CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO CEPE N 02/2017 O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso da atribuição que lhe confere o inciso X do artigo 13 do Estatuto, conforme Processo CEPE 02/2017, baixa a seguinte RESOLUÇÃO Artigo 1 o - Ficam aprovadas, ad referendum, as alterações da Resolução CEPE 24/2005, a partir desta data, do PAIC Programa de Apoio à Iniciação Científica do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino FAE. Artigo 2º - O Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) tem por objetivo geral o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos de graduação ofertados pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino FAE, com potencial para a atividade de pesquisa. CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC Artigo 3º - São objetivos específicos do PAIC: I. Contribuir para o fortalecimento das linhas de pesquisa institucionais da UNIFAE.

2 II. Qualificar quadros para os programas de Pós-Graduação e aprimorar o processo formativo de profissionais para os diferentes setores. III. Proporcionar a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa científica ao discente orientado. IV. Estimular o desenvolvimento do pensar de modo científico e criativo nos discentes, em decorrência de condições criadas confrontadas diretamente com os problemas de pesquisa. V. Estimular o interesse pela pesquisa e desenvolvimento tecnológico, mediante participação em projetos orientados por professores pesquisadores qualificados. VI. Identificar e apoiar alunos de graduação com potencial para atuação em pesquisa. VII. Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa. VIII. Contribuir para diminuição das disparidades regionais na distribuição da competência científica no país. CAPÍTLULO II GESTÃO DO PAIC Artigo 4º - A coordenação do PAIC fica a cargo da Pró-Reitoria Pós- Graduação e Pesquisa (PROPEQ) que, nos termos do presente regulamento, baixará todos os atos necessários à sua execução. Artigo 5º - Ficará a cargo da Pró-Reitoria Pós-Graduação e Pesquisa (PROPEQ) a coordenação do PAIC, com o objetivo de fornecer as diretrizes acadêmicas do programa, acompanhar e avaliar seu desenvolvimento, além de analisar e dar parecer sobre os pedidos de bolsas e sobre os relatórios dos bolsistas nos casos de renovação. Artigo 6º - Será formado um Comitê de Científico do PAIC, com docentes da Instituição e docentes convidados para avaliação, na condição de consultores ad hoc, com o objetivo de avaliar os projetos, bem como participar da análise dos pedidos de concessão de Bolsas de Iniciação Científica.

3 Parágrafo Único - O Professor parecerista, selecionado por afinidade de área do conhecimento, deverá emitir um parecer sobre os projetos encaminhados para aprovação ou prorrogação e sobre os relatórios de conclusão de projeto de IC no PAIC. CAPÍTLULO III PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Artigo 7º - Os projetos de iniciação científica que compõem o PAIC deverão ter o seguinte perfil: a) ter mérito técnico-científico. b) apresentar viabilidade técnica e econômica. c) ser vinculado ao projeto institucional. d) integrar um dos núcleos de pesquisa definidos pela PROPEQ / UNIFAE. e) conter plano de trabalho detalhado e individualizado do bolsista, com respectivo cronograma elaborado pelo orientador. CAPÍTLULO IV MODALIDADES DO PAIC Artigo 8º - O PAIC ocorre em duas modalidades: a) sem auxílio financeiro para os envolvidos na execução do projeto; b) com auxílio financeiro. Artigo 9º - Em ambas modalidades terão duração de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogadas por mais 12 (doze) meses, no máximo, com vigência de acordo com o edital publicado pela Reitoria.

4 CAPÍTLULO V MODALIDADE SEM AUXÍLIO FINANCEIRO Artigo 10 - O Programa de Apoio à Iniciação de Científica sem auxílio financeiro não tem previsão de bolsa para o acadêmico e não há auxílio de custos ao pesquisador. 1º. As inscrições no PAIC sem auxílio financeiro serão realizadas em regime de fluxo contínuo na secretaria da Pós-Graduação. 2º. No ato da inscrição o candidato deve apresentar um Projeto de Pesquisa e o Formulário de Inscrição, em acordo com um orientador do trabalho. 3º. Caberá ao Comitê de Avaliação do PAIC analisar se o Projeto de Pesquisa atendem as exigências do programa, e assim autorizar a sua realização. 4º. O Comitê de Avaliação do PAIC terá a incumbência do acompanhamento tanto do Projeto de Pesquisa, bem como dos relatórios semestrais previamente analisados pelo orientador. 5º. A data para apresentação dos relatórios será definida pelo Comitê de Avaliação do PAIC após a aprovação do Projeto de Pesquisa. 6º. É compromisso do orientador informar ao Comitê de Avaliação do PAIC se o aluno interromper ou abandonar o Programa de Iniciação Científica. CAPÍTLULO VI MODALIDADE COM AUXÍLIO FINANCEIRO Artigo 11 - O Programa de Apoio à Iniciação de Científica com auxílio financeiro pode ser solicitado pelos docentes e acadêmicos da UNIFAE, desde que atenda os critérios estabelecidos abaixo. 1º. As inscrições no PAIC com auxílio financeiro serão realizadas em data determinada anualmente em edital publicado pela Reitoria da UNIFAE. 2º. A quantidade de horas atribuídas ao professor orientador de IC será definida pela Reitoria.

5 3º. Outros requisitos poderão ser estabelecidos no Edital de Seleção do PAIC. 4º. A vigência do projeto não pode ultrapassar a data de término do penúltimo semestre letivo do curso de graduação do discente. 5º. O aluno-pesquisador somente poderá participar de um projeto de iniciação científica em um mesmo período. Artigo 12 - Os requisitos para a participação no PAIC são os seguintes: I. Do orientador ou co-orientador: a) ser professor pertencente ao corpo docente do Centro Universitário; b) possuir pelo menos o título de mestre e produção intelectual aderente à linha de pesquisa do projeto que irá coordenar. c) possuir produção científica ou tecnológica nos últimos 5 (cinco) anos, divulgada nos principais veículos de comunicação da área e currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq. d) ter publicado em revistas ou congressos trabalhos de iniciação científica cadastrados no PAIC que foram realizados anteriormente. e) será respeitado o limite de solicitação de até 2 (dois) bolsistas para cada orientador com titulação de doutor e de 1 (um) bolsista para cada orientador com titulação de mestre, na modalidade com auxílio. Na modalidade sem auxílio, a quantidade de alunos fica a critério do orientador, com o compromisso de cumprir todas as exigências do Programa. f) para apoio dos programas do CNPq e FAPESP serão considerados apenas professores orientadores com titulação mínima, de doutor. II. Do discente-bolsista: a) estar regularmente matriculado no Centro Universitário da Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE)

6 b) estar matriculado entre o terceiro ao penúltimo semestre durante a vigência da bolsa; c) não possuir disciplinas em dependência durante o período de vigência do projeto de iniciação científica; d) poder dedicar pelo menos 12 (doze) horas semanais ao projeto de iniciação científica; e) ter cursado com bom aproveitamento os componentes curriculares necessárias para o desenvolvimento do trabalho proposto, a critério do Comitê de Avaliação do PAIC; f) não ter participado do PAIC e ter sido desligado. III. Do projeto de iniciação científica: a) ser proposto em conjunto pelo discente e pelo docente orientador; b) estar vinculado às linhas de pesquisa estabelecidas pela PROPEQ; c) ter a duração de no mínimo 1 (um) ano e no máximo 2 (dois) anos; d) ter mérito técnico-científico, a critério do Comitê de Avaliação do PAIC. IV. Da bolsa de iniciação científica: a) a Quota de Bolsas de Iniciação Científica será fixada em edital, por determinação da Reitoria. b) as Bolsas de Iniciação Científica serão distribuídas em base proporcional aos eixos de pesquisa. c) o valor e a duração da bolsa para o discente serão aqueles estipulados no Edital. Poderão os responsáveis pelo trabalho solicitar bolsas às outras agências de fomento. Contudo, não é permitido a acumulação da bolsa de pesquisa com qualquer outra concedida pelo PAIC. d) o docente orientador é pessoalmente responsável pelo acompanhamento das atividades do(s) bolsista(s), devendo comunicar imediatamente à

7 Coordenação de Pesquisa qualquer irregularidade ou inobservância do presente Regulamento. V. Cancelamento bolsa de iniciação científica: a) a bolsa poderá ser cancelada, a qualquer tempo, a pedido: do discente, do orientador ou da Coordenação do Programa de Iniciação Científica, no caso de não cumprimento das normas e atribuições estabelecidas. b) o cancelamento da bolsa se dará por solicitação do discente bolsista, do docente-orientador ou do coordenador do Programa, mediante assinatura de termo de desligamento firmado pelo solicitante ou proponente, sujeitando-se o discentes às sanções previstas no edital de convocação da bolsa. c) as bolsas pagas a alunos desistentes serão objeto de ressarcimento ao Centro Universitário da Faculdades Associadas de Ensino FAE, sendo que as parcelas pagas indevidamente a tais alunos serão incluídas nas suas prestações vincendas, subsequentes. VI. Distribuição da bolsa de iniciação científica: a) as bolsas de uma linha de pesquisa que não forem preenchidas poderão ser redistribuídas para outras, desde que os projetos apresentados tenham sido aprovados. b) no caso de desligamento, a bolsa poderá ser remanejada para um bolsista substituto, a critério do Comitê de Avaliação do PAIC, em comum acordo com o orientador.

8 CAPÍTLULO VII DA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Artigo 13 - A inscrição no PAIC sem auxílio financeiro será realizada em regime de fluxo contínuo, já a inscrição no PAIC com auxílio financeiro deverá seguir os prazos estipulados pelo Edital de Seleção do PAIC publicado anualmente. 1º. O Edital para seleção do PAIC com auxílio financeiro determinará as instruções para a inscrição, prazos, requisitos complementares a este Regulamento, critérios de avaliação e seleção e diretrizes para a elaboração das propostas de projeto de iniciação científica. 2º. As propostas, independente da modalidade do PAIC, devem ser submetidas pelos discentes com a aprovação do potencial docente-orientador. 3º. Os procedimento de inscrição do PAIC são: a) enviar Formulário de Inscrição via online ou . b) enviar o projeto via online ou para a secretária da PROPEQ. c) enviar via online ou o comprovante de envio de Projeto a Plataforma Brasil, quando se tratar de pesquisa que envolva seres humanos. CAPÍTLULO VIII DO ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS PROJETOS SELECIONADOS Artigo 14 - Os discentes e os orientadores, independente da modalidade do PAIC, que tiveram seu projeto de pesquisa aprovado deverão comprometer-se formalmente, seguindo o formulário estipulado. Artigo 15 - Os discentes deverão emitir, semestralmente, relatórios parciais indicando o desenvolvimento dos seus respectivos projetos, em datas estipuladas pelo Comitê de Avaliação do PAIC.

9 Parágrafo único. O relatório parcial deverá ser elaborado de acordo com o modelo publicado pelo Comitê de Avaliação do PAIC. O orientador deverá, necessariamente, emitir um parecer no relatório semestral sobre o desempenho do aluno sob a sua orientação. Artigo 16 - Com base nos relatórios parciais, o Comitê de Avaliação do PAIC poderá recomendar para a PROPEQ o cancelamento do projeto, da bolsa e da remuneração de orientação. Parágrafo único. A não entrega dos relatórios parciais no tempo estipulado pelo Comitê de Avaliação do PAIC, gerará a suspensão do projeto, da bolsa e da remuneração de orientação até a entrega do mesmo. Artigo 17 - Os relatórios finais de pesquisa, independente da modalidade do PAIC, deverão ser entregues ao Comitê de Avaliação do PAIC em meio eletrônico para avaliação, podendo ser em forma de artigo. Artigo 18 - Os Trabalhos de iniciação científicas aprovados, independente da modalidade do PAIC, deverão ser apresentados em Eventos de renome da Área ou serem publicados em revistas cientificas. CAPÍTLULO IX ATRIBUIÇÕES DO DISCENTE E DO ORIENTADOR Artigo 19 - As atribuições e compromissos estipuladas aos discentes e ao orientador são independente da modalidade do PAIC, devendo todos envolvidos no Programa cumprir o determinado. I. São atribuições e compromissos dos alunos: a) realizar o trabalho de acordo com o projeto de iniciação científica aprovado. b) dedicar pelo menos 12 (doze) horas semanais ao projeto de iniciação científica, sem conflito com as demais atividades acadêmicas;

