REGULAMENTO PARA DEPÓSITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO PARA DEPÓSITO"

Transcrição

1 REGULAMENTO PARA DEPÓSITO Este roteiro foi elaborado para facilitar o entendimento das normatizações necessárias, baseados na Resolução CoPGr-6884, de (Publicado no DOE Executivo I, Pág , em 28/08/2014); Alterado pela Resolução CoPGr 7259, de E no Guia de Normalização. A leitura e o conhecimento das Resoluções são de responsabilidade dos alunos e dos orientadores do Programa. Informações Importantes: a) Site do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação b) da Secretaria do Programa: pos-reab@usp.br c) Serviço de Pós-Graduação FMUSP (Rua Teodoro Sampaio, 115, 1º andar - Horário de atendimento: das 9:00 às 15:30) PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido. Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho: "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) - Finance Code 001" O texto acima deverá constar em todos os trabalhos na parte de agradecimentos. 1. FORMATO 1.1. TRADICIONAL: utilizar o Guia de Normalização (disponível no site da Biblioteca da Faculdade de Medicina, em espaço de aprendizagem) 1.2. COMPILAÇÃO DE ARTIGOS:

2 IMPORTANTE: O aluno deve enviar por a dissertação/ tese (formato pdf) com 30 dias de antecedência da data do depósito, para apreciação da Coordenação referente a adequação às normas abaixo DISSERTAÇÕES: no mínimo, um artigo aceito para publicação TESES: no mínimo, dois artigos aceitos para publicação IMPORTANTE SOBRE OS ARTIGOS: a) Data de submissão: deve ser posterior a data de matrícula no programa de pós-graduação; b) Devem ser relacionados ao objetivo do projeto de pesquisa cadastrado na CPG-FM e aprovado pela CAPPesq, ou pela CEP-FM, ou pelo Comitê de Ética do H.U c) inserir apenas o link do artigo devido aos direitos autorais; - Os artigos publicados devem conter dados; - O aluno, obrigatoriamente, deverá ser primeiro autor da publicação; - O orientador, obrigatoriamente, deverá ser coautor do trabalho aceito/publicado; - O critério de indexação de periódico a ser aceito/publicado deverá seguir o Regulamento do Programa vigentes; - As teses e dissertações apresentadas na forma de compilação de artigos devem incluir obrigatoriamente: Capa com nome do autor, Título, local e data; Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, Título, nome do orientador, local e data; Ficha catalográfica; Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas; Resumo em Português; Abstract em Inglês; Introdução; projeto de pesquisa aprovado pela CAPPesq, ou pela CEP-FM, ou pelo Comitê de Ética do H.U, escrito em português; manuscrito (s) aceito (s) / publicado (s) (inserir apenas o Link, pelo fato dos direitos autorais); Citação completa dos artigos/manuscritos compilados e discutidos na tese; Análise crítica em que as contribuições do artigo (s) sejam analisadas, discutidas e sintetizadas, no mesmo idioma dos artigos utilizados; Conclusões; Referências Bibliográficas; Anexos; Apêndices 2. FICHA CATALOGRÁFICA Verificar no Site da Biblioteca da Faculdade de Medicina, em espaço do aluno > pósgraduando, os procedimentos para confecção da Ficha Catalográfica

3 3. IMPRESSÃO 3.1. MESTRADO/DOUTORADO/DOUTORADO DIRETO: (não contabilizado o exemplar do aluno) - 8 exemplares impressos; - 1 CD gravado em arquivo único, no formato PDF, (igual ao exemplar impresso); a) A impressão pode ser em frente/verso e/ou em papel reciclado, à critério do orientador e aluno. b) As aprovações do projeto de pesquisa devem fazer parte do corpo da dissertação ou tese. b.1 Cópia da aprovação CAPPesq; b.2 Cópia CEP-FM, ou CEP-HU ou outra Comissão de Ética referente a área do projeto desenvolvido. 4. ENCADERNAÇÃO a) A encadernação de, pelo menos, um exemplar deve ser em capa dura (couro, percalux ou outro material), os demais podem ser em brochura. b) Não é recomendado encadernação em espiral devido à pouca durabilidade. c) DEVE constar na Lombada: - Título impresso de cima para baixo - Nome do autor - Local e data. d) A cor e o material utilizado na confecção da capa ficam a critério do autor. e) Trabalhos muito extensos podem ser divididos em volumes, mantendo-se a paginação contínua. 5. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Devem ser entregues com ANTECEDÊNCIA de, pelo menos, 15 DIAS da DATA DE DEPÓSITO na Secretária do Programa: Rua Cipotânea, 51. IMPORTANTE:

4 a) Verificar a data de depósito limite (máxima) e os créditos (Sistema Jânus); b) Data de Depósito = Data Limite; - DEVE SER FEITO ATÉ ÀS 11:00 Hs (Horário de Brasília); - se for sábado, domingo ou feriado, considerar ATÉ ÀS 11:00 Hs (Horário de Brasília) do DIA ÚTIL ANTERIOR à data limite; c) Data de Depósito durante o período de matrículas: o aluno DEVE efetuar a MATRÍCULA DE ACOMPANHAMENTO; d) PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS; - DEVEM ser DIGITADOS; - Preenchidos em sua totalidade, com NOMES COMPLETOS (aluno, orientador, membros da banca, suplentes etc); - NÃO UTILIZAR ABREVIATURAS (O SISTEMA NÃO RECONHECE); - O título da dissertação/tese na ficha catalográfica, nos exemplares e quando necessitar ser preenchido nos formulários DEVE ser EXATAMENTE O MESMO. 5.1 CARTA DE DEPÓSITO: site do programa > aluno regular > formulários > item 7 ATENÇÃO: NÃO DEVE SER DATADA e DEVE ser CARIMBADA e ASSINADA pelo orientador (a); 5.2 DADOS DA DISSERTÇÃO E TESES: site do programa > aluno regular > formulários > item 11, deve ser enviado POR em formato WORD. ATENÇÃO: ASSINAR em local específico na PRIMEIRA PÁGINA e entregar apenas esta primeira página impressa, junto com a Sugestão de Banca de Defesa. 5.3 ENCAMINHAMENTO DE SUGESTÃO DE BANCA DE DEFESA: site do programa > aluno regular > formulários > item 13. (dever ser datada, quando for entregar os formulários) 5.4 SUGESTÃO DE BANCA DE DEFESA MESTRADO/ DOUTORADO: site do programa > aluno regular > formulários > item 19 ATENÇÃO: DEVE ser enviado POR com ANTECEDÊNCIA DE 30 DIAS DA DATA DE DEPÓSITO (para conferência) A banca sugerida é analisada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP). Em caso de não aprovação, os nomes sugeridos deverão ser alterados CATEGORIA DOS MEMBROS DA BANCA a. Membros do Programa: orientadores do Programa Ciências da Reabilitação e/ou docentes FMUSP responsáveis por disciplina no programa.

5 b. Membros de fora do Programa: membros que não pertencem ao Programa Ciências da Reabilitação, mas que possuem vínculo com a USP; b.1 Quem são os membros considerados com vínculo USP: - docentes e doutores de outras Unidades da USP; - profissionais de saúde de Unidades da USP (complexo HC e HU, por exemplo); - IMESC Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo; - IDPC Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; - IMT Instituto de Medicina Tropical, c. Membros de fora da USP: membros doutores de outras Instituições de Ensino Superior (IES), não credenciados ao Programa Ciências da Reabilitação como orientadores e/ou responsáveis por disciplina. IMPORTANTE: ESTES DEVEM TER CADASTRO na USP. 1) Aluno DEVE verificar com a secretaria do programa (pos-reab@usp.br) se o membro já é cadastrado (nome completo, sem abreviaturas). 2) SE NÃO CADASTRADO: o aluno DEVE encaminhar por o formulário: Cadastro de Visitante membro externo da banca (site do programa > aluno regular > formulários > item 5). Atenção: a assinatura do professor COMPOSIÇÃO DOS MEMBROS DA BANCA DOUTORADO, DOUTORADO DIRETO E MESTRADO a) Titulares: um de cada categoria - 1 Membro do Programa; - 1 Membro de fora do Programa; - 1 Membro de fora da USP b) Suplentes: um de cada categoria - 1 Membro do Programa; - 1 Membro de fora do Programa; - 1 Membro de fora da USP c) Não podem compor a banca: parentes até terceiro grau do aluno, orientador e dos demais membros. b) Podem compor a banca: orientador (a) e coorientador (a) porém sem direito a voto, exclusivamente na condição de presidente.

6 c) Titulação dos membros da banca: no mínimo DOUTOR (A) d) As ausências de titulares culminam em substituições nas respectivas categorias (por exemplo: a ausência de um membro de fora da USP, poderá ser substituído somente por um suplente de fora da USP). 5.5 COMPROVANTE DE SUBMISSÃO DE ARTIGO (2 CÓPIAS): Documento que é emitido pelo site das revistas científicas ao finalizar a submissão do artigo. IMPORTANTE: Não são aceitos comprovantes de submissão de resumos Deve ser submetido pelo menos um artigo COMPLETO relacionado a dissertação ou tese O aluno DEVE ser o PRIMEIRO AUTOR do artigo submetido Periódicos válidos para o mestrado e doutorado: os indexados no sistema PubMed ou superior Periódicos recomendáveis para o doutorado: indexados no sistema JCR com índice de impacto (verificar no site Web of Science>Journal Citation Reports). 5.6 PDF DA DISSERTAÇÃO OU TESE: enviar para o da secretaria do programa, o mesmo PDF que será gravado em CD. 6. RESGUARDO DE DIREITOS AUTORAIS Os alunos que tiverem interesse em resguardar patentes, direitos autorais e outros direitos relativos aos seus trabalhos, poderão solicitar à Comissão de Pósgraduação (CPG) de sua Unidade, mediante requerimento devidamente justificado, a não disponibilização da versão integral de sua dissertação ou tese no Portal da USP. O requerimento deverá ser entregue na secretaria do programa com antecedência de, no mínimo, 15 dias da data em que o aluno pretende efetuar o depósito da dissertação/tese. No depósito da dissertação ou tese, além da versão completa, o aluno DEVE entregar uma versão compacta que contenha apenas o título, o resumo, a introdução, a conclusão e a bibliografia do trabalho (1 exemplar impresso e 1 CD). Esta versão compacta, será disponibilizada na Biblioteca Digital pelo prazo de dois anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao término deste período a versão integral da dissertação ou tese será veiculada na Biblioteca Digital.

7 7. DEPOSITO DOS EXEMPLARES O deposito é feito parcialmente na Secretaria do Programa, o aluno(a) entrega os 8 exemplares e o CD, a Secretaria confere, emite um recibo, junta a documentação previamente enviada, já assinada pela Coordenação. O aluno de posse da documentação de 1 exemplar e do CD, deverá efetivamente fazer o deposito no Serviço de Pós-Graduação da FMUSP (Rua Teodoro Sampaio, 115 1º andar horário de atendimento das 9h00 ás 15h30. a) Após a entrega no SPG/FMUSP o aluno deverá aguardar (aproximadamente 10 dias) para sua banca ser homologada pelo presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG). b) A Secretaria do Programa enviará um ao aluno(a) orientador(a) após a homologação da banca para que o aluno de início ao procedimentos para defesa. INSTRUÇÕES PARA A DEFESA Para a defesa, o aluno deverá observar os seguintes prazos e seguir as etapas descritas em seguida: IMPORTANTE: - mínimo: 30 dias, a contar da data de definição da banca pela CPG-FMUSP. - máximo: 105 dias, a contar da data de definição da banca pela CPG-FMUSP (verificar a data exata na sua ficha-aluno no Janus). 1. AGENDAMENTO DE ANFITEATRO 1.1 O aluno, ciente da homologação da composição de banca, deverá entrar em contato com os membros convidados para ajustar a possível data e horário da realização do exame; 1.2 O aluno deverá entrar em contato com o Serviço de Pós-Graduação FMUSP com Luciane no período de 7h00 às 15h00 (Telefone: ) e realizar o agendamento da data e horário escolhidos; Caso um dos membros da banca não consiga participar espacialmente, sendo necessário o recurso de videoconferência:

8 - o orientador deve enviar solicitação para a CCP para que seja autorizada a defesa por videoconferência para o professor X, informando a importância de sua participação; - ao confirmar a data no Serviço de Pós-graduação, o aluno deverá informar a Secretaria do Programa por (pos-reab@usp.br) que a defesa será por videoconferência. - Para agendar a sala de videoconferência, entrar em contato com Zenaide ou z.forcan@fm.usp.br - z.forcan@hc.fm.usp.br - no CETEC - FMUSP - Av. Dr. Arnaldo, 455 no 2º andar, sala Caso não haja data disponível no Anfiteatro da Farmacologia, o aluno poderá reservar outros anfiteatros. Neste caso, deverá solicitar a Secretaria do Programa os dados dos demais anfiteatros; - Reservar outro anfiteatro, não esquecendo de verificar a disponibilidade de recursos audiovisuais; - Entrar em contato com o SPG-FMUSP e informar qual foi o anfiteatro reservado para a defesa; 1.4 Após o agendamento definitivo, o aluno deverá: - informar a Secretaria do Programa sobre o dia, local e horário agendado (posreab@usp.br); - Retirar na secretaria do programa, os exemplares dos membros externos a USP e fazer a distribuição dos mesmos, no prazo máximo de 3 dias úteis, após o agendamento. (Conforme deliberado na Reunião da CCP de 07/11/2018) 1.5 No caso de mudança da data de defesa, o aluno deverá: - entrar em contato com o SPG- FMUSP para verificar a possibilidade de mudança da data; - entrar em contato com o responsável pelo anfiteatro reservado para verificar a disponibilidade na nova data; - comunicar os membros da banca e a secretaria do programa por No caso de mudança do local da defesa, o aluno deverá: - entrar em contato com SPG- FMUSP para comunicar o novo local; - cancelar a reserva do anfiteatro anterior; - comunicar os membros da banca e a secretaria do programa por (posreab@usp.br).

9 2. AUXÍLIO PARA MEMBRO DA COMISSÃO JULGADORA VINDO DE OUTRA CIDADE O aluno pode solicitar pagamento de auxílio (diária) e passagem aérea para membros de outras cidades que venham a participar da banca de defesa através do formulário específico disponível no site do Programa>PROAP>formulários PROAP> item 3 que deverá ser entregue na secretaria com antecedência mínima de 30 dias da data agendada para o exame. O valor do auxílio é de R$212,40 (dependendo da cidade de origem, consultar Valores para Diárias Nacionais no site do programa) e a aprovação do pedido estará condicionada à disponibilidade de recursos orçamentários da verba do orientador ou do Programa. 3. ENTREGA DOS EXEMPLARES PARA A BANCA EXAMINADORA E DOCUMENTOS PARA DEFESA Após o aluno comunicar a Secretaria do Programa o agendamento da defesa, se seguirão as seguintes etapas: 3.1 A secretaria providenciará a ata, a declaração de não correção e as declarações de participação dos membros da comissão julgadora e solicitará a retirada desta documentação pelo aluno ou orientador, que deverá verificar eventuais erros e levar a documentação no dia da defesa. 3.2 A secretaria solicitará ao aluno a retirada dos exemplares dos membros externos a USP (titulares e suplentes), no prazo máximo de 3 dias úteis, após o agendamento. (Conforme deliberado na Reunião da CCP de 07/11/2018) que deverão ser enviados por ele; 3.3 A secretaria encaminhará os exemplares da dissertação/tese aos membros do programa (titulares e suplentes); 4. BECAS, CAFÉ E ÁGUA Para providências relativas às becas, café e água, o aluno deverá entrar em contato com a Sra. Yuriko da Assessoria Acadêmica - FMUSP, 3º andar, tel.: Observar: - O uso de becas pelo aluno e pelos membros da banca é facultativo, conforme determinado na reunião da CPG do dia 08/02/2018;

