Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino PROJETO ALFATECH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino PROJETO ALFATECH"

Transcrição

1 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino PROJETO ALFATECH Implementação do Currículo ALEPP em Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Santo André-SP ( )

2

3 Projeto Alfatech Implementação do Currículo Alepp 1 em Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Santo André-SP ( ) Deisy das Graças de Souza (UFSCar) Marcelo Salvador Caetano (UFABC - Professor Conselheiro da ENACTUS) Raquel Melo Golfeto (UFSCar) Lídia Maria Marson Postalli (UFSCar) Júlio Cesar de Rose (UFSCar) Elenice Seixas Hanna (UnB) Ricardo Fernandes Campos Junior (UFSCar) Julia Zanetti Rocca (UFMT) Time ENACTUS UFABC 2 Síntese dos resultados da aplicação do ALEPP, no âmbito do Termo de cooperação institucional celebrado entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino / Universidade Federal de São Carlos, a ENACTUS / Universidade Federal do ABC e a Secretaria Municipal de Educação de Santo André/SP, no período de agosto de 217 a dezembro de 218. São Carlos, janeiro de Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (de Rose, de Souza, & Hanna, 1996). Agradecemos à equipe ENACTUS/UFABC pelo interesse no projeto, pela iniciativa de propor sua implementação nas escolas públicas e por todo o suporte prestado aos professores ao longo do projeto. Agradecemos à Coordenação de Estudos Pedagógicos e Curriculares (CEPEC) da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Santo André, representada por Regiane Ibanhez Gimenes Berni, e aos professores recrutados para este projeto, por terem acolhido o projeto, pela dedicação e competência com que aplicaram os procedimentos previstos e pelo empenho em manter os alunos envolvidos nas atividades diárias. 2 Equipe da ENACTUS: Professor Conselheiro: Marcelo Salvador Caetano. Membros: Ana Luisa Gomes Porto, Arthur Lobo Vieira, Bianca Cristina de Brito, Felipe Silvestri Pires, Fernanda Yara, Giovanna Brasil, Lucas Dias Lima, Lucianne Pedroti, Maria Gabriela Rodrigues Silva, Matheus Azevedo Silva Pessôa, Natalia Tobias, Nathalie Uchino Orioli, Nicole Lemos, Pablo Juliano da Cruz Garcia, Pamela Godoy e Pedro Campos de Paula Braga (ordem alfabética).

4

5 3 O presente projeto teve por objetivo implementar, em uma amostra de oito escolas públicas municipais de Santo André, o currículo informatizado Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP), desenvolvido por pesquisadores do INCT-ECCE (de Rose, de Souza, & Hanna, 1996), mediante uso da plataforma GEIC (Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador: Este currículo tem caráter suplementar, isto é, deve se somar ao trabalho do professor em sala e não deve substituí-lo. A implementação do currículo nas escolas selecionadas ficou a cargo da CEPEC da SME, com apoio da equipe ENACTUS da UFABC. A SME destinou trinta e seis professores (entre 217 e 218) para dedicação ao projeto, que foram capacitados pelo INCT-ECCE, e posteriormente orientados e acompanhados ao longo dos três semestres pela ENACTUS, com supervisão direta da CEPEC. Procedimento geral As atividades foram realizadas na sala de informática de cada escola, no horário regular de aulas; o aluno deixava a sala de aula pelo período em que participava no currículo ALEPP 3. Cada aluno participava individualmente, realizando as tarefas apresentadas em computador, sob a supervisão de um professor ou monitor. As sessões individuais duravam entre 2 e 6 minutos por dia, dependendo do ritmo do aluno para completar a atividades programadas. Foram aplicados dois módulos de ensino, que apresentam tarefas com dificuldades gradualmente crescentes. Os alunos podem progredir do Módulo 1 para o 2, ou podem iniciar diretamente no Módulo 2, a depender de seus resultados no instrumento de avaliação de competências em leitura e escrita. Dados gerais sobre os alunos participantes no Projeto Alfatech Os dados mostram que entre 217 e 218 foram recrutados 573 alunos (aproximadamente 3,3% de um total de alunos do ensino fundamental em 218) que apresentavam aprendi- 3 Uma alternativa fortemente recomendada é que, quando possível, o aluno trabalhe no ALEPP no contra-turno de seu período de aulas, para não perder as atividades de sala de aula.

6 4 zagem insuficiente de leitura e escrita. Em 218 foram matriculados 434 alunos, que correspondem a 13,8% dos 3.14 alunos das oito escolas que participaram do projeto. As idades variaram de 6 a 14 anos e foram identificados mais meninos (59,3%) do que meninas com defasagens na aprendizagem. Foram realizadas, no total, perto de 24. sessões individuais de ensino. Tabela 1 Número de alunos participantes do projeto ALFATECH por escola de acordo com o ano de entrada Alunos TOTAL Escolas n % n % n % EMEIEF Odylo Costa Filho ,6 9 15,7 EMEIEF Professor João de Barros Pinto 42 7,3 45 7, ,2 EMEIEF Cora Coralina 28 4, , ,7 EMEIEF Professor José do Prado ,6 38 6,6 EMEIEF Paranapiacaba ,1 18 3,1 EMEIEF Miguel Sanches Ruiz ,6 55 9,6 EMEIEF Augusto Boal , ,3 EMEIEF Machado de Assis , ,7 TOTAL , ,7 573

7 5 Tabela 2 Número de alunos participantes do projeto ALFATECH de acordo com idade e sexo Sexo Masculino Feminino TOTAL Idade n % n % n % 6 1, , ,9 11 1, , , , , , ,9 51 8, , ,1 29 5, , ,6 13 2,3 22 3,8 13 3,5 3,5 14 1,2 1,2 TOTAL 34 59, ,7 573 Tabela 3 Número de sessões realizadas no Projeto ALFATECH nos anos de 217 e 218 em cada escola. Sessões Escolas Ano TOTAL EMEIEF Odylo Costa Filho EMEIEF Professor João de Barros Pinto EMEIEF Cora Coralina EMEIEF Professor José do Prado EMEIEF Paranapiacaba EMEIEF Miguel Sanches Ruiz EMEIEF Augusto Boal EMEIEF Machado de Assis TOTAL

8 6 Resultados de aprendizagem Verificam-se progressos tanto em leitura quanto em escrita (Figura 1), mas a magnitude do efeito foi maior, e estatisticamente significativa, quando os alunos participaram do projeto por mais tempo, completando mais tarefas de ensino. Os alunos que participaram apenas por dois meses (217), mostraram progressos, mas o efeito foi menor * * N=55 N=84 N=434 LEITURA DITADO POR COMPOSIÇÃO % Acertos N=55 N=84 * N=434 * DITADO MANUSCRITO N=55 N=84 N=434 * * Figura 1 Média de acertos (%) na avaliação inicial e final (ARLE) para leitura, ditado por composição e ditado manuscrito. O asterisco indica diferença significativa entre a avaliação inicial e final (p<,1).

9 7 As competências iniciais eram tão maiores quanto mais velhos os alunos (Figura 2, barras claras), embora não atingissem o critério de %. Os progressos (barras verdes) em leitura se aproximaram de %, exceto para as crianças de 6 e 7 anos. Os progressos em escrita foram ligeiramente menores do que em leitura, o que replica resultados de outros estudos. LEITURA 75 N=7 6 N=1 7 8 N=12 * 9 N=167 * 1 N=128 * 11 N=73 * 12 N=19 * 5 25 DITADO POR COMPOSIÇÃO % Acertos N=7 6 N=1 7 8 N=12 * 9 N=167 * 1 N=128 * 11 N=73 * 12 N=19 DITADO MANUSCRITO 75 N=7 6 7 N=1 8 N=12 * 9 N=167 * 1 N=128 * 11 N=73 * N= * Figura 2 Média de acertos (%) nas avaliações inicial e final para leitura, ditado por composição e ditado manuscrito, em função idade. O asterisco indica diferença significativa entre as duas avaliações (p<,5).

10 8 Embora o número de meninos fosse maior que o de meninas, a quantidade de acertos foi similar entre os dois grupos, tanto na avaliação inicial, quanto na magnitude dos progressos alcançados (Figura 3). LEITURA Feminino Masculino N=228 * N=336 * % Acertos Feminino DITADO POR COMPOSIÇÃO Masculino N=228 N=336 * * Feminino DITADO MANUSCRITO Masculino N=228 N=336 * * Figura 3 Média de acertos na avaliação inicial e final para leitura, ditado por composição e ditado manuscrito para os alunos de acordo com o sexo. O asterisco diferença significativa entre as duas avaliações (p<,1).

11 9 Quanto maior a frequência semanal às sessões de ensino, maior o progresso dos alunos, em comparação ao seu desempenho inicial (Figura 4). A regularidade na realização das atividades é um fator crítico para a aprendizagem de leitura e escrita. LEITURA - N=(18,46,56,81,17,4) Diferença entre avaliação final e inicial DITADO POR COMPOSIÇÃO - N=(2,48,52,85,28,6) DITADO MANUSCRITO - N=(16,44,51,78,17,4) Frequência (dias/semana) Figura 4 Diferença na porcentagem de acertos entre o desempenho final e inicial em leitura e nas duas modalidades de ditado, em função da frequência média (dias/semana) de comparecimento às sessões do Projeto Alfatech.

12 1 O ritmo de progresso variou entre os alunos (o que é viabilizado pelo ensino individualizado). Portanto, deve-se considerar que a medida geral de progresso (médias) reflete quantidades muito diferentes de avanço nas atividades, que são distribuídas em unidades de ensino (Figura 5). 2 Número de crianças Unidade Figura 5 Número de crianças que completaram cada unidade do Módulo 1 até novembro de 218.

13 11 A análise separada por unidades completadas (com critério de excelência) mostra que quanto maior o avanço ao longo das atividades programadas para o módulo de ensino, maior o progresso, inclusive nas medidas iniciais em cada unidade (Figura 6). LEITURA Percentual médio de acertos DITADO POR COMPOSIÇÃO Teste Inicial Final DITADO MANUSCRITO Unidade Figura 6 Média de acertos nas avaliações inicial e final para alunos que completaram as Unidades 1, 2, 3, 4 e 5 do Módulo 1. Cada barra indica os resultados dos alunos que completaram a respectiva unidade e todas as anteriores.

14 12 Entre os alunos que realizaram o Módulo 2, a maioria completou até a primeira metade das 2 unidades programadas (Figura 7). Cada barra indica os alunos que completaram o módulo até aquele ponto; por exemplo, todos os alunos que completaram unidades de 2 a 2 completaram também as Unidade 1, 2, etc, mas a barra referente à Unidade 1 inclui apenas os alunos que só concluíram esta unidade; igualmente, o aluno que terminou a Unidade 1, ainda não havia sido exposto às unidades seguintes, mas completou todas as anteriores, até a 1 a. 15 Número de crianças Unidade do módulo 2 Figura 7 Número de alunos que completaram até cada uma das vinte unidades do Módulo 2.

15 13 Como mostra a Figura 8, na média, os alunos que realizaram o Módulo 2 mostraram progressos em leitura e escrita de palavras mais complexas do que as do Módulo 1 (envolviam encontros consonantais, dígrafos, e mais de um grafema para representar um som) e a diferença entre a avaliação inicial e no final do ano foi estatisticamente significativa. Leitura Ditado por composição Ditado manuscrito N=151 * N=15 N=149 * * 75 % Acertos 5 25 Inicial Final Inicial Final Inicial Final Figura 8 Percentual médio de acertos nas avaliações iniciais e finais do Módulo 2 para as habilidades de leitura, ditado por composição e ditado manuscrito. O asterisco indica diferença significativa entre a medida inicial e a final.

16 14 Uma comparação entre os desempenhos dos alunos que participaram das sessões de ensino e os de um grupo de alunos que foram avaliados, mas ficaram em lista de espera (devido ao limite da capacidade de atendimento em 218) mostra um progresso muito maior, e estatisticamente significativo, para os alunos que participaram efetivamente do ALEPP (Tabela 4). Os alunos da lista de espera apresentaram, na média, desempenhos iniciais maiores do que os que participaram do programa de ensino, mas a relação se inverteu, nas medidas obtidas no final do ano. Embora os da lista de espera também tenham mostrado algum progresso (o que era esperado, uma vez que continuavam frequentando a sala de aula), o progresso foi bem maior para os alunos que participaram do ALEPP. Tabela 4 Porcentagens de acertos (médias) nas avaliações inicial e final de alunos participantes e não participantes do ALEPP em 218 Participantes do ALEPP (N= 25) Lista de espera (N= 12) Inicial (%) Final (%) Inicial (%) Final (%) Leitura 65, 92,5 73,3 83,9 Ditado por composição 44,9 82,6 53,3 72,6 Ditado manuscrito 5,1 77,7 6,2 65, Conclusão De modo geral, os resultados mostraram um progresso considerável dos alunos nas habilidades ensinadas, com melhores resultados em leitura, seguidos de perto pela melhoria na escrita. Inicialmente, os alunos não liam palavras isoladas, mesmo que constituídas somente por sílabas simples (com consoante e vogal). Esse resultado era alarmante, considerando-se que a maioria dos alunos estava cursando do 2 o ao 5 o ano. Seus progressos ao final do ano (mesmo para quem completou apenas parte do módulo de ensino) confirmam dados de pesquisas prévias, em situação controlada de laboratório, evidenciando a eficácia do ensino sistemático, individualizado e informatizado. Desse modo, os presentes resultados permitem recomendar a aplicação do ALEPP em larga escala, como uma contribuição para a melhoria da eficácia do ensino nas fases iniciais da alfabetização

17 15 Referências de Rose J. C., de Souza, D. G., & Hanna E. S. (1996). Teaching reading and spelling: Exclusion and stimulus equivalence. Journal of Applied Behavior Analysis, 29, de Rose, J. C., de Souza, D. G., Rossito, A. L., & de Rose, T. M. S. (1989). Aquisição de leitura após história de fracasso escolar: Equivalência de estímulos e generalização. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 5, de Rose, J. C., de Souza, D. G., Rossito, A. L., & de Rose, T. M. S. (1992) Stimulus equivalence and generalization in reading after matching to sample by exclusion. In S. C. Hayes & L. J. Hayes (Eds.), Understanding Verbal Relations (pp ). Reno, NV: Contexto Press. de Souza, D. G., de Rose, J. C., Hanna, E. S., Calcagno, S., & Galvão, O. F. (24). Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita e a construção de um currículo suplementar. Análise do comportamento para a educação: contribuições recentes, de Souza, D. G., & de Rose, J. C. (26). Desenvolvendo programas individualizados para o ensino de leitura. Acta Comportamentalia, 14(1), de Souza, D. G., de Rose, J. C., Faleiros, T. C., Bortoloti, R., Hanna, E. S., & McIlvane, W. J. (29). Teaching generative reading via recombination of minimal textual units: a legacy of verbal behavior to children in Brazil. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 9(1), Hanna, E. S., de Souza, D. G, de Rose, J. C, & Fonseca, M. L. (24). Effects of delayed constructed response identity matching on spelling. Journal of Applied Behavior Analysis, 37 (2), Hanna, E. S., de Souza, D. G, Quinteiro, R. S., Campos, S. N. M., Alves, M., & Siqueira, A. (22). Aprendizagem de construção de palavras e seus efeitos sobre o desempenho em ditado: importância do repertório de entrada. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 54 (3), Melchiori, L. E., de Souza, D. G., & de Rose, J. C. (2). Reading, equivalence, and recombination of units: A replication of students with different learning histories. Journal of Applied Behavior Analysis, 33, 97-. Reis, T. S., de Souza, D. G, & de Rose, J. C. (29). Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita. Estudos em Avaliação Educacional, 2(44), Reis, T. S., Postalli, L. M. M., & Souza, D. G. (213). Teaching spelling as a route for reading and writing. Psychology & Neuroscience, 6(3),

18 REALIZAÇÃO Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino FINANCIAMENTO inct institutos nacionais de ciência e tecnologia (Processo #465686/214-1) ( Processo # 214/599-8) (Processo # /217-) PARCERIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTO ANDRÉ (SP)

19

20

ENSINO DE LEITURA DE PALAVRAS COM DIFICULDADE ORTOGRÁFICA EM ALUNOS DE UMA SALA DE RECURSOS.

ENSINO DE LEITURA DE PALAVRAS COM DIFICULDADE ORTOGRÁFICA EM ALUNOS DE UMA SALA DE RECURSOS. ENSINO DE LEITURA DE PALAVRAS COM DIFICULDADE ORTOGRÁFICA EM ALUNOS DE UMA SALA DE RECURSOS. Felipe Augusto Monteiro Cravo 1 Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu 2 Resumo: Dificuldades na aprendizagem de

Leia mais

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil PROJETO ALFATECH - SOFTWARE VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DE PROGRAMAS DE ENSINO INDIVIDUALIZADO FOCADO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA BAIXA RENDA NA REGIÃO DO ABC PAULISTA/SP

Leia mais

Repertório básico de leitura e escrita em escolas brasileiras com baixa avaliação do ensino fundamental

Repertório básico de leitura e escrita em escolas brasileiras com baixa avaliação do ensino fundamental ACTA COMPORTAMENTALIA Vol. 24, Núm. 4 pp. 471-486 Repertório básico de leitura e escrita em escolas brasileiras com baixa avaliação do ensino fundamental (Basic repertoires of reading and writing in Brazilian

Leia mais

Um Jogo Educativo que Auxilia Crianças no Processo de Aprendizagem de Leitura e Escrita

Um Jogo Educativo que Auxilia Crianças no Processo de Aprendizagem de Leitura e Escrita Um Jogo Educativo que Auxilia Crianças no Processo de Aprendizagem de Leitura e Escrita Ellton Sales Barros 1, Elton Sarmanho Siqueira 1, Dionne Cavalcante Monteiro 1 1 Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Leia mais

OPORTUNIDADE DE LEITURA DE LIVROS A PARTIR DO ENSINO DE PALAVRAS RETIRADAS DE HISTÓRIAS INFANTIS

OPORTUNIDADE DE LEITURA DE LIVROS A PARTIR DO ENSINO DE PALAVRAS RETIRADAS DE HISTÓRIAS INFANTIS OPORTUNIDADE DE LEITURA DE LIVROS A PARTIR DO ENSINO DE PALAVRAS RETIRADAS DE HISTÓRIAS INFANTIS BRUNNA STELLA DA SILVA CARVALHO 1 (Universidade Federal de São Carlos, Bolsa de Mestrado Capes/Reuni) LIDIA

Leia mais

Danielle A. Nunes; Marcela Takahaji; Priscila Benitez; Camila Domeniconi

Danielle A. Nunes; Marcela Takahaji; Priscila Benitez; Camila Domeniconi Revista Brasileira de Análise do Comportamento / Brazilian Journal of Behavior Analysis, 2012, vol. 8, Nº 2, 47-58 ENSINO INFORMATIZADO DE LEITURA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFORMAL INFORMATIZED TEACHING

Leia mais

ENSINO DE IDEOGRAMAS COM BASE NO PROCEDIMENTO MATCHING DE IDENTIDADE COM ESTÍMULOS COMPOSTOS

ENSINO DE IDEOGRAMAS COM BASE NO PROCEDIMENTO MATCHING DE IDENTIDADE COM ESTÍMULOS COMPOSTOS Revista Brasileira de Análise do Comportamento / Brazilian Journal of Behavior Analysis, 2010, Vol. 6, Nº 2, 203-210 ENSINO DE IDEOGRAMAS COM BASE NO PROCEDIMENTO MATCHING DE IDENTIDADE COM ESTÍMULOS COMPOSTOS

Leia mais

Apresentação do Dossiê em homenagem à Maria Amelia Matos

Apresentação do Dossiê em homenagem à Maria Amelia Matos Apresentação do Dossiê em homenagem à Maria Amelia Matos É imensurável a satisfação de apresentar o conjunto de artigos ora publicados em homenagem à saudosa Professora Maria Amelia Matos na revista Psicologia

Leia mais

Ensino de palavras retiradas de livros de histórias infantis por meio do procedimento de exclusão

Ensino de palavras retiradas de livros de histórias infantis por meio do procedimento de exclusão ISSN 1413-389X Temas em Psicologia - 2011, Vol. 19, no 2, 563 578 Ensino de palavras retiradas de livros de histórias infantis por meio do procedimento de exclusão Lívia Felippe Julia Zanetti Rocca Lidia

Leia mais

3 a 6 de novembro de Londrina Pr - ISSN X

3 a 6 de novembro de Londrina Pr - ISSN X ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SALAS DE RECURSOS: UMA INTERVENÇÃO COM PROGRAMA DE ENSINO INDIVIDUAL E INFORMATIZADO PARA HABILIDADE DE LEITURA GLAUCIMARA PIRES OLIVEIRA - UFSCar 1 MARIA STELLA COUTINHO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE PSICOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE PSICOLOGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE PSICOLOGIA Disciplina: Psicologia Experimental Avançada I: APRENDIZAGEM DO COMPORTAMENTO HUMANO

Leia mais

Ensino de relações com letras, sílabas e palavras e aprendizagem de leitura de palavras 1

Ensino de relações com letras, sílabas e palavras e aprendizagem de leitura de palavras 1 ACTA COMPORTAMENTALIA Vol. 24, Núm. 1 pp. 47-60 Ensino de relações com letras, sílabas e palavras e aprendizagem de leitura de palavras 1 (Teaching relations with letters, syllables and words and learning

Leia mais

Avaliando tecnologia de ensino de leitura e escrita. informatizada e adaptada para alunos de escola pública. com dificuldade de aprendizagem

Avaliando tecnologia de ensino de leitura e escrita. informatizada e adaptada para alunos de escola pública. com dificuldade de aprendizagem Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento de Processos Psicológicos Básicos Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Avaliando tecnologia de ensino de leitura e escrita

Leia mais

Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Resultado Processo Seletivo 2º semestre de ª Etapa

Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Resultado Processo Seletivo 2º semestre de ª Etapa Curso : 1348174 - ENGENHARIA CIVIL 1 2 DEBORA SANTOS DE OLIVEIRA VASCONCELOS 161010747038 608,64 Não Não Reprovado por não comparecimento 2 1 LEONARDO ALVES PEREIRA 161034895136 604,86 Não Não Pré-Selecionado

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM CURSO: MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM CURSO: MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM CURSO: MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: PDA 05 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO VERBAL Domínio Específico ( ) Domínio

Leia mais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Unesp/Bauru 3

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Unesp/Bauru 3 LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS COM DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS À UMA CRIANÇA SURDA COM IMPLANTE COCLEAR Felipe Augusto Monteiro Cravo 1 Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu 2 Leandra Tabanez da Silva 3 Adriane

Leia mais

RELAÇÃO DE NOTAS APÓS REVISÃO - 6º ANO

RELAÇÃO DE NOTAS APÓS REVISÃO - 6º ANO ANA BEATRIZ GONZALEZ ROMANELI 160027603 REDAÇÃO 12,00 12,00 NOTA MANTIDA ANA LUIZA ALVES FERREIRA DA COSTA 160043720 MATEMÁTICA 7,50 7,50 NOTA MANTIDA ANNE VICTORIA BARBOSA SANTOS 160040897 REDAÇÃO 13,00

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-7º per./2015

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-7º per./2015 o FÁTIMA REGINA PIRES DE ASSIS O aluno deverá: Identificar demandas apresentadas pela instituição Analisar as demandas Planejar intervenção que responda à demanda selecionada tendo em vista os objetivos

Leia mais

APRENDIZAGEM DE CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS E SEUS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO EM DITADO: IMPORTÂNCIA DO REPERTÓRIO DE ENTRADA 1

APRENDIZAGEM DE CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS E SEUS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO EM DITADO: IMPORTÂNCIA DO REPERTÓRIO DE ENTRADA 1 APRENDIZAGEM DE CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS E SEUS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO EM DITADO: IMPORTÂNCIA DO REPERTÓRIO DE ENTRADA 1 BASELINE-RELATED EFFECTS OF CONSTRUCTED WORD MATCHING TO SAMPLE ON DICTATION TAKING

Leia mais

O modelo da equivalência de estímulos na forma de jogos educativos para o ensino leitura e escrita em contexto coletivo

O modelo da equivalência de estímulos na forma de jogos educativos para o ensino leitura e escrita em contexto coletivo O modelo da equivalência de estímulos na forma de jogos educativos para o ensino leitura e escrita em contexto coletivo Verônica Bender Haydu 16 Universidade Estadual de Londrina A história de fracasso

Leia mais

RESULTADO I FESTIVAL DE NATAÇÃO NOVOS TALENTOS LOCAL: SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA DATA: 11/05/2013 PISCINA DE 50 METROS.

RESULTADO I FESTIVAL DE NATAÇÃO NOVOS TALENTOS LOCAL: SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA DATA: 11/05/2013 PISCINA DE 50 METROS. RESULTADO Planilha1 I FESTIVAL DE NATAÇÃO NOVOS TALENTOS LOCAL: SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA DATA: 11/05/2013 PISCINA DE 50 METROS 1ª PROVA 50 LIVRE FEMININO PRÉ-MIRIM 1 Giovanna A. Menezes Unisanta

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DE UM TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO (H8)

PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DE UM TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO (H8) PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DE UM TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO (H8) Lista de Ordenação - SELEÇÃO PARA ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS - 1ª Tranche Nº ORDEM NOME EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Leia mais

FORMANDO PROFESSORES PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO

FORMANDO PROFESSORES PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Psicologia II Encontro de Análise do Comportamento - EAC FORMANDO PROFESSORES PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO Gleice Cordeiro

Leia mais

APRENDIZAGEM DE LEITURA POR MEIO DE UM PROCEDIMENTO DE DISCRIMINAÇÃO SEM ERROS (EXCLUSÃO): UMA REPLICAÇÃO COM PRÉ-ESCOLARES 1

APRENDIZAGEM DE LEITURA POR MEIO DE UM PROCEDIMENTO DE DISCRIMINAÇÃO SEM ERROS (EXCLUSÃO): UMA REPLICAÇÃO COM PRÉ-ESCOLARES 1 APRENDIZAGEM DE LEITURA POR MEIO DE UM PROCEDIMENTO DE DISCRIMINAÇÃO SEM ERROS (EXCLUSÃO): UMA REPLICAÇÃO COM PRÉ-ESCOLARES 1 Ligia Ebner Melchiori Universidade Estadual Paulista - Bauru Deisy G. de Souza

Leia mais

RELAÇÃO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS EM: 2A. CHAMADA / 1A. OPÇÃO

RELAÇÃO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS EM: 2A. CHAMADA / 1A. OPÇÃO Pagina 1 de 3 CURSO - PSICOLOGIA 1196 ANA CAROLINA GONCALVES SERRA 1380 ANA CLARA BOSCO FIRMINO 884 ANA KAROLINA GUIMARAES ULHOA 1411 ANTÔNIO MARCOS RIBEIRO NEVES DE SÁ 264 ARTHUR QUEIROZ DO CARMO FERRO

Leia mais

Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Resultado Processo Seletivo 1º semestre de ª Etapa

Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Resultado Processo Seletivo 1º semestre de ª Etapa Curso : 98566 - ADMINISTRAÇÃO Resultado das bolsas destinadas à ampla concorrência TOTAL DE BOLSAS: 6 Bolsas Obrigatórias: 6 Bolsas Adicionais: Bolsas Extras: 0 (Convertidas para ampla concorrência por

Leia mais

Geometria I + Geom Euclidiana [9817] MONICA MOULIN RIBEIRO MERKLE. Assinaturas

Geometria I + Geom Euclidiana [9817] MONICA MOULIN RIBEIRO MERKLE. Assinaturas de Ciencias Matematicas e da Natureza 1 de 7 1 ALAN JUNIOR SEVERO 115031635 2 ALEXIA GLORIA LACERDA DOS REIS 115115926 3 ALVARO ALBERTO GOMES DA SILVEIRA 115111299 4 ANDRE LUIS OLIVEIRA MATOS 115091813

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA

CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA (A) Pablo Júnior Vieira Gênese e Willians de Oliveira Geometria Analítica e Renato do Valle Ribeiro Geometria Analítica e Flaviana Soares de Oliveira Geometria Analítica e Luiz

Leia mais

CANDIDATO CURSO RESULTADO JUSTIFICATIVA

CANDIDATO CURSO RESULTADO JUSTIFICATIVA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2019 RESULTADO FINAL DOS RECURSOS DA AFERIÇÃO DA VERACIDADE DA AUTODECLARAÇÃO COMO PESSOA NEGRA (PRETA OU PARDA) / 1ª CHAMADA - 1º SEMESTRE 1. Os candidatos (as) que tiveram

Leia mais

47 ISSN Glenda Miranda da Paixão 1, Grauben José Alves de Assis 2

47   ISSN Glenda Miranda da Paixão 1, Grauben José Alves de Assis 2 ISSN 2177-3548 www.revistaperspectivas.org Uso do procedimento de Constructed Response Matching to Sample: uma revisão da literatura Use of Constructed Response Matching to Sample procedure: a literature

Leia mais

Instituição de Ensino Superior: 718 UNIVERSIDADE POTIGUAR Local de Oferta: 3475 CAMPUS NATAL - UNIDADE ROBERTO FREIRE

Instituição de Ensino Superior: 718 UNIVERSIDADE POTIGUAR Local de Oferta: 3475 CAMPUS NATAL - UNIDADE ROBERTO FREIRE Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Listagem de Candidatos Pré-Selecionados em Segunda Chamada - Processo 1º semestre de 2018-1ª Etapa Instituição de Ensino Superior: 718 UNIVERSIDADE

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA

CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA Pablo Júnior Vieira Agronomia Gênese e Mineralogia Agronomia Não há vaga Daiana de Assis Paiva Agronomia da Empresa Rural Agronomia Não concluiu o pré-requisito. Aproveitamento

Leia mais

Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento ISSN: Universidad Veracruzana México

Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento ISSN: Universidad Veracruzana México Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento ISSN: 0188-8145 eribes@uv.mx Universidad Veracruzana México Del Mando Lucchesi, Fernando; Almeida-Verdu, Ana Claudia M.; Monteiro Benjamin

Leia mais

RESULTADO FINAL I ETAPA

RESULTADO FINAL I ETAPA 1ª PROVA 100 METROS NADO LIVRE FEMININO I CIRCUITO DE VELOCIDADE DE NATAÇÃO AR 1 099053 GABRIELA SILVA FELIZARDO 1994 UBERLANDIA TC 01'21''35 2 099127 BRUNA LORRAINE ROCHA 1994 UBERLANDIA TC 01'35''57

Leia mais

Efeitos de um Programa de Ensino de Leitura sobre a Inteligibilidade da Fala de Crianças Usuárias de Implante Coclear

Efeitos de um Programa de Ensino de Leitura sobre a Inteligibilidade da Fala de Crianças Usuárias de Implante Coclear ISSN 1678-7153 Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica, 28(3), 500-510. DOI: 10.1590/1678-7153.201528309 Efeitos de um Programa de Ensino de Leitura sobre a Inteligibilidade da Fala de Crianças Usuárias

Leia mais

Pag 1 15/4/2013. Ação Ingresso: A1. Semestre

Pag 1 15/4/2013. Ação Ingresso: A1. Semestre Resultado da Nota Final - ificados Pag 1 Ingresso: A1 Candidatos que cursaram todo o ensino médio em estabelecimento da rede pública estadual ou municipal de qualquer unidade da federação, excluidos os

Leia mais

Análise do comportamento para a Educação: contribuições recentes *

Análise do comportamento para a Educação: contribuições recentes * 314 Análise do comportamento para a Educação: contribuições recentes * Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni ** O livro organizado por Martha Hübner e Miriam Marinotti, em quinze capítulos, com a contribuição

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Morfologia

Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Morfologia MORFOLOGIA Ministério da Educação ATA COM A PROCLAMAÇÃO OFICIAL DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES da Área de Anatomia Humana,, Anatomia Comparada, Bioética, Biologia Celular (Morfologia),

Leia mais

III FASE CIRCUITO MINEIRO DE NAT.VINCULADA (ARM) III FASE - AR METROPOLITANA

III FASE CIRCUITO MINEIRO DE NAT.VINCULADA (ARM) III FASE - AR METROPOLITANA 1ª PROVA 200 METROS LIVRE FEMININO - PETIZ 1 1º 1 3 CLARA CRISTINA CARNEIRO 008414 99 STO AGOSTINHO 03'07"27 000 3ª PROVA 400 METROS LIVRE FEMININO - INFANTIL 1º 1 1 MARINA MARZINETTI MOREIRA 008446 97

Leia mais

Ordem Nome do Estagiário Valor. 1 ADRIELLE FERREIRA BRITO -Bolsa Auxilio 182,40. 2 ADRIELLE FERREIRA BRITO -Auxilio Transporte 202,40

Ordem Nome do Estagiário Valor. 1 ADRIELLE FERREIRA BRITO -Bolsa Auxilio 182,40. 2 ADRIELLE FERREIRA BRITO -Auxilio Transporte 202,40 FOLHA DE FREQUÊNCIA Cumprindo o que determinam as Cláusulas do convênio por nos celebrado com essa Instituição, informamos abaixo a frequência dos estudantes-estagiários e/ou aprendizes que desenvolveram

Leia mais

Emergência de relações monetárias por meio do procedimento de ensino de escolha com o modelo com resposta construída para crianças surdas.

Emergência de relações monetárias por meio do procedimento de ensino de escolha com o modelo com resposta construída para crianças surdas. ISSN 1982-3541 Volume XVIII no 2, 35-55 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva Emergência de relações monetárias por meio do procedimento de ensino de escolha com o modelo com resposta

Leia mais

Agente de Saúde IV - Fisioterapeuta

Agente de Saúde IV - Fisioterapeuta 1 Agente de Saúde IV - Fisioterapeuta Classif. Nome Inscrição Objetiva Títulos TOTAL Nascimento Específicos Português SUS 1 ALINE LETICIA DO LAGO FERREIRA 70066 70,00 0,00 70,00 06/10/1983 20,00 27,50

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES ENTRE ELEMENTOS DA LINGUAGEM ALGÉBRICA POR MEIO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS

ENSINO E APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES ENTRE ELEMENTOS DA LINGUAGEM ALGÉBRICA POR MEIO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS ENSINO E APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES ENTRE ELEMENTOS DA LINGUAGEM ALGÉBRICA POR MEIO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS Jader Otavio Dalto Verônica Bender Haydu jader.dalto@ufms.br haydu@uel.br Universidade Federal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Classificação Geral APROVADOS

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Classificação Geral APROVADOS PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 Curso Período - Integral Classificação Geral APROVADOS Classificação Inscrição Candidato 1 51 Letícia Gonçalves Ribeiro de Oliveira 2 275 Carolina Tribsti Lima 3 106 Marina

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Financiamento Estudantil - FIES Ministério da Educação Resultado dos candidatos pré-selecionados - Processo 2º sem/2015 Instituição de ensino Superior: 3875 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL

Leia mais

Emergência de Ditado ao Longo do Ensino Cumulativo de Discriminações Condicionais Entre Palavras Ditadas e Impressas.

Emergência de Ditado ao Longo do Ensino Cumulativo de Discriminações Condicionais Entre Palavras Ditadas e Impressas. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E ENSINO (INCT-ECCE)

Leia mais

GRUPO EDUCACIONAL UNIS COLÉGIO ALPHA COLÉGIO NOVA GERAÇÃO COLÉGIO TRAVESSIA COLÉGIO CRA CANDIDATOS SELECIONADOS EM PROCESSO SELETIVO EXTERNO

GRUPO EDUCACIONAL UNIS COLÉGIO ALPHA COLÉGIO NOVA GERAÇÃO COLÉGIO TRAVESSIA COLÉGIO CRA CANDIDATOS SELECIONADOS EM PROCESSO SELETIVO EXTERNO GRUPO EDUCACIONAL UNIS COLÉGIO ALPHA COLÉGIO NOVA GERAÇÃO COLÉGIO TRAVESSIA COLÉGIO CRA CANDIDATOS SELECIONADOS EM PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA CADRASTRO DE RESERVA O Grupo Educacional Unis, mantido

Leia mais

DIÁRIO DE AULAS Centro de Ciencias Matematicas e da Natureza Instituto de Matematica

DIÁRIO DE AULAS Centro de Ciencias Matematicas e da Natureza Instituto de Matematica CENTRO: UNIDADE: DEPTO: NOME DA TURMA: PROFESSOR(A): DIÁRIO DE AULAS Centro de Ciencias Matematicas e da Natureza Instituto de Matematica Cálculo Infinitesimal I MONIQUE ROBALO MOURA CARMONA EMISSÃO: ANO/PERIODO:

Leia mais

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Resultado Processo Seletivo 1º semestre de ª Etapa

Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Resultado Processo Seletivo 1º semestre de ª Etapa Curso : 111398 - ENFERMAGEM TOTAL DE BOLSAS: 1 1 1 VANESSA FERNANDES BALBINO 171009888388 124.497.796-98 687,44 Não Não Aprovado ProUni - 05/3/2018 Pág.: 1 Curso : 63698 - FARMÁCIA Resultado das bolsas

Leia mais

Resultados do CORTA-MATO - DIA 11/11/2015

Resultados do CORTA-MATO - DIA 11/11/2015 Resultados do CORTA-MATO - DIA 11/11/2015 INFANTIL A - FEMININO - 1000 metros Class. Dorsal Nome Escola 1º 256 TATIANA MARTINHO SANTIAGO STª CLARA 2º 191 BEATRIZ RODRIGUES STª CLARA 3º 184 EVA AMARAL STª

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE Lista definitiva (1.ª fase) CTSR08 Anexo I Candidaturas submetidas Ana Carolina Queijo Fernandes Ana Filipa Silva Martins Ana Luísa Braga Bastos da Silva Ana Margarida Magalhães

Leia mais

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS NA MODALIDADE DE HABILITAÇÃO TÉCNICA-NÍVEL MÉDIO ARTICULADO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA/2016.

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS NA MODALIDADE DE HABILITAÇÃO TÉCNICA-NÍVEL MÉDIO ARTICULADO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA/2016. RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS NA MODALIDADE DE HABILITAÇÃO TÉCNICA-NÍVEL MÉDIO ARTICULADO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA/2016. RELAÇÃO DE CLASSIFICADOS CLASSIFICAÇÃO NOME CURSO 1 DANIEL NUNES SALES

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 1 548549 ALANA GABRIELA NUNES DE MENEZES AC 14.0 2 540660 ALEX DA SILVA OTERO L1 16.0 3 540279 ANA PAULA PACHECO PINHEIRO L4 11.0 4 548044 BRUNO

Leia mais

Desafiar a turma com jogos de alfabetização

Desafiar a turma com jogos de alfabetização Desafiar a turma com jogos de alfabetização O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e emoções. O objetivo primeiro do jogador é acertar para ganhar o jogo e, além disso,

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2019

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2019 disponível para o ( da Objetivo do Manhãs e tardes a combinar Escola de Educação Infantil Ricardo Gonçalves 19h10 às 21h40 O tempo médio dedicado à Instituição é de 3 horas semanais. Visita semanal ao

Leia mais

FARINA. anos. Fazendo sucesso em aprovações! SISTEMA DE ENSINO SISTEMA ARI DE SÁ

FARINA. anos. Fazendo sucesso em aprovações! SISTEMA DE ENSINO SISTEMA ARI DE SÁ FARINA SISTEMA DE ENSINO SISTEMA ARI DE SÁ anos Fazendo sucesso em aprovações! Parceria FARINA SISTEMA DE ENSINO ENEM 1 PENTACAMPEÃ LUGAR Em Mato Grosso anos Fazendo sucesso em aprovações! Parceria SISTEMA

Leia mais

Listagem de Aprovados no Processo Seletivo 2019/1 Vestibular do dia 21 de NOVEMBRO

Listagem de Aprovados no Processo Seletivo 2019/1 Vestibular do dia 21 de NOVEMBRO Adrielly de Sousa Costa Alessandra Zuppa Rosa Alessandro Mendes Azevedo Tecnologia em Gestão Ambiental - Ênfase Saneamento Aline Cassiano Ferreira Direito Amanda Amaral Costa Nunes Engenharia Civil Amanda

Leia mais

Aquisição de Leitura e Desempenho no WISC 1. Reading Acquisition and Performance in WISC

Aquisição de Leitura e Desempenho no WISC 1. Reading Acquisition and Performance in WISC Psicologia: Teoria e Pesquisa Jan-Abr 1999, Vol. 15 n. 1, pp. 017-026 Aquisição de Leitura e Desempenho no WISC 1 Ana Cláudia Bortolozzi Maia 2 Universidade Estadual de São Paulo - Bauru Adriana Bernardes

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e comunicação Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET SUBSEQUENTE FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO 2018 ARGÜIÇÃO ORAL. Linha: Finanças

PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO 2018 ARGÜIÇÃO ORAL. Linha: Finanças Linha: Finanças 1 Paulo Antonelli Filho 14:00 às 14:20 23/11/2017 4014 2 Letícia Soares Coelho Fonte Boa 14:20 às 14:40 23/11/2017 4014 3 Vítor Augusto Martins da Costa 14:40 às 15:00 23/11/2017 4014 4

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO. Cursos Técnicos

PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO. Cursos Técnicos PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO Cursos Técnicos APRESENTAÇÃ O APRESENTAÇÃO Os Cursos Técnicos do Pronatec começaram ser ofertados no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro a partir do ano de 2012

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - COMUNICADO Nº 07/2018 PRATICANTE RESULTADO DA REUNIÃO COM OS CANDIDATOS E OS RESPONSÁVEIS

PROCESSO SELETIVO - COMUNICADO Nº 07/2018 PRATICANTE RESULTADO DA REUNIÃO COM OS CANDIDATOS E OS RESPONSÁVEIS PROCESSO SELETIVO - COMUNICADO Nº 07/2018 PRATICANTE RESULTADO DA REUNIÃO COM OS CANDIDATOS E OS RESPONSÁVEIS O SENAC Administração Nacional torna público o resultado da Reunião com os candidatos e os

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos : A Ano Letivo 2014 / 201 Processo Nome Idade EMR Rep. LE1 LE2 NEE 388 1 Ana Sofia Araújo Torres S 6031 2 Beatriz Ribeiro Bessa S 6602 3 Bruna Filipa Nogueira Pacheco 12 S 7 4 Énio Pereira Lima S 394 Filipa

Leia mais

FARJ - Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro

FARJ - Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro FARJ - Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro PROGRAMA DE PROVAS II ETAPA DO CIRCUITO ESTADUAL DUPLA CIDADANIA OLARIA AC - PISCINA DE 25 METROS RIO DE JANEIRO - DE 20/05/2017 A 20/05/2017 20/05/2017

Leia mais

PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elisama de Souza Morais (1); Sandra Beltrão Tavares Costa (2); Raqueliane

Leia mais

EDITAL Nº 044/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFMG -CAMPUS OURO PRETO RESULTADO FINAL

EDITAL Nº 044/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFMG -CAMPUS OURO PRETO RESULTADO FINAL EDITAL Nº 044/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFMG -CAMPUS OURO PRETO Tecnologia em Gestão da Qualidade RESULTADO Direito do Trabalho BOLSISTA Simone Cássia Corrêa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS EAJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS EAJ EAJ 09.0 0 Técnico em Agroindústria - Integrado ao Ensino Médio - º Semestre 9 9 ANNY THAYMARA DE SOUSA MIRANDA 0000 JULIA TAVARES FONSECA 0000 THALISON GABRIEL GOUVEIA SILVA 0009 ANDREZA MOURA DA SILVA

Leia mais

Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em um programa computadorizado de avaliação e intervenção metafonológica e leitura

Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em um programa computadorizado de avaliação e intervenção metafonológica e leitura 1 Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em um programa computadorizado de avaliação e intervenção metafonológica e leitura Palavras chave: Leitura, Aprendizagem, Avaliação, Intervenção.

Leia mais

ELETROTÉCNICA INSC. NOME CPF GRUPO NOTA DESEMPATE CONVOCAÇÃO QUADRO DE CONVOCAÇÃO

ELETROTÉCNICA INSC. NOME CPF GRUPO NOTA DESEMPATE CONVOCAÇÃO QUADRO DE CONVOCAÇÃO ELETROTÉCNICA INSC. NOME CPF GRUPO NOTA DESEMPATE CONVOCAÇÃO QUADRO DE CONVOCAÇÃO 337 Helio Vinicius Ribeiro 057.431.08781 A 8,5 05/06/1985 CONVOCADO P/ MATRÍCULA 1 1542 Yuri da Silva Pereira Nunes 165.559.57760

Leia mais

Thaize de Souza Reis 1

Thaize de Souza Reis 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA SUPLEMENTAR PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

Leia mais

Aprovados em 2ª chamada: 1ª opção. 1ª Opção

Aprovados em 2ª chamada: 1ª opção. 1ª Opção Aprovados em 2ª chamada: 1ª opção 1ª Opção Pagina 1 de 7 CURSO - DIREITO TURNO - MATUTINO 100006 ALINE DE PAULA RIBEIRO DA PAIXÃO SILVA 100010 AMANDA CAVALCANTE MANSO 100012 AMANDA GOMES DA SILVA 100013

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Resumo ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Kelli Fernanda Roznowski Göttems - Bolsista, Iniciação Científica - CNPQ d9703196@rla14.pucpr.br

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC PROF. JOSÉ SANT ANA DE CASTRO - CRUZEIRO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 077/03/2017 DE 23/10/2017. Processo n 6271/2017 AVISO

Leia mais

*As disciplinas Biomecânica do Esporte ESP822 e Seminário em Termorregulação e Exercício- EFI 819 foram canceladas. T.E: Bioestatística III EFI 817A

*As disciplinas Biomecânica do Esporte ESP822 e Seminário em Termorregulação e Exercício- EFI 819 foram canceladas. T.E: Bioestatística III EFI 817A Os alunos selecionados na modalidade ISOLADA devem imprimir a Guia de Recolhimento da União no endereço eletrônico: https://www2.ufmg.br/drca/drca/home/pos- Graduacao/Disciplina-Isolada e efetuar o pagamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso Contratação de Escola - Grupo de Recrutamento 300 Lista Ordenada Definitiva - Horário 16

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso Contratação de Escola - Grupo de Recrutamento 300 Lista Ordenada Definitiva - Horário 16 1 1445292327 Cristina Lourenço Gonçalves Mamede 31,642 30 35 15 80 18,000 2 7382307360 Paula Costa Póvoa 28,553 35 5 20 60 15,024 3 1643111221 Adriana Siqueira Monteiro 27,618 35 5 15 55 14,228 4 7653958559

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

ESCALA DE ATENDIMENTO RECURSO COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO. Cursos sediados em Belo Horizonte

ESCALA DE ATENDIMENTO RECURSO COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO. Cursos sediados em Belo Horizonte Atualizado em 28/03/2019 às 16:57 ESCALA DE ATENDIMENTO RECURSO COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO Cursos sediados em Belo Horizonte Candidatos da 3ª, 4ª e 5ª Chamadas da Lista de Espera e 3ª, 4ª e 5ª Antecipações

Leia mais

DIÁRIO DE AULAS Centro de Ciencias Matematicas e da Natureza Instituto de Fisica

DIÁRIO DE AULAS Centro de Ciencias Matematicas e da Natureza Instituto de Fisica CENTRO: UNIDADE: DEPTO: NOME DA TURMA: PROFESSOR(A): DIÁRIO DE AULAS Centro de Ciencias Matematicas e da Natureza Instituto de Fisica Fisica III - A/EM2+EC2+EE2+EN2 STENIO DORE DE MAGALHAES EMISSÃO: ANO/PERIODO:

Leia mais

IV Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Faculdade de Filosofia e Ciências 26 e 27 de fevereiro de 2018 ISSN

IV Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Faculdade de Filosofia e Ciências 26 e 27 de fevereiro de 2018 ISSN OS RECURSOS E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROGRAMAS DE ENSINO DA ESCRITA AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Ana Paula Zaboroski 1 ; Jáima Pinheiro de Oliveira 2 anapaulazaboroski@yahoo.com.br

Leia mais

INGLÊS 05/03/2018 RESULTADO DO TESTE DE NIVELAMENTO ESCRITO E AUDITIVO 1 /2018 ANA LUIZA MARQUIOLI HORTA BÁRBARA DE SOUZA ATAÍDE CARVALHO DOS REIS

INGLÊS 05/03/2018 RESULTADO DO TESTE DE NIVELAMENTO ESCRITO E AUDITIVO 1 /2018 ANA LUIZA MARQUIOLI HORTA BÁRBARA DE SOUZA ATAÍDE CARVALHO DOS REIS RESULTADO DO TESTE DE NIVELAMENTO ESCRITO E AUDITIVO 1 /2018 INGLÊS 05/03/2018 ALUNO ADEISE MOREIRA DE BRITO ALEX DA SILVA DE JESUS ALYSSON THIAGO FREITAS RAIMUNDO ANA CLAUDIA BARBOSA CARVALHO ANA FLAVIA

Leia mais

GRUPO 1-6º E 7º ANO CHAVE 7ºA 6ºA/6ºB 7ºB

GRUPO 1-6º E 7º ANO CHAVE 7ºA 6ºA/6ºB 7ºB S JICS 2017 CIDADE VERDE BASQUETEBOL MASCULINO GRUPO 1-6º E 7º ANO 7ºA 6ºA/6ºB 7ºB 01 03/05 18h G2 6ºA/6ºB 7ºA 02 03/05 18h30 G2 7ºA 7ºB 03 03/05 19h G2 7ºB 6ºA/6ºB BASQUETEBOL FEMININO 6ºA/6ºB 7ºA 01

Leia mais

EDITAL N 008/2019 PROCESSO SELETIVO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - CURSOS CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES RESULTADO FINAL DAS NOTAS

EDITAL N 008/2019 PROCESSO SELETIVO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - CURSOS CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES RESULTADO FINAL DAS NOTAS Grupo 1-A1 135297105489 MARCIO DE SOUZA MORAES VR 002 Eletrotécnica T/N 60.00 35.00 25.00 17/09/1979 1 Classificado Grupo 1-A1 135185700976 LEONARDO DE MOURA FARIA VR 002 Eletrotécnica T/N 50.00 30.00

Leia mais

DANÇA e GINÁSTICA RÍTMICA PARA CANDIDATOS

DANÇA e GINÁSTICA RÍTMICA PARA CANDIDATOS PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATINGUETÁ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Rua Dom Bosco, 171 São Benedito Fone (012) 3128-7777 e Fax: (012) 3128-7784 E-mail : educacao@guaratingueta.sp.gov.br Guaratinguetá

Leia mais

Nome do Candidato(a) Classificação Nota MATEUS HENRIQUE SOUZA SENA 3 593,64

Nome do Candidato(a) Classificação Nota MATEUS HENRIQUE SOUZA SENA 3 593,64 Curso: 56482 - Administração VIVIAN OLIVEIRA DE SOUZA 1 524,88 JULIA FERREIRA DE ASSIS 2 520,2 ALEXANDRO AOANARES 9 492,2 ANDREIA ALVES DA SILVA 11 467,42 MICAELLY MOURA BEZERRA 12 464,2 Curso: 97245 -

Leia mais

EDITAL Nº 01/ SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA RESULTADO PRELIMINAR DA PRIMEIRA FASE (ANÁLISE CURRICULAR)

EDITAL Nº 01/ SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA RESULTADO PRELIMINAR DA PRIMEIRA FASE (ANÁLISE CURRICULAR) EDITAL Nº 01/2019 - SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA RESULTADO PRELIMINAR DA PRIMEIRA FASE (ANÁLISE CURRICULAR) ATENÇÃO: No caso de Recurso quanto à Primeira Fase (Análise

Leia mais

Supervisores: Dr. ANTONIO CELSO DE NORONHA GOYOS, Dr. NASSIM CHAMEL ELIAS, Dra. ANA ARANTES E Dra. GIOVANA ESCOBAL

Supervisores: Dr. ANTONIO CELSO DE NORONHA GOYOS, Dr. NASSIM CHAMEL ELIAS, Dra. ANA ARANTES E Dra. GIOVANA ESCOBAL Supervisores: Dr. ANTONIO CELSO DE NORONHA GOYOS, Dr. NASSIM CHAMEL ELIAS, Dra. ANA ARANTES E Dra. GIOVANA ESCOBAL Capacitação de pais, professores e profissionais de saúde e educação em ABA para o atendimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS UFRN - EDITAL N 12/2019 RESULTADO DA PROVA OBJETIVA(ORDEM ALFABÉTICA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS UFRN - EDITAL N 12/2019 RESULTADO DA PROVA OBJETIVA(ORDEM ALFABÉTICA) AILTON LEONCIO DA 39000302 A L E X A N D E R 3902039 G L E I R I S T O N DA AMANDA ELAYNE DE 390010 LIMA RAMALHO ANA BEATRIZ 3901099 MOREIRA FEITOSA DE LIMA ANA LUIZA SOUSA DE 390030 390219339 3902090

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S

Leia mais

Agrupamento Escolas Castro Daire Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico d. Relação de Alunos

Agrupamento Escolas Castro Daire Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico d. Relação de Alunos 403118 - Escola Secundária com 3.º do Ensino Básico d Turma : A Ano Letivo 20 / 20 900 1 Ana Beatriz Almeida Andrade 168 2 Ana Carina Sousa Ferreira 10 3 Ana Sofia Almeida Pinto 92 4 Catarina Almeida Moita

Leia mais

CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016

CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016 CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016 Meta Prioritária 1: Integração do Trabalho Pedagógico Objetivo geral: Integrar os diferentes setores do campus visando à adequação do atendimento às necessidades pedagógicas

Leia mais

(Atualizado em 08/04/2019) RECURSOS RESERVA DE VAGAS. SISU/UFMG 1ª Edição de ª e 5ª Chamadas da Lista de Espera e 4ª e 5ª

(Atualizado em 08/04/2019) RECURSOS RESERVA DE VAGAS. SISU/UFMG 1ª Edição de ª e 5ª Chamadas da Lista de Espera e 4ª e 5ª (Atualizado em 08/04/2019) RECURSOS RESERVA DE VAGAS SISU/UFMG 1ª Edição de 2019 4ª e 5ª Chamadas da Lista de Espera e 4ª e 5ª Antecipações de Entrada 1º Semestre Página 1 de 5 ALEX JUNIO GOMES MARCOLINO

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida - ISSN: 2178-7514 v.1, n. 1, 2009 AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL (NOTURNO)

ENGENHARIA CIVIL (NOTURNO) 214 - ENGENHARIA CIVIL (NOTURNO) 1 Caio Henrique Fonseca de Andrade 11928 8 2 Gabriele Martins Teixeira 1114038 ** Qtde Aprovados: 2 Campus Orme - Contagem 3028 - CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (MATUTINO)

Leia mais

Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Resultado Processo Seletivo 1º semestre de ª Etapa

Ministério da Educação Programa Universidade para Todos - ProUni Resultado Processo Seletivo 1º semestre de ª Etapa Curso : 111398 - ENFERMAGEM TOTAL DE BOLSAS: 1 1 1 VANESSA FERNANDES BALBINO 171009888388 124.497.796-98 687,44 Não Não Pré-Selecionado em 1ª Chamada ProUni - 15/2/2018 Pág.: 1 Curso : 63698 - FARMÁCIA

Leia mais

Grupo Inscrição Nome Código Curso Turno Pontos Port. Mat. Nasc. Class. Situação

Grupo Inscrição Nome Código Curso Turno Pontos Port. Mat. Nasc. Class. Situação EDITAL N 087/2018 PROCESSO SELETIVO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - CURSOS CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES RESULTADO FINAL DAS NOTAS CAMPUS - VOLTA REDONDA Entrega de documentação para

Leia mais

Aquisição de leitura recombinativa após treinos e testes de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas 1

Aquisição de leitura recombinativa após treinos e testes de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas 1 Aquisição de leitura recombinativa após treinos e testes de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas 1 Mariana Kerches da Silva Leite Maria Martha Costa Hübner Universidade de São

Leia mais

UM PANORAMA DE ESTUDOS NACIONAIS SOBRE A AQUISIÇÃO DE NOMEAÇÃO EM PROCEDIMENTOS COM EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E USUÁRIOS DE IMPLANTE COCLEAR

UM PANORAMA DE ESTUDOS NACIONAIS SOBRE A AQUISIÇÃO DE NOMEAÇÃO EM PROCEDIMENTOS COM EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E USUÁRIOS DE IMPLANTE COCLEAR REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO / BRAZILIAN JOURNAL OF BEHAVIOR ANALYSIS, 2014, Vol. 10, N o.1, 84-96. UM PANORAMA DE ESTUDOS NACIONAIS SOBRE A AQUISIÇÃO DE NOMEAÇÃO EM PROCEDIMENTOS COM

Leia mais