Professores: Cláudio de Paula Adriana Duarte. Disciplina: Diagnósticos de Uso da Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professores: Cláudio de Paula Adriana Duarte. Disciplina: Diagnósticos de Uso da Informação"

Transcrição

1

2 NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO DOS VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS Professores: Cláudio de Paula Adriana Duarte Disciplina: Diagnósticos de Uso da Informação

3 Introdução e Metodologia Sobre os autores: Maria de Jesus Nascimento - Doutora em Ciência da Informação pela Univesidad Complutense de Madrid e Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Sara Weschenfelde - Acadêmica do curso de Biblioteconomia. Bolsista do PIBIC/CNPq Sobre a pesquisa: -Tema: Estudo das necessidades e uso da informação pela população dos vinte e um vereadores de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. -Metodologia: método do tipo direto - aplicação de um questionário, semiestruturado, seguido de entrevista. -Amostra: composto pelos vinte e um vereadores da capital: bem representativa do universo de políticos catarinenses.

4 Introdução e Metodologia Objetivo geral Análise do comportamento de busca e uso da informação Objetivos específicos 1) traçar perfil dos vereadores, 2) detectar reais necessidades de informação, 3) verificar as formas de busca e uso da informação, 4) averiguar se os vereadores são também produtores de informação.

5 Perfil dos vereadores: resultados -Faixa etária: 62% tem entre 25 e 50 anos; 28,8%, na faixa de 46 a 50 anos. -Sexo: 95,2% dos vereadores são do sexo masculino. -Estado civil: 76,2% são casados, 14,2% divorciados, e 4,8%, representa um que é solteiro. -Nível de escolaridade: 33,3% têm o segundo grau completo e 66, 7% estão no nível superior, sendo que um deles não chegou a concluir nenhum curso universitário. 42, 9% têm pós-graduação, sendo 23,8% especialistas e 19,1% doutores. Não se registra nenhum caso em nível de mestrado, porque os que tem esta titulação foram incluídos no nível maior, de doutor. -Partido político: PPB - 23,8% do total; PFL - 19,0%; PSDB e PT - 14,3% cada; PC do B e PMDB - 9,5% cada; PSL e PTB - 4,8% cada. Embora haja diferenças acentuadas em termos percentuais, nota-se uma diversidade partidária bastante representativa. - Profissão: predominância de funcionários públicos

6 Perfil dos vereadores: comentários -Vereadores com mestrado foram incluídos na tabela como doutores. -Profissão mais citada: funcionário público será que a resposta não reflete a condição atual de vereador? Qual era o objetivo da pergunta? O objetivo seria identificar a profissão anterior?

7 Atualização pessoal e profissional: resultados -A atualização pessoal e profissional do indivíduo: através de contatos pessoais ou institucionais; pela participação em eventos; por meio de publicações disponíveis ou não, em Unidades de Informação. -66,7% dos vereadores dizem manter contato freqüente com especialistas / 23,8% mantêm contato freqüente com políticos de outros estados / 76,2% participam freqüentemente de eventos. -As unidades de informação freqüentemente mais procuradas pelos vereadores foram: as Redes e Sistemas, incluindo-se a Internet, e, em segundo lugar, foram as Bibliotecas. -A maioria dos vereadores, 76,2%, tem acesso à Base de Dados em seu trabalho. Alguns citaram ter acesso a várias Bases de Dados, mas não especificaram quais.

8 Atualização pessoal e profissional: resultados -Os dados demonstram que a automação das bibliotecas e a disponibilidade de informação automática ainda são muito incipientes e estas não estão disponíveis para todos e alguns não estão preparados para usá-las. -33,3% dos vereadores costumam ler dez horas por semana, -19,0% vereadores constumam ler quatorze horas, e 14,5%, apenas três horas. -Treze vereadores afirmaram conhecer uma ou mais unidades de informação fora da cidade, das quais a Biblioteca Pública de Curitiba foi a mais citada. -28,5% afirmaram receber Serviço de Disseminação Seletiva da Informação ou Alerta Corrente da literatura especializada. -71,5%, além de não dispor de disseminação seletiva ou alerta, preferem receber qualquer tipo de informação de forma impressa. -Na opinião de 90,5% dos vereadores, a biblioteca é considerada uma instituição capaz de influenciar o processo de desenvolvimento nacional, mas não a procuram por falta de estímulos.