10 - verificar se as becas serão entregues no local (informar se a defesa será no prédio da FMUSP ou fora) ou se deverão ser retiradas pelo aluno; - confirmar se o café e a água serão providenciados pela Assessoria Acadêmica. Caso não seja, cabe ao aluno providenciar. 5. ESTACIONAMENTO O aluno e os membros de fora da FMUSP poderão utilizar o estacionamento da Faculdade de Medicina, mesmo que a defesa seja realizada em outros prédios do complexo HC, desde que existam vagas disponíveis. Importante: para localização do seu nome, o membro da banca de fora da FMUSP deverá informar ao vigilante que é membro de banca de defesa do aluno X. Quaisquer problemas no dia da defesa, ligar para o SPG-FMUSP: SUPLÊNCIA 6.1 Caso seja necessário, o aluno deverá convocar o membro suplente observando o disposto no Regimento de pós-graduação da USP. 6.2 Confirmada a substituição, o aluno ou orientador deverá comunicar a Secretaria do Programa (pos-reab@usp.br) com antecedência mínima de 3 dias úteis da data do exame de defesa, para que a mesma tenha tempo hábil para substituir a documentação. 7. O EXAME DE DEFESA 7.1 Tempo para exposição do trabalho: no máximo 60 minutos. 7.2 Tempo para Arguição: não deverá exceder o prazo de três horas para o Mestrado e de cinco horas para o Doutorado. 7.3 Videoconferência: Conforme Circ. CoPGr 16/2016, fica autorizada a realização da defesa de dissertações e teses utilizando-se de videoconferência da seguinte maneira: - O presidente da banca e o aluno devem estar presencialmente nas dependências da Unidade que abriga o Programa; - O presidente, enquanto funcionário público (que goza de fé pública), assina no campo indicado para assinatura dos membros ausentes, atestando que estes participaram remotamente do exame.

11 - Os demais membros são testemunhas de que a defesa realmente aconteceu. 8. APÓS A DEFESA 8.1 O Orientador deverá: - conferir a ata, verificando se todas as assinaturas e pareceres (aprovado ou reprovado) constam no local correto (só assinam os membros que efetivamente participaram da banca), sem rasuras; - entregar as declarações de participação aos membros da banca; 8.2 IMPORTANTE: O Aluno deverá: - tirar uma cópia da ata e da declaração de não correção e enviar por para Secretaria do Programa; - entregar no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte a ata e a declaração de não correção (se for o caso) originais, devidamente preenchidas e assinadas, no Serviço de Pós-graduação - Rua Teodoro Sampaio, 115-1º and. Instituto Oscar Freire; - no Serviço de Pós-graduação, dar entrada na solicitação do diploma, devolver os cartões de identificação (crachá FMUSP, carteirinha USP e HC (se for o caso)) e retirar a declaração de conclusão. 9. DIPLOMAS PRONTOS A relação de diplomas prontos deverá ser verificada pelo aluno, consultando regularmente: em pós-graduação > senso estrito > diplomas prontos. Os diplomas deverão ser retirados pelo aluno ou por seu procurador (procuração lavrada em cartório ou simples com firma reconhecida) no SPG-FMUSP, Rua Teodoro Sampaio 115, 1º andar, Instituto Oscar Freire. 10. DIVULGAÇÃO DIGITAL DA TESE OU DISSERTAÇÃO A tese ou dissertação será divulgada: a) No site pela biblioteca da Faculdade de Medicina, conforme CD depositado pelo aluno; b) No site pela CAPES.

REGULAMENTO ANTIGO REGULAMENTO NOVO INSTRUÇÕES PARA A DEFESA INSTRUÇÕES PARA A DEFESA

REGULAMENTO ANTIGO REGULAMENTO NOVO INSTRUÇÕES PARA A DEFESA INSTRUÇÕES PARA A DEFESA REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de 18-1-2012 (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012) REGULAMENTO NOVO Resolução CoPGr-6884, de 25-08-2014 (Publicado no DOE Executivo I, Pág. 59

Leia mais

REGULAMENTO ANTIGO REGULAMENTO NOVO ROTEIRO PARA DEFESA ROTEIRO PARA DEFESA

REGULAMENTO ANTIGO REGULAMENTO NOVO ROTEIRO PARA DEFESA ROTEIRO PARA DEFESA REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de 18-1-2012 (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012) REGULAMENTO NOVO Resolução CoPGr-6884, de 25-08-2014 (Publicado no DOE Executivo I, Pág. 59

Leia mais

REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012)

REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012) REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de 18.01.2012 (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012) VÁLIDO PARA ALUNOS COM MATRICULA INICIAL ATÉ 27/08/2014 REGULAMENTO NOVO Resolução CoPGr-6884,

Leia mais

REGULAMENTO NOVO REGULAMENTO ANTIGO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

REGULAMENTO NOVO REGULAMENTO ANTIGO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de 18-1-2012 (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012) REGULAMENTO NOVO Resolução CoPGr-6884, de 25-08-2014 (Publicado no DOE Executivo I, Pág. 59

Leia mais

Assistência Técnica Acadêmica Serviço de Pós-Graduação

Assistência Técnica Acadêmica Serviço de Pós-Graduação Of. Circ.SPG07/2014FOB/USP Bauru, 26 de maio de 2014. Ref.: Procedimentos para defesa de dissertação e tese Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que,

Leia mais

ROTEIRO PARA ALUNOS DO PPGEQ: DEFESA DE TESE E/OU DISSERTAÇÃO PROCEDIMENTOS ANTES DA DEFESA

ROTEIRO PARA ALUNOS DO PPGEQ: DEFESA DE TESE E/OU DISSERTAÇÃO PROCEDIMENTOS ANTES DA DEFESA ROTEIRO PARA ALUNOS DO PPGEQ: DEFESA DE TESE E/OU DISSERTAÇÃO PROCEDIMENTOS ANTES DA DEFESA 1. SOLICITAÇÃO DE DEFESA Deve ser apresentada à secretaria do PPGEQ com antecedência mínima de 30 dias da data

Leia mais

MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1

MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1 MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1 INSTRUÇÕES PARA DEPÓSITO A data limite para depósito da dissertação deve ser observada na Ficha do Aluno. Para formatar sua dissertação, os alunos devem observar

Leia mais

Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a:

Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a: Of. Circ.SPG07/2014FOB/USP Bauru, 26 de maio de 2014. Ref.: Procedimentos para defesa de dissertação e tese Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que,

Leia mais

Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a:

Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a: Of. Circ.SPG07/2014FOB/USP Bauru, 26 de maio de 2014. Ref.: Procedimentos para defesa de dissertação e tese Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Serviço de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Serviço de Pós-Graduação ROTEIRO PARA DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DE TESE DE DOUTORADO O (a) aluno (a) fará o depósito da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado obedecendo às normas específicas de seu Programa

Leia mais

A regra será a mesma, independentemente, de haver pagamento de diária ou não.

A regra será a mesma, independentemente, de haver pagamento de diária ou não. Of. Circ.SPG06/2018FOB/USP Bauru, 08 de maio de 2018. REF.: PROCEDIMENTOS PARA PAGAMENTO DE DIÁRIA EM DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de

Leia mais

NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP

NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP I.1. A CPG DA FMRP-USP SERÁ CONSTITUÍDA POR: A) NOVE DOCENTES TITULARES, SENDO SETE COORDENADORES E DOIS NÃO- COORDENADORES DE

Leia mais

RESOLUÇÃO 6542 /2013

RESOLUÇÃO 6542 /2013 FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - USP Programa de Pós-graduação em Saúde Pública RESOLUÇÃO 6542 /2013 ORIENTAÇÕES E PRAZOS SOBRE DEFESAS DE MESTRADO/DOUTORADO Regimento de Pós-graduação da USP http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-6542-de-18-de-abril-de-2013-2

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA)

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº007 (05/09/2012) e do Regimento Interno do PPGEP-S 1. Sobre os

Leia mais

REGULAMENTO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DA TESE DE DOUTORADO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO PPGCTS/UFSCAR

REGULAMENTO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DA TESE DE DOUTORADO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO PPGCTS/UFSCAR REGULAMENTO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DA TESE DE DOUTORADO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO PPGCTS/UFSCAR De acordo com o Regimento Interno (RI) do PPGCTS e o Regimento Geral da Pós-Graduação da

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estabelece Normas para a defesa de Dissertação de Mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL - PPGAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL - PPGAS PROCEDIMENTO PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E PARA OBTENÇÃO DO DIPLOMA ATUALIZAÇÃO EM 12/01/2018 I DA CONSTITUIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA: 1. A Banca Examinadora será constituída por, no mínimo,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação DELIBERAÇÃO/CPG/8/13 A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no exercício

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA a) Ficha de matrícula preenchida e assinada pelo Pós-Graduando, Orientador e Coorientador (se houver); b) Cópia do diploma de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02 / COLEGIADO GESTOR

RESOLUÇÃO Nº 02 / COLEGIADO GESTOR COLEGIADO GESTOR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA/REDE NORDESTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Estabelece critérios para os processos de Qualificação e Defesa dos discentes do Curso de Mestrado

Leia mais

ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO 28/02/2018 MICROBIOLOGIA Conforme Regulamento de 05/05/2014 1. Exame de Qualificação 1) Verifique com antecedência em sua Ficha de aluno (Janus) qual o prazo máximo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES PARA DIGITAÇÃO DE TEXTO Espaçamento de 1,5 (exceto notas de rodapé, referências, legendas das Figuras e Tabelas, natureza (tipo do trabalho,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra)

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra) ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra) Para a defesa da tese de Doutorado deve ser composta uma comissão, indicada pelo orientador e credenciada/aprovada

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia PROCEDIMENTOS PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MESTRADO EM ZOOTECNIA Visando

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina Comissão de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina Comissão de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina Comissão de Pós-Graduação I. ROTEIRO PARA DEPÓSITO E SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DA SUGESTÃO DA COMISSÃO JULGADORA DE DEFESA

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva MANUAL DE ORIENTAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva MANUAL DE ORIENTAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva Faculdade de Medicina / USP Departamento de Medicina Preventiva Secretaria de Pós-Graduação Av. Dr. Arnaldo, 455-2º

Leia mais

f) Após a seção, o orientador deverá devolver a pasta na secretaria, com os documentos

f) Após a seção, o orientador deverá devolver a pasta na secretaria, com os documentos ORIENTAÇÕES GERAIS PARA QUALIFICAÇÕES E DEFESAS Os procedimentos e normas para composição de comissão julgadora serão os mesmos para banca de qualificação e defesa. Antes de iniciar o preenchimento, salve

Leia mais

OBS-3: Na ficha catalográfica, ( CDD) deverá constar as 05 palavras indicadas quando da solicitação da Banca.

OBS-3: Na ficha catalográfica, ( CDD) deverá constar as 05 palavras indicadas quando da solicitação da Banca. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA ( Alunos) O aluno deverá acessar o link da Biblioteca http://www2.unifesp.br/home_diadema/biblio_prod_servicos.html ( Orientação e normalização de trabalhos acadêmicos segundo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Coordenadoria Acadêmica Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 1/2018/PROPG, DE 9 DE MARÇO DE 2018

PORTARIA NORMATIVA Nº 1/2018/PROPG, DE 9 DE MARÇO DE 2018 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 1/2018/PROPG, DE 9 DE MARÇO DE 2018 Dispõe sobre os procedimentos para a elaboração e a entrega de dissertação ou tese na Biblioteca Universitária da

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 37/2018. Institui procedimentos e normas para apresentação e avaliação da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado.

RESOLUÇÃO N o 37/2018. Institui procedimentos e normas para apresentação e avaliação da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado. RESOLUÇÃO N o 37/2018 Institui procedimentos e normas para apresentação e avaliação da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado. O Coordenador, de conformidade com o que determina o Art. 16 do Regimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS DE SOROCABA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Sorocaba

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS DE SOROCABA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Sorocaba RESOLUÇÃO CPGEP-S nº 326, de 4 de dezembro de 2013. Dá nova redação ao Artigo 3 da Norma Complementar 007 de 05/09/2012, que estabelece os procedimentos para a Defesa. A Coordenação de Pós-Graduação em

Leia mais

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE E GESTÃO DO TRABALHO Área de Concentração: Saúde da Família. NORMAS PARA EXAMES DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO Aprovadas

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA)

PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA) PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA) Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº007 (05/09/202) e do Regimento Interno do PPGEP-S Os procedimentos anteriores à Defesa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO O Coordenador do Curso de Mestrado da Escola Superior Dom Helder Câmara ESDHC, Prof. Dr. Elcio Nacur Rezende,

Leia mais

Resolução do COPOD N o 01/ Processo de Qualificação e Defesa de Dissertação e Tese no Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Resolução do COPOD N o 01/ Processo de Qualificação e Defesa de Dissertação e Tese no Programa de Pós-Graduação em Odontologia Resolução do COPOD N o 01/2014 - Processo de Qualificação e Defesa de Dissertação e Tese no Programa de Pós-Graduação em Odontologia Fixa os critérios para o processo de qualificação e defesa pública de

Leia mais

FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA

FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA 1. PRAZOS Os prazos para entrega de Trabalho Final encerram em 30 de maio (1º

Leia mais

Instrução Normativa 10/2013. Aprovada pela Comissão de Ensino em 17 de setembro de 2013.

Instrução Normativa 10/2013. Aprovada pela Comissão de Ensino em 17 de setembro de 2013. Universidade Federal do Rio Grande FURG Faculdade de Medicina - FAMED Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Instrução Normativa 10/2013 Aprovada pela Comissão de Ensino em 17 de setembro de 2013.

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde RESOLUÇÃO Nº 01 / 2015

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde RESOLUÇÃO Nº 01 / 2015 Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde RESOLUÇÃO Nº 01 / 2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde

Leia mais

Orientações para Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso

Orientações para Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica IF Sudeste MG Campus Rio Pomba Especialização em Ensino de Matemática e Física Orientações para Defesas de Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP

REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP DO OBJETIVO Normatiza as atividades relacionadas à defesa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO PONTAL

RESOLUÇÃO Nº 03/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO PONTAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO PONTAL RESOLUÇÃO Nº 03/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina Instrução Normativa 06/2013 Aprovada pela Comissão de Ensino em 03 de setembro de 2013. Dispõe sobre Dissertação de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde. Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO Mestrado & Doutorado 2017 2 INSTRUÇÕES BÁSICAS Este guia destina-se a fornecer

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF. Normas para Dissertação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF. Normas para Dissertação Fone: (045)3576-8100 Fax: (045) 3575-2733 CEP 85870-650 Foz do Iguaçu Paraná PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS NÍVEL DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 01/2011 DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU DE TESE DE DOUTORADO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 01/2011 DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU DE TESE DE DOUTORADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Coordenadoria Acadêmica Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA

FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA 1. PRAZOS Os prazos para entrega de Trabalho Final encerram em 30 de maio (1º

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DEFESA

PROCEDIMENTOS PARA DEFESA 1. Depósito da dissertação ou tese. PROCEDIMENTOS PARA DEFESA a) O depósito é feito no Serviço de Pós-Graduação da EESC/USP, localizado no edifício E1, campus I da USP/São Carlos. b) Mediante aprovação

Leia mais

RESOLUÇÃO 6542 /2013

RESOLUÇÃO 6542 /2013 FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - USP Programa de Pós-graduação em Saúde Pública RESOLUÇÃO 6542 /2013 ORIENTAÇÕES E PRAZOS SOBRE DEFESAS DE MESTRADO/DOUTORADO Regimento de Pós-graduação da USP http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-6542-de-18-de-abril-de-2013-2

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Prezados mestrandos e orientadores. ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO A defesa de dissertação de mestrado é o processo pelo qual o mestrando apresenta a uma banca*, composta pelo orientador,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação Medicina (Clínica Cirúrgica) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

Regulamento do Programa de Pós-Graduação Medicina (Clínica Cirúrgica) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA Regulamento do Programa de Pós-Graduação Medicina (Clínica Cirúrgica) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR Procedimentos para exame de qualificação e defesa de tese O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, em reunião do dia 11 de abril de 2016, Ata nº 04/2016, no uso de suas atribuições e de acordo

Leia mais

PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE TESE

PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE TESE PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE TESE CANOAS RS PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES 1. Concluída a tese o aluno, através do seu orientador, deverá

Leia mais

Formulário para Agendamento da Defesa de Mestrado (disponível no site em menu (formulários ).

Formulário para Agendamento da Defesa de Mestrado (disponível no site em menu (formulários ). UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CCTS - CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS PPGCM-So Rodovia João Leme dos Santos, km 110, Bairro

Leia mais

RESOLUÇÃO NACIONAL PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - PROFSAÚDE

RESOLUÇÃO NACIONAL PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - PROFSAÚDE RESOLUÇÃO NACIONAL PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - PROFSAÚDE Estabelece critérios para os processos de Qualificação e Defesa do Trabalho de Conclusão do Mestrado

Leia mais

Instrução Normativa 16/2015 PPGTA. Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA

Instrução Normativa 16/2015 PPGTA. Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA Instrução Normativa 16/2015 PPGTA Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA O Colegiado do (PPGTA), nível Mestrado Acadêmico, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA Estabelece procedimentos para Defesa da Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental -. O Colegiado do (PPGEA) da,, no uso de suas

Leia mais

Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015

Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015 Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015 Estabelece as normas para realização da Defesa de Dissertação ou Tese e os Procedimentos

Leia mais

PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015.

PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015. PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015. Dispõe sobre o REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INDIVIDUAL DE CONCLUSÃO DE CURSO dos Programas de Especialização Lato sensu do UNESP. O Coordenador Executivo

Leia mais

Procedimentos para normalização técnica de tese/dissertação e disponibilização da versão eletrônica BIOTECNOLOGIA

Procedimentos para normalização técnica de tese/dissertação e disponibilização da versão eletrônica BIOTECNOLOGIA Procedimentos para normalização técnica de tese/dissertação e disponibilização da versão eletrônica BIOTECNOLOGIA 01 A normalização técnica das dissertações e teses defendidas no ICB é obrigatória para

Leia mais

Instruções para solicitação da ficha catalográfica

Instruções para solicitação da ficha catalográfica Instruções para solicitação da ficha catalográfica No Regulamento Interno da Biblioteca Atena do IFG-Câmpus Inhumas, aprovado pelo Diretor-Geral do Câmpus, em 24 de setembro de 2013, no Capítulo IV, que

Leia mais

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ O aluno do Curso de Mestrado deverá realizar o Exame de Qualificação de Mestrado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO Mestrado & Doutorado 2019 2 INSTRUÇÕES BÁSICAS Este guia destina-se a fornecer

Leia mais

GUIA PARA PÓS-GRADUANDOS CONCLUINTES

GUIA PARA PÓS-GRADUANDOS CONCLUINTES GUIA PARA PÓS-GRADUANDOS CONCLUINTES Do Portal Sempre UNESP 01. O discente concluinte da Pós-Graduação deve se cadastrar no Portal Sempre UNESP pelo site: http://unesp.br/sempreunesp/ (Seu cadastro é muito

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia 1 Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia RESOLUÇÃO PPGS-UFPB Nº 06/2015 Regulamenta os procedimentos de elaboração e depósito

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA PORTARIA 10/2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA PORTARIA 10/2017 PORTARIA 10/2017 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Estadual de Feira de Santana, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Art. 1º Aprovar a Instrução Normativa

Leia mais

Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. PROFNIT - Mestrado Profissional

Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. PROFNIT - Mestrado Profissional Normas para Exame de Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso Conteúdo A. Exame de Qualificação... 1 B. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso... 2 C. Trabalho de Conclusão de Curso... 2 C.1.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº005 /2017-PPS

RESOLUÇÃO Nº005 /2017-PPS RESOLUÇÃO Nº005 /2017-PPS CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Pós- Graduação e disponibilizada na página http://sites.uem.br/producao-sustentavelsaude-animal,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Urologia I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 orientadores plenos credenciados no Programa, sendo um

Leia mais

Instrução Normativa 2018/02 Regulamenta o processo de elaboração e de defesa de Dissertação ou Tese - Homologada em 01 de agosto de 2018

Instrução Normativa 2018/02 Regulamenta o processo de elaboração e de defesa de Dissertação ou Tese - Homologada em 01 de agosto de 2018 Instrução Normativa 2018/02 Regulamenta o processo de elaboração e de defesa de Dissertação ou Tese - Homologada em 01 de agosto de 2018 Solicitação de agendamento de defesa O processo de defesa de Dissertação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MARCAÇÃO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DE DEFESA

INSTRUÇÕES PARA MARCAÇÃO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DE DEFESA O ALUNO deverá agendar a defesa na secretaria do somente se estiver com a situação curricular integralizado. REQUISITOS PARA O ALUNO FICAR COM A SITUAÇÃO CURRICULAR INTEGRALIZADO (EXIGÊNCIA PARA MARCAR

Leia mais

GUIA PARA ALUNOS INGRESSANTES

GUIA PARA ALUNOS INGRESSANTES Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Comissão Coordenadora do Programa GUIA PARA ALUNOS INGRESSANTES 2016 Prezados Discentes, Bem vindos ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação!

Leia mais

RESOLUÇÃO N 0 23/2009

RESOLUÇÃO N 0 23/2009 RESOLUÇÃO N 0 23/2009 Institui procedimentos e normas para apresentação e avaliação da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado O Coordenador, de conformidade com o que determina o Art. 16 do Regimento

Leia mais

PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES

PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES Aprovado pela Comissão Coordenadora na reunião dia 06.11.2002 CANOAS RS 2011 PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL Rua Cipotânea nº 51, Cidade Universitária São Paulo-SP - 05360-160 fone/fax: (11) 3091 8403 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA MARCAR A DATA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA MARCAR A DATA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Orientação Normativa 04/2015- PROPI Estabelece os procedimentos para solicitação de defesa de Dissertação dos Cursos de Mestrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Pneumologia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Pneumologia Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Pneumologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores, não específicos, credenciados

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Regulamento do Programa de Pós-Graduação Endocrinologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Pneumologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores, não específicos, credenciados

Leia mais

Nefrologia Normas Específicas

Nefrologia Normas Específicas Nefrologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em NEFROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 002/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA MESTRADO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

RESOLUÇÃO Nº 002/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA MESTRADO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 002/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA MESTRADO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Aprova Resolução que estabelece critérios para caracterização, entrega,

Leia mais

ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO

ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO Documentos Necessários Autorização para depósito assinada pelo (a) orientador(a); Sugestão de banca assinada pelo(a) orientador(a). Termo de Ciência e Concordância

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Homologação do Título e Expedição de Diplomas

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Homologação do Título e Expedição de Diplomas Campus de Presidente Prudente Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Homologação do Título e Expedição de Diplomas Após a defesa o aluno deve entregar

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Ambientais. Regras sobre Exames de Qualificação e Apresentação de Dissertações

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Ambientais. Regras sobre Exames de Qualificação e Apresentação de Dissertações Programa de Pós-Graduação Regras sobre Exames de Qualificação e Apresentação de Dissertações 1. Exame de Qualificação É um dos requisitos para concluir o mestrado (Consultar o fluxograma do Anexo I para

Leia mais

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE E DIPLOMAÇÃO STRICTO SENSU 1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Aluno: Após integralizar os requisitos necessários para obtenção do

Leia mais

Pneumologia - Normas Específicas

Pneumologia - Normas Específicas Pneumologia - Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em Pneumologia será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2015-PPGADM

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2015-PPGADM INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2015-PPGADM Regulamenta normas e procedimentos para elaboração da Dissertação, para o Exame de Qualificação e Defesa da Dissertação no Programa de Pós-Graduação stricto sensu,

Leia mais

Homologação do Título e Expedição de Diplomas Programa de Pós-Graduação em Educação

Homologação do Título e Expedição de Diplomas Programa de Pós-Graduação em Educação Campus de Presidente Prudente Homologação do Título e Expedição de Diplomas Programa de Pós-Graduação em Educação Após a defesa o aluno deve entregar na Seção Técnica de Pós-Graduação: 01 - UM exemplar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IV/JACOBINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - PPED

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IV/JACOBINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - PPED PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE -. Instrução Normativa 004/2015 Dispõe sobre procedimentos necessários para o processo de defesa final dos mestrandos e emissão de diploma do Programa

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 02/2011 QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO OU DE DOUTORADO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 02/2011 QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO OU DE DOUTORADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Coordenadoria Acadêmica Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Campus de Ilha Solteira INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014.

Campus de Ilha Solteira INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014. INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014. Define procedimentos e documentação necessária para a homologação do título de mestre ou doutor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. O Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Nefrologia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Nefrologia I - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Nefrologia COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos

Leia mais

Neurologia Normas Específicas

Neurologia Normas Específicas Neurologia Normas Específicas I-COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em NEUROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO ODONTOLOGIA

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO ODONTOLOGIA CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2019.1 DIREITO ODONTOLOGIA Envio da Ficha de Orientação: Atividade Responsável pelo envio: Acadêmicos A ficha deve ser enviada pelo portal acadêmico devidamente

Leia mais