração Horas Plano de Estudos Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Economia (cód. 439) 1. o Ano - 1. o Semestre Análise Microeconómica Economia 7.5 Semestral 195

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018)

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) 1 Período DISCIPLINA CHS CARGA Teoria Geral da Administração 04 72 Tópicos de Matemática 04 72 Contabilidade Geral 04 72

Leia mais

Edicão Numero 187 de 27/09/2007 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Edicão Numero 187 de 27/09/2007 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Edicão Numero 187 de 27/09/2007 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento EDITAL Nº 2/2007 RETIFICAÇÃO Nº II Fica retificado o Edital nº 002/2007 -

Leia mais

3º PERÍODO - TURMA 2016/02

3º PERÍODO - TURMA 2016/02 27/01/2018 20/01/2018 3º PERÍODO - TURMA 2016/02 HORÁRIO DE PROVAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2017.2 Obs. PROVAS NO SÁBADO. os dias GEP006 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA I Breynner Seminário ou

Leia mais

Anexo. Lista de disciplinas de Opção Limitada Bacharelado em Ciências e Humanidades

Anexo. Lista de disciplinas de Opção Limitada Bacharelado em Ciências e Humanidades Anexo Lista de disciplinas de Opção Limitada Bacharelado em Ciências e Humanidades SIGLA DISCIPLINA T P I ESHR022-14 Abordagens Tradicionais das Relações Internacionais 4 0 4 MCTB001-17 Álgebra Linear

Leia mais

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ - FAEPI ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ - FAEPI ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 1. Introdução à Antropologia 2. Fundamentos Filosóficos 3. Introdução ao Serviço Social 4. Metodologia do Trabalho Científico 5. Português Instrumental 03 45 6. Teorias Sociológicas Clássicas

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Referência: 2017 Curso: Bacharelado em Relações Internacionais DURAÇÃO IDEAL: 08 SEMESTRES 1 o semestre Aula Trabalho Semestral Anual DFD0125 Instituições de Direito BRI0060 Fundamentos

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la à prática

Leia mais

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 105/ CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 007/2012 CONSEPE)

RESOLUÇÃO N 105/ CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 007/2012 CONSEPE) RESOLUÇÃO N 105/2007 - CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 007/2012 CONSEPE) Aprova reforma curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, com linha de formação em Economia de Empresas, do Centro

Leia mais

Horários 2019/2. Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis. Carolina Fleck Thadeu Thadeu Amanda Mauro Modelagem e Análise de Decisão

Horários 2019/2. Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis. Carolina Fleck Thadeu Thadeu Amanda Mauro Modelagem e Análise de Decisão 8º Adm. Diurno 10h- 11h50min 08h- 09h50min 6º Adm. Diurno 10h- 11h50min 08h- 09h50min 08h- 09h50min 4º Adm. Diurno 10h- 11h50min 08h- 09h50min 2º Adm. Diurno 10h-11h50min Horários 2019/2 Administração

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS. Grade Horária para o segundo semestre de 2016

DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS. Grade Horária para o segundo semestre de 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS Grade Horária para o segundo semestre de 2016 Disciplinas obrigatórias em negrito;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de 2012-01 1 Informática Básica 2 38 2 32 1 Pesquisa

Leia mais

Curso: ADMINISTRAÇÃO Curriculo: 0004-B1 DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT

Curso: ADMINISTRAÇÃO Curriculo: 0004-B1 DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT Curriculo: 0004-B1 GR02846 GR02847 GR02848 GR02849 GR02850 GR02851 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Contabilidade Empresarial 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2018 Economia 72.00 Não ofertada no 2º

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS ESAG

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS ESAG PORTARIA INTERNA DA ESAG N o 036, de 23/06/2017 O DIRETOR GERAL DO E SOCIOECONÔMICAS - ESAG, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 65º, inciso

Leia mais