GESTÃO EM SEGURANÇA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO EM SEGURANÇA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO"

Transcrição

1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SEGURANÇA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO 2018/2019

2 Sejam bem Vindos!!! Prezados alunos, É com imenso prazer que manifestamos nossas boas vindas à Faculdade Jardins e ao Curso de Especialização em Gestão em Segurança e Educação no Trânsito, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe e Faculdade Jardins, objetivando a formação e capacitação dos profissionais do DETRAN/SE, como parte integrante do Projeto Capacita. Desejamos uma jornada acadêmica de muita aprendizagem, socialização e integração para todos, de maneira que, ao final, possamos contemplar o efetivo crescimento profissional e pessoal, com reflexos inexoráveis à otimização do serviço público prestado pelo DETRAN em todo o estado de Sergipe! Que Deus abençoe a todos, Equipe Diretiva da Faculdade Jardins

3 1) Apresentação da Faculdade Jardins: A Faculdade Jardins (FAJAR) é uma Instituição de Educação Superior (IES nº 15133), localizada na Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, nº 1496, Bairro Jardins, Aracaju/SE, Credenciada no Ministério da Educação através da Portaria MEC nº 741/2013, publicada no D.O.U. 12/08/2013, para atuar na educação superior, modalidade presencial; Credenciada pela Portaria MEC nº 173/2017, publicada no D.O.U de 06/02/2017, para atuar na Pós-Graduação Lato Sensu, modalidade à distância; e Credenciada pela Portaria MEC nº 918/2017, publicada no D.O.U. de 16/08/2017, para atuar na Graduação, modalidade à distância. Com Sede em Aracaju e em São Paulo, além de Polos em Sergipe e em vários estados do Brasil, atualmente oferece Cursos de Graduação, Pós- Graduação Lato Sensu, Extensão, Qualificação, e Aperfeiçoamento, nas modalidades presencial e a distância, com destaque a oferta de Pós-Graduações Lato Sensu a distância em todo território nacional, com alunos inclusive de fora do Brasil. Nossos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização, contemplam o aperfeiçoamento e a especialização de profissionais para atuação diferenciada no mercado de trabalho. São Cursos nas áreas de Gestão, Tecnologia, Engenharia, Direito, Saúde e Educação, desenvolvidos por professores com formação Doutoral e Pós-Doutoral, e com Corpo Docente composto por Doutores, Mestres e Especialistas com ampla experiência profissional, e que conduzem a uma formação que contempla os conhecimentos teóricos e práticos.

4 2) Apresentação do Curso: O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Segurança e Educação no Trânsito, Especialização na modalidade presencial, foi criado por meio da Portaria FacJardins nº 02, de 01/07/2015, e concebido em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 01/ 2001, a Resolução CNE/CES nº 01/2007, vigentes à época, além da Nota Técnica MEC/SERES nº 388/2013, devidamente inserido no cadastro nacional de oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ministério da Educação, conforme Resolução CNE/CES nº 02/2014, o que pode ser consultado no endereço eletrônico ). Atualmente o Curso se encontra em total consonância com o que prevê a Resolução CNE/CES nº 1/2018, que Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.

5 3) Corpo Diretivo: Prof. Dr. Valmir Martins - Diretor da Faculdade e Coordenador Técnico do Curso: Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos Faculdade de Direito/Universidade de Coimbra. Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano - Universidade Salvador. Mestre em Administração - Universidade Federal da Bahia. Especialista em Organização e Processos da Educação Superior / Especialista em Direito Educacional. Graduado em Segurança Pública / Licenciado em História / Bacharel em Teologia / Bacharel em Administração. Experiência de 29 anos em Segurança Pública e Educação, com ênfase em Educação Superior, Legislação Educacional e Gestão Acadêmica. Avaliador do Ministério da Educação BASis/INEP/MEC. Profa. Dra. Alaide Barbosa Martins - Diretora da Faculdade: Pós-Doutora e Doutora em Engenharia Elétrica pela Faculdade Politécnica da USP. Mestra em Redes de Computadores. Especialista em Redes de Computadores / Especialista em Educação Superior / Especialista Cidades Digitais e Internet das Coisas. Bacharela em Engenharia Ambiental / Bacharela em Administração / Licenciada em Química / Graduada em Processamento de Dados. Experiência de 25 anos em gestão coorporativa. Avaliadora do Ministério da Educação BASis/INEP/MEC. Secretaria Acadêmica: Secretária Acadêmica: Darleane Santos <darleane@facjardins.com.br> Auxiliares: Ana Glaucia <academico@@facjardins.com.br> Manuela Rocha <secretaria@facjardins.com.br> Horário de Funcionamento da Faculdade: De segunda a sexta, das 13 às 22 h; e aos sábados das 08 às 12 h. Aos sábados das 13 às 18 h (quando em aula) Aos Domingos das das 08 h às 18 h (quando em aula) Contatos:

6 4) Carga Horária, Duração e Horário de Funcionamento do Curso: O Curso terá 500 (quinhentas) horas de carga horária, com duração mínima prevista de 08 (oito) e máxima de 14 (quatorze) módulos/meses, incluindo período destinado a elaboração do Trabalho de Curso, a ser ofertado em módulos mensais, sendo um final de semana por mês de aulas aos sábado e domingos, das 08 as 12 h e das 13 as 18 h, associadas as atividades complementares e estudos dirigidos, sempre com suporte do AVA - ambiente virtual de aprendizagem, denominado de e-jardins. 5) Material de Suporte as Aulas: A Faculdade irá disponibiliza através de seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA e-jardins) todo material de suporte as aulas.

7 6) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO: (Conforme Resolução CNE/CES nº 1/2018) 1. Corpo Docente: Mínimo de 50 % de professores portadores de título de mestre ou doutor, selecionados de maneira a equacionar os valores acadêmicos com os da prática profissional. 2. Frequência Discente: Mínimo de 75% de frequência às atividades curriculares de cada disciplina. 3. Avaliação da Aprendizagem: Adota-se o conceito de 0 a 10 (zero a dez) por disciplina; Para aprovação, o aluno deve obter o Conceito Final (CF) mínimo de 6 (seis), calculado mediante a média aritmética dos conceitos obtidas no decorrer da disciplina ou a soma dos mesmos numa escala de 0 a 10 (zero a dez); O aluno que obtiver Conceito Final (CF) de 3 a 5,9 (três a cinco virgula nove) tem direito a uma Avaliação Complementar (AC), conforme cálculo abaixo: CF x 6 + AC x O aluno que não for aprovado na AC deverá repetir a disciplina oportunamente; O aluno que obtiver CF inferior a 3 (três) será reprovado na disciplina sem direito a avaliação complementar, e deverá repetir a disciplina oportunamente. O tipo de avaliação fica a critério do docente, com a anuência da Coordenação do curso. Sugere-se a utilização de seminário, prova escrita, trabalho de pesquisa, trabalho técnico, relatório de visita, etc; A disciplina Metodologia da Pesquisa tem como avaliação à apresentação do Projeto de Pesquisa individual do aluno, que deve versar sobre o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso; O resultado das avaliações será disponibilizado aos alunos no Portal do Aluno. 4. Material Didático: O material didático digital estará disponível no Portal e-jardins. Já os textos impressos, serão disponibilizados na Secretaria Acadêmica da Faculdade Jardins, a ser reproduzido a custo do próprio aluno; 5. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Deve ser elaborada conforme as normas da ABNT, versando sobre tema vinculado ao Curso, que viabilize a interface entre a teoria e a prática profissional; O aluno que não obtiver no mínimo o CF 6,0 ou não entregar o TCC dentro do prazo será reprovado, devendo repetir a disciplina Orientação do TCC oportunamente; Os melhores trabalhos de conclusão de curso de cada Turma serão publicados num Caderno especial da Revista Quare?, periódico científico oficial da Faculdade Jardins. 6. Certificado: Será expedido Certificado de Conclusão de Curso para os alunos que obtiverem aproveitamento segundo os critérios de avaliação estabelecidos e a frequência mínima prevista, conforme legislação vigente.

8 7) Matriz do Curso: MATRIZ DO CURSO Qualificação CH do mínima do Módulo docente 01 Teorias e modelos da Administração p/ trânsito e transporte 30 Mestre 02 Logística em Trânsito 30 Especialista 03 Psicologia aplicada no Trânsito 30 Mestre 04 Estudo de Saúde relacionado ao Trânsito 20 Mestre 05 Noções de Engenharia de Tráfego 30 Especialista 06 Segurança aplicada ao Trânsito 30 Especialista 07 Legislação de Trânsito 30 Especialista 08 Estatística aplicada ao Trânsito 30 Mestre 09 Sistemas aplicados no Trânsito e Transporte 30 Mestre 10 Educação e Humanização do Trânsito 30 Mestre 11 Gestão da Mobilidade Urbana, Ações e Políticas 30 Especialista 12 Metodologia da Pesquisa Científica 10 Mestre 13 Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso * 30 Mestre 14 Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso ** Carga Horária Total Obs: duração mínima prevista de 08 (oito) e máxima de 14 (quatorze) meses * A Carga Horária dessa disciplina (30 h) será dividida pelos professores orientadores selecionados com titulação mínima de Mestre. ** Tempo destinado a elaboração do TCC pelo aluno sem a participação direta do docente.

9 9) Corpo Docente Previsto: DISCIPLINAS 01 Segurança aplicada ao Trânsito 02 Psicologia aplicada no Trânsito 03 Estatística aplicada ao Trânsito 04 Educação e Humanização do Trânsito 05 Logística em Trânsito 06 Noções de Engenharia de Tráfego 07 Gestão da Mobilidade Urbana, Ações e Políticas 08 Teorias e Modelos da Administração com aplicação em Trânsito e Transporte 09 Sistemas aplicados no Trânsito e Transporte 10 Legislação de Trânsito 11 Estudo da Saúde aplicada ao Transito e no Transporte 12 Metodologia da Pesquisa Científica 13 Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso DOCENTES Prof. Esp. Éder Leite Engenheiro Especialista em Engenharia de Trânsito e Transporte Prof. Me. Maria Emília Psicóloga Especialista em Trânsito com atuação no Estado de Sergipe Prof. Dra. Claudia Caxias Pós-Doutora em Tratamento das Informações Profa. Me. Denice Rosário - MAJ PM Especialista em Educação e Trânsito Ex-Coordenadora de Educação e Trânsito do DETRAN/BA Prof. Esp. Jorge Lopes CAP PM Especialista em Gestão de Trânsito Integrante do Batalhão de Polícia Rodoviária/BA Prof. Esp. Arnaldo José de Oliveira Neto MAJ PM Especialista em Trânsito Experiência de mais de 10 anos no DETRAN/BA e Conselheiro Titular do CETRAN/BA Prof. Me. Alexandre Aranha SUB-TEN PM Mestre em Educação Especialista em Trânsito Instrutor de Trânsito da Escola Baiana de Trânsito Ex-integrante de Cia de Trânsito Profa. Me. Elisabete Farias Enfermeira Especialista em Emergência e UTI Prof. Dr. Valmir Martins MAJ PM Pós-Doutor em Direitos Humanos Ex-integrante de Cia de Trânsito Obs: A Faculdade Jardins se resguarda do direito de alteração na relação dos docentes por motivo de força maior, sem prejuízo a qualidade na experiência teórica e prática dos mesmos.

GUIA ACADÊMICO do NEPPG

GUIA ACADÊMICO do NEPPG GUIA ACADÊMICO do NEPPG 2019 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Direção Geral Prof. Me. Arnaldo Cardoso Freire Direção Administrativa Prof. Hernalde Luiz de Menezes Direção Financeira Profª. Adriana Cardoso Freire

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE BIOLOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS 2017/1 UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO Regulamenta o funcionamento do curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE ASTRONOMIA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas 1 - Acesso e Matrícula A admissão de discentes no PROFMAT se dá por meio do Exame Nacional de Acesso, versando sobre programa de conteúdo

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE

REGULAMENTO DOS CURSOS DE REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE PRESENCIAL Língua Portuguesa TURMAS 2015/1 Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL Nº 01/ CLFD

EDITAL Nº 01/ CLFD UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA MODALIDADE EAD EDITAL Nº 01/2016 - CLFD A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna

Leia mais

EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR

EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR PARA ATUAR NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE DE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N o 01

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N o 01 UNCISAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS Transformada em Universidade pela Lei n 6.660 de 28 de dezembro de 2005 Campus Governador Lamenha Filho Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização,

Leia mais

EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM

EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM 1. ABERTURA A Faculdade de Quatro Marcos FQM, em São José dos Quatro Marcos MT, credenciada pela Portaria

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação . Indicador. 3. 4. 5 Nº245, sexta-feira, 22 de dezembro de 2017 1 ISSN 1677-7042 25 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 20, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre os procedimentos e

Leia mais

OBJE- TIVO FITOTERAPIA CLÍNICA PÚBLICO ALVO DO CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - EAD

OBJE- TIVO FITOTERAPIA CLÍNICA PÚBLICO ALVO DO CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - EAD FITOTERAPIA CLÍNICA PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - EAD PÚBLICO ALVO Nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, farmacêuticos, dentistas, biomédicos e enfermeiros. OBJE- TIVO DO CURSO O programa de Pós-Graduação

Leia mais

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância EDITAL DE SELEÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA Página 1 de 7 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato

Leia mais

OBJE- TIVO FITOTERAPIA CLÍNICA PÚBLICO ALVO DO CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - EAD

OBJE- TIVO FITOTERAPIA CLÍNICA PÚBLICO ALVO DO CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - EAD FITOTERAPIA CLÍNICA PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - EAD PÚBLICO ALVO Nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, farmacêuticos, dentistas, biomédicos e enfermeiros. OBJE- TIVO DO CURSO O programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online CIÊNCIAS JURÍDICAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO 01 /2015 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Autismo.

RESOLUÇÃO 01 /2015 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Autismo. RESOLUÇÃO 01 /2015 Aprova o Curso de Pós-Graduacão Lato Sensu, na modalidade de Especialização, com a denominação de Curso de Especialização em Autismo. O COLEGIADO ACADÊMICO DA FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

Leia mais

A Profissão. Campo de Atuação

A Profissão. Campo de Atuação A Profissão O especialista em Alfabetização e Letramento é o docente que domina as práticas sociais de leitura e de escrita no contexto das séries iniciais do ensino fundamental, atuando efetivamente no

Leia mais

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de

Leia mais

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância EDITAL DE SELEÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO Especialização Lato Sensu em Psicologia de Trânsito 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Saúde Subárea: Psicologia de Trânsito 1.2

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO ESCOLAR Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), informa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) RESOLUÇÃO N 03, DE 22 DE MARÇO DE 2013. Aprova o Regimento Interno do Polo de Apoio Presencial de

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

Perguntas Frequentes Ensino Superior

Perguntas Frequentes Ensino Superior Coordenação de Educação CEDUC Perguntas Frequentes Ensino Superior SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA REDE CNEC. 1. O que é a Reestruturação do Ensino de Graduação da Rede CNEC? É a implantação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE

REGULAMENTO DOS CURSOS DE REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE EAD Língua Portuguesa CONVERSÕES 2015/2 Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 011 DE 19 DE JUNHO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 011 DE 19 DE JUNHO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 011 DE 19 DE JUNHO DE 2018 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional e Inovação, em nível de Especialização, modalidade semipresencial, do Centro Universitário de

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Em DIREITO E PROCESO DO TRABALHO Língua Portuguesa TURMA1_2018/2_TRT5ª Região Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Bons estudos! Equipe VERBO.

APRESENTAÇÃO. Bons estudos! Equipe VERBO. 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação lato sensu. O curso contratado foi concebido para complementar a formação de Nível Superior, buscando apresentar

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são:

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são: RESOLUÇÃO Nº 82/08-CEPE Fixa normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES

UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GUIA GERAL DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS Aracaju Sergipe JANEIRO DE 2017 UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Curso de Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR

Curso de Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR Curso de Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online FITOTERAPIA FUNCIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019 Seleção de candidatos às vagas no curso de Pós-Graduação lato sensu

Leia mais

PORTARIA Nº 1483/GR, DE 19 DE SETEMBRO DE 2012.

PORTARIA Nº 1483/GR, DE 19 DE SETEMBRO DE 2012. PORTARIA Nº 1483/GR, DE 19 DE SETEMBRO DE 2012. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL, no uso das atribuições que lhe conferem os Artigos 11 e 14 da Lei n 11.892, de 29/12/2008, publicada no

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

2.1. Docente efetivo ou contratado (substituto) pela Universidade Federal de Mato Grosso, com matrícula confirmada no ato da inscrição.

2.1. Docente efetivo ou contratado (substituto) pela Universidade Federal de Mato Grosso, com matrícula confirmada no ato da inscrição. PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO Nº 01/SETEC/PNAP/NEAD/2018 PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO INTITULADO: GESTÃO PÚBLICA E EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO MULTICULTURAL. 1. OBJETIVO O presente processo,

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2017 1 UNIVERSIDADE SANTO AMARO Sebastião Lacarra Medina Presidente da Mantenedora Profa. Dra. Luciane Lúcio Pereira Reitora Prof. MsC. Eduardo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), em parceria com o Programa Universidade

Leia mais

Identificação do Curso

Identificação do Curso FORMULÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Nomenclatura: Modalidade: Atos Legais: Duração: Carga Horária: Coordenador (a) CURSO

Leia mais

PARA O PERÍODO

PARA O PERÍODO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O PERÍODO 2016.2 EDITAL 24/2016 O Reitor do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições para

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019 Seleção de candidatos às vagas no curso de Pós-Graduação lato sensu

Leia mais

A Profissão. Campo de Atuação

A Profissão. Campo de Atuação A Profissão O especialista em Arte e Educação é o docente que domina os conceitos de leitura e produção de sentidos, compreende a relação entre a cultura e cultural popular, atuando efetivamente na Educação

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Bons estudos! Equipe VERBO

APRESENTAÇÃO. Bons estudos! Equipe VERBO 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que, em parceria com o G4, damos as boas vindas ao curso de Pós-Graduação lato sensu em Benefícios e Prática Previdenciária. O curso contratado se propõe, a partir

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. (simplificado)

PROJETO PEDAGÓGICO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. (simplificado) PROJETO PEDAGÓGICO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO (simplificado) SÃO JOÃO DEL REI JANEIRO/2018 PROJETO PEDAGÓGICO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO (simplificado) Profª. Maria Rita Rocha

Leia mais

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

CATÁLOGO PÓS-GRADUAÇÃO: DOCÊNCIA DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

CATÁLOGO PÓS-GRADUAÇÃO: DOCÊNCIA DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA CATÁLOGO PÓS-GRADUAÇÃO: DOCÊNCIA DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA 2 1. Denominação do Curso: Especialização (Lato Sensu) em DOCÊNCIA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA PROJETOS DE INVESTIMENTOS (TURMA III)

TERMO DE COMPROMISSO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA PROJETOS DE INVESTIMENTOS (TURMA III) 1/5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA PROJETOS DE INVESTIMENTOS

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO CONTÁBIL COM ÊNFASE EM AUDITORIA E PERÍCIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO CONTÁBIL COM ÊNFASE EM AUDITORIA E PERÍCIA FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Autorizada pela Portaria nº 3.892 - MEC DOU 26.11.2004 CNPJ N 05.845.288/0001-19 A Missão da Faculdade Católica Santa Teresinha

Leia mais

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI 1) AMPARO LEGAL DOS CURSOS: Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante, são devidamente amparados legalmente através

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 45/2012 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Engenheiro de Elétrica para a Indústria de Petróleo e Gás Natural. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES Observações: Nossas recomendações estão em azul no texto abaixo. NOME:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Semipresencial

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Semipresencial PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - SEMIPRESENCIAL Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA AUTARQUIA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA AUTARQUIA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR EDITAL Nº 022, DE 31 DE AGOSTO DE 2018. O Prof. Dr. Décio Antônio Piola, Diretor da Faculdade de Direito de Franca, no uso de suas atribuições e competências regimentais, com fundamento no art. 44, inciso

Leia mais

ENSINO DE MATEMÁTICA. COORDENAÇÃO GERAL: Prof. Doutor Mauro Sérgio Teixeira de Araújo

ENSINO DE MATEMÁTICA. COORDENAÇÃO GERAL: Prof. Doutor Mauro Sérgio Teixeira de Araújo EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE MATEMÁTICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM BENEFÍCIOS E PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA Língua Portuguesa MODALIDADE PRESENCIAL TURMA 2019/1 Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES - REGULAMENTO PARA O ESTUDANTE - 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO

Leia mais

Língua Portuguesa Prof. Everson Pereira

Língua Portuguesa Prof. Everson Pereira REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE PRESENCIAL TURMAS 2018/2 Língua Portuguesa Prof. Everson Pereira 1 APRESENTAÇÃO É com honra e compromisso que damos as boas vindas ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CONVOCAÇÃO 01/2014 PARA A SELEÇÃO DE TUTORES

CONVOCAÇÃO 01/2014 PARA A SELEÇÃO DE TUTORES CONVOCAÇÃO 01/2014 PARA A SELEÇÃO DE TUTORES A Universidade Federal de Mato Grosso torna pública aos interessados a abertura de inscrições para Seleção de Tutores para o Curso de Pós-graduação lato sensu

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EDITAL n 01 / 2017 CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA A Universidade Federal do Paraná (UFPR),, por meio do torna público o Edital 01/2017, que rege a seleção

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Autorizada pela Portaria nº 3.892 - MEC DOU 26.11.2004 CNPJ N 05.845.288/0001-19 A Missão da Faculdade Católica Santa Teresinha

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. Regulamento de Atividades Complementares (AC)

CURSO DE ENFERMAGEM. Regulamento de Atividades Complementares (AC) CURSO DE ENFERMAGEM Regulamento de Atividades Complementares (AC) 1. Fundamentação Constitui-se atividade complementar, toda atividade que proporcione formação em caráter complementar do currículo, cujos

Leia mais

REGULAMENTO. Curso de especialização de Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias

REGULAMENTO. Curso de especialização de Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias REGULAMENTO Curso de especialização de Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias DOS OBJETIVOS Art 1 o O curso de especialização Latu Sensu em design instrucional para

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD Prof. Helder de Amorim Mendes Universidade Federal do Espírito Santo Avaliador MEC/Inep PROCESSO DE AVALIAÇÃO ATÉ 06/2017 Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA FEDERAL MODALIDADE EAD Com aproveitamento opcional em Pós-graduação em Direito Público

REGULAMENTO DO CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA FEDERAL MODALIDADE EAD Com aproveitamento opcional em Pós-graduação em Direito Público REGULAMENTO DO CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA FEDERAL MODALIDADE EAD Com aproveitamento opcional em Pós-graduação em Direito Público 1. CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA FEDERAL 1.1. CARGA HORÁRIA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Campus Universitário - Caixa Postal 22 - Rio Paranaíba - MG - 38810-000 REGULAMENTO N. 1, DE 8 DE AGOSTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 26/02/2016 08:59:26 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que estabelece

Leia mais

A Profissão. Campo de Atuação

A Profissão. Campo de Atuação A Profissão Nestes últimos anos, a legislação brasileira tem favorecido a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais no sistema tradicional de ensino. Por isso, se faz necessário formar

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Portaria nº 741, 12 de agosto de 2013 Pedagogia Autorização - Portaria nº 427 - D.O.U. 30/08/2013 Letras Língua Portuguesa Autorização - Portaria nº 427 - D.O.U. 30/08/2013 Entidade Mantenedora: CESUL-CENTRO

Leia mais

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação

Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação PÓS-GRADUAÇÃO FASAM Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação 2018-19 1. APRESENTAÇÃO O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação, tendo como área do conhecimento

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 07/2015 PARA SELEÇÃO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS. PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO A Universidade Federal

Leia mais

Programa. Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. Pós-graduação Lato Sensu 1º edição (2017/2018)

Programa. Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. Pós-graduação Lato Sensu 1º edição (2017/2018) Programa Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento Pós-graduação Lato Sensu 1º edição (2017/2018) Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento (2017/2018) Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 21/ PPG/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 21/ PPG/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 21/2013 - PPG/UEMA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DEFICIÊNCIA VISUAL A Pró-Reitoria

Leia mais

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO A COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE UAB/UFPE convid a os interessados a se inscreverem no processo de seleção simplificada para Cadastro de Reserva de Bolsistas CAPES como Tutor para

Leia mais

EDITAL Nº 13 /2018, DE 20 DE JULHO DE 2018

EDITAL Nº 13 /2018, DE 20 DE JULHO DE 2018 EDITAL Nº 13 /2018, DE 20 DE JULHO DE 2018 O - IFPI, através da Diretoria Geral do, torna públicas para conhecimento dos interessados, as condições de habilitação às vagas oferecidas para o curso de Especialização

Leia mais