RELATÓRIO PROJETO GOTA D ÁGUA 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO PROJETO GOTA D ÁGUA 2016"

Transcrição

1 RELATÓRIO PROJETO GOTA D ÁGUA 2016 Americana, 12 de dezembro de 2016.

2 Programa de Educação e Sensibilização Ambiental Consórcio PCJ INTRODUÇÃO O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. As atividades e ações da entidade são desenvolvidas pelos seus programas, dentre eles o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, que tem contribuído para a compreensão e implantação do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos na região, com metodologias diferenciadas, linguagem acessível e estudos do meio, através do espírito de trabalho em rede e de troca de experiências. Dentre os projetos em andamento pelo referido programa, destaca-se a SEMANA DA ÁGUA, que há mais de 20 anos busca incentivar os agentes locais de bacias hidrográficas organizarem estruturas e recursos financeiros para resolverem seus problemas ambientais. Desenvolvido desde 1994, o projeto já envolveu cerca de 4 milhões de pessoas de forma direta e indireta, dentre elas crianças, jovens e adultos. Em 2015, o Projeto Semana da Água foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do Projeto Gota d Água. O objetivo dessa alteração foi de intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática, sensibilizando a sociedade e os dirigentes políticos sobre a importância da Educação Ambiental voltada à Gestão dos Recursos Hídricos. TEMÁTICA 2016 O Projeto Gota d Água de 2016, cujo tema foi #MultipliqueCadaGota, teve como objetivo a execução de ações efetivas visando o uso consciente da água nos municípios participantes, através do planejamento de ações conjuntas, entre os diversos setores da sociedade, que estejam voltadas à gestão e preservação dos recursos hídricos, agindo localmente e pensando globalmente. Foram abordadas, de forma específica, a importância dos Planos Municipais de Recursos Hídricos e as discussões para a renovação da outorga do Sistema Cantareira. A abertura do projeto foi realizada no dia 16 de fevereiro de 2016 no Parque da Cidade de Jundiaí/SP (Figuras 1 e 2). Estiveram presentes 74 participantes de diversos municípios das Bacias PCJ. A abertura oficial foi realizada pelo anfitrião do evento: o Sr. Aray Martinho, da DAE Jundiaí. Nessa ocasião, foram apresentados os temas e o cronograma das atividades para o ano, além de realizada uma roda de conversa que contou com a presenças do Educador Ambiental da Iandé, Cristiano Pastor, do Coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, Tiago Georgetti, e das educadoras do município de Bragança Paulista, Fernanda Battazza Batista e Maria Cristina Muñoz Franco.

3 Figuras 1 e 2: Abertura do Projeto, em Jundiaí/SP. Durante o ano, foram realizados diversos encontros visando preparar os educadores para os trabalhos de multiplicação dos conhecimentos adquiridos com os alunos. O segundo encontro do Projeto Gota d Água foi realizado no município de Americana/SP no dia 31 de março, abordando o tema A gestão da água nas Bacias PCJ: Antecedentes, Perspectivas e Desafios (Figuras 3 e 4). Figura 3 e 4: Encontro sobre A Gestão da Água nas Bacias PCJ, em Americana/SP. Em seguida, os participantes do projeto foram incentivados a participarem do Ciclo de Encontros Água e Cidadania: Vamos conversar sobre o nosso município?. No dia 28 de abril foi realizado o primeiro encontro do ciclo, sobre Água e Saúde, no município de Piracicaba/SP (Figuras 5 e 6). No dia 05 de maio, o segundo encontro teve como tema Água e Planejamento Urbano e foi realizado no município de Campinas/SP (Figuras 7 e 8). O terceiro encontro foi realizado em Bragança Paulista/SP, e teve como tema Água e o Uso do Solo (Figuras 09 e 10). Por fim, o último encontro deste ciclo de debates foi realizado novamente em Piracicaba, no dia 02 de junho, e buscou apresentar os resultados dos encontros anteriores, e debater possíveis ações conjuntas que propiciem o envolvimento da população na criação dos diversos planos municipais, em especial, os relacionados à gestão dos recursos hídricos (Figuras 11 e 12).

4 Figuras 5 e 6: Primeiro encontro sobre Água e Saúde, em Piracicaba/SP. Figuras 7 e 8: Encontro Água e Planejamento Urbano, em Campinas/SP. Figuras 9 e 10: Encontro Água e Uso do Solo, em Bragança Paulista/SP. Figuras 11 e 12: Workshop Final Água e Cidadania, em Piracicaba/SP.

5 Após o período das férias de julho, foram realizadas oficinas visando incentivar a inscrição de projetos para a premiação Destaques do Ano, oferecida pelo Consórcio PCJ, com o objetivo de reconhecer as melhores práticas de educação ambiental desenvolvidas na região. A primeira oficina foi realizada no dia 03 de agosto, no município de Bragança Paulista (Figuras 13 e 14), a segunda foi realizada no dia 17 de agosto, em Vinhedo/SP (Figuras 15 e 16), e a terceira no dia 31 de agosto, em Rio Claro/SP (Figuras 17 e 18). Figuras 13 e 14: Oficina realizada em Bragança Paulista/SP. Figuras 15 e 16: Oficina realizada em Vinhedo/SP. Figuras 17 e 18: Oficina realizada em Rio Claro/SP. No dia 22 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, foi realizada uma palestra sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), em Camanducaia/MG, em parceria com o Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, coordenado pelo Eng. Guilherme Valarini, e com o apoio do Instituto Estadual de Florestas/APA Fernão Dias, de Minas Gerais (Figuras 19 e 20).

6 Figuras 19 e 20: Encontro sobre PSA em Camanducaia/MG. O encerramento das atividades ocorreu no dia 30 de novembro, durante o Seminário Regional de Avaliação do Projeto Gota d Água 2016, realizado no Museu da Água de Indaiatuba/SP, quando também foi realizada a premiação dos projetos que foram destaques do ano (Figuras 21 e 22). Ao todo, 20 municípios inscreveram suas inciativas para premiação, sendo que cinco foram premiados como Destaques do Ano, a saber: Bragança Paulista, com o projeto Sala Verde - Educação ambiental e tecnologia: de mãos dadas para um futuro sustentável ; Itatiba, com a iniciativa Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Ambiental de Itatiba ; Limeira, com o seu Programa de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino ; Rio Claro, com o projeto Conhecendo Nossos Problemas ; e Vinhedo, com o Projeto Águas de Vinhedo (Figura 23). Figuras 21 e 22: Participantes do Seminário de Avaliação, no Museu da Água de Indaiatuba/SP. Após o debate de avaliação do projeto deste ano realizado com os participantes, cada um dos Destaques pôde realizar apresentação de 10 minutos a todos os presentes no Seminário sobre o seu projeto e os resultados alcançados. Em seguida, os participantes do Projeto Gota d Água realizaram avaliação das propostas apresentadas, tendo como base os preceitos de atendimento ao tema do ano, execução e replicação do projeto, e elegeram aquele que foi o grande destaque de 2016 para receber o troféu Sua Gota Faz a Diferença. O projeto escolhido foi o executado pelo município de Limeira/SP (Figura 24). Limeira se destacou por atender plenamente a proposta de tema do ano do Projeto do Consórcio PCJ, e por aperfeiçoar o Programa de Educação Ambiental no município, ao implementar ações desse teor na proposta político pedagógica das instituições escolares. A iniciativa atingiu alunos e envolveu professores.

7 Figuras 23 e 24: Destaques do ano, e premiação Sua gota faz a diferença para Limeira/SP. Além dos Destaques do Ano, o Consórcio PCJ concedeu certificado de Menção Honrosa aos Municípios de: Atibaia, pelo projeto I Mostra Curta Ambiental e A importância do Córrego Onofre; Campinas e SANASA, pelo projeto Saberes das Bacias PCJ - Diálogos Sobre os Recursos Hídricos: da Abundância à Crise ; Hortolândia, pelo projeto Gota d'água #MultipliqueCadaGota ; Jaguariúna, devido ao Projeto Big Bag ; e ao município de Piracicaba e à concessionária Águas do Mirante, pela iniciativa Recursos hídricos e saneamento (Figura 25). Também foram homenageados os educadores com maior assiduidade às capacitações do projeto do Consórcio PCJ nesse ano, com a entrega do certificado de Mérito Ambiental a: Carlos Henrique Rocha Alves, da Prefeitura Vinhedo, Erica Cristina Franco Molon, da Prefeitura de Valinhos, Josiane Ignácio Biagio e Maiza Aparecida Passoni da Prefeitura Nova Odessa (Figura 26). Figuras 25 e 26: Menções honrosas aos municípios e Mérito ambiental aos educadores. Participaram das capacitações oferecidas pelo Consórcio PCJ durante o ano de 2016 cerca de 300 pessoas, dentre educadores, vereadores, técnicos dos serviços de água e das secretarias de meio ambiente, entre outros. Esses educadores, a maioria composta por agentes de interlocução dos municípios participantes, multiplicaram os conhecimentos adquiridos a professores da educação infantil e do ensino fundamental e médio, que por sua vez, conseguiram envolver alunos das redes de ensino pública e particular (informações preliminares). Segue abaixo o resultado alcançado por cada município participante da Semana da Água durante o ano de 2016:

8 Municípios Educadores Alunos Total Americana 29* 100* 129* Amparo Atibaia Bom Jesus dos Perdões * 2667 Bragança Paulista Camanducaia Campinas/SANASA Cordeirópolis Cosmópolis DRE Bragança Paulista Extrema * 6350 Holambra 60* 220* 280* Hortolândia Itatiba 2* 14000* Jaguariúna Limeira Louveira Nova Odessa Piracicaba 1* Rio Claro Santa Bárbara d'oeste Santa Gertrudes Sumaré 1* 100* 101 Valinhos 2* Vinhedo * 5588 Total (22 municípios e DRE) * dados incompletos PRÓXIMOS PASSOS Em 2017, o Projeto Gota d Água terá o tema Compartilhando Caminhos para Brasília 2018, visto que o Fórum Mundial da Água será realizado em Brasília/DF, em março de Serão realizados encontros sobre a participação brasileira no maior evento sobre água do mundo, seminários que abordarão os assuntos de abrangência internacional que envolvem a questão da água, assim como oficinas com sugestões de atividades para serem aplicadas tanto sala de aula quanto com a comunidade em geral. Para mais informações sobre o Fórum Mundial da Água 2018, sugerimos que acessem o site do Consórcio PCJ ( assim como o site oficial do evento, em português ( Durante todo o ano, permaneceremos à disposição para esclarecimentos de dúvidas e auxílio, através do telefone (19) ou ambiental@agua.org.br. Desejamos a todos um ótimo 2017, repleto de felicidades e realizações, e esperamos revê-los em breve! SECRETARIA EXECUTIVA CONSÓRCIO PCJ

RELATÓRIO PROJETO GOTA D ÁGUA 2017 COMPARTILHANDO CAMINHOS PARA BRASÍLIA 2018

RELATÓRIO PROJETO GOTA D ÁGUA 2017 COMPARTILHANDO CAMINHOS PARA BRASÍLIA 2018 RELATÓRIO PROJETO GOTA D ÁGUA 2017 COMPARTILHANDO CAMINHOS PARA BRASÍLIA 2018 Americana, 04 de janeiro de 2018 Programa de Educação e Sensibilização Ambiental Consórcio PCJ INTRODUÇÃO O Consórcio Intermunicipal

Leia mais

Projeto Gota d Água: # Preserve Cada Gota

Projeto Gota d Água: # Preserve Cada Gota Projeto Gota d Água: # Preserve Cada Gota Projeto Gota d Água 2016 16/02 Abertura 18/03 A gestão da água nas Bacias PCJ 28/04 Encontro PMRH: Água e Cidadania (Piracicaba) 05 e 12/05 Encontros PMRH: Água

Leia mais

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Projeto de capacitação com foco na sensibilização e conscientização voltado à racionalização do uso da água Contrato FEHIDRO

Leia mais

Projeto Gota d Água 2018: ECOTURISMO para o Desenvolvimento Sustentável das Bacias PCJ

Projeto Gota d Água 2018: ECOTURISMO para o Desenvolvimento Sustentável das Bacias PCJ Projeto Gota d Água 2018: ECOTURISMO para o Desenvolvimento Sustentável das Bacias PCJ AVALIAÇÃO DO PROJETO Que bom! Que tal? Que pena... Formulário para avaliação: https://goo.gl/forms/gpz8qm21bj9ws6rv2

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DO CONSÓRCIO PCJ

CALENDÁRIO 2014 INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DO CONSÓRCIO PCJ CALENDÁRIO 2014 INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DO CONSÓRCIO PCJ SORTEIO: TABLET SORTEIO: BRINDES DESTAQUES DO ANO - 2013 DESTAQUES DO ANO - 2013 Prefeitura Municipal de Bragança Paulista Problemática

Leia mais

2. CARACTERIZAÇÃO DAS BACIAS

2. CARACTERIZAÇÃO DAS BACIAS 2. CARACTERIZAÇÃO DAS BACIAS 2.1. Caracterização geral A área de abrangência dos estudos, apresentada no Desenho 1, é de 15.303,67 km 2 e contem as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba (incluindo as

Leia mais

Sistema Cantareira: #Compartilhando Desafios Cronograma do Projeto

Sistema Cantareira: #Compartilhando Desafios Cronograma do Projeto Sistema Cantareira: #Compartilhando Desafios Cronograma do Projeto 25/04 Abertura da Semana da Água 2013. 09/05 Definição de bacia hidrográfica e oficinas didáticas com os educadores. 21 /05 Visita técnica

Leia mais

COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS

COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS 2018 TODOS PELA ÁGUA: Formação do rio Piracicaba em Americana (junção dos rios Atibaia e Jaguari) 1 BACIAS PCJ CORUMBATAÍ Analândia RioCorumbataí JAGUARI CORUMBATAÍ

Leia mais

Projeto Gota d Água: # Preserve Cada Gota

Projeto Gota d Água: # Preserve Cada Gota Projeto Gota d Água: # Preserve Cada Gota O projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios. Projeto Gota d Água

Leia mais

Quem somos NOSSA VISÃO NOSSA MISSÃO NOSSOS VALORES. (19) (19) /ConsorcioPCJ /consorcio_pcj /ConsorcioPCJ

Quem somos NOSSA VISÃO NOSSA MISSÃO NOSSOS VALORES. (19) (19) /ConsorcioPCJ /consorcio_pcj /ConsorcioPCJ Quem somos Fundado 1989, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, líder no gerenciamento de recursos hídricos

Leia mais

Resultado da Dança de Salão

Resultado da Dança de Salão Categoria B - Grupo II Inscritos a partir de 70 anos nasc. 1945, 1944, 1943... 1 Amparo 5 2 Araras 6 3 Atibaia 7 4 Bragança Paulista 8 Mococa Nova Odessa São Pedro Amparo Araras Atibaia Mococa 1 Bragança

Leia mais

Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos. Bacias PCJ

Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos. Bacias PCJ Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos Bacias PCJ - CONCEPÇÃO: O Projeto Espaços Eco Hídricos Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos

Leia mais

Comunicado da Chefia. Resultados. Dia 06 de abril de Domingo. Bocha. Malha. Voleibol Feminino A. Voleibol Feminino B. Voleibol Masculino A

Comunicado da Chefia. Resultados. Dia 06 de abril de Domingo. Bocha. Malha. Voleibol Feminino A. Voleibol Feminino B. Voleibol Masculino A Comunicado da Chefia PM de Capivari Oficio s/n de 06 de abril de 204 PM de Capivari Oficio s/n de 06 de abril de 204 PM de Capivari Oficio s/n de 06 de abril de 204 PM de Capivari Oficio s/n de 06 de abril

Leia mais

SISTEMA CANTAREIRA : Reservatório Jaguari, abril, 2014 ÁGUA : E AGORA?

SISTEMA CANTAREIRA : Reservatório Jaguari, abril, 2014 ÁGUA : E AGORA? SISTEMA CANTAREIRA : Reservatório Jaguari, abril, 2014 ÁGUA : E AGORA? COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS REGIÕES AFETADAS Sistema Cantareira (operação normal) 5m3/s para bacia Piracicaba 31 m3/s para RMSP

Leia mais

RELATÓRIO SEMANA DA ÁGUA 2013

RELATÓRIO SEMANA DA ÁGUA 2013 RELATÓRIO SEMANA DA ÁGUA 2013 Sistema Cantareira: Compartilhando Desafios Programa de Educação e Sensibilização Ambiental Consórcio PCJ INTRODUÇÃO O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba,

Leia mais

SALA DE SITUAÇÃO PCJ

SALA DE SITUAÇÃO PCJ Boletim Mensal da Sala de Situação PCJ Novembro/2011 DADOS PLUVIOMÉTRICOS DAS BACIAS PCJ Mapa das Bacias PCJ com a localização dos Postos do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro)

Leia mais

ABERTURA Projeto Gota d Água 2018

ABERTURA Projeto Gota d Água 2018 ABERTURA Projeto Gota d Água 2018 Projeto Gota d Água: # Preserve Cada Gota O projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos

Leia mais

Lei nº 7.663, de 30/12/91 (Estadual Paulista)

Lei nº 7.663, de 30/12/91 (Estadual Paulista) Apresentação: Histórico da implantação da Fundação Agência das Bacias PCJ Lei nº 7.663, de 30/12/91 (Estadual Paulista) Estabelece normas de orientação à Política Estadual de Recursos Hídricos bem como

Leia mais

PLANO DE APLICAÇÃO PROJETOS RELATÓRIO ANA FEHIDRO , ,78 0,00% 1.02 Não- reembolsável

PLANO DE APLICAÇÃO PROJETOS RELATÓRIO ANA FEHIDRO , ,78 0,00% 1.02 Não- reembolsável PLANO DE APLICAÇÃO Relatório anual de acompanhamento das ações executadas com recursos das Cobranças Federal e Estadual Paulista e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, em 2012 PROJETOS 2012

Leia mais

Novo estudo mostra que água perdida nos sistemas de distribuição agravam as crises hídricas e poderiam abastecer milhões de pessoas

Novo estudo mostra que água perdida nos sistemas de distribuição agravam as crises hídricas e poderiam abastecer milhões de pessoas Novo estudo mostra que água perdida nos sistemas de distribuição agravam as crises hídricas e poderiam abastecer milhões de pessoas Rede Brasil do Pacto Global e Instituto Trata Brasil avaliam as perdas

Leia mais

INDICADOR 1 - DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES INDICADOR 1A CONTEÚDO DISPONIBILIZADO E ATUALIZADO NA PÁGINA ELETRÔNICA DO COMITÊ OU DA CONTRATADA

INDICADOR 1 - DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES INDICADOR 1A CONTEÚDO DISPONIBILIZADO E ATUALIZADO NA PÁGINA ELETRÔNICA DO COMITÊ OU DA CONTRATADA Primeiro Termo Aditivo - Contrato nº 003/ANA/2011 INDICADOR 1 - DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES INDICADOR 1A CONTEÚDO DISPONIBILIZADO E ATUALIZADO NA PÁGINA ELETRÔNICA DO COMITÊ OU DA CONTRATADA INDICADOR

Leia mais

CAPACITAÇÃO REGIONAL OPORTUNIDADES E REALIDADES DAS BACIAS PCJ

CAPACITAÇÃO REGIONAL OPORTUNIDADES E REALIDADES DAS BACIAS PCJ CAPACITAÇÃO REGIONAL OPORTUNIDADES E REALIDADES DAS BACIAS PCJ AS BACIAS PCJ CARACTERIZAÇÃO DAS BACIAS PCJ Área = 15.304 km² (SP: 14.138 km² = 92,6% + MG: 1.166 km² = 7,4%) Municípios com sede na região

Leia mais

Deliberação dos Comitês PCJ nº 043/09, de 28/08/2009

Deliberação dos Comitês PCJ nº 043/09, de 28/08/2009 Criados e instalados segundo a Lei Estadual (SP) n o 7.663/9(CBH-PCJ), a Lei Federal n o 9.433/97 (PCJ FEDERAL) e a Lei Estadual (MG) nº 3.99/99 (CBH-PJ) Deliberação dos nº 043/09, de 28/08/2009 Hierarquização

Leia mais

UF Município Sede: Nome do Ente Parceiro: Esfera de Poder: Cargo da Autoridade:

UF Município Sede: Nome do Ente Parceiro: Esfera de Poder: Cargo da Autoridade: Águas da Prata Prefeitura Municipal Poder Executivo Municipal Prefeito Municipal 15/08/2013 Altinópolis Prefeitura Municipal Poder Executivo Municipal Prefeito Municipal 06/08/2013 Americana Prefeitura

Leia mais

PROCESSO ELEITORAL DE 2019

PROCESSO ELEITORAL DE 2019 LISTA 2 Segmento Organizações Civis RELAÇÃO DAS ENTIDADES CIVIS PREVIAMENTE HABILITADAS AO PROCESSO ELEITORAL DOS COMITÊS PCJ (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL) ELEIÇÕES 2019 MANDATO 2019-2021 Setor: universidades,

Leia mais

GUILHERME FERNANDO PENTEADO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS VISANDO A MANUTENÇÃO DO SITE DA AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ RELATÓRIO 4

GUILHERME FERNANDO PENTEADO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS VISANDO A MANUTENÇÃO DO SITE DA AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ RELATÓRIO 4 GUILHERME FERNANDO PENTEADO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS VISANDO A MANUTENÇÃO DO SITE DA AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ RELATÓRIO 4 Piracicaba 12 de Abril de 2010 1 CONTRATO AGÊNCIA PCJ Nº 03/09 CONTRATANTE: CONSÓRCIO

Leia mais

24/01/2015. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Talita Cassieri

24/01/2015. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Talita Cassieri 24/01/2015 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Carla Ávila Ísis Franco Talita Cassieri Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 23/01/2015 7h00min às 24/01/2015

Leia mais

1. INTRODUÇÃO O CONSÓRCIO PCJ A PETROBRAS REPLAN (REFINARIA DE PAULÍNIA) AÇÕES PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA...

1. INTRODUÇÃO O CONSÓRCIO PCJ A PETROBRAS REPLAN (REFINARIA DE PAULÍNIA) AÇÕES PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA... Sumário 1. INTRODUÇÃO... 5 2. O CONSÓRCIO PCJ... 7 3. A PETROBRAS... 13 3.1. REPLAN (REFINARIA DE PAULÍNIA)... 13 4. AÇÕES PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA... 15 4.1. OBJETIVO DO PROJETO... 15 4.2. JUSTIFICATIVA...

Leia mais

2º Workshop Programa de PSA com foco em recursos hídricos do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul - CEIVAP

2º Workshop Programa de PSA com foco em recursos hídricos do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul - CEIVAP 2º Workshop Programa de PSA com foco em recursos hídricos do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul - CEIVAP Resende, 23 de maio de 2018 Bacias PCJ Piracicaba, Capivari e Jundiaí Plano das

Leia mais

Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos membros do Comitê

Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos membros do Comitê Caracterização dos Aspectos Históricos de Ocupação e Organização Social da Bacia Objetivos Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos

Leia mais

PREFEITURA EXTREMA PATRÍCIA OMURA

PREFEITURA EXTREMA PATRÍCIA OMURA PREFEITURA EXTREMA PATRÍCIA OMURA LEGISLAÇÕES 1.Educação Ambiental - 1997 - PNEA - 9.795/1999 2.Gestão de Resíduos Sólidos - 2000 - PNRS - 12.305/2010 3.PSA - 2005 1ª Lei Municipal - Novo Código Florestal

Leia mais

30/06/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

30/06/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 30/06/2018 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 29/06/2018 7h00min às 30/06/2018 7h00min Rede telemétrica do SAISP Nomenclatura

Leia mais

INDICADOR 1A-5 - PLANO DE APLICAÇÃO

INDICADOR 1A-5 - PLANO DE APLICAÇÃO INDICADOR 1A-5 - PLANO DE APLICAÇÃO Relatório anual de acompanhamento das ações executadas com recursos das Cobranças Federal, Estadual Paulista e Fundo Esdual de Recursos Hidricos - FEHIDRO 2013 FUNDO

Leia mais

03/07/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

03/07/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 03/07/2018 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 02/07/2018 7h00min às 03/07/2018 7h00min Rede telemétrica do SAISP Nomenclatura

Leia mais

DISPONIBILIDADE HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA PARA A BACIA DOS RIOS PIRACICABA CAPIVARI E JUNDIAÍ. Crise da água: desafios e soluções

DISPONIBILIDADE HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA PARA A BACIA DOS RIOS PIRACICABA CAPIVARI E JUNDIAÍ. Crise da água: desafios e soluções DISPONIBILIDADE HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA PARA A BACIA DOS RIOS PIRACICABA CAPIVARI E JUNDIAÍ Crise da água: desafios e soluções 03 de Junho de 2014. Água no Mundo LOCAL Volume (km 3 ) Percentagem

Leia mais

período de 2013 a 2014 Relatório Final. CONTRATANTE: FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ.

período de 2013 a 2014 Relatório Final. CONTRATANTE: FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ. Monitoramento e acompanhamento das metas do Plano de Bacias 2010-2020, nas ações relacionadas ao esgotamento sanitário para o período de 2013 a 2014 Relatório Final. CONTRATANTE: FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS

Leia mais

período de 2015 Relatório Final. CONTRATANTE: FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ.

período de 2015 Relatório Final. CONTRATANTE: FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ. Monitoramento e acompanhamento das metas do Plano de Bacias 2010-2020, nas ações relacionadas ao esgotamento sanitário para o período de 2015 Relatório Final. CONTRATANTE: FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS

Leia mais

Araras 10 x 0 Engenheiro Coelho

Araras 10 x 0 Engenheiro Coelho Resultados dia 12 de julho de 2017 - quarta-feira Damas - 21 1ª Rodada Ordem de Emparceiramento 1 Araras 3 Engenheiro Coelho 2 Sumaré Araras 10 0 Engenheiro Coelho Classificação após 1ª Rodada 1º Araras

Leia mais

INDICADOR 1 DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES 1A 5 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL

INDICADOR 1 DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES 1A 5 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL 1º TRIMESTRE DE 2019 CONTRATO GESTÃO Nº 003/ANA/2011 EXECÍCIO 2019 INDICADOR 1 DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES 1A 5 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL COMPENSAÇÃO FINANCEIRA/ROYALTIES Deliberação Tomador Objeto

Leia mais

EXECUÇÃO EQUIPE TÉCNICA

EXECUÇÃO EQUIPE TÉCNICA EXECUÇÃO IRRIGART - ENGENHARIA E CONSULTORIA EM RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE LTDA. CNPJ: 03.427.949/0001-60 CREA-SP: 1176075 Endereço: Rua Alfredo Guedes, 1949 Sala 709 Bairro: Higienópolis. CEP:

Leia mais

Gestão metropolitana e a Macrometrópole Paulista. Planejamento Urbano e Regional Disciplina º semestre Abril de 2013

Gestão metropolitana e a Macrometrópole Paulista. Planejamento Urbano e Regional Disciplina º semestre Abril de 2013 Gestão metropolitana e a Macrometrópole Paulista Planejamento Urbano e Regional Disciplina 084005 8º semestre Abril de 2013 Gestão metropolitana Regiões metropolitanas Constituição de 1967 e Emenda Constitucional

Leia mais

INDICADOR 2A - PLANEJAMENTO E GESTÃO INDICADOR 2A 2 - PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL

INDICADOR 2A - PLANEJAMENTO E GESTÃO INDICADOR 2A 2 - PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL INDICADOR 2A PLANEJAMENTO E GESTÃO INDICADOR 2A 2 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL Relatório anual de acompanhamento das ações executadas com recursos da Cobrança Federal PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL 2013

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS A POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS A POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS A POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO IV Fórum de Recursos Hídricos CRQ IV Região São Paulo, 2016 Cenário dos anos 1970 (Brasil) Rio Piracicaba (Estiagem,)

Leia mais

RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC

RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DAS BACIAS PCJ RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC Secretaria Executiva DIFERENÇAS ENTRE: COMITÊ DE BACIA, AGÊNCIA DE ÁGUA E CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CONCEITO DE COMITÊ DE BACIA

Leia mais

08/12/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

08/12/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 08/12/2018 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 07/12/2018 7h00min às 08/12/2018 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

17/02/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

17/02/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 17/02/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 16/02/2019 7h00min às 17/02/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

02/02/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

02/02/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 02/02/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 01/02/2019 7h00min às 02/02/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

06/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

06/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 06/01/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 05/01/2019 7h00min às 06/01/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

VALOR PREVISTO NO PAP (mil R$) PROGRAMAS / PROJETOS DO PAP AÇÕES STATUS INFORMAÇÕES OBJETO ETAPAS ITEM

VALOR PREVISTO NO PAP (mil R$) PROGRAMAS / PROJETOS DO PAP AÇÕES STATUS INFORMAÇÕES OBJETO ETAPAS ITEM INDICADOR 2A PLANEJAMENTO E GESTÃO INDICADOR 2A 2 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL Relatório anual de acompanhamento das ações executadas com recursos da Cobrança Federal PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL 2013

Leia mais

DISPONIBILIDADE HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA PARA A BACIA DOS RIOS PIRACICABA CAPIVARI E JUNDIAÍ. CIESP CAMPINAS 17 DE Julho 2014

DISPONIBILIDADE HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA PARA A BACIA DOS RIOS PIRACICABA CAPIVARI E JUNDIAÍ. CIESP CAMPINAS 17 DE Julho 2014 DISPONIBILIDADE HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA PARA A BACIA DOS RIOS PIRACICABA CAPIVARI E JUNDIAÍ CIESP CAMPINAS 17 DE Julho 2014 Água no Mundo LOCAL Volume (km 3 ) Percentagem de Água (%) Água Total Água

Leia mais

SALA DE SITUAÇÃO PCJ. Boletim Mensal. Janeiro/2016

SALA DE SITUAÇÃO PCJ. Boletim Mensal. Janeiro/2016 Boletim Mensal Janeiro/2016 DADOS PLUVIOMÉTRICOS DAS BACIAS PCJ Nomenclatura no mapa Postos Ciiagro Estatísticas de chuva do mês de janeiro dos postos pluviométricos do CIIAGRO Chuva em janeiro de 2016

Leia mais

22/12/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

22/12/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 22/12/2018 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 21/12/2018 7h00min às 22/12/2018 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

1. INTRODUÇÃO O CONSÓRCIO PCJ A PETROBRAS REPLAN (REFINARIA DE PAULÍNIA) PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

1. INTRODUÇÃO O CONSÓRCIO PCJ A PETROBRAS REPLAN (REFINARIA DE PAULÍNIA) PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL... 2 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 5 2. O CONSÓRCIO PCJ... 7 3. A PETROBRAS... 11 3.1. REPLAN (REFINARIA DE PAULÍNIA)... 11 4. PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL... 13 4.1. OBJETIVO DO PROJETO... 13 4.2. JUSTIFICATIVA...

Leia mais

08/06/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

08/06/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 08/06/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 07/06/2019 7h00min às 08/06/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

PROGRAMAS DE REUSO DE ÁGUA NAS BACIAS PCJ. Sergio Razera Diretor Presidente Fundação Agência das Bacias PCJ

PROGRAMAS DE REUSO DE ÁGUA NAS BACIAS PCJ. Sergio Razera Diretor Presidente Fundação Agência das Bacias PCJ PROGRAMAS DE REUSO DE ÁGUA NAS BACIAS PCJ Sergio Razera Diretor Presidente Fundação Agência das Bacias PCJ 16º Encontro Técnico de Alto Nível: Reúso de Água EPUSP, 07 de novembro de 2016 CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

02/02/2017. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

02/02/2017. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 02/02/2017 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 22222222222222 Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 01/02/2017 7h00min às 02/02/2017 7h00min Nomenclatura no

Leia mais

Valor Pleiteado (R$) Valor Contrap. (R$) , , ,75 5,5% CT-SA CLASSIFICADO

Valor Pleiteado (R$) Valor Contrap. (R$) , , ,75 5,5% CT-SA CLASSIFICADO 1 4980 Não reembolsável Rafard Implantação do Coletor Tronco de Esgoto no município de Rafard 3 3.1 1.977.270,31 114.366,44 2.091.636,75 5,5 CT-SA CLASSIFICADO 2 4982 Não reembolsável Louveira Implantação

Leia mais

11/08/2016. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

11/08/2016. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 11/08/2016 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 10/08/2016 7h00min às 11/08/2016 7h00min Fonte: SAISP Rede telemétrica

Leia mais

Deliberação Ad Referendum dos Comitês PCJ nº 299/18, de 08/08/18.

Deliberação Ad Referendum dos Comitês PCJ nº 299/18, de 08/08/18. Deliberação Ad Referendum dos Comitês PCJ nº 299/18, de 08/08/18. Indica empreendimentos para financiamento com recursos oriundos das cobranças pelo uso dos recursos hídricos em rios de domínio da União

Leia mais

24/02/2015. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Talita Cassieri

24/02/2015. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Talita Cassieri 24/02/2015 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Carla Ávila Ísis Franco Talita Cassieri v SALA DE SITUAÇÃO PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 23/02/2015

Leia mais

IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas OC Ambientalistas Deferido. Instituto Agir Ambiental OC Ambientalistas Deferido

IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas OC Ambientalistas Deferido. Instituto Agir Ambiental OC Ambientalistas Deferido Processo Eleitoral dos (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL) da Deliberação dos nº 317/19, de 25/04/2019 Relação de entidades de usuários de recursos hídricos e organizações civis inscritas e analisadas pela Comissão

Leia mais

18/01/2017. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

18/01/2017. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 18/01/2017 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 17/01/2017 7h00min às 18/01/2017 7h00min Rede telemétrica do CIIAGRO e

Leia mais

27/01/2017. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

27/01/2017. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 27/01/2017 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 22222222222222 SALA DE SITUAÇÃO PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 26/01/2017 7h00min às 27/01/2017 7h00min

Leia mais

Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração

Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração Marina Peres Barbosa Gestora - Área Ambiental - Agência das Bacias PCJ Porque investir em infra-estrutura natural em comparação

Leia mais

FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS - FEHIDRO 2011

FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS - FEHIDRO 2011 PLANO DE APLICAÇÃO Relatório anual de acompanhamento das ações executadas com recursos das Cobranças Federal e Estadual Paulista e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, em 2011 FUNDO ESTADUAL

Leia mais

10/12/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

10/12/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 10/12/2018 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 09/12/2018 7h00min às 10/12/2018 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

GRUPO SOLPANAMBY REDE NOVABRASIL FM

GRUPO SOLPANAMBY REDE NOVABRASIL FM GRUPO SOLPANAMBY REDE NOVABRASIL FM Com uma força econômica superior a de países como o Chile, o interior paulista tem atraído cada vez mais empresas da capital e de outros estados que buscam custos menores,

Leia mais

Comitês PCJ. Entidades indeferidas após análise de recursos pela Comissão Eleitoral em 17/05/2019

Comitês PCJ. Entidades indeferidas após análise de recursos pela Comissão Eleitoral em 17/05/2019 Relação FINAL da situação de entidades no Processo Eleitoral dos (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL), após análise de recursos pela Comissão Eleitoral em 17/05/2019 Entidades indeferidas após análise de recursos pela

Leia mais

AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)

AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ) AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ) ENARMIS 2015 AGÊNCIA REGULADORA PCJ A ARES-PCJ É ASSOCIAÇÃO PÚBLICA, CRIADA NA FORMA DE CONSÓRCIO

Leia mais

14/08/2015. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri

14/08/2015. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri 14/08/2015 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 13/08/2015 7h00min

Leia mais

13/01/2017. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

13/01/2017. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 13/01/2017 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 12/01/2017 7h00min às 13/01/2017 7h00min Rede telemétrica do CIIAGRO e

Leia mais

07/11/18. Jorge Antonio Mercanti. Coordenador da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria

07/11/18. Jorge Antonio Mercanti. Coordenador da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria Termo de Referência para Estudo de Viabilidade de Implantação (EVI) de Projetos de Reúso de Efluentes Domésticos para Fins Industriais nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) Jorge Antonio

Leia mais

Maurício André Garcia Coordenador de Micromedição SANASA CAMPINAS Brasil

Maurício André Garcia Coordenador de Micromedição SANASA CAMPINAS Brasil Maurício André Garcia Coordenador de Micromedição SANASA CAMPINAS Brasil 28 a 30 de Setembro de 2010 Centro de Convenções Frei Caneca São Paulo BRASIL Objetivo Apresentar os resultados do Programa de Redução

Leia mais

RELATÓRIO DA SITUAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS 2010 UGRHI 05 - BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ

RELATÓRIO DA SITUAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS 2010 UGRHI 05 - BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ RELATÓRIO DA SITUAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS 2010 UGRHI 05 - BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ ANO BASE 2009 Í N D I C E 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA BACIA...

Leia mais

18/04/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

18/04/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 18/04/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 17/04/2019 7h00min às 18/04/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

02/02/2016. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri

02/02/2016. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri 02/02/2016 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 01/02/2016 7h00min

Leia mais

27/01/2016. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri

27/01/2016. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ. Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri 27/01/2016 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Carla Ávila Ísis Franco Jamil Natale Talita Cassieri Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 26/01/2016 7h00min

Leia mais

Subprograma 1.02 Estudos, projetos e levantamento para apoio ao sistema de planejamento de recursos hídricos.

Subprograma 1.02 Estudos, projetos e levantamento para apoio ao sistema de planejamento de recursos hídricos. Estabelecer as normas e procedimentos orientativos para seleção de empreendimentos, visando à obtenção de recursos do FEHIDRO e das Cobranças pelo uso de Recursos Hídricos nas Bacias PCJ (Cobranças PCJ)

Leia mais

DECLARAÇÕES CORPORATIVAS DA FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ

DECLARAÇÕES CORPORATIVAS DA FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ CALENDÁRIO 2019 DECLARAÇÕES CORPORATIVAS DA FUNDAÇÃO AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ NOSSA MISSÃO Executar ações para a implantação das políticas de recursos hídricos dos Comitês PCJ fornecendo suporte técnico,

Leia mais

10/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

10/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 10/01/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 09/01/2019 7h00min às 10/01/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

4. REVISÃO DAS METAS E AÇÕES DO PLANO DE BACIAS 2000/2003

4. REVISÃO DAS METAS E AÇÕES DO PLANO DE BACIAS 2000/2003 4. REVISÃO DAS METAS E AÇÕES DO PLANO DE BACIAS 2000/2003 4.1. AS METAS DE CURTO PRAZO PQA X PLANO DE BACIAS 2000-2003 Esse capítulo faz uma comparação e explicita ações e metas já definidas nos dois principais

Leia mais

Valor Pleiteado (R$) , , ,90 39,0% CT-SA CLASSIFICADO

Valor Pleiteado (R$) , , ,90 39,0% CT-SA CLASSIFICADO 1 3938 Não reembolsável Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba - SEMAE Implantação do Plano Diretor de Perdas - Macro Setor 5: Vila Rezende e Recalque São Dimas 5 5.01 1.209.618,55 773.362,35

Leia mais

Atibaia. Pontos de Captação Existentes no Rio Atibaia HERCULES DO BRASIL PRODUTOS QUIMICOS LTDA

Atibaia. Pontos de Captação Existentes no Rio Atibaia HERCULES DO BRASIL PRODUTOS QUIMICOS LTDA Atibaia Pontos de Existentes no Ponto de 22º45'14,272 sul 47º06'50,325 oeste Paulínia SP AIR LIQUIDE BRASIL LTDA 160.600,00 0,00 Reservatório Atibainha 23º06'12,908 sul 46º28'23,156 oeste Nazaré Pta. SP

Leia mais

MÍDIA FESTIVAL NOVOS TALENTOS

MÍDIA FESTIVAL NOVOS TALENTOS MÍDIA FESTIVAL 2018 Regulamento NOVOS TALENTOS A APP - Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas realizará o MÍDIA FESTIVAL NOVOS TALENTOS 2018, com objetivo principal de descobrir novos talentos

Leia mais

Deliberação Conjunta dos Comitês PCJ n o 038/2006, de 05/05/2006

Deliberação Conjunta dos Comitês PCJ n o 038/2006, de 05/05/2006 Deliberação Conjunta dos Comitês PCJ n o 038/006, de 05/05/006 Hierarquiza e indica empreendimentos para financiamento com recursos oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos FEHIDRO e da cobrança

Leia mais

MULTIPLICADORES: ENCONTROS TEMÁTICOS

MULTIPLICADORES: ENCONTROS TEMÁTICOS MULTIPLICADORES: ENCONTROS TEMÁTICOS 2017 Apresentação Esta apresentação pretende contribuir com informações para a multiplicação dos recursos pedagógicos do programa Caminhos para a Cidadania. Nela constam

Leia mais

06/03/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

06/03/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 06/03/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 05/03/2019 7h00min às 06/03/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

13/05/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

13/05/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 13/05/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 12/05/2019 7h00min às 13/05/2019 7h00min PS = posto pluviométrico do Sistema

Leia mais

CONCLUIDO 2016 CONCLUIDO 2014 CONCLUIDO 2014 EM EXECUÇÃO EM EXECUÇÃO EM EXECUÇÃO EM EXECUÇÃO IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS ATRASOS E JUSTIFICATIVAS

CONCLUIDO 2016 CONCLUIDO 2014 CONCLUIDO 2014 EM EXECUÇÃO EM EXECUÇÃO EM EXECUÇÃO EM EXECUÇÃO IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS ATRASOS E JUSTIFICATIVAS INDICADOR 2A PLANEJAMENTO E GESTÃO INDICADOR 2A 2 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL Relatório anual de acompanhamento das ações executadas com recursos da Cobrança Federal PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL a INFORM

Leia mais

SALA DE SITUAÇÃO PCJ. Boletim Mensal. Setembro/2016

SALA DE SITUAÇÃO PCJ. Boletim Mensal. Setembro/2016 Boletim Mensal Setembro/2016 DADOS PLUVIOMÉTRICOS DAS BACIAS PCJ Dados Pluviométricos diários (mm) de setembro de 2016 registrados pelos Postos do Ciiagro nas Bacias PCJ Data Amparo Atibaia Bom Jesus dos

Leia mais

06/05/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

06/05/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 06/05/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 05/05/2019 7h00min às 06/05/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

09/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

09/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 09/01/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 08/01/2019 7h00min às 09/01/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

03/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

03/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 03/01/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 02/01/2019 7h00min às 03/01/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

04/07/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

04/07/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 04/07/2018 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 03/07/2018 7h00min às 04/07/2018 7h00min Rede telemétrica do SAISP Nomenclatura

Leia mais

Primeiro Termo Aditivo ao Contrato ANA nº 003/ANA/2011 INDICADOR 1 DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Primeiro Termo Aditivo ao Contrato ANA nº 003/ANA/2011 INDICADOR 1 DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES Primeiro Termo Aditivo ao Contrato ANA nº 003/ANA/2011 INDICADOR 1 DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES 1A-6 - CADASTRO DE USUÁRIOS EM COBRANÇA FEDERAL - 2017 Relação dos Usuários da bacia dos Rios Piracicaba,

Leia mais

18/02/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

18/02/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 18/02/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 17/02/2019 7h00min às 18/02/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

21/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

21/01/2019. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 21/01/2019 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 20/01/2019 7h00min às 21/01/2019 7h00min Nomenclatura no mapa * PS3 PS4

Leia mais

09/08/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ

09/08/2018. Boletim Diário da Sala de Situação PCJ 09/08/2018 Boletim Diário da Sala de Situação PCJ Dados Pluviométricos das Bacias PCJ CHUVA ACUMULADA EM 24 HORAS NAS BACIAS PCJ 08/08/2018 7h00min às 09/08/2018 7h00min Rede telemétrica do SAISP Nomenclatura

Leia mais

INDICADOR 2A 3 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL 2017/2020

INDICADOR 2A 3 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL 2017/2020 INDICADOR 2A 3 PLANO DE APLICAÇÃO PLURIANUAL 2017/2020 Segundo Termo Aditivo do Contrato de Gestão nº 003/ANA/2011 INDICADOR 2 PLANEJAMENTO E GESTÃO Janeiro de 2019 INFORM 1 Informações hidrológicas das

Leia mais