SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA"

Transcrição

1 PROCESSO : CF-2161/2011 INTERESSADO : JOÃO FRANCISCO DA SILVA CORADO ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-AM Recurso contra a decisão da CER-AM, que indeferiu o registro da candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 059/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-AM, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual João Francisco da Silva Corado requer a reforma da decisão que indeferiu o requerimento de registro da sua candidatura; Considerando que o recorrente alega que a certidão de distribuição cível juntada ao requerimento de registro supre qualquer outra na área cível, bem como que nunca participou de sociedade comercial, motivo pelo qual não teria processo de falência ou recuperação judicial contra si; Considerando que, em consulta ao site do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas na Internet ( pode-se constatar a existência de certidões cível, criminal, execução fiscal estadual, execução fiscal municipal, falência e recuperação de crédito e família; Considerando que, ao contrário do que alega o interessado, a certidão cível não abrange os processos de falência e recuperação judicial no Estado do Amazonas, motivo pelo qual deveria ser acostada ao requerimento certidão específica nesse sentido, para fins de atendimento ao art. 44, inciso IV, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007; Considerando, portanto, não ser possível a verificação de que o interessado não se encontra enquadrado na hipótese de inelegibilidade prevista no art. 40, inciso I, do mesmo normativo, motivo pelo qual é aplicável ao caso o parágrafo único do art. 50, do mesmo normativo, no que tange à documentação incompleta; CONHECER do recurso interposto por João Francisco da Silva Corado contra a Deliberação nº 005/2011-CER-AM para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o indeferimento do requerimento de registro do interessado.

2 PROCESSO : CF-2176/2011 INTERESSADO : JOSÉ CLEMERSON SANTOS BATISTA ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-AP Recurso contra a decisão da CER-AP, que indeferiu o registro da candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 060/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-AP, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual José Clemerson Santos Batista requer a reforma da decisão que indeferiu o requerimento de registro da sua candidatura; Considerando que o recorrente alega que não incide em nenhuma das hipóteses de inelegibilidade descritas no art. 40, inciso IV, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, bem como que a certidão judicial na qual constam processos em andamento certifica que não há sentença condenatória transitada em julgado para a parte ; Considerando que o prazo previsto no calendário eleitoral foi alterado por meio da Deliberação nº 057/2011-CEF, no sentido de ajustar o calendário em função de equívoco constatado, de forma que o prazo anteriormente previsto para recurso à CEF (art. 52) se encerraria em 05/09/2011, passando a ser 02/09/2011; Considerando que a aludida alteração foi publicada tão somente na primeira semana de setembro, não atentando para a exiguidade de tempo entre a divulgação da alteração e o próprio prazo alterado, o que poderia acarretar questionamentos judiciais e prejuízos aos candidatos; Considerando, portanto, que deve ser conhecido o recurso do interessado, ainda que protocolado em 05/09/2011; Considerando o posicionamento da CEF acerca da finalidade das certidões, de acordo com o Parecer nº 145/2011-PROJ, que conclui que, do ponto de vista jurídico, as certidões judiciais exigidas nos regulamentos eleitorais tem por finalidade, única e exclusivamente, a comprovação de que o candidato não incorre em nenhuma das situações de inelegibilidade, não havendo necessidade de apresentação de certidões que não estejam relacionadas às hipóteses de inelegibilidade, pois irrelevantes para a análise do deferimento da candidatura ; CONHECER do recurso interposto por José Clemerson Santos Batista contra a decisão da CER-AP (ata de reunião nº 02/2011-CER-AP), que indeferiu o seu registro de candidatura para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO, no sentido de, reformando a Decisão da CER-AP, deferir o requerimento de registro de candidatura de José Clemerson Santos Batista para o cargo de Presidente do Crea-AP.

3 PROCESSO : CF-2159/2011 INTERESSADO : MARCO ANTONIO AMIGO ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-BA Recurso contra a decisão da CER-BA, que deferiu o registro de candidatura de Rute Carvalhal Borges. DELIBERAÇÃO Nº 061/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-BA, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Marco Antonio Amigo requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento de registro de candidatura de Rute Carvalhal Borges; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que a Certidão Negativa de Ética do Crea-BA seria inválida para fins eleitorais, uma vez que não constou do documento a validade da certidão não superior a 90 dias, nos termos do parágrafo único, do art. 44, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007; Considerando que, em sede de contrarrazões, a recorrida alega, em síntese, que a certidão foi expedida em 10/08/2011 e é igual às dos demais candidatos, com exceção do recorrente, bem como que a finalidade da norma é comprovar que a certidão é atual, motivo pelo qual o documento não pode ser válido por mais de 90 dias, e ainda que, mediante solicitação posterior, o Crea-BA expediu nova certidão; Considerando que a Certidão Negativa de Ética apresentada pela recorrida quando do seu requerimento de registro de candidatura foi expedida em 10/08/2011, ou seja, com menos de 90 dias do prazo de requerimento de registro (16/08/2011), sendo válida, portanto, para os fins do art. 40, inciso III, do mesmo normativo citado; CONHECER do recurso interposto por Marco Antonio Amigo contra a Decisão 009/2011 da CER-BA, que deferiu o registro de candidatura de Rute Carvalhal Borges para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de Rute Carvalhal Borges.

4 PROCESSO : CF-2157/2011 INTERESSADO : JOSÉ GUSTAVO SILVA ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-GO Recurso contra a decisão da CER-GO, que deferiu o registro de candidatura de Gerson de Almeida Taguatinga. DELIBERAÇÃO Nº 062/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-GO, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual José Gustavo Silva requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento de registro de candidatura de Gerson de Almeida Taguatinga; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que não foram apresentadas as certidões negativas da Justiça Federal do Goiás, mas sim do TRF 1ª Região, sendo que os aludidos documentos são distintos, bem como também não foi apresentada a certidão negativa expedida em nome da pessoa jurídica da qual o candidato declara fazer parte, hipótese em que incidiria o art. 50, parágrafo único, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007; Considerando que, em sede de contrarrazões, o recorrido alega, em síntese, que o interessado não possui legitimidade para impugnar candidatura, pois estaria inadimplente junto ao Sistema Confea/Crea, bem como faz juntar aos autos, em anexo à sua contestação, as aludidas certidões negativas anteriormente ausentes, justificando que a irregularidade formal estaria sanada, encontrando-se convalidado o ato; Considerando que o Regulamento Eleitoral pertinente ao caso, Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, não disciplina quem seria parte legítima para apresentação de impugnação à candidatura, tendo como único critério de admissibilidade o prazo aludido no art. 48, da citada norma; Considerando que a certidão expedida pelo TRF 1ª Região é distinta daquela expedida pela Justiça Federal do Goiás, mas que o candidato apresentou a certidão da Justiça Federal do Goiás 1ª instância;

5 Considerando que, a certidão de falência e recuperação judicial a que alude o Regulamento Eleitoral (art. 44, inciso IV, Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007), deve ser expedida tão somente em nome do candidato-requerente, motivo pelo qual a certidão apresentada no requerimento de registro é apta para comprovar que o requerente ora recorrido não se encontra na hipótese de inelegibilidade elencada no art. 40, inciso I, Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007); CONHECER do recurso interposto por José Gustavo Silva contra a Decisão 008/2011 da CER-GO, que deferiu o registro de candidatura de Gerson de Almeida Taguatinga para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo a Decisão da CER-GO, pelo deferimento do requerimento de registro de candidatura de Gerson de Almeida Taguatinga.

6 PROCESSO : CF-2174/2011 INTERESSADO : MARISTELA MITIKO OKAMURA ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-MT Recurso contra a decisão da CER-MT, que deferiu o registro de candidatura de Juares Silveira Samaniego. DELIBERAÇÃO Nº 063/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-MT, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Maristela Mitiko Okamura requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento de registro de candidatura de Juares Silveira Samaniego; Considerando que a recorrente-interessada alega, em síntese, que as certidões exigidas no art. 44, inciso IV, Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007 apresentadas pelo recorrido são positivas e não negativas, fato este que no seu entender levariam ao indeferimento do registro de candidatura; Considerando que, em sede de contrarrazões, o recorrido alega, em síntese, que, a despeito da existência de processos judiciais em seu nome, não incide em nenhuma das hipóteses de inelegibilidade previstas no art. 40, do mesmo normativo, bem como que os processos judiciais existentes não são contra a Administração Pública nem possuem decisão condenatória transitada em julgado; Considerando que é entendimento da Comissão Eleitoral Federal que as certidões judiciais exigidas nos regulamentos eleitorais tem por finalidade, única e exclusivamente, a comprovação de que o candidato não incorre em nenhuma das situações de inelegibilidade, não havendo necessidade de apresentação de certidões que não estejam relacionadas às hipóteses de inelegibilidade, pois irrelevantes para a análise do deferimento da candidatura, nos termos do Parecer nº 145/2011-PROJ; CONHECER do recurso interposto por Maristela Mitiko Okamura contra a Decisão da CER-MT (Ata da 1ª Reunião Ordinária da CER/MT), que deferiu o registro de candidatura de Juares Silveira Samaniego para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de Juares Silveira Samaniego.

7 PROCESSO : CF-2167/2011 INTERESSADO : JOSÉ MÁRIO DE ARAÚJO CAVALCANTI ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-PE Recurso contra a decisão da CER-PE, que deferiu o registro de candidatura de Roberto Luiz de Carvalho Freire. DELIBERAÇÃO Nº 064/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-PE, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual José Mário de Araújo Cavalcanti requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento de registro de candidatura de Roberto Luiz de Carvalho Freire; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que o recorrido exerce o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro do Estado de Pernambuco, motivo pelo qual não poderia concorrer à Presidência do Crea-PE, em função da impossibilidade de acúmulo de funções públicas; Considerando que, em sede de contrarrazões, o recorrido alega, em síntese, que o fato de ser servidor público estadual não impede sua candidatura ao Crea- PE, uma vez se tratar de função pública honorífica, acostando jurisprudências no sentido de sua tese; Considerando que, por óbvio, o fato de um candidato possuir emprego, cargo ou mesmo função pública remunerada, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, não é impeditivo para concorrer às funções eletivas no âmbito do Sistema Confea/Crea, como em nenhum outro conselho de fiscalização profissional; CONHECER do recurso interposto por José Mário de Araújo Cavalcanti contra a Decisão nº 08/2011-CER-PE, que deferiu o registro de candidatura de Roberto Luiz de Carvalho Freire para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de Roberto Luiz de Carvalho Freire.

8 PROCESSO : CF-2182/2011 INTERESSADO : PAULO ROBERTO FERREIRA DE OLIVEIRA ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-PI Recurso contra a decisão da CER-PI, que deferiu o registro de candidatura de José Mendes de Sousa Moura. DELIBERAÇÃO Nº 065/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-PI, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Paulo Roberto Ferreira de Oliveira requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento de registro de candidatura de José Mendes de Sousa Moura; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que o recorrido teria incidido nas vedações previstas no art. 62, Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, por publicações e divulgações indevidas; Considerando que, em sede de contrarrazões, o recorrido alega, em síntese, que não incorreu em nenhuma irregularidade e que não há provas de que tenha realizado tais divulgações, não havendo qualquer propaganda vedada; Considerando que não constam nos autos elementos que comprovem o eventual abuso do poder econômico, político e dos meios de comunicação; Considerando, ainda, o Parecer nº 149/2011-PROJ, que conclui que, do ponto de vista jurídico, no âmbito das eleições do Sistema Confea/Crea a propaganda eleitoral somente é permitida aos candidatos após o requerimento de registro de candidatura, que ocorreu esse ano em 16/08/2011, independente da homologação posterior da candidatura; CONHECER do recurso interposto por Paulo Roberto Ferreira de Oliveira contra a Decisão da CER-PI (Ata de Reunião de 29/08/2011), que deferiu o registro de candidatura de José Mendes de Sousa Moura para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de José Mendes de Sousa Moura.

9 PROCESSO : CF-2182/2011 INTERESSADO : JOSÉ MENDES DE SOUSA MOURA ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-PI Recurso contra a decisão da CER-PI, que deferiu o registro de candidatura de Paulo Roberto Ferreira de Oliveira. DELIBERAÇÃO Nº 066/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-PI, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual José Mendes de Sousa Moura requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento de registro de candidatura de Paulo Roberto Ferreira de Oliveira; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que o recorrido se encontra impedido de concorrer ao cargo de Presidente do Crea-PI por ter exercido dois mandatos de Conselheiro Regional, de forma que o exercício da Presidência do Crea-PI caracterizaria um terceiro mandato consecutivo; Considerando que, em sede de contrarrazões, o recorrido alega, em síntese, transcreve o art. 37 e seus parágrafos, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, afirmando apenas que não há nada contra Conselheiros Regionais com dois mandatos consecutivos candidatarem-se à Presidência do Crea; Considerando que há muito o tema se encontra pacificado tanto no âmbito administrativo como no judicial, de forma que, para fins do art. 81, da Lei nº 5.194/66, funções de natureza diversa não se somam, nos termos do Regulamento Eleitoral aplicável ao caso (art. 37, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007); CONHECER do recurso interposto por José Mendes de Sousa Moura contra a Decisão da CER-PI (Ata de Reunião de 29/08/2011), que deferiu o registro de candidatura de Paulo Roberto Ferreira de Oliveira para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de Paulo Roberto Ferreira de Oliveira.

10 PROCESSO : CF-2166/2011 INTERESSADO : GUTEMBERG HENRIQUE DIAS ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-RN Recurso contra a decisão da CER-RN, que indeferiu o registro de candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 067/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-RN, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Gutemberg Henrique Dias requer a reforma da decisão que indeferiu o requerimento de registro da sua candidatura; Considerando que a decisão da CER-RN baseou-se em dois pontos: o fato de o interessado ser técnico em Geologia, o que seria impeditivo à candidatura, e o fato de o interessado ser Conselheiro Regional não se desincompatibilizando no prazo previsto no calendário eleitoral, o que causaria sua inelegibilidade; Considerando que, após receber o recurso do interessado dirigido à CEF, a CER-RN ao fazer o Juízo de Retratação previsto no parágrafo único do art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, entendeu que o interessado havia comprovado a sua desincompatibilização da função de Conselheiro Regional, mantendo a decisão de indeferimento do registro de candidatura apenas no que concerne à formação do candidato ser de técnico e não de nível superior; Considerando que, ao contrário do decidido pela CER-RN, há muito se encontra pacificado no âmbito do Sistema Confea/Crea a questão dos técnicos de nível médio poderem ser candidatos aos cargos eletivos, nos termos do Parecer nº 141/2011- PROJ, que conclui que, do ponto de vista jurídico e institucional, podem ser candidatos aos cargos eletivos no Confea, nos Creas e na Mútua, aí abrangidas as inspetorias regionais bem como as Caixas de Assistências Estaduais, todos aqueles profissionais inseridos no âmbito do Sistema Confea/Crea, em suas mais diversas modalidades e níveis, inclusive os técnicos de nível médio e os tecnólogos de nível superior.

11 CONHECER do recurso interposto por Gutemberg Henrique Dias contra a Decisão da CER-RN (4ª Reunião da CER-RN em 29/08/2011), que indeferiu seu registro de candidatura para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO, no sentido de, reformando a Decisão da CER-RN, deferir o requerimento de registro de candidatura de Gutemberg Henrique Dias para o cargo de Presidente do Crea-RN.

12 PROCESSO : CF-2165/2011 INTERESSADO : NÉLIO ALZENIR AFONSO ALENCAR ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-RO Recurso contra a decisão da CER-RO, que indeferiu o registro de candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 068/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-RO, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Nélio Alzenir Afonso Alencar requer a reforma da decisão que indeferiu o requerimento de seu registro de candidatura; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que, a despeito da existência de processos judiciais em seu nome e da empresa da qual é sócio, não incide em nenhuma das hipóteses de inelegibilidade previstas no art. 40, do mesmo normativo, bem como que os processos judiciais existentes não possuem decisão condenatória transitada em julgado; Considerando que, em sede de contrarrazões, o candidato João Francisco dos Anjos alega, em síntese, que o interessado não preenche os requisitos para concorrer ao cargo de Presidente do Crea-RO, e que o mesmo teria omitido processo que responde por desvio de dinheiro público, e ainda que tais acusações são graves, não podendo o interessado ser gestor público; Considerando que as certidões exigidas nos Regulamentos Eleitorais são do domicílio do interessado, sendo estas devidamente juntadas no caso concreto, não havendo que se falar em documentação incompleta; Considerando que é entendimento da Comissão Eleitoral Federal que as certidões judiciais exigidas nos regulamentos eleitorais tem por finalidade, única e exclusivamente, a comprovação de que o candidato não incorre em nenhuma das situações de inelegibilidade, não havendo necessidade de apresentação de certidões que não estejam relacionadas às hipóteses de inelegibilidade, pois irrelevantes para a análise do deferimento da candidatura, nos termos do Parecer nº 145/2011-PROJ; CONHECER do recurso interposto por Nélio Alzenir Afonso Alencar contra a Decisão da CER-RO (datada de 25/08/2011), que indeferiu o seu registro de candidatura para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO, no sentido de, reformando a Decisão da CER-RO, deferir o requerimento de registro de candidatura de Nélio Alzenir Afonso Alencar, para o cargo de Presidente do Crea-RO.

13 PROCESSO : CF-2168/2011 INTERESSADO : MARCOS LUCIANO CAMOEIREAS MARQUES ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-RR Recurso contra a decisão da CER-RR, que indeferiu o registro de candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 069/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-RR, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Marcos Luciano Camoeiras Marques requer a reforma da decisão que indeferiu o requerimento de seu registro de candidatura; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que o Regulamento Eleitoral não disciplina as questões relativas à campanha antecipada, que não houve qualquer participação institucional do Sistema Confea/Crea, de forma que não haveria qualquer afronta aos princípios eleitorais do Sistema Confea/Crea; Considerando que não constam nos autos elementos que comprovem o eventual abuso do poder econômico, político e dos meios de comunicação; Considerando, ainda, o Parecer nº 149/2011-PROJ, que conclui que, do ponto de vista jurídico, no âmbito das eleições do Sistema Confea/Crea a propaganda eleitoral somente é permitida aos candidatos após o requerimento de registro de candidatura, que ocorreu esse ano em 16/08/2011, independente da homologação posterior da candidatura, consoante comunicado oficial do Coordenador da CEF; CONHECER do recurso interposto por Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques contra a Decisão da CER-RR (datada de 30/08/2011), que indeferiu o seu registro de candidatura para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO, no sentido de, reformando a Decisão da CER-RR, deferir o requerimento de registro de candidatura de Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques, para o cargo de Presidente do Crea-RR.

14 PROCESSO : CF-2168/2011 INTERESSADO : MARCOS LUCIANO CAMOEIREAS MARQUES ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-RR Recurso contra a decisão da CER-RR, que deferiu o registro de candidatura de Carlos Roberto Bezerra Calheiros. DELIBERAÇÃO Nº 071/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-RR, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Marcos Luciano Camoeiras Marques requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento do registro de candidatura Carlos Roberto Bezerra Calheiros; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que o recorrido não teria apresentado certidões negativas da Receita Federal do Brasil no tocante à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Dívida Ativa da União, bem como que teria tido suas contas julgadas irregulares pelo TCU, exercício 2006, decisão esta já transitada em julgado e com menos de 05 anos; Considerando que o Regulamento Eleitoral pertinente, Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, não traz no rol de documentos obrigatórios constante do art. 40, a exigência de certidões da Receita Federal do Brasil; Considerando, ainda, que o candidato-recorrido era membro da Diretoria do Crea-RR em 2006, mas que não se tratava do ordenador de despesa da autarquia, de forma que eventuais condenações somente abrangeriam o Presidente do Regional; CONHECER do recurso interposto por Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques contra a Decisão da CER-RR (datada de 30/08/2011), que deferiu o registro de candidatura de Carlos Roberto Bezerra Calheiros para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de Carlos Roberto Bezerra Calheiros.

15 PROCESSO : CF-2169/2011 INTERESSADO : SINDICATO DOS ENGENHEIROS DE MINAS GERAIS ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-MG Recurso contra a decisão da CER-MG, que deferiu o registro de candidatura de Jobson Nogueira de Andrade. DELIBERAÇÃO Nº 072/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-MG, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual o Senge-MG requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento do registro de candidatura Jobson Nogueira de Andrade; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que o recorrido estaria incorrendo em propaganda antecipada, com utilização do Sistema Confea/Crea em benefício do candidato da situação, o que estaria em desacordo com o Regulamento Eleitoral; Considerando que o recorrido, em suas contrarrazões, alega, em síntese, que o recorrente não apresenta provas de suas alegações, que não houve intuito de autopromoção no texto divulgado, que não houve referência ao pleito, pugnando pelo indeferimento do recurso; Considerando que não constam nos autos elementos que comprovem o eventual abuso do poder econômico, político e dos meios de comunicação; Considerando, ainda, o Parecer nº 149/2011-PROJ, que conclui que, do ponto de vista jurídico, no âmbito das eleições do Sistema Confea/Crea a propaganda eleitoral somente é permitida aos candidatos após o requerimento de registro de candidatura, que ocorreu esse ano em 16/08/2011, independente da homologação posterior da candidatura, consoante comunicado oficial do Coordenador da CEF; CONHECER do recurso interposto pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais contra a Decisão da CER-MG (7ª Reunião da CER-MG, 30/08/2011), que deferiu o registro de candidatura de Jobson nogueira de Andrade para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de Jobson nogueira de Andrade.

16 PROCESSO : CF-2169/2011 INTERESSADO : HUMBERTO RODRIGUES FALCÃO ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-MG Recurso contra a decisão da CER-MG, que deferiu o registro de candidatura de Jobson Nogueira de Andrade. DELIBERAÇÃO Nº 073/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-MG, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Humberto Rodrigues Falcão requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento do registro de candidatura Jobson Nogueira de Andrade; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, infrações às alíneas c, d e f, do inciso II, do art. 62, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, por abuso explícito de poder econômico, político e dos meios de comunicação, com uso da máquina e propaganda antecipada; Considerando que o recorrido, em suas contrarrazões, alega, em síntese, que o recurso deve ser considerado inepto, que o fato se baseia em uma divulgação feita em blog, do qual sequer teria conhecimento e não teria participado; Considerando que não constam nos autos elementos que comprovem o eventual abuso do poder econômico, político e dos meios de comunicação; Considerando, ainda, o Parecer nº 149/2011-PROJ, que conclui que, do ponto de vista jurídico, no âmbito das eleições do Sistema Confea/Crea a propaganda eleitoral somente é permitida aos candidatos após o requerimento de registro de candidatura, que ocorreu esse ano em 16/08/2011, independente da homologação posterior da candidatura, consoante comunicado oficial do Coordenador da CEF; CONHECER do recurso interposto por Humberto Rodrigues Falcão contra a Decisão da CER-MG (7ª Reunião da CER-MG, 30/08/2011), que deferiu o registro de candidatura de Jobson nogueira de Andrade para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de Jobson nogueira de Andrade.

17 PROCESSO : CF-2178/2011 INTERESSADO : FRANCISCO TEÔNIO DA SILVA ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-CE Recurso contra a decisão da CER-CE, que deferiu o registro de candidatura de Victor Cesar da Frota Pinto. DELIBERAÇÃO Nº 074/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-CE, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Francisco Teônio da Silva requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento do registro de candidatura Victor Cesar da Frota Pinto; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que não foram apresentadas certidões negativas, io frações às alíneas c, d e f, do inciso II, do art. 62, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, por abuso explícito de poder econômico, político e dos meios de comunicação, com uso da máquina e propaganda antecipada; Considerando que o recorrido, em suas contrarrazões, alega, em síntese, que o recorrente não apresenta provas de suas alegações, que não houve intuito de autopromoção no texto divulgado, que não houve referência ao pleito, pugnando pelo indeferimento do recurso; Considerando que não constam nos autos elementos que comprovem o eventual abuso do poder econômico, político e dos meios de comunicação; Considerando, ainda, o Parecer nº 149/2011-PROJ, que conclui que, do ponto de vista jurídico, no âmbito das eleições do Sistema Confea/Crea a propaganda eleitoral somente é permitida aos candidatos após o requerimento de registro de candidatura, que ocorreu esse ano em 16/08/2011, independente da homologação posterior da candidatura, consoante comunicado oficial do Coordenador da CEF; CONHECER do recurso interposto pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais contra a Decisão da CER-MG (7ª Reunião da CER-MG, 30/08/2011), que deferiu o registro de candidatura de Jobson nogueira de Andrade para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o deferimento do requerimento de registro de candidatura de Jobson nogueira de Andrade.

18 PROCESSO : CF-2166/2011 INTERESSADO : JOSÉ AUGUSTO DE FREITAS REGO, LUCIANO CAVALCANTI XAVIER, INGRID CRISTIE MACEDO DE LIMA COSME, VERA LÚCIA DE LIMA GOES E ROBERTO NOBRÉGA DE MELO ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-RN Recurso contra a decisão da CER-RN, que deferiu o registro de candidatura de Wilson Luiz Cardoso. DELIBERAÇÃO Nº 075/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-RN, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual os interessados requerem a reforma da decisão que deferiu o requerimento de registro da candidatura de Wilson Luiz Cardoso; Considerando que a decisão da CER-RN foi tomada em juízo de retratação, após ouvir em sustentação oral os dois candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas, de forma que o presente recurso foi interposto no prazo de dois dias após a decisão da CER-RN; Considerando que os interessados alegam, em síntese, que ao acatar a sustentação oral dos candidatos indeferidos a CER-RN contrariou o disposto no Regulamento Eleitoral, por não haver previsão para tanto, e ainda, que o recorrido é inelegível por não ter se desincompatibilizado da função de Presidente do Clube de Engenharia do Rio Grande do Norte, entidade que recebe recursos do Sistema Confea/Crea; Considerando que, a despeito da falta de previsão de sustentação oral no normativo eleitoral, o procedimento foi aberto a ambos os candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas, de forma que foi observada a isonomia, não causando nenhum prejuízo aos demais candidatos; CONHECER do recurso interposto pelos interessados contra a Decisão da CER-RN (6ª Reunião da CER-RN em 08/09/2011), que deferiu o registro de candidatura de Wilson Luiz Cardoso para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO, indeferimento o registro da candidatura de Wilson Luiz Cardoso para o cargo de Presidente do Crea-RN.

19 PROCESSO : CF-2160/2011 INTERESSADO : JOMÁZIO AVELINO DE AVELAR ASSUNTO : Eleições 2011 Candidato à presidência do Crea-SP Recurso contra a decisão da CER-SP, que indeferiu o registro da candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 077/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-SP, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que acolheu o pedido de impugnação apresentado por CARLOS SAKAI, contra o interessado, diante do deferimento do registro de candidatura; Considerando que a CER-SP manteve o indeferimento do pedido de registro de candidatura do interessado, deixando de prover o recurso interposto, em razão de possível prática de abuso do poder econômico, campanha antecipada e uso indevido dos meios de comunicação por parte do interessado; Considerando que, ao contrário do que informa a CER-SP, não se comprovou as alegações explicitadas no artigo 62 da Resolução 1.021/2007 em desfavor do interessado; Considerando, portanto, que o registro de candidatura apresentado pelo interessado encontra-se em consonância do o artigo 40, da Resolução n /2011, que é taxativo para o desiderato de possibilitar a apreciar das condições de elegibilidade do candidato para o pleito do Sistema; CONHECER do recurso interposto por JOMÁZIO AVELINO DE AVELAR contra a Deliberação do CREA-SP, publicada por intermédio do seu Edital Eleitoral n. 05/2011, para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO, cassando na íntegra a r. deliberação da CER-SP, deferindo o requerimento de registro do interessado, por seus próprios fundamentos.

20 PROCESSO : CF-2160/2011 INTERESSADO : CARLOS SAKAI ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-SP Recurso contra a decisão da CER-SP, que deferiu o registro da candidatura de MAURÍCIO TADEU NOSÉ. DELIBERAÇÃO Nº 078/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-SP, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que NÃO acolheu o pedido de impugnação apresentado por CARLOS SAKAI, oportunidade em que deferiu o pedido de registro de candidatura de MAURÍCIO TADEU NOSÉ; Considerando que a CER-SP manteve o deferimento do pedido de registro de candidatura do profissional MAURÍCIO TADEU NOSÉ, deixando de prover o recurso interposto pelo interessado, sob o fundamento de ter o recorrido cumprido na íntegra com os preceitos do artigo 40 e seguintes da Resolução n. 1021/2007; Considerando que o recorrente aduz que o profissional recorrido é inelegível em decorrência da ausência da apresentação de certidão detalhada do órgão distribuidor judiciário, mesma alegação constante de sua impugnação, que restou indeferida pela CEF; Considerando, que em contrarrazões de recurso, o profissional recorrido reafirma o posicionamento deliberativo da CER-SP, uma vez que aduz ter anexo ao seu pedido de registro de candidatura, de forma tempestiva, todas as certidões exigidas pela norma; Considerando que, de fato, verifica-se nos autos que todas as certidões exigidas pelo Regulamento Eleitoral foram apresentadas quando do requerimento de registro de candidatura; CONHECER do recurso interposto por CARLOS SAKAI contra a Deliberação do CREA-SP, publicada por intermédio do seu Edital Eleitoral n. 05/2011, para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO INTERPOSTO, mantendo a r. deliberação da CER- SP, deferindo na íntegra o requerimento de registro do profissional MAURÍCIO TADEU NOSÉ.

21 PROCESSO : CF-2160/2011 INTERESSADO : PAULO MARQUES DE OLIVEIRA ASSUNTO : Eleições 2011 Candidato à presidência do Crea-SP Recurso contra a decisão da CER-SP, que indeferiu o registro da candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 079/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-SP, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que acolheu o pedido de impugnação apresentado por NEWTON GUENAGA FILHO, requerendo o interessado, nesta oportunidade, a reforma da decisão que indeferiu o seu requerimento de registro da sua candidatura; Considerando que a CER-SP manteve o indeferimento do pedido de registro de candidatura do interessado, deixando de prover o recurso interposto, sob o fundamento de que o interessado deixou de apresentar documentos obrigatórios, nos termos do artigo 44, inciso IV, da Resolução n / Confea; Considerando que o recorrente aduz que preenche todas as condições de elegibilidade exigidas pela norma vigente e que não deixou de coligir aos autos eleitorais os documentos exigidos pela norma vigente; Considerando que, ao contrário do que informa o interessado, o CER-SP constatou a ausência de certidões judiciais que atestassem a inexistência de situação de insolvência, falência ou recuperação de empresa em que figure como sócio; Considerando, portanto, que o artigo 40, da Resolução n /2011 é taxativo quanto aos documentos imprescindíveis para o competente registro de candidatura, independe da condição das certidões apresentadas, ou seja, negativa ou positiva, com o fito de apreciar condições de elegibilidade do candidato para o pleito do Sistema; CONHECER do recurso interposto por PAULO MARQUES DE OLIVEIRA contra a Deliberação do CREA-SP, publicada por intermédio do seu Edital Eleitoral n. 05/2011, para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo na íntegra a r. deliberação da CER-SP, indeferindo o requerimento de registro do interessado.

22 PROCESSO : CF-2160/2011 INTERESSADO : CARLOS SAKAI ASSUNTO : Eleições 2011 Candidato à presidência do Crea-SP Recurso contra a decisão da CER-SP, que deferiu o registro da candidatura de Jomázio Avelino de Avelar. DELIBERAÇÃO Nº 080/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-SP, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que teria deferido o registro de candidatura de Jomázio Avelino de Avelar, requerendo o interessado, nesta oportunidade, a reforma da decisão para indeferir tal registro de candidatura; Considerando que, ao contrário do que alega o interessado, a CER-SP indeferiu o requerimento de registro de candidatura do interessado, de forma que o pleito do interessado se mostra desprovido de qualquer fundamento; Considerando que, portanto, falta interesse de agir ao interessado, uma vez que o recurso foi interposto no sentido de reformar decisão da CER-SP para indeferir o registro de Jomázio Avelino de Avelar, porém, a CER-SP já havia indeferido o aludido requerimento de registro de candidatura; NÃO CONHECER do recurso interposto por Carlos Sakai contra a Deliberação do CREA-SP, publicada por intermédio do seu Edital Eleitoral n. 05/2011, face a falta de interesse de agir, uma vez que a CER-SP já havia indeferido o requerimento de registro de candidatura de Jomázio Avelino de Avelar.

23 PROCESSO : CF-2160/2011 INTERESSADO : CARLOS SAKAI ASSUNTO : Eleições 2011 Candidato à presidência do Crea-SP Recurso contra a decisão da CER-SP, que deferiu o registro da candidatura de Amaury Hernandes. DELIBERAÇÃO Nº 081/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-SP, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que deferiu o registro de candidatura de Amaury Hernandes, requerendo o interessado, nesta oportunidade, a reforma da decisão para indeferir tal registro de candidatura; Considerando que a CER-SP manteve o deferimento do pedido de registro de candidatura do interessado, deixando de prover o recurso interposto, sob o fundamento de que o interessado apresentou todos os documentos obrigatórios, nos termos do artigo 44, inciso IV, da Resolução n / Confea; Considerando que o recorrente aduz que Amaury Hernandes não preenche todas as condições de elegibilidade exigidas pela norma vigente e que não deixou de coligir aos autos eleitorais os documentos exigidos pela norma vigente; Considerando que, ao contrário do que informa o interessado, a CER-SP constatou a apresentação de todas as certidões exigidas, a despeito de constar ações judiciais em andamento; CONHECER do recurso interposto por Carlos Sakai contra a Deliberação do CREA-SP, publicada por intermédio do seu Edital Eleitoral n. 05/2011, para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo na íntegra a r. deliberação da CER-SP, que deferiu o registro de candidatura de Amaury Hernandes.

24 PROCESSO : CF-2160/2011 INTERESSADO : RUBENS DOS SANTOS ASSUNTO : Eleições 2011 Diretor Geral Da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea -SP Recurso contra a decisão da CER-SP, que indeferiu o registro da candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 082/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-SP, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que acolheu o pedido de impugnação apresentado por RUBENS DOS SANTOS, requerendo o interessado, nesta oportunidade, a reforma da decisão que indeferiu o seu requerimento de registro da sua candidatura; Considerando que a CER-SP manteve o indeferimento do pedido de registro de candidatura do interessado, deixando de prover o recurso interposto, sob o fundamento de ter o interessado não se desincompatibilizou oportunamente do seu cargo perante o Sistema Confea/Creas/Mútua; Considerando que o recorrente aduz que preenche todas as condições de elegibilidade exigidas pela norma vigente e que não ocupa atividade remunerada, entendendo que não haveria necessidade de desincompatibilização; Considerando que, ao contrário do que informa o interessado, o CER-SP constatou que a data de desincompatibilização formalizada pelo pretenso candidato não se coaduna com os prazos estipulados no calendário eleitoral; Considerando, portanto, que o artigo 41, da Resolução n /2011 prevê a necessidade de desincompatibilização do interessado em participação do pleito, nos termos da sentença nos autos do Processo nº , perante a 5ª Vara Federal de Brasília, que se encontra atualmente em grau de recurso; CONHECER do recurso interposto por RUBENS DOS SANTOS contra a Deliberação do CREA-SP, publicada por intermédio do seu Edital Eleitoral n. 05/2011, para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo na íntegra a r. deliberação da CER-SP, indeferindo o requerimento de registro do interessado.

25 PROCESSO : CF-2160/2011 INTERESSADO : WILSON WANDERLEI VIEIRA ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-SP Recurso contra a decisão da CER-SP, que indeferiu o registro da candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 083/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-SP, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que acolheu o pedido de impugnação apresentado por CARLOS SAKAI, requerendo o interessado, nesta oportunidade, a reforma da decisão que indeferiu o seu requerimento de registro da sua candidatura; Considerando que a CER-SP manteve o indeferimento do pedido de registro de candidatura do interessado, deixando de prover o recurso interposto, sob o fundamento de ter o interessado renunciado ao seu cargo perante o Sistema Confea/Creas/Mútua; Considerando que o recorrente aduz que a sua renúncia teve a aprovação prévia do Plenário do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo CREA-SP, que aquiesceu com o seu pedido de afastamento; Considerando que, ao contrário do que informa a CER-SP, o interessado não renunciou ao cargo a que ocupava de maneira aleatória e desarrazoada, tendo em vista que obteve a provação da instância máxima dentro do CREA-SP (Plenário do Crea-SP); Considerando, portanto, ser possível a subsunção do ato praticado pelo interessado com o enquadrado hipotético de inelegibilidade prevista no art. 40, inciso VII, da Resolução 1.021/2007, motivo pelo qual é não se pode aplicar a penalidade afeta ao indeferimento do seu pedido de registro de candidatura; CONHECER do recurso interposto por WILSON WANDERLEI VIEIRA contra a Deliberação do CREA-SP, publicada por intermédio do seu Edital Eleitoral n. 03/2011, para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO INTERPOSTO, cassando a r. deliberação da CER-SP, deferindo na íntegra o requerimento de registro do interessado.

26 PROCESSO : CF-2163/2011 INTERESSADO : TIAGO BOLAN FRIGO ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do Crea-SC Recurso contra a decisão da CER-SC, que indeferiu o registro da candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 084/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-SC, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Tiago Frigo Bolan requer a reforma da decisão que indeferiu o requerimento de registro da sua candidatura; Considerando que o recorrente alega que as certidões somente foram apresentadas posteriormente à data do requerimento de registro de candidatura porque os cartórios que disponibilizam as certidões necessitam de prazos para entregar os documentos; Considerando que o prazo para registro de candidatura era em 16 de agosto de 2011, data na qual já deveriam ter sido providenciadas as certidões pelo interessado, uma vez que a obtenção das certidões é de responsabilidade do candidato, que deve se atentar aos prazos previstos nos calendários eleitorais, motivo pelo qual é aplicável ao caso o parágrafo único do art. 50, do mesmo normativo, no que tange à documentação incompleta; CONHECER do recurso interposto por Tiago Bolan Frigo contra a Decisão da CER/SC, que indeferiu o registro de sua candidatura para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo o indeferimento do requerimento de registro do interessado.

27 PROCESSO : CF-2175/2011 INTERESSADO : EFRAIM GERALDO RODRIGUES LEITE ASSUNTO : Eleições 2011 Candidato à presidência do Crea-DF Recurso contra a decisão da CER-DF que deferiu os registros de candidatura dos demais candidatos. DELIBERAÇÃO Nº 085/2011-CEF Considerando que se trata de recurso interposto contra as decisões da Comissão Eleitoral Regional CER-DF, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que teriam deferido os registros de candidaturas de todos os outros candidatos; Considerando que o recurso foi protocolado no Confea e não na CER-DF, em desacordo com o que dispõe o Regulamento Eleitoral; Considerando que o recurso foi interposto em 12/09/2011, ou seja, dez dias depois de encerrado prazo para interpor recurso contra as decisões das Comissões Eleitorais Regionais (02/09/2011), nos termos do Calendário Eleitoral aprovado por meio da Deliberação nº 057/2011-CEF; NÃO CONHECER do recurso interposto por Efraim Geraldo Rodrigues Leite contra as decisões da CER-DF, por não atender ao requisito de admissibilidade no tocante à tempestividade.

28 PROCESSO : CF-2177/2011 INTERESSADO : JADIR JOSÉ PELA ASSUNTO : Eleições 2011 Candidato à presidência do Crea-ES Recurso contra a decisão da CER-ES, que indeferiu o registro da candidatura do interessado. DELIBERAÇÃO Nº 086/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-ES, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que indeferiu seu registro de candidatura; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que, a despeito da existência de processos judiciais em seu nome, não incide em nenhuma das hipóteses de inelegibilidade previstas no art. 40, do mesmo normativo; Considerando que é entendimento da Comissão Eleitoral Federal que as certidões judiciais exigidas nos regulamentos eleitorais tem por finalidade, única e exclusivamente, a comprovação de que o candidato não incorre em nenhuma das situações de inelegibilidade, pois irrelevantes para a análise do deferimento da candidatura, nos termos do Parecer nº 145/2011-PROJ; CONHECER do recurso interposto por Jadir José Pela contra a Deliberação do CREA-ES, que indeferiu seu registro de candidatura para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO, no sentido de, reformando a Decisão da CER-ES, deferir o registro de candidatura de Jadir José Pela para o cargo de Presidente do Crea-ES.

29 PROCESSO : CF-2177/2011 INTERESSADO : SEBASTIÃO DA SILVEIRA CARLOS NETO ASSUNTO : Eleições 2011 Candidato à presidência do Crea-ES Recurso contra a decisão da CER-ES, que indeferiu o registro da candidatura de Jadir José Pela. DELIBERAÇÃO Nº 087/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-ES, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, que deferiu o registro de candidatura de Jadir José Pela; Considerando que o recorrente-interessado alega, em síntese, que, devido ao fato de Jadir José Pela ser profissional técnico de nível médio, este não poderia concorrer às eleições do Sistema Confea/Crea; Considerando que, ao contrário do que alega o interessado, há muito se encontra pacificado no âmbito do Sistema Confea/Crea a questão dos técnicos de nível médio poderem ser candidatos aos cargos eletivos, nos termos do Parecer nº 141/2011-PROJ, que conclui que, do ponto de vista jurídico, podem ser candidatos aos cargos eletivos no Confea, nos Creas e na Mútua, aí abrangidas as inspetorias regionais bem como as Caixas de Assistências Estaduais, todos aqueles que profissionais inseridos no âmbito do Sistema Confea/Crea, em suas mais diversas modalidades e níveis, inclusive os técnicos de nível médio e os tecnólogos de nível superior ; Considerando que, portanto, falta interesse de agir ao interessado, uma vez que o recurso foi interposto no sentido de reformar decisão da CER-SP para indeferir o registro de Jadir José Pela, porém, a CER-SP já havia indeferido o aludido requerimento de registro de candidatura; NÃO CONHECER do recurso interposto por Sebastião da Silveira Carlos Neto contra a Deliberação do CREA-ES, que indeferiu o registro de candidatura de Jadir José Pela para, no mérito, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo a Decisão da CER-ES.

30 PROCESSO : CF-2158/2011 INTERESSADO : ALCIMAR DA ROCHA LOPES ASSUNTO : Eleições 2011 Presidente do CREA-RS Recurso contra a decisão da CER-RS, que deferiu o registro da candidatura de Arcângelo Mondardo DELIBERAÇÃO Nº 088/2011-CEF Comissão Eleitoral Regional CER-RS, com fundamento no art. 52, do Anexo I, da Resolução nº 1.021/2007, no qual Alcimar da Rocha Lopes requer a reforma da decisão que deferiu o requerimento de registro da candidatura de Arcângelo Mondardo; Considerando que o recorrente alega que não houve a apresentação dos documentos obrigatórios para o requerimento de registro, nos termos do inciso I do art. 44 da Resolução 1.021/2007, que exige a apresentação da carteira profissional do candidato; Considerando que, embora o recorrido tenha apresentado cópia da sua carteira de identidade profissional, o referido documento estava com sua validade vencida, ou seja, não possuía mais valor legal; Considerando que, em não sendo válido o documento apresentado, o recorrido não atendeu aos requisitos indispensáveis para o registro de candidatura, em desatendimento ao inciso I do art. 44 da Resolução 1.021/2007; CONHECER do recurso interposto por Alcimar da Rocha Lopes contra a Deliberação da CER-RS que deferiu candidatura de Arcângelo Mondardo para, no mérito, DAR PROVIMENTO AO RECURSO, no sentido de, reformando a Decisão da CER-RS, indeferir o requerimento de registro de candidatura de Arcângelo Mondardo.

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : Comissão Eleitoral Federal CEF ASSUNTO : Metodologia de votação para o estado do Espirito Santo, referente às Eleições 2017 do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2014 DELIBERAÇÃO Nº 044/2014-CEF

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2014 DELIBERAÇÃO Nº 044/2014-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2014 INTERESSADO ASSUNTO : Sistema Confea/Crea e Mútua : ELEIÇÕES 2014 Entendimentos. DELIBERAÇÃO Nº 044/2014-CEF A COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF, do Confea, reunida extraordinariamente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEITORAL COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL REGIONAL DIRETOR-FINANCEIRO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CREA-PR A Comissão Eleitoral Regional do Crea-PR, instituída pela Decisão

Leia mais

Vs4XJpbyBERSBSRVFVRVJJTUVOVE8gREUgUkVHSVNUUk8gREUgQ0FORElEQVRVUkEgKDAwMjU0ODMp SEI 07624/201

Vs4XJpbyBERSBSRVFVRVJJTUVOVE8gREUgUkVHSVNUUk8gREUgQ0FORElEQVRVUkEgKDAwMjU0ODMp SEI 07624/201 Vs4XJpbyBERSBSRVFVRVJJTUVOVE8gREUgUkVHSVNUUk8gREUgQ0FORElEQVRVUkEgKDAwMjU0ODMp SEI 07624/201 Vs4XJpbyBERSBSRVFVRVJJTUVOVE8gREUgUkVHSVNUUk8gREUgQ0FORElEQVRVUkEgKDAwMjU0ODMp SEI 07624/201 Vs4XJpbyBERSBSRVFVRVJJTUVOVE8gREUgUkVHSVNUUk8gREUgQ0FORElEQVRVUkEgKDAwMjU0ODMp

Leia mais

ELEIÇÕES 2014 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES GERAIS SISTEMA CONFEA/CREA 2014 Anexo à Deliberação nº 007/2014-CEF

ELEIÇÕES 2014 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES GERAIS SISTEMA CONFEA/CREA 2014 Anexo à Deliberação nº 007/2014-CEF ELEIÇÕES 2014 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES GERAIS SISTEMA CONFEA/CREA 2014 Anexo à Deliberação nº 007/2014-CEF ITEM FASE AGENTE PRAZO DATA (2014) 1. 1º EDITAL: publicação do edital de convocação eleitoral

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 DELIBERAÇÃO Nº 035/2017-CEF

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 DELIBERAÇÃO Nº 035/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : Comissão Eleitoral Federal CEF ASSUNTO : ELEIÇÕES 2017 Entendimentos. DELIBERAÇÃO Nº 035/2017-CEF A COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF, em sua 7ª REUNIÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 DELIBERAÇÃO Nº 113/2017-CEF

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 DELIBERAÇÃO Nº 113/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : ADERVAL ALFAIA LACERDA ASSUNTO : RECURSO CONTRA DECISÃO DA CER-AP REFERÊNCIA : Processo AD Nº 3022/2017 DELIBERAÇÃO Nº 113/2017-CEF A COMISSÃO ELEITORAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA INTERESSADO: Sistema Confea/Crea e Mútua EMENTA: Que a Comissão Eleitoral Federal do Confea CEF considere para as eleições do Sistema Confea/Crea de 2017: 1) a definição do Calendário Eleitoral; 2) A redução

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PIAUÍ - CREA-PI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PIAUÍ - CREA-PI CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PIAUÍ - CREA-PI EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEITORAL N 01/2017 COMISSÃO ELEITORAL REGIONAL - CER-PI DIRETOR-FINANCEIRO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 DELIBERAÇÃO Nº 112/2017-CEF

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 DELIBERAÇÃO Nº 112/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : KATERI DEALTINA FELSKY DOS ANJOS ASSUNTO : Recurso contra Decisão da CER-MT REFERÊNCIA : Processo AD Nº 3039/2017 DELIBERAÇÃO Nº 112/2017-CEF A COMISSÃO

Leia mais

UmVxdWVyaW1lbnRvIFMvTrogKDAwMjEyOTgp SEI 07368/2018 / pg. 1

UmVxdWVyaW1lbnRvIFMvTrogKDAwMjEyOTgp SEI 07368/2018 / pg. 1 UmVxdWVyaW1lbnRvIFMvTrogKDAwMjEyOTgp SEI 07368/2018 / pg. 1 UmVxdWVyaW1lbnRvIFMvTrogKDAwMjEyOTgp SEI 07368/2018 / pg. 2 UmVxdWVyaW1lbnRvIFMvTrogKDAwMjEyOTgp SEI 07368/2018 / pg. 3 UmVxdWVyaW1lbnRvIFMvTrogKDAwMjEyOTgp

Leia mais

DELIBERAÇÃO N º 054/2017-CEF

DELIBERAÇÃO N º 054/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL - CEF 2017 INTERESSADO ASSUNTO Confea - Comissão Eleitoral Federal - CEF Calendário das Eleições 2017 para Conselheiros Federais Representantes dos Grupos Profissionais - Exercício

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 211/2017-CEF

DELIBERAÇÃO Nº 211/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : Flávio de Freitas Dinão ASSUNTO : Recurso contra Decisão da CER -PR REFERÊNCIA : Processo CF-nº 3866/2017 DELIBERAÇÃO Nº 211/2017-CEF A COMISSÃO ELEITORAL

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 01/07/2019 Edição: 124 Seção: 3 Página: 127 Órgão: Entidades de Fiscalização do Exercício das Pro ssões Liberais/Conselho Federal de Engenharia e Agronomia EDITAL

Leia mais

DELIBERAÇÃO N º 055/2017-CEF

DELIBERAÇÃO N º 055/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL - CEF 207 INTERESSADO ASSUNTO Confea - Comissão Eleitoral Federal- CEF Calendário das Eleições 20 7 para Presidente de Creas e Confea - Exercício 207. DELIBERAÇÃO N º 055/207-CEF

Leia mais

Resultado Parcial Eleições do Sistema Confea/Crea 2011

Resultado Parcial Eleições do Sistema Confea/Crea 2011 Resultado Parcial Eleições do Sistema Confea/Crea 2011 (23 de novembro de 2011) UF CARGO NOME VOTOS AC Presidente do CREA Amarildo Uchôa 301 Jaccoud 87 Jimena Ameneiros 73 Voto em branco 4 Voto nulo 0

Leia mais

ANEXO DA DECISÃO PL-0816/2018 ELEIÇÕES 2018 CALENDÁRIO ELEITORAL

ANEXO DA DECISÃO PL-0816/2018 ELEIÇÕES 2018 CALENDÁRIO ELEITORAL ANEXO DA DECISÃO PL-0816/2018 ELEIÇÕES 2018 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO CONSELHEIROS FEDERAIS, NOS ESTADOS DE ESPIRITO SANTO, GOIÁS, PERNAMBUCO, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO ITEM FASE AGENTE PRAZO

Leia mais

ELEIÇÕES 2014 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 003/2014-CEF

ELEIÇÕES 2014 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 003/2014-CEF ELEIÇÕES 2014 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 003/2014-CEF ITEM FASE AGENTE PRAZO NORMA DATA (2013) 1. 1º EDITAL: publicação

Leia mais

ELEIÇÕES 2015 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 016/2015-CEF

ELEIÇÕES 2015 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 016/2015-CEF ELEIÇÕES 2015 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 016/2015-CEF ITEM FASE AGENTE PRAZO NORMA DATA (2015) 1. 1º EDITAL: publicação

Leia mais

PORTARIA AD-N 290, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017

PORTARIA AD-N 290, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017 REFERÊNCIA: Processo CF-0285/2017 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea PORTARIA AD-N 290, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017 Ementa: Suspender ad referendum do Plenário do Confea, as Decisões PL-0841/2017, 0842/2017,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR ELEIÇÕES SISTEMA CONFEA/CREA 2017 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO PARA DIRETOR-FINANCEIRO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CREA-PR RESOLUÇÃO Nº 1.022/2007- CONFEA ITEM FASE AGENTE PRAZO NORMA

Leia mais

ELEIÇÕES 2013 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 015/2013-CEF

ELEIÇÕES 2013 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 015/2013-CEF ELEIÇÕES 2013 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PROFISSIONAIS Anexo à Deliberação nº 015/2013-CEF ITEM FASE AGENTE PRAZO NORMA DATA (2013) 1. 1º EDITAL: publicação

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF ASSUNTO : Eleição do Coordenador-Adjunto da Comissão Eleitoral Federal DELIBERAÇÃO Nº 001/2017-CEF

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF ASSUNTO : Eleição do Coordenador-Adjunto da Comissão Eleitoral Federal DELIBERAÇÃO Nº 001/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : Comissão Eleitoral Federal CEF ASSUNTO : Eleição do Coordenador-Adjunto da Comissão Eleitoral Federal 2017. DELIBERAÇÃO Nº 001/2017-CEF A COMISSÃO ELEITORAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA SESSÕES PLENÁRIAS ORDINÁRIAS 1488, 1.489 E 1.490, REALIZADAS RESPECTIVAMENTE, EM 27, 28 e 29 de MARÇO DE 2019 PEDIDO DE VISTA 0802/2017-CEEP Processo CF-0956/2017 Claudinei Fagundes Guerra Cancelamento

Leia mais

PORTARIA AD-N 286, DE 12 DE SETEMBRO DE Ementa:

PORTARIA AD-N 286, DE 12 DE SETEMBRO DE Ementa: REFERÊNCIA: Processo CF-0285/2017 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea PORTARIA AD-N 286, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017 Ementa: ESuspender ad referendum do Plenário do Confea, as Decisões PL-0840/2017 e 1056/2017

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR ELEIÇÕES SISTEMA CONFEA/CREA 2017 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÃO PARA DIRETOR-FINANCEIRO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO RESOLUÇÃO Nº 1.022/2007- CONFEA ITEM FASE AGENTE PRAZO NORMA DATA (2017)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA EDITAL ELEITORAL Nº 07/2014 COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA EDITAL ELEITORAL Nº 07/2014 COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF EDITAL ELEITORAL Nº 07/2014 COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF RECURSOS INTERPOSTOS PARA APRECIAÇÃO PELO PLENÁRIO DO CONFEA A Comissão Eleitoral Federal CEF, instituída pelo Conselho Federal de Engenharia

Leia mais

Interessado: Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Civil - CCEEC

Interessado: Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Civil - CCEEC PEDIDO DE VISTA Conselheiro Federal Pablo Souto Palma (1ª Vista) Conselheiro Federal Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques (2ª Vista) Deliberação: 037/2017-CAIS PT CF-4092/2016 Interessado: Coordenadoria

Leia mais

EDITAL ELEITORAL Nº 07/2017 COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF RECURSOS INTERPOSTOS PARA APRECIAÇÃO PELO PLENÁRIO DO CONFEA

EDITAL ELEITORAL Nº 07/2017 COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF RECURSOS INTERPOSTOS PARA APRECIAÇÃO PELO PLENÁRIO DO CONFEA EDITAL ELEITORAL Nº 07/2017 COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF RECURSOS INTERPOSTOS PARA APRECIAÇÃO PELO PLENÁRIO DO CONFEA A Comissão Eleitoral Federal CEF, instituída pelo Conselho Federal de Engenharia

Leia mais

Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins

Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO TOCANTINS PRE/TO nº /2018 Autos: Registro de Candidatura nº 0600086-33.2018.6.27.0000 Requerente: Coligação A verdadeira mudança Candidato: Carlos Enrique Franco

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP PAUTA DA CONP - SESSÃO PLENÁRIA 1.384 ARQUIVAMENTO DELIBERAÇÃO: 097/2011-CONP REFERÊNCIA: PC CF-0672/2011 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea ASSUNTO: Criação de comissão permanente de relações internacionais

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 6013 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

Pedido de Reconsideração da Decisão Plenária 1949/2018 do Confea, que aprova a composição do Plenário do Crea-RR para o exercício 2019.

Pedido de Reconsideração da Decisão Plenária 1949/2018 do Confea, que aprova a composição do Plenário do Crea-RR para o exercício 2019. PEDIDO DE VISTA Relator de 1ª vista: Cons. Fed. Evando José Martins - Relator de 2ª vista: Cons. Fed. Modesto Ferreira Dos Santos Filho (RELATÓRIO DIPONÍVEL) Processo nº 09604/2018 Interessado: CREA-RR

Leia mais

SISTEMA ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE REGISTRADAS NO CREA-RS

SISTEMA ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE REGISTRADAS NO CREA-RS SISTEMA ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE REGISTRADAS NO CREA-RS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece normas

Leia mais

conveniências de cada Crea, devendo ser observadas as disposições da Resolução nº 1.022/2007

conveniências de cada Crea, devendo ser observadas as disposições da Resolução nº 1.022/2007 Ref. SESSÃO: Sessão Plenária Ordinária 1.439 Decisão Nº: PL-0839/2017 Referência:PT CF-1186/2017 Ementa: Determina às Comissões Eleitorais Regionais dos Creas que aprovem os respectivos Calendários Eleitorais

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2013 TÍTULO I - DO SISTEMA ELEITORAL CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece normas operacionais para a eleição de renovação das

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017 Processo nº 281/2017, Pregão Presencial nº 069/2017, referente ao objeto da presente licitação de CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA AQUISIÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2014 TÍTULO I - DO SISTEMA ELEITORAL CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece normas operacionais para a eleição de renovação da

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE REGISTRADAS NO CREA-RS

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE REGISTRADAS NO CREA-RS REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE REGISTRADAS NO CREA-RS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece

Leia mais

ESPORTE CLUBE BAHIA REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES PARA CARGOS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO DELIBERATIVO

ESPORTE CLUBE BAHIA REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES PARA CARGOS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO DELIBERATIVO ESPORTE CLUBE BAHIA REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES PARA CARGOS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO DELIBERATIVO I. DAS ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA EXECUTIVA E O CONSELHO DELIBERATIVO 1) O processo eleitoral para

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO AMAZONAS Processo nº 0600309-25.6.04.0000 Requerente: Ministério Público Eleitoral Requerido:

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Tribunal O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0600731-58.2018.6.27.0000 em 19/08/2018 18:18:56 por ALVARO LOTUFO MANZANO Documento assinado por: - ALVARO LOTUFO MANZANO

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF Atualizado em 16/04/2018 RESOLUÇÃO Nº 606, DE 23 DE JANEIRO DE 2018 Dispõe sobre as Tabelas de Custas e a Tabela de Porte de Remessa e Retorno dos Autos e dá outras providências.

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2017 TÍTULO I - DO SISTEMA ELEITORAL CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece normas operacionais para a eleição de renovação da

Leia mais

Comissão de Renovação do Terço CRT 04/04/2018

Comissão de Renovação do Terço CRT 04/04/2018 1. ABERTURA. Verificação do quorum e justificativas de ausências de Conselheiros. 2. EXPEDIENTE: a) PROVIDÊNCIAS: 001P) Requerimento Protocolado sob o n. 1470074 Faculdade Estácio de Sá Requer representatividade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí - CRMV-PI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí - CRMV-PI E L E I Ç Õ E S 2018/2021 EDITAL Nº 01 A Presidente em Exercício do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí, CRMV-PI, Sra. IVETE LOPES DE MENDONÇA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º:

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; Sistema Confea/Crea

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF Atualizado em 09/11/2016 RESOLUÇÃO Nº 581, DE 8 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre as Tabelas de Custas e a Tabela de Porte de Remessa e Retorno dos Autos e dá outras providências.

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 6026 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

ATO DELIBERATIVO 24/2018. O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições,

ATO DELIBERATIVO 24/2018. O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições, ATO DELIBERATIVO 24/2018 O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO o que dispõe o 2 do Art. 24 e o 2 do Art. 31 da versão 6 do Estatuto

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura AIRC. Ação de Investigação Judicial Eleitoral AIJE. Ação de Impugnação De Mandato Eletivo AIME. Parte

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA PROPOSTA - CP Nº: 017 /2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA PROPOSTA - CP Nº: 017 /2017 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea e Mútua EMENTA: Adoção do Livro de Ordem em meio eletrônico. PROPOSTA - CP Nº: 017 /2017 O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua no uso das atribuições

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL Art. 1º A COMISSÃO ELEITORAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RJPrev, constituída nos termos

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 71-78.2016.6.21.0056 PROCEDÊNCIA: TABAÍ RECORRENTE: AIRTON LOPES DE SOUZA RECORRIDA: JUSTIÇA ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SÉTIMA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento nº 0001566-52.2018.8.19.0000 Agravante: MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Agravado:

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES REGIONAIS NO CREA-RS

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES REGIONAIS NO CREA-RS REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES REGIONAIS NO CREA-RS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece normas operacionais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 1.451, EM 7 DE FEVEREIRO DE 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 1.451, EM 7 DE FEVEREIRO DE 2018 SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 1.451, EM 7 DE FEVEREIRO DE 2018 Relator de Reconsideração: Alessandro José Macedo Machado - Relator 1ª Vista: Pablo Souto Palma - Relator 2ª Vista Luciano Valério Lopes Soares

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PERMANENTE PARA ELEIÇÃO DE INSPETORES DO CREA-PR

REGULAMENTO ELEITORAL PERMANENTE PARA ELEIÇÃO DE INSPETORES DO CREA-PR REGULAMENTO ELEITORAL PERMANENTE PARA ELEIÇÃO DE INSPETORES DO CREA-PR CAPÍTULO I - DO PROCESSO ELEITORAL Art. 1º Este Regulamento Eleitoral Permanente fixa normas para eleição de inspetores no âmbito

Leia mais

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel REGISTRO DE CANDIDATURA Eduardo Rangel 1 Conceito: É a fase inicial do chamado microprocesso eleitoral na qual um partido político ou coligação requer, junto a Justiça Eleitoral, a inscrição de seus candidatos

Leia mais

BALANÇO DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL NAS ELEIÇÕES 2016

BALANÇO DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL NAS ELEIÇÕES 2016 BALANÇO DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL NAS ELEIÇÕES 2016 SUMÁRIO I. O GRUPO EXECUTIVO NACIONAL DA FUNÇÃO ELEITORAL (GENAFE) 2 II. PREPARAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES 2016: SISCONTA ELEITORAL 2 III.

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DE DELEGADOS REGIONAIS E COORDENAÇÃO REGIONAL DO CREAJR-MT

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DE DELEGADOS REGIONAIS E COORDENAÇÃO REGIONAL DO CREAJR-MT CAPÍTULO I - DO PROCESSO ELEITORAL Art. 1º Este Regulamento Eleitoral fixa normas para a eleição de Delegados Regionais e consequentemente a Coordenação Regional de membros do CREAjr no âmbito do. Art.

Leia mais

ATA 4 - DE ENCERRAMENTO DE REGISTRO DE CHAPAS - CRT-01

ATA 4 - DE ENCERRAMENTO DE REGISTRO DE CHAPAS - CRT-01 ATA 4 - DE ENCERRAMENTO DE REGISTRO DE CHAPAS - CRT-01 Aos oito dias de dezembro de 2018, às 09h00min, no endereço SCS Quadra 02, Bloco D, 9º andar, Edifício Oscar Niemeyer, CEP: 70.316-900, Brasília-DF,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0013260-12.2010.4.03.6100/SP 2010.61.00.013260-9/SP RELATORA : Desembargadora Federal MÔNICA NOBRE APELANTE : ADVOGADO : SP272400

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL FUNCEF 2016 Conselhos Deliberativo e Fiscal da FUNCEF

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL FUNCEF 2016 Conselhos Deliberativo e Fiscal da FUNCEF REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL FUNCEF 2016 Conselhos Deliberativo e Fiscal da FUNCEF CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1º - Em observância ao que determina a legislação, o presente Regulamento disciplina

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0000.17.106795-2/000 Númeração 1067952- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Eduardo Machado Des.(a) Eduardo Machado 05/04/2018 20/04/2018 EMENTA: RECURSO

Leia mais

REGIMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGIMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regimento Eleitoral tem por objetivo regular o processo eleitoral de representantes dos Participantes e Assistidos que devem integrar o Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal da Sociedade,

Leia mais

TEMAS STF DIREITO ELEITORAL

TEMAS STF DIREITO ELEITORAL 61 RE-568596 Elegibilidade de ex-cônjuge de ocupante de cargo político quando a dissolução da sociedade conjugal se dá durante o exercício do mandato. TEMAS STF DIREITO ELEITORAL EMENTA: CONSTITUCIONAL.

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal da FUNCEF

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal da FUNCEF REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal da FUNCEF CAPÍTULO I Da finalidade Art. 1º - Em observância ao que determina a legislação e o estatuto, o presente

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PARECER

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PARECER EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Recurso Eleitoral n. 211-97.2016.6.21.0061 Procedência: Farroupilha RS (61ª Zona Eleitoral

Leia mais

RESULTADO DOS RECURSOS DAS PROVAS DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO MUNICPAL DE IBIAPINA CE

RESULTADO DOS RECURSOS DAS PROVAS DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO MUNICPAL DE IBIAPINA CE RESULTADO DOS RECURSOS DAS PROVAS DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO MUNICPAL DE IBIAPINA CE Nº da Inscrição 2.053 1052 Recursos entregues e que comprovou 2 anos e 143 dias como tempo de serviço. Candidato(a)

Leia mais

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO APRESENTADO PELA EMPRESA MARKISE OBRAS E SERVIÇO LTDA - ME - TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2015

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO APRESENTADO PELA EMPRESA MARKISE OBRAS E SERVIÇO LTDA - ME - TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2015 DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO APRESENTADO PELA EMPRESA MARKISE OBRAS E SERVIÇO LTDA - ME - TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2015 Processo nº 008/2015, referente ao Edital da Tomada de Preços nº 01/2015, visando

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO PREVBAHIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO PREVBAHIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO PREVBAHIA 2018 A COMISSÃO ELEITORAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DA BAHIA PREVBAHIA, constituída nos termos da Portaria nº 007,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A) EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A) EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A) EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Recurso Eleitoral n.º 157-09.2016.6.21.0037 Procedência: RIO GRANDE-RS (37ª ZONA ELEITORAL

Leia mais

Processo n o : /99-21 Recurso n o : Acórdão n o :

Processo n o : /99-21 Recurso n o : Acórdão n o : Recorrente : SOBRITA INDUSTRIAL S/A Recorrida : DRJ no Rio de Janeiro - RJ NORMAS PROCESSUAIS. RECURSO. APRECIAÇÃO LIMITADA À MATÉRIA EXPRESSAMENTE CONSTESTADA. O exame do recurso deve restringir-se à

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 8 DE 23 DE ABRIL DE 2012. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno de autos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE

Leia mais

ATO DELIBERATIVO 30/2017. O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições,

ATO DELIBERATIVO 30/2017. O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições, ATO DELIBERATIVO 30/2017 O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO o que dispõe o 2 do Art. 24 e o 2º do Art. 31 da versão 6 do Estatuto

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PERMANENTE PARA ELEIÇÃO DE INSPETORES DO CREA-PR CAPÍTULO I - DO PROCESSO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL PERMANENTE PARA ELEIÇÃO DE INSPETORES DO CREA-PR CAPÍTULO I - DO PROCESSO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL PERMANENTE PARA ELEIÇÃO DE INSPETORES DO CREA-PR CAPÍTULO I - DO PROCESSO ELEITORAL Art. 1º Este Regulamento Eleitoral Permanente fixa normas para eleição de inspetores no âmbito

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 96-70.2012.6.21.0076 PROCEDÊNCIA: NOVO HAMBURGO RECORRENTE(S): ENIO ANTONIO BRIZOLA RECORRIDO(S): JUSTIÇA ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF : Eleições via sistema eletrônico de votação pela internet. DELIBERAÇÃO Nº 031/2017-CEF

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF : Eleições via sistema eletrônico de votação pela internet. DELIBERAÇÃO Nº 031/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : Comissão Eleitoral Federal CEF ASSUNTO : Eleições via sistema eletrônico de votação pela internet. DELIBERAÇÃO Nº 031/2017-CEF A COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL

Leia mais

I. DOCUMENTOS INDIVIDUAIS A SEREM ENTREGUES PELOS INTEGRANTES DA CHAPA

I. DOCUMENTOS INDIVIDUAIS A SEREM ENTREGUES PELOS INTEGRANTES DA CHAPA INSCRIÇÃO DE CHAPAS A Resolução CFN 564/2015 determina os procedimentos necessários para efetivar o registro de chapas. Com o intuito de facilitar a interpretação dos dispositivos legais pertinentes, a

Leia mais

1 de :03

1 de :03 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO RELATÓRIO E VOTO FUNDAMENTADO CREA-GO Processo: 215454/2012 Folha: Assinat.: Órgão Plenário Processo n. 215454/2012

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL Procuradoria Regional Eleitoral do Estado do Piauí

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL Procuradoria Regional Eleitoral do Estado do Piauí Registro de Candidatura nº 124-18.2012.6.18.0045 Classe 38 Protocolo: 62959/2012 Procedência: Batalha/PI (45ª Zona Batalha/PI) Relator: Des. José Ribamar Oliveira Assunto: Registro de Candidatura Substituição

Leia mais

I. DOCUMENTOS INDIVIDUAIS A SEREM ENTREGUES PELOS INTEGRANTES DA CHAPA

I. DOCUMENTOS INDIVIDUAIS A SEREM ENTREGUES PELOS INTEGRANTES DA CHAPA INSTRUÇÕES GERAIS E FORMULÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DE CHAPA PARA ELEIÇÃO DO TRIÊNIO 2017-2020 DO CRN-5 A Resolução CFN nº 564/2015 determina os procedimentos necessários para efetivar o registro de chapas.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 1.445, DE 20 A 22 DE NOVEMBRO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 1.445, DE 20 A 22 DE NOVEMBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PEDIDO DE VISTA Relator de Reconsideração: Alessandro José Macedo Machado - Relator de Vista: Pablo Souto Palma PT CF-2882/2016 (PC CF-0395/2012 e CF-0690/2012) Interessado: Luiz

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.071, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.071, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 1.071, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a composição dos plenários e a instituição de câmaras especializadas dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia Creas e dá outras providências.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PAUTA PARA 7ª REUNIÃO DA COMISSÃO ELEITORAL REGIONAL CER/MS - DATA: 3/10/2017 01. ABERTURA. VERIFICAÇÃO DE QUORUM E JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIAS DE CONSELHEIROS. 02- ATA. LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO N

AGRAVO DE INSTRUMENTO N AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 862.739-8, DO FORO REGIONAL DE CAMPO LARGO DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA VARA CÍVEL E ANEXOS. AGRAVANTE :ENGEMASTER ENGENHARIA DE AR CONDICIONADO LTDA AGRAVADO

Leia mais

ORDEM DOS TRABALHOS I QUORUM; II LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA SÚMULA DA REUNIÃO

ORDEM DOS TRABALHOS I QUORUM; II LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA SÚMULA DA REUNIÃO Ao sétimo dia do mês de agosto de dois mil e dezoito, reuniram-se na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA-PA, os Conselheiros da Comissão de Renovação do Terço deste Regional, para

Leia mais

Exmo. Juiz Relator, A Coligação Juntos Somos Mais Fortes manifestou-se sobre a referida petição às fls. 496/513

Exmo. Juiz Relator, A Coligação Juntos Somos Mais Fortes manifestou-se sobre a referida petição às fls. 496/513 Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 305-38.2016.6.18.0058 Classe 3 Protocolo: 61.197/2016 Procedência: Miguel Leão/PI (58ª Zona Eleitoral Monsenhor Gil) Relator: Juiz José Wilson Ferreira de Araújo

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 4ª REGIÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 4ª REGIÃO EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Recurso Eleitoral n.º 47-92.2015.6.21.0118 Procedência: IVOTI-RS (118ª ZONA ELEITORAL

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção de São Paulo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ. Atualizado em 09/11/2016

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção de São Paulo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ. Atualizado em 09/11/2016 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ Atualizado em 09/11/2016 RESOLUÇÃO STJ/GP N. 1 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno dos autos no âmbito

Leia mais

Dados Básicos. Ementa

Dados Básicos. Ementa Dados Básicos Fonte: 20110110696808 Tipo: Acórdão TJDFT Data de Julgamento: 07/12/2011 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:16/12/2011 Estado: Distrito Federal Cidade: Relator: Lécio

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS Recurso Eleitoral 157-42.2012.6.13.0014 Procedência: 14ª Zona de Andrelândia (Município de Bom Jardim de Minas) Recorrente: Ministério Público Eleitoral Recorrido:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ações Especiais Eleitorais. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Ações Especiais Eleitorais. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Prof. Karina Jaques Ações Especiais Eleitorais - Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura - AIRC O objetivo da AIRC é impedir que determinado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPACHO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPACHO fls. 1 DESPACHO Agravo de Instrumento Processo nº 0000565-71.2017.8.26.0000 Relator(a): ANA LIARTE Órgão Julgador: 4ª CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO Trata-se de pedido de reconsideração formulado pela Agravada

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO. OFÍCIO CIRCULAR Nº 22/2009- PRAd (Processo nº 1085/50/09/1981) São Paulo, 25 de agosto de 2009.

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO. OFÍCIO CIRCULAR Nº 22/2009- PRAd (Processo nº 1085/50/09/1981) São Paulo, 25 de agosto de 2009. OFÍCIO CIRCULAR Nº 22/2009- PRAd (Processo nº 1085/50/09/1981) São Paulo, 25 de agosto de 2009. Assunto: Período de afastamento de servidor para promover campanha eleitoral deve ser computado para todos

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 DELIBERAÇÃO Nº 035/2017-CEF

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 DELIBERAÇÃO Nº 035/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : Comissão Eleitoral Federal CEF ASSUNTO : ELEIÇÕES 2017 Entendimentos. DELIBERAÇÃO Nº 035/2017-CEF A COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF, em sua 7ª REUNIÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO Nº 01, DE 18 DE JANEIRO DE 2011.(*) Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno de autos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O VICE-PRESIDENTE DO SUPERIOR

Leia mais