REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 1/17 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. Gerência de Governança e Controle GEGOC.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 1/17 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. Gerência de Governança e Controle GEGOC."

Transcrição

1 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 1/17 TÍTULO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CLASSIFICAÇÃO NORMA ESTRATÉGICA FINALIDADE Consolidar dispositivos pertinentes ao funcionamento do Conselho Fiscal. ELABORAÇÃO Gerência de Governança e Controle GEGOC. HOMOLOGAÇÃO Gerência de Conformidade e Risco GECOR; e Consultoria Jurídica COJUR. INÍCIO DE VIGÊNCIA 27/04/2018. FIM DE VIGÊNCIA Até aprovação de uma nova versão. NORMAS EXTERNAS RELACIONADAS Lei nº 6.404, de 15/12/1976; e Lei nº , de 30/06/2016. NORMAS REVOGADAS Regimento Interno do Conselho Fiscal, aprovado na reunião 62ª do Conselho Fiscal, 22/05/2012, revisão 02. Revisão 00: APROVAÇÃO 39ª reunião do Conselho Fiscal,19/08/2010. Revisão 01: 45ª reunião do Conselho Fiscal, 21/02/2011.

2 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 2/17 Revisão 02: 62ª reunião do Conselho Fiscal, 22/05/2012. : 133ª reunião do Conselho Fiscal, 27/04/2018.

3 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 3/17 SUMÁRIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 5 TÍTULO II DO OBJETIVO... 5 TÍTULO III DO OBJETO... 5 TÍTULO IV DA MISSÃO DO CONSELHO FISCAL... 5 TÍTULO V DA COMPOSIÇÃO, MANDATO E INVESTIDURA... 5 TÍTULO VI DAS COMPETÊNCIAS... 6 TÍTULO VII DOS DEVERES... 8 TÍTULO VIII DO PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL... 9 TÍTULO IX DA SUBSTITUIÇÃO... 9 TÍTULO X DAS NORMAS DE FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I REUNIÕES DO CONSELHO FISCAL SEÇÃO I CALENDÁRIO ANUAL DE REUNIÕES ORDINÁRIAS SEÇÃO II CONVOCAÇÃO DE REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS SEÇÃO III LOCAL SEÇÃO IV INSTALAÇÃO, CONVOCAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SEÇÃO V PRESENÇA DE TERCEIROS SEÇÃO VI ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO SEÇÃO VII SECRETÁRIO(A) TÍTULO XI DAS NORMAS DE FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I SISTEMA DE VOTAÇÃO E ORDEM DOS TRABALHOS SEÇÃO I PAUTA... 13

4 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 4/17 SEÇÃO II ORDEM SEÇÃO III DISCUSSÃO, DELIBERAÇÃO E ATAS SEÇÃO IV DOS PARECERES E DA REPRESENTAÇÃO TÍTULO XII DA VACÂNCIA TÍTULO XIII DA COMUNICAÇÃO ENTRE O CONSELHO FISCAL E OS ÓRGAOS DA ADMINSTRAÇÃO TÍTULO XIV DAS DISPOSIÇÕES FINAIS... 17

5 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 5/17 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Conselho Fiscal da BRB Administradora e Corretora de Seguros S.A. ( Companhia ), terá o seu funcionamento e atuação regidos segundo as disposições estabelecidas neste Regimento Interno, observados o Estatuto Social da Companhia, a Lei das Sociedades por Ações, e demais normas legais aplicáveis, bem como as boas práticas de governança corporativa. Parágrafo único. O Conselho Fiscal é um órgão colegiado, de natureza independente, de caráter consultivo e fiscalizatório da Companhia e de assessoramento da Assembleia Geral de Acionistas. TÍTULO II DO OBJETIVO Art. 2º O Conselho Fiscal tem como missão fiscalizar os atos da Administração no desempenho econômico, financeiro e orçamentário, observando o cumprimento dos deveres legais e estatutários, visando à proteção dos interesses da Companhia e dos seus acionistas. TÍTULO III DO OBJETO Art. 3º O presente Regimento Interno ( Regimento ) disciplina o funcionamento do Conselho Fiscal ( Conselho ), bem como o relacionamento entre o Conselho e os demais órgãos sociais, observadas as disposições do Estatuto Social e da legislação em vigor. TÍTULO IV DA MISSÃO DO CONSELHO FISCAL Art. 4º O Conselho tem como missão fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos Administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, visando a proteção dos interesses da Companhia e de seus acionistas. TÍTULO V DA COMPOSIÇÃO, MANDATO E INVESTIDURA Art. 5º De acordo com o definido no Estatuto Social, o Conselho Fiscal será composto de até 05 (cinco) membros efetivos e 05 (cinco) suplentes, pessoas naturais, acionistas ou não, residentes no País, com comprovada experiência técnica e profissional no ramo de atividade por elas desempenhadas ou com notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública, além dos critérios para a ocupação de cargos de membros da Administração previstos no Estatuto Social da Companhia.

6 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 6/17 1º Os conselheiros serão eleitos pela Assembleia Geral, para um mandato de 02 (dois) anos, sendo permitidas até 02 (duas) reconduções consecutivas. 2º Dos membros do Conselho Fiscal, ao menos 01 (um) deverá ser indicado pela Controladora, e deverá ser servidor público com vínculo permanente com a administração pública. 3º Não poderão ser eleitos para o Conselho Fiscal os membros dos órgãos de administração e empregados da Companhia e de sua Controlada, o cônjuge ou parente, até 3º (terceiro) grau, de administrador da Companhia e de sua Controlada, assim como as pessoas enumeradas nos 1º e 2º do artigo 147 da Lei n 6.404/ º Na eleição do Conselho Fiscal, a Assembleia Geral indicará nominalmente os membros efetivos e os respectivos suplentes. 5º No caso de vacância do cargo ou afastamento, será o membro do Conselho Fiscal substituído pelo respectivo suplente. Art. 6º São condições para a posse que o conselheiro: I - forneça toda a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos e da ausência dos impedimentos previstos no Estatuto Social e na Lei nº /2016, a qual ficará arquivada na sede da Companhia; e II - assine, em conjunto com o Presidente do Conselho de Administração, o Termo de Posse, lavrado no Livro de Atas do Conselho. 1º A eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal está condicionada à opinião favorável emitida pelo Comitê de Elegibilidade do BRB Banco de Brasília S.A., quanto ao cumprimento dos requisitos e ausência dos impedimentos previstos em lei e no Estatuto Social. 2º Se o termo de posse não for assinado em 30 (trinta) dias, esse tornar-se-á sem efeito, salvo justificativa formal aceita pelo Conselho Fiscal TÍTULO VI DAS COMPETÊNCIAS Art. 7º Compete ao Conselho Fiscal, além das atribuições fixadas na Lei das Sociedades por Ações:

7 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 7/17 I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários; II - deliberar sobre o Regimento Interno do Conselho; III - opinar sobre o relatório anual da administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da Assembleia Geral; IV - opinar sobre as propostas dos órgãos da administração, a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas à modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação, incorporação, fusão ou cisão; V - denunciar, por qualquer de seus membros, aos órgãos de administração e, se estes não tomarem as providências necessárias para a proteção dos interesses da Companhia, à Assembleia Geral, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis; VI - convocar a Assembleia Geral Ordinária, se os órgãos da administração retardarem por mais de 1 (um) mês essa convocação, e a extraordinária, sempre que ocorrerem motivos graves ou urgentes, incluindo na agenda das assembleias as matérias que considerarem necessárias; VII - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia; VIII - examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar; IX - exercer essas atribuições, durante a liquidação, tendo em vista as disposições especiais que a regulam; X - atender aos pedidos de esclarecimento de acionistas as Assembleias Gerais; e XI - convocar a Assembleia Geral, nos termos do art. 150, 2º da Lei 6.404/1976. Art. 8º Os membros do Conselho Fiscal assistirão às reuniões do Conselho de Administração e da Diretoria Colegiada em que se devam discutir e votar matérias sobre as quais lhes caiba emitir parecer, conforme artigo 163, II, III e VII, da Lei n 6.404/1976.

8 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 8/17 Art. 9º Compete, ainda, aos membros do Conselho: I - votar as matérias constantes da pauta de reuniões; II - relatar os processos que lhe forem atribuídos; e III - propor, por motivo relevante, alteração da pauta de trabalhos, bem como o adiamento de julgamento ou de discussão de assunto da ordem do dia. Art. 10. É facultado aos membros do Conselho: I - requerer que conste da ata justificativa de voto; II - requerer a votação de matéria em regime de urgência; III - apresentar sugestões, indicações e propostas; IV - levantar questões de ordem, quando entender necessárias; e V - justificar, por escrito, suas faltas às reuniões. TÍTULO VII DOS DEVERES Art. 11. É dever de todo conselheiro, além daqueles previstos em Lei: I - comparecer às reuniões do Conselho previamente preparado, com o exame dos documentos postos à disposição e delas participar ativa e diligentemente; II - manter sigilo sobre toda e qualquer informação da Companhia a que tiver acesso em razão do exercício do cargo, bem como exigir o mesmo tratamento sigiloso dos profissionais que lhe prestem assessoria, utilizando-a somente para o exercício de suas funções de conselheiro, sob pena de responder pelo ato que contribuir para sua indevida divulgação; III - abster-se de intervir, isoladamente ou em conjunto com terceiro, em quaisquer negócios com a Companhia, sua Controlada, seu Acionista Controlador e ainda entre a Companhia e Sociedades Subsidiárias, Controladas e Coligadas dos Administradores e do Acionista Controlador, assim como outras sociedades que, com quaisquer dessas pessoas, integre o mesmo grupo de fato ou de direito, salvo mediante aprovação prévia e específica do Conselho;

9 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 9/17 IV - declarar, previamente à deliberação, que, por qualquer motivo, tem interesse particular ou conflitante com a da Companhia quanto à determinada matéria submetida à sua apreciação, abstendo-se de sua discussão e voto; e V - zelar pela adoção das boas práticas de governança corporativa pela Companhia. TÍTULO VIII DO PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL Art. 12. O presidente do Conselho, por voto favorável de, no mínimo, a maioria de seus membros, será eleito na primeira reunião de início do mandato. Art. 13. O presidente do Conselho tem as seguintes atribuições: I - assegurar a eficácia e o bom desempenho do órgão; II - compatibilizar as atividades do Conselho com os interesses da Companhia, dos seus acionistas e das demais partes interessadas; III - organizar e coordenar, com a colaboração da Secretaria do Conselho, a pauta das reuniões, ouvidos os outros conselheiros e, se for o caso, os membros da Diretoria Colegiada; IV - coordenar as atividades dos demais conselheiros; V - assegurar que os conselheiros recebam informações completas e tempestivas sobre os itens constantes da pauta das reuniões; VI - convocar e presidir as reuniões do Conselho; VII - propor ao Conselho o calendário anual corporativo, que deverá, necessariamente, definir as datas das reuniões ordinárias e de outros eventos; VIII - designar relator para exame de temas/processos específicos no âmbito do Conselho Fiscal; e IX - convocar, nos casos previstos em lei, a Assembleia Geral de Acionistas. TÍTULO IX DA SUBSTITUIÇÃO Art. 14. Na vacância, ausência ou impedimento do presidente do Conselho, suas funções serão exercidas por um dos conselheiros, eleito pelo Conselho Fiscal.

10 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 10/17 Art. 15. O vice-presidente do Conselho será eleito entre os membros do Colegiado na primeira reunião de início do mandato. TÍTULO X DAS NORMAS DE FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I REUNIÕES DO CONSELHO FISCAL SEÇÃO I CALENDÁRIO ANUAL DE REUNIÕES ORDINÁRIAS Art. 16. Na última reunião ordinária de cada exercício deverá ser aprovado o calendário de reuniões ordinárias para o exercício seguinte. Art. 17. O Conselho Fiscal reunir-se-á: I - uma vez por mês, para tomar conhecimento dos balancetes e fazer os exames e demais pronunciamentos ou adotar procedimentos determinados por Lei ou pelo Estatuto Social da Companhia; II - quando convocado pelo Conselho de Administração, para apresentar, na forma da Lei e do Estatuto Social da Companhia, parecer sobre os negócios e operações sociais realizados em cada semestre do exercício em que servir; e III - extraordinariamente, sempre que julgar necessário, ou quando convocado, na forma da Lei e do Estatuto Social da Companhia. SEÇÃO II CONVOCAÇÃO DE REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS Art. 18. O Conselho deverá, ainda, reunir-se, em caráter extraordinário, sempre que convocado por escrito, por fax, ou carta, com comprovante de recebimento, devendo constar da convocação: data, horário do início e término, local e assuntos que constarão da ordem do dia da reunião. O pedido deverá ser encaminhado ao presidente do Conselho, que adotará as providências necessárias para a convocação da reunião. Parágrafo único. Na hipótese de o presidente não atender à solicitação de qualquer conselheiro no prazo de 15 (quinze) dias, manter-se inerte, silente ou, ainda, estar impedido, a reunião poderá ser convocada diretamente por, no mínimo, dois conselheiros.

11 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 11/17 SEÇÃO III LOCAL Art. 19. As reuniões do Conselho, sejam ordinárias ou extraordinárias, serão, preferencialmente, realizadas na sede da Companhia. SEÇÃO IV INSTALAÇÃO, CONVOCAÇÃO E REPRESENTAÇÃO Art. 20. As reuniões do Conselho, ordinárias e extraordinárias, somente se instalarão com a presença de, no mínimo, a maioria de seus membros efetivos. 1º Cada membro do Conselho em exercício terá direito a 01 (um) voto, seja pessoalmente ou representado por um de seus pares, mediante apresentação e entrega ao(a) secretário(a), para arquivamento na sede da Companhia, de procuração específica para a reunião em pauta e do voto por escrito do membro do Conselho ausente e sua respectiva justificação. 2º A procuração específica de que trata o 1º deste artigo, assim como eventuais instrumentos de voto, quando elaborados em forma de instrumento particular, dispensam reconhecimento de firmas. 3º Fica facultada a participação dos conselheiros na reunião por telefone, videoconferência ou outro meio que possa assegurar sua participação efetiva e a autenticidade do seu voto, nos termos definidos no Estatuto Social, desde que seu voto seja gravado em mídia compatível com o meio de comunicação escolhido, o qual deverá ser arquivado na sede da Companhia. O conselheiro, nesta hipótese, será considerado presente à reunião e seu voto válido, para todos os efeitos legais, e incorporado à ata da referida reunião. 4º As reuniões do Conselho serão presididas pelo respectivo presidente ou, na sua ausência, pelo vice-presidente ou por outro conselheiro designado pelo Conselho. SEÇÃO V PRESENÇA DE TERCEIROS Art. 21. O presidente do Conselho, por iniciativa própria ou solicitação de qualquer conselheiro, poderá convocar membros da Diretoria Colegiada e/ou colaboradores da Companhia para assistir às reuniões e prestar esclarecimentos ou informações sobre as matérias em apreciação.

12 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 12/17 SEÇÃO VI ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO Art. 22. O (a) secretário(a) ou, na sua ausência, o presidente do Conselho ou quem ele designar, até 05 (cinco) dias corridos antes de cada reunião do colegiado, deverá encaminhar as informações sobre as matérias a serem discutidas na reunião. 1º Os documentos de suporte à análise dos assuntos incluídos na pauta serão disponibilizados no Portal dos Dirigentes da Companhia ( respeitado o prazo limite fixado no caput do artigo. 2º Deverão ser disponibilizados, ainda, no Portal dos Dirigentes, as atas do Colegiado, Calendário de Reuniões, Termos de Posse dos Conselheiros de demais documentos afetos ao Conselho Fiscal e aos Órgãos da Administração. 3º As matérias submetidas à apreciação do Conselho serão instruídas com a proposta e/ou manifestação da Diretoria Colegiada, ou dos órgãos competentes da Companhia e de parecer jurídico, quando necessários ao exame da matéria. SEÇÃO VII SECRETÁRIO(A) Art. 23. O(a) secretário(a) das reuniões do Conselho é o(a) titular da Gerência de Governança e Controle GEGOC, ou seu(sua) substituto(a) legalmente designado(a) pela Diretoria Colegiada, ou, ainda, em caráter excepcional, empregado(a) lotado(a) na GEGOC, e terá as atribuições abaixo: I - organizar a pauta dos assuntos a serem tratados, com base em solicitações de conselheiros e consulta a membros da Diretoria Colegiada, e submetê-la ao presidente do Conselho para posterior distribuição; II - providenciar a convocação para as reuniões do Conselho, dando conhecimento aos conselheiros e eventuais participantes do local, data, horário e ordem do dia; III - secretariar as reuniões, elaborar e lavrar as respectivas atas e outros documentos no livro próprio e coletar as assinaturas de todos os conselheiros que dela participaram, além de consignar o comparecimento de eventuais convidados; IV - arquivar as atas e deliberações tomadas pelo Conselho nos órgãos competentes e providenciar sua publicação no órgão de imprensa oficial e em jornal de grande circulação, se for o caso; e

13 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 13/17 V - proceder a todos os demais atos necessários ao funcionamento do Conselho, podendo emitir certidões, extratos, cópias de atas e outros. TÍTULO XI DAS NORMAS DE FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I SISTEMA DE VOTAÇÃO E ORDEM DOS TRABALHOS SEÇÃO I PAUTA Art. 24. O presidente do Conselho, assistido pelo(a) secretário(a), preparará a pauta das reuniões, ouvidos os demais conselheiros e o Diretor-Presidente da Companhia e, se for o caso, os outros membros da Diretoria Colegiada. 1º Caso dois conselheiros insistam quanto à inclusão de determinada matéria na pauta, ainda que previamente rejeitada, o presidente deverá incluí-la. 2º A manifestação dos conselheiros obedecerá à forma escrita, e deverá ser recebida pela Companhia no prazo máximo de 02 (dois) dias corridos após a ciência da decisão do presidente de não inserir a proposta na pauta da reunião, hipótese em que o presidente deverá enviar nova convocação aos conselheiros. 3º A pauta e a documentação necessária à apreciação dos assuntos nela previstos serão entregues a cada conselheiro com, no mínimo, 05 (cinco) dias corridos de antecedência da data da reunião. Na hipótese de reunião extraordinária, em face da urgência da convocação, caberá ao presidente do Conselho definir o prazo mínimo, dentro do qual a pauta e a documentação deverão ser encaminhadas. SEÇÃO II ORDEM Art. 25. Verificado o quórum de instalação, os trabalhos obedecerão à seguinte ordem: I - II - abertura da sessão; prestação de esclarecimentos iniciais pelo presidente; III - leitura sucinta e sem apartes para discussão da ordem do dia a ser submetida à votação; IV - apresentação, discussão, encaminhamento de propostas e votação dos assuntos da ordem do dia, na ordem proposta pelo presidente; e

14 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 14/17 V - apresentação de proposições, pareceres e comunicação dos conselheiros. Parágrafo único. Por unanimidade dos membros do Conselho, o presidente poderá incluir na pauta matéria relevante para deliberação, não constante da pauta original. SEÇÃO III DISCUSSÃO, DELIBERAÇÃO E ATAS Art. 26. Encerradas as discussões, o presidente passará a colher o voto de cada conselheiro. Art. 27. Em caso de empate, o presidente do Conselho deverá exercer o voto de qualidade. Art. 28. As sessões deverão ser suspensas ou encerradas, quando as circunstâncias o exigirem, a pedido de qualquer conselheiro e com aprovação do Conselho. Parágrafo único. No caso de suspensão da sessão, o presidente deverá marcar a data, hora e local para sua continuação, ficando dispensada a necessidade de nova convocação dos conselheiros. Art. 29. A critério do presidente do Conselho ou, na sua ausência ou impedimento, de seu substituto, poderá ser adiada a deliberação sobre qualquer assunto, à exceção daqueles obrigatórios por lei, e até mesmo a sua retirada de pauta. Art. 30. Na discussão dos relatórios e pareceres, o Presidente do Conselho concederá a palavra aos Conselheiros que a solicitarem, podendo estes, durante a discussão, formular requerimentos verbais ou escritos, solicitando providências para a instrução do assunto em debate. Art. 31. Qualquer membro do Conselho Fiscal, mediante justificativa, poderá pedir vista do processo, ficando a concessão a critério do presidente do Conselho ou, na sua ausência ou impedimento, do seu substituto, caso em que o assunto será retirado de pauta, ficando, em consequência, sobrestada a respectiva decisão, até o retorno do assunto para novo exame. 1º O membro do Conselho Fiscal que pedir vista de matéria se obriga a devolvê-la à pauta da reunião imediatamente seguinte, com ou sem acréscimos resultantes de sua apreciação.

15 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 15/17 2º Quando houver urgência, o Presidente do Conselho poderá determinar que a nova reunião seja realizada em até 03 (três) dias. Art. 32. As matérias e deliberações tomadas nas reuniões do Conselho serão válidas se tiverem voto favorável da maioria dos membros presentes, lavradas em atas, registradas no Livro de Atas de reuniões do Conselho e registradas na Junta Comercial. 1º As atas serão redigidas com clareza, registrarão todas as decisões tomadas, os votos dissidentes e as abstenções, responsabilidades e prazos. Deverão ser assinadas por todos os presentes, física e virtualmente, e objeto de aprovação formal. 2º Elaborada a ata, o secretário(a) enviará cópia eletrônica a cada membro presente à reunião, que terá prazo de 02 (dois) dias úteis para indicação formal, se for o caso, das correções necessárias. 3º Findo esse período, após a aprovação formal dos participantes, os originais serão encaminhados para a assinatura dos conselheiros, observando, em regra, o prazo máximo de 10 (dez) dias, contados a partir do encerramento da reunião, para aposição de todas as assinaturas devidas e posterior encaminhamento para registro na Junta Comercial. 4º Em caso de deliberações ou debates que tenham sido objeto de conflito entre conselheiros, as atas serão assinadas antes do encerramento das respectivas reuniões. SEÇÃO IV DOS PARECERES E DA REPRESENTAÇÃO Art. 33. O parecer do Conselho Fiscal sobre as demonstrações financeiras do exercício e o relatório anual da administração devem ser precedidos de reunião com os auditores independentes, de preferência sem a presença dos executivos, para discussão dos principais pontos relativos ao trabalho de auditoria. Art. 34. O Conselho Fiscal deve solicitar aos auditores independentes que informem qualquer fato subsequente de que venham a tomar conhecimento e que considerem relevante, até a Assembleia Geral de Acionistas em que as demonstrações financeiras serão apreciadas. Art. 35. O Conselho Fiscal deve, ainda: I - examinar o montante dos honorários pagos aos administradores e se este está contemplado no limite fixado pela Assembleia de Acionistas;

16 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 16/17 II - solicitar do serviço jurídico a exposição das demandas, autuações e multas eventualmente existentes; III - solicitar da diretoria financeira o relatório de execução do orçamento e plano de investimentos do exercício findo, a posição dos indicadores financeiros negociados com credores e o demonstrativo de fluxo de caixa do exercício; e IV - examinar com os responsáveis os eventuais passivos ambientais, seu tratamento e a consideração das contingências e sua evolução. Art. 36. Os membros do Conselho Fiscal, ou ao menos um deles, deverão comparecer às reuniões da Assembleia Geral e responder aos pedidos de informações formulados pelos acionistas. Parágrafo único. Os pareceres e representações do Conselho Fiscal, ou de qualquer um de seus membros, poderão ser apresentados e lidos na Assembleia Geral, independentemente de publicação e ainda que a matéria não conste da ordem do dia. TÍTULO XII DA VACÂNCIA Art. 37. A vacância definitiva de um cargo de membro do Conselho pode dar-se por destituição, renúncia, morte, impedimento comprovado, invalidez, perda do mandato ou outras hipóteses previstas em Lei ou no Estatuto Social. 1º Perderá o cargo, salvo motivo de força maior ou caso fortuito, o membro do Conselho Fiscal que deixar de comparecer, sem justificativa, a 03 (três) reuniões ordinárias consecutivas ou a 04 (quatro) reuniões ordinárias alternadas durante o prazo do mandato. 2º Ocorrendo vacância definitiva do conselheiro efetivo, o conselheiro suplente assumirá o cargo para cumprimento do restante do mandato. Parágrafo único. A renúncia ao cargo é feita mediante comunicação escrita ao Conselho, tornando-se eficaz, a partir desse momento, perante a Companhia, prevalecendo diante de terceiros, após o arquivamento do documento de renúncia no registro do comércio e publicação, que poderão ser promovidos pelo renunciante.

17 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Página 17/17 TÍTULO XIII DA COMUNICAÇÃO ENTRE O CONSELHO FISCAL E OS ÓRGAOS DA ADMINSTRAÇÃO Art. 38. A fim de facilitar e ordenar a comunicação entre os membros do Conselho Fiscal e os membros dos Órgãos que compõem a Administração as dúvidas, solicitações e demais tratativas de assuntos de interesse da Companhia deverão ser encaminhadas aos seus respectivos presidentes. TÍTULO XIV DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 39. As omissões deste Regimento, dúvidas de interpretação e eventuais alterações de seus dispositivos serão decididas em reunião do Conselho, na forma prevista no Estatuto Social e neste Regimento. Art. 40. Este Regimento entra em vigor na data da sua aprovação pelo Conselho e será arquivado na sede da Companhia.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I OBJETO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I OBJETO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I OBJETO 1. O presente Regimento Interno ( Regimento ), aprovada pelo conselho de administração da CONSTRUTORA TENDA S.A. ( Companhia ), em 13 de agosto de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA TELEFÔNICA BRASIL S.A.

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA TELEFÔNICA BRASIL S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA TELEFÔNICA BRASIL S.A. CAPÍTULO I DO OBJETO DESTE REGIMENTO Art. 1º - Este Regimento Interno ( Regimento ) destina-se a regulamentar o funcionamento, as responsabilidades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. Regimento Interno do Conselho Fiscal Art. 1º - O Conselho Fiscal da Desenvolve SP - Agência de Fomento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO E MISSÃO

REGIMENTO INTERNO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO E MISSÃO REGIMENTO INTERNO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO Art. 1 O presente Regimento Interno ( Regimento ) disciplina o funcionamento e a execução das competências estatutárias do Conselho

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DA TELEFÔNICA BRASIL S.A.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DA TELEFÔNICA BRASIL S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DA TELEFÔNICA BRASIL S.A. CAPÍTULO I DO OBJETO DESTE REGIMENTO Art. 1º - Este Regimento Interno ( Regimento ) destina-se a regulamentar o funcionamento, as responsabilidades

Leia mais

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta)

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta) INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº 19.378.769/0001-76 NIRE 3130009880-0 (Companhia Aberta) REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO INSTITUTO HERMES PARDINI S/A 1. OBJETO 1.1. Este Regimento Interno

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DELIBERATIVO - MÚTUOPREV

REGULAMENTO DO CONSELHO DELIBERATIVO - MÚTUOPREV REGULAMENTO DO CONSELHO DELIBERATIVO - MÚTUOPREV 1 O Conselho Deliberativo da Mútuoprev Art. 1º O Conselho Deliberativo tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da Entidade, tendo pleno conhecimento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 172ª Assembleia Geral Extraordinária, de 05.07.2018. 1 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. CEB-DIS DA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL SUMÁRIO 1. DO CONSELHO E SEUS OBJETIVOS...03 2. CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO...03 3. DA ESTRUTURA DO CONSELHO...03 4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES...04 5. FUNCIONAMENTO

Leia mais

Esta página foi deixada propositalmente em branco.

Esta página foi deixada propositalmente em branco. Esta página foi deixada propositalmente em branco. Centro de Tecnologias SMART CTSMART 2 REFLEXÕES "Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador do mesmo reside

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I - OBJETO Art. 1º - O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Conselho Fiscal da BB Gestão de Recursos Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (BB DTVM), observadas

Leia mais

Regimento Interno do Comitê de Inovação:

Regimento Interno do Comitê de Inovação: Regimento Interno do Comitê de Inovação: O Conselho de Administração da Cielo S.A. ( Companhia ), em reunião realizada em 18 de julho de 2018, aprovou o presente Regimento Interno do Comitê de Inovação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO 1. O presente Regimento Interno ( Regimento ), aprovada pelo conselho de administração da CONSTRUTORA TENDA S.A. ( Companhia ), em 13 de agosto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO E DA FINALIDADE Art. 1º. O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização dos atos dos administradores da ATIVOS S.A. Companhia Securitizadora

Leia mais

MÓDULO 2: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NÚCLEO DE GOVERNANÇA CAPÍTULO 2: REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL - CF

MÓDULO 2: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NÚCLEO DE GOVERNANÇA CAPÍTULO 2: REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL - CF VIG: 20.07.2018 1/10 MÓDULO 2: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NÚCLEO DE GOVERNANÇA CAPÍTULO 2: REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL - CF REFERÊNCIAS: Estatuto Social da ECT Lei nº 6.404, de 15 de dezembro

Leia mais

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Regimento Interno do Conselho Fiscal Regimento Interno do Conselho Fiscal Sumário Capítulo I 5 Do objeto 5 Capítulo II 6 Conceituação, composição e competência 6 Capítulo III 10 Das reuniões do Conselho Fiscal 10 Capítulo IV 13 Das pautas

Leia mais

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Regimento Interno do Conselho Fiscal Regimento Interno do Conselho Fiscal Sumário Capítulo I 5 Do objeto 5 Capítulo II 6 Conceituação, composição e competência 6 Capítulo III 10 Das reuniões do Conselho Fiscal 10 Capítulo IV 13 Das pautas

Leia mais

COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 17 de agosto de 2018 COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente Regimento Interno

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Atividades Administrativas Parte 1 Prof. Cláudio Alves À Luz da Lei 6.404/76 podemos citar as seguintes características do Conselho Fiscal: Art. 161. A companhia terá

Leia mais

RANDON S.A. Implementos e Participações CNPJ / Companhia Aberta

RANDON S.A. Implementos e Participações CNPJ / Companhia Aberta RANDON S.A. Implementos e Participações CNPJ 89.086.144/0011-98 Companhia Aberta REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO E DA FINALIDADE Art. 1 o. O Conselho Fiscal é o órgão de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I OBJETO Art. 1º O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Conselho Fiscal, observadas as disposições do Estatuto Social, das normas aplicáveis

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. Capítulo I Objeto

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. Capítulo I Objeto Capítulo I Objeto Artigo 1º. O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Conselho Fiscal da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo SABESP, observadas as disposições do Estatuto

Leia mais

RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO

RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL VERSÃO 2018 Texto em vigor atualizado pela 629ª Reunião Ordinária do Conselho Fiscal, de 14.08.2018. 1 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CEB DA FINALIDADE Art. 1º

Leia mais

CCR S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I - COMPETÊNCIA

CCR S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I - COMPETÊNCIA CCR S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I - COMPETÊNCIA Artigo 1º. O Conselho Fiscal, constituído na forma do Estatuto Social da CCR S.A. ( Companhia ), é um órgão de fiscalização dos atos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DE FIBRIA CELULOSE S.A.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DE FIBRIA CELULOSE S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DE FIBRIA CELULOSE S.A. O Conselho Fiscal ( Conselho ) da FIBRIA CELULOSE S.A. ("Companhia"), constituído nos termos da Lei nº 6404/76 ( LSA ) e alterações posteriores

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DA COMPANHIA BRASILEIRA DE MEIOS DE PAGAMENTO. Capítulo I Da Definição

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DA COMPANHIA BRASILEIRA DE MEIOS DE PAGAMENTO. Capítulo I Da Definição REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DA COMPANHIA BRASILEIRA DE MEIOS DE PAGAMENTO Capítulo I Da Definição Artigo 1. Este Regimento Interno ( Regimento ), organizado em conformidade com o Capítulo V do

Leia mais

COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO CESAN

COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO CESAN COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO CESAN REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE INS.007.00.2018 Revisão: 01 Proposta: Comitê de Elegibilidade Processo: 2018.006058 Aprovação: Deliberação nº

Leia mais

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente Regimento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE CAPÍTULO I - DO OBJETO Artigo. 1º. O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Comitê de Elegibilidade ( Comitê ), definindo suas responsabilidades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO Art. 1 O presente Regimento Interno ( Regimento ) disciplina o funcionamento e a execução das competências estatutárias

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I DO OBJETO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I DO OBJETO CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º. O presente Regimento Interno ( Regimento ) disciplina o funcionamento do Conselho Fiscal ( Conselho ), bem como o relacionamento entre o Conselho e os demais órgãos sociais,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA SUMÁRIO Capítulo I Objeto do Regimento Interno... 3 Capítulo II Missão da Diretoria... 3 Capítulo III Competência... 3 Capítulo

Leia mais

Gerência de Governança e Controle GEGOC. Gerência de Conformidade e Risco GECOR; Consultoria Jurídica COJUR. Lei nº 6.404, de 15/12/1976;

Gerência de Governança e Controle GEGOC. Gerência de Conformidade e Risco GECOR; Consultoria Jurídica COJUR. Lei nº 6.404, de 15/12/1976; Página 1/20 TÍTULO CLASSIFICAÇÃO NORMA ESTRATÉGICA FINALIDADE Consolidar dispositivos pertinentes ao funcionamento do Conselho de Administração. ELABORAÇÃO HOMOLOGAÇÃO Gerência de Governança e Controle

Leia mais

BRF S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ / NIRE CVM CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO - REGIMENTO INTERNO -

BRF S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ / NIRE CVM CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO - REGIMENTO INTERNO - Versão Final BRF S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ 01.838.723/0001-27 NIRE 42.300.034.240 CVM 1629-2 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO - REGIMENTO INTERNO - Aprovado na Reunião do Conselho de Administração

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Capítulo VI do Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece

Leia mais

Liq PARTICIPAÇÕES S.A. Objeto

Liq PARTICIPAÇÕES S.A. Objeto REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Liq PARTICIPAÇÕES S.A. Objeto Art. 1º. O presente Regimento Interno ( Regimento ) tem o objetivo de disciplinar o funcionamento do Conselho de Administração

Leia mais

Políticas e Regimentos Internos. Capítulo I Dos Objetivos Gerais. Capítulo II Composição

Políticas e Regimentos Internos. Capítulo I Dos Objetivos Gerais. Capítulo II Composição Capítulo I Dos Objetivos Gerais Artigo 1º: O presente Regimento Interno tem por objetivo estabelecer as regras gerais relativas ao funcionamento, estrutura, organização, atribuições e responsabilidades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA O Conselho de Administração da CTEEP Companhia de Transmissão de Energia Elétrica ( ISA CTEEP

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. CAPÍTULO I PROPÓSITO E COMPETÊNCIA

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. CAPÍTULO I PROPÓSITO E COMPETÊNCIA REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. CAPÍTULO I PROPÓSITO E COMPETÊNCIA Art. 1º. O Conselho Fiscal é órgão de fiscalização dos atos dos administradores da Multiplan

Leia mais

GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO

GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO

Leia mais

Capítulo I - OBJETIVO

Capítulo I - OBJETIVO Capítulo I - OBJETIVO Art. 1º Este Regimento Interno ("Regimento ) disciplina a estrutura, o funcionamento e os papéis e responsabilidades da Diretoria Colegiada ( Diretoria ) da Companhia de Saneamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO CAPÍTULO I - DA MISSÃO CAPÍTULO II - DA COMPOSIÇÃO E DA REMUNERAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO CAPÍTULO I - DA MISSÃO CAPÍTULO II - DA COMPOSIÇÃO E DA REMUNERAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO O Conselho de Administração da Vale S.A. ("Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Comitê Financeiro ("Comitê ), a fim de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE ( Regimento ) 1. DEFINIÇÃO 1.1. Este Regimento, organizado em conformidade com o Capítulo VI do Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece procedimentos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais Artigo 1º - O Comitê de Remuneração (o Comitê ) de Lojas Renner S.A. (a Companhia ), órgão estatutário, de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília, de 04.10.2018. 1 REGIMENTO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I OBJETO Art. 1º O presente Regimento Interno (Regimento) disciplina o funcionamento do Conselho de Administração (Conselho) da BB Gestão de Recursos DTVM S.A. (BB DTVM) e o seu relacionamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Capítulo VI do Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Estatuto Social da Ser Educacional S.A. ( Companhia ), estabelece procedimentos a serem observados

Leia mais

COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PROCERGS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PROCERGS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PROCERGS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Porto Alegre, junho de 2018 1 SECRETARIA DE GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA DA CIELO S.A. ( Regimento ) I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece procedimentos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 172ª Assembleia Geral Extraordinária, de 05.07.2018, e revisado pela 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA CIELO S.A. ( Regimento ) I - OBJETO O presente Regimento Interno ( Regimento ) tem por objetivo estabelecer as regras gerais relativas à organização e atividades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Aprovado na Reunião do Conselho Fiscal de 14 de maio de 2018

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Aprovado na Reunião do Conselho Fiscal de 14 de maio de 2018 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Aprovado na Reunião do Conselho Fiscal de 14 de maio de 2018 ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S/A Regimento Interno do Conselho Fiscal I. OBJETO, DEFINIÇÕES E

Leia mais

USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. Capítulo I. Dos Objetivos

USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. Capítulo I. Dos Objetivos USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Capítulo I Dos Objetivos Artigo 1º - Este Regimento Interno ( Regimento ) tem por objetivo estabelecer normas de funcionamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CEB LAJEADO S/A

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CEB LAJEADO S/A REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CEB LAJEADO S/A VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado na 92ª Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada da (Resolução de Diretoria nº 018, de 19.12.2018).

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Governança e Conformidade ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS O Conselho de Administração da Vale S.A. ("Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Comitê de Pessoas ("Comitê"), a fim de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário Financeiro e de Relacionamento com Investidores ( Comitê ) é um

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta. CNPJ nº / NIRE nº

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta. CNPJ nº / NIRE nº 02/04/2018 10:39 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta CNPJ nº 16.670.085/0001 55 NIRE nº 3130001144 5 Av. Bernardo de Vasconcelos, nº 377, Bairro

Leia mais

Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A.

Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A. Versão 4.0 Página 1 de 6 COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A. CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 o O Comitê Executivo de Gestão de Riscos, doravante denominado Comitê, de caráter

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE CAPÍTULO I COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE CAPÍTULO I COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE CAPÍTULO I COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE Artigo 1º. O Comitê de Sustentabilidade ( Comitê ) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL DO BANCO ECONÔMICO SA - ECOS

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL DO BANCO ECONÔMICO SA - ECOS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL DO BANCO ECONÔMICO SA - ECOS CAPÍTULO I FUNCIONAMENTO Art. 1º - O Conselho Deliberativo, constituído na forma do Estatuto da FUNDAÇÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão ( Comitê ) é um

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA ÓRGÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA ÓRGÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA ÓRGÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO O Conselho de Administração da Cielo S.A. ( Companhia ), em reunião realizada em 08 de maio de

Leia mais

Regimento Interno do Comitê de Remuneração COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A.

Regimento Interno do Comitê de Remuneração COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A. Versão 7.0 Página 1 de 6 COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A. CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 o O Comitê de Remuneração, doravante denominado Comitê, de caráter consultivo, criado

Leia mais

ATIVOS S. A. GESTÃO DE COBRANÇA E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. CAPÍTULO I Objeto

ATIVOS S. A. GESTÃO DE COBRANÇA E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. CAPÍTULO I Objeto ATIVOS S. A. GESTÃO DE COBRANÇA E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I Objeto Art. 1º O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Conselho Fiscal, observadas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Estatuto Social da Ser Educacional S.A. ( Companhia ), estabelece procedimentos a serem observados

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE AUDITORIA E GESTÃO DE RISCOS DA FLEURY S.A.

REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE AUDITORIA E GESTÃO DE RISCOS DA FLEURY S.A. REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE AUDITORIA E GESTÃO DE RISCOS DA FLEURY S.A. I. OBJETO DO REGIMENTO INTERNO 1.1. O presente Regimento Interno ( Regimento ) disciplina o funcionamento do Comitê de Auditoria

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA CAPÍTULO I OBJETO Art. 1º O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento da Diretoria Executiva da BB Gestão de Recursos DTVM S.A. (BB DTVM), observadas as disposições do Estatuto Social e da

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Brasília DF 2015 REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA Regulamenta a estrutura e funcionamento do Colegiado

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE EXPANSÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE EXPANSÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE EXPANSÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE EXPANSÃO DA VIA VAREJO S.A. Art. 1º. O Comitê de Expansão ( Comitê ) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de

Leia mais

COFIS. Nº <Número da Proposta> - <Nome do Cliente> APROVADO EM 26 DE ABRIL DE 2018

COFIS. Nº <Número da Proposta> - <Nome do Cliente> APROVADO EM 26 DE ABRIL DE 2018 CONSELHO COFIS Nº - Responsável pela proposta: - < Cargo> - . APROVADO EM 26 DE ABRIL DE 2018 1/10

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO CONSELHO FISCAL Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt REGIMENTO INTERNO CONSELHO FISCAL Março/2015 CONTEÚDO Capítulo I - Capítulo II - Capítulo III - Capítulo IV - Capítulo V - Capítulo VI Capítulo VII - Capítulo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE RISCOS

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE RISCOS O Conselho de Administração da Cielo S.A. ( Companhia ), em reunião realizada em 14 de janeiro de 2019, aprovou o presente regimento interno ( Regimento ), conforme segue: 1. Objeto e missão 1.1. Objeto.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE CEB DISTRIBUIÇÃO S/A CEB-DIS CAPÍTULO I COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE CEB DISTRIBUIÇÃO S/A CEB-DIS CAPÍTULO I COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE CEB DISTRIBUIÇÃO S/A CEB-DIS CAPÍTULO I COMITÊ DE ELEGIBILIDADE Art. 1 o - O Comitê de Elegibilidade da CEB Distribuição S/A CEB-DIS, (doravante, CEB-DIS ),

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS CAPÍTULO I COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS CAPÍTULO I COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS CAPÍTULO I COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS Artigo 1º. O Comitê Financeiro e de Gestão de Riscos ( Comitê ) é órgão de assessoramento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO 1. Finalidade e Escopo O Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. ("Petrobras" ou "Companhia"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ ESTRATÉGICO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ ESTRATÉGICO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ ESTRATÉGICO 1. Finalidade e Escopo O Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. ("Petrobras" ou "Companhia"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno

Leia mais

SUL AMÉRICA S.A. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO

SUL AMÉRICA S.A. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO SUL AMÉRICA S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº 21121 CNPJ/MF 29.978.814/0001-87 NIRE 3330003299-1 REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO ÍNDICE: CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA 1. Finalidade REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA O Comitê Técnico Estatutário de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia ( Comitê ) é um órgão

Leia mais

Regimento Interno do Conselho de Administração

Regimento Interno do Conselho de Administração DO OBJJETTO Art. 1º - O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Conselho de Administração da Associação Atlética Banco do Brasil Porto Alegre (RS), dos comitês a ele vinculados, bem como

Leia mais

MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta

MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.343.492/0001-20 NIRE 31.300.023.907 Companhia Aberta ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 20 DE MAIO DE 2015 A Reunião do Conselho

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE CAPÍTULO I - DA MISSÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE CAPÍTULO I - DA MISSÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE O Conselho de Administração da Vale S.A. ( Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Comitê Sustentabilidade ("Comitê"),

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DOS COMITÊS TÉCNICOS E CONSULTIVOS DA TELEFÔNICA BRASIL S.A.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DOS COMITÊS TÉCNICOS E CONSULTIVOS DA TELEFÔNICA BRASIL S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DOS COMITÊS TÉCNICOS E CONSULTIVOS DA TELEFÔNICA BRASIL S.A. 1 CAPÍTULO I DO OBJETO DESTE REGIMENTO Art. 1º - Este Regimento Interno ( Regimento ) destina-se

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Investimento e Desinvestimento ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Refino e Gás Natural ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente, e tem

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA VALE S.A.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA VALE S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA VALE S.A. O Conselho de Administração da Vale S.A. ("Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Conselho de Administração

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I OBJETO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I OBJETO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I OBJETO 1. O presente Regimento Interno ( Regimento ), aprovado pelo aprovada pelo conselho de administração da CONSTRUTORA TENDA S.A. ( Companhia

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Exploração e Produção ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente, e tem

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA, CONFORMIDADE E RISCO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA, CONFORMIDADE E RISCO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA, CONFORMIDADE E RISCO O Conselho de Administração da Vale S.A. ( Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Comitê de Governança,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO Art. 1 O presente Regimento Interno ( Regimento ) disciplina o funcionamento e a execução das competências estatutárias

Leia mais

REGIMENTO DO COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

REGIMENTO DO COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REGIMENTO DO COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CÓDIGO: REG 004 Data de Criação: 23/04/2018 APROVAÇÃO: Regimento aprovado pela Diretoria Executiva em 23/04/2018 Nº da ATA: 015/2018 Sumário CAPÍTULO I DO

Leia mais

ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGISTICA S/A Regimento Interno do Conselho de Administração (CA) 23/08/2013

ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGISTICA S/A Regimento Interno do Conselho de Administração (CA) 23/08/2013 1 Composição 1.1 O Conselho de Administração é integrado por no mínimo 5(cinco) e, no máximo 10(dez) membros (sendo pelo menos 20% independentes) indicados pelos acionistas na Assembléia Geral Ordinária

Leia mais