2 Da inscrição. 3 Da forma ingresso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 Da inscrição. 3 Da forma ingresso"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA INSTITUTO FURB COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO E EM DIREITO APLICADO EDITAL N 01/2014 ESTABELECE OS CRITÉRIOS PARA CONVALIDAÇÃO DOS CRÉDITOS CURSADOS NOS MÓDULOS I E II DO CURSO PREPARATÓRIO À CARREIRA DA MAGISTRATURA, DA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE SANTA CATARINA ESMESC, PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PÚBLICO E EM DIREITO APLICADO, AMBOS OFERTADOS PELA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB. O Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público e em Direito Aplicado, ambos vinculados à Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB, respeitando o que versa o Convênio firmado entre a FURB, a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - ESMESC e a Associação dos Magistrados Catarinenses AMC, torna público os procedimentos aos alunos das Unidades da ESMESC nas cidades de Florianópolis e Joinville para solicitar convalidação dos créditos cursados nos Módulos I e II do curso Preparatório à Carreira da Magistratura, para os cursos de Pós-Graduação lato sensu em Direito Público (Módulo I), e em Direito Aplicado (Módulo II): 1 Dos cursos 1.1 Especialização em Direito Público: O curso de Especialização em Direito Público da FURB possui disciplinas equivalentes às cursadas no Módulo I do Curso Preparatório à Carreira da Magistratura (total de 360 horas),

2 conforme prevê o Projeto Político Pedagógico da ESMESC, possibilitando, portanto, a convalidação das mesmas. A matriz curricular do curso, onde constam as disciplinas, ementas e respectivas cargas-horárias encontra-se no anexo II deste Edital A convalidação destas disciplinas é permitida apenas aos alunos que tenham ingressado no respectivo curso a partir do início de 2010 (dois mil e dez), e é exclusivo aos alunos das Unidades da ESMESC de Florianópolis e Joinville. 1.2 Especialização em Direito Aplicado: O curso de Especialização em Direito Aplicado da FURB possui disciplinas equivalentes às cursadas no Módulo II do Curso Preparatório à Carreira da Magistratura (total de 375 horas), conforme prevê o Projeto Político Pedagógico da ESMESC, possibilitando, portanto, a convalidação das mesmas. A matriz curricular do curso, onde constam as disciplinas, ementas e respectivas cargas-horárias encontra-se no anexo III deste Edital A convalidação destas disciplinas é permitida apenas aos alunos que tenham ingressado no respectivo curso a partir do início de 2010 (dois mil e dez), e é exclusivo aos alunos das Unidades da ESMESC de Florianópolis e Joinville. 2 Da inscrição 2.1 Para formalizar sua inscrição no respectivo curso o aluno deve acessar a página da FURB na internet acessando o link: cursos -> especialização e posteriormente escolher o curso desejado no prazo estipulado por este edital e preencher as informações pertinentes. 3 Da forma ingresso Para formalizar o ingresso no respectivo curso o aluno deverá juntar a seguinte documentação: 3.1 Fotocópia autenticada do certificado da graduação (a Secretaria da ESMESC pode autenticar o documento). 3.2 Fotocópia do histórico escolar da graduação. 3.3 Fotocópia do histórico escolar da ESMESC (Caso já tenha concluído o curso).

3 3.4 Fotocópia da cédula de identidade. (frente e verso). Obs.: Somente serão aceitas a carteira de identidade civil ou o documento de identificação expedido pela OAB. 3.5 Fotocópia do CPF. 3.6 A ESMESC fará o envio da documentação do aluno diretamente à Secretaria da Pós- Graduação da FURB. Caso haja algum documento faltante é de inteira responsabilidade do aluno juntá-lo. Nestes casos a FURB fará contato com o aluno solicitando o(s) documento(s) faltante(s). 4 Dos valores para validação 4.1 O pagamento relativo à taxa de convalidação das disciplinas será de: Para a pós-graduação em Direito Público (Módulo I) R$ 654,00 (seiscentos e cinquenta e quatro reais) Para a Pós em Direito Aplicado (Módulo II) R$ 654,00 (seiscentos e cinquenta e quatro reais). 4.2 Os alunos que deverão aguardar a publicação de edital com a homologação das inscrições para posteriormente efetuar o pagamento. 4.3 Os pagamentos serão feitos em parcela única para a FURB, através de boleto bancário que será enviado para o correio eletrônico cadastrado pelo aluno no ato da inscrição Caso não receba o boleto em seu correio eletrônico, é de inteira responsabilidade do aluno entrar em contato com o Instituto FURB e solicitar a emissão do documento. Referido órgão pode ser contatado através do telefone (47) ou pelo correio eletrônico: especializacao1@furb.br. 4.4 A matrícula apenas será formalizada após: O preenchimento do formulário de inscrição na página da FURB na internet A publicação de edital pela coordenação do curso da FURB atestando que o aluno atende aos requisitos para se matricular no respectivo curso de pós-graduação Ter efetuado tempestivamente o pagamento da taxa de convalidação O aluno ter assinado o contrato de prestação de serviços, o que irá ocorrer na Secretaria da ESMESC onde o aluno estudar (Florianópolis ou Joinville).

4 5 Da disciplina de Metodologia do Ensino Superior 5.1 A disciplina optativa de Metodologia do ensino superior possui carga-horária de 60 horas; 5.2 A disciplina será ofertada inteiramente na modalidade à distância, através da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem 2 AVA2, o qual está inserido na página virtual da FURB A oferta da disciplina está vinculada a uma demanda mínima estabelecida pela FURB; 5.4 Caso não seja atingido o número mínimo de alunos para a oferta da disciplina com alunos exclusivamente da ESMESC, a FURB poderá indicar alunos de outros cursos de Pós-Graduação com o intuito de ofertar a turma; 5.5 Para fins de organização acadêmica, pedagógica, administrativa e financeira, a matrícula nesta disciplina será feita de forma isolada do pagamento da taxa de validação. 5.6 Os valores, período e forma de inscrição, bem como o curso da referida disciplina serão divulgados em instrumento próprio. 6 Do Trabalho Final 6.1 Conforme a legislação pertinente todo o aluno regularmente matriculado num curso de pósgraduação, para efetivar a conclusão do mesmo deverá apresentar um trabalho de conclusão. 6.2 O aluno escolherá qual modalidade de trabalho final pretende desenvolver: artigo científico, estudo de caso ou monografia. 6.3 O aluno deverá escolher um tema pertinente à área jurídica e que tenha sido abordado em alguma das disciplinas que ele tenha cursado. 6.4 O trabalho final é feito sob a supervisão de um Professor que possua no mínimo o título de mestre, cujo nome, acompanhado de documentação comprobatória da titulação, CPF, RG e data de nascimento. 6.5 A FURB, ESMESC ou AMC não mediarão financeiramente a escolha do orientador do acadêmico, nem efetuarão o pagamento do mesmo. Esta relação será acordada diretamente entre o aluno e seu orientador.

5 6.6 Ao fazer a entrega do seu trabalho final o aluno deverá anexar o termo de aprovação que consta no anexo I deste Edital devidamente preenchido e assinado. 6.7 A entrega do trabalho final é feita da seguinte forma: Remessa de toda a documentação (Trabalho final, comprovante da maior titulação do Professor Orientador, CPF, RG e data de nascimento do Professor Orientador e Ficha de Avaliação) para o seguinte correio eletrônico: esmesc@furb.br. 7 Dos prazos Os prazos para consecução de todas as atividades previstas neste edital estão expressos abaixo: Evento Data Publicação do edital para ingresso nas pós-graduações 26/08/ /08/2014 Período para inscrição nos cursos de pós-graduação a 15/09/2014 Remessa a FURB dos documentos dos alunos 23/09/ /09/2014 Período de análise dos pedidos pela FURB a 30/09/2014 Divulgação pela FURB do resultado dos pedidos de validação 02/10/2014 Limite para pagamento da taxa de convalidação das disciplinas 10/10/2014 Limite para entrega da monografia Curso de Pós-Graduação em Direito Público 31/07/2015 Curso de Pós-Graduação em Direito Aplicado 31/07/ Da certificação 8.1 Após cumpridos todos os requisitos, o aluno fará jus ao respectivo título de especialista para o qual se matriculou e solicitou convalidação dos créditos. 8.2 A emissão do certificado fica a cargo do Instituto FURB. 8.3 No certificado constará a relação de Professores que atuaram no respectivo curso de Pós- Graduação da FURB, uma vez que os alunos solicitaram a convalidação dos créditos. 9 Das disposições gerais e transitórias 9.1 A reprovação em alguma das disciplinas ofertadas implica em novo pagamento para cursá-la.

6 9.2 A reprovação no Trabalho Final ou a falta de entrega do mesmo no prazo estabelecido neste Edital inviabiliza a conclusão do curso. 9.3 Os alunos que solicitarem a convalidação dos estudos e que tenham concluído o respectivo curso preparatório em matrizes curriculares antigas, deverão cursar as disciplinas integrantes da matriz curricular vigente (conforme anexos II e III) para fins de adequação curricular, sendo que deverão arcar com as despesas para tal, uma vez que as mesmas não estão inseridas na taxa de convalidação estipuladas no item 4 deste Edital; 9.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelos setores competentes da FURB respeitando os seus regulamentos internos, em especial a Resolução CEPE/FURB n 14/2012, que aprovou as normas gerais para o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu da FURB, em nível de especialização. 9.5 O presente Edital se aplica apenas aos alunos das turmas da ESMESC sediadas em Florianópolis e em Joinville, ficando vedada sua aplicação a qualquer outra extensão que a ESMESC mantiver com outras instituições. Blumenau (SC), 26 de agosto de Professor Feliciano Alcides Dias, MSc. Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Público e em Direito Aplicado Universidade Regional de Blumenau

7 ANEXO I FICHA DE AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA/ARTIGO CIENTÍFICO NOME DO ALUNO TÍTULO DA MONOGRAFIA/ARTIGO CIENTÍFICO MONOGRAFIA/ARTIGO CIENTÍFICO APROVADA COM CONCEITO, NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM, PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB. Assinatura do Orientador NOME DO ORIENTADOR - TITULAÇÃO CPF: RG: Data de Nascimento Cidade, Data de conclusão da monografia: / /

8 ANEXO II MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO TÓPICOS SELECIONADOS DE DIREITO CIVIL EMENTA: Existência, vigência e eficácia da lei. Princípios e elementos da relação jurídica. Teoria geral das Obrigações. Adimplemento e inadimplemento das obrigações. Responsabilidade civil. Atos ilícitos. Abuso de Direito. Teoria Geral dos Contratos: princípios, formação e revisão contratual. Extinção do contrato. Locação. Tutela da Posse e dos Direitos Reais no Direito das Coisas. União Estável, Regime Matrimonial. Alimentos. Generalidade do Direito Sucessório. Aceitação e renuncia da herança. Sucessão legítima e testamentária. Aspectos destacados. TÓPICOS SELECIONADOS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL EMENTA: Jurisdição. Tutela jurisdicional: direitos subjetivos individuais e direitos coletivos. Tutela definitiva e provisória. Reformas legislativas. Princípios constitucionais aplicáveis ao processo. Acesso à justiça como direito efetivo à jurisdição. Prazo razoável de duração do processo na Constituição Federal. Convenção Europeia dos Direitos do Homem. Ativismo judicial no Processo Civil norte-americano. Sistema processual civil codificado e extravagante. Ação. Classificação. Pressupostos de constituição e desenvolvimento válido e regular do processo. Condições da ação. Controle de admissibilidade da ação. Processo. Procedimento. Tutelas de urgência: antecipada, específica e cautelar. Responsabilidade das partes por dano processual. Despesas e multas. Intervenção de terceiros. Competência e conflitos. Atos processuais. Classificação: da autoridade judiciária, das partes e de terceiros. Prazos processuais. Ministério público. Comunicação dos atos processuais. Nulidades. Formação, suspensão e extinção do processo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Julgamento conforme o estado do processo. Conciliação. Fase instrutória em audiência. Das provas. Sentenças com e sem resolução do mérito. Recursos. Processo de Execução. Procedimentos Especiais. TÓPICOS SELECIONADOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL EMENTA: Teoria da Constituição: Conceito de constituição: natureza, característica e classificação. Teoria do Poder Constituinte: originário, derivado e decorrente. Hermenêutica Constitucional: interpretação específica da constituição. Teoria das Normas Constitucionais. Princípios Constitucionais. Jurisprudência STF e TJ/SC. Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais: Direitos Fundamentais: conceito, classificação, características. Liberdades e Garantias. Jurisdição constitucional das liberdades. Controle de Constitucionalidade: conceito, classificação, tipologia da inconstitucionalidade, processo constitucional do controle difuso e do controle concentrado. Jurisprudência STF e TJ/SC. Organização Constitucional do Estado: Sistema federativo: competências, intervenção, capacidades autonômicas. Separação de poderes: funções legislativa, executiva e judiciária e controles recíprocos. Processo Legislativo. Estatuto dos Congressistas. Garantias da Magistratura. Jurisprudência STF e TJ/SC. 60h 60h

9 TÓPICOS SELECIONADOS DE DIREITO PENAL EMENTA: - Crime. Princípios. Desistência voluntária. Arrependimento eficaz. Arrependimento posterior. Crime impossível. Crime tentado e consumado. - Excludentes de ilicitude. - Concurso de pessoas. - Crimes em espécie: dolo, culpa, preterdolo. - Homicídio e participação em suicídio: divergências interpretativas. - Homicídio, infanticídio e abordo: divergências interpretativas. - Homicídio praticado por omissão. - Crimes de perigo individual: estrutura jurídica básica e formas qualificadas. - Crimes de trânsito. - Crimes contra o patrimônio: furto, estelionato, apropriação indébita. - Crimes contra o patrimônio: roubo, extorsão e dano. - Crimes contra o patrimônio: receptação - Seqüestro e subtração de incapazes. - Perigo comum: incêndio em confronto com o crime de dano patrimonial. - Crimes contra os costumes: estupro e atentado violento ao pudor. - Crimes contra os costumes: posse sexual mediante fraude, atentado ao pudor mediante fraude e assédio sexual. - Crime contra a administração publica: peculato, concussão, corrupção passiva - Crime contra a administração publica: prevaricação, condescendência criminosa, corrupção ativa. - Jurisprudência penal contra a lei. - Direito e dogmática penal: visão crítico-metodológica. - Tóxicos. - Estatuto do desarmamento. - Execução Penal - Generalidades: A Execução das penas em espécie. Penas restritivas de direitos. A suspensão condicional da pena. A pena de multa. As medidas de segurança. Os incidentes da execução. Agravo em execução. - Lei /2006, Lei Maria da Penha - Lei /2006, Nova Lei de Anti-drogas TÓPICOS SELECIONADOS DE DIREITO PROCESSUAL PENAL EMENTA: - Princípios Políticos do Processo Penal e Garantismo Penal. Investigação criminal: Inquérito Policial. Prazos. Contagem. Denúncia anônima. Arquivamento implícito e indireto. Desarquivamento. Investigação direta pelo Ministério Público. Comissões Parlamentares de Inquérito. - Ação penal: Condições da ação penal. Pressupostos processuais. Denúncia. Queixacrime. Recebimento e Rejeição. Aditamento. - Ação civil ex delicti: A eficácia civil da decisão criminal condenatória. - Jurisdição e competência: Imunidades materiais e processuais. Conexão. Prorrogação 45h

10 da competência. Competência absoluta e relativa. Perpetuatio jurisdictionis. - Questões e processos incidentes: As questões prejudiciais. Exceções. Conflito de Jurisdição e de atribuição. Da insanidade mental do acusado. - Assistência no processo penal. Prisão Cautelar e liberdade provisória. - Sentença criminal: o princípio da correlação - emendatio e mutatio libelli. - Procedimentos: Juizados Especiais Criminais, Tribunal do Júri e Entorpecentes. - Nulidades: A jurisprudência do TJSC. - Recursos: aspectos controvertidos. TÓPICOS SELECIONADOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO EMENTA: A evolução do estado e seus reflexos no direito administrativo. Teoria da função pública. Atos administrativos: Conceito, elementos, classificação, motivação e controle. Princípio da razoabilidade. Contratos administrativos: Considerações gerais, peculiaridades. Licitação. Aspectos polêmicos do contrato administrativo. Administração direta e indireta. Centralização e descentralização. Bens públicos: Conceito, classificação, aquisição e alienação. Terras devolutas. Patrimônio histórico. Proteção ambiental. Restrições sobre a propriedade privada. Desapropriação. Natureza jurídica. Poder de polícia: seus limites. Processualidade no direito administrativo. TÓPICOS SELECIONADOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO EMENTA: Tributos. Conceito e Espécies. Competência Tributária. Legislação Tributária. Processo Administrativo Tributário. Obrigação Tributária. Responsabilidade Tributária. Substituição Tributária. Crédito Tributário. Suspensão, Extinção e Exclusão do Crédito Tributário. Aspectos Relevantes do Processo Judicial Tributário: Lei de Execução Fiscal, Cautelar Fiscal, Repetição de Indébito, Ação Declaratória, Ação Anulatória e Mandado de Segurança. Análise Jurisprudencial. TÓPICOS SELECIONADOS DE DIREITO EMPRESARIAL EMENTA: Direito Comercial. Teoria da Empresa. Estabelecimento Empresarial. Sociedades. Títulos de Crédito. Falência e Recuperação de Empresas. LEIS ESPECIAIS EMENTA: Direito da Infância e Juventude - Conceito e princípios do Direito da Criança e do Adolescente. Proteção integral. Direito fundamental. Menoridade e responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Medidas sócioeducativas. Justiça da infância e da juventude. Ministério Público e advogado. Procedimentos. Crimes e infrações administrativas. Prevenção e prevenção especial. Adoção. Direito do Consumidor -Controle social e direito. O direito e o fenômeno econômico. O poder político e o direito. O código de defesa do consumidor e seu âmbito de aplicação. Proteção contratual. Responsabilidade civil em conseqüência de produto ou serviço. Sanções administrativas. Crimes contra as relações de consumo. Defesa do consumidor em juízo. Ações individuais e coletivas. Coisa julgada. Sistema nacional de defesa do consumidor. Convenção coletiva do consumo. Direito Ambiental - Conceito e princípios do Direito Ambiental. Ecologia e Meio Ambiente. A crise ambiental. O movimento ecológico. Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável. Direito e recursos ambientais. Direito Ambiental brasileiro. Direito Ambiental comparado. Tratados e convenções internacionais e princípios legais supranacionais para a proteção 15h 15h 15h

11 ambiental e o desenvolvimento sustentável. Educação ambiental. Direito Eleitoral - Conceitos e princípios do Direito Eleitoral e do Direito Partidário. Normas constitucionais em matéria eleitoral e partidária. Sistemas eleitorais adotados no Brasil. Justiça Eleitoral. Partidos Políticos. JUIZADOS ESPECIAIS E MEIOS NÃO ADVERSARIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EMENTA: 1. Estrutura dos Juizados Especiais Cíveis. 2. Do processo de conhecimento: a) Propositura da ação; b) Possibilidade de pedido liminar / tutela antecipada; c) Orientações às partes; d) Informalidade das petições; e) Questões práticas pertinentes às citações; f) Fracionamentos das audiências; g) Seleção de conciliadores (exigências para a nomeação, orientações, controle da ética no desempenho das funções) h) Audiência de instrução (questões práticas, colheita da prova oral, perícias técnicas não complexas, prolação da sentença). 3. Do processo de execução: a) Execução do título judicial possibilidade de bloqueio de contas e alienação de bens; b) Execução de títulos extrajudicial extinção pela ausência de bens penhoráveis. 4. Dos Recursos: a) Preparo e gratuidade; b) Agravo de instrumento. 5. Meios não adversariais da resolução de conflitos. 6. Lei 9099/95. a) Definição dos crimes de menor potencial ofensivo na Lei 9099/95; b) Audiência do artigo 81 da Lei 9099/95; c) Alteração do parágrafo único do artigo 69 da lei 9099/95 aplicabilidade prática. 7. Transação Penal requisitos legais: a) Efeitos; b) Aplicação em casos de ação penal privada; c) Possibilidade de conversão da multa em entrega de cestas básicas; d) Audiência preliminar. 8. Suspensão Condicional do Processo: a) Requisitos legais; b) efeitos impossibilidade de concessão sucessiva; c) Revogação; d) Aplicação em caso de ação penal privada; e) Aplicação em concurso de crimes Súmula nº 243 do Superior Tribunal de Justiça. METODOLOGIA DA PESQUISA EMENTA: Pesquisa: 1. Para que serve (Tipos de pesquisa: básica, aplicada, experimental). 2. As Bases do Método Científico (Construção do objeto da pesquisa: Definição de método científico. Avanços da ciência. De que maneira o método científico aparece na estrutura de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos). 3. Planejamento de Pesquisa (Elementos essenciais de um projeto de pesquisa. Como encontrar um problema de pesquisa. Como fazer perguntas e como encontrar respostas). 4. A Produção do Conhecimento (Como elaborar um resumo geral. Como escrever introduções e conclusões. O processo de revisão do documento). 5. Produção de Documentos (As qualidades de um documento: clareza, objetividade, precisão, fluidez, familiaridade). TOTAL 360h

12 ANEXO III MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO APLICADO Técnica e Prática da Sentença Civil EMENTA: Sentença. Sentença terminativa, definitiva, declaratória, condenatória, constitutiva. Estrutura da sentença. Sentença de natureza diversa da do pedido. Correção e integração da sentença. Efeitos da sentença. Técnica para solução das questões de direito processual e material suscitadas no curso do procedimento. Solução de teses compatíveis com os pontos do concurso. Sentença e ônus da prova. Nulidade, inexistência e rescindibilidade da sentença. Técnica e Prática da Sentença Penal EMENTA: Introdução teórica necessária. Estrutura formal e linguagem da sentença. Sentença absolutória. Sentença condenatória. Desclassificação, emendatio libelli e mutatio libelli. Decisões e sentenças no processo de júri. Perdão judicial e extinção da punibilidade pela prescrição. Publicação, registro e intimação da sentença. Coisa julgada. Defeitos da sentença penal: nulidades e irregularidade. Prática da Sentença Penal e da Análise de Teses. Técnica e Prática da Atividade Judicial Audiências e Decisões EMENTA: Mediação; Despachos; Decisões Interlocutórias; Realização de audiências de Conciliação; Saneamento; Instrução e Julgamento; Júri. Preparação à Prova Oral EMENTA: Técnicas de oratória; Instruções sobre a importância da concentração e da objetividade. Estatuto da Magistratura e Ética EMENTA: Ética no mundo contemporâneo. Liberdade, consciência e responsabilidade. Estatuto da Magistratura: direitos e deveres. Sistemas de controle do Poder Judiciário Código de Ética da Magistratura Nacional. Psicologia e Comunicação EMENTA: O processo psicológico e a obtenção da verdade judicial. O comportamento de partes e testemunhas. Psicologia e Comunicação: relacionamento interpessoal, relacionamento do magistrado com a sociedade. Técnicas de negociação e mediação. Problemas atuais da psicologia com reflexos no direito. Metodologia da Pesquisa EMENTA: Pesquisa: 1. Para que serve (Tipos de pesquisa: básica, aplicada, experimental). 2. As Bases do Método Científico (Construção do objeto da pesquisa: Definição de método científico. Avanços da ciência. De que maneira o método científico aparece na estrutura de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos). 3. Planejamento de Pesquisa (Elementos essenciais de um projeto de pesquisa. Como encontrar um problema de pesquisa. Como fazer perguntas e como encontrar respostas). 4. A Produção do Conhecimento (Como elaborar um resumo geral. Como 60h 60h 15h 15h

13 escrever introduções e conclusões. O processo de revisão do documento). 5. Produção de Documentos (As qualidades de um documento: clareza, objetividade, precisão, fluidez, familiaridade). Dosimetria da Pena EMENTA: Da aplicação da pena. Dos meios jurídico-penais de luta contra o crime. Dos momentos do dinamismo penal. Das medidas modificadoras da aplicação e execução da pena. Das medidas de segurança. Das causas extintivas da punibilidade. Gestão Judicial EMENTA: Administração burocrática e seus antecedentes. Gestão administrativa e nova administração pública. Accountability e os princípios da eficiência, da razoabilidade e da probidade. Gestão do cartório judicial, e controle do fluxo de processos. Teoria Geral do Direito e da Política EMENTA: Direito objetivo e direito subjetivo. Fontes do Direito objetivo. Princípios gerais de Direito. Jurisprudência. Súmula vinculante. Eficácia da lei no tempo. Conflito de normas jurídicas no tempo e o Direito brasileiro: Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional e Direito do Trabalho. O conceito de Política. Política e Direito. Ideologias. A Declaração Universal dos Direitos do Homem (ONU). Formação Humanística e Magistratura EMENTA: Formação humanística e Magistratura: Importância e contextualização. A Dogmática Jurídica como paradigma de produção, formação e prática jurídica. Dogmática Jurídica, Judiciário, segurança jurídica e justiça. O Ensino do Direito e a formação jurídica dogmática. Ensino Pesquisa e Extensão. Tecnicismo jurídico x humanismo: a sociedade e o sujeito distantes. Da formação jurídica tradicional à formação humanista. A sociedade e o sujeito perto. Sistema de Justiça e Justiça. A sociedade globalizada neoliberal. Desafios democráticos e emancipatórios para o Judiciário e os juízes na sociedade globalizada neoliberal. Hermenêutica jurídica e jurisdição constitucional: o papel do Judiciário. Redação Jurídica EMENTA: Princípios de Cooperação Textual: Máximas de Grice. Parâmetros de Textualização: coesão, coerência, progressão, concisão, paralelismo. Tópicos de língua padrão: concordância nominal e verbal, regência, colocação pronominal, crase, pontuação. Estrutura da oração, do período e do parágrafo. Exercícios a partir de textos jurídicos. TOTAL 15h 375h

2 Da inscrição. 3 Da forma ingresso

2 Da inscrição. 3 Da forma ingresso UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA INSTITUTO FURB COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO E EM DIREITO APLICADO EDITAL N 01/2015

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito

Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito E D I T A L PROCESSO SELETIVO DE MONITORES 2014.2 O Coordenador do Curso de Direito, no uso das suas atribuições, torna público, que estarão abertas em secretaria

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7 SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7 A FACULDADE 7 DE SETEMBRO, através do NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL Apresentação O curso de Pós-graduação em Direito Processual Civil e Práticas Processuais qualifica o participante para a aprovação em concursos públicos,

Leia mais

INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual. Penal. Tema %

INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual. Penal. Tema % INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual Penal Crimes contra o patrimonio 10,29 Causas de extinção da punibilidade 5,88 Tipicidade 5,88 Estatuto do desarmamento 4,41 Maria da Penha 4,41 Concurso

Leia mais

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione 9 Sumário Autores... 5 Nota à 3ª Edição... 17 Apresentação DA obra... 19 Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione Princípios do Direito Administrativo... 23 Poderes

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 50/98 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE ADVOCACIA DA FD EM CONVÊNIO COM A OAB/SP.

RESOLUÇÃO CONSEPE 50/98 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE ADVOCACIA DA FD EM CONVÊNIO COM A OAB/SP. RESOLUÇÃO CONSEPE 50/98 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE ADVOCACIA DA FD EM CONVÊNIO COM A OAB/SP. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira QUINTA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA 1 V CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ DIREITO CIVIL Anexo I PROGRAMA DO CONCURSO 1 DAS PESSOAS. DA PERSONALIDADE. CAPACIDADE JURÍDICA E DE FATO. DA PESSOA NATURAL

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

TJ/RJ. Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ANALISTA JUDICIÁRIO

TJ/RJ. Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ANALISTA JUDICIÁRIO Edição 1ª 7 8 9 8 4 8 1 9 2 4 2 9 7 Inclui questões gabaritadas! TJ/RJ Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ANALISTA JUDICIÁRIO Data de fechamento desta edição: 08/08/2011 O conteúdo desta apostila é

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a Seminário de Integração e Motivação SIM () Seminário de imersão. Capacita o aluno a quebrar barreiras

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 03/2013

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 03/2013 PONTO 1 Direito Penal Conceito de Direito Penal. História do Direito Penal. História do Direito Penal Brasileiro, Doutrinas e Escolas Penais. Sistemas Penitenciários. Direito Processual Penal Princípios

Leia mais

Administrativo. Atualidades. Política 53,85 Segurança Pública 30,77 Relações Internacionais 7,69 Educação 7,69. Direito Civil

Administrativo. Atualidades. Política 53,85 Segurança Pública 30,77 Relações Internacionais 7,69 Educação 7,69. Direito Civil INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Delegado Federal Administrativo Organização-Administração Pública 15,79 Ato Administrativo 15,79 Improbidade Administrativa 15,79 Princípios 10,53 Licitação 10,53 Serviço Público

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

1. PRINCÍPIOS DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS art. 62 da Lei 9.009/95 2. OBJETIVOS DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL

1. PRINCÍPIOS DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS art. 62 da Lei 9.009/95 2. OBJETIVOS DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL 1 PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL PONTO 1: Princípios dos Juizados Especiais Criminais PONTO 2: Objetivos PONTO 3: Competência PONTO 4: Fase Policial PONTO 5: Fase Judicial PONTO 6: Recursos PONTO 7: Atos

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito

Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito E D I T A L PROCESSO SELETIVO DE MONITORES 2014.1 O Coordenador do Curso de Direito, no uso das suas atribuições, torna público, que estarão abertas em secretaria

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUN-CaEn/07

RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUN-CaEn/07 RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUNCaEn/07 Aprova a alteração da matriz curricular (novo currículo) do Curso de Direito Cejurps, no âmbito da UNIVALI. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, da Universidade

Leia mais

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS PROJETO

Leia mais

A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO:

A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO: EDITAL N.º 010/2015 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Piraquara - PR A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO:

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990 Sumário Prefácio... 11 Apresentação dos autores... 13 Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990 1. Para entender a lei... 26 2. Aspectos gerais... 28 2.1 Fundamento constitucional... 28 2.2 A Lei dos

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Edição Número 18 de 27/01/2010 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE Nº 10/2015

FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE Nº 10/2015 FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE Nº 10/2015 Ref.: Seleção Externa de Docente em Regime de Tempo Integral (TI-40) nas disciplinas de Prática Jurídica Judicial e Extrajudicial I e II, na área

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 107, de 21 de dezembro de 2012.

PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 107, de 21 de dezembro de 2012. PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 107, de 21 de dezembro de 2012. Regulamenta o aproveitamento e equivalência de estudos. Elson Rogério Bastos Pereira, Reitor da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no

Leia mais

EDITAL PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL NO AMAZONAS n 19 DE FEVEREIRO DE 2010. TESTE SELETIVO ESTÁGIO

EDITAL PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL NO AMAZONAS n 19 DE FEVEREIRO DE 2010. TESTE SELETIVO ESTÁGIO EDITAL n 19 DE FEVEREIRO DE 2010., de TESTE SELETIVO ESTÁGIO A, com amparo na Lei nº 11.788/2008, RESOLVE divulgar a abertura de inscrições e estabelecer normas relativas ao processo seletivo-2010.1 destinado

Leia mais

Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4

Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4 Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4 Banca: SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO/RJ Edital SMA Nº 84/2010 (data da publicação: 27/09/2010) Carga horária (aulas presenciais): 126 horas

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º. O presente Regulamento baseia-se na obrigatoriedade do cumprimento de horas destinadas as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº. 020/2015 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da 5ª Defensoria Pública da comarca de Paranaguá.

EDITAL Nº. 020/2015 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da 5ª Defensoria Pública da comarca de Paranaguá. EDITAL Nº. 020/2015 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da 5ª Defensoria Pública da comarca de Paranaguá. A 5ª. DEFENSORIA PÚBLICA DA COMARCA DE PARANAGUÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO O

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 45/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 1º semestre de 2016 O REITOR

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Faculdade de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTOS DA PROVA ESCRITA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTOS DA PROVA ESCRITA Estágio Supervisionado I (Prática Processual Civil) Processual Civil II Processual Civil I Civil VI Civil V Civil IV Civil III Civil I ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL Pessoa

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS O Doutor ANDRÉ GUASTI MOTTA, MM Juiz de Direito Titular da Comarca de Boca da

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 O Reitor do CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS CEULP, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Resolução de n 374/2010

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 031/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 031/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 031/07 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO QUE NORMATIZA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário de Jaraguá

Leia mais

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI-

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Página 1 / 8 TÍTULO I Das definições Art. 1º - Projeto de Pesquisa constitui-se em um conjunto de ações que geram conhecimento científico e/ou tecnológico,

Leia mais

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio...

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio... ÍNDICE Alguns estudos do autor................... Prefácio..................................... 5 11 Capítulo I - CONCEITO DE DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito financeiro e direito tributário........ 23 2.

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP.

EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP. EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP. PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

PROVIMENTO Nº 20, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013. O CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

PROVIMENTO Nº 20, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013. O CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PROVIMENTO Nº 20, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013. Institui a emissão de Certidões Judiciais Cíveis e Criminais, inclusive por meio eletrônico, no âmbito da 1ª Instância do Poder Judiciário do Estado de Alagoas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que RESOLUÇÃO Nº 263 PÕE EM VIGÊNCIA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições, considerando os termos da proposta encaminhada

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE SANGÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N 003/2015

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE SANGÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N 003/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N 003/2015 O Prefeito Municipal de Sangão, Sr. Castilho Silvano Vieira, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei Orgânica do município, torna público a realização do processo

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA. Responsável por assessorar a Presidência nas questões que envolvam matéria judicial.

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA. Responsável por assessorar a Presidência nas questões que envolvam matéria judicial. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA (CJ-3) Área: Judiciária Unidade: Secretaria Geral da Presidência ATIVIDADE PRINCIPAL Responsável por assessorar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI APROVA A ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR E ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM MARKETING E O REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015 oiio REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º A Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná FANEESP. - sediada no município de Araucária /PR, a Av.

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONCURSO PARA INGRESSO NA FUNÇÃO DE MONITOR DO CURSO DE DIREITO EDITAL 01/2013

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONCURSO PARA INGRESSO NA FUNÇÃO DE MONITOR DO CURSO DE DIREITO EDITAL 01/2013 COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONCURSO PARA INGRESSO NA FUNÇÃO DE MONITOR DO EDITAL 01/2013 A Coordenadora do Curso de Direito e o Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 25/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV Procedimento Sumaríssimo (Lei 9.099/95) - Estabelece a possibilidade de conciliação civil,

Leia mais

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Políticas

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Processual Penal

Pós-graduação em Direito e Processual Penal Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

Comunicado. Edital de Concurso para Admissão de Estagiários de Direito para a Procuradoria Regional da Grande São Paulo Seccional de Osasco

Comunicado. Edital de Concurso para Admissão de Estagiários de Direito para a Procuradoria Regional da Grande São Paulo Seccional de Osasco Comunicado Edital de Concurso para Admissão de Estagiários de Direito para a Procuradoria Regional da Grande São Paulo Seccional de Osasco O Procurador do Estado Chefe da Procuradoria Regional da Grande

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 Art. 1º A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing (ESIC), e por sua Comissão

Leia mais

INGRESSO NO MÓDULO II Extensão Joinville Edital 025/2014

INGRESSO NO MÓDULO II Extensão Joinville Edital 025/2014 INGRESSO NO MÓDULO II Extensão Joinville Edital 025/2014 Edital de Prorrogação de inscrições para ingresso no Módulo II da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina ESMESC, em Joinville.

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO A Comissão de Seleção de Estágio torna público o Processo Seletivo para o preenchimento de 5 (cinco) vagas para

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39 SUMÁRIO Apresentação da Coleção...15 CