RESOLUÇÃO UNESP Nº 91, DE 28 DE OUTUBRO DE 2017.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO UNESP Nº 91, DE 28 DE OUTUBRO DE 2017."

Transcrição

1 RESOLUÇÃO UNESP Nº 91, DE 28 DE OUTUBRO DE Dispõe sobre Programa de Pós-doutorado na Unesp. O VICE-REITOR NO EXERCÍCIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", no uso de suas atribuições legais que lhe foram conferidas pelo inciso IX, do artigo 24 do Regimento Geral, considerando a necessidade de unificar as orientações sobre o Programa de Pós-doutorado na Unesp e tendo em vista o deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, em sessão de 10/10/2017, baixa a seguinte RESOLUÇÃO: Artigo 1º - O Programa de Pós-doutorado da Unesp constitui-se na realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão, junto aos departamentos, grupos de pesquisas cadastrados no CNPq ou programas especiais das agências de fomento, em suas Unidades Universitárias, Complementares ou Câmpus Experimentais, sob a supervisão de um docente ou pesquisador, com o objetivo de aprimorar a formação profissional do pós-doutorando (PD) como pesquisador e, quando couber, como docente e/ou extensionista, com a finalidade de contribuir para melhorar o nível de excelência acadêmica e científica da universidade. Artigo 2º - O Programa de Pós-doutorado na Unesp poderá ser realizado nas seguintes modalidades: I - Pós-doutorado modalidade I (PD-I) - com ou sem vínculo empregatício e com financiamento de bolsa de pós-doutorado, concedida por instituições externas ou internas à Unesp, após análise por pares, mediante comprovação por meio do termo de outorga assinado pela agência de fomento; II - Pós-doutorado modalidade II (PD-II) - com concessão de afastamento remunerado por instituição de ensino, pesquisa ou empresa e sem bolsa concedida por agências de fomento externas ou internas à Unesp; III - Pós-doutorado modalidade III (PD-III) - sem financiamento e que não se enquadrem nos incisos anteriores. 1º - Para PD-I, quando houver vínculo empregatício, e para o PD-II será exigido o termo de ciência que comprove o vínculo empregatício com instituição de ensino, pesquisa ou empresa e autorize o afastamento remunerado para realizar o pós-doutorado. 2º - Para a modalidade PD-II e PD-III será exigido o Termo de Compromisso de Pós-doutorado (Anexo).

2 Artigo 3º - A duração do pós-doutorado será de, no mínimo, 6 (seis) meses e, no máximo, 48 (quarenta e oito) meses, podendo ser prorrogado por até 12 (doze) meses, mediante justificativa circunstanciada emitida pelo supervisor. Nas modalidades PD-II e PD-III, a duração inicial será de, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses. 1º - Os pedidos de prorrogação deverão ser acompanhados de justificativa circunstanciada, encaminhados pelo supervisor do PD à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) ou ao órgão equivalente da unidade, 3 (três) meses antes da data prevista para sua conclusão. 2º - A CPP emitirá parecer sobre o pedido de prorrogação e atualizará o Sistema de Gerenciamento dos Programas da Pró-reitoria de Pesquisa da Unesp (SisPROPe) com as informações pertinentes. Artigo 4º - A dedicação do pós-doutorando ao programa deverá ser de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas semanais. Artigo 5º - O Programa de Pós-doutorado não gerará vínculo empregatício, funcional ou previdenciário com a Unesp, devendo ser previstas, no projeto de pós-doutorado e explicitadas no plano de atividades, as atividades de pesquisa e/ou de ensino e/ou de extensão a se realizarem, aprovadas pelos órgãos competentes e devidamente cadastradas no SisPROPe, sendo vedado ao pós-doutorando o exercício de qualquer atividade de natureza administrativa e de representação na Unesp. Artigo 6º - Para participar do programa, os candidatos deverão ter o título de doutor obtido em instituições brasileiras ou estrangeiras. Para as modalidades PD-II e PD-III, se o título de doutor tiver sido obtido em instituição estrangeira, o mesmo deverá ser reconhecido no Brasil. Parágrafo único - Será vedada a participação de docentes, de pesquisadores e de técnicoadministrativos do quadro permanente da própria Unidade Universitária, Unidade Complementar ou Câmpus Experimental, ativos ou inativos, mesmo com contrato de adesão de serviços voluntários, em Programa de Pós-doutorado. Artigo 7º - A supervisão do pós-doutorado será exercida por um docente ou por um pesquisador da Unesp ativo ou inativo, e que disponha de infra-estrutura adequada para o desenvolvimento do projeto. Artigo 8º - Para o pós-doutorado na modalidade PD-I, a CPP ou órgão equivalente da unidade deverá tomar ciência da solicitação e, para as modalidades PD-II e PD-III, é atribuição dessa comissão homologar a solicitação mediante parecer circunstanciado de assessores ad hoc. Parágrafo único - Quando o plano de atividades do pós-doutorado previr o aprimoramento da formação docente ou em extensão universitária, a CPP deverá dar ciência à Comissão Permanente de Ensino (CPE) ou à Comissão Permanente de Extensão Universitária (CPEU), conforme o caso.

3 Artigo 9º - As propostas de pós-doutorado deverão ser cadastradas, em fluxo contínuo, no SisPROPe, ( pelo candidato, incluindo a apólice ou o certificado do seguro de acidentes pessoais do candidato e, após o preenchimento do formulário pelo supervisor, encaminhada, on-line, à CPP ou ao órgão equivalente da unidade, obedecidos os seguintes prazos: I PD-I: no máximo, 30 (trinta) dias após o início das atividades, conforme previsão no projeto de PD; II PD-II e PD-III: a partir da data da aprovação do projeto de PD pela CPP ou órgão equivalente da Unidade. Artigo 10 - A documentação exigida e a ser anexada para o ingresso no programa na modalidade PD-I é a seguinte: I - projeto de pesquisa de pós-doutorado, incluindo plano de atividades que poderá contemplar o aprimoramento da formação pesquisador e, quando for proposto, também da formação docente e/ou extensionista; II - comprovante de financiamento; III - link para o Lattes do candidato; para estrangeiros, Curriculum Vitae detalhado; IV - comprovante do título de doutor. Artigo 11 - A documentação exigida e a ser anexada para ingresso no programa nas modalidades PD-II e PD-III é a seguinte: I - projeto de pós-doutorado, incluindo plano de atividades que poderá contemplar o aprimoramento da formação como pesquisador e/ou, docente e/ou extensionista; II - comprovação de afastamento da instituição de origem, para a modalidade PD-II e, quando houver vínculo empregatício, para a PD-I, ou o Termo de Compromisso de Pós-doutorado, para a modalidade PD-III; III - carta de aceite do supervisor; IV - link para o Lattes do candidato; V - comprovante do título de doutor.

4 Artigo 12 - Os planos de atividade com previsão de realização de atividades de formação docente, em cursos de graduação, deverão adotar os seguintes procedimentos: I - a atividade de formação docente poderá ser em 1 (uma) disciplina por semestre de, no máximo, 6 (seis) horas de aulas semanais, ou de acordo com as normas da agência de fomento que financia o pós-doutorado; II - caso a disciplina na qual o pós-doutorando aprimorará a formação docente não seja de responsabilidade do próprio supervisor do PD, o departamento ou o órgão equivalente deverá indicar um docente que assumirá a função de supervisor da formação docente; III - a disciplina sempre será atribuída e registrada no SISGRAD para o docente do departamento responsável pela mesma, sendo-lhe atribuído 1/3 da carga horária; IV - o supervisor da formação docente ficará responsável por auxiliar e por acompanhar o pósdoutorando na elaboração do planejamento de todas as atividades de ensino tais como: plano de aula, seleção de estratégias de ensino, elaboração e utilização adequada de recursos instrucionais, elaboração dos instrumentos de avaliação. Além disso, deverá orientar o pósdoutorando em todas as atividades previstas no plano de ensino da disciplina e auxiliá-lo nas dificuldades encontradas; V - todos os assuntos relativos à disciplina deverão ser tratados pelo departamento ou por órgão equivalente com o supervisor da formação docente do pós-doutorando que, para todos os efeitos, é o responsável pela disciplina; VI - ao final da disciplina, o supervisor da formação docente emitirá um relatório de atividade docente, no qual deverá explicitar o desempenho do pós-doutorando como docente na disciplina ministrada. Esse documento deverá ser encaminhado ao departamento ou ao órgão equivalente para ciência e enviado, via SisPROPe, para a CPP ou ao órgão equivalente da unidade, que deverá utilizá-lo como componente necessário para homologar o pós-doutorado. Artigo 13 - Será facultado ao pós-doutorando realizar atividade de orientação de projetos de Iniciação Científica/TCC ou de dissertações de mestrado e teses de doutorado, após autorização prévia da CPP ou do Conselho do Curso de Programa de Pós-graduação, além da ciência do supervisor. Parágrafo único - A orientação de IC ou a orientação/coorientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado deverá estar prevista no plano de atividades do pós-doutorando e estar registrada no SisPROPe. Artigo 14 - Ao final do período de pós-doutorado, o participante deverá encaminhar, via SisPROPe, no prazo máximo de 1 (um) mês, relatório científico e, quando couber, relatório de atividade docente e/ou extensionista, acompanhado de avaliação do supervisor, além do formulário de encerramento devidamente preenchido.

5 1º - O relatório científico será avaliado por parecerista ad hoc, indicado pela CPP ou órgão equivalente da unidade. 2º - No caso de bolsistas de agências de fomento poderá ser entregue o relatório aprovado pelas mesmas com o comprovante de aprovação. 3º - Caberá à CPP ou ao órgão equivalente da unidade homologar o pós-doutorado realizado e emitir o certificado de conclusão, que deverá ser assinado por seu Presidente, Diretor da Unidade Universitária ou equivalente e pelo Pró-reitor de Pesquisa. 4º - Quando o plano de atividade do PD previr o desenvolvimento de formação docente e/ou extensionista, a CPP deverá considerar também esses itens no relatório científico, para homologar o pós-doutorado. 5º - Quando o plano de atividades previr o aprimoramento da formação docente na graduação, no verso do certificado de pós-doutorado deverá constar o nome da disciplina e a respectiva carga horária como parte do projeto de formação docente, com a indicação de que essa atividade foi supervisionada e orientada pelo supervisor de formação docente do PD. Artigo 15 - Ao pós-doutorando será garantido o acesso a serviços de atendimento social, bibliotecas, instalações, internet, bens e serviços necessários ou convenientes oferecidos pela Unesp para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de atividades. Artigo 16 - Toda a produção bibliográfica, artística, técnica e de divulgação decorrente do pósdoutorado deverá mencionar a filiação institucional à Unesp. O pós-doutorando deverá concordar com a declaração de reconhecimento de direitos de propriedade intelectual à Unesp, em razão dos resultados obtidos no Programa de Pós-doutorado. Artigo 17 - Os casos omissos serão analisados em primeira instância pela CPP ou equivalente. Não sendo possível encontrar uma solução, os mesmos serão encaminhados para avaliação da Câmara Central de Pesquisa (CCPe). Artigo 18 - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial as Resoluções Unesp nºs 12/2016 e 13/2017. Disposição Transitória: Artigo único - Os atuais inscritos no Programa de Pós-doutorado que queiram incluir no plano de atividades o aprimoramento na formação docente e/ou extensionista terão prazo de 60 (sessenta) dias para ajustar seus planos de atividades para as normas fixadas na presente resolução. Parágrafo único - O supervisor do PD deverá enviar à Comissão Permanente de Pesquisa ou ao órgão equivalente na unidade solicitação contendo justificativa para realizar as atualizações das informações no SisPROPe.

6 (Processo nº 1876/2000-RUNESP) ANEXO À RESOLUÇÃO UNESP Nº TERMO DE COMPROMISSO DE PÓS-DOUTORADO MODALIDADE PD-II Eu,..., aprovado(a) para participar do Programa de Pós-doutorado do(a)..., declaro estar ciente das regras do programa e demais normas universitárias, e comprometo-me a cumpri-las. Declaro, ainda, estar ciente de que o Pósdoutorado não gera vínculo empregatício com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, e que possuo meios para me manter durante o período de realização do Pós-doutorado. Candidato de acordo: ( ) sim ( ) não Pub. DOE nº 210, de 10/11/2017, p. 51 FIM DO DOCUMENTO Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo

INSTRUÇÕES DA SEÇÃO TÉCNICA ACADÊMICA/IBB

INSTRUÇÕES DA SEÇÃO TÉCNICA ACADÊMICA/IBB INSTRUÇÕES DA SEÇÃO TÉCNICA ACADÊMICA/IBB Republicado: sábado, 9 de abril de 2016 - Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 126 (66) 77 Resolução Unesp-12, de 29-2-2016 Dispõe sobre programa

Leia mais

Sexta-feira, 20 de setembro de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 123 (178) 65

Sexta-feira, 20 de setembro de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 123 (178) 65 Sexta-feira, 20 de setembro de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 123 (178) 65 Resolução UNESP 49, de 16-9-2013 Dispõe sobre programa de Pós-doutorado na UNESP O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA R E I T O R I A

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA R E I T O R I A RESOLUÇÃO UNESP N O 26 DE 27 DE MAIO DE 2011. Dispõe sobre programa de Pós-doutorado na UNESP O VICE-REITOR NO EXERCÍCIO DA REITORIA DA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, no uso das atribuições legais que lhe foram

Leia mais

Regulamento de Pós-Doutorado ECA-USP

Regulamento de Pós-Doutorado ECA-USP Regulamento de Pós-Doutorado ECA-USP Artigo 1º O Pós-Doutorado da USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades, Museus, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares, por portadores de título de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA Edital PPG-Música n. 02/2017 Edital de Seleção para bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes

Leia mais

PORTARIA IFSC No. 49/2010

PORTARIA IFSC No. 49/2010 Alterada pela Portaria IFSC 30/2011. PORTARIA IFSC No. 49/2010 Dispõe sobre o programa de pósdoutorado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. O Diretor do Instituto de Física

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC) RESOLUÇÃO 01/PPGC/2017, de 22 de setembro de 2017. Dispõe sobre a realização de Estágio Pós-Doutoral

Leia mais

Portaria IEE PO-D007 de 21/08/2018. (Revoga as Portarias Internas IEE-PO-D017 de 26/10/2017 e IEE-PO-D006 de 16/08/2018)

Portaria IEE PO-D007 de 21/08/2018. (Revoga as Portarias Internas IEE-PO-D017 de 26/10/2017 e IEE-PO-D006 de 16/08/2018) Página 1 de 5 Portaria IEE PO-D007 de 21/08/2018 (Revoga as Portarias Internas IEE-PO-D017 de 26/10/2017 e IEE-PO-D006 de 16/08/2018) Dispõe sobre a regulamentação do Programa de Pós-Doutorado no Instituto

Leia mais

Parágrafo único. O Projeto de Pós-Doutorado pode ser realizado com bolsa ou na modalidade voluntária.

Parágrafo único. O Projeto de Pós-Doutorado pode ser realizado com bolsa ou na modalidade voluntária. RESOLUÇÃO Nº 279, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017. (*) Regulamenta o Programa de Pós-Doutorado no âmbito da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da UFRJ torna pública

Leia mais

Normativa para o Programa de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFMT Faculdade de Enfermagem

Normativa para o Programa de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFMT Faculdade de Enfermagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO EM ENFERMAGEM NORMAS PARA PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Normativa para o Programa de Pós-Doutoramento no Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM Norma para realização de Programa de Pós-Doutorado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo EEUSP (Aprovada na 9ª Sessão Ordinária da Comissão de Pesquisa, em 09/11/2015) Com base na Resolução

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. Aprova o Regulamento de pós-doutorado da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),

Leia mais

Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado da UFSCar.

Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado da UFSCar. RESOLUÇÃO ConsUni nº 787, de 31 de outubro de 2014. Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado da UFSCar. O Conselho Universitário da Universidade Federal de São Carlos, no exercício das atribuições legais

Leia mais

Programa de Pós-Doutorado do IME-USP

Programa de Pós-Doutorado do IME-USP Formulário de Inscrição Curriculum Lattes Programa de Pós-Doutorado do IME-USP Documentação necessária para Inscrição Projeto de Pesquisa Arquivo no formato PDF, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola

Leia mais

RESOLUÇÃO ConsUni nº 787, de 31 de outubro de Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado da UFSCar.

RESOLUÇÃO ConsUni nº 787, de 31 de outubro de Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado da UFSCar. RESOLUÇÃO ConsUni nº 787, de 31 de outubro de 2014. Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado da UFSCar. O Conselho Universitário da Universidade Federal de São Carlos, no exercício das atribuições legais

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Bairro Santa Maria CP Uberlândia MG

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Bairro Santa Maria CP Uberlândia MG RESOLUÇÃO Nº 06/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Ordem de Serviço PROPG Nº 001, 21 de setembro de 2011

Ordem de Serviço PROPG Nº 001, 21 de setembro de 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG Ordem de Serviço PROPG Nº 001, 21 de setembro de 2011 Normatiza o Estágio de Pós-Doutorado na Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições, regulamenta procedimentos para a participação no programa de pós-doutorado da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM EDITAL - Nº 07/2015 ABRE INSCRIÇÃO E FIXA DATA PARA SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO / CAPES / O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 004/2017 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 004/2017 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 004/2017 CONSUNI Dispõe sobre o Estágio Pós-Doutoral na Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação Universidade do

Leia mais

Normas de ingresso no Programa de Pós-Doutorado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Normas de ingresso no Programa de Pós-Doutorado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo São Paulo, 07 de dezembro de 2017. Normas de ingresso no Programa de Pós-Doutorado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo A Comissão de Pesquisa da Escola de Educação Física

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO (Resolução Interna)

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO (Resolução Interna) PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO (Resolução Interna) O Pós-Doutorado na USP é um programa realizado por portadores de título de Doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Resolução UNESP-21, de

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Resolução UNESP-21, de Resolução UNESP-21, de 27-2-2014 (Publicada no D.O.E. de 28-02-2014, Poder Executivo, Seção I, p. 75, e alterada pela Resolução Unesp-8, de 27-1-2016, Publicada no D.O.E. de 28-01-2016, Poder Executivo,

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou e eu, Reitor, sanciono a seguinte resolução: TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou e eu, Reitor, sanciono a seguinte resolução: TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO CEPE Nº 0016/2008 Dispõe sobre as normas e condições da realização de Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Londrina. CONSIDERANDO a necessidade de estabelecimento de normas internas

Leia mais

MANUAL DO PÓS-DOUTORANDO

MANUAL DO PÓS-DOUTORANDO Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP MANUAL DO PÓS-DOUTORANDO PPG em História Coordenação Pós-Graduação em História - UNIFESP Coordenadora: Profª Drª Andréa Slemian Vice-Coordenadora:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 010/CUn, de 11 de julho de 2006

RESOLUÇÃO Nº 010/CUn, de 11 de julho de 2006 RESOLUÇÃO Nº 010/CUn, de 11 de julho de 2006 DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DE PÓS- DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Santa

Leia mais

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa Norma para Registro de Projetos de Pesquisa TÍTULO I Das definições Art. 1º - Projeto de Pesquisa constitui-se em um conjunto de ações que geram conhecimento científico e/ou tecnológico, sendo classificados

Leia mais

NORMA INTERNA DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORAMENTO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO-USP

NORMA INTERNA DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORAMENTO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO-USP NORMA INTERNA DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORAMENTO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO-USP Com base na Resolução nº 6016 de 11 de Outubro de 2011 da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo,

Leia mais

2º - Poderão ser indicados como candidatos docentes ou pesquisadores estrangeiros, de acordo com os critérios estabelecidos neste AEDA.

2º - Poderão ser indicados como candidatos docentes ou pesquisadores estrangeiros, de acordo com os critérios estabelecidos neste AEDA. AEDA 040/REITORIA/2013 01 05 Dispõe sobre o Programa de Pesquisador Visitante e Professor Visitante da O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições, regulamenta provisoriamente

Leia mais

Normas de ingresso no Programa de Pós-Doutorado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Normas de ingresso no Programa de Pós-Doutorado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo São Paulo, 07 de dezembro de 2017. Normas de ingresso no Programa de Pós-Doutorado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo A Comissão de Pesquisa da Escola de Educação Física

Leia mais

Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 02 DE 03 DE JANEIRO DE 2018

Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 02 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 RESOLUÇÃO UNESP Nº 02 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 Estabelece normas para a concessão de Auxílio Acadêmico, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP

RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE 2001 Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no uso das atribuições

Leia mais

CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC

CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC Documentos que devem ser anexados ao processo para efetivação da matrícula do Pós-Doc, de acordo com a Resolução Normativa nº 36/CUn/2013 e Memorando

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPG 04/2018

RESOLUÇÃO CEPG 04/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CONSELHO DE ENSINO PARA GRADUADOS RESOLUÇÃO CEPG 04/2018 Cria o Programa Institucional de Pós-doutorado na UFRJ O Conselho

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 18/2015, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA, no uso das competências que lhe são conferidas pelo art. 18 do Estatuto, na 11 a reunião realizada

Leia mais

CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC

CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC RESOLUÇÃO CEPE N 02/2017 O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso da atribuição que lhe confere o inciso X do artigo 13 do Estatuto, conforme Processo CEPE 02/2017, baixa a

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO O Programa de Pós-Doutorado da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é um programa de incentivo à pesquisa, destinado a profissional com o

Leia mais

inta Diário Oficial Estado de São Paulo

inta Diário Oficial Estado de São Paulo PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Resolução CoPq-7.406, de 3-10-2017 Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado da USP O Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo, tendo em vista o deliberado pelo Conselho

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 26/2011

RESOLUÇÃO Nº 26/2011 Alterações promovidas no texto: Resolução nº 04/2012, de 25/01/2012 RESOLUÇÃO Nº 26/2011 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de 17/08/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.009320/11-07,

Leia mais

PORTARIA UNESP Nº 492, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017.

PORTARIA UNESP Nº 492, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017. PORTARIA UNESP Nº 492, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre os trâmites de aprovação e critérios de avaliação para realização de Eventos de Extensão Universitária da UNESP. O Vice-Reitor, no Exercício

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Sorocaba

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Sorocaba Proposta de Regulamento Geral do Programa de Iniciação Científica do Campus de Sorocaba da UNESP. 1. OBJETIVOS, PARTICIPANTES

Leia mais

Programa de Pós-Doutorado do IME-USP

Programa de Pós-Doutorado do IME-USP Programa de Pós-Doutorado do IME-USP Formulário de Prorrogação Documentação necessária para Prorrogação Projeto de Pesquisa Arquivo no formato PDF, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola Os projetos

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99)

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99) RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99) Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP. O Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

E D I T A L N º 0 1 / P A P D P E S Q U I S A

E D I T A L N º 0 1 / P A P D P E S Q U I S A A SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA SR-2, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ, torna público o Edital de abertura de inscrições e as normas para o processo seletivo do PROGRAMA DE APOIO

Leia mais

TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL INSTITUCIONAL (SEM FINANCIAMENTO) O processo para oferta de estagio Pós-Doutoral Institucional (sem financiamento), ocorrerá 1 (uma) vez ao ano e será

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 280/2006 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 24/2015-CONSUNI)

RESOLUÇÃO Nº 280/2006 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 24/2015-CONSUNI) RESOLUÇÃO Nº 280/2006 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 24/2015-CONSUNI) Dispõe sobre o Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação PROMOP, da UDESC. O Presidente do Conselho Universitário - CONSUNI,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO Aprovadas no CEAD de 10.12.2015 DEZEMBRO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO O Programa de Pós-Doutorado da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é um programa de incentivo à pesquisa, destinado a profissional com o

Leia mais

Resolução UNESP-57, de

Resolução UNESP-57, de Resolução UNESP-57, de 30-6-2014 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos estágios curriculares dos cursos de graduação da UNESP A Vice-Reitora, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA

EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA A Magnífica Reitora da UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Unisa torna público o presente Edital para análise e

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS DE PESQUISA DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS DE PESQUISA DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL www.unifran.edu.br Av. Dr. Armando Salles Oliveira, 201 14404 600 Franca SP T 55 16 3711 8888 F 55 16 3711 8886 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS DE PESQUISA DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO ConsUni nº 786, de 31 de outubro de 2014.

RESOLUÇÃO ConsUni nº 786, de 31 de outubro de 2014. RESOLUÇÃO ConsUni nº 786, de 31 de outubro de 2014. Dispõe sobre o exercício das atividades de Pesquisador Visitante na UFSCar. O Conselho Universitário da Universidade Federal de São Carlos, no exercício

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 07/CUn/2010, de 26 de outubro de 2010

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 07/CUn/2010, de 26 de outubro de 2010 RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 07/CUn/2010, de 26 de outubro de 2010 Dispõe sobre as normas que regulamentam a concessão de Bolsas de Pesquisa para discentes na Universidade Federal de Santa Catarina. O PRESIDENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO NORMAS INTERNAS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DA FORP-USP Com base na Resolução nº. 7.236 de 22 de julho de 2016 da Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL N o 706 de 23/11/2017 O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PGMDO) da Universidade Positivo

Leia mais

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, estabelece:

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, estabelece: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade CEP:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 20/2017

RESOLUÇÃO Nº 20/2017 RESOLUÇÃO Nº 20/2017 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de 14/06/2017, tendo em vista o constante no Processo nº 23078.018362/2016-24, nos termos do Parecer nº 08/2017 da Comissão de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO DA CAPES 2018 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL 2019-2020 O Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) abre as inscrições

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 0012015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O da UNIR - informa que estão reabertas as inscrições para candidatura à bolsa de estudo,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O da UNIR - informa que estão reabertas as inscrições para candidatura à bolsa de estudo,

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 37, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 37, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008. RESOLUÇÃO UNESP Nº 37, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008. Estabelece normas para a concessão de Bolsas de Apoio Acadêmico e Extensão e Auxílios coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX.

Leia mais

RESOLUÇÃO CPq-FD 01/2016. A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Direito da USP, Seção I Do Programa de Pós-Doutorado

RESOLUÇÃO CPq-FD 01/2016. A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Direito da USP, Seção I Do Programa de Pós-Doutorado RESOLUÇÃO CPq-FD 01/2016 A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Direito da USP, Considerando os debates havidos junto à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo sobre a revisão dos critérios

Leia mais

EDITAL Nº 11/2017 CEFID

EDITAL Nº 11/2017 CEFID EDITAL Nº 11/2017 CEFID Bolsista PNPD 2017 Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia PPGFt. O Diretor Geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID, atendendo o que dispõe o Regimento Geral

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018 PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018 A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul informa que estão abertas

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR torna público o presente Edital e comunica que no período de 30/04/2018

Leia mais

Edital ProIC-EM/DPG/UnB. PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018

Edital ProIC-EM/DPG/UnB. PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018 Edital ProIC-EM/DPG/UnB PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018 1. Preâmbulo O torna público o Edital do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (IC-EM) da Universidade de Brasília

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1. INSCRIÇÕES (Item 6 do Edital) As inscrições de propostas serão realizadas pelo docente (responsável pelo projeto) mediante o preenchimento

Leia mais

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu torna público o presente Edital e comunica que estão abertas as inscrições para

Leia mais

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FASA Capítulo I Das Finalidades Art. 1º A iniciação científica é uma

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP-13, DE Dispõe sobre o Plano de Carreira Docente da UNESP

RESOLUÇÃO UNESP-13, DE Dispõe sobre o Plano de Carreira Docente da UNESP RESOLUÇÃO UNESP-13, DE 17-3-2011 Dispõe sobre o Plano de Carreira Docente da UNESP O Vice-Reitor, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com fundamento no inciso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 195/2010-CEPE, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 195/2010-CEPE, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010. RESOLUÇÃO Nº 195/2010-CEPE, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010. ALTERADA PELA RES. Nº 149/2011-CEPE, de 4/8/11. Regulamento de Pós-doutorado da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade

Leia mais

5. Iniciação Científica Júnior - ICJ - Norma Específica Finalidade

5. Iniciação Científica Júnior - ICJ - Norma Específica Finalidade 5. Iniciação Científica Júnior - ICJ - Norma Específica 5.1 - Finalidade Anexo V da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes

Leia mais

RESOLUÇÃO N 16/18 CEPE

RESOLUÇÃO N 16/18 CEPE RESOLUÇÃO N 16/18 CEPE Estabelece normas para o Estágio de Pós-Doutorado no âmbito da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 (Alterada pela Resolução 7029/2014) (Esta é uma versão consolidada. Para ver a versão ORIGINAL, clique aqui.) Regulamenta

Leia mais

RESOLUÇÃO PPGES 04/2017

RESOLUÇÃO PPGES 04/2017 RESOLUÇÃO PPGES 04/2017 Estabelece normas gerais para o acolhimento de pesquisadores em estágios de mestrado e doutorado, estágios de pesquisa e estágios de pós-doutorado nos Programas de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 007/2014, DE 06 DE OUTUBRO DE 2014 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 007/2014, DE 06 DE OUTUBRO DE 2014 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 007/2014, DE 06 DE OUTUBRO DE 2014 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG A Câmara de Pós-graduação (CPG) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG, conforme

Leia mais

Considerando o disposto na Lei Estadual n /70, que aprovou o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado do Paraná;

Considerando o disposto na Lei Estadual n /70, que aprovou o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado do Paraná; RESOLUÇÃO Nº. /2015 UNESPAR Aprova o Regulamento do regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva TIDE aos docentes da Universidade Estadual do Paraná. Considerando a necessidade de regulamentação do

Leia mais

Art.3º - Esta Resolução entra em vigor nesta data.

Art.3º - Esta Resolução entra em vigor nesta data. RESOLUÇÃO N 10/2013/CONSUP/IFAP, DE 29 DE OUTUBRO DE 2013. Aprova o PROGRAMA MONITORIA no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP. O PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC Ensino Médio)

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PIBIC

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PIBIC PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPEP), por intermédio do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, abre as inscrições

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DE APOIO INSTITUCIONAL À PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE

ANEXO I REGULAMENTO DE APOIO INSTITUCIONAL À PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE ANEXO I REGULAMENTO DE APOIO INSTITUCIONAL À PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º Este regulamento estabelece critérios e procedimentos referentes

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL CAMPUS V

NORMAS COMPLEMENTARES AO REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL CAMPUS V Universidade do Estado da Bahia UNEB Reconhecida pela portaria ministerial n º 909 de 31 07 95 Departamento de Ciências Humanas/Campus V Santo Antonio de Jesus Programa de Pós-Graduação em História Regional

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 13, DE 17 DE MARÇO DE Ver Portaria 159/2011 Alterada pela Resolução 125/2012

RESOLUÇÃO UNESP Nº 13, DE 17 DE MARÇO DE Ver Portaria 159/2011 Alterada pela Resolução 125/2012 RESOLUÇÃO UNESP Nº 13, DE 17 DE MARÇO DE 2011. Ver Portaria 159/2011 Alterada pela Resolução 125/2012 Dispõe sobre o Plano de Carreira Docente da UNESP O Vice-reitor, no exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

DECISÃO 03/2005. O Colegiado de Pós-Graduação stricto sensu em Letras, com base na demanda de pedidos e de orientações acadêmicas já em curso, DECIDE

DECISÃO 03/2005. O Colegiado de Pós-Graduação stricto sensu em Letras, com base na demanda de pedidos e de orientações acadêmicas já em curso, DECIDE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DECISÃO 03/2005 O Colegiado de Pós-Graduação stricto sensu em Letras,

Leia mais

E D I T A L N º 0 1 / P A P D D O C Ê N C I A

E D I T A L N º 0 1 / P A P D D O C Ê N C I A A SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA SR-2, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ, torna pública a abertura de inscrições e as normas para o processo seletivo do PROGRAMA DE APOIO À DOCÊNCIA,

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 74, DE 09 DE OUTUBRO DE Estabelece normas para transferência de alunos nos cursos de graduação.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 74, DE 09 DE OUTUBRO DE Estabelece normas para transferência de alunos nos cursos de graduação. RESOLUÇÃO UNESP Nº 74, DE 09 DE OUTUBRO DE 2017. Estabelece normas para transferência de alunos nos cursos de graduação. O REITOR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, no uso das atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX EDITAL N 169/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX EDITAL N 169/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX EDITAL N 169/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE PESQUISA E EXTENSÃO DO FUNDO DE APOIO

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física Norma PPGEF 03/2011

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física Norma PPGEF 03/2011 1 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física Norma PPGEF 03/2011 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N 05/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N 05/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N 05/2015 Estabelece normas para aprovação, acompanhamento e conclusão de Projetos de Pesquisa no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA) da Universidade Federal de Goiás, no uso

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA A Iniciação Científica Junior (PIBIC-EM) são atividades que possibilitam o contato direto do aluno de ensino médio com a atividade científica da Universidade, incentivando a formação de novos pesquisadores

Leia mais