RELAÇÃO DE CAIXAS E PASTAS E INDICAÇÃO PRELIMINAR DA RELAÇÃO DOCUMENTAL DA COLEÇÃO YEDDA & AUGUSTO FREDERICO SCHMIDT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELAÇÃO DE CAIXAS E PASTAS E INDICAÇÃO PRELIMINAR DA RELAÇÃO DOCUMENTAL DA COLEÇÃO YEDDA & AUGUSTO FREDERICO SCHMIDT"

Transcrição

1 RELAÇÃO DE CAIXAS E PASTAS E INDICAÇÃO PRELIMINAR DA RELAÇÃO DOCUMENTAL DA COLEÇÃO YEDDA & AUGUSTO FREDERICO SCHMIDT A Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras recebeu, juntamente ao acervo bibliográfico, a doação de diversos documentos do Poeta. Essa relação passou por um processo de higienização básica e armazenamento em caixas e pastas com uma identificação preliminar do seu conteúdo. A relação está transcrita abaixo, mas, ressaltamos, que ainda é necessário um trabalho de identificação mais exaustivo, a ser realizado futuramente, com suporte e registros mais adequados. Data da verificação: dez Responsabilidade: Equipe Biblioteca FCLAr

2 Caixa Pasta Relação Informações 1 1-A Poema para o congresso de Christo Redentor em 05/09/ B Poesias e poemas de Schmidt 1 1-C Cartas diversas 1 1-D Poemas Yedda, agenda de pessoas importantes, livro com fotos de Veneza, fichário com poema, cadernos de anotações a mão, agenda telefônica 1 1-E Passaporte, atestado internacional de vacinação, atestado de bons antecedentes, recrutamento militar de Schmidt, atestado de óbito de Praxedes Ovalle Lemos (ascendentes e descendentes), selo 1 1-F Fotografias de Schmidt com Juscelino, c/ Getúlio Vargas, c/ Manoel Bandeira, c/ galo branco e Yedda. 2 2-A 2 Livros em aspiral "Samples": 1 com capa marrom "The essays of Ralph Waldo Emerson" e 1 com capa vinho "By Sinclair Lewis". 2 2-B Diversas cartas. 2 2-C Diversas reportagens, xerox de reportagens. 2 2-D Desenhos, caricaturas do Schmidt, catálogo com informações sobre o Schmidt e a fundação, recortes de jornais, memorial, imagem de santos. 2 2-E Xerox extenso sem título, com entrevistas. 3 3-A Bens e direitos autorais - Imposto de Renda.

3 3 3-B Bens e direitos autorais. 3 3-C CPI - Energia Nuclear. 3 3-D Imposto de Renda ( ). 4 4-A Fotografias - 1 álbum verde (Congonhas) e 1 álbum vermelho (Ouro Preto). 4 4-B Fotografias - soltas e 1 álbum branco. 4 4-C Fotografias diversas. 4 4-D Fotografias - 1 álbum de fotos verde (contém fotos de Juscelino Kubitschek). 4 4-E Fotografias - 2 álbuns: 1 álbum pequeno verde; 1 álbum pequeno marrom com fotos de 1967 e cartões postais (Lourdes e Paris). 5 5-A Recortes de Jornal sobre diplomacia, poemas, e sua morte. 5 5-B Recortes de Jornal sobre Yeda Schmidt e Augusto Schmidt; Recortes da Revista Sombra (Abril de 1956); também encontros do casal com embaixadores. 5 5-C Recortes de Jornal que falam sobre Schmidt e algumas cópias desses mesmos recortes; também apresentam os 50 anos do Schimdt, além de suas poesias e um pouco de política. 5 5-D Recortes de Jornal que falam sobre Schmidt, além de suas poesias e um pouco de política. 6 6-A Recortes de Jornal sobre poesias de Schmidt, política, Operação Pan-Americana, João Goulart e Juscelino Kubitschek. 6 6-B Recortes de Jornal sobre a poesia de Schmidt, e algumas cópias desses recortes; há o Globo "Guia de Serviços" de 15 a 17 de abril de 2010.

4 6 6-C 6 6-D 7 7-A Livro branco com recortes de jornal sobre a visita de Schmidt a Portugal. Há recortes sobre a poesia e morte de Schmidt, sobre política, poesia de outros poetas (como Manuel Bandeira) e cópias de alguns recortes de jornal. Recortes de Jornal sobre a morte de Schmidt, e sobre a Operação Pan-Americana; 1 livro branco com recortes de Jornal sobre a visita do Dr. Leonídio Ribeiro a Portugal; outro livro branco com recortes de jornal sobre a visita de Schmidt a Portugal; os recortes tratam de política, poesia, e da Operação Pan- Americana. Homenagens a Schmidt; Inventário dos Poemas e Artigos nos livros de Augusto Frederico Schmidt; 1 livro preto "Lírica Metafísica Schmidtiana em Cartas de Sempre" de Lúcia Margarida Pernambuco e Íris de Carvalho; 3 exemplares da Revista Acadêmica de fevereiro de 1941 nº 53.

5 7 7-B Discurso de Juscelino Kubitschek sobre a Operação Pan-Americana, 1958; Discurso de Juscelino Kubitschek na Conferência nos Estados Unidos; Discurso de na Convenção do Partido Social Democrático em 11/09/1963 pelo lançamento de sua candidatura. Políticas Públicas: Plano de Desenvolvimento, Plano Nacional de Abastecimento e Exportação, Documento básico da Operação Pan-Americana, Discurso de Schmidt sobre a Operação Pan-Americana, na Comissão Especial de Conselho de Organização dos Estados Americanos em 25/11/1958. Boletim Paraguaio - agosto de 1946, Boletim Americano - 26/03/1953, Wireless Bulletin - nº286, Notas para a Presidência da República, Cópia da carta de Nino Gallo lida na Assembleia Plenária de 14/04/1953, Carta de César Bahar em 11/09/1957, Memorando, Telegrama, Recortes de notícias de jornal sobre política, Parecer do Conselheiro José Garibaldi Dantas sobre o Processo C.D.I. nº21, Diário do Congresso Nacional de 2 e 3 de abril de Relatórios/Manifestos: Petróleo e Estado de Espírito, Documento falando da visita de Castelo Branco à Bahia, e outros textos. 7 7-C 4 cadernos; poesias e cartas, sendo a maioria manuscrita. 7 7-D 1 caderno pequeno, cartas, poemas, e outros textos, sendo alguns manuscritos. 8 8-A Xerox de notícias de jornal ("O mundo", "Diário de Notícias", "A gazeta S. Paulo", "A hora S. Paulo", "Diário de Minas", "A tribuna Santos", "Diário da Noite" (Recife), "Folha da Noite" (São Paulo), "Correio da Manhã", "Jornal do Comércio", "Jornal do Brasil", "Diário de Bauru", "Informador Comercial", "O diário" (Vitória), "O Globo", "O Estado de São Paulo", Diário do Congresso Nacional de 02/04/1957 a 04/04/1957, sobre Juscelino Kubitschek (inclusive sua morte e velório), Carlos Lacerda. Cópias de cartas.

6 8 8-B Xerox de notícias de jornal sobre Juscelino Kubitschek e Gregório Fortunato. 8 8-C 8 8-D Xerox das notícias de Jornal sobre João Goulart, Juscelino Kubitschek; cópia do livro "Juscelino" de Geraldo Mayrink, da Revista Extra (nº especial, 31/01/1957), e de um documento, cujo título é "O novo" e fala sobre a posse de Juscelino Kubitschek como presidente, sobre Brasília, morte de Sarah Kubitschek e a morte "suspeita" de Juscelino, Cópia de uma parte do "Jornal do Comércio" de 23/03/1960, que traz a Lei ordinária que regula a organização de Brasília. Xerox de notícias de jornal sobre o casamento de Maristela Kubitscheck (filha adotiva de Juscelino). Cópia da carta de Antônio Félix Teixeira (presidente da unidade local - Paraisópolis - da Empresa Auto Viação São Paulo - Minas, datada de 04/03/1955. Xerox de notícias de jornal sobre Juscelino (inclusive algumas acusações). 9 9-A 9 9-B 9 9-C Xerox de algumas notícias de jornal, de uma crônica de Schmidt ("Pelas estradas de Portugal") e outras publicações dele no jornal, além de outros escritores que escreveram sobre Schmidt como político e poeta. Xerox de notícias sobre Juscelino Kubitscheck, Yeda Schmidt e Operação Pan-Americana. Xerox do "Jornal de Letras" de 1951, da "Revista Acadêmica" de 1941, de algumas cartas, várias poesias de Schmidt e de alguns recortes de jornal sobre a poesia, a vida e a morte de Schmidt; também há textos escritos por Schmidt. Xerox dos livros: "Tres poetas del Brasil: Bandeira, Drummond, Schmidt" de 1950; "Seis poetas contemporáneos del Brasil"; "Prelúdio à Revolução" de Augusto Frederico Schmidt; "Augusto Frederico Schmidt: eu te direi as grandes palavras (poemas escolhidos e versos inéditos)". Xerox de "As novidades literárias: artísticas e científicas", de 1930.

7 9 9-D Xerox de alguns recortes de jornal sobre Schmidt (poesia, vida e morte). 9 9-E Xerox do livro "Juscelino Kubitschek: o tocador de sonhos" de Humberto Werneck; Xerox do "Extra" que fala sobre o primeiro ano de governo de Juscelino; Xerox da revista "Fatos e fotos para gente especial em cores", sendo a manchete: "O Brasil chora JK"; Xerox da revista "Manchete": "A morte de Carlos Lacerda". Xerox de várias notícias sobre Juscelino Kubitschek A Recortes de jornal sobre a poesia, política e morte de Schmidt. Além da Revista "Israel y América Latina" de Também um suplemento literário do "Diário de Notícias" de 25 de abril de 1965, e notícias sobre a Operação Pan-Americana B Recortes de jornal que trazem a poesia de Schmidt, textos escritos por ele C 1 livro preto com recortes de jornal que traz textos escritos por Schmidt; 1 livro marrom e preto, também com recortes de jornal que apresentam textos escritos por Schmidt; 1 livro verde com recortes de jornal e revista sobre Schmidt D Recortes de notícias de jornal sobre a Operação Pan-Americana, sobre a vida e morte de Schmidt Xerox das obras de Schmidt: "Cartas de Sempre", "Canto da noite", "O Cristo autêntico", "As novidades A literárias: artísticas e científicas", e muitas outras poesias B Xerox das obras de Schmidt: "Poesias", "Seleta em prosa e verso de Augusto Frederico Schmidt", "Paisagens e seres", "Inventário dos poemas e artigos nos livros de Augusto Frederico Schmidt", "50 poemas escolhidos pelo autor".

8 11 11-C D Xerox das obras de Schmidt: "Fonte invisível: poesia", "Barrès e Pèguy" (Conferência realizada no Centro Dom Vital, em 28/06/1940), "Discurso dos jovens brasileiros", "Ruy Barbosa: defensor do homem" (separata das "Publicações da casa de Ruy Babrbosa" - conferências), "Congresso de Christo Redemptor em 5 de setembro de Poema proferido na Igreja de São Francisco de Paula - Rio de Janeiro", "50 poemas escolhidos pelo autor", "O galo branco", "Cantos do liberto". Xerox de uma homenagem a Schmidt para ser lida na Casa da Cultura de Manhuaçu - MG, tendo como título "Perfil de um poeta", escrito por José. Há um apanhado de pequenos textos que narram algo da vida de Schmidt. Também xerox da obra de Schmidt: "As vozes universais". Além de um xerox de um livro que tem como título "Augusto Frederico Schmidt" de Jon M. Tolman. Reuniões São Paulo - CGB 17 e 18/01/2011. Documentação referente à Doação Espólio de Yedda Lemos E Schmidt & Augusto Frederico Schmidt e a UNESP (FCL/Car). Lei nº 952, de 30 de janeiro de cria a Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" e dá providências correlatas. Identificação fotográfica do mobiliário, tapetes e objetos de decoração. Projeto arquitetônico (sala de Schmidt e sala de Octávio Ianni). Inventário da coleção Yedda & Augusto Frederico Schmidt F Recortes de notícias de jornal sobre a morte de Schmidt

CATÁLOGO DE PERIÓDICOS DO CDPH JORNAIS

CATÁLOGO DE PERIÓDICOS DO CDPH JORNAIS CATÁLOGO DE PERIÓDICOS DO CDPH JORNAIS LONDRINA Bom Domingo : Jornal da Semana Londrina Semanário (1950) Circularam apenas 7 edições; Combate, O Londrina Semanário (1963-1965) Até 1963 era mensal; Circulou

Leia mais

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema 1. Equipamento Cultural 1.1 Sala de Cinema 1.1.1 Cine itinerante 1.1.2 Cineclube 1.1.3 Cinema de rua 1.1.4 Drive-in 1.1.5 Espaço Cultural de Projeção de Filmes e Vídeos 1.1.6 Sala de cinema comunitário

Leia mais

ESTADO E CLASSE TRABALHADORA NOS GOVERNOS MILITARES ( )

ESTADO E CLASSE TRABALHADORA NOS GOVERNOS MILITARES ( ) ESTADO E CLASSE TRABALHADORA NOS GOVERNOS MILITARES (1964 1985) Sigla: ECTGM Doação: Elina Pessanha e Regina Malta Data: Esta coleção é originária de uma pesquisa acadêmica desenvolvida pelas professoras

Leia mais

OSCAR PEREIRA LOPES s-fpar_oscar_n3_ doc

OSCAR PEREIRA LOPES s-fpar_oscar_n3_ doc Sistema de arquivos / Arquivo Central Coordenação de Arquivos Permanentes Setor de Memória Social FUNDOS TEXTUAIS PRIVADOS DESCRIÇÃO NOBRADIANA EM TERCEIRO NÍVEL OSCAR PEREIRA LOPES s-fpar_oscar_n3_120606.doc

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Superintendência de Documentação. Centro de Memória Fluminense. Coleção Nóbrega de Siqueira: catálogo de

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Superintendência de Documentação. Centro de Memória Fluminense. Coleção Nóbrega de Siqueira: catálogo de UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Superintendência de Documentação. Centro de Memória Fluminense. Coleção Nóbrega de Siqueira: catálogo de iconográfico. Niterói, 2013. ---- p. il. (Cadernos do Centro de

Leia mais

Relatório de atividades 7ª Perna

Relatório de atividades 7ª Perna Relatório de atividades 7ª Perna 1 a 31 de Março de 2017 Resultados 2 Clipping Total 7ª Perna 89 matérias publicadas Clipping por Mídia Comparativo 2013 a 2016 3 Produção 4 Divulgação 16 releases produzidos

Leia mais

ACERVOS BRASILEIROS NOS TRÊS REGISTROS DO PROGRAMA MOW MOW REGISTRO INTERNACIONAL FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

ACERVOS BRASILEIROS NOS TRÊS REGISTROS DO PROGRAMA MOW MOW REGISTRO INTERNACIONAL FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL ACERVOS EIROS NOS TRÊS REGISTROS DO PROGRAMA MOW MOW REGISTRO INTER 1 THE EMPEROR S COLLECTION: BRAZILIAN AND FOREIGN PHOTOGRAPHY IN THE NINETEENTH CENTURY. 2 ARQUIVO PÚBLICO CEARÁ CEARÁ, 2003 DO ESPÍRITO

Leia mais

ACERVO AECIM TOCANTINS AT

ACERVO AECIM TOCANTINS AT ARQUIVO DA CASA BARÃO DE MELGAÇO ACERVO AECIM TOCANTINS AT INVENTÁRIO DOS DOCUMENTOS RS Cuiabá, Abril /2014 Correspondência Expedida 17/05/2011 01 Correspondência expedida por Aecim Tocantins à professora

Leia mais

CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA

CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA Autor: Heloisa Maria Murgel Starling e Regina Horta (org.) Editora:UFMG Ano: 2009 Páginas: 219 Resumo: As universidades contemporâneas enfrentam inúmeros

Leia mais

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA GRUPO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA GRUPO: DIREÇÃO (Reuniões Nacionais; Orientação e Organização interna do movimento; Análise e Ação Política) SUBGRUPO: Congressos e Encontros Nacionais

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS CENTRO DE MEMÓRIA E DE PESQUISA HISTÓRICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS CENTRO DE MEMÓRIA E DE PESQUISA HISTÓRICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS CENTRO DE MEMÓRIA E DE PESQUISA HISTÓRICA INVENTÁRIO SUMÁRIO FUNDO ESCOLA DE ENFERMAGEM HUGO WERNECK DATAS-LIMITE: 1945/1979 FUNDO: ESCOLA DE

Leia mais

Academia das Ciências de Lisboa Biblioteca. Exposição Bibliográfica de homenagem a Fernando Namora

Academia das Ciências de Lisboa Biblioteca. Exposição Bibliográfica de homenagem a Fernando Namora Academia das Ciências de Lisboa Biblioteca Exposição Bibliográfica de homenagem a Fernando Namora Antecâmara da Sala de Leitura, 11 de Julho de 2019 As fotografias da exposição foram gentilmente cedidas

Leia mais

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES UFGD FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO REGIONAL FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES COLEÇÃO: DOCUMENTOS ORIGINAIS 1. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. Código de referência: BR CDR DORIG 1.2. Título:

Leia mais

9 Referências bibliográficas

9 Referências bibliográficas 9 Referências bibliográficas ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1982.. Carta a Alphonsus de Guimaraens, em 03

Leia mais

PRINCIPAIS OBRAS DE LEODEGÁRIO A. DE AZEVEDO FILHO

PRINCIPAIS OBRAS DE LEODEGÁRIO A. DE AZEVEDO FILHO PRINCIPAIS OBRAS DE LEODEGÁRIO A. DE AZEVEDO FILHO 1. Alguns Problemas do Idioma. Rio de Janeiro: Gráfica Carioca, 1953. 2. Didática Especial de Português. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1958. 3. A

Leia mais

Mesa Diretora Biênio 2009/2010

Mesa Diretora Biênio 2009/2010 54ª Legislatura Mesa Diretora Biênio 2009/2010 Senador José Sarney Presidente Senador Marconi Perillo Vice-presidente Senador João Claudino 2º Secretário Senadora Serys Slhessarenko 2º Vice-presidente

Leia mais

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES UFGD FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO REGIONAL FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES COLEÇÃO: ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL 1. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. Código de referência: BR CDR

Leia mais

Arquivo Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

Arquivo Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo Municipal - Mun. Fig. Cast. Rodrigo De: Enviado: Para: Assunto: Arquivo Municipal Figueira de Castelo Rodrigo [arquivomunicipalfcr=cmfcr.pt@mail25.atl71.mcdlv.net] em nome de Arquivo Municipal Figueira

Leia mais

1. Oficina de Rimas. Marcação prévia: pelo

1. Oficina de Rimas. Marcação prévia: pelo 1. Oficina de Rimas Os participantes são estimulados a criar rimas a partir de um tema escolhido pelo grupo. As rimas criadas são listadas e a partir delas, o grupo irá contar uma pequena história em versos.

Leia mais

Imagem Institucional outubro/2003

Imagem Institucional outubro/2003 Imagem Institucional outubro/2003 Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa "Top of Mind" da Folha de S. Paulo, pelo 10º ano consecutivo, é o destaque do mês Oretorno de imagem da Unimed

Leia mais

LIVRO-CAIXA. (Inclui artigos sobre os romances Chove nos campos de Cachoeira, Marajó e Três casas e um rio)

LIVRO-CAIXA. (Inclui artigos sobre os romances Chove nos campos de Cachoeira, Marajó e Três casas e um rio) LIVRO-CAIXA (Inclui artigos sobre os romances Chove nos campos de Cachoeira, Marajó e Três casas e um rio) 65 recortes de 13/7/1940 a [1958?] + 1 Cp e 1 Dv DESCRIÇÃO GERAL DO "LIVRO-CAIXA": Antigo livro-caixa

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO CHRISPIM JACQUES BIAS FORTES

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO CHRISPIM JACQUES BIAS FORTES GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO CHRISPIM JACQUES BIAS FORTES Revisão e Atualização Diretoria de Arquivos Permanentes Diretoria

Leia mais

Imagem Institucional Setembro/2003

Imagem Institucional Setembro/2003 Imagem Institucional Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa Ranking "Exame 100 Melhores para Você Trabalhar" é um dos destaques do mês Oretorno de imagem da Unimed do Brasil, medido com

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

MUNIZ FERREIRA. Sigla: MF Doação: MUNIZ GONÇALVES FERREIRA Data da Doação: novembro de 1995 Documentação: (período abrangido)

MUNIZ FERREIRA. Sigla: MF Doação: MUNIZ GONÇALVES FERREIRA Data da Doação: novembro de 1995 Documentação: (período abrangido) MUNIZ FERREIRA Sigla: MF Doação: MUNIZ GONÇALVES FERREIRA Data da Doação: novembro de 1995 Documentação: 1981 1991 (período abrangido) Dados Biográficos do Títular: Data de nascimento: 02 de fevereiro

Leia mais

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DA COBERTURA DEDICADA PELA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA À AGENDA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INCLUI SEÇÃO ESPECIAL COM DADOS RELACIONADOS

Leia mais

Nº Proc. TÍTULO DATA-LIMITE VOL. COTA. Carta corrente com a firma Oswald Offman M1 (1)

Nº Proc. TÍTULO DATA-LIMITE VOL. COTA. Carta corrente com a firma Oswald Offman M1 (1) Carta corrente com a firma Oswald Offman M1 (1) 1985 1 8-1 Convites para jantares nos espaços da ajuda de pena M1 (2) 1897-1901 1 8-1 Agenda (Diário) M1 (3) 1895 1 8-1 Nomeação e exoneração M2 (1) 1980-1896

Leia mais

Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES

Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES António Nobre: o Poeta do Só Para comemorar o 1º Centenário da morte de António Nobre, em 2000, a Biblioteca Pública Municipal do Porto e a

Leia mais

Sigla: AM Doação: Data:

Sigla: AM Doação: Data: ÂNGELO MORENA Sigla: AM Doação: Data: Dados biográficos: não disponíveis Organização dos documentos A documentação de Ângelo Morena está organizada em oito séries: 1) eventos culturais no Social Ramos

Leia mais

Imagem Institucional Março/2004

Imagem Institucional Março/2004 Imagem Institucional Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa Empresas Comportamento - Uma questão de respeito Destaque do mês para matéria na Revista Exame Oretorno de imagem da Unimed

Leia mais

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL SUPLEMENTOS. Mídia Kit 2018

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL SUPLEMENTOS. Mídia Kit 2018 SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL SUPLEMENTOS Mídia Kit 2018 PANROTAS PANROTAS - Engajada em viabilizar oportunidades de negócios para a sua empresa ENGAJAMENTO RESULTADOS PARCERIA INOVAÇÃO

Leia mais

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL ANUÁRIOS. Mídia Kit 2018

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL ANUÁRIOS. Mídia Kit 2018 SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL ANUÁRIOS Mídia Kit 2018 PANROTAS PANROTAS - Engajada em viabilizar oportunidades de negócios para a sua empresa ENGAJAMENTO RESULTADOS PARCERIA INOVAÇÃO Empresa

Leia mais

TRÊS HISTÓRIAS DESENHADAS

TRÊS HISTÓRIAS DESENHADAS José de Almada Negreiros TRÊS HISTÓRIAS DESENHADAS introdução Sara Afonso Ferreira ASSÍRIO & ALVIM A obra plural de Almada é um palco de experiências gráficas, pictóricas, poéticas e gestuais onde incessantemente

Leia mais

3º p. 144 Orlando, Virginia Woolf C736d = 690

3º p. 144 Orlando, Virginia Woolf C736d = 690 Jogo de evocação Léo Tavares é artista plástico e escritor. É, na verdade, artista-escritor ou escritor-artista: cria imagens com palavras e escreve plasticamente na sua produção poética, texto e imagens

Leia mais

Imagem Institucional Fevereiro/2004

Imagem Institucional Fevereiro/2004 Imagem Institucional Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa Hospital Unimed Sorocaba Inaugura Nova Ala é destaque do mês Oretorno de imagem da Unimed do Brasil, medido com base na centimetragem

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Finding Aid - Lopes Pontes (LP)

Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Finding Aid - Lopes Pontes (LP) Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz Finding Aid - (LP) Generated by Access to Memory (AtoM) 2.3.0 Printed: September 06, 2016 Language of description: Portuguese Fundação Oswaldo Cruz. Casa de

Leia mais

Rio de Janeiro recebe título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade

Rio de Janeiro recebe título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade Rio de Janeiro recebe título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade Paisagens da cidade como a praia de Copacabana e o Pão de Açúcar serão preservadas. Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca,

Leia mais

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Histórico Editado pela Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, há seis anos Atualmente o jornal está na edição número 75 Primeira edição: agosto de 2011, destacando

Leia mais

TONI RODRIGUES. Toni Rodrigues, como é popularmente conhecido, é piripiriense de. nascimento e altoense de coração, como ele próprio se define.

TONI RODRIGUES. Toni Rodrigues, como é popularmente conhecido, é piripiriense de. nascimento e altoense de coração, como ele próprio se define. TONI RODRIGUES Toni Rodrigues, como é popularmente conhecido, é piripiriense de nascimento e altoense de coração, como ele próprio se define. Veio à luz do mundo aos oito dias de mês de Junho de 1968,

Leia mais

SEÇÕES E CADERNOS. 24 Horas. Guia Correio. Esporte. Autos. Vida. Bazar. Imóveis. Acheaqui. Mais

SEÇÕES E CADERNOS. 24 Horas. Guia Correio. Esporte. Autos. Vida. Bazar. Imóveis. Acheaqui. Mais Fevereiro O JORNAL CORREIO Jornal líder de circulação na Bahia e com o maior número de leitores na grande Salvador, o Correio é destaque na impressa nacional desde que implantou um projeto editorial e

Leia mais

Carlos Drummond de Andrade Uma forma de saudade

Carlos Drummond de Andrade Uma forma de saudade Carlos Drummond de Andrade Uma forma de saudade Páginas de diário ORGANIZAÇÃO Pedro Augusto Graña Drummond [ 11 ] Carlos Drummond de Andrade Graña Drummond www.carlosdrummond.com.br Grafia atualizada segundo

Leia mais

DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO

DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO Janeiro 2018 Biblioteca do Exército O General RAMALHO EANES e a História Recente de Portugal O General Ramalho Eanes e a História Recente de Portugal / M. Vieira Pinto ; nota prévia

Leia mais

Coleção Yedda & Augusto Frederico Schmidt. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras Campus Araraquara UNESP Universidade Estadual Paulista

Coleção Yedda & Augusto Frederico Schmidt. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras Campus Araraquara UNESP Universidade Estadual Paulista Coleção Yedda & Augusto Frederico Schmidt Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras Campus Araraquara UNESP Universidade Estadual Paulista Mais de quarenta anos depois que eu estiver desaparecido, quem

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS CENTRO DE MEMÓRIA E DE PESQUISA HISTÓRICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS CENTRO DE MEMÓRIA E DE PESQUISA HISTÓRICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS CENTRO DE MEMÓRIA E DE PESQUISA HISTÓRICA INVENTÁRIO SUMÁRIO FUNDO CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS - CRUB DATAS-LIMITE: 1966/1994

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibicoara publica:

Prefeitura Municipal de Ibicoara publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1688 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 054/2019 de 23 de abril de 2019-Dispõe sobre alteração do decreto n 042/2019, que nomeou os membros do Conselho Municipal

Leia mais

Autores Talitha B. Motter (IC/PROPESQ Voluntário); Bianca Knaak (orientadora)

Autores Talitha B. Motter (IC/PROPESQ Voluntário); Bianca Knaak (orientadora) Autores Talitha B. Motter (IC/PROPESQ Voluntário); Bianca Knaak (orientadora) talibbmm@hotmail.com; bknaak@hotmail.com Área História da Arte Brasileira Apresentação Clube de Gravura de Porto Alegre (1950-1956)

Leia mais

Imagem Institucional Dezembro/2003

Imagem Institucional Dezembro/2003 Imagem Institucional Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa Entrevista com Celso Barros da revista Forbes é destaque do mês Oretorno de imagem da Unimed do Brasil, medido com base na centimetragem

Leia mais

Casimiro de Abreu (PC)

Casimiro de Abreu (PC) Coordenação Geral de Processamento e Preservação do Acervo Coordenação de Documentos Escritos Equipe de Documentos Privados Coleção Casimiro de Abreu (PC) INVENTÁRIO Coordenação Geral de Processamento

Leia mais

EDITAL nº 020/2015 MESTRADO EM LETRAS. (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014).

EDITAL nº 020/2015 MESTRADO EM LETRAS. (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014). EDITAL nº 020/2015 MESTRADO EM LETRAS (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014). DISCIPLINA ISOLADA 1º semestre de 2016 A Reitoria do CES/JF, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL PAUTAS ESPECIAIS. Mídia Kit 2018

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL PAUTAS ESPECIAIS. Mídia Kit 2018 SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL PAUTAS ESPECIAIS Mídia Kit 2018 PANROTAS PANROTAS - Engajada em viabilizar oportunidades de negócios para a sua empresa ENGAJAMENTO RESULTADOS PARCERIA INOVAÇÃO

Leia mais

Como é que um filho que é artista se pode aproximar

Como é que um filho que é artista se pode aproximar BELO, Duarte. O núcleo da claridade: entre as palavras de Ruy Belo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2011. 240 p. Nuno Costa Santos Cineasta / Roteirista / Escritor Realizador do documentário Ruy Belo, era uma

Leia mais

A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

Acervo José Nazareno Mimessi

Acervo José Nazareno Mimessi Acervo José Nazareno Mimessi Recortes de periódicos sobre o Museu de Arte Primitiva de Assis e Arte Naïf Título do Periódico Título da Matéria Local Data Voz da Terra Criado Museu de Arte Primitiva de

Leia mais

Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea

Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea Arquivos do Estado Arquivo da C. M. Lisboa Joel Serrão MariaJosé da Silva Leal Miriam Halpern Pereira ' i.kjl,i, J ~'.,.... '.,'.,.- I ;;,VlY;f.'l':"".'

Leia mais

ANTÓNIA FERREIRA: A DESENHADORA DE PAISAGENS RAINHA DOS ARES: A ÁGUIA IMPERIAL-IBÉRICA FERNANDO PESSOA O MENINO QUE ERA MUITOS POETAS

ANTÓNIA FERREIRA: A DESENHADORA DE PAISAGENS RAINHA DOS ARES: A ÁGUIA IMPERIAL-IBÉRICA FERNANDO PESSOA O MENINO QUE ERA MUITOS POETAS EDIÇÕES INCM RECOMENDADAS PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA 2027 Dos 6 aos 141 Anos: ANTÓNIA FERREIRA: A DESENHADORA DE PAISAGENS Autor: João Paulo Cotrim Ilustração: Pedro Lourenço / Pato Lógico RAINHA DOS

Leia mais

Arte Poesia conto Crônica. & Comportamento

Arte Poesia conto Crônica. & Comportamento Arte Poesia conto Crônica Entrevista & Comportamento Quero celebrar a vida...quero celebrar meus gloriosos dias nessa terra. Quero honrar meus Deuses e Deusas! Da velha África, quero celebrar os meus ritos

Leia mais

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL REVISTA PANROTAS. Mídia Kit 2018

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL REVISTA PANROTAS. Mídia Kit 2018 SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES REVISTA PANROTAS Mídia Kit 2018 PANROTAS PANROTAS - Engajada em viabilizar oportunidades de negócios para a sua empresa ENGAJAMENTO RESULTADOS PARCERIA INOVAÇÃO Empresa de

Leia mais

6. Referências Bibliográficas

6. Referências Bibliográficas 84 6. Referências Bibliográficas ALMEIDA, P. M. de. Carta para Carlos Drummond de Andrade. São Paulo, 10 de nov. de 1977. 5 f. Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Fundação Casa de Rui Barbosa. ANDRADE,

Leia mais

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini Modulo 11 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O populismo pode ser compreendido como: Uma forma de exercício político garantida pelo apoio da grande massa Um sistema no qual o

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DA COLEÇÃO BARÃO HOMEM DE MELLO

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DA COLEÇÃO BARÃO HOMEM DE MELLO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DA COLEÇÃO BARÃO HOMEM DE MELLO Revisão e Atualização Diretoria de Arquivos Permanentes Diretoria de

Leia mais

FUNDAÇÃO SIDÓNIO MURALHA

FUNDAÇÃO SIDÓNIO MURALHA FUNDAÇÃO SIDÓNIO MURALHA A Fundação Sidónio Muralha foi criada em 29 de setembro de 1998, tendo por instituidores Helen Anne É uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de difundir e preservar

Leia mais

José Calasans, As Memórias do Dr. Albertazzi.

José Calasans, As Memórias do Dr. Albertazzi. Deve existir no Céu um protetor dos pesquisadores em geral e dos pesquisadores de História em particular. Ignoro seu santo nome, mas posso dar testemunho público de sua generosa proteção aos mariscadores

Leia mais

Sumário. Lista de Tabelas... 17

Sumário. Lista de Tabelas... 17 Sumário Lista de Tabelas... 17 Prefácio da Segunda Edição... 21 Apresentação... 25 Agradecimentos... 29 Nota Prévia... 33 Nota sobre as Estatísticas... 37 Prefácio da Edição Americana (1982)... 41 Prólogo:

Leia mais

REGULAMENTO DO 13º CONCURSO LITERÁRIO MARIO QUINTANA E DO TROFÉU VERA KARAM DE POESIA DE TEMÁTICA FEMININA SINTRAJUFE-RS 2017

REGULAMENTO DO 13º CONCURSO LITERÁRIO MARIO QUINTANA E DO TROFÉU VERA KARAM DE POESIA DE TEMÁTICA FEMININA SINTRAJUFE-RS 2017 REGULAMENTO DO 13º CONCURSO LITERÁRIO MARIO QUINTANA E DO TROFÉU VERA KARAM DE POESIA DE TEMÁTICA FEMININA SINTRAJUFE-RS 2017 1. O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS Sintrajufe-RS,

Leia mais

EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO SEM CAPA I DE EULÁLIO MOTTA

EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO SEM CAPA I DE EULÁLIO MOTTA EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO SEM CAPA I DE EULÁLIO MOTTA Tainá Matos Lima Alves (IC/ UEFS) Profª. Drº Patrício Nunes Barreiros (UEFS-UNEB/Orientador) A pesquisa: breve itinerario As primeiras pesquisas

Leia mais

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication MARCOS ROBERTO Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado

Leia mais

relatório de visibilidade em marketing esportivo

relatório de visibilidade em marketing esportivo relatório de visibilidade em marketing esportivo janeiro a /2014 Informídia + Ibope + Repucom resumo geral (tv+jornal) índice janeiro a /2014 Informídia + Ibope + Repucom Handebol espaço ocupado na mídia

Leia mais

relatório de visibilidade em marketing esportivo

relatório de visibilidade em marketing esportivo relatório de visibilidade em marketing esportivo janeiro a abril/2014 Informídia + Ibope + Repucom resumo geral (tv+jornal) índice janeiro a abril/2014 Informídia + Ibope + Repucom Handebol espaço ocupado

Leia mais

relatório de visibilidade em marketing esportivo

relatório de visibilidade em marketing esportivo relatório de visibilidade em marketing esportivo janeiro a março/2014 Informídia + Ibope + Repucom resumo geral (tv+jornal) índice janeiro a março/2014 Informídia + Ibope + Repucom Handebol espaço ocupado

Leia mais

relatório de visibilidade em marketing esportivo

relatório de visibilidade em marketing esportivo relatório de visibilidade em marketing esportivo janeiro a fevereiro/2014 Informídia + Ibope + Repucom resumo geral (tv+jornal) índice janeiro a fevereiro/2014 Informídia + Ibope + Repucom Handebol espaço

Leia mais

Centro de Memória: Ciência e cultura no discurso da Odontologia Nº SIEX: Grande área do conhecimento: Ciências da Saúde Principal área

Centro de Memória: Ciência e cultura no discurso da Odontologia Nº SIEX: Grande área do conhecimento: Ciências da Saúde Principal área Centro de Memória: Ciência e cultura no discurso da Odontologia Nº SIEX: 400072 Grande área do conhecimento: Ciências da Saúde Principal área temática de extensão: Saúde Laura Fraga Nunes Graduanda em

Leia mais

4. Após terminar a atividade, faça um resumo dela examinando os termos da lista no passo 3 acima.

4. Após terminar a atividade, faça um resumo dela examinando os termos da lista no passo 3 acima. GUIA DO FACILITADOR 1. Apresentação da atividade: Uma das partes mais difíceis da coleta de registros é avaliar um registro e decidir se ele deve ser coletado. O custo e o esforço para aquisição, processamento,

Leia mais

RAIMUNDO CORREIA ALELUIAS. Introdução, fixação do texto e notas. Maria da Penha Campos Fernandes EDICŌESECOPY

RAIMUNDO CORREIA ALELUIAS. Introdução, fixação do texto e notas. Maria da Penha Campos Fernandes EDICŌESECOPY EDICŌESECOPY ALELUIAS RAIMUNDO CORREIA ALELUIAS Introdução, fixação do texto e notas Maria da Penha Campos Fernandes EDICŌESECOPY Autor: Raimundo Correia Título: Aleluias Introdução, fixação do texto e

Leia mais

LISTA DE MORTOS POR POLICIAIS E ENCAPUZADOS (de 1 a 31 de julho de 2008)

LISTA DE MORTOS POR POLICIAIS E ENCAPUZADOS (de 1 a 31 de julho de 2008) LISTA DE MORTOS POR POLICIAIS E ENCAPUZADOS (de 1 a 31 de julho de 2008) Esta lista foi elaborada pela equipe do site OBSERVATÓRIO DAS VIOLÊNCIAS POLICIAIS-SP (www.ovp-sp.org) a partir de notícias de jornais

Leia mais

Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG

Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG Nina C. Mendonça Campos de Miranda (UFMG) - ninacm40@yahoo.com.br Flávia Silvestre

Leia mais

HEMEROTECA Coleção de Revistas 2015/2016

HEMEROTECA Coleção de Revistas 2015/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE LETRAS E CIENCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA HISTÓRICA HEMEROTECA Coleção de Revistas Pesquisa, digitação e organização:

Leia mais

Exposição A Fundação da Sociedade Brasileira de Física

Exposição A Fundação da Sociedade Brasileira de Física Exposição A Fundação da Sociedade Brasileira de Física Esta exposição comemora os 50 anos da fundação da Sociedade Brasileira de Física, que aconteceu na Reunião Anual da SBPC de1966. Em 1948, quando a

Leia mais

O Fundo de Arquivo de Dom António José Rafael. Produzido pelo gestor de informação: Joel Lourenço; 2018

O Fundo de Arquivo de Dom António José Rafael. Produzido pelo gestor de informação: Joel Lourenço; 2018 1 O Fundo de Arquivo de Dom António José Rafael Produzido pelo gestor de informação: Joel Lourenço; 2018 2 3 Índice Quadro de classificação... 4 Inventário... 6 Fundo: Dom António José Rafael... 7 Secção:

Leia mais

Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles

Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles INSTITUTO MOREIRA SALLES Fundado em 1990 pelo embaixador Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto é uma entidade civil sem fins lucrativos.

Leia mais

MAPA DE EQUIVALÊNCIA

MAPA DE EQUIVALÊNCIA MAPA DE EQUIVALÊNCIA APÊNDICE F CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre de 2010 DISCIPLINA () () de HFC0008 Comunicação 1º. 60 4 1 HFC0008 Comunicação 4º 6º

Leia mais

DIREITOS E JUSTIÇA DO TRABALHO NO BRASIL

DIREITOS E JUSTIÇA DO TRABALHO NO BRASIL DIREITOS E JUSTIÇA DO TRABALHO NO BRASIL Catálogo de documentos Este catálogo reúne documentos referentes a pesquisa Perfil da Magistratura do Trabalho no Brasil, coordenada pelas professoras Elina Pessanha

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

mediakit NOtÍCiaS magazine V300315

mediakit NOtÍCiaS magazine V300315 mediakit V300315 01.apresentação apresentação Para tornar o seu domingo num dia único. É uma revista semanal de informação geral. Pretende dar ao leitor informação útil que o faça pensar sobre a realidade

Leia mais

Juliana Pereira Rocha (IC/UEFS) Profº. Drº. Patrício Nunes Barreiros (UNEB/PPPGEL/UEFS)

Juliana Pereira Rocha (IC/UEFS) Profº. Drº. Patrício Nunes Barreiros (UNEB/PPPGEL/UEFS) Juliana Pereira Rocha (IC/UEFS) Profº. Drº. Patrício Nunes Barreiros (UNEB/PPPGEL/UEFS) Eulálio em Salvador, 1932. (EF1.348.CV2.05.035) Eulálio de Miranda Motta (1907-1988) nasceu em 15 de abril de 1907,

Leia mais

COLEÇÃO TEXTUAL CT009 DI MAMBRO ct_ct009_n3_ pdf

COLEÇÃO TEXTUAL CT009 DI MAMBRO ct_ct009_n3_ pdf Sistema de Arquivos/ Arquivo Central Coordenação de Arquivos Permanentes COLEÇÕES TEXTUAIS DESCRIÇÃO NOBRADIANA EM TERCEIRO NÍVEL COLEÇÃO TEXTUAL CT009 DI MAMBRO ct_ct009_n3_130809.pdf (Sobre a Cia. Siderúrgica

Leia mais

Apresentação. Justificativa

Apresentação. Justificativa Museu Oscar Niemeyer (MON). Curitiba. 2012. Apresentação Múltiplo Leminski é a maior exposição já realizada sobre o escritor Paulo Leminski. A mostra apresenta a trajetória completa da vida e da obra do

Leia mais

RECONSTRUÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

RECONSTRUÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO RECONSTRUÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO Sigla: RPCB Doação: Otelino de Oliveira Documentação: 1979-1991 (período abrangido) Histórico A Coleção RECONSTRUÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, reúne

Leia mais

EDITAL nº 016/2016 MESTRADO EM LETRAS. (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014).

EDITAL nº 016/2016 MESTRADO EM LETRAS. (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014). EDITAL nº 016/2016 MESTRADO EM LETRAS (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014). DISCIPLINA ISOLADA 1º semestre de 2017 A Reitoria do CES/JF, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

Danilo Arnaldo Briskievicz PASSADIÇO

Danilo Arnaldo Briskievicz PASSADIÇO Danilo Arnaldo Briskievicz PASSADIÇO 0 Danilo Arnaldo Briskievicz PASSADIÇO Edição do autor Belo Horizonte 2015 1 Apresentação Quando era criança na cidade do Serro esta fotografia do passadiço do Colégio

Leia mais

EXECUÇÃO CONTRATUAL DE PUBLICIDADE , , , , , , , , , ,90 11.

EXECUÇÃO CONTRATUAL DE PUBLICIDADE , , , , , , , , , ,90 11. EXECUÇÃO CONTRATUAL DE PUBLICIDADE Agência: Artplan Comunicação S.A. Ano: 2014 Contrato: 51/2013 Produção Mês Ano Meio Valor () Valor Total () janeiro14 fevereiro14 março14 abril14 maio14 junho14 julho14

Leia mais

Denominação / localização. Igreja Matriz de Nossa Senhora de Consolação Praça Alferes José Pinto de Oliveira, s/n o, Centro.

Denominação / localização. Igreja Matriz de Nossa Senhora de Consolação Praça Alferes José Pinto de Oliveira, s/n o, Centro. RELAÇÃO BENS CULTURAIS PROTEGIDOS PATRIMÔNIO TOMBADO NÍVEL DE PROTEÇÃO: Municipal Estrutura Arquitetônica e Urbanística EAU Denominação / localização Igreja Matriz de Nossa Senhora de Consolação s/n o,

Leia mais

EDIÇÕES INCM RECOMENDADAS PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA 2027

EDIÇÕES INCM RECOMENDADAS PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA 2027 EDIÇÕES INCM RECOMENDADAS PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA 2027 Dos 9 aos 11 Anos: Fernando Pessoa O Menino Que Era Muitos Poetas Ilustração: João Fazenda /Pato Lógico Edições Almada Negreiros Viva o Almada,

Leia mais

Parte II. A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação

Parte II. A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação Parte II A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação Etapas de trabalho 1 Aquisição Diretrizes institucionais: política de aquisição Análise preliminar do arquivo/relatório

Leia mais

ITINERÂNCIA POÉTICA. Guilherme Salgado

ITINERÂNCIA POÉTICA. Guilherme Salgado ITINERÂNCIA POÉTICA Guilherme Salgado Itinerância Poética é um projeto autônomo, solidário e colaborativo idealizado pelo poeta e educador popular Guilherme Salgado. Desde 2013 este movimento circula por

Leia mais

2. conceição veloso e paulo martin

2. conceição veloso e paulo martin sumário Prefácio da Terceira Edição (2012) 17 Apresentação 19 Agradecimentos 21 Nota Prévia 25 Nota sobre as Estatísticas 27 Prefácio da Edição Americana (1982) 29 Prólogo: A Nova Arte, o Novo Mundo 33

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA - FAIT CURSO DE FARMÁCIA

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA - FAIT CURSO DE FARMÁCIA 1 SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA - FAIT CURSO DE FARMÁCIA INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO DE HORAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS E IMAGENS

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS E IMAGENS REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS E IMAGENS O presente Regulamento define os serviços prestados pelos Serviços de Museologia do Museu do Douro, estabelecendo as regras de cedência e publicação

Leia mais