Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010"

Transcrição

1 IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010 Liturgias Dominicais Culto Matutino 10h DA ÁRVORE À CRUZ Celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo 19 de dezembro de 2010 A. D. Prelúdio Chamado à Adoração: Gálatas Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4. vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5. para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Hino 226 A HISTÓRIA DE CRISTO (Louvor e Dedicação) Conta-me a história de Cristo, Grava-a no meu coração! Conta-me a história inaudita De graça, paz e perdão. Conta como Ele, encarnado, Veio no mundo morar; Aos pecadores indignos, De Deus o amor revelar. Conta como Ele, bondoso, Nunca a ninguém rejeitou! Como, de mãos estendidas, Todos a Si convidou! Como não pode o bom Mestre Seja a quem for rejeitar, Se, convencido e contrito, O Seu convite aceitar!

2 Conta-me quando, no monte, Sobre a cidade chorou, Pois, orgulhosa e rebelde, O Seu amor rejeitou. Conta como Ele ainda chora Sobre os que seguem o mal, E, endurecidos, resistem Ao Seu amor divinal. Conta-me as duras afrontas Que mansamente sofreu! Como na cruz, levantado, Ele por ímpios morreu! Dá-me o viver na certeza De que foi mesmo por mim, Que Seu amor inefável Não tem mudança nem fim. (Mús.: Ira David Sankey Letra: Fanny Jane Crosby, adapt. Henry Maxwell Wright) Oração diaconal Mensagem Natalina Hino 230 VINDE, ADOREMOS Oh, vinde fiéis, triunfantes e alegres, Sim, vinde a Belém, já movidos de amor! Nasceu vosso Rei, o Messias prometido, Oh, vinde adoremos! Oh vinde adoremos! Oh, vinde adoremos ao nosso Senhor! Olhai, admirados, a Sua humildade, Os anjos O louvam com grande fervor! Pois veio conosco habitar, encarnado, Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor! E em glórias a vida nos dá, sempiterna, Nos céus adorai-o, vós anjos, em coro, E todos na terra Lhe rendam louvor! A Deus honra e glória contentes rendamos, (Mús.: origem incerta Letra: anônimo, séc , trad. Rev. James Theodore Houston) Oração e bênção apostólica Canto congregacional: AMÉM TRIPLO Poslúdio -o-0-o- Prelúdio Chamado à adoração: Isaías 9.1,6,7 Culto Vespertino 19h 1. Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. 2. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7. para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. Hino 240 LOUVOR ANGELICAL Eis dos anjos a harmonia! Cantam glória ao Rei Jesus. Paz aos homens que alegria! Paz com Deus em plena luz. Ouçam povos, exultantes, Ergam salmos triunfantes, Aclamando Seu Senhor. Nasce Cristo, o Redentor! Exultai, ó terra e céus, Dando glória ao Homem-Deus! Cristo eternamente honrado, Do Seu trono se ausentou! E entre os homens, encarnado, Deus conosco Se mostrou. Quão bondosa Divindade! Quão gloriosa Humanidade! Salve Cristo, Emanuel! Luz do mundo, Deus fiel!

3 Oração Cante o povo resgatado: Glória ao Príncipe da Paz! Deus em Cristo, revelado, Vida e luz ao homem traz! Nasce a fim de renascermos! Vive para revivermos! Rei, profeta, intercessor, Louvem todos ao Senhor! (Mús.: Felix Mendelssohn-Bartholdy Letra: Charles Wesley, trad. Robert H. Moreton) Mateus leitura alternada Hino 241 O NASCIMENTO DE JESUS (Dedicação) Mal supõe aquela gente Que em Belém quer ir parar, Que uma luz tão refulgente Vai ali brilhar. É por anjos anunciado, E os pastores logo veem Que o Senhor, por Deus mandado, Vinde ouvir a doce história, Que dos altos céus nos vem! O Messias, Rei da glória, Mundo triste, vem! Desperta! Teus grilhões defeitos são! Tens a porta franca aberta; Sai da vil prisão! Não hesites, duvidoso, Esse dom do céu provém; Cristo, o Todo-Poderoso, Proclamai a todo mundo, Toda raça, toda cor: Cristo, em Seu amor profundo, Salva o pecador! Confiança Nele tende, Não desprezará ninguém! Vinde, os braços vos estende! (Mús.: Philip Paul Bliss Letra: Rev. Robert Hawkey Moreton) Oração de contrição Lucas leitura alternada Hino 231 O PRIMEIRO NATAL Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal, A uns pobres pastores ao pé de Belém Que, nos campos, a guardar seu rebanho, afinal, Suportavam, da noite, o frio também. Natal! Natal! Natal! Natal! É vindo ao mundo o Rei divinal! De repente, lá no céu, linda estrela surgiu, E no oriente brilhou com estranho fulgor. Veio à terra forte luz, que do céu lhe caiu, Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor. Tal estrela apareceu e os magos guiou Pela estrada a Belém, rumo certo os conduz. E chegando ali, por fim, a estrela parou, Mesmo acima da casa em que estava Jesus. E os magos, com afã e sublime temor, Os joelhos dobraram naquele lugar, Para ofertas liberais, e de raro valor, Qual incenso, ouro e mirra, ao Menino entregar. E como eles vimos nós, com intenso fervor, Dar louvores sinceros a quem nos amou; Adorar de coração o Supremo Senhor Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou! Oração de Intercessão Hino 237 JESUS NASCEU Vinde cantai Jesus nasceu! À terra a Luz desceu! A graça infinda ao mundo vem Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, o Amado, o Sumo Bem! Sim proclamai em derredor, Que foi por grande amor Que à terra veio o Sumo Bem, Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, humilde, ao mundo vem. (Melodia inglesa Letra: Anônimo inglês, trad. Ruth See) (Mús.: Georg F. Händel Letra: Rev. Guaraci Silveira)

4 Mensagem Natalina: Rev. Cleomines Hino 229 BOAS-NOVAS Eu venho a vós, dos altos céus, Com boas-novas do meu Rei Maravilhoso e grande Deus! Ouvi-me: a história contarei. Um pequenino vos nasceu Da virgem mãe, há tempo atrás. Com Ele Deus ao mundo deu Amor e vida, gozo e paz. Comigo vem, meu bom Jesus, Escolhe, como berço Teu, Meu coração, e em Tua luz Por certo alcançarei o céu. Eterna glória ao nosso Deus, Que veio em Cristo nos salvar. Alegres anjos vêm dos céus Um novo dia anunciar! Oração e Bênção (Mús.: Geistliche Lieder Letra: Rev. Martinho Lutero, trad. diversos) Doxologia n.º 6 A Deus supremo, benfeitor, Anjos e homens deem louvor; A Deus o Filho, a Deus o Pai, E ao Santo Espírito, glória dai. Amém. (Mús.: Loys Bourgeois Letra: Thomas Ken, trad. Guaraci Silveira) Poslúdio Avisos e saudações Presb. Marcelo Eller Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jesus Cristo, no Evangelho segundo João 10.10b. IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Av. Agulhas Negras, 185 Mangabeiras Belo Horizonte, MG Pastor: Rev. Dr. Cleómines A. Figueiredo Telefone: (31)

5 IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010 Liturgias Dominicais Culto Matutino 10h DA ÁRVORE À CRUZ Celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo 19 de dezembro de 2010 A. D. Prelúdio Chamado à Adoração: Gálatas Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4. vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5. para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Hino 226 A HISTÓRIA DE CRISTO (Louvor e Dedicação) Conta-me a história de Cristo, Grava-a no meu coração! Conta-me a história inaudita De graça, paz e perdão. Conta como Ele, encarnado, Veio no mundo morar; Aos pecadores indignos, De Deus o amor revelar. Conta como Ele, bondoso, Nunca a ninguém rejeitou! Como, de mãos estendidas, Todos a Si convidou! Como não pode o bom Mestre Seja a quem for rejeitar, Se, convencido e contrito, O Seu convite aceitar!

6 Conta-me quando, no monte, Sobre a cidade chorou, Pois, orgulhosa e rebelde, O Seu amor rejeitou. Conta como Ele ainda chora Sobre os que seguem o mal, E, endurecidos, resistem Ao Seu amor divinal. Conta-me as duras afrontas Que mansamente sofreu! Como na cruz, levantado, Ele por ímpios morreu! Dá-me o viver na certeza De que foi mesmo por mim, Que Seu amor inefável Não tem mudança nem fim. (Mús.: Ira David Sankey Letra: Fanny Jane Crosby, adapt. Henry Maxwell Wright) Oração diaconal Mensagem Natalina Hino 230 VINDE, ADOREMOS Oh, vinde fiéis, triunfantes e alegres, Sim, vinde a Belém, já movidos de amor! Nasceu vosso Rei, o Messias prometido, Oh, vinde adoremos! Oh vinde adoremos! Oh, vinde adoremos ao nosso Senhor! Olhai, admirados, a Sua humildade, Os anjos O louvam com grande fervor! Pois veio conosco habitar, encarnado, Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor! E em glórias a vida nos dá, sempiterna, Nos céus adorai-o, vós anjos, em coro, E todos na terra Lhe rendam louvor! A Deus honra e glória contentes rendamos, (Mús.: origem incerta Letra: anônimo, séc , trad. Rev. James Theodore Houston) Oração e bênção apostólica Canto congregacional: AMÉM TRIPLO Poslúdio -o-0-o- Prelúdio Chamado à adoração: Isaías 9.1,6,7 Culto Vespertino 19h 1. Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. 2. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7. para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. Hino 240 LOUVOR ANGELICAL Eis dos anjos a harmonia! Cantam glória ao Rei Jesus. Paz aos homens que alegria! Paz com Deus em plena luz. Ouçam povos, exultantes, Ergam salmos triunfantes, Aclamando Seu Senhor. Nasce Cristo, o Redentor! Exultai, ó terra e céus, Dando glória ao Homem-Deus! Cristo eternamente honrado, Do Seu trono se ausentou! E entre os homens, encarnado, Deus conosco Se mostrou. Quão bondosa Divindade! Quão gloriosa Humanidade! Salve Cristo, Emanuel! Luz do mundo, Deus fiel!

7 Oração Cante o povo resgatado: Glória ao Príncipe da Paz! Deus em Cristo, revelado, Vida e luz ao homem traz! Nasce a fim de renascermos! Vive para revivermos! Rei, profeta, intercessor, Louvem todos ao Senhor! (Mús.: Felix Mendelssohn-Bartholdy Letra: Charles Wesley, trad. Robert H. Moreton) Mateus leitura alternada Hino 241 O NASCIMENTO DE JESUS (Dedicação) Mal supõe aquela gente Que em Belém quer ir parar, Que uma luz tão refulgente Vai ali brilhar. É por anjos anunciado, E os pastores logo veem Que o Senhor, por Deus mandado, Vinde ouvir a doce história, Que dos altos céus nos vem! O Messias, Rei da glória, Mundo triste, vem! Desperta! Teus grilhões defeitos são! Tens a porta franca aberta; Sai da vil prisão! Não hesites, duvidoso, Esse dom do céu provém; Cristo, o Todo-Poderoso, Proclamai a todo mundo, Toda raça, toda cor: Cristo, em Seu amor profundo, Salva o pecador! Confiança Nele tende, Não desprezará ninguém! Vinde, os braços vos estende! (Mús.: Philip Paul Bliss Letra: Rev. Robert Hawkey Moreton) Oração de contrição Lucas leitura alternada Hino 231 O PRIMEIRO NATAL Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal, A uns pobres pastores ao pé de Belém Que, nos campos, a guardar seu rebanho, afinal, Suportavam, da noite, o frio também. Natal! Natal! Natal! Natal! É vindo ao mundo o Rei divinal! De repente, lá no céu, linda estrela surgiu, E no oriente brilhou com estranho fulgor. Veio à terra forte luz, que do céu lhe caiu, Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor. Tal estrela apareceu e os magos guiou Pela estrada a Belém, rumo certo os conduz. E chegando ali, por fim, a estrela parou, Mesmo acima da casa em que estava Jesus. E os magos, com afã e sublime temor, Os joelhos dobraram naquele lugar, Para ofertas liberais, e de raro valor, Qual incenso, ouro e mirra, ao Menino entregar. E como eles vimos nós, com intenso fervor, Dar louvores sinceros a quem nos amou; Adorar de coração o Supremo Senhor Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou! Oração de Intercessão Hino 237 JESUS NASCEU Vinde cantai Jesus nasceu! À terra a Luz desceu! A graça infinda ao mundo vem Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, o Amado, o Sumo Bem! Sim proclamai em derredor, Que foi por grande amor Que à terra veio o Sumo Bem, Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, humilde, ao mundo vem. (Melodia inglesa Letra: Anônimo inglês, trad. Ruth See) (Mús.: Georg F. Händel Letra: Rev. Guaraci Silveira)

8 Mensagem Natalina: Rev. Cleomines Hino 229 BOAS-NOVAS Eu venho a vós, dos altos céus, Com boas-novas do meu Rei Maravilhoso e grande Deus! Ouvi-me: a história contarei. Um pequenino vos nasceu Da virgem mãe, há tempo atrás. Com Ele Deus ao mundo deu Amor e vida, gozo e paz. Comigo vem, meu bom Jesus, Escolhe, como berço Teu, Meu coração, e em Tua luz Por certo alcançarei o céu. Eterna glória ao nosso Deus, Que veio em Cristo nos salvar. Alegres anjos vêm dos céus Um novo dia anunciar! Oração e Bênção (Mús.: Geistliche Lieder Letra: Rev. Martinho Lutero, trad. diversos) Doxologia n.º 6 A Deus supremo, benfeitor, Anjos e homens deem louvor; A Deus o Filho, a Deus o Pai, E ao Santo Espírito, glória dai. Amém. (Mús.: Loys Bourgeois Letra: Thomas Ken, trad. Guaraci Silveira) Poslúdio Avisos e saudações Presb. Marcelo Eller Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jesus Cristo, no Evangelho segundo João 10.10b. IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Av. Agulhas Negras, 185 Mangabeiras Belo Horizonte, MG Pastor: Rev. Dr. Cleómines A. Figueiredo Telefone: (31)

9 IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010 Liturgias Dominicais Culto Matutino 10h DA ÁRVORE À CRUZ Celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo 19 de dezembro de 2010 A. D. Prelúdio Chamado à Adoração: Gálatas Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4. vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5. para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Hino 226 A HISTÓRIA DE CRISTO (Louvor e Dedicação) Conta-me a história de Cristo, Grava-a no meu coração! Conta-me a história inaudita De graça, paz e perdão. Conta como Ele, encarnado, Veio no mundo morar; Aos pecadores indignos, De Deus o amor revelar. Conta como Ele, bondoso, Nunca a ninguém rejeitou! Como, de mãos estendidas, Todos a Si convidou! Como não pode o bom Mestre Seja a quem for rejeitar, Se, convencido e contrito, O Seu convite aceitar!

10 Conta-me quando, no monte, Sobre a cidade chorou, Pois, orgulhosa e rebelde, O Seu amor rejeitou. Conta como Ele ainda chora Sobre os que seguem o mal, E, endurecidos, resistem Ao Seu amor divinal. Conta-me as duras afrontas Que mansamente sofreu! Como na cruz, levantado, Ele por ímpios morreu! Dá-me o viver na certeza De que foi mesmo por mim, Que Seu amor inefável Não tem mudança nem fim. (Mús.: Ira David Sankey Letra: Fanny Jane Crosby, adapt. Henry Maxwell Wright) Oração diaconal Mensagem Natalina Hino 230 VINDE, ADOREMOS Oh, vinde fiéis, triunfantes e alegres, Sim, vinde a Belém, já movidos de amor! Nasceu vosso Rei, o Messias prometido, Oh, vinde adoremos! Oh vinde adoremos! Oh, vinde adoremos ao nosso Senhor! Olhai, admirados, a Sua humildade, Os anjos O louvam com grande fervor! Pois veio conosco habitar, encarnado, Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor! E em glórias a vida nos dá, sempiterna, Nos céus adorai-o, vós anjos, em coro, E todos na terra Lhe rendam louvor! A Deus honra e glória contentes rendamos, (Mús.: origem incerta Letra: anônimo, séc , trad. Rev. James Theodore Houston) Oração e bênção apostólica Canto congregacional: AMÉM TRIPLO Poslúdio -o-0-o- Prelúdio Chamado à adoração: Isaías 9.1,6,7 Culto Vespertino 19h 1. Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. 2. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7. para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. Hino 240 LOUVOR ANGELICAL Eis dos anjos a harmonia! Cantam glória ao Rei Jesus. Paz aos homens que alegria! Paz com Deus em plena luz. Ouçam povos, exultantes, Ergam salmos triunfantes, Aclamando Seu Senhor. Nasce Cristo, o Redentor! Exultai, ó terra e céus, Dando glória ao Homem-Deus! Cristo eternamente honrado, Do Seu trono se ausentou! E entre os homens, encarnado, Deus conosco Se mostrou. Quão bondosa Divindade! Quão gloriosa Humanidade! Salve Cristo, Emanuel! Luz do mundo, Deus fiel!

11 Oração Cante o povo resgatado: Glória ao Príncipe da Paz! Deus em Cristo, revelado, Vida e luz ao homem traz! Nasce a fim de renascermos! Vive para revivermos! Rei, profeta, intercessor, Louvem todos ao Senhor! (Mús.: Felix Mendelssohn-Bartholdy Letra: Charles Wesley, trad. Robert H. Moreton) Mateus leitura alternada Hino 241 O NASCIMENTO DE JESUS (Dedicação) Mal supõe aquela gente Que em Belém quer ir parar, Que uma luz tão refulgente Vai ali brilhar. É por anjos anunciado, E os pastores logo veem Que o Senhor, por Deus mandado, Vinde ouvir a doce história, Que dos altos céus nos vem! O Messias, Rei da glória, Mundo triste, vem! Desperta! Teus grilhões defeitos são! Tens a porta franca aberta; Sai da vil prisão! Não hesites, duvidoso, Esse dom do céu provém; Cristo, o Todo-Poderoso, Proclamai a todo mundo, Toda raça, toda cor: Cristo, em Seu amor profundo, Salva o pecador! Confiança Nele tende, Não desprezará ninguém! Vinde, os braços vos estende! (Mús.: Philip Paul Bliss Letra: Rev. Robert Hawkey Moreton) Oração de contrição Lucas leitura alternada Hino 231 O PRIMEIRO NATAL Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal, A uns pobres pastores ao pé de Belém Que, nos campos, a guardar seu rebanho, afinal, Suportavam, da noite, o frio também. Natal! Natal! Natal! Natal! É vindo ao mundo o Rei divinal! De repente, lá no céu, linda estrela surgiu, E no oriente brilhou com estranho fulgor. Veio à terra forte luz, que do céu lhe caiu, Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor. Tal estrela apareceu e os magos guiou Pela estrada a Belém, rumo certo os conduz. E chegando ali, por fim, a estrela parou, Mesmo acima da casa em que estava Jesus. E os magos, com afã e sublime temor, Os joelhos dobraram naquele lugar, Para ofertas liberais, e de raro valor, Qual incenso, ouro e mirra, ao Menino entregar. E como eles vimos nós, com intenso fervor, Dar louvores sinceros a quem nos amou; Adorar de coração o Supremo Senhor Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou! Oração de Intercessão Hino 237 JESUS NASCEU Vinde cantai Jesus nasceu! À terra a Luz desceu! A graça infinda ao mundo vem Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, o Amado, o Sumo Bem! Sim proclamai em derredor, Que foi por grande amor Que à terra veio o Sumo Bem, Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, humilde, ao mundo vem. (Melodia inglesa Letra: Anônimo inglês, trad. Ruth See) (Mús.: Georg F. Händel Letra: Rev. Guaraci Silveira)

12 Mensagem Natalina: Rev. Cleomines Hino 229 BOAS-NOVAS Eu venho a vós, dos altos céus, Com boas-novas do meu Rei Maravilhoso e grande Deus! Ouvi-me: a história contarei. Um pequenino vos nasceu Da virgem mãe, há tempo atrás. Com Ele Deus ao mundo deu Amor e vida, gozo e paz. Comigo vem, meu bom Jesus, Escolhe, como berço Teu, Meu coração, e em Tua luz Por certo alcançarei o céu. Eterna glória ao nosso Deus, Que veio em Cristo nos salvar. Alegres anjos vêm dos céus Um novo dia anunciar! Oração e Bênção (Mús.: Geistliche Lieder Letra: Rev. Martinho Lutero, trad. diversos) Doxologia n.º 6 A Deus supremo, benfeitor, Anjos e homens deem louvor; A Deus o Filho, a Deus o Pai, E ao Santo Espírito, glória dai. Amém. (Mús.: Loys Bourgeois Letra: Thomas Ken, trad. Guaraci Silveira) Poslúdio Avisos e saudações Presb. Marcelo Eller Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jesus Cristo, no Evangelho segundo João 10.10b. IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Av. Agulhas Negras, 185 Mangabeiras Belo Horizonte, MG Pastor: Rev. Dr. Cleómines A. Figueiredo Telefone: (31)

13 IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010 Liturgias Dominicais Culto Matutino 10h DA ÁRVORE À CRUZ Celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo 19 de dezembro de 2010 A. D. Prelúdio Chamado à Adoração: Gálatas Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4. vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5. para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Hino 226 A HISTÓRIA DE CRISTO (Louvor e Dedicação) Conta-me a história de Cristo, Grava-a no meu coração! Conta-me a história inaudita De graça, paz e perdão. Conta como Ele, encarnado, Veio no mundo morar; Aos pecadores indignos, De Deus o amor revelar. Conta como Ele, bondoso, Nunca a ninguém rejeitou! Como, de mãos estendidas, Todos a Si convidou! Como não pode o bom Mestre Seja a quem for rejeitar, Se, convencido e contrito, O Seu convite aceitar!

14 Conta-me quando, no monte, Sobre a cidade chorou, Pois, orgulhosa e rebelde, O Seu amor rejeitou. Conta como Ele ainda chora Sobre os que seguem o mal, E, endurecidos, resistem Ao Seu amor divinal. Conta-me as duras afrontas Que mansamente sofreu! Como na cruz, levantado, Ele por ímpios morreu! Dá-me o viver na certeza De que foi mesmo por mim, Que Seu amor inefável Não tem mudança nem fim. (Mús.: Ira David Sankey Letra: Fanny Jane Crosby, adapt. Henry Maxwell Wright) Oração diaconal Mensagem Natalina Hino 230 VINDE, ADOREMOS Oh, vinde fiéis, triunfantes e alegres, Sim, vinde a Belém, já movidos de amor! Nasceu vosso Rei, o Messias prometido, Oh, vinde adoremos! Oh vinde adoremos! Oh, vinde adoremos ao nosso Senhor! Olhai, admirados, a Sua humildade, Os anjos O louvam com grande fervor! Pois veio conosco habitar, encarnado, Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor! E em glórias a vida nos dá, sempiterna, Nos céus adorai-o, vós anjos, em coro, E todos na terra Lhe rendam louvor! A Deus honra e glória contentes rendamos, (Mús.: origem incerta Letra: anônimo, séc , trad. Rev. James Theodore Houston) Oração e bênção apostólica Canto congregacional: AMÉM TRIPLO Poslúdio -o-0-o- Prelúdio Chamado à adoração: Isaías 9.1,6,7 Culto Vespertino 19h 1. Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. 2. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7. para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. Hino 240 LOUVOR ANGELICAL Eis dos anjos a harmonia! Cantam glória ao Rei Jesus. Paz aos homens que alegria! Paz com Deus em plena luz. Ouçam povos, exultantes, Ergam salmos triunfantes, Aclamando Seu Senhor. Nasce Cristo, o Redentor! Exultai, ó terra e céus, Dando glória ao Homem-Deus! Cristo eternamente honrado, Do Seu trono se ausentou! E entre os homens, encarnado, Deus conosco Se mostrou. Quão bondosa Divindade! Quão gloriosa Humanidade! Salve Cristo, Emanuel! Luz do mundo, Deus fiel!

15 Oração Cante o povo resgatado: Glória ao Príncipe da Paz! Deus em Cristo, revelado, Vida e luz ao homem traz! Nasce a fim de renascermos! Vive para revivermos! Rei, profeta, intercessor, Louvem todos ao Senhor! (Mús.: Felix Mendelssohn-Bartholdy Letra: Charles Wesley, trad. Robert H. Moreton) Mateus leitura alternada Hino 241 O NASCIMENTO DE JESUS (Dedicação) Mal supõe aquela gente Que em Belém quer ir parar, Que uma luz tão refulgente Vai ali brilhar. É por anjos anunciado, E os pastores logo veem Que o Senhor, por Deus mandado, Vinde ouvir a doce história, Que dos altos céus nos vem! O Messias, Rei da glória, Mundo triste, vem! Desperta! Teus grilhões defeitos são! Tens a porta franca aberta; Sai da vil prisão! Não hesites, duvidoso, Esse dom do céu provém; Cristo, o Todo-Poderoso, Proclamai a todo mundo, Toda raça, toda cor: Cristo, em Seu amor profundo, Salva o pecador! Confiança Nele tende, Não desprezará ninguém! Vinde, os braços vos estende! (Mús.: Philip Paul Bliss Letra: Rev. Robert Hawkey Moreton) Oração de contrição Lucas leitura alternada Hino 231 O PRIMEIRO NATAL Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal, A uns pobres pastores ao pé de Belém Que, nos campos, a guardar seu rebanho, afinal, Suportavam, da noite, o frio também. Natal! Natal! Natal! Natal! É vindo ao mundo o Rei divinal! De repente, lá no céu, linda estrela surgiu, E no oriente brilhou com estranho fulgor. Veio à terra forte luz, que do céu lhe caiu, Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor. Tal estrela apareceu e os magos guiou Pela estrada a Belém, rumo certo os conduz. E chegando ali, por fim, a estrela parou, Mesmo acima da casa em que estava Jesus. E os magos, com afã e sublime temor, Os joelhos dobraram naquele lugar, Para ofertas liberais, e de raro valor, Qual incenso, ouro e mirra, ao Menino entregar. E como eles vimos nós, com intenso fervor, Dar louvores sinceros a quem nos amou; Adorar de coração o Supremo Senhor Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou! Oração de Intercessão Hino 237 JESUS NASCEU Vinde cantai Jesus nasceu! À terra a Luz desceu! A graça infinda ao mundo vem Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, o Amado, o Sumo Bem! Sim proclamai em derredor, Que foi por grande amor Que à terra veio o Sumo Bem, Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, humilde, ao mundo vem. (Melodia inglesa Letra: Anônimo inglês, trad. Ruth See) (Mús.: Georg F. Händel Letra: Rev. Guaraci Silveira)

16 Mensagem Natalina: Rev. Cleomines Hino 229 BOAS-NOVAS Eu venho a vós, dos altos céus, Com boas-novas do meu Rei Maravilhoso e grande Deus! Ouvi-me: a história contarei. Um pequenino vos nasceu Da virgem mãe, há tempo atrás. Com Ele Deus ao mundo deu Amor e vida, gozo e paz. Comigo vem, meu bom Jesus, Escolhe, como berço Teu, Meu coração, e em Tua luz Por certo alcançarei o céu. Eterna glória ao nosso Deus, Que veio em Cristo nos salvar. Alegres anjos vêm dos céus Um novo dia anunciar! Oração e Bênção (Mús.: Geistliche Lieder Letra: Rev. Martinho Lutero, trad. diversos) Doxologia n.º 6 A Deus supremo, benfeitor, Anjos e homens deem louvor; A Deus o Filho, a Deus o Pai, E ao Santo Espírito, glória dai. Amém. (Mús.: Loys Bourgeois Letra: Thomas Ken, trad. Guaraci Silveira) Poslúdio Avisos e saudações Presb. Marcelo Eller Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jesus Cristo, no Evangelho segundo João 10.10b. IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Av. Agulhas Negras, 185 Mangabeiras Belo Horizonte, MG Pastor: Rev. Dr. Cleómines A. Figueiredo Telefone: (31)

17 IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010 Liturgias Dominicais Culto Matutino 10h DA ÁRVORE À CRUZ Celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo 19 de dezembro de 2010 A. D. Prelúdio Chamado à Adoração: Gálatas Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4. vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5. para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Hino 226 A HISTÓRIA DE CRISTO (Louvor e Dedicação) Conta-me a história de Cristo, Grava-a no meu coração! Conta-me a história inaudita De graça, paz e perdão. Conta como Ele, encarnado, Veio no mundo morar; Aos pecadores indignos, De Deus o amor revelar. Conta como Ele, bondoso, Nunca a ninguém rejeitou! Como, de mãos estendidas, Todos a Si convidou! Como não pode o bom Mestre Seja a quem for rejeitar, Se, convencido e contrito, O Seu convite aceitar!

18 Conta-me quando, no monte, Sobre a cidade chorou, Pois, orgulhosa e rebelde, O Seu amor rejeitou. Conta como Ele ainda chora Sobre os que seguem o mal, E, endurecidos, resistem Ao Seu amor divinal. Conta-me as duras afrontas Que mansamente sofreu! Como na cruz, levantado, Ele por ímpios morreu! Dá-me o viver na certeza De que foi mesmo por mim, Que Seu amor inefável Não tem mudança nem fim. (Mús.: Ira David Sankey Letra: Fanny Jane Crosby, adapt. Henry Maxwell Wright) Oração diaconal Mensagem Natalina Hino 230 VINDE, ADOREMOS Oh, vinde fiéis, triunfantes e alegres, Sim, vinde a Belém, já movidos de amor! Nasceu vosso Rei, o Messias prometido, Oh, vinde adoremos! Oh vinde adoremos! Oh, vinde adoremos ao nosso Senhor! Olhai, admirados, a Sua humildade, Os anjos O louvam com grande fervor! Pois veio conosco habitar, encarnado, Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor! E em glórias a vida nos dá, sempiterna, Nos céus adorai-o, vós anjos, em coro, E todos na terra Lhe rendam louvor! A Deus honra e glória contentes rendamos, (Mús.: origem incerta Letra: anônimo, séc , trad. Rev. James Theodore Houston) Oração e bênção apostólica Canto congregacional: AMÉM TRIPLO Poslúdio -o-0-o- Prelúdio Chamado à adoração: Isaías 9.1,6,7 Culto Vespertino 19h 1. Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. 2. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7. para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. Hino 240 LOUVOR ANGELICAL Eis dos anjos a harmonia! Cantam glória ao Rei Jesus. Paz aos homens que alegria! Paz com Deus em plena luz. Ouçam povos, exultantes, Ergam salmos triunfantes, Aclamando Seu Senhor. Nasce Cristo, o Redentor! Exultai, ó terra e céus, Dando glória ao Homem-Deus! Cristo eternamente honrado, Do Seu trono se ausentou! E entre os homens, encarnado, Deus conosco Se mostrou. Quão bondosa Divindade! Quão gloriosa Humanidade! Salve Cristo, Emanuel! Luz do mundo, Deus fiel!

19 Oração Cante o povo resgatado: Glória ao Príncipe da Paz! Deus em Cristo, revelado, Vida e luz ao homem traz! Nasce a fim de renascermos! Vive para revivermos! Rei, profeta, intercessor, Louvem todos ao Senhor! (Mús.: Felix Mendelssohn-Bartholdy Letra: Charles Wesley, trad. Robert H. Moreton) Mateus leitura alternada Hino 241 O NASCIMENTO DE JESUS (Dedicação) Mal supõe aquela gente Que em Belém quer ir parar, Que uma luz tão refulgente Vai ali brilhar. É por anjos anunciado, E os pastores logo veem Que o Senhor, por Deus mandado, Vinde ouvir a doce história, Que dos altos céus nos vem! O Messias, Rei da glória, Mundo triste, vem! Desperta! Teus grilhões defeitos são! Tens a porta franca aberta; Sai da vil prisão! Não hesites, duvidoso, Esse dom do céu provém; Cristo, o Todo-Poderoso, Proclamai a todo mundo, Toda raça, toda cor: Cristo, em Seu amor profundo, Salva o pecador! Confiança Nele tende, Não desprezará ninguém! Vinde, os braços vos estende! (Mús.: Philip Paul Bliss Letra: Rev. Robert Hawkey Moreton) Oração de contrição Lucas leitura alternada Hino 231 O PRIMEIRO NATAL Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal, A uns pobres pastores ao pé de Belém Que, nos campos, a guardar seu rebanho, afinal, Suportavam, da noite, o frio também. Natal! Natal! Natal! Natal! É vindo ao mundo o Rei divinal! De repente, lá no céu, linda estrela surgiu, E no oriente brilhou com estranho fulgor. Veio à terra forte luz, que do céu lhe caiu, Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor. Tal estrela apareceu e os magos guiou Pela estrada a Belém, rumo certo os conduz. E chegando ali, por fim, a estrela parou, Mesmo acima da casa em que estava Jesus. E os magos, com afã e sublime temor, Os joelhos dobraram naquele lugar, Para ofertas liberais, e de raro valor, Qual incenso, ouro e mirra, ao Menino entregar. E como eles vimos nós, com intenso fervor, Dar louvores sinceros a quem nos amou; Adorar de coração o Supremo Senhor Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou! Oração de Intercessão Hino 237 JESUS NASCEU Vinde cantai Jesus nasceu! À terra a Luz desceu! A graça infinda ao mundo vem Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, o Amado, o Sumo Bem! Sim proclamai em derredor, Que foi por grande amor Que à terra veio o Sumo Bem, Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, humilde, ao mundo vem. (Melodia inglesa Letra: Anônimo inglês, trad. Ruth See) (Mús.: Georg F. Händel Letra: Rev. Guaraci Silveira)

20 Mensagem Natalina: Rev. Cleomines Hino 229 BOAS-NOVAS Eu venho a vós, dos altos céus, Com boas-novas do meu Rei Maravilhoso e grande Deus! Ouvi-me: a história contarei. Um pequenino vos nasceu Da virgem mãe, há tempo atrás. Com Ele Deus ao mundo deu Amor e vida, gozo e paz. Comigo vem, meu bom Jesus, Escolhe, como berço Teu, Meu coração, e em Tua luz Por certo alcançarei o céu. Eterna glória ao nosso Deus, Que veio em Cristo nos salvar. Alegres anjos vêm dos céus Um novo dia anunciar! Oração e Bênção (Mús.: Geistliche Lieder Letra: Rev. Martinho Lutero, trad. diversos) Doxologia n.º 6 A Deus supremo, benfeitor, Anjos e homens deem louvor; A Deus o Filho, a Deus o Pai, E ao Santo Espírito, glória dai. Amém. (Mús.: Loys Bourgeois Letra: Thomas Ken, trad. Guaraci Silveira) Poslúdio Avisos e saudações Presb. Marcelo Eller Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jesus Cristo, no Evangelho segundo João 10.10b. IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Av. Agulhas Negras, 185 Mangabeiras Belo Horizonte, MG Pastor: Rev. Dr. Cleómines A. Figueiredo Telefone: (31)

21 IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010 Liturgias Dominicais Culto Matutino 10h DA ÁRVORE À CRUZ Celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo 19 de dezembro de 2010 A. D. Prelúdio Chamado à Adoração: Gálatas Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4. vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5. para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Hino 226 A HISTÓRIA DE CRISTO (Louvor e Dedicação) Conta-me a história de Cristo, Grava-a no meu coração! Conta-me a história inaudita De graça, paz e perdão. Conta como Ele, encarnado, Veio no mundo morar; Aos pecadores indignos, De Deus o amor revelar. Conta como Ele, bondoso, Nunca a ninguém rejeitou! Como, de mãos estendidas, Todos a Si convidou! Como não pode o bom Mestre Seja a quem for rejeitar, Se, convencido e contrito, O Seu convite aceitar!

22 Conta-me quando, no monte, Sobre a cidade chorou, Pois, orgulhosa e rebelde, O Seu amor rejeitou. Conta como Ele ainda chora Sobre os que seguem o mal, E, endurecidos, resistem Ao Seu amor divinal. Conta-me as duras afrontas Que mansamente sofreu! Como na cruz, levantado, Ele por ímpios morreu! Dá-me o viver na certeza De que foi mesmo por mim, Que Seu amor inefável Não tem mudança nem fim. (Mús.: Ira David Sankey Letra: Fanny Jane Crosby, adapt. Henry Maxwell Wright) Oração diaconal Mensagem Natalina Hino 230 VINDE, ADOREMOS Oh, vinde fiéis, triunfantes e alegres, Sim, vinde a Belém, já movidos de amor! Nasceu vosso Rei, o Messias prometido, Oh, vinde adoremos! Oh vinde adoremos! Oh, vinde adoremos ao nosso Senhor! Olhai, admirados, a Sua humildade, Os anjos O louvam com grande fervor! Pois veio conosco habitar, encarnado, Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor! E em glórias a vida nos dá, sempiterna, Nos céus adorai-o, vós anjos, em coro, E todos na terra Lhe rendam louvor! A Deus honra e glória contentes rendamos, (Mús.: origem incerta Letra: anônimo, séc , trad. Rev. James Theodore Houston) Oração e bênção apostólica Canto congregacional: AMÉM TRIPLO Poslúdio -o-0-o- Prelúdio Chamado à adoração: Isaías 9.1,6,7 Culto Vespertino 19h 1. Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. 2. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7. para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. Hino 240 LOUVOR ANGELICAL Eis dos anjos a harmonia! Cantam glória ao Rei Jesus. Paz aos homens que alegria! Paz com Deus em plena luz. Ouçam povos, exultantes, Ergam salmos triunfantes, Aclamando Seu Senhor. Nasce Cristo, o Redentor! Exultai, ó terra e céus, Dando glória ao Homem-Deus! Cristo eternamente honrado, Do Seu trono se ausentou! E entre os homens, encarnado, Deus conosco Se mostrou. Quão bondosa Divindade! Quão gloriosa Humanidade! Salve Cristo, Emanuel! Luz do mundo, Deus fiel!

23 Oração Cante o povo resgatado: Glória ao Príncipe da Paz! Deus em Cristo, revelado, Vida e luz ao homem traz! Nasce a fim de renascermos! Vive para revivermos! Rei, profeta, intercessor, Louvem todos ao Senhor! (Mús.: Felix Mendelssohn-Bartholdy Letra: Charles Wesley, trad. Robert H. Moreton) Mateus leitura alternada Hino 241 O NASCIMENTO DE JESUS (Dedicação) Mal supõe aquela gente Que em Belém quer ir parar, Que uma luz tão refulgente Vai ali brilhar. É por anjos anunciado, E os pastores logo veem Que o Senhor, por Deus mandado, Vinde ouvir a doce história, Que dos altos céus nos vem! O Messias, Rei da glória, Mundo triste, vem! Desperta! Teus grilhões defeitos são! Tens a porta franca aberta; Sai da vil prisão! Não hesites, duvidoso, Esse dom do céu provém; Cristo, o Todo-Poderoso, Proclamai a todo mundo, Toda raça, toda cor: Cristo, em Seu amor profundo, Salva o pecador! Confiança Nele tende, Não desprezará ninguém! Vinde, os braços vos estende! (Mús.: Philip Paul Bliss Letra: Rev. Robert Hawkey Moreton) Oração de contrição Lucas leitura alternada Hino 231 O PRIMEIRO NATAL Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal, A uns pobres pastores ao pé de Belém Que, nos campos, a guardar seu rebanho, afinal, Suportavam, da noite, o frio também. Natal! Natal! Natal! Natal! É vindo ao mundo o Rei divinal! De repente, lá no céu, linda estrela surgiu, E no oriente brilhou com estranho fulgor. Veio à terra forte luz, que do céu lhe caiu, Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor. Tal estrela apareceu e os magos guiou Pela estrada a Belém, rumo certo os conduz. E chegando ali, por fim, a estrela parou, Mesmo acima da casa em que estava Jesus. E os magos, com afã e sublime temor, Os joelhos dobraram naquele lugar, Para ofertas liberais, e de raro valor, Qual incenso, ouro e mirra, ao Menino entregar. E como eles vimos nós, com intenso fervor, Dar louvores sinceros a quem nos amou; Adorar de coração o Supremo Senhor Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou! Oração de Intercessão Hino 237 JESUS NASCEU Vinde cantai Jesus nasceu! À terra a Luz desceu! A graça infinda ao mundo vem Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, o Amado, o Sumo Bem! Sim proclamai em derredor, Que foi por grande amor Que à terra veio o Sumo Bem, Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, humilde, ao mundo vem. (Melodia inglesa Letra: Anônimo inglês, trad. Ruth See) (Mús.: Georg F. Händel Letra: Rev. Guaraci Silveira)

24 Mensagem Natalina: Rev. Cleomines Hino 229 BOAS-NOVAS Eu venho a vós, dos altos céus, Com boas-novas do meu Rei Maravilhoso e grande Deus! Ouvi-me: a história contarei. Um pequenino vos nasceu Da virgem mãe, há tempo atrás. Com Ele Deus ao mundo deu Amor e vida, gozo e paz. Comigo vem, meu bom Jesus, Escolhe, como berço Teu, Meu coração, e em Tua luz Por certo alcançarei o céu. Eterna glória ao nosso Deus, Que veio em Cristo nos salvar. Alegres anjos vêm dos céus Um novo dia anunciar! Oração e Bênção (Mús.: Geistliche Lieder Letra: Rev. Martinho Lutero, trad. diversos) Doxologia n.º 6 A Deus supremo, benfeitor, Anjos e homens deem louvor; A Deus o Filho, a Deus o Pai, E ao Santo Espírito, glória dai. Amém. (Mús.: Loys Bourgeois Letra: Thomas Ken, trad. Guaraci Silveira) Poslúdio Avisos e saudações Presb. Marcelo Eller Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jesus Cristo, no Evangelho segundo João 10.10b. IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Av. Agulhas Negras, 185 Mangabeiras Belo Horizonte, MG Pastor: Rev. Dr. Cleómines A. Figueiredo Telefone: (31)

25 IGREJA PRESBITERIANA METROPOLITANA de Belo Horizonte em Mangabeiras Anexo do Boletim n.º 3 Domingo, 19 de dezembro de 2010 Liturgias Dominicais Culto Matutino 10h DA ÁRVORE À CRUZ Celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo 19 de dezembro de 2010 A. D. Prelúdio Chamado à Adoração: Gálatas Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4. vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5. para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Hino 226 A HISTÓRIA DE CRISTO (Louvor e Dedicação) Conta-me a história de Cristo, Grava-a no meu coração! Conta-me a história inaudita De graça, paz e perdão. Conta como Ele, encarnado, Veio no mundo morar; Aos pecadores indignos, De Deus o amor revelar. Conta como Ele, bondoso, Nunca a ninguém rejeitou! Como, de mãos estendidas, Todos a Si convidou! Como não pode o bom Mestre Seja a quem for rejeitar, Se, convencido e contrito, O Seu convite aceitar!

26 Conta-me quando, no monte, Sobre a cidade chorou, Pois, orgulhosa e rebelde, O Seu amor rejeitou. Conta como Ele ainda chora Sobre os que seguem o mal, E, endurecidos, resistem Ao Seu amor divinal. Conta-me as duras afrontas Que mansamente sofreu! Como na cruz, levantado, Ele por ímpios morreu! Dá-me o viver na certeza De que foi mesmo por mim, Que Seu amor inefável Não tem mudança nem fim. (Mús.: Ira David Sankey Letra: Fanny Jane Crosby, adapt. Henry Maxwell Wright) Oração diaconal Mensagem Natalina Hino 230 VINDE, ADOREMOS Oh, vinde fiéis, triunfantes e alegres, Sim, vinde a Belém, já movidos de amor! Nasceu vosso Rei, o Messias prometido, Oh, vinde adoremos! Oh vinde adoremos! Oh, vinde adoremos ao nosso Senhor! Olhai, admirados, a Sua humildade, Os anjos O louvam com grande fervor! Pois veio conosco habitar, encarnado, Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor! E em glórias a vida nos dá, sempiterna, Nos céus adorai-o, vós anjos, em coro, E todos na terra Lhe rendam louvor! A Deus honra e glória contentes rendamos, (Mús.: origem incerta Letra: anônimo, séc , trad. Rev. James Theodore Houston) Oração e bênção apostólica Canto congregacional: AMÉM TRIPLO Poslúdio -o-0-o- Prelúdio Chamado à adoração: Isaías 9.1,6,7 Culto Vespertino 19h 1. Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. 2. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7. para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. Hino 240 LOUVOR ANGELICAL Eis dos anjos a harmonia! Cantam glória ao Rei Jesus. Paz aos homens que alegria! Paz com Deus em plena luz. Ouçam povos, exultantes, Ergam salmos triunfantes, Aclamando Seu Senhor. Nasce Cristo, o Redentor! Exultai, ó terra e céus, Dando glória ao Homem-Deus! Cristo eternamente honrado, Do Seu trono se ausentou! E entre os homens, encarnado, Deus conosco Se mostrou. Quão bondosa Divindade! Quão gloriosa Humanidade! Salve Cristo, Emanuel! Luz do mundo, Deus fiel!

27 Oração Cante o povo resgatado: Glória ao Príncipe da Paz! Deus em Cristo, revelado, Vida e luz ao homem traz! Nasce a fim de renascermos! Vive para revivermos! Rei, profeta, intercessor, Louvem todos ao Senhor! (Mús.: Felix Mendelssohn-Bartholdy Letra: Charles Wesley, trad. Robert H. Moreton) Mateus leitura alternada Hino 241 O NASCIMENTO DE JESUS (Dedicação) Mal supõe aquela gente Que em Belém quer ir parar, Que uma luz tão refulgente Vai ali brilhar. É por anjos anunciado, E os pastores logo veem Que o Senhor, por Deus mandado, Vinde ouvir a doce história, Que dos altos céus nos vem! O Messias, Rei da glória, Mundo triste, vem! Desperta! Teus grilhões defeitos são! Tens a porta franca aberta; Sai da vil prisão! Não hesites, duvidoso, Esse dom do céu provém; Cristo, o Todo-Poderoso, Proclamai a todo mundo, Toda raça, toda cor: Cristo, em Seu amor profundo, Salva o pecador! Confiança Nele tende, Não desprezará ninguém! Vinde, os braços vos estende! (Mús.: Philip Paul Bliss Letra: Rev. Robert Hawkey Moreton) Oração de contrição Lucas leitura alternada Hino 231 O PRIMEIRO NATAL Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal, A uns pobres pastores ao pé de Belém Que, nos campos, a guardar seu rebanho, afinal, Suportavam, da noite, o frio também. Natal! Natal! Natal! Natal! É vindo ao mundo o Rei divinal! De repente, lá no céu, linda estrela surgiu, E no oriente brilhou com estranho fulgor. Veio à terra forte luz, que do céu lhe caiu, Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor. Tal estrela apareceu e os magos guiou Pela estrada a Belém, rumo certo os conduz. E chegando ali, por fim, a estrela parou, Mesmo acima da casa em que estava Jesus. E os magos, com afã e sublime temor, Os joelhos dobraram naquele lugar, Para ofertas liberais, e de raro valor, Qual incenso, ouro e mirra, ao Menino entregar. E como eles vimos nós, com intenso fervor, Dar louvores sinceros a quem nos amou; Adorar de coração o Supremo Senhor Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou! Oração de Intercessão Hino 237 JESUS NASCEU Vinde cantai Jesus nasceu! À terra a Luz desceu! A graça infinda ao mundo vem Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, o Amado, o Sumo Bem! Sim proclamai em derredor, Que foi por grande amor Que à terra veio o Sumo Bem, Na gruta de Belém, na gruta de Belém, Jesus, humilde, ao mundo vem. (Melodia inglesa Letra: Anônimo inglês, trad. Ruth See) (Mús.: Georg F. Händel Letra: Rev. Guaraci Silveira)

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESCOLA DOMINICAL

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESCOLA DOMINICAL SUGESTÃO DE CELEBRAÇÃO DO NATAL DO SENHOR Liturgia elaborada pelo Rev. Edson Cortásio Sardinha, Igreja Metodista de Vila Isabel. ADORAÇÃO Prelúdio Saudação e acolhimento. Oração de Adoração: "Deus Onipotente,

Leia mais

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO DELE VEM A MINHA ESPERANÇA (Davi) Mal supõe aquela gente, que a Belém quer ir parar, que uma luz tão

Leia mais

CANTARES DE NATAL. Grupo Ecuménico Jovem do Porto Www.ecumenismojovem.org

CANTARES DE NATAL. Grupo Ecuménico Jovem do Porto Www.ecumenismojovem.org 21. O Primeiro Natal Um anjo proclamou o primeiro Natal A uns pobres pastores ao pé de Belém, Lá nos campos a guardar os rebanhos do mal, Numa noite tão fria e escura também E de súbito no céu linda estrela

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

VERSÕES NOITE DE PAZ TEXTOS EXTRAÍDOS DE HINÁRIOS DIVERSOS PROTESTANTES ACERVO: JÔNATAS FERNANDES

VERSÕES NOITE DE PAZ TEXTOS EXTRAÍDOS DE HINÁRIOS DIVERSOS PROTESTANTES ACERVO: JÔNATAS FERNANDES VERSÕES NOITE DE PAZ TEXTOS EXTRAÍDOS DE HINÁRIOS DIVERSOS PROTESTANTES ACERVO: JÔNATAS FERNANDES Título Original: Stille Nacht! Letra: Joseph Mohr (1792-1848) Música: Franz Xavier Gruber (1787-1863) Cântico

Leia mais

ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS

ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS CANTATA DE NATAL 2015 ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS 1. O PRIMEIRO NATAL AH UM ANJO PROCLAMOU O PRIMEIRO NATAL A UNS POBRES PASTORES DA VILA EM BELÉM LÁ NOS CAMPOS A GUARDAR OS REBANHOS DO MAL NUMA NOITE

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS ANO A - Dia Mundial da Paz

LITURGIA DOMINICAL SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS ANO A - Dia Mundial da Paz INDICAÇÕES PRÁTICAS: Orações próprias da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (Missal Romano, pp. 148-149). Prefácio de Nossa Senhora I (Missal Romano, p. 486). Oração Eucarística I (Missal Romano, pp.

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos

Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos Lucas 2.14 Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor. O coral dos anjos É pena que não nos impressiona, mas o que

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

1) TIC TAC 2) OS MAGOS

1) TIC TAC 2) OS MAGOS 1) TIC TAC FAZ O RELOGINHO EM BELÉM TIC TAC,TIC TAC,( TIC TAC) ANUNCIANDO QUE NASCEU O NOVO REI FAZ O RELOGINHO EM BELÉM TIC TAC,TIC TAC,( TIC TAC) ANUNCIANDO QUE NASCEU O NOVO REI É NATAL, É NATAL, O

Leia mais

Louvor de Raízes: Infinitamente

Louvor de Raízes: Infinitamente Louvor de Raízes: Infinitamente Deus dos Antigos Tu és Santo Em todo o tempo eu louvarei ao Senhor Ergamos nossa voz Nas estrelas louvor Maravilhoso - louvor A Ti Senhor (Nós te buscaremos) Palavra - Infinitamente

Leia mais

Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz.

Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz. Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz. Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador.

Leia mais

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11 Série: Um Natal de esperança Mensagem: O propósito do Natal (03/04). Introdução: Nesta série temos lembrado que o Natal é fruto de uma promessa de esperança ao nosso mundo, promessa feita pelos profetas

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA 11 de dezembro de 2014 Abertura: Irmã Regina. Animador: Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo

Leia mais

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C CIFRAS DO FOLHETO 1 SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO 9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C 29 DE MAIO DE 2016 05 DE JUNHO DE 2016 12 DE JUNHO DE 2016

Leia mais

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu e neste homem, o homem enfim se descobriu. Meu coração me diz: "o amor me

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Pasta de Músicas IBEP

Pasta de Músicas IBEP CANTOR CRISTÃO BPM ANDAMENTO PÁGINA A LUZ DO CÉU - CC 239 194 4/4 7 A ULTIMA HORA - CC 259 94 3/4 20 AMOR - CC 380 106 2/4 16 AMOR FRATERNAL- CC 381 182 4/4 17 AMOR GLORIOSO - CC 37 175 3/4 18 ANTÍFONA

Leia mais

«Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

«Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» NATAL DO SENHOR «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Leitura do Livro de Isaías Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama

Leia mais

OS SÍMBOLOS DO NATAL

OS SÍMBOLOS DO NATAL OS SÍMBOLOS DO NATAL Autor: Adaptado por David Karnopp Tema: Programa de Natal. Personagens: Narrador1, Narrador2, Crianças. Tempo aproximado: 1:30h com as músicas Sinopse: Programa de Natal Explica o

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

Culto de Natal em Casa 2006

Culto de Natal em Casa 2006 Culto de Natal em Casa 2006 PROGRAMA Este programa é um serviço dos Ministérios do Santuário, da Comunicação e da Família da Igreja Metodista de Vila Isabel. Que todos tenham um feliz e abençoado Natal

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 80 TEMPO DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Leitura do Livro de Isaías Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

«Brilha sobre ti a glória do Senhor»

«Brilha sobre ti a glória do Senhor» EPIFANIA DO SENHOR Perdão, Senhor. «Brilha sobre ti a glória do Senhor» Leitura do Livro de Isaías Is 60, 1-6 Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do

Leia mais

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do Índice alfabético A bondade do Senhor........... T. Pascal...... 154 A nossa Páscoa............. Quaresma..... 131 A nossa Páscoa é Cristo........... T. Pascal...... 146 A vida que estava junto do Pai........

Leia mais

DOMINGO II DEPOIS DO NATAL. (entre 2 e 5 de Janeiro) Vésperas I

DOMINGO II DEPOIS DO NATAL. (entre 2 e 5 de Janeiro) Vésperas I DOMINGO II DEPOIS DO NATAL (entre 2 e 5 de Janeiro) Nas regiões onde a Epifania se celebra a 6 de Janeiro. Semana II do Saltério Hi n o. Vésperas I Sa l m o d i a Salmos e cântico do Domingo II. Ant. 1

Leia mais

Serra do Pilar, 25 dezembro 2017

Serra do Pilar, 25 dezembro 2017 Natal missa do dia Serra do Pilar, 25 dezembro 2017 GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS! E paz na Terra aos homens por ele amados! Senhor Deus, rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso! Nós vos louvamos, nós vos bendizemos,

Leia mais

O que faz do Natal tão especial? O nascimento de Jesus Cristo é o evento mais signicante da história da humanidade.

O que faz do Natal tão especial? O nascimento de Jesus Cristo é o evento mais signicante da história da humanidade. O que faz do Natal tão especial? O nascimento de Jesus Cristo é o evento mais signicante da história da humanidade. O que faz do Natal tão especial?! O nascimento de Jesus Cristo é o evento mais signicante

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO PARTITURAS DOS CANTOS DO FOLHETO POVO DE DEUS - ANO B Partituras extraídas do Hinário Litúrgico da CNBB, Cantos e Orações e Cantando Salmos e Aclamações. São Paulo 14 de Janeiro

Leia mais

Culto comunitário semanal Matutino

Culto comunitário semanal Matutino Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros (Mc 9.50) Culto comunitário semanal Matutino Faculdade de Teologia da Igreja Metodista Universidade Metodista de São Paulo São Bernardo do Campo, SP, 23

Leia mais

Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017

Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017 Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017 Entrada: D - Ó vinde, cristãos louvar a Maria / Com um hino singelo, eterna alegria... - Foi lá no Carmelo que a Virgem surgiu /

Leia mais

Leitura do Livro de Isaías. Is 60, 1-6

Leitura do Livro de Isaías. Is 60, 1-6 1 Leitura do Livro de Isaías Is 60, 1-6 3 Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos. 4 Mas,

Leia mais

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. CRISTO É VERDADEIRAMENTE DEUS vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente A natureza divina: Cristo é verdadeiramente Deus, ele não é um homem elevado à divindade, mas, pelo contrário, ele é o Verbo de

Leia mais

Tabernáculos Salmo 84: 1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos.!

Tabernáculos Salmo 84: 1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos.! Tabernáculos 2014 Salmo 84: 1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos.! Salmo 84:1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece

Leia mais

Jesus Cristo, ouvi-nos.[www.arcanjomiguel.net] Jesus Cristo, atendei-nos.

Jesus Cristo, ouvi-nos.[www.arcanjomiguel.net] Jesus Cristo, atendei-nos. Ladainha de São Miguel Arcanjo Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos.[www.arcanjomiguel.net] Jesus Cristo, atendei-nos.

Leia mais

LITURGIA. Igreja Presbiteriana do Brasil. 24 de Abril de 2016

LITURGIA. Igreja Presbiteriana do Brasil. 24 de Abril de 2016 LITURGIA Igreja Presbiteriana do Brasil 24 de Abril de 2016 1 Oração de Louvor e Adoração 2 Abertura - Hino Louvor 3 Leitura Salmo 138.1-8 4 Hino Perdão 5 Leitura - Salmo 51.1-7 6 Oração de Confissão de

Leia mais

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos 1 Advento e Natal 2 Ano Novo 3 Epifania 4 Entrada Triunfal 5 Paixão 6 Páscoa 7 Ascensão 8 Pentecostes 9 Trindade 10 Morte e Vida Eterna, Juízo Final

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR Domingo da Epifania do Senhor Ano B n.º 258 07/01/2018 AO ENCONTRO DO MEU PRÓXIMO Página 1 LITURGIA DA PALAVRA XXXIV DOMINGO DO

Leia mais

QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.)

QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.) QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.) Com esplendor de um rei Em majestade e luz Faz a terra se alegrar, faz a terra se alegrar Ele é a própria luz E as trevas vão fugir Tremer com sua voz, tremer

Leia mais

ATIVIDADE DE NATAL. Instruções

ATIVIDADE DE NATAL. Instruções ATIVIDADE DE NATAL Criada por Daniela Gomide Instruções 1. Recorte os cartões acima e coloque-os em uma caixinha. 2. Todos os dias durante o mês de dezembro estudo leia e comente o conteúdo de um dos cartões.

Leia mais

2ª FEIRA 03 de dezembro

2ª FEIRA 03 de dezembro 2ª FEIRA 03 de dezembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Ontem começou o Tempo do Advento. É o tempo em que esperamos o dia em que Jesus irá nascer. Mas não esperamos de qualquer maneira, sentados no sofá a ver televisão!

Leia mais

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4 Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 E se eu não viera, (João 15a: 22) Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou

Leia mais

Paróquia de Oliveira de Azeméis. Cânticos para as Eucaristias [ ]

Paróquia de Oliveira de Azeméis. Cânticos para as Eucaristias [ ] Paróquia de Oliveira de Azeméis Cânticos para as Eucaristias [05-10-2008 04-10-09] 28º DOMINGO COMUM (12-10-08) (1) Notas: Nos dias de Festa, prevalece o programa das mesmas na Missa com crianças e com

Leia mais

Culto do Dia de Rumo à Escola Dominical

Culto do Dia de Rumo à Escola Dominical Culto do Dia de Rumo à Escola Dominical Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. Marcos 9:37 Igreja

Leia mais

1 - Nesta batalha não tereis que pelejar (II Crônicas 20:17) (D) 3 - Ele morreu, mas ressurgiu (B)

1 - Nesta batalha não tereis que pelejar (II Crônicas 20:17) (D) 3 - Ele morreu, mas ressurgiu (B) 1 - Nesta batalha não tereis que pelejar (II Crônicas 20:17) (D) Intro: ( D D D) G G#º D/ D D# Ø Nesta batalha não tereis que pelejar; m D/F# G D guar dai, ficai parados, D D/C G/ vede a salvação do Senhor

Leia mais

DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ.

DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ. Seminário Diocesano DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ. POR ISSO VEM ENTRA NA RODA COM A

Leia mais

CONTACTOS IGREJA DO MIRANTE

CONTACTOS IGREJA DO MIRANTE CONTACTOS IGREJA DO MIRANTE Praça do Coronel Pacheco, 23 4050-453 PORTO Sede: 222 007 410 / TM: 969 292 687 igrejametodistadomirante@gmail.com www.facebook.com/igrejadomirante www.mirante.pt Pastor: Bispo

Leia mais

Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas! [Rm 10.15b]

Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas! [Rm 10.15b] Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas! [Rm 10.15b] Culto de Designação dos Seminaristas Faculdade de Teologia da Igreja Metodista Universidade Metodista de São Paulo e 3ª Região Eclesiástica

Leia mais

m i s s a do d i a Natal S e r r a do P i l a r, 2 5 d e d e z e m b r o

m i s s a do d i a Natal S e r r a do P i l a r, 2 5 d e d e z e m b r o m i s s a do d i a Natal 2 0 1 8 Lembremo-nos que o Natal tem a sua origem num casal de refugiados que, juntamente com seu filho recém-nascido, buscam um lugar para viver. S e r r a do P i l a r, 2 5 d

Leia mais

MEDITAÇÃO DE NATAL 2015

MEDITAÇÃO DE NATAL 2015 MEDITAÇÃO DE NATAL 2015 Imagine Maria procurando montar um álbum fotográfico sobre o nascimento de Jesus. Como colocar num mesmo álbum os sinais e experiências que marcaram aquele dia? 1 1. Senão vejamos:

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

Isaías 6: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em

Isaías 6: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em Isaías 6:1-10 - No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade LEITURA I Gen 3, 9-15.20 «Estabelecerei inimizade entre a tua descendência e a descendência dela» Leitura do Livro

Leia mais

A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+

A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+ Page 8 of 229 Autoria: D. R. A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+ Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador. D Bm G A7

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

Conchal/SP - Diocese de Limeira

Conchal/SP - Diocese de Limeira 1. Mantra IFRAS - São João Maria Vianney onchal/sp - iocese de Limeira Gm F7 Bb m 7 Eu me lanço nos teus braços, ó Senhor e coloco em tuas mãos o Fmd G7 m Gm 7 Gm meu vi---ver! Basta-me a tua graças, basta-me

Leia mais

Jesus amado, Jesus Crucificado, contemplo hoje as tuas Santas Chagas e peço-vos perdão pelos meus pecados.

Jesus amado, Jesus Crucificado, contemplo hoje as tuas Santas Chagas e peço-vos perdão pelos meus pecados. Oração Milagrosa de São Miguel Arcanjo Jesus amado, Jesus Crucificado, contemplo hoje as tuas Santas Chagas e peço-vos perdão pelos meus pecados. Sei que são muitos, sei que muitos deles o feriram profundamente.

Leia mais

Gênesis 18.20: O pecado de Sodoma e Gomorra é muito grave. Jonas 1.2: A maldade de Nínive subiu até minha presença. Mateus 11.

Gênesis 18.20: O pecado de Sodoma e Gomorra é muito grave. Jonas 1.2: A maldade de Nínive subiu até minha presença. Mateus 11. Gênesis 18.20: O pecado de Sodoma e Gomorra é muito grave. Jonas 1.2: A maldade de Nínive subiu até minha presença. Mateus 11.21: Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Isaías 8:21-22 21. Aflitos e

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão A SEMENTE REAL de Abraão William Soto Santiago Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade.

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. O Profeta Isaías anuncia o nascimento de uma criança que será o Conselheiro

Leia mais

Aleluia! (Handel) O nosso mundo aqui se tornou No reino do Senhor, pois o seu Fiho reinará!

Aleluia! (Handel) O nosso mundo aqui se tornou No reino do Senhor, pois o seu Fiho reinará! 1 George f. Handel Aleluia! (Handel) Aleluia! (5 vezes) Aleluia! (5 vezes) Pois o Onipotente Deus reina, (Aleluia! - 5 vezes) Pois o Onipotente Deus reina, (Aleluia! - 4 vezes) Soprano - Pois o Onipotente

Leia mais

Saudai o Nome de Jesus! 1.Saudai o nome de Jesus; Ó anjos, vos prostrai. O Filho do glorioso Deus, Com glória coroai!

Saudai o Nome de Jesus! 1.Saudai o nome de Jesus; Ó anjos, vos prostrai. O Filho do glorioso Deus, Com glória coroai! ALL HAIL KING JESUS Salve! Rei Jesus Salve! Emanuel Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, A Brilhante Estrela da Manhã Por toda eternidade nós cantaremos Seus louvores E reinaremos com Ele por toda eternidade

Leia mais

1 Coríntios (A Mensagem)

1 Coríntios (A Mensagem) Mas, por enquanto, até chegar a perfeição, temos três coisas que nos guiam até a consumação de tudo: confiança firme em Deus (Fé), esperança inabalável e amor extravagante. E o melhor desses três é o amor.

Leia mais

Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu

Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu Hoje celebramos a festa da Epifania, a que se costuma chamar também Dia de Reis. Esta festa é muito importante, porque mostra que Jesus não nasceu para salvar só o povo de Israel, mas para todos os povos,

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO 65 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor Leitura do Segundo Livro de Samuel Quando David já morava em sua casa e o Senhor

Leia mais

Música 3 Cante Aleluia Glória a Deus nas maiores alturas e paz! Música 4 Adorem o Rei

Música 3 Cante Aleluia Glória a Deus nas maiores alturas e paz! Música 4 Adorem o Rei Natal de Todos os povos: A Jornada de esperança que o nascimento de Jesus nos traz. Abertura: Breve poesia para abertura invocando a presença de Jesus no evento Música 1 Alegria do Natal ( Coral misto,

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Mestra do Anúncio, Profecia do Amor 1. Ouvindo o arauto da Mensagem, Ó terra eleita que o Espírito lavra, Também dizemos: oh! cheia de graça, Sois serva e mensageira da Palavra. Saudada por todas as gerações:

Leia mais

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas Série: Um Natal de Esperança (02/04). JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas 1.26-38 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele

Leia mais

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada 6º Domingo da Páscoa 20/05/2017 Entrada Entrada: Vamos celebrar com Júbilo (D) Refrão: Vamos celebrar com júbilo, A festa do Rei Jesus: Os homens com Glória, as mulheres Aleluia! Vamos celebrar ao Rei!

Leia mais

MISSA DO DIA DE NATAL E ANO PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE QUELUZ

MISSA DO DIA DE NATAL E ANO PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE QUELUZ MISSA DO DIA DE NATAL E ANO PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE QUELUZ 01. ENTRADA: 1º canto NOSSO DEUS VIU QUE O TEMPO CHEGOU C G/B Am D7 G7 C G/B Am D7 G7 Nosso Deus viu que o tempo chegou/ e a virgem lhe disse que

Leia mais

Entrada: Lembrai-vos. Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração. Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção...

Entrada: Lembrai-vos. Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração. Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção... 1 Entrada: Lembrai-vos Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção... O Espírito vos fez / templo bendito do amor Vos sois Mãe de Jesus e Mãe do povo do Senhor

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO domingo IV 61 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I Miq 5, 1-4a «De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel» Leitura da Profecia de Miqueias Eis o que diz o Senhor: «De ti, Belém-Efratá, pequena entre

Leia mais

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando o caminho aos filhos seus Ah, ah, ah,

Leia mais

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli A música no tempo do ano litúrgico Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli Canto e música no tempo do ano litúrgico A música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR

O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR ESPÍRITO SANTO MEU AMOR EU QUERO SUBIR QUERO FLUIR QUERO MERGULHAR MAIS FUNDO MAIS PERTO DE TI ESPÍRITO SANTO O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR

Leia mais

a história que não envelhece

a história que não envelhece 01 Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Na>ali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gencos, o caminho do mar, junto ao Jordão.

Leia mais

Sugestão Litúrgica. Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos

Sugestão Litúrgica. Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos Sugestão Litúrgica Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos Prelúdio (solo instrumental: Amigo de Deus. Disponível em https://www.cifraclub.com.br/adhemar-decampos/amigo-de-deus/) Acolhida

Leia mais

16º Domingo do Tempo Comum

16º Domingo do Tempo Comum 16º Domingo do Tempo Comum Entrada 1 Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu amor Eis-me aqui Senhor! Entrada 1 1. O Senhor

Leia mais

Entrada: Hino da CF 2019

Entrada: Hino da CF 2019 Entrada: Hino da CF 2019 (Mulheres) Eis que o Senhor fez conhecer a salvação E revelou sua justiça às nações Que, neste tempo quaresmal, nossa oração Transforme a vida, nossos atos e ações (Coro) Pelo

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

Bem aventurada a pessoa que tem prazer na lei do Senhor, e nela medita de dia e de noite (Sl 1.1,2). Culto comunitário semanal Matutino

Bem aventurada a pessoa que tem prazer na lei do Senhor, e nela medita de dia e de noite (Sl 1.1,2). Culto comunitário semanal Matutino Bem aventurada a pessoa que tem prazer na lei do Senhor, e nela medita de dia e de noite (Sl 1.1,2). Culto comunitário semanal Matutino Faculdade de Teologia da Igreja Metodista Universidade Metodista

Leia mais

Quaresma de São Miguel Arcanjo

Quaresma de São Miguel Arcanjo Quaresma de São Miguel Arcanjo A quaresma deve ser rezada diariamente, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa dos arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael. Preparação da Quaresma

Leia mais

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis)

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) 01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Comunidade Católica Shalom Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso Nós

Leia mais

4º Domingo da Páscoa Domingo do Bom Pastor

4º Domingo da Páscoa Domingo do Bom Pastor 4º Domingo da Páscoa Domingo do Bom Pastor Entrada 1 Sou bom pastor ovelhas guardarei Não tenho outro ofício nem terei Quantas vidas Eu tiver Eu lhes darei 1. Maus pastores num dia de sombra Não cuidaram

Leia mais

1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor

1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor 1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor ompasso: 4 tempos : D : D Teu amor me libertou (4x) D aíram por terra os meus inimigos D E aquele que tentou se levantar, teve que retroceder D Porque existe um

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

ELABORAÇÃO UMA LITURGIA. Adoração e Louvor Aula 10

ELABORAÇÃO UMA LITURGIA. Adoração e Louvor Aula 10 ELABORAÇÃO UMA LITURGIA Adoração e Louvor Aula 10 Os cânticos e hinos devem ser previamente escolhidos conforme o tema do culto, a mensagem e o momento litúrgico. Exemplo Prático: Liturgia do dia 01-12-2013

Leia mais

Natal e Luz. Sabedoria Bíblica. Ausência de Deus Caos e confusão. Presença de Deus Ordem e Orientação

Natal e Luz. Sabedoria Bíblica. Ausência de Deus Caos e confusão. Presença de Deus Ordem e Orientação Natal e Luz Natal e Luz Ausência de Deus Caos e confusão Sabedoria Bíblica Presença de Deus Ordem e Orientação Natal e Luz Gênesis 1:1-3 No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma

Leia mais

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de 2017 5:00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui Reunidos aqui (reunidos aqui) Só pra louvar ao Senhor (só pra louvar ao

Leia mais

Santa Maria de Nazaré

Santa Maria de Nazaré Santa Maria de Nazaré Primeira leitura Amai-vos uns aos outros pois o amor e o vínculo da perfeição Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses 3,12-17 Irmãos, vós sois amados por Deus, sois os seus

Leia mais

Vamos adorar a Deus. Jesus salva (Aleluia)

Vamos adorar a Deus. Jesus salva (Aleluia) Vamos adorar a Deus //: SI LA SOL LA SI SI SI LA LA LA SI SI SI SI LA SOL LA SI SI SI LA LA SI LA SOOL SOOL :// Vamos adorar a Deus, Meu Senhor e Salvador Vamos adorar a Deus, com o nosso louvor. B I S

Leia mais

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO MISSA DO DIA DE NATAL

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO MISSA DO DIA DE NATAL O Verbo fez-se carne e habitou entre nós SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO MISSA DO DIA DE NATAL 25 DE DEZEMBRO, 12H IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Admonição de entrada (Matilde Carvalho) Cântico

Leia mais