10 c) submeter ao orientador os relatórios parciais e o relatório final, nos prazos estipulados pelo Comitê de Avaliação do PAIC. d) apresentar o seu trabalho em eventos de reconhecidos na área da pesquisa. e) buscar participar de outros eventos científicos realizados interna e externamente. f) visar a publicação do trabalho em revistas científicas da área da pesquisa. g) nas publicações e trabalhos apresentados advindos parcial ou integralmente de projetos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito do PAIC, sempre fazer referência à sua condição participante do Programa de Apoio à Iniciação Científica da UNIFAE. II. São atribuições e compromissos dos orientadores: a) dedicar pelo menos 1 (uma) hora por semana para orientar cada projeto de iniciação científica sob a sua supervisão. b) avaliar, periodicamente, o(s) discente(s) sob sua orientação, em conformidade com as diretrizes e prazos estabelecidos pelo Comitê de Avaliação do PAIC. c) submeter ao Comitê de Avaliação do PAIC os relatórios parciais e o relatório final, nos prazos estipulados pelo comitê; d) indicar ao Comitê de Avaliação do PAIC a eventual necessidade de desligamento do(s) discentes(s) sob sua orientação. e) orientar o(s) discente(s) sob sua orientação quais os eventos da área que deverá ser encaminhado o trabalho a ser apresentado. f) orientar o(s) discente(s) sob quais a revistas que o trabalho poderá ser publicado, orientar sobre os critérios que deverão ser cumpridos para a publicação.

11 g) nas publicações e trabalhos apresentados advindos parcial ou integralmente de projetos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito do PAIC, sempre fazer referência à sua condição participante do Programa de Apoio à Iniciação Científica da UNIFAE. CAPÍTLULO X DESLIGAMENTO DO DISCENTE Artigo 20 - O Discente, independente da modalidade do PAIC, poderá ser excluído do Programa de Apoio à Iniciação Científica nas seguintes situações: I. Por solicitação do Orientador e/ou do Discente ao Comitê de Avaliação do PAIC, com justificativa relevante, por escrito, observado o disposto nestas normas. II. Pela aplicação de pena disciplinar de suspensão imposta ao aluno no período em que se encontrar no exercício da função. III. Pela reprovação em componentes curriculares durante o prazo de vigência do seu projeto. IV. Pelo trancamento de matrícula. V. Pela perda de vínculo com o Centro Universitário. VI. Por não apresentar, em tempo hábil, o relatório parcial ao seu Orientador e ao Comitê de Avaliação do PAIC. VII. Pela falta de cumprimento de qualquer dos dispositivos destas normas. VIII. Pela falta de cumprimento das demais normas da Instituição ou dos dispositivos legais. CAPÍTLULO XI CERTIFICADO Artigo 21 - Serão elegíveis a receber um certificado de participação no Programa de Apoio à Iniciação Científica da UNIFAE, emitido pela Reitoria, os alunos que cumprirem os seguintes pontos:

12

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO 2017 1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO CAPÍTULO DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa Institucional de Iniciação Científica

Leia mais

Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia

Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia tem por objetivo geral o desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Gama - DF Fev./2015 SUMÁRIO TÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 TÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 TÍTULO III... 3 DA ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Iniciação Científica é uma atividade de investigação, realizada por estudantes de graduação, no âmbito

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC REGULAMENTO

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC REGULAMENTO O Comitê Interno do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Agreste (PSIC Agreste) torna público o presente

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2013 2014) PIBIC / CNPq / FAI 1.

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2011 2012) PIBIC / CNPq / FAI 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 1. O Programa de Iniciação Científica (Programa) da Faculdade Israelita

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EDITAL Nº01/2017 DESELEÇÃO INTERNA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2017 DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009

RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009 RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009 Regulamenta o Programa de Bolsa de Iniciação Científica na UEFS-PROBIC e as atribuições do Comitê Interno. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, no uso de suas

Leia mais

Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA

Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA ` REGULAMENTO União da Vitória, PR 2014 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA PIPA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA DOS PRINCÍPIOS

Leia mais

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação,

Leia mais

Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV

Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º - O Programa de Iniciação Científica da UNIFEV

Leia mais

Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA

Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA REGULAMENTO UNIÃO DA VITÓRIA 2016 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA PIPA CAPÍTULO I Dos Princípios Gerais Art. 1º O Programa de Incentivo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019.1 Coordenação A Brazcubas Educação e o Núcleo de Pesquisa com o objetivo de incentivar as atividades de pesquisa comunicam a abertura de inscrições para o Programa

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB A iniciação científica é a integração das atividades de graduação e pósgraduação da Instituição que permite a iniciação do acadêmico

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO FECAP 01502-001 SÃO PAULO - SP BRASIL Fone: (11) 3272-2222 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq EDITAL DE SELEÇÃO 2017-2018 SEGUNDA CHAMADA

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO CHAMADA DE PROJETOS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) CICLO 2012-2013 EDITAL N o 117 de 03/04/2012 Art. 1 o A Reitoria da Universidade Positivo (UP) torna público o presente

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07 Altera a Instrução Normativa PROPPGE 001/06 que normatizou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho de Desenvolvimento Científico

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE NORTE CAPIXABA

Leia mais

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FASA Capítulo I Das Finalidades Art. 1º A iniciação científica é uma

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR torna público o presente Edital e comunica que no período de 30/04/2018

Leia mais

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu torna público o presente Edital e comunica que estão abertas as inscrições para

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRR

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRR REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRR Normatiza o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRR Art. 1º Tornar sem efeito a Resolução

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA APRESENTAÇÃO Caros Estudantes e Docentes, O Programa de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológicas da FIAP apresenta este Regulamento para a implantação das atividades de pesquisa em nível de Iniciação

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC PFAUPE 2015 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO EDITAL 2019/2020

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO EDITAL 2019/2020 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO EDITAL 2019/2020 A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por intermédio do Núcleo de Cultura e Extensão, abre as inscrições para solicitações de Bolsas do PROGRAMA

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA

EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA A Coordenação Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário FECAP torna público

Leia mais

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep:

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep: EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-CASTELO 002/2015 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE DE CASTELO MULTIVIX-Castelo,

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - PIBIC

INSTRUÇÃO NORMATIVA - PIBIC INSTRUÇÃO NORMATIVA - PIBIC Altera a Instrução Normativa DIPPGE 001/07 que normatizou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM 2016-2017 O da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPEP) abre as inscrições para solicitações de Bolsas do PROGRAMA

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS BH DETALHAMENTO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL 2019-2020 O Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) abre as inscrições

Leia mais

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA EDITAL PIBIC/UCB - 01/2011 Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 A Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas torna pública as normas para apresentação de propostas

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC CAPÍTULO I DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Art. 1º - O programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia SENAC em Minas foi criado para

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção

Leia mais

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC Ensino Médio)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC EM) EDITAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC EM) EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC EM) EDITAL 2014-2015 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPEP), por intermédio do Núcleo de Pesquisa e Iniciação

Leia mais

EDITAL PIBIC-EM 2018/2019

EDITAL PIBIC-EM 2018/2019 EDITAL PIBIC-EM 2018/2019 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré- Inovação da Universidade de São Paulo, com base em diretrizes debatidas e

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2014-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC UPE 2017 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC AGRESTE EDITAL 2017

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC AGRESTE EDITAL 2017 NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC AGRESTE EDITAL 2017 O Presidente e o Vice-Presidente da Fundação Educacional Jayme de Altavilla (FEJAL), no uso

Leia mais

EDITAL PIBIC-EM 2017/2018. As bolsas da modalidade PIBIC-EM deste edital serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações.

EDITAL PIBIC-EM 2017/2018. As bolsas da modalidade PIBIC-EM deste edital serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações. EDITAL PIBIC-EM 2017/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré- Inovação da Universidade de São Paulo, com base em diretrizes debatidas e

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 01/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 01/2018 1 INTRODUÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 01/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA

EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA A Coordenação Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário FECAP torna público

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo EDITAL PIBITI 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da, com base em diretrizes debatidas

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INICIAÇÃO CIENTÍFICA INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO NIP 02/Setembro 2016 Versão 3 REGULAMENTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA - FACISB Art. 1 o CAPÍTULO I Das finalidades

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 EDITAL PIBIC-EM USP 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1) Projeto e forma de inscrição (Item 3 do Edital) O objeto do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deve ser o

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Quali que seu currículo, complemente seu curso de Graduação e crie uma excelente base para uma futura Pós-graduação. INSCRIÇÕES PELO SITE:

Leia mais

PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO

PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO Faculdade de Direito de Ipatinga FADIPA Programa de Pesquisa e Iniciação Científica - PROPFADIPA Assessoria de Pesquisa - APESQ PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO 1 INFORMAÇÃO GERAL

Leia mais

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC MESTRADO EDITAL 2017

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC MESTRADO EDITAL 2017 PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC MESTRADO EDITAL 2017 O Reitor e o Vice-Reitor do Centro Universitário CESMAC, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS A Coordenação de Pesquisa da Universidade Salvador UNIFACS torna público e convoca a sua comunidade

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1. INSCRIÇÕES (Item 6 do Edital) As inscrições de propostas serão realizadas pelo docente (responsável pelo projeto) mediante o preenchimento

Leia mais

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO 1. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição EDITAL O Vice-Presidente de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (VPPDT- FIOCRUZ), responsável pelas cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 Curitiba, 25 de março de 2015. A COORDENAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA - PIPA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA - PIPA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA - PIPA UNIÃO DA VITÓRIA 2018 Dos Princípios Gerais Art. 1º O Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica (PIPA) constitui-se em uma modalidade de

Leia mais

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). A Pró-Reitora Acadêmica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 32/CS, DE 30 DE AGOSTO DE 2013.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 32/CS, DE 30 DE AGOSTO DE 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 32/CS, DE 30 DE AGOSTO DE 2013. Aprova o Regulamento do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa

Leia mais

Faculdade do Vale do Rio Arinos. Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica do Ensino de Graduação da AJES. Juara - MT 2015

Faculdade do Vale do Rio Arinos. Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica do Ensino de Graduação da AJES. Juara - MT 2015 Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica do Ensino de Graduação da AJES Juara - MT 2015 A AJES, no âmbito das suas atividades acadêmicas, em articulação com Ensino, Extensão e Pesquisa de Graduação,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária da Universidade

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2013/2014 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC EDITAL 2016

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC EDITAL 2016 PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC EDITAL 2016 O Reitor e o Vice-Reitor do Centro Universitário CESMAC, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo EDITAL 2013/2014 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do da USP, com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira EDITAL 2017/2018 A Diretoria e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (CIPIC) da Faculdade Cantareira tornam público o

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu. Edital n o

Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu. Edital n o Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu Edital n o 01-2015 Iniciação Científica abre Edital de Seleção de Projetos de Pesquisa A Comissão do Programa de Iniciação Científica da Faculdade ATENEU

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus.

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º O Programa de Iniciação Científica PIC da Faculdade Processus, constitui-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/2013 - CAS Estabelece as normas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior,

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2017 O Reitor do Centro

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. PIBITI/FUNTELL Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/FUNTELL/CNPq

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. PIBITI/FUNTELL Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/FUNTELL/CNPq Edital nº 004/2014 de Pré-seleção de alunos para o CNPq CRONOGRAMA DATA HORA EVENTO 06/10/2014 17h LANÇAMENTO DO EDITAL De 06/10/2014 até 17 horas de RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES 14/10/2014 17/10/2014 17h

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA A Iniciação Científica Junior (PIBIC-EM) são atividades que possibilitam o contato direto do aluno de ensino médio com a atividade científica da Universidade, incentivando a formação de novos pesquisadores

Leia mais

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). O Centro de Pós-Graduação,

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82)

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82) ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82) 3521-3379. E-mail: propep@uneal.edu.br PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais