Entre a Páscoa e o Pentecostes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Entre a Páscoa e o Pentecostes"

Transcrição

1 Entre a Páscoa e o Pentecostes Antônio Vitor

2 Graças a Deus chagamos ao fim de mais uma poderosa e maravilhosa lição. Nesta aprendemos a cerca do livro de Levítico e de suas aplicações. Nesta última lição, estudaremos a cerca da Páscoa e o Pentecostes. Neste comentário abordaremos a cerca do rito da Páscoa para o povo judeu, de Cristo como nossa Páscoa, da festa de Pentecostes e da representação do dia de Pentecostes para nós, de modo a contribuir no preparo de sua aula. Que Deus nos ajude no decorrer de mais uma maravilhosa lição. A Páscoa Desde que Israel partiu do Egito em cerca de 1445 a.c., o povo hebreu (posteriormente chamado de judeus ) celebra a Páscoa todos os anos, na primavera. (STAMPS 1995, p. 132) A festa da Páscoa (ou Pães Asmos) é o símbolo da libertação do povo judeu da escravidão egípcia, nela eles reúnem suas famílias para recordarem do que Deus fizera, ao retirá-los com mão forte do cativeiro a qual padeceram por 400 anos (Êx ). Cada elemento constituinte da Páscoa tinha um simbolismo específico, onde a cada comemoração remetia ao povo judeu a uma lembrança passada, que apontava para um significado futuro, onde culminava na redenção conquistada na cruz.

3 Deus ordenou o sinal do sangue, não porque Ele não tivesse outra forma de distinguir os israelitas dos egípcios, mas porque queria ensinar ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-o para o advento do Cordeiro de Deus, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo (Jo 1.29). (STAMPS 1995, p. 132) Nos dias do Novo Testamento, a festa havia se tornado uma grande festa de primavera, onde antes das festas reparavam túmulos afim de evitar uma contaminação acidental (ocorrida quando alguém tocava num túmulo), os utensílios de cozinha tinham que ser completamente lavados ou novos, o chefe da família certificava-se que não havia pão fermentado em lugar nenhum da casa, preparavam as casas para receber visitantes, as pessoas usavam as suas melhores roupas e ficavam preparadas como se fossem partir para uma grande viagem e cordeiros (ou bodes) eram comprados para sacrifícios no templo. Um ritual era seguido liderado pelo chefe da família, no qual todos se lembravam dos eventos da partida do Egito, ajudados pelo membro mais novo da família que fazia as principais perguntas. O pão asmo, as frutas amargas e um chutney saboroso (charoseth, conserva picante), que simbolizava a pressa, a amargura e o trabalho (o charoseth era como a argamassa) dos ancestrais, tudo os fazia relembrar o passado. Graças eram dadas a Deus com taças de vinho. As quatro taças usadas tinham de ser adquiridas, mesmo que isso signi casse penhorar os bens do indivíduo. Só o pão asmo podia ser comido na semana que se seguia e, durante esse período, ofertas públicas e sacrifícios adicionais eram feitos. (GOWER 2012, p. 318)

4 Por fim, cabe ressaltar aqui que esta festa possuíra um duplo significado para o povo judeu: 1) A redenção dos judeus da servidão egípcia; e 2) A páscoa incluía uma festa agrícola que envolvia as primícias oferecidas ao templo, em Jerusalém em tempos posteriores. (CHAMPLIN 2015, p. 100) Cristo, a nossa Páscoa Como anteriormente falamos, o modo ritualístico realizado por ocasião da Páscoa dos judeus, os remetiam a uma lembrança passada, que apontava para um significado futuro. Hoje, não se faz mais necessário a comemoração da Páscoa aos moldes do povo judeu, pois Cristo trouxe um novo sentido a este rito. Cristo na noite que fora traído e preso (1 Co 11.23), no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, dia em que sacrificavam a Páscoa (Mc 14.12), Jesus se reuniu com os seus discípulos para dar um novo sentido à festa. Cristo ao celebrar a Santa Ceia com os seus discípulos, nos entregara então novos símbolos que apontavam para uma maior libertação do que a realizada sobre os judeus, a libertação do pecado e por consequência desse a morte.

5 As ações dos comungantes, que consistiam em tomar o pão e comê-lo, tomar o cálice e beber dele, e ambas em memória de Cristo. Mas os atos externos não são a parte principal a ser feita nessa santa ordenança; cada uma dessas ações tem um significado. Nosso Salvador, havendo se encarregado de realizar uma oferta de si mesmo a Deus e de obter, através de sua morte, a remissão de pecados, com todos os outros benefícios do evangelho, para os verdadeiros crentes, entregou, na instituição, seu corpo e sangue, com todos os benefícios conseguidos através de sua morte, a seus discípulos, e continua a fazer o mesmo em todo o momento em que a ordenança é administrada aos verdadeiros crentes. (HENRY 2008, p. 477) Fazendo um comparativo rápido aqui entre a Páscoa aos moldes judeu com Cristo que representa a nossa Páscoa, encontraremos os seguintes elementos: 1) A Páscoa significava libertação da escravidão egípcia para os judeus; o sacrifício vicário de Cristo representa a libertação do pecado para nós; 2) O sangue nos umbrais das portas significava livramento de morte para os primogênitos do povo hebreu; o sangue de Cristo representa livramento da morte eterna através da remissão do nosso pecado; 3) O cordeiro sacrificado deveria ser sem mácula; Cristo não possuíra pecado; e 4) O evento da Páscoa representavam a salvação do povo hebreu do cativeiro egípcio através da graça de Deus; a salvação que recebemos em Cristo também só nos ocorreu mediante a graça de Deus.

6 O Pentecostes, a Festa das Primícias O termo Pentecoste é de origem grega, referindo-se a cinquenta dias. A festa religiosa bíblica do Pentecoste ocorria exatamente cinquenta dias após a páscoa (CHAMPLIN 2015, p. 202) 50 dias após a comemoração da Páscoa era realizada a festa das Primícias (ou Pentecostes). Era realizada com o objetivo de agradecimento a Deus pelo cuidado ao Seu povo, rendendo-lhe graças pela abundância de alimento que Ele os dispensara. A festa era realizada em apenas um dia, no meio da colheita de trigo e no fim da colheita de cevada. Era realizada em um dia, porque na ocasião a colheita do trigo estava em plena atividade. O modo de render graças a Deus era feito de um jeito bem particular, Gower nos fala a cerca disso dizendo: A ação de graças se concentrava em dois pães. Um pequeno campo era segado e os grãos separados e moídos. A farinha servia para fazer dois grandes pães e, quando assados, eram abanados em direção ao céu, em agradecimento ao Deus que protegia a todos (Lv ). Ofertas voluntárias eram apresentadas e o tesouro do templo aberto. (GOWER 2012, p )

7 A festa era uma das três (mais precisamente a segunda) que a Bíblia relata como dia de santa convocação. Neste dia nenhum trabalho manual poderia ser feito, exceto os que correspondiam aos ritos concernentes a festa. Dentre todas as festividades religiosas do calendário judaico, essa era a mais intensamente frequentada, porquanto as condições atmosféricas prevalentes favoreciam as viagens, tanto por mar como por terra [ ] Portanto, por ocasião da festa de Pentecoste, chegavam a Jerusalém representantes judeus e gentios vindos tanto da Judeia como de muitas outras nações, mais do que em qualquer outro período do ano. (CHAMPLIN 2015, p. 203) O dia de Pentecostes Durante a festa de Pentecostes, aconteceu algo marcante para nós cristãos, a descida do Espírito Santo e a primeira proclamação do Evangelho por Pedro, culminando na conversão de quase três mil almas, que marcava naquele momento o início da obra da igreja de Cristo nesta terra. Foi durante a festa do Pentecostes, que veio o Espírito Santo sobre os apóstolos e demais discípulos de Nosso Senhor, dando início, assim, a Igreja (At 2). (ANDRADE 1996, p. 297)

8 Do mesmo modo que a festa do Pentecoste simbolizava as primícias da colheita, porque nela eram oferecidas as primícias da sega de grãos a Deus, para a igreja, ela simboliza o início da colheita de almas para Deus. O símbolo marcante para nós deste dia foi a descida do Espírito Santo, como um vento impetuoso, derramando línguas repartidas como de fogo sobre os que estavam reunidos na casa, batizando a todos no Espírito Santo. As manifestações externas de um som como de um vento poderoso e das línguas de fogo demonstram que Deus estava ali presente e ativo, de modo poderoso. O fogo talvez simbolize a consagração e a separação dos crentes para Deus, visando glori car a Cristo e de testemunhar dele. (STAMPS 1995, p 1630) Por fim, encontramos na descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes a confirmação de uma obra perfeita e eterna, onde sem a expiação em Cristo, não existiria a purificação dos nossos pecados, sem a ressurreição dele não existiria a nossa justificação, se Ele não tivesse ascendido aos céus o Espírito Santo não haveria descido, e sem a presença do Espírito Santo não haveria igreja, e sem a presença da atuação da igreja na terra o evangelho não teria nos alcançado.

9 Contudo graças sejam dadas a Deus, que enviou o Seu Filho, a nossa páscoa, para nos remir, e através de seu sangue nos garantir a vida, e por enviar o Consolador, o Espírito Santo, que nos enche e dá vigor, e nos santifica todo dia até o arrebatamento da igreja. Esperando Jesus voltar hoje!dc. Antonio Vitor de Lima BorbaIEADERN Mário Lira I Setor 38Referências:Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filoso a - CHAMPLIN, Russel Normam., volume 05. Hagnos, 2015; - ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. CPAD, 1996; - HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento, Atos a Apocalipse, Edição Completa, CPAD, 2008; - STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, 1995; Novo Manual dos Usos e Costumes do Tempos Bíblicos - Gower, Ralph.. CPAD, 2012.

10 EBD em Foco EBD em Foco é uma plataforma de slides e cursos para professores da EBD que querem ministrar uma aula diferenciada. Faça agora seu cadastro e tenha acesso a um conteúdo exclusivo: slides das lições em PowerPoint, subsídios extras, comentários das lições, cursos bíblicos e cursos de educação cristã. ACESSAR AGORA Whatsapp do EBD em Foco (94) Falar com o Erberson

11

Ofertas Pací cas para um Deus de Paz

Ofertas Pací cas para um Deus de Paz Ofertas Pací cas para um Deus de Paz Antônio Vitor Continuando os estudos a cerca do entendimento dos princípios da igreja em Levítico e os elementos que podemos identificar em seu modelo de culto, vamos

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

Jesus, o Holocausto Perfeito

Jesus, o Holocausto Perfeito Jesus, o Holocausto Perfeito Antônio Vitor O principal propósito dos sacrifícios era fazer a expiação pelos pecados, mas também havia os de gratidãos, de ação de graças, de paz e de alguns outros rituais

Leia mais

Os Pães da Proposição

Os Pães da Proposição Antônio Vitor Reconhecemos em Cristo o alimento necessário para o sustento de nossa alma. Sabemos também que através da fé nos alimentamos dele, e assim somos participantes da vida que Ele nos concedeu

Leia mais

Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor

Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Toda criatura deve ser voltada a adoração do Seu criador, porém, infelizmente nos deparamos com diversos exemplos de povos e culturas que têm

Leia mais

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OSendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OA Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O O assunto da Bíblia Sagrada é

Leia mais

Levítico, Adoração e Serviço ao Senhor.

Levítico, Adoração e Serviço ao Senhor. Levítico, Adoração e Serviço ao Senhor. Subsídio da lição 1 - Adultos (CPAD) Antônio Vitor Levítico era o primeiro livro estudado pelas crianças judias; no entanto, com frequência, é o último dos livros

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 14 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias Levíticos 23:16 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é

Leia mais

Qual o verdadeiro significado da páscoa no século XXI?

Qual o verdadeiro significado da páscoa no século XXI? Qual o verdadeiro significado da páscoa no século XXI? Estamos no século XXI e a tecnologia tomou conta da humanidade. Tudo é instantâneo. Computadores, eletrônicos, livros, revistas. A nova geração de

Leia mais

Santidade ao Senhor. Subsídio da lição 5 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor

Santidade ao Senhor. Subsídio da lição 5 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Subsídio da lição 5 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Em Levítico, somos desafiados por uma doutrina imprescindível à nossa sgurança espiritual: a santificação. Do primeiro ao último capítulo do

Leia mais

A Beleza e a Glória do Culto Levítico

A Beleza e a Glória do Culto Levítico A Beleza e a Glória do Culto Levítico Subsídio da lição 2 - Adultos (CPAD) Antônio Vitor Em virtude de sua natureza didática e tipológica, o culto levítico tinha de ser majestoso e belo; um reflexo da

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / 2018 - REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - ADORAÇÃO, SANTIDADE E SERVIÇO OS PRINCÍPIOS DE DEUS PARA A SUA IGREJA EM LEVÍTICO LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES

Leia mais

As Orações dos Santos no Altar de Ouro

As Orações dos Santos no Altar de Ouro As Orações dos Santos no Altar de Ouro Antônio Vitor O único modo do cristão falar com o seu Criador e Pai é através das suas orações. Quando lemos o Antigo Testamento, vemos que as intercessões eram realizadas,

Leia mais

O Crescimento do Reino de Deus

O Crescimento do Reino de Deus O Crescimento do Reino de Deus Antonio Vitor O Crescimento do Reino de Deus Hoje desfrutamos do crescimento do reino de Deus de modo real e visível através dos números. Contudo, houve uma época que ele

Leia mais

Jesus Prepara sua Morte

Jesus Prepara sua Morte Jesus Prepara sua Morte Texto base Marcos 14. 15-20 Introdução Jesus é ungido em Betânia Marcos 14. 3.9 Quais as características do gesto (Obra) dessa mulher: - Amor... v3 - Sacrifício... - Fé - Oportuna...

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 13 Sobre a Santa Ceia do SENHOR CAPÍTULO 13 Introdução Significado da Ceia do SENHOR CRISTO NOSSA PÁSCOA Os elementos da Ceia do SENHOR Página

Leia mais

Fogo Estranho Diante de Deus

Fogo Estranho Diante de Deus Fogo Estranho Diante de Deus Antônio Vitor Seremos advertidos agora, a ser mais reverentes com as coisas de Deus. Na tragédia de Nadabe e Abiú, talves estejamos a ver o destino que nos aguarda, caso não

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - JOVENS LIÇÕES BÍBLICAS A IGREJA DE JESUS CRISTO SUA ORIGEM, DOUTRINA, ORDENANÇAS E DESTINO ETERNO LIÇÃO 5 ORDENANÇAS DA IGREJA INTRODUÇÃO

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Nove As Festas (2) Afestadasprimícias, a festa de Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos Leitura bíblica: Lv 23:9-22, 33-44 I. A festa das primícias significa o Cristo ressurreto como as primícias

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. 30 de setembro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. 30 de setembro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES 30 de setembro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO "Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar [...] E todos foram cheios do Espirito

Leia mais

A Bíblia Inteira num Ano

A Bíblia Inteira num Ano A Bíblia Inteira num Ano Lição 4 O Livro de Levítico Onde há espaços para preencher, por favor escreva a Escritura mencionada nas suas próprias palavras. 1. O Livro Este livro foi nomeado para os Levitas

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S

P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S A T R A N S I Ç Ã O A S F A S E S D O M I N I S T É R I O D E C R I S T O A S F E S TA S A S F A S E S D O P L A N O D A R E D E N Ç Ã O "Tudo isso tem

Leia mais

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011 O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo Êxodo 12.1-2 e 23.15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 02/01/2011 Deus ordena que o seu povo reinicie a contagem dos anos a partir da saída

Leia mais

A Sobriedade na Obra de Deus

A Sobriedade na Obra de Deus A Sobriedade na Obra de Deus Subsídio da lição 8 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Estamos diante de um tema muito extenso e um pouco contraditório. Ao tratarmos a cerca do vinho, encontramos diversos

Leia mais

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Vida Cristã e Santificação PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Estudo do livro de Levítico Aulas Descrição Texto Bíblico Professor 01 Introdução ao livro de Levítico Lv 1-7 Francisco 02 Bases da Santificação:

Leia mais

LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA

LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Subsídio sendo elaborado por Inacio de Carvalho Neto, atualizado constantemente até 03/03/2018. E-mail do autor:ibcneto@inaciocarvalho.com.br.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e É impossível dizer quão longe alguém pode ir com o apoio e encorajamento de sua mãe A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo William Ross Wallace,

Leia mais

Parábola: Uma Lição Para a Vida

Parábola: Uma Lição Para a Vida Parábola: Uma Lição Para a Vida Antônio Vitor Estamos dando início a mais um trimestre debaixo da Graça do nosso Deus. Neste estudaremos a cerca das Parábolas de Jesus, que nos traz ensinamentos maravilhosos

Leia mais

ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul

ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul do ECLESIOLOGIA A Ceia do Senhor Por R. C. Sproul R. C. Sproul Quando estudamos o livro de Atos dos Apóstolos e a vida da primeira comunidade cristã, descobrimos

Leia mais

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO Levítico ( a respeito dos levitas ): Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual momento histórico?

Leia mais

Ética Cristã e Planejamento Familiar

Ética Cristã e Planejamento Familiar Ética Cristã e Planejamento Familiar Antônio Vitor O casamento cristão pressupõe a formação de uma nova família e, como resultante, o nascimento de lhos. Está inserida na criação dos lhos, a responsabilidade

Leia mais

Subsídio da lição 6 - Adultos (CPAD)

Subsídio da lição 6 - Adultos (CPAD) ÉTICA CRISTÃ E SUICÍDIO Subsídio da lição 6 - Adultos (CPAD) Antônio Vitor A prática do suicídio vem a cada dia em uma crescente em nosso meio. Multidões tentam a cada dia preencher o vazio da alma tirando

Leia mais

Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e

Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o Meu corpo, que é dado por vós; fazei

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBJO Perguntas Publicada em: 23/03/2015

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBJO Perguntas Publicada em: 23/03/2015 ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS 28/03/2015 TEMA: OPOSIÇÃO AO PROJETO DE SALVAÇÃO ASSUNTO: OPOSIÇÃO Á SAÍDA DO EGITO TEXTO FUNDAMENTAL: ÊXODO 12.1-11 EM ÊXODO 12.7, O SENHOR ESTABELECE O PROJETO DE

Leia mais

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação

Leia mais

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5. II Sam 6. I Reis 7. II Reis 8. I Cron. 9. II Cron. 10.

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons

Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons 1 Introdução: Nossa páscoa é Jesus Hb 10:1 Domingo de páscoa, 5 de Abril de 2015 O calendário religioso de Israel mostra que Deus tem um calendário paralelo. Uma agenda secreta que estava diante e todos,

Leia mais

A Lâmpada Arderá Continuamente

A Lâmpada Arderá Continuamente A Lâmpada Arderá Continuamente Antônio Vitor Quando olhamos para este mundo as vezes o taxamos sem solução. Contudo devemos observar que eles estão vivendo em densas trevas, e que somente a Luz de Cristo,

Leia mais

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A Lição 2 para 14 de julho de 2018 1. Atos 2:1-3. A chuva temporã. 2. Atos 2:4-13. O dom de línguas. 3. Atos 2:14-32. O primeiro sermão. 4. Atos 2:33-36. A exaltação de Jesus. 5. Atos 2:37-41. As primícias.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 13 Sobre a Santa Ceia do SENHOR CAPÍTULO 13 Introdução Significado da Ceia do SENHOR CRISTO NOSSA PÁSCOA Os elementos da Ceia do SENHOR Página

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

Poder para testemunhar e sonhar. Série: 2000 anos depois Atos 2

Poder para testemunhar e sonhar. Série: 2000 anos depois Atos 2 Poder para testemunhar e sonhar Série: 2000 anos depois Atos 2 Entendendo Pentecoste Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS

LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS TEXTO BÍBLICO: " De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas" (Atos 2.41). Para

Leia mais

PÁSCOA: A VITÓRIA DA PAIXÃO

PÁSCOA: A VITÓRIA DA PAIXÃO PÁSCOA: A VITÓRIA DA PAIXÃO Páscoa (ou Pesach no hebraico) significa PASSAGEM. É uma cerimônia religiosa iniciada no Êxodo (1.400 a.c) como símbolo do livramento do povo de Israel de seus pecados. Nessa

Leia mais

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1 Pessach = Páscoa Abril 2016 Ivonne Muniz ivonne Muniz 1 Levíticos 23:4-6 Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado: No mês primeiro, aos catorze

Leia mais

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial.

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Jesus introduziu outras ordenanças que deveriam ser praticadas pelos cristãos. O LAVA-PÉS Disse-lhe Jesus:

Leia mais

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17).

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Novo Testamento, o cristianismo surge simples e focado

Leia mais

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACERDOTES LEVÍTICOS Os sacerdotes na época do sacerdócio levítico no antigo testamento desempenhavam inúmeras funções

Leia mais

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue»

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Leitura do Livro do Êxodo Ex 24, 3-8 Naqueles dias, Moisés veio comunicar ao povo todas as palavras do Senhor e todas as suas

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

A Função Social dos Sacerdotes

A Função Social dos Sacerdotes A Função Social dos Sacerdotes Subsídio da lição 4 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Ao separar os levitas para servirem como sacerdotes e ministros do altar, Deus lançava, naquele instante, os alicerces

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

Esboço n 013 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

Esboço n 013 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO Escola Bíblica Dominical Igreja Apostólica Verdade e Vida Esboço n 013 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA Na lição passada foi encerrado o 3 e penúltimo bloco desse trimestre que tratou

Leia mais

Ética Cristã e Redes Sociais

Ética Cristã e Redes Sociais Ética Cristã e Redes Sociais Subsídio da lição 13 - Adultos (CPAD) Antônio Vitor O desenvolvimento das tecnologias digitais favoreceu o estabelecimento de novas formas de interação social e, a partir destas,

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida JERUSALÉM10 LIÇÃO JESUS EM O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 10 INTRODUÇÃO esboço Os títulos de cada dia foram ajustados a proposta de termos uma idéia essencial

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 10 - OBJETIVO GERAL Apresentar as diferentes ordens cerimoniais que constituem o sistema de sacrifícios estabelecido

Leia mais

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar

Leia mais

Simbolismos da Páscoa e o Espiritismo

Simbolismos da Páscoa e o Espiritismo Simbolismos da Páscoa e o Espiritismo ARTIGO PRODUZIDO PELA FEB Federação Espírita Brasileira. Os Simbolismos da Páscoa e o Espiritismo A palavra Páscoa tem origem em dois vocábulos hebraicos: um, derivado

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto

09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto 09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Dia de Festa, de alegria, de agradecer ao Senhor nosso Deus.

Dia de Festa, de alegria, de agradecer ao Senhor nosso Deus. Dia de Festa, de alegria, de agradecer ao Senhor nosso Deus. Referência Bíblica João: Capitulo 2. 1-12. INTRODUÇÃO Hoje é dia de festa, estamos comemorando 10 anos desta Igreja tradicionalmente chamado

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

PARÁBOLA DO PÃO E VINHO

PARÁBOLA DO PÃO E VINHO PARÁBOLA DO PÃO E VINHO 1) JESUS E AS PARÁBOLAS Linguagem pedagógica Mensagem transcendente Elementos do cotidiano O símbolo material das parábolas é compreensível a todos, mas a compreensão do símbolo

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACRIFÍCIOS NO SISTEMA MOSAICO O sistema mosaico de sacrifícios foi formalizado pelo próprio Senhor YAHWEH para indicar

Leia mais

O que são os sacramentos?

O que são os sacramentos? O que são os sacramentos? A palavra sacramento vem da palavra latina sacramentum que significa juramento, e embora não seja encontrada na Escritura, usamo-la porque cada sacramento é uma promessa ou juramento

Leia mais

Lição 13. Guardai pois a festa dos pães ázimos

Lição 13. Guardai pois a festa dos pães ázimos Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 13 Guardai pois a festa dos pães ázimos Êxodo 12:17 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis - http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Batismo O que é o Batismo? O Batismo é o caminho do reino da morte para a Vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoira

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

LIÇÃO 01 O melhor presente

LIÇÃO 01 O melhor presente LIÇÃO 01 O melhor presente 2º Trimestre de 2017: Jesus, o Filho de Deus Deus usou muitos profetas para falar a seu povo que o Messias viria para salvar a humanidade. De acordo com a leitura da lição estuda

Leia mais

Romanos 6:3-4 ensina o batismo na água?

Romanos 6:3-4 ensina o batismo na água? Seria incorreto designar o batismo de Romanos 6:3-4 o batismo na água de João Batista, de Jesus ou de Pedro no dia de Pentecostes. Procurará em vão encontrar qualquer menção de água mesmo no livro inteiro

Leia mais

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E PALAVRA DA CÉLULA O EVANGELHO É O PODER DE DEUS Rm 1:16 17 METROPOLITANA Vivemos num mundo em que se valoriza muito o poder. É poder econômico, social, polí co, religioso, mental e por vai... Parece que

Leia mais

O Significado da Páscoa

O Significado da Páscoa O Significado da Páscoa Introdução Páscoa é a festa que marca o início do calendário bíblico de Israel e delimita as datas de todas as outras festas na Bíblia. Páscoa (Pêssarr, em hebraico) significa literalmente

Leia mais

Tema: O Vento Poderoso

Tema: O Vento Poderoso Tema: O Vento Poderoso Para essa aula você vai precisar: Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Tachinha fina para o cata-vento Texto Bíblico: Atos 2.1-13 Versículo para memorizar: Mas receberão poder

Leia mais

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10).

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). www.portalebd.org.br Slide 2 Os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas

Leia mais

LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACRIFÍCIOS NO SISTEMA MOSAICO O sistema mosaico de sacrifícios foi formalizado pelo próprio Senhor YAHWEH

Leia mais

Ética Cristã, Vícios e Jogos

Ética Cristã, Vícios e Jogos Ética Cristã, Vícios e Jogos Subsídio da lição 11 - Adultos (CPAD) Antônio Vitor Deus não criou o ser humano para ser escravo dos vícios nem dos jogos, pois segundo a Palavra de Deus, não podemos ser dominados

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Lição 10 FESTAS SANTAS DEUS

Lição 10 FESTAS SANTAS DEUS Lição 10 Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 10 AS FESTAS SANTAS DE DEUS Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13). 1. Que venhamos a conhecer a história e as

Leia mais