CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I"

Transcrição

1 CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com

2 Áudio Toda placa-mãe, atualmente, traz uma placa de som embutida com suporte a áudio de pelo menos seis canais (formato chamado 5.1). Placas-mãe mais incrementadas trazem suporte a áudio de oito canais (formato chamado 7.1) ou mesmo dez canais (formato chamado 7.1+2). Isso quer dizer que você pode instalar um sistema de caixas acústicas surround mesmo no computador mais simples disponível no mercado. Com isso, diferentemente do que ocorria no passado, você não precisa comprar uma placa de som avulsa para o seu computador.

3 Áudio As placas de som avulsas continuam existindo e são voltadas a audiófilos e músicos, apresentando qualidade de áudio superior e recursos não encontrados na placa-mãe (por exemplo, portas MIDI). A conexão de áudio pode ser feita em dois formatos: analógico ou digital. Todas as placas-mãe trazem conexão analógica de áudio, mas a conexão digital, também chamada SPDIF, é opcional e normalmente está presente somente em modelos mais caros. A conexão de áudio digital também está disponível em um conector de vídeo chamado HDMI, caso sua placa-mãe tenha um.

4 Áudio Analógico Na conexão analógica, você precisa conectar um cabo estéreo para cada par de caixas acústicas. Com isso, se você for conectar um sistema de caixas acústicas surround de seis canais ao computador, precisará conectar três cabos (um para cada duas caixas acústicas). Placas-mãe mais simples usam conectores de áudio compartilhado, isto é, um mesmo plugue tem mais de uma função. Com isso, você não conseguirá usar as duas funções de um determinado plugue ao mesmo tempo, pois não é possível instalar dois conectores em um único orifício. Por exemplo, as placas-mãe mais baratas do mercado com áudio de seis canais têm apenas três plugues de áudio e dois deles (o rosa e o azul) possuem duas funções cada, não permitindo que você use as funções de entrada de linha e entrada de microfone ao mesmo tempo em que tiver um sistema de caixas acústicas surround de seis canais instalado.

5 Áudio Analógico

6 Áudio Digital Uma das vantagens da conexão digital é que você precisa usar somente um único cabo para ligar seu computador ao seu sistema de caixas acústicas. Em contrapartida, sistemas de caixas de som surround com conexão digital são mais caros. Se você quiser ligar seu computador ao seu sistema de home theater (para escutar o áudio gerado pelo seu computador através das caixas acústicas do seu home theater ), este é o tipo de conexão que você deve usar, pois receivers (amplificadores de áudio) para home theaters, normalmente, só aceitam este tipo de conexão para áudio surround. Receivers de home theater e aparelhos de televisão modernos permitem a conexão de áudio digital usando uma conexão HDMI. Alguns sistemas de caixas acústicas digitais usam conexão USB. Se você for utilizar uma conexão HDMI ou USB para a conexão de áudio digital, não precisa utilizar ou se preocupar com a conexão digital avulsa que explicaremos a seguir, chamada SPDIF.

7 Áudio Digital

8 Áudio Digital Existem dois tipos de conexão SPDIF: Coaxial (disponível através de um conector chamado RCA, que é do mesmo tipo usado em conexões de áudio e vídeo) Óptica (disponível através de um conector chamado Toslink). O tipo a ser usado dependerá do equipamento a ser conectado (por exemplo, se seu receiver só tiver conexão óptica, então, você obrigatoriamente terá de usar a conexão óptica).

9 Áudio Digital Em algumas placas-mãe, as conexões SPDIF não vem soltados na placa-mãe, necessitando de uma conexão externa. Neste caso, procure por um conector de dois ou três pinos na placamãe com a marcação SPDIF_OUT, SPDIFO, HDMI_SPDIF, JSP1 ou similar perto dele.

10 Placa Ethernet On-Board Outro componente que já vem embutido em todas as placas-mãe é uma porta de rede, também chamada porta Ethernet. Como o nome diz, ela serve para conectar seu computador a uma rede com fio, sendo também a porta usada para conectar seu computador ao modem de Internet banda larga ou roteador da sua rede.

11 Placa Ethernet On-Board Portas de rede estão atualmente disponíveis em três versões de velocidade: Fast Ethernet (100 Mbps) Gigabit Ethernet (1 Gbps, ou seja, Mbps) 10G Ethernet (10 Gbps). Fisicamente falando, é impossível diferenciá-las e, portanto, você tem que ver na lista de características da placa-mãe qual é a velocidade de sua porta de rede. O padrão 10G Ethernet é encontrado apenas em placas-mãe muito topo de linha e, normalmente, o seu conector é vermelho.

12 Placa Ethernet On-Board É importante notar que, para sua rede operar a 1 Gbps ou a 10 Gbps, você deverá usar componentes de rede (roteadores e switches) que consigam trabalhar nesta velocidade. Em geral, usuários comuns usam equipamentos de 100 Mbps (ex.: roteador de banda larga, que vem com um switch integrado) e, com isso, não usufruem da velocidade adicional. Algumas placas-mãe vêm com duas portas de rede, em vez de apenas uma. Este recurso serve para montar recursos avançados de rede, como compartilhar a Internet sem o uso de um roteador (não recomendado), conectar um computador a duas redes distintas ou dobrar a velocidade de rede para 2 Gbps usando duas conexões de 1 Gbps em paralelo (recurso chamado teaming ). Para o usuário comum ter duas portas de rede é desperdício de dinheiro, pois a segunda porta nunca será usada.

13 Vídeo Integrado Finalmente, temos o recurso de vídeo integrado ou on-board (significa literalmente, na placa ). Quando a placa-mãe suporta este tipo de recurso, você encontrará conectores de vídeo em seu painel traseiro. Na Figura a seguir, ilustramos os tipos de conectores de vídeo que podem ser encontrados em placas-mãe. Para usar os conectores de vídeo da placa-mãe, se presentes, você deverá comprar um processador que traga um controlador de vídeo integrado. Se você optar por comprar um processador e uma placa-mãe com este recurso, não precisará comprar uma placa de vídeo e, com isso, economizará dinheiro. O problema, no entanto, é que tradicionalmente, o vídeo integrado tem baixo desempenho em jogos.

14

15 Capacitores Durante uma época, várias placas-mãe começaram a apresentar problemas por usarem capacitores eletrolíticos de baixa qualidade: após algum tempo de uso, os capacitores estufavam, vazavam (corroendo a placa-mãe) ou mesmo explodiam. Embora este problema tenha sido aparentemente contornado, usuários começaram a exigir capacitores eletrolíticos de melhor qualidade para evitar que este tipo de problema ocorresse.

16 Capacitores Capacitores eletrolíticos podem ser classificados em quatro tipos, listados do pior para o melhor: não japoneses, japoneses, sólidos (de polímero) e de tântalo SMD (também chamados Hi-c ou polímero altamente condutivo). Os capacitores SMD de tântalo são raros, vistos somente em placas-mãe topo de linha e, mesmo assim, apenas nos capacitores usados no circuito regulador de tensão do processador. Já capacitores sólidos são encontrados com facilidade. Portanto, se você está preocupado com a qualidade da sua placa-mãe e é do tipo de consumidor que exige o melhor, compre uma placa-mãe com capacitores sólidos. No próximo slide mostramos a diferença no aspecto físico entre um capacitor eletrolítico convencional, um capacitor sólido e um capacitor de tântalo SMD.

17 Capacitores

18 Capacitores Alguns fabricantes utilizam modelos garantidos a funcionarem sem perderem suas características elétricas por milhares de horas de uso contínuo a 105 C. Tais modelos são chamados de 10K ou 12K, que indicam horas e horas, respectivamente. Em algumas placas-mãe, apenas os capacitores do circuito regulador de tensão são de qualidade superior (ver próximo tópico). Outra opção disponível em placas-mãe topo de linha é o uso de capacitores eletrolíticos específicos para áudio, de forma a melhorar a qualidade deste circuito, isto é, menor nível de ruído.

19 Circuito Regulador de Tensão Toda placa-mãe tem um circuito regulador de tensão, responsável por converter a tensão de +12 V fornecida pela fonte de alimentação na tensão requerida pelo processador. Um circuito regulador de tensão melhor desenhado fará com que seu computador consuma menos energia, opere mais folgado, dissipe menos calor, ofereça um maior potencial de overclock e consiga entregar uma maior potência elétrica, o que permite a instalação de processadores mais parrudos, isto é, que consomem mais.

20 Circuito Regulador de Tensão Obviamente, placas-mãe mais em conta, trarão circuitos reguladores de tensão de qualidade inferior, enquanto placas-mãe mais caras usualmente vêm com circuitos reguladores de tensão melhor elaborados. Mas por que estamos abordando este assunto? Você verá que, na maioria das vezes, encontrará no mercado vários modelos de placasmãe que atendem às suas necessidades. A qualidade do circuito regulador de tensão poderá ser usada como um quesito de desempate. Se você for um consumidor preocupado com a qualidade dos componentes que está comprando, este item deverá ser observado a fundo antes de comprar uma placa-mãe.

21 Circuito Regulador de Tensão Vamos aos pormenores. O circuito regulador de tensão normalmente está localizado entre o soquete do processador e os conectores localizados no painel traseiro da placa-mãe.

22 Circuito Regulador de Tensão Transistores: os melhores são os que possuem baixa resistência, característica chamada RDS(on). Baixa resistência significa que eles consomem menos e, consequentemente, sua placa-mãe consumirá menos; além disto, este tipo de transistor dissipa menos calor, o que é bom. Normalmente, fabricantes que usam transistores de baixo RDS(on) divulgam isso. Verifique ainda se há um dissipador de calor sobre esses transistores (o que é preferível). Em algumas placas-mãe, o dissipador de calor dos transistores estará conectado ao dissipador de calor do chipset da placa-mãe através de um tubo chamado heatpipe. Os transistores do circuito regulador de tensão normalmente são do tipo MOSFET. Muitas placasmãe utilizam circuitos integrados que combinam dois ou três transistores em uma única unidade, sendo usualmente, mais eficientes do que transistores. Bobinas (indutores): as bobinas podem ser de ferro ou ferrite. As de ferrite são melhores, por apresentarem menor perda de energia, o que se traduz em menor consumo elétrico. Capacitores: ver as explicações dadas no tópico anterior. Em algumas placas-mãe, somente os capacitores do circuito regulador de tensão são de qualidade superior. Número de fases: indica o número de saídas internas do circuito regulador de tensão. Em uma analogia com motor de carros, o número de fases seria o número de cilindros. Os fabricantes habitualmente divulgam esse valor no formato a+b, onde a é o número de fases para a tensão de alimentação principal do processador, e b é o número de fases para a tensão do controlador de memória do processador. O número de fases pode ser dado ainda no formato a+b+c, onde c é o número de fases para a tensão do controlador de vídeo do processador. Alguns fabricantes, no entanto, incorretamente, somam o número de fases do controlador de memória e do controlador de vídeo e divulgam esta soma como b, em vez de divulgar esses números separadamente. Ao comparar placas-mãe para a compra, o número de fases pode ser um ponto de desempate: em geral, você deve optar pelo modelo com o maior número de fases.

23 Bobinas As bobinas podem ser de ferro ou ferrite. As de ferrite são melhores, por apresentarem menor perda de energia, o que se traduz em menor consumo elétrico.

24 Próxima Aula... Memória

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Placa-Mãe A placa-mãe

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Placa de Vídeo (VGA)

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Memória (RAM) Todo computador

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Da aula passada... Placas

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Musica de Lisboa

Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Musica de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Musica de Lisboa Licenciatura em Tecnologias de Música Tecnologias de Informática Musical Professor Bruno Nery Hardware Especializado e ligações analogicas

Leia mais

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas Apostila Hardware Básico I Capítulo 4 Conexões elétricas da fonte Componente absolutamente vital para o funcionamento de um computador, este dispositivo é responsável por fornecer energia elétrica aos

Leia mais

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC CONECTORES DE VÍDEO Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ CONECTORES DE VÍDEO Existem vários tipos de conectores de vídeo que você

Leia mais

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

PRIMEIRAS IMPRESSÕES PRIMEIRAS IMPRESSÕES Introdução Placa-mãe EVGA X58 SLI A EVGA, tradicional parceira da nvidia, decidiu fabricar uma placa-mãe baseada no chipset Intel X58 juntamente com o chip ponte sul ICH10R, chamada

Leia mais

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1 Sumário Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI Sumário... VII Parte I: O Que Comprar...1 Capítulo 1: Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar...

Leia mais

COMO INSTALAR TV DIGITAL ABERTA SOLUÇÕES DE PROBLEMA. acesse: Telefone:

COMO INSTALAR TV DIGITAL ABERTA SOLUÇÕES DE PROBLEMA. acesse:  Telefone: COMO INSTALAR TV DIGITAL ABERTA SOLUÇÕES DE PROBLEMA acesse: www.multilaser.com.br Telefone: 11 3198-0004 COMO INSTALAR TV DIGITAL ABERTA LED, TUBO, LCD E PLASMA Se você tem um televisor de TUBO,LCD,LED

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

KIT PLACA AMPLIFICADOR 100 W RMS - A1002

KIT PLACA AMPLIFICADOR 100 W RMS - A1002 KIT PLACA AMPLIFICADOR 100 W RMS - Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT Mod. - PLACA AMPLIFICADOR 100W RMS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem deste KIT amplificador,

Leia mais

*MFL * Guia Rápido de Conexões. Instalando as pilhas AAA

*MFL * Guia Rápido de Conexões. Instalando as pilhas AAA Guia Rápido de Conexões Antes de ligar seu aparelho, por favor, leia cuidadosamente este guia e mantenha-o para futuras referências. Desenhos e Especificações estão sujeitas a mudanças sem prévio aviso.

Leia mais

PROJETOS / Automação Residencial

PROJETOS / Automação Residencial Imprimir PROJETOS / Automação Residencial 13/12/2007 09:17:27 Amplificador em ponte de 150W com o TDA7294 O circuito integrado TDA7294 da ST Microelectronics consiste de um amplificador de áudio analógico

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira O gabinete ou torre de computador é utilizado para abrigar as peças fundamentais do computador, protegendo-as contra poeira, água ou qualquer outra coisa que possa danificar

Leia mais

Um computador típico possui portas de vários tamanhos e formas, mas normalmente apenas permitem um tipo de ligação.

Um computador típico possui portas de vários tamanhos e formas, mas normalmente apenas permitem um tipo de ligação. Notas de Aula Introdução a Sistemas Operacionais Portas de um PC Um computador típico possui portas de vários tamanhos e formas, mas normalmente apenas permitem um tipo de ligação. Estas portas podem ser

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AUTORES: Prof. Anderson Paulo da Cruz Prof. Carlos José Giudice dos Santos Prof. Fábio José Marques Barbosa Gabinetes e Conectores

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

*MFL * Guia Rápido de Conexões. Instalando as pilhas

*MFL * Guia Rápido de Conexões. Instalando as pilhas Guia Rápido de Conexões Antes de ligar seu aparelho, por favor, leia cuidadosamente este guia e mantenha-o para futuras referências. Desenhos e Especificações estão sujeitas a mudanças sem prévio aviso.

Leia mais

Aurora R5 Configuração e especificações

Aurora R5 Configuração e especificações Aurora R5 Configuração e especificações Modelo do computador: Alienware Aurora R5 Modelo normativo: D23M Tipo normativo: D23M001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes

Leia mais

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD BARRAMENTOS DE EXPANSÃO (SLOTS) APOSTILA PÁGINAS:

Leia mais

ALFAKITS AS-50

ALFAKITS   AS-50 KIT PLACA AMPLIFICADOR 50 W RMS ESTÉREO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 50W RMS ESTÉREO Mod.AS-50 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem

Leia mais

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO TIPOS DE GABINETES APOSTILA PÁGINAS: 43 A 46.

Leia mais

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO Slots periféricos são slots onde são instaladas placas de rede, vídeo, som, etc. Nas placa On Board são encontrados em poucas quantidades, mas

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Tipos de fonte utilizadas em computadores (AT e ATX):

Tipos de fonte utilizadas em computadores (AT e ATX): São os dispositivos responsáveis por distribuir energia elétrica para todos os componentes do computador. Efetuam a conversão da tensão de entrada (110/220v), corrente alternada (AC), para as diversas

Leia mais

ALFAKITS A-10

ALFAKITS  A-10 KIT PLACA AMPLIFICADOR 10 W RMS MONO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 10W RMS Mod. A-10 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem desse

Leia mais

Redigido por: matte18

Redigido por: matte18 Redigido por: matte18 INTRODUÇÃO O PlayStation 2 é o antecessor do novo PlayStation 3, e foi exibido pela primeira vez ao público em 1999. Throughtout dos anos, o console foi melhorado em muitas maneiras,

Leia mais

Estimativa. Unioeste 50335/2017 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital

Estimativa. Unioeste 50335/2017 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital Página 1 de 1 Fornecedor Classificação Vlr.Un. -------Em haver------- 13 15392 Adaptador de Energia Power Over Ethernet (POE) TP-LINK/TL-POE150SSuporte Manutenção para Computadores -1 117,50 40 40 4.700,00

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

Aurora R6 Configuração e especificações

Aurora R6 Configuração e especificações Aurora R6 Configuração e especificações Modelo do computador: Alienware Aurora R6 Modelo normativo: D23M Tipo normativo: D23M001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Aula Anterior Componentes de um computador Exercícios de fixação Esta Aula Especificando um Computador Montando um Computador Placa Mãe e

Leia mais

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ Placas Mãe Jonathan Paulo P. Pereira Motivação Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos

Leia mais

Alienware Alpha R2 Configuração e especificações

Alienware Alpha R2 Configuração e especificações Alienware Alpha R2 Configuração e especificações Modelo do computador: Alienware Alpha R2 Modelo normativo: D07U Tipo normativo: D07U002/ D07U003 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações

Leia mais

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal.

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal. Redes sem fio Capítulo 8 Aplicações das redes sem fio Redes sem fio (wireless) utilizam ondas de rádio, luz infravermelha ou a laser para transmitir dados pelo ar. É difícil dizer com certeza absoluta

Leia mais

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle Aula 07 BARRAMENTOS Barramentos Para que as placas de expansão possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utiliza-se diversos modelos de barramentos de expansão.

Leia mais

Visualizações. Especificações

Visualizações. Especificações 3647 Copyright 2013-2014 Dell Inc. Todos os direitos reservados. Este produto está protegido por leis de copyright e propriedade intelectual dos EUA e internacionais. Dell e o logótipo da Dell são marcas

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Curso de Montagem e Reparação de Computadores ou HARDWARE é um curso onde o estudante conhecerá precisamente a importância, a função e os componentes essenciais para o funcionamento de um

Leia mais

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA VOCÊ SABIA? Algumas vezes temos uma lentidão ao utilizar o Shop Control 9 e o primeiro culpado é sempre o sistema. Mas ao tratarmos dessa

Leia mais

ALFAKITS A-30

ALFAKITS  A-30 KIT PLACA AMPLIFICADOR 30 W RMS MONO C/ PRÉ-AMPLIFICADOR Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 30W RMS MONO com pré-amplificador Mod.A30 da ALFAKITS. Este manual procura

Leia mais

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto Computadores Digitais 2 Linguagens de Programação DEL-Poli/UFRJ Prof. Miguel Campista ATENÇÃO Esta apresentação foi retirada e adaptada dos seguintes trabalhos: Notas de aula do Prof. Miguel Campista da

Leia mais

Manutenção de Hardware

Manutenção de Hardware Manutenção de Hardware PROFESSOR JESSE NERY FILHO Sobre o laboratório Cuidado em tudo que fazemos! Utilizaremos alicates, estiletes, álcool, matérias metálicos e energia; Precisamos nos prevenir: roupas,

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo

Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo Introdução Compatível com motores de passo de até 5 amperes por fase, com tensão de alimentação até 48V, bipolares e unipolares. Este driver possui

Leia mais

Dell Vostro 3300/3400/3500/3700

Dell Vostro 3300/3400/3500/3700 Dell Vostro 3300/3400/3500/3700 Informações sobre configuração e recursos Sobre Advertências ADVERTÊNCIA: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, de lesões corporais ou mesmo de morte.

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas ICCRLRI Hardware de Redes Por onde seguem os sinais nas redes? 3 Meios de Transmissão ICORLI 4 Cabulagem 0Cabos eléctricos 0 Coaxiais 0 Entrançados 5 Cabulagem - Cabo Coaxial 0 Até

Leia mais

Dispositivos da rede sem fio

Dispositivos da rede sem fio Dispositivos da rede sem fio Introdução Tudo na área da informática envolve entender que os softwares operam de modo colaborativo com os hardwares. Uma infraestrutura de rede de computadores precisa de

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Montagem e Manutenção de Computadores FONTES DE ALIMENTAÇÃO TIPOS DE CORRENTES TIPOS DE CORRENTES No Computador Corrente Contínua Na Tomada Corrente Alternada CONVERSÃO Corrente

Leia mais

Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico Barramentos

Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico Barramentos Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico 2.2 - Barramentos Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Unidade 2 Conteúdo

Leia mais

Instalando o conversor de TV Digital RE207

Instalando o conversor de TV Digital RE207 Instalando o conversor de TV Digital RE207 Informações do conversor de TV digital A TV Digital tem diversas vantagens, tais como a alta definição e a imagem sem chuviscos ou chiados. E tudo isso sem mensalidade.

Leia mais

Inspiron 24. Série Visão. Especificações

Inspiron 24. Série Visão. Especificações Inspiron 24 Série 3000 Visão Copyright 2015 Dell Inc. Todos os direitos reservados. Este produto é protegido por leis de direitos autorais e propriedade intelectual dos EUA e internacionais. Dell e o logotipo

Leia mais

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador. Roteador sem fio DIR-608 N150

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador.  Roteador sem fio DIR-608 N150 DIR-608 D-link Conteúdo de pacote Roteador sem fio DIR-608 N150 Adaptador de carregador Cabo Ethernet Manual Nota: Usando um adaptador de carregador com uma voltagem diferente do que aquele incluso no

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

FONTES DE ALIMENTAÇÃO FONTES DE ALIMENTAÇÃO Montagem e Manutenção de Montagem Manutenção de Microcomputadores (MMM) Microcomputadores (MMM). Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ FONTES As fontes são

Leia mais

Capítulo 8. Famílias Lógicas e Circuitos Integrados Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 8. Famílias Lógicas e Circuitos Integrados Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 8 Famílias Lógicas e Circuitos Integrados slide 1 Temas abordados nesse capítulo são: Terminologia de CI Digital em tabelas de dados do fabricante. Características de várias séries TTL. Características

Leia mais

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Date : 7 de Junho de 2017 Na primeira parte foi abordado e analisado o exterior e interior base de um computador. Identificaram-se alguns conetores

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Agosto 2016

MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Agosto 2016 MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Agosto 2016 ATENÇÃO! Para evitar a invalidação da garantia deste produto e para sua própria segurança, recomendamos que se leia este manual cuidadosamente antes de operar

Leia mais

Ressonância Circuito RLC (AC)

Ressonância Circuito RLC (AC) Ressonância Circuito RLC (AC) Objetivo: Medir a frequência de ressonância de um circuito RLC em série de corrente alternada (AC). Materiais: (a) Um resistor R; (b) Um capacitor C; (c) Um indutor L; (d)

Leia mais

História da placa mãe

História da placa mãe Motherboard História da placa mãe Placa-mãe do IBM PC 5150 Fabricada pela IBM PC em 1982 ; Seu nome inicial era Planar Sistema BUS; O IBM PC 5150 foi primeiro computador pessoal pela IBM; Definição A placa-mãe

Leia mais

Manutenção Básica de Computadores João Paulo F. Guimarães

Manutenção Básica de Computadores João Paulo F. Guimarães Manutenção Básica de Computadores João Paulo F. Guimarães Fontes Corrente Contínua e Alternada No computador Tensão contínua Corrente contínua Na tomada Tensão alternada Corrente alternada Manutenção básica

Leia mais

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional Painel frontal do subwoofer 1. Ligar e desligar 2. Aumentar volume 3. Diminuir volume 4. Menu de funções Painel traseiro do subwoofer 1. Entrada auxiliar

Leia mais

XPS Visão. Especificações

XPS Visão. Especificações XPS 8900 Visão Copyright 2015 Dell Inc. Todos os direitos reservados. Este produto é protegido por leis de direitos autorais e propriedade intelectual dos EUA e internacionais. Dell TM e o logotipo Dell

Leia mais

DGS-1024d D-link. Conteúdo de pacote. O pacote deve conter os seguintes itens:

DGS-1024d D-link. Conteúdo de pacote.  O pacote deve conter os seguintes itens: DGS-1024d D-link O Switch Gigabit Ethernet de 24 portas da D-LINK DGS 1024D D-Link Switch 24 Portas é ideal para conectar de forma rápida e segura computadores, notebooks, servidores, impressoras de rede,

Leia mais

Guia de referência rápida AG-D500

Guia de referência rápida AG-D500 Guia de referência rápida AG-D500 Acessórios fornecidos Verifi que se você tem os seguintes acessórios: Antena de FM interna Antena de AM interna Etiquetas dos cabos das caixas acústicas Controle remoto

Leia mais

Como deve ser feita a ligação de 2 Motores de 3 ou 5 volts ao Arduino, com a ajuda de 2 Resistores, 2 TIPs (Transistor) 120 ou 122 e um CASE para 4

Como deve ser feita a ligação de 2 Motores de 3 ou 5 volts ao Arduino, com a ajuda de 2 Resistores, 2 TIPs (Transistor) 120 ou 122 e um CASE para 4 Aula 07 Como deve ser feita a ligação de 2 Motores de 3 ou 5 volts ao Arduino, com a ajuda de 2 Resistores, 2 TIPs (Transistor) 120 ou 122 e um CASE para 4 Pilhas AA. No código abaixo temos o diferencial

Leia mais

Inspiron 20. Série Visão. Especificações

Inspiron 20. Série Visão. Especificações Inspiron 20 Série 3000 Visão Copyright 2015 Dell Inc. Todos os direitos reservados. Este produto é protegido por leis de direitos autorais e propriedade intelectual dos EUA e internacionais. Dell TM e

Leia mais

Visão geral. CNPJ: / I.E.: / Brasília-DF

Visão geral.  CNPJ: / I.E.: / Brasília-DF Visão geral ASTER é um programa (e apenas um programa!) Que permite criar alguns locais de trabalho na base de um único PC. É um software multi terminal para Windows XP / 7/8/10. O ASTER não utiliza nenhum

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. Considere a seguinte seqüência de cores utilizada para se fazer um cabo de par trançado no padrão T568A: 1 - Branco-verde 2 - Verde 3 - Branco-laranja 4 - Azul 5 - Branco-azul 6 - Laranja 7 - Branco-marrom

Leia mais

Home Gateway ZXHN H118N

Home Gateway ZXHN H118N Manual do Usuário Home Gateway ZXHN H118N Conteúdo Capítulo 1 Guia de Segurança...1 1.1 Verificação de Segurança... 1 1.2 Condições de Segurança... 1 Capítulo 2 Visão Geral...3 2.1 Características... 3

Leia mais

Barramentos de Entrada/Saída

Barramentos de Entrada/Saída Barramentos de Entrada/Saída Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Barramentos Um barramento (do inglês, bus) é simplesmente um circuito que conecta uma parte

Leia mais

Sonorização de vários ambientes pequenos

Sonorização de vários ambientes pequenos Sonorização de vários ambientes pequenos Fabio Montoro Fevereiro, 2016 Os usuários de pequenos ambientes, como salas de recepção de clínicas e escritórios, quartos de hotel e hospital, salas de espera,

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 7

Prof. Marcelo Cunha Parte 7 Prof. Marcelo Cunha Parte 7 www.marcelomachado.com Cabos Elétricos Coaxiais Pares trançados Ópticos Fibras ópticas Um dos primeiros tipos de cabo a ser utilizado em redes; Características: Núcleo de cobre

Leia mais

Professores: Bruno Fontana da Silva e Maria Cláudia de Almeida Castro Data: 22/08/2014

Professores: Bruno Fontana da Silva e Maria Cláudia de Almeida Castro Data: 22/08/2014 Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Santa Catarina Campus São José Área de Telecomunicações ICO60801 Introdução à Computação Avaliação Teórica Hardware, bits e bytes

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

MODEM GPRS. Manual de utilização V1.5 junho de Conversor GPRS para RS232/RS485. Principais características

MODEM GPRS. Manual de utilização V1.5 junho de Conversor GPRS para RS232/RS485.  Principais características MODEM GPRS Conversor GPRS para RS232/RS485 Manual de utilização V1.5 junho de 2016 Principais características Processador ARM de 32 bits Serial RS232 até 115.2kbps Serial RS485 até 1.25Mbps Porta óptica

Leia mais

Placa Mãe Motherboard`s

Placa Mãe Motherboard`s Placa Mãe Motherboard`s Módulo 01 Ambientação Tecnológica Prof. Felipe A. Pires O que é placa-mãe ou motherboard? É o circuito responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador,

Leia mais

Catálogo Técnico 2013

Catálogo Técnico 2013 Catálogo Técnico 203 Design e Tecnologia incomparáveis Identificação Esquema de ligação Interruptor imples - 0A/250V~ 2 FAE Permite comandar uma o u m a i s l â m p a d a s exclusivamente de um único local.

Leia mais

As partes do computador

As partes do computador Gabinetes 1 As partes do computador A maioria dos microcomputadores são mais ou menos parecidos. Provavelmente o computador que você está usando agora tem um gabinete, um monitor, um teclado e um mouse,

Leia mais

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet 1 Tipos de Ethernet Quatro características comuns em todos os tipos de Ethernet: parâmetros de temporização, o formato de quadros, o processo de transmissão e as regras

Leia mais

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional Painel frontal do subwoofer 1. Ligar e desligar 2. Aumentar volume 3. Diminuir volume 4. Menu de funções Painel traseiro do subwoofer 1. Entrada auxiliar

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Doca Universal, USB Tipo C

Doca Universal, USB Tipo C Doca Universal, USB Tipo C Manual do utilizador DA-70864 Introdução Esta doca de Tipo C oferece uma solução integrada de alimentação, dados, Ethernet, áudio e vídeo. Tem portas VGA, HDMI e DisplayPort

Leia mais

*MFL * Guia Rápido de Conexões. Instalando as pilhas

*MFL * Guia Rápido de Conexões. Instalando as pilhas Guia Rápido de Conexões Antes de ligar seu aparelho, por favor, leia cuidadosamente este guia e mantenha-o para futuras referências. Desenhos e Especificações estão sujeitas a mudanças sem prévio aviso.

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC PLACA-MÃE Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ PADRÕES DA INDÚSTRIA Na indústria, existem alguns padrões para gabinetes, fontes

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

Filtros Passa alta e passa baixa

Filtros Passa alta e passa baixa Filtros Passa alta e passa baixa Objetivo: Medir a corrente elétrica sobre o indutor e o capacitor em um circuito em paralelo de corrente alternada (AC). Materiais: (a) Dois resistores de igual resistência

Leia mais

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Sistema de Interconexão Professor: Francisco Ary Como já sabemos, um computador é constituído basicamente por: processador; memória; e dispositivo de entrada e de saída. O comportamento

Leia mais

Instalação e Interface

Instalação e Interface Instalação e Interface Olá e bem-vindo ao curso de Logic Pro X da Audio Academy! Este Curso prepara o aluno que não tem qualquer experiência a operar esse programa de áudio da Apple. É bom lembrar que

Leia mais

Alienware Steam Machine R2 Configuração e especificações

Alienware Steam Machine R2 Configuração e especificações Alienware Steam Machine R2 Configuração e especificações Modelo do computador: Alienware Steam Machine R2 Modelo normativo: D07U Tipo normativo: D07U002/ D07U003 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma

Leia mais

Conversor HDMI para VGA + Áudio. Manual do Usuário

Conversor HDMI para VGA + Áudio. Manual do Usuário Conversor HDMI para VGA + Áudio Manual do Usuário Obrigado por comprar um Produto Comtac Você comprou um produto de uma empresa que oferece alta qualidade e valor agregado. Conheça nossa linha completa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante LOTE 01- COTA PRINCIPAL- AMPLA PARTICIPAÇÃO 00001 00034476 COMPUTADOR DESKTOP TIPO 02 - A. Placa Mãe - a. Deve ser de fabricação própria e exclusiva para o modelo ofertado. b. O chipset da placa mãe deverá

Leia mais

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset Aula 08 Placa Mãe Divisão Básica do Computador Placas Mãe Chipset É responsável pela interconexão de todos os componentes de um computador, tais como, processador, memórias, placas de expansão e disco

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais