a) o ribossomo. b) o retículo endoplasmático. c) a mitocôndria. d) o cloroplasto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "a) o ribossomo. b) o retículo endoplasmático. c) a mitocôndria. d) o cloroplasto."

Transcrição

1 1-Lista Ondas DUDU 1. (Ueg 2017) As ondas em um oceano possuem 6,0 metros de distância entre cristas sucessivas. Se as cristas se deslocam 12 m a cada 4,0 s, qual seria a frequência, em Hz, de uma boia colocada nesse oceano? a) 1,0 b) 1,50 c) 1,00 d) 1,20 e) 0,50 2. (Unicamp 2017) Considere que, de forma simplificada, a resolução máxima de um microscópio óptico é igual ao comprimento de onda da luz incidente no objeto a ser observado. Observando a célula representada na figura abaixo, e sabendo que o intervalo de frequências do espectro de luz visível está compreendido entre 4,0 10 Hz e 7,5 10 Hz, a menor estrutura celular que se poderia observar nesse microscópio de luz seria (Se necessário, utilize c 3 10 m s.) a) o ribossomo. b) o retículo endoplasmático. c) a mitocôndria. d) o cloroplasto. 3. (Unesp 2016) Uma corda elástica está inicialmente esticada e em repouso, com uma de suas extremidades fixa em uma parede e a outra presa a um oscilador capaz de gerar ondas transversais nessa corda. A figura representa o perfil de um trecho da corda em determinado instante posterior ao acionamento do oscilador e um ponto P que descreve um movimento harmônico vertical, indo desde um ponto mais baixo (vale da onda) até um mais alto (crista da onda). Sabendo que as ondas se propagam nessa corda com velocidade constante de 10 m / s e que a frequência do oscilador também é constante, a velocidade escalar média do ponto P, em m / s, quando ele vai de um vale até uma crista da onda no menor intervalo de tempo possível é igual a a) 4. b). c) 6. d) 10. e) 12.

2 4. (Unicamp 2016) Um osciloscópio é um instrumento muito útil no estudo da variação temporal dos sinais elétricos em circuitos. No caso de um circuito de corrente alternada, a diferença de potencial (U) e a corrente do circuito (i) variam em função do tempo. Considere um circuito com dois resistores R 1 e R 2 em série, alimentados por uma fonte de tensão alternada. A diferença de potencial nos terminais de cada resistor observada na tela do osciloscópio é representada pelo gráfico abaixo. Analisando o gráfico, pode-se afirmar que a amplitude e a frequência da onda que representa a diferença de potencial nos terminais do resistor de maior resistência são, respectivamente, iguais a a) 4V e 2,5 Hz.. b) V e 2,5 Hz. c) 4V e 400 Hz.. d) V e 400 Hz. 5. (Unesp 2017) Radares são emissores e receptores de ondas de rádio e têm aplicações, por exemplo, na determinação de velocidades de veículos nas ruas e rodovias. Já os sonares são emissores e receptores de ondas sonoras, sendo utilizados no meio aquático para determinação da profundidade dos oceanos, localização de cardumes, dentre outras aplicações. Comparando-se as ondas emitidas pelos radares e pelos sonares, temos que: a) as ondas emitidas pelos radares são mecânicas e as ondas emitidas pelos sonares são eletromagnéticas. b) ambas as ondas exigem um meio material para se propagarem e, quanto mais denso for esse meio, menores serão suas velocidades de propagação. c) as ondas de rádio têm oscilações longitudinais e as ondas sonoras têm oscilações transversais. d) as frequências de oscilação de ambas as ondas não dependem do meio em que se propagam. e) a velocidade de propagação das ondas dos radares pela atmosfera é menor do que a velocidade de propagação das ondas dos sonares pela água. 6. (Fatec 2017) Um aluno do curso de Cosméticos da FATEC trabalha em uma indústria farmacêutica fazendo aprimoramento de Filtros Solares Físicos e Químicos (FSF e FSQ, respectivamente). Para isso, ele estuda as radiações solares chamadas de UVA e UVB, montando um quadro esquemático.

3 ONDA PENETRAÇÃO EFEITO FSF FSQ UVA Epiderme Derme Hipoderme Bronzeamento Envelhecimento Manchas Câncer Radiação bloqueada por reflexão Radiação bloqueada por absorção UVB Epiderme Vermelhidão Queimadura Envelhecimento Manchas Câncer Radiação bloqueada por reflexão Radiação bloqueada por absorção Baseando-se nas informações apresentadas no quadro, é certo afirmar que a) a radiação UVA possui menor comprimento de onda e produz os mesmos efeitos que a UVB. b) as duas radiações não são igualmente penetrantes e não são refletidas por FSF. c) as duas radiações penetram as mesmas camadas da pele e são absorvidas por FSQ. d) a radiação UVA apresenta maior frequência e é mais penetrante que a UVB. e) a radiação UVB apresenta maior frequência e menor comprimento de onda que a UVA. 7. (Uerj 2017) Sabe-se que, durante abalos sísmicos, a energia produzida se propaga em forma de ondas, em todas as direções pelo interior da Terra. Considere a ilustração a seguir, que representa a distância de km entre o epicentro de um terremoto e uma estação sismológica. Nesse evento, duas ondas, P e S, propagaram-se com velocidades de km s e 5 km s, respectivamente, no percurso entre o epicentro e a estação. Estime, em segundos, a diferença de tempo entre a chegada da onda P e a da onda S à estação sismológica.. (Fcmmg 2017) Em ortopedia, o Tratamento por Ondas de Choque pode ser prescrito para tratar de diversos tipos de lesões. Especialmente indicado para problemas nas inserções entre tendões e ossos, tais como as tendinites. O dispositivo usado nesse tratamento está mostrado na figura abaixo.

4 As ondas de choque podem ser entendidas como: a) Ondas luminosas que causam um pequeno aquecimento nos pés. b) Ondas sonoras curtas que provocam uma reação no organismo. c) Ondas elétricas que produzem pequenos choques nos nervos. d) Ondas eletromagnéticas que atuam nos músculos lesionados. 9. (Uepg 2016) O físico escocês James Clerk Maxwell ( ) foi responsável pela descrição teórica e matemática do Eletromagnetismo. Com suas equações, foi possível prever a existência de ondas eletromagnéticas. Os diversos tipos de ondas eletromagnéticas recebem diferentes nomes, conforme os intervalos de frequência ou de como são produzidas. Sobre o espectro eletromagnético, assinale o que for correto. 01) O único tipo de radiação eletromagnética vinda do Sol que ultrapassa a atmosfera terrestre é a do tipo Infravermelha, responsável por sentirmos o calor do Sol. 02) Raios X e raios gama são exemplos de radiações ionizantes, pois são capazes de alterar a estrutura da molécula e átomos. 04) As ondas eletromagnéticas possuem no vácuo uma velocidade de propagação de aproximadamente 3 10 m s. 0) Uma onda eletromagnética com comprimento de onda de frequência de Hz, no vácuo m terá uma 10. (Ifsc 2017) Sabe-se que as ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo enquanto que as ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagarem. O som, por exemplo, é uma onda mecânica longitudinal; já a luz é uma onda eletromagnética transversal. Com base em seus conhecimentos e nas informações apresentadas no texto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01) O som se propaga mais rapidamente na madeira do que no ar. 02) O ultrassom é uma onda eletromagnética. 04) A velocidade do som é 3 10 m s, ou seja, 300 mil quilômetros por segundo. 0) O fenômeno do eco só ocorre com ondas transversais. 16) As cores que vemos são ondas eletromagnéticas visíveis. 32) A luz se propaga mais rapidamente na água do que no vácuo. 11. (Enem PPL 2017) O osciloscópio é um instrumento que permite observar uma diferença de potencial (ddp) em um circuito elétrico em função de tempo ou em função de outra ddp. A leitura do sinal é feita em uma tela sob a forma de um gráfico tensão tempo.

5 A frequência de oscilação do circuito elétrico estudado é mais próxima de a) 300 Hz. b) 250 Hz. c) 200 Hz. d) 150 Hz. e) 125 Hz. 12. (Ebmsp 2017) No exame de ultrassom, um breve pulso sonoro é emitido por um transdutor constituído por um cristal piezoelétrico. Nesse cristal, um pulso elétrico provoca uma deformação mecânica na sua estrutura, que passa a vibrar, originando uma onda sonora de modo análogo a um alto-falante. O pulso de ultrassom enviado através do corpo é parcialmente refletido nas diferentes estruturas do corpo, diferenciando tumores, tecidos anômalos e bolsas contendo fluidos. O pulso é detectado de volta pelo mesmo transdutor, que transforma a onda sonora em um pulso elétrico, visualizado em um monitor de vídeo. PENTEADO, Paulo César Martins, Física: Conceitos e Aplicações; volume 2. São Paulo: Moderna, 199, p Sabendo que a velocidade de propagação das ondas de ultrassom nos tecidos humanos é de m s e que pode ser detectada uma estrutura de dimensão igual a 1,5 mm, determine a frequência do pulso elétrico utilizado na formação da imagem no monitor de vídeo. 13. (Upf 2015) A onda mostrada na figura abaixo se propaga com velocidade de 32 m / s. Analisando a imagem, é possível concluir que a amplitude, o comprimento de onda e a frequência dessa onda são, respectivamente: a) 2 cm / 4cm 00 Hz. b) 1cm / cm 500 Hz. c) 2 cm / cm 400 Hz. d) cm / 2cm 40 Hz. e) 1cm / cm 400 Hz. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Uma onda transversal propaga-se com velocidade de 12 m/s numa corda tensionada.

6 O gráfico abaixo representa a configuração desta onda na corda, num dado instante de tempo. 4. (Ufrgs 2013) A frequência da onda, em Hz, é igual a a) 2/3. b) 3/2. c) 200/3. d) 96. e) (Mackenzie 2010) A figura a seguir ilustra uma onda mecânica que se propaga em um certo meio, com frequência 10 Hz. A velocidade de propagação dessa onda é a) 0,40 m/s b) 0,60 m/s c) 4,0 m/s d) 6,0 m/s e),0 m/s

7 Gabarito: Resposta da questão 1:[E] A onda possui comprimento 6,0 m, desloca-se 12 m em 4 s. Logo, se deslocará 6m em 2 s, dessa forma, o período da onda vale 2 s. 1 1 f f f 0,5 Hz T 2 Resposta da questão 2: [B] Pela equação fundamental da ondulatória: c c λf λ. f Pela expressão, o menor comprimento de onda corresponde à maior frequência. Assim: λ 4 10 m m λ 400 nm. 14 7,5 10 Assim, poderiam ser vistas estruturas com tamanho maior ou igual a 400 nm. Das mostradas na figura, a menor é o retículo endoplasmático, com 420 nm. Resposta da questão 3: [B] Na figura nota-se que a distância dada, 3m, corresponde a 1,5 comprimento de onda. Assim: 1,5 λ 3 λ 2m. Aplicando a equação fundamental da ondulatória: v 10 v λ f f f 5 Hz. λ 2

8 O intervalo de tempo ( Δ t) para o ponto P ir de um vale a uma crista é meio período e a distância percorrida nesse tempo (d) é 0,m. Então: T 1 1 Δt Δt 0,1 s. d 0, 2 2 f 2 5 v m vm m/s. Δt 0,1 d 0,m. Resposta da questão 4: [D] Resistores em série são percorridos pela mesma corrente elétrica. Como U R i, o resistor de maior resistência está sob maior tensão. Analisando o gráfico, observamos que num ponto de pico, a ddp em R 1 é V e em R 2 é 4 V. Logo, R 1 é o resistor de maior resistência. Assim, do gráfico: A V T 2,5 ms 2,5 10 s f 0,4 10 f 400 Hz. T 3 2,5 10 Resposta da questão 5: [D] Seja a onda mecânica ou eletromagnética, a frequência independe do meio, mas da fonte de emissão. Resposta da questão 6: [E] Os gráficos fornecem a amplitude em função do tempo. Assim, a distância entre dois máximos representa o período; a frequência é o inverso do período e a velocidade de propagação é a mesma para as duas radiações. Então: TB T A fb fa vb v A λb fb λa f A λb λ A Resposta da questão 7: d t v 1200 t1 t1 150 s 1200 t2 t2 240 s 5 Δt t t 2 1 Δt Δt 90 s

9 Resposta da questão : [B] As ondas de choque são ultrassônicas, de alta frequência, acima de Hz e pequeno comprimento de onda. Resposta da questão 9: = 14. [01] Falsa. Praticamente todo o espectro da radiação emitida pelo Sol atravessa a nossa atmosfera com exceção da ultravioleta quando filtrada pela camada de ozônio e partículas carregadas que são desviadas para os polos da Terra, causando os fenômenos conhecidos como auroras austral e boreal. [02] Verdadeira. Por este motivo a exposição a esses raios deve ser monitorada, principalmente em ambientes hospitalares, pelos funcionários de radiologia e também em ambientes sujeitos à exposição por radiação gama, principalmente em usinas nucleares ou equipamentos nucleares. O perigo da exposição está na alteração do DNA provocando mutações genéticas que levam ao câncer. [04] Verdadeira. Todas as ondas eletromagnéticas viajam no vácuo com velocidade igual à da luz neste meio, ou seja, aproximadamente 3 10 m s. [0] Verdadeira. v 3 10 m s 14 v λf f f f 4 10 Hz λ m Resposta da questão 10: = 17. [01] Verdadeira. O som é uma onda mecânica e como tal, se propaga mais rapidamente em meios materiais mais densos. Portanto, em metais mais rápido que em madeira, e em madeira mais rápido que no ar. [02] Falsa. Ultrassom, assim como o som, é uma onda mecânica. [04] Falsa. A velocidade apresentada na proposição é a da luz no vácuo. [0] Falsa. O eco ocorre com o som que é uma onda mecânica longitudinal. [16] Verdadeira. As cores que enxergamos se encontram no espectro eletromagnético da luz, em uma região estreita de comprimentos de onda entre 400 e 750 nm chamada de luz visível. [32] Falsa. A luz, ao contrário do som, se propaga mais lentamente em meios mais densos. Resposta da questão 11: [E] Se medirmos a distância horizontal entre um mínimo (3 ms) e um máximo (7 ms) no gráfico, teremos metade do período. Sendo assim: T 7 3 T ms 2 Portanto, a frequência de oscilação do circuito é de: 1 1 f T 3 10 f 125 Hz

10 Resposta da questão 12: v λf ,5 10 f , f f f 1,02 10 Hz 3 3 1,5 10 1,5 10 f 1,02 MHz Resposta da questão 13: [E] A amplitude A e o comprimento de onda λ retira-se do gráfico: A 1 cm e λ cm Através da expressão da velocidade de uma onda em função da frequência, obtemos: v λ f Então a frequência será: v 32 m / s f 400 Hz λ 0,0 m Resposta da questão 14: [E] A equação de onda diz que v λ f 12 0,0 f f 150Hz. Resposta da questão 15: [E] Da figura: = 0 cm = 0, m. v = f = 10(0,) = m/s.

11

Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma

Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma Atividade Avaliativa: entregar a resolução de todas as questões. 1. (Fuvest 2013) A tabela traz

Leia mais

Hz, aproximadamente, e as ondas sonoras, 3, ,7 10. e) 3, ,0 10 a 3,0 10 3,0 10 4, ,3 10 a 7, ,5 10 a 3,0 10 3,0 10

Hz, aproximadamente, e as ondas sonoras, 3, ,7 10. e) 3, ,0 10 a 3,0 10 3,0 10 4, ,3 10 a 7, ,5 10 a 3,0 10 3,0 10 01. (Famerp 01) A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências. Região do espectro eletromagnético Faixa de frequência (Hz) Ondas de rádio 9 3,0 10 Micro-ondas

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Introdução à Ondulatória

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Introdução à Ondulatória Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Introdução à Ondulatória 1. (G1 - ifpe 2012) A figura a seguir representa um trecho de uma onda

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 CONTEÚDO: ONDAS CONCEITOS BÁSICOS

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 CONTEÚDO: ONDAS CONCEITOS BÁSICOS LISTA DE EXERCÍCIOS 1 CONTEÚDO: ONDAS CONCEITOS BÁSICOS QUESTÕES RESOLVIDAS EM NOSSO CANAL www.youtube.com/fisicadivertida 1) (EQUAÇÃO FUNDAMENTAL) Qual é a frequência de uma onda que se propaga em um

Leia mais

Semana 1. 1 de 6 Prof. Allan Borçari

Semana 1. 1 de 6 Prof. Allan Borçari 1. Ondas na superfície de líquidos têm velocidades que dependem da profundidade do líquido e da aceleração da gravidade, desde que se propaguem em águas rasas. O gráfico representa o módulo v da velocidade

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 3 CEDAE Acompanhamento Escolar 4 CEDAE Acompanhamento Escolar 1. Considere as afirmações a seguir: I - As ondas luminosas são constituídas

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fundamentos e Equação de Onda

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fundamentos e Equação de Onda Sala de Estudos FÍSICA Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fundamentos e Equação de Onda 1. (Mackenzie 2015) O gráfico acima representa uma onda que se propaga

Leia mais

mesmo transdutor, que transforma a onda sonora em um pulso elétrico, visualizado em um monitor de vídeo.

mesmo transdutor, que transforma a onda sonora em um pulso elétrico, visualizado em um monitor de vídeo. Professor:Eduardo Sá Brito Sigwalt Frente:Física B Lista 01 ONDAS e FENÔMENOS 1. (Ifsc 2017) Sabe-se que as ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo enquanto que as ondas mecânicas necessitam

Leia mais

Definição de Onda. Propriedade fundamental das ondas

Definição de Onda. Propriedade fundamental das ondas Apostila 7 Setor B Aulas 33 a 35 Página 147 Ondulatória Definição de Onda Onda é qualquer perturbação que se propaga através de um meio. Propriedade fundamental das ondas Uma onda transmite energia, sem

Leia mais

Ondas. Definição: Onda é uma perturbação de partículas de um meio ou cargas elétricas, sendo uma propagação de energia sem o transporte de matéria.

Ondas. Definição: Onda é uma perturbação de partículas de um meio ou cargas elétricas, sendo uma propagação de energia sem o transporte de matéria. Ondas Quando batemos na superfície da água formam-se ondas que se propagam em todas as direções. Ocorre o mesmo quando um alto falante bate no ar da atmosfera ou então quando batemos em uma corda. Essas

Leia mais

FÍSICA III AULAS 21 E 22: TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FÍSICA III AULAS 21 E 22: TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS PROPOSTOS ANUAL VOLUME 5 FÍSICA III AULAS 1 E : TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS ROOSTOS 01. rimeiramente, vamos analisar as forças que atuam na corda: F 1 representa a força com que o garoto do andar de baixo traciona

Leia mais

Lista de Recuperação 3º Bimestre

Lista de Recuperação 3º Bimestre Lista de Recuperação 3º Bimestre Professor: Clinton Série: 2º ano DATA: 02 / 10 / 2017 Caderno de questõe 3 ( segundo ano ) 01. No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas possuem: a) mesma frequência. b)

Leia mais

LISTA DE FÍSICA. 2 o Ano. Aluno (a): Nº. c) 1,0 s d) 0,50 s e) 0,25 s. 7 s (linha tracejada).

LISTA DE FÍSICA. 2 o Ano. Aluno (a): Nº. c) 1,0 s d) 0,50 s e) 0,25 s. 7 s (linha tracejada). p s LISTA DE FÍSICA 2 o Ano Lista: 01 Data: 17 / 11 / 2017 Aluno (a): Nº 1. (Ufrgs 2017) A tabela abaixo apresenta a frequência f de três diapasões. Diapasão f (Hz) d 1 264 d 2 352 d 3 440 Considere as

Leia mais

Ondas. A propagação de uma onda não transporta matéria e sim energia.

Ondas. A propagação de uma onda não transporta matéria e sim energia. Ondas Seja um meio material qualquer em que associamos, a cada um de seus pontos, uma ou mais grandezas físicas. Quando alteramos pelo menos uma dessas grandezas, dizemos que o meio está sofrendo uma perturbação.

Leia mais

As principais formas de oscilação são: Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície.

As principais formas de oscilação são: Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície. Tudo ao nosso redor oscila!!! As principais formas de oscilação são: Ondas Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície. O que é um pêndulo? Um corpo suspenso por um fio, afastado da posição de equilíbrio

Leia mais

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria.

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria. ONDAS Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. Definição: As ondas são

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Unesp 2016) Uma corda elástica está inicialmente esticada e em repouso, com uma de suas extremidades fixa em uma parede e a outra presa a um oscilador capaz de gerar ondas transversais nessa corda.

Leia mais

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1 e C 2, tracionadas por forças diferentes, nas quais se propagam ondas. Durante uma aula, estudantes

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Pulso é uma perturbação que se propaga tanto em meios materiais como imateriais (vácuo) dependendo de sua natureza. Dan Russell Onda é uma sequência

Leia mais

Etapas na transmissão de informação EMISSÃO PROPAGAÇÃO RECEÇÃO

Etapas na transmissão de informação EMISSÃO PROPAGAÇÃO RECEÇÃO COMUNICAÇÕES A CURTAS DISTÂNCIAS Etapas na transmissão de informação 2 EMISSÃO O emissor (ou fonte) produz um sinal que contém a informação a transmitir PROPAGAÇÃO o sinal emitido propaga-se no espaço

Leia mais

Física B Extensivo V. 5

Física B Extensivo V. 5 Extensivo V. 5 Exercícios 0) T 0 s (F) f T f f 00 Hz 0 (F) Ao passar pela primeira vez pela posição de equilíbrio depois de iniciado o movimento terá completado meia volta. (V) (F) A cada volta completa

Leia mais

b) a f.e.m. e a intensidade da corrente de curto-circuito do gerador.

b) a f.e.m. e a intensidade da corrente de curto-circuito do gerador. GOIÂNIA, _23 / 09 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L2 3º Bim Data da Prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas. mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura.

1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas. mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura. 1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas extremidades, e cada uma envia um pulso na direçمo da outra. Os pulsos têm o mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura. Pode-se

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira CLIMATOLOGIA Radiação solar Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Sistema Solar Componente Massa (%) Sol 99,85 Júpiter 0,10 Demais planetas 0,04 Sol x Terra massa 332.900 vezes maior volume

Leia mais

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017 Física II Capítulo 04 Ondas Técnico em Edificações (PROEJA) 22/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Ondas Ondas: é uma perturbação no espaço, periódica no tempo. 3 Classificação quanto à Natureza

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM 01 (Vunesp) Dado o circuito a seguir, onde G é um galvanômetro e ε uma bateria, calcule X em função das resistências R 1, R 2 e R 3, para que a corrente por G seja nula.

Leia mais

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO:

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: Quanto a forma Transversais Longitudinais Quanto a natureza Mecânicas Eletromagnéticas 2 3 4 São ondas que necessitam de um meio material para se

Leia mais

Resolução aprimoramento aula 2

Resolução aprimoramento aula 2 Resolução aprimoramento aula APRIMO (encontro ) 1. (Ufrj 005) Uma onda na forma de um pulso senoidal tem altura máxima de,0 cm e se propaga para a direita com velocidade de 1,0 10 4 cm/s, num fio esticado

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fenômenos Ondulatórios

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fenômenos Ondulatórios Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fenômenos Ondulatórios 1. (Enem 2010) As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de

Leia mais

1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano

1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano 1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano Prof Lauro Campos (março 2017) Estudo das Ondas Acústica Corrente Elétrica 1. Complete os trechos: a) As ondas luminosas quanto à sua natureza são pois se propagam

Leia mais

Anglo/Itapira-Moji 2º Colegial Física 1

Anglo/Itapira-Moji 2º Colegial Física 1 Anglo/Itapira-Moji º Colegial Física 1 LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL (PLúcio) 6. O gráfico representa a tensão U aplicada aos terminais de um resistor, em função da corrente i que o atravessa. 1. Determine

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Física

Atividades de Recuperação Paralela de Física Atividades de Recuperação Paralela de Física 9º ano Ensino Fundamental 1 Trimestre 2019 Conteúdos: Capítulo 1: Fenômenos Periódicos Período e Frequência Capítulo. 2: Ondas. Características de uma onda:

Leia mais

O controle remoto utiliza a tecnologia do infravermelho. Três candidatos ao vestibular da UEMG fizeram afirmações sobre essa tecnologia:

O controle remoto utiliza a tecnologia do infravermelho. Três candidatos ao vestibular da UEMG fizeram afirmações sobre essa tecnologia: 1. (Unesp 2012) A luz visível é uma onda eletromagnética, que na natureza pode ser produzida de diversas maneiras. Uma delas é a bioluminescência, um fenômeno químico que ocorre no organismo de alguns

Leia mais

Uma onda é definida como um distúrbio que é auto-sustentado e se propaga no espaço com uma velocidade constante. Ondas podem ser classificados em

Uma onda é definida como um distúrbio que é auto-sustentado e se propaga no espaço com uma velocidade constante. Ondas podem ser classificados em Ondas I Tipos de ondas; Amplitude, fase, freqüência, período, velocidade de propagação de uma onda; Ondas mecânicas propagando ao longo de uma corda esticada; Equação de onda; Princípio da superposição

Leia mais

Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre

Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre 1. Um aluno está olhando de frente para uma superfície metálica totalmente polida. Explique como o aluno se enxerga e qual o nome deste fenômeno? A explicação está

Leia mais

Pense um pouco. Que resposta você forneceria para este questionamento?

Pense um pouco. Que resposta você forneceria para este questionamento? ONDAS POR TODA A PARTE...ATÉ NO VÁCUO CONTEÚDOS Ondas Período Frequência Amplitude Comprimento de onda AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Falaremos a partir de agora, de uma parte da Física conhecida como Ondulatória.

Leia mais

cícios: Ondula 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos:

cícios: Ondula 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos: Exercício cícios: Ondula ndulatória II Prof.. Ananias 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos: a) não necessitam de um meio material para se propagar.

Leia mais

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ TÓPICO 1 - ELETROMAGNETISMO FORÇA ELÉTRICA ELETROSTÁTICA CAMPO ELÉTRICO ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA POTENCIAL ELÉTRICO MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO EXEMPLO 1

Leia mais

TEXTO INTRODUTÓRIO. Luz e Ondas Eletromagnéticas ONDAS: Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Luiz Nunes de Oliveira Daniela Jacobovitz

TEXTO INTRODUTÓRIO. Luz e Ondas Eletromagnéticas ONDAS: Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Luiz Nunes de Oliveira Daniela Jacobovitz 1 ONDAS: CONCEITOS BÁSICOS Luiz Nunes de Oliveira Daniela Jacobovitz TEXTO INTRODUTÓRIO Licenciatura em Ciências USP/ Univesp Licenciatura em Ciências USP/Univesp Módulo 1 2 Para compreender a natureza

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág. Física Setor A Prof.: Índice-controle de Estudo Aula 3 (pág. 78) AD M C Aula (pág. 79) AD M C Aula 5 (pág. 79) AD M C Aula 6 (pág. 8) AD M C Aula 7 (pág. 8) AD M C Aula 8 (pág. 83) AD M C Revisanglo Semi

Leia mais

Imagem: Jkrieger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Imagem: Jkrieger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem: Jkrieger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported -A 0 Movimento oscilatório: todo movimento de vaivém realizado simetricamente em torno de um ponto de equilíbrio. A Movimento periódico:

Leia mais

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ RAIO X DA PROVA TÓPICO 1 - ELETROMAGNETISMO FORÇA ELÉTRICA ELETROSTÁTICA CAMPO ELÉTRICO ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA POTENCIAL ELÉTRICO MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Movimento Oscilatório no cotidiano Ondas no mar Fontes de energia renovável 21/08/2017 Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva 2 Movimento Oscilatório no mundo moderno

Leia mais

Professor: Gabriel Alves

Professor: Gabriel Alves Professor: Gabriel Alves Questão 01 - (FAMERP SP) Um forno de micro-ondas funciona fazendo com que as moléculas de água presentes nos alimentos vibrem, gerando calor. O processo baseia-se nos fenômenos

Leia mais

Ondas (Aula 1) Prof. Ettore Baldini-Neto

Ondas (Aula 1) Prof. Ettore Baldini-Neto Ondas (Aula 1) Prof. Ettore Baldini-Neto Tipos de ondas: Ondas mecânicas: Ondas sonoras, sísmicas, na água. São governadas pelas leis da mecânica e propagam-se em meios materiais: rochas, cordas, ar, água.

Leia mais

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma:

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Ondulatória. O trabalho deve ser respondido à caneta azul ou preta. Se necessário, questões de múltipla escolha devem apresentar

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Física. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Física. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Física O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que

Leia mais

Aula 9. Objetivo: Realizar exercícios de vestibulares e do exame nacional do ensino médio (ENEM) de física ondulatória.

Aula 9. Objetivo: Realizar exercícios de vestibulares e do exame nacional do ensino médio (ENEM) de física ondulatória. Aula 9 Objetivo: Realizar exercícios de vestibulares e do exame nacional do ensino médio (ENEM) de física ondulatória. Como Abordar: Utilize o livro didático, peça para os alunos realizarem os exercícios

Leia mais

Sumário. Comunicações. Comunicação da informação a curtas distâncias 12/11/2015

Sumário. Comunicações. Comunicação da informação a curtas distâncias 12/11/2015 Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 1.1- Comunicação de informação a curtas distâncias. - Transmissão de sinais. Sinais. - Propagação de um sinal: energia e velocidade de propagação (modelo ondulatório). Comunicação

Leia mais

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt 2. Classificação das ondas a) Natureza I. Onda mecânica: necessita de um meio material para se propagar (é a oscilação das moléculas do meio) Onda na ponte Onda no mar Exemplos: Som Onda na corda 2. Classificação

Leia mais

Disciplina: FÍSICA Série: 1º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA O REDI (4º BIMESTRE) ENSINO MÉDIO

Disciplina: FÍSICA Série: 1º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA O REDI (4º BIMESTRE) ENSINO MÉDIO Professor (a): Estefânio Franco Maciel Aluno (a): Disciplina: FÍSICA Série: 1º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA O REDI (4º BIMESTRE) ENSINO MÉDIO Data: /10/2017. 01. (FUVEST) Na formação das imagens na retina

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios de Ondas 25 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha,

Leia mais

Lista Aula 24. É (são) verdadeira(s): a) todas b) nenhuma c) somente II d) II e III e) somente III

Lista Aula 24. É (são) verdadeira(s): a) todas b) nenhuma c) somente II d) II e III e) somente III 1. (Uece 2015) Dentre as fontes de energia eletromagnéticas mais comumente observadas no dia a dia estão o Sol, os celulares e as antenas de emissoras de rádio e TV. A característica comum a todas essas

Leia mais

Prof.ª Adriana Martins

Prof.ª Adriana Martins PRÉ-PROVA ONDAS TURMAS 221, 222, 321, 322 e 323. Prof.ª Adriana Martins 3º TRIM 2º ANOS NOME:... TURMA:...Nº:... 1) Quando uma radiação passa de um meio para o outro: I. sua frequência varia e seu comprimento

Leia mais

Prof. Raphael Carvalho

Prof. Raphael Carvalho 1. (Unesp 2012) A luz visível é uma onda eletromagnética, que na natureza pode ser produzida de diversas maneiras. Uma delas é a bioluminescência, um fenômeno químico que ocorre no organismo de alguns

Leia mais

Física B Extensivo V. 8

Física B Extensivo V. 8 ísica B Extensivo V Exercícios 1) f R Hz v f A 5 Hz v? v S 34 m/s 2) C vs ± v fa fr vs ± v 5 34 + 34 + v 34 34 + v 5 v m/s ) A 7) B ) C I A luz altera o meio de propagação (lente), ou seja, sofre refração

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: ONDULATÓRIA Chamamos de ondulatória a parte da física que é responsável por estudar as características e propriedades em comum dos movimentos das ondas. Podemos classificar como uma onda, qualquer perturbação

Leia mais

Física B Extensivo V. 5

Física B Extensivo V. 5 Física B Extensivo V 5 Exercícios 0) B 0) E Porque o que se transporta é a perturbação, e não a matéria Uma onda é uma pertubação que se propaga através de um meio e que, durante sua propagação, transmite

Leia mais

ONDAS. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM).

ONDAS. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). ONDAS Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). NATUREZA DAS ONDAS Onda é uma perturbação que se propaga, transmitindo energia sem transportar matéria. As ondas podem ser originadas a partir de

Leia mais

Sinal: perturbação que produz alteração de uma propriedade física. A perturbação (o sinal) provoca oscilações ou vibrações num ponto de um meio.

Sinal: perturbação que produz alteração de uma propriedade física. A perturbação (o sinal) provoca oscilações ou vibrações num ponto de um meio. Ondas e sinais Para gerar uma onda num meio é necessário criar uma perturbação num ponto (ou numa zona), ou seja, alterar uma propriedade física do meio nesse ponto. Quando isso ocorre, dizemos que foi

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Ondas e Propriedades Ondulatórias Prof. Luciano Fontes ONDAS: É uma perturbação que se propaga num meio. Ondas e energia: Transporta energia mas não matéria Direção de Propagação:

Leia mais

Ondulatória(Parte 1) Básico

Ondulatória(Parte 1) Básico Questão 01 - (UFRJ) Um brinquedo muito divertido é o telefone de latas. Ele é feito com duas latas abertas e um barbante que tem suas extremidades presas às bases das latas. Para utilizá-lo, é necessário

Leia mais

B SUPER - aula 3 COR DOS CORPOS. Exemplos:

B SUPER - aula 3 COR DOS CORPOS. Exemplos: . B SUPER - aula 3 Prof. Edson Cebola COR DOS CORPOS A cor de um corpo não é uma característica exclusiva desse corpo, dependendo da luz que nele incide. Cada cor absorve todas as demais cores, ou seja,

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2016. LISTA DE FÍSICA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha

Leia mais

3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS. Ano: 2º Turma: Data 23/11/17 Nota: Professor(a): Miguel Valor da Prova: 20 pontos. Orientações gerais:

3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS. Ano: 2º Turma: Data 23/11/17 Nota: Professor(a): Miguel Valor da Prova: 20 pontos. Orientações gerais: Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data 23/11/17 Nota: Professor(a): Miguel Valor da Prova: 20 pontos Orientações

Leia mais

Prof. Luis Gomez. Ondas

Prof. Luis Gomez. Ondas Prof. Luis Gomez Ondas Sumário Introdução Classificação das ondas ou tipos de onda. Propagação de ondas. -ondas progresssivas -ondas harmônicas Velocidade transversal de uma partícula Velocidade de uma

Leia mais

b) átomos do dielétrico absorvem elétrons da placa negativa para completar suas camadas eletrônicas externas;

b) átomos do dielétrico absorvem elétrons da placa negativa para completar suas camadas eletrônicas externas; GOIÂNIA, _28 / 10 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L1 4º Bim Data da Prova: 28/10/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

@Prof.italovector. facebook.com/italovector

@Prof.italovector. facebook.com/italovector facebook.com/italovector Prof. Ítalo Rodrigues Guedes facebook.com/italovector Gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração. Thomas Edison 1 - OBJETIVO Nosso objetivo

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Física 3 Tetra Medicina (conteúdo estudado) Termofísica: Óptica Geométrica: Oscilações Ondulatória TERMOFÍSICA 01 2015 Recentemente, uma equipe de astrônomos

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS Prof. Bruno Farias Ondas Uma onda surge quando um sistema é deslocado de sua posição

Leia mais

1. (FAMERP-2018) A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências.

1. (FAMERP-2018) A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências. LISTA DE REVISÃO PROFESSOR: LUIZ FELIPE 1. (FAMERP-2018) A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências. Considere que as ondas eletromagnéticas se propagam pelo

Leia mais

FGE 0357 Oscilações e Ondas 4ª Lista de exercícios 30/junho/2010.

FGE 0357 Oscilações e Ondas 4ª Lista de exercícios 30/junho/2010. FGE 0357 Oscilações e Ondas 4ª Lista de exercícios 30/junho/2010. 1) (Halliday) A densidade linear de uma corda vibrante é 1,3 x 10-4 kg/m. Uma onda transversal propaga-se na corda e é descrita pela equação:

Leia mais

1. (Uerj) Uma campainha emite som com frequência de 1 khz. O comprimento de onda dessa onda sonora é, em centímetros, igual a: a) 1 b) 7 c) 21 d) 34

1. (Uerj) Uma campainha emite som com frequência de 1 khz. O comprimento de onda dessa onda sonora é, em centímetros, igual a: a) 1 b) 7 c) 21 d) 34 1. (Uerj) Uma campainha emite som com frequência de 1 khz. O comprimento de onda dessa onda sonora é, em centímetros, igual a: a) 1 b) 7 c) 21 d) 34 2. (Uerj) Uma onda eletromagnética passa de um meio

Leia mais

Radiação e Ionização. Proteção e higiene das Radiações I Profª: Marina de Carvalho CETEA

Radiação e Ionização. Proteção e higiene das Radiações I Profª: Marina de Carvalho CETEA Radiação e Ionização Proteção e higiene das Radiações I Profª: Marina de Carvalho CETEA Introdução O que é onda? Perturbação em um meio que se propaga transportando energia sem que haja transporte de matéria.

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. O campo elétrico resultante, produzido por essas cargas no centro do quadrado, pode ser representado por:

QUESTÕES OBJETIVAS. O campo elétrico resultante, produzido por essas cargas no centro do quadrado, pode ser representado por: Dados: Considere, quando necessário: g = 10 m/s 2 ; sen 30 = cos 60 = 1/2; cos 30 = sen 60 = 3/2; QUESTÕES OJETS 9) Quatro cargas elétricas, três positivas e uma negativa, estão colocadas nos vértices

Leia mais

Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente, como:

Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente, como: Atividade extra Fascículo 8 Física Unidade 18 Exercício 1 Adaptado de UERGS 2000 Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente,

Leia mais

1. (Eear 2016) Associe as imagens seguintes aos nomes dos fenômenos físicos correspondentes na coluna abaixo.

1. (Eear 2016) Associe as imagens seguintes aos nomes dos fenômenos físicos correspondentes na coluna abaixo. Resolução aula Aula 1. (Eear 016) Associe as imagens seguintes aos nomes dos fenômenos físicos correspondentes na coluna abaixo. ( ) Interferência ( ) Reflexão ( ) Refração ( ) Difração Assinale a opção

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Diego Ricardo Sabka Classificação das Ondas

Diego Ricardo Sabka Classificação das Ondas Classificação das Ondas Classificação das Ondas Meio de Propagação: - Mecânica; - Eletromagnética; Direção de Oscilação: - Transversal; - Longitudinal; - Mistas; Direção de Propagação: - Unidimensional;

Leia mais

4-Lista Instrumentos sonoros DUDU

4-Lista Instrumentos sonoros DUDU -Lista Instrumentos sonoros DUDU 1. (Ufsc 019) As apresentações no Circo da Física se encerram de forma triunfal com a orquestra de cientistas. Nesse espetáculo, os músicos usam máscaras e roupas para

Leia mais

Parte I Exercícios de Revisão

Parte I Exercícios de Revisão Colégio Cidade de Atibaia DISC: Física PROF: Fernando Data: 24/02/2012 1º TRIM / 2012 Aluno: nº 9º ano E.F. Parte I Exercícios de Revisão No final do 8º ano, em Física, você iniciou seus estudos sobre

Leia mais

a)a amplitude em centímetros. b)o período. c)o comprimento de onda em centímetros.

a)a amplitude em centímetros. b)o período. c)o comprimento de onda em centímetros. UNIPAC TO EXERCÍCIO AVALIATIVO EM SALA 4 PERÍODO ONDAS - Prof: Arnon Rihs VALOR 5 PONTOS NOME: NOME: NOME: NOME: A formosura da alma campeia e denuncia-se na inteligência, na honestidade, no recto procedimento,

Leia mais

3Parte. FICha De avaliação N.º 3. Grupo I

3Parte. FICha De avaliação N.º 3. Grupo I FICha De avaliação N.º 3 ESCOLA: NOME: N. O : TURMA: DATA: Grupo I 1 As ondas eletromagnéticas foram previstas por Maxwell e comprovadas experimentalmente por Hertz. 1.1 Selecione a opção correta. A. as

Leia mais

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER The Big Bang Theory - Inglês The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ONDAS Uma onda transporta ENERGIA e QUANTIDADE DE MOVIMENTO de um ponto a outro

Leia mais

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Ondulatória Parte 1 Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Ondas mecânicas; Ondas sonoras. INTRODUÇÃO Ondas de vários tipos estão presentes em nossas vidas. Lidamos com os mais diversos

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Interferência É o fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas. Onda estacionária Figura de interferência determinada pela superposição de ondas de mesma frequência

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3G

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3G CADERNO DE EXERCÍCIOS 3G Ensino Médio Ciências da Natureza Questão Conteúdo 1 Ondas eletromagnéticas Habilidades da Matriz da EJA/FB H72 H103 2 Ondas mecânicas H103 3 Física Moderna H108 H109 H112 4 Propriedades

Leia mais

Prof. Neckel 06/08/2017. Tipos de ondas. Nesta disciplina: Ondas mecânicas. Simulação no desmos

Prof. Neckel 06/08/2017. Tipos de ondas. Nesta disciplina: Ondas mecânicas. Simulação no desmos FÍSICA 2 ONDAS PROGRESSIVAS PROF. MSC. LEANDRO NECKEL ONDA Definição de onda: Perturbação Periódica que se propaga em um meio ou no espaço Tipos de ondas Mecânicas: oscilação em um determinado meio, dependem

Leia mais

Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco

Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco o Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco Ondas periódicas 1 Uma onda tem velocidade escalar igual a 240 m/s e seu comprimento de onda é 3,2 m. Quais são: (a) A freqüência; (b) O período da onda? [Resp.

Leia mais

Física B Extensivo V. 6

Física B Extensivo V. 6 Física B Extensivo V. 6 Exercícios 01) F V V V V 0) C 08) Verdadeiro. Se v 1 >v 1 > pois (f = constante) Verdadeiro. A fonte não foi alterada. Verdadeiro. 03) C I. Verdadeiro. II. Falso. O som não se propaga

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Onda É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria. Em relação à direção de propagação da energia nos meios materiais

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva SUMÁRIO Introdução às ondas eletromagnéticas Equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas Espectro de ondas eletromagnéticas Ondas eletromagnéticas planas e a velocidade

Leia mais

A FÍSICA NO ENEM Ciências da natureza e suas tecnologias

A FÍSICA NO ENEM Ciências da natureza e suas tecnologias A FÍSICA NO ENEM Ciências da natureza e suas tecnologias 1ªDICA POTÊNCIA E ENERGIA POTÊNCIA DE UMA USINA HIDRELÉTRICA ENEM - 2016 A usina de Itaipu é uma das maiores hidrelétricas do mundo em geração de

Leia mais

Radiação Electromagnética

Radiação Electromagnética 1- DEFINIÇÃO Radiação Electromagnética As ondas eletromagnéticas são uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia. A luz visível é

Leia mais

[COMUNICAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS ]

[COMUNICAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS ] [COMUNICAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS ] Unidade 2 - Física FQ A Marília Peres e Rosa Pais 1 É possível imaginar como seria o nosso mundo sem os meios de comunicação de que dispomos? * * * * Aparelhos de rádio

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 4- FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Física para Ciências Biológicas Ferreira ÍNDICE 1. Conceito de Ondas. 2. Classificação das

Leia mais

Onde Encontrar esse material?

Onde Encontrar esse material? Ondas Onde Encontrar esse material? Assunto: Física 2 3 Acesse o Assunto Física 4 Clique na imagem e escolha a disciplina que deseja o material 5 Campo Magnético "Campo magnético é toda região ao redor

Leia mais

1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas.

1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas. 1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas. I. A polarização é uma característica das ondas transversais. II. A polarização é uma característica das ondas longitudinais.

Leia mais