9 Atualização pessoal e profissional: comentários -Quando falam que algum vereador não tem acesso a uma unidade de informação, deveria ser justificada a razão dessa afirmação - esse resultado reflete na conclusão do texto. -Pergunta sobre contatos com especialistas e políticos de outros estados tem como respostas possíveis freqüente, regular e nunca Opções poderiam direcionar a resposta? Tendência a responder mais vezes freqüente? -Participação em eventos que tipo de evento? Eventos relacionados à atividade política? -Assinatura de jornais 19 vereadores afirmaram que assinam, mas por que não especificaram os títulos? Este dado é válido? - Pergunta sobre hábito de leitura não demandaria uma pergunta para confirmação do resultado, como por ex: quais os últimos três livros que o senhor leu?

10 O político como candidato: resultados -Fontes mais acessadas para conhecer o perfil dos eleitores: contatos pessoais, cadastros nas comunidades, contatos com liderança. -Fontes de apoio para elaboração do Plano de Campanha: consultoria especializada, planos de eleições anteriores, nenhuma consulta. -Fontes documentais mais acessadas para elaboração do Plano de Campanha: jornais e revistas, boletins informativos e folders, leis e publicações governamentais. -Fontes audiovisuais: televisão, rádio, fita de vídeo. - Onde buscam informações: internet, arquivos, bibliotecas.

11 Atuação como vereador: resultados -Busca de informações temáticas 52,4% com freqüência e 42,8% com regularidade -Busca de resultados da pesquisa científica sobre uma descoberta que gera polêmica universidades, internet, profissionais da área. -38% dos vereadores disseram que precisam de informação sempre. Locais em que buscaram informação pela última vez: Câmaras Municipais, Assessoria da Câmara, Biblioteca da Câmara.

12 Vereadores como produtores de informação: resultados - 80,9% dos vereadores afirmaram que realizam alguma pesquisa, mas apenas 28,6% publicaram os resultados. - Vereadores não são produtores de informação.

13 Análise de algumas conclusões da pesquisa -Marginalidade da mulher como reflexo da situação nacional. -Consciência dos vereadores sobre a importância da leitura X justificativas para não terem o hábito de ler. -Implantação de uma unidade de informação especializada em política. -Os pesquisadores afirmam que os vereadores não valorizam as bibliotecas como deveriam. -Os meios de comunicação de massa influência a sociedade brasileira.

14 Comentários - Metodologia -Seria interessante utilizar uma técnica de observação dos vereadores no dia-a-dia e dos assessores destes vereadores, para identificar comportamentos de busca de informação. -Parece que as necessidades de informação foram pré-determinadas pelos pesquisadores e não apontadas pelos vereadores as perguntas mostram as necessidades de informação pensadas pelos pesquisadores. -Muitas perguntas possibilitam respostas não espontâneas, retratando comportamentos desejáveis, mas talvez não condizentes com a realidade (ex: 90,5% dos vereadores acham que a biblioteca é capaz de influenciar o processo de desenvolvimento nacional). - Muitas informações foram coletadas, mas qual é a relação entre elas? As informações estão isoladas no estudo.

15 Comentários - Metodologia -Quais foram os critérios de comparação dos pesquisadores para afirmar que a mulher é marginalizada no cenário nacional? -Consciência dos vereadores sobre a importância da leitura X justificativas para não terem o hábito de ler: as justificativas não são válidas para os pesquisadores e contraditórias em relação às respostas anteriores; -As unidades de informação especializada seria utilizada tendo em vista as justificativas sobre a falta de hábito e tempo para a leitura? -Não seria mais coerente afirmar que eles não utilizam as bibliotecas como deveriam? Questões anteriores mostraram que eles de certa forma valorizam e sabem da importância das bibliotecas.

16 Comentários - Metodologia Censo Legislativo - Interlegis: Portal com informações sobre política brasileira e legislação, referentes aos poderes legislativos federal, estaduais e municipais, criado pelo Senado com apoio do BID, com objetivo de reunir todas as casas legislativas do Brasil em uma só comunidade. - Realizou primeiro Censo do Legislativo Brasileiro em 2005, com o objetivo de conhecer as condições de funcionamento das câmaras municipais, assembléias legislativas e câmara do Distrito Federal.

17 Comentários - Metodologia Censo Legislativo - Metodologia: População de 5562 câmaras, 26 assembléias e a câmara do Distrito Federal; Questionário com 187 perguntas sendo 141 estruturadas e 46 semiestruturadas; Temas do questionário: informações cadastrais, infraestrutura física, serviço de documentação, estrutura tecnológica e de informação, estrutura de comunicação, capital humano, quadro parlamentar, produção legislativa e capacidade financeira da casa; Aplicado por equipe de 231 pessoas que receberam treinamento nos seguintes conteúdos: técnicas de pesquisa, detalhamento do conteúdo do questionário e logística de aplicação; Pré-teste: 681 questionários.

18 Comentários - Metodologia Censo Legislativo - Resultados: 05 meses de coleta de dados Foram disponibilizados dados brutos, ou seja, sem tratamento estatístico, no formato de planilha, para cada bloco de questão; Os interessados poderão fazer as consolidações dos dados segundo seus interesses. - Conclusão da Pesquisa: Por ter sido o primeiro censo: problemas operacionais e conceituais; Não deixou dúvidas quanto à veracidade e qualidade das informações coletadas; Necessidade de melhor elaboração de algumas perguntas e forma de resposta, como por exemplo o bloco referente às informações financeiras que foi totalmente rejeitado (questões semi-estruturadas mostraram-se inadequadas).

19 FIM

NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO DOS VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS: estudo de

NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO DOS VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS: estudo de NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO DOS VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS: estudo de usuário THE INFORMATION NEEDS OF TOWN COUNCILLORS IN THE CITY OF FLORIANOPOLIS: a study of the user Maria de Jesus Nascimento 1 Sara

Leia mais

Instrumentos de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação: elaboração e aplicação de questionários

Instrumentos de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação: elaboração e aplicação de questionários Elaboração e Aplicação de Questionários Instrumentos de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação: elaboração e aplicação de questionários 1º Passo: Conhecer o contexto associado ao

Leia mais

AVALIAÇÕES ELEITORAIS EM SÃO JOSÉ - SC

AVALIAÇÕES ELEITORAIS EM SÃO JOSÉ - SC RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE OPINIÃO AVALIAÇÕES ELEITORAIS EM SÃO JOSÉ - SC 1ª TOMADA N o de entrevistados: 402 Data da coleta de dados: 25 e 26 de agosto de 2004 2 ÍNDICE I Apresentação e objetivos...

Leia mais

O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO Ana Paula L. S. DIAS 1 ; Débora Cristina F. C. NEVES¹; Caroline F. C. SANTOS 2 ; Katia A. CAMPOS 2 ; Luciano P. CARVALHO²

Leia mais

Comportamento Dos Jovens Em Relação à Política NPM

Comportamento Dos Jovens Em Relação à Política NPM Comportamento Dos Jovens Em Relação à Política 1 Metodologia Delineamento da pesquisa: Pesquisa quantitativa descritiva com abordagem transversal de análise. População e Amostra: População: jovens entre

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-00884/2018 para o cargo de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com /

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL SANTA CATARINA ABRIL 2010

AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL SANTA CATARINA ABRIL 2010 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA - SUMÁRIO GERENCIAL DE RESULTADOS - AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL SANTA CATARINA ABRIL 2010 Elaborada com exclusividade para: Rua Monsenhor Manfredo Leite, 129 Centro Florianópolis

Leia mais

Governo do Estado do Pará Companhia Paraense de Turismo Secretaria de Estado de Turismo. Pesquisa de Demanda de Perfil da Melhor Idade 2012

Governo do Estado do Pará Companhia Paraense de Turismo Secretaria de Estado de Turismo. Pesquisa de Demanda de Perfil da Melhor Idade 2012 Governo do Estado do Pará Companhia Paraense de Turismo Secretaria de Estado de Turismo Pesquisa de Demanda de Perfil da Melhor Idade 2012 Belém-PA 2012 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Simão Robison Oliveira

Leia mais

A presença das mulheres no parlamento brasileiro

A presença das mulheres no parlamento brasileiro A Transparência Brasil é uma organização brasileira, independente e autônoma. e-mail: tbrasil@transparencia.org.br www.transparencia.org.br A presença das mulheres no parlamento brasileiro Renato Abramowicz

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas Campo: 4 a 8 de Fevereiro Divulgação: 11 de Fevereiro Público: Congressistas Conteúdo da Apresentação 1. Metodologia 2. Apoio à Reforma da Previdência

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Outubro Junho de de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral

Leia mais

AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS

AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS Número de deputados Federais Eleitos em 2006, 2010 e 2014 MULHERES % HOMENS % TOTAL 2006 45 8,8 468 91,2 2010 45 8,8 468 91,2 513 2014 51 9,9 462 90,1 Número de Senadores

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Estado de Minas Gerais

Pesquisa de Opinião Pública Estado de Minas Gerais Pesquisa Estado de Minas Gerais Março de 2.019 1 Pesquisa de Opinião Pública Estado de Minas Gerais Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br)

Leia mais

Pesquisa de Intenção de Voto. Sucessão Municipal. Canoas. 17 e 18/09/2008-2ª pesquisa. Porto Alegre, 19 de setembro de 2008.

Pesquisa de Intenção de Voto. Sucessão Municipal. Canoas. 17 e 18/09/2008-2ª pesquisa. Porto Alegre, 19 de setembro de 2008. Pesquisa de Intenção de Voto Sucessão Municipal Canoas 17 e 18/09/2008-2ª pesquisa Porto Alegre, 19 de setembro de 2008. 1 Sumário Apresentação e Metodologia... 3 Intenção de Voto... 5 Rejeição... 8 Cenários

Leia mais

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2016 2 Objetivo Conhecer a opinião da População sobre a realização de

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Outubro Junho de de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-06785/2018 para

Leia mais

INTERNET E REDES SOCIAIS VÃO INFLUENCIAR A DECISÃO DE VOTO DE 43,4% DOS ELEITORES BRASILEIROS

INTERNET E REDES SOCIAIS VÃO INFLUENCIAR A DECISÃO DE VOTO DE 43,4% DOS ELEITORES BRASILEIROS Contatos Manoel Fernandes Diretor BITES manoelfernandes@bites.com.br (11) 3814.5928 INTERNET E REDES SOCIAIS VÃO INFLUENCIAR A DECISÃO DE VOTO DE 43,4% DOS ELEITORES BRASILEIROS Pesquisa também revela

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA RESULTADOS FINAIS AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL 2012 FLORIANÓPOLIS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA RESULTADOS FINAIS AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL 2012 FLORIANÓPOLIS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA RESULTADOS FINAIS AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL 2012 FLORIANÓPOLIS Realizada com exclusividade para: SINDUSCON Florianópolis SC Agosto de 2012 SUMÁRIO GERENCIAL DE RESULTADOS

Leia mais

1. O modelo do paradigma tradicional

1. O modelo do paradigma tradicional Estudos de Usuários na Abordagem Tradicional 1. O modelo do paradigma tradicional Objetivo de explicação, tal como nas ciências naturais Tratamento estatístico Correlação de variáveis e busca do estabelecimento

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra JOB101629 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais Objetivo Geral O objetivo principal da pesquisa é conhecer os hábitos

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado do Rio de Janeiro maiores de 16

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado do Rio de Janeiro maiores de 16 Curitiba, 14 de dezembro de 2015 Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de consulta à população sobre avaliação da administração

Leia mais

Pesquisa na Câmara dos Deputados 2017

Pesquisa na Câmara dos Deputados 2017 Pesquisa na Câmara dos Deputados 2017 Introdução A Fundação da Ordem Social (FOS) desenvolveu uma pesquisa amostral na Câmara dos Deputados, objetivando auferir a percepção dos parlamentares sobre temas

Leia mais

SENSUS Pesquisa e Consultoria

SENSUS Pesquisa e Consultoria Pesquisa Eleições 2014 Regiões 5 Regiões Estados 24 Estados Municípios 136 Municípios Entrevistas 2.000 Entrevistas Data 22 a 25 de Abril de 2014 SENSUS Pesquisa e Consultoria Atenção Entrevistador Verificar

Leia mais

Número 8 Temas Polêmicos 2016

Número 8 Temas Polêmicos 2016 Número 8 Temas Polêmicos 2016 A g o s t o 2016 + 5 5 6 2 3 5 4 1. 6 5 5 6 w w w. i n s t i t u t o v e r u s. c o m. b r 1 Estudos de Opinião Número 8 Temas Polêmicos 2016 Instituto Verus Assessoria &

Leia mais

NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA

NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA A 137ª Pesquisa CNT/MDA, divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta segunda-feira (20), aborda as eleições de 2018. O levantamento

Leia mais

Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política

Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política Resultado da pesquisa sobre Reforma Política com Vereadores presentes na 1ª Mobilização Nacional de Vereadores realizada, em Brasília, nos dias 06 e 07 de

Leia mais

Relator: Deputado Ronaldo Caiado

Relator: Deputado Ronaldo Caiado Sugestão de Projeto de Lei sobre a proibição de coligações partidárias nas eleições proporcionais, federações partidárias, listas preordenadas pelos partidos nas eleições proporcionais e financiamento

Leia mais

PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA Gestor da Unidade Básica de Saúde

PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA Gestor da Unidade Básica de Saúde PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA Gestor da Unidade Básica de Saúde As informações devem ser coletadas EXCLUSIVAMENTE com o gestor

Leia mais

Compras a prazo por mulheres

Compras a prazo por mulheres Compras a prazo por mulheres Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

Pesquisa de Intenção de Voto. Sucessão Municipal. Pelotas. 17/09/2008-3ª pesquisa. Porto Alegre, 19 de setembro de 2008.

Pesquisa de Intenção de Voto. Sucessão Municipal. Pelotas. 17/09/2008-3ª pesquisa. Porto Alegre, 19 de setembro de 2008. Pesquisa de Intenção de Voto Sucessão Municipal Pelotas 17/09/2008-3ª pesquisa Porto Alegre, 19 de setembro de 2008. 1 Sumário Apresentação e Metodologia... 3 Intenção de Voto... 5 Opinião Sobre Quem Irá

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 24 de outubro de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Belo Horizonte, com o objetivo de consulta à população sobre situação eleitoral

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 27 de outubro de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Contagem, com o objetivo de consulta a população sobre a Situação Eleitoral

Leia mais

O VOTO DAS MULHERES PESA PARA CRESCIMENTO DE DILMA E QUEDA DE SERRA

O VOTO DAS MULHERES PESA PARA CRESCIMENTO DE DILMA E QUEDA DE SERRA O VOTO DAS MULHERES PESA PARA CRESCIMENTO DE DILMA E QUEDA DE SERRA Fátima Pacheco Jordão Dados processados pelo Datafolha com exclusividade para o Instituto Patrícia Galvão, e analisados por Fátima Pacheco

Leia mais

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2017

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2017 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2017 O perfil do consumidor e resultado de intenção de compras para o período de volta às

Leia mais

MARÇO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES?

MARÇO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br MARÇO 2017 COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? A transparência é o acesso aos documentos e às

Leia mais

Pesquisa revela intenção de votos para as eleições municipais de Salvador em 2012

Pesquisa revela intenção de votos para as eleições municipais de Salvador em 2012 Pesquisa revela intenção de votos para as eleições municipais de Salvador em 2012 O estudo verificou que 56% dos soteropolitanos não saberiam em quem votar se as eleições fossem hoje Com o intuito de acompanhar

Leia mais

O PERFIL SOCIECONÔMICO DOS SENADORES DA REPUBLICA EM RELAÇÃO AO PERFIL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O PERFIL SOCIECONÔMICO DOS SENADORES DA REPUBLICA EM RELAÇÃO AO PERFIL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA O PERFIL SOCIECONÔMICO DOS SENADORES DA REPUBLICA EM RELAÇÃO AO PERFIL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Autores : SANTOS, Edvanderson Ramalho dos¹; ALMIRON, Adriana de²; PIPINO, Wictoria Gabriely de Souza²; OLIVEIRA,

Leia mais

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2017

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2017 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras do Dia dos Pais 2017 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o período do Dia dos Pais em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2007

RELATÓRIO FINAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2007 RELATÓRIO FINAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2007 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2007 Setembro de 2007 Versão C.P.A. CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante todo o processo de Avaliação

Leia mais

Goiânia - Prefeito 2º turno 2016

Goiânia - Prefeito 2º turno 2016 Goiânia - Prefeito 2º turno 2016 Prefeito atual: Paulo Garcia (PT) Prefeito 2016 Eleitorado: 957.161 (21,44% dos eleitores do Estado de Goiás TSE jul.2016) População: 1.448.639 (21,63% da população do

Leia mais

PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Liberal. Pará - 2ª Rodada. Jatene permanece na liderança, 13 pontos à frente de Ana Júlia

PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Liberal. Pará - 2ª Rodada. Jatene permanece na liderança, 13 pontos à frente de Ana Júlia PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Liberal Pará - 2ª Rodada 18 de Setembro de 2010. Jatene permanece na liderança, 13 pontos à frente de Ana Júlia A segunda pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência sobre

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2016 JOB0580-5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar as intenções de voto

Leia mais

Eleição para prefeitura de Fortaleza em 2012: análise preliminar dos resultados de uma pesquisa

Eleição para prefeitura de Fortaleza em 2012: análise preliminar dos resultados de uma pesquisa Eleição para prefeitura de Fortaleza em 2012: análise preliminar dos resultados de uma pesquisa Jakson Alves de Aquino Universidade Federal do Ceará 29 de outubro de 2012 Pesquisa sobre eleições para prefeito

Leia mais

Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação

Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação Paulo Rogério Gonçalves Dantas (USP) - paulo.rogerio.dantas@usp.br

Leia mais

PROJETO MULTIDADOS PESQUISA DE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA MARCO AURÉLIO SÉRGIO TORRES

PROJETO MULTIDADOS PESQUISA DE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA MARCO AURÉLIO SÉRGIO TORRES PROJETO MULTIDADOS PESQUISA DE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA MARCO AURÉLIO 031-99731-0011 SÉRGIO TORRES 031-99984-1289 MULTIDADOS PESQUISA LTDA Avenida Raja Gabaglia Nº1710, Conjunto 803, Bairro Gutierrez

Leia mais

DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O SENAI

DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O SENAI DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O SENAI RESULTADOS DEZEMBRO 2006 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O SENAI CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI Armando de Queiroz Monteiro Neto Presidente SERVIÇO NACIONAL

Leia mais

Pesquisas, Assessoria e Marketing LTDA-ME

Pesquisas, Assessoria e Marketing LTDA-ME Pesquisas, Assessoria e Marketing LTDA-ME Sobre a Empresa... 3 Nossos Clientes... 4 Serviços... 6 Marketing... 6 Pesquisas Qualitativas... 7 Pesquisas Quantitativas... 8 Processos Seletivos... 9 Consultoria...

Leia mais

ELEIÇÕES 2012 RELATÓRIO DE PESQUISA PREFEITURA DE MANAUS. Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940

ELEIÇÕES 2012 RELATÓRIO DE PESQUISA PREFEITURA DE MANAUS. Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940 ELEIÇÕES 2012 RELATÓRIO DE PESQUISA PREFEITURA DE MANAUS Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940 Entrevistas: 1423 Margem de erro: 2,6 Intervalo de Confiança: 95% Período de Realização: 15 a

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2016 JOB0556-5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar as intenções de voto

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 06/2018 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no St. de Grandes Áreas

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Curitiba, 19 de julho de 2017. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Belo Horizonte, com o objetivo de consulta à população sobre a avaliação das

Leia mais

PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Cabo Branco. Paraíba - 4ª Rodada

PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Cabo Branco. Paraíba - 4ª Rodada PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Cabo Branco Paraíba - 4ª Rodada 7 de Setembro de 0. Zé Maranhão mantém larga vantagem sobre Ricardo Coutinho. Acirra-se a disputa pela segunda vaga do Senado. De acordo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 11/2013

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 11/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 11/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 011/2013 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, Inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede na SCRS 505, Bloco

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

Palavras-chave: eleições para governo do estado de Goiás em 2010, HGPE, marketing político-eleitoral, mídia televisiva, comportamento eleitoral.

Palavras-chave: eleições para governo do estado de Goiás em 2010, HGPE, marketing político-eleitoral, mídia televisiva, comportamento eleitoral. ESTRATÉGIAS ELEITORAIS: ANÁLISE DOS RECURSOS PERSUASIVOS UTILIZADOS NA CAMPANHA ELEITORAL DO ESTADO DE GOIÁS EM 2010 Lehninger Thiago Mota 1 Resumo 2 A intenção é discutir as estratégias de maximização

Leia mais

1. Necessidades e expectativas dos usuários na educação a distância: Estudos de Usuários na Abordagem Tradicional

1. Necessidades e expectativas dos usuários na educação a distância: Estudos de Usuários na Abordagem Tradicional Estudos de Usuários na Abordagem Tradicional 1. Necessidades e expectativas dos usuários na educação a distância: estudo preliminar junto ao Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção da Universidade

Leia mais

OS BONS VENTOS DA MUDANÇA

OS BONS VENTOS DA MUDANÇA OS BONS VENTOS DA MUDANÇA Tyago Ribeiro Hoffmann Ao que tudo indica, sopram bons ventos na Grande Vitória. Ventos de mudança em relação à representação política das câmaras de vereadores, pelo menos é

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 17 de outubro de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Belo Horizonte, com o objetivo de consulta à população sobre situação eleitoral

Leia mais

REDUÇÃO DO IPI. Luciana Ghidetti de Oliveira

REDUÇÃO DO IPI. Luciana Ghidetti de Oliveira REDUÇÃO DO IPI Luciana Ghidetti de Oliveira A Futura foi às ruas saber a opinião da população capixaba sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que engloba produtos da linha branca

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE RODADA 133 08 a 11 de fevereiro de 2017 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 ELEIÇÕES 2018... 12 4.2

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2016 JOB0558-4 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar as intenções de voto

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA OUTUBRO DE 2012 JOB2313 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é analisar a preferência partidária

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

Audiências Públicas em Piracicaba

Audiências Públicas em Piracicaba Boletim Nº MAIO 04 Audiências Públicas em Piracicaba www.observatoriopiracicaba.org.br UM IMPORTANTE ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NESTE BOLETIM VOCÊ ENCONTRA UM PANORAMA SOBRE AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS

Leia mais

ELEIÇÕES 2016 PREFEITURA DE MANAUS. Erico Jander da Silva Lopes. Estatístico. Manaus, Outubro de Período de Realização: 25 a 28 de Outubro 2016

ELEIÇÕES 2016 PREFEITURA DE MANAUS. Erico Jander da Silva Lopes. Estatístico. Manaus, Outubro de Período de Realização: 25 a 28 de Outubro 2016 ELEIÇÕES PREFEITURA DE MANAUS Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940 Entrevistas: 1002 Margem de erro: 3 Intervalo de Confiança: 95% Período de Realização: 25 a 28 de Outubro Registro: AM-00065/

Leia mais

Pesquisa de Intenção de Voto. Sucessão Municipal. Caxias do Sul. 25/09/2008-4ª pesquisa. Porto Alegre, 26 de setembro de 2008.

Pesquisa de Intenção de Voto. Sucessão Municipal. Caxias do Sul. 25/09/2008-4ª pesquisa. Porto Alegre, 26 de setembro de 2008. Pesquisa de Intenção de Voto Sucessão Municipal Caxias do Sul 25/09/2008-4ª pesquisa Porto Alegre, 26 de setembro de 2008. 1 Sumário Apresentação e Metodologia... 3 Intenção de Voto... 5 Rejeição... 8

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PREFEITO MUNICIPAL E COMPORTAMENTO ELEITORAL PENHA/SC

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PREFEITO MUNICIPAL E COMPORTAMENTO ELEITORAL PENHA/SC RELATÓRIO DE RESULTADOS DE PESQUISA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PREFEITO MUNICIPAL E COMPORTAMENTO ELEITORAL PENHA/SC JULHO de 2012 TERMO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA SÃO TECNICAMENTE RESPONSÁVEIS PELOS

Leia mais

Brasil, governo e eleições

Brasil, governo e eleições 1 Brasil, governo e eleições 2 A pesquisa CUT/Vox Populi 1. Objetivos: Os objetivos da 5º rodada da pesquisa CUT/Vox Populi, realizada em outubro de 2016, foram avaliar sentimentos e opiniões da população

Leia mais

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o período do Dia dos Pais em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

AGOSTO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES?

AGOSTO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br AGOSTO 2016 COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? A transparência é o acesso aos documentos e às

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Sênior

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Sênior TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2016 JOB0552-6 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar as intenções de voto

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL. Profa. Júlia Silveira Matos Extraído de: 31/name/An%C3%A1lise_documental.

ANÁLISE DOCUMENTAL. Profa. Júlia Silveira Matos Extraído de:   31/name/An%C3%A1lise_documental. ANÁLISE DOCUMENTAL Profa. Júlia Silveira Matos Extraído de: http://xa.yimg.com/kq/groups/24628487/4117867 31/name/An%C3%A1lise_documental.ppt Análise Documental A análise documental constitui uma técnica

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2016 JOB1548-2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar as intenções de voto

Leia mais

DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública

DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública julho 2017 ficha técnica pesquisa telefônica IVR período de campo 9 e 10 de julho de 2017 universo amostra brasileiros e brasileiras com 16 anos de idade

Leia mais

Voto obrigatório

Voto obrigatório Voto obrigatório 20 e 21/05/2010 VOTO OBRIGATÓRIO NO BRASIL BRASILEIROS TÊM OPINIÃO DIVIDIDA EM RELAÇÃO AO VOTO OBRIGATÓRIO Questionados sobre a obrigatoriedade de voto no Brasil, 55% dos entrevistados

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística A presente pesquisa foi realizada em março de 2013 na Unidade de Magé, tendo

Leia mais

EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

pesquisas PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA 3º PESQUISA REGISTRADA TSE AM /2016 CNPJ:

pesquisas PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA 3º PESQUISA REGISTRADA TSE AM /2016 CNPJ: PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA 3º PESQUISA REGISTRADA TSE AM - 04533/2016 CNPJ: 14.614.894.0001-14 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Pontual Pesquisas atua no mercado desde 2011 com equipe técnica pronta

Leia mais

PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Rádio Clube de Teresina. Piauí 3ª Rodada

PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Rádio Clube de Teresina. Piauí 3ª Rodada PESQUISA IBOPE INTELIGÊNCIA/ TV Rádio Clube de Teresina Piauí 3ª Rodada 24 de Setembro de 200. Eleição para governador do Piauí caminha para um segundo turno, em que Wilson Martins disputará com João Vicente

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística A presente pesquisa foi realizada em março de 2013, tendo como universo 470 discentes.

Leia mais

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 O perfil do consumidor e resultado de intenção

Leia mais

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046)

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) 1 AULA 01 Introdução Ernesto F. L. Amaral 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) ESTRUTURA DA AULA 2 Abordagem de pesquisa quantitativa Abordagem de pesquisa qualitativa Métodos

Leia mais

Ensino de Física para Professores de Ciências

Ensino de Física para Professores de Ciências Ensino de Física para Professores de Ciências Prof. Dr. Alberto Tufaile, Profa. Dra. Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile Unidade: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) Curso: Licenciatura em Ciências

Leia mais

Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política

Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política Objetivos: Fazer um levantamento da opinião dos prefeitos brasileiros sobre a Reforma Política que está tramitando na Câmara dos Deputados.

Leia mais

Título da Pesquisa: AVALIAÇÃO FERNANDO HENRIQUE (9 meses)

Título da Pesquisa: AVALIAÇÃO FERNANDO HENRIQUE (9 meses) Número da pesquisa: DAT/BR95.SET-00461 Título da Pesquisa: AVALIAÇÃO FERNANDO HENRIQUE (9 meses) Data: 15/12/95 Tamanho da amostra: 2921 Universo:População adulta do Brasil Número de variáveis sócio-econômicas:

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE RODADA 137 15 a 18 de agosto de 2018 Registro TSE: BR-09086/2018 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 ELEIÇÕES 2018... 04 3 LIMITE DE VOTO... 14 4 AVALIAÇÃO DO GOVERNO MICHEL

Leia mais

ELEIÇÕES 2012 RELATÓRIO DE PESQUISA PREFEITURA DE MANAUS. Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940

ELEIÇÕES 2012 RELATÓRIO DE PESQUISA PREFEITURA DE MANAUS. Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940 ELEIÇÕES 2012 RELATÓRIO DE PESQUISA PREFEITURA DE MANAUS Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940 Entrevistas: 932 Margem de erro: 3,2 Intervalo de Confiança: 95% Período de Realização: 20 a

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. Dihego Pansini Karoline Pereira Ferreira

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. Dihego Pansini Karoline Pereira Ferreira DOAÇÃO DE ÓRGÃOS Dihego Pansini Karoline Pereira Ferreira No Brasil, a doação de órgãos é, sem dúvida, um tema que sempre está em discussão, principalmente no que se refere às campanhas que promovem a

Leia mais

Programa de Instrutores UniCIT 2016

Programa de Instrutores UniCIT 2016 Programa de Instrutores UniCIT 2016 EDITAL Nº 002/2016 UNICIT, DE 26/09/2016 PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE INSTRUTORES A UniCIT torna pública a realização de processo seletivo para formação

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PREFEITO MUNICIPAL E COMPORTAMENTO ELEITORAL PENHA/SC

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PREFEITO MUNICIPAL E COMPORTAMENTO ELEITORAL PENHA/SC RELATÓRIO DE RESULTADOS DE PESQUISA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PREFEITO MUNICIPAL E COMPORTAMENTO ELEITORAL PENHA/SC MARÇO de 2012 TERMO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA SÃO TECNICAMENTE RESPONSÁVEIS PELOS

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2016 JOB0562-4 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar as intenções de voto

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

ELEIÇÕES 2012 OUTUBRO 2010

ELEIÇÕES 2012 OUTUBRO 2010 ELEIÇÕES 2012 OUTUBRO 2010 ELEIÇÃO 2012 Patrícia Gonoring Falta um ano para as eleições municipais, novamente, os cidadãos irão às ruas para eleger os seus representantes, tanto no executivo quanto no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SARA MEDEIROS SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SARA MEDEIROS SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SARA MEDEIROS SILVA saraamedeiros@gmail.com PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: A BIBLIOTECA ESCOLAR FLORIANÓPOLIS,

Leia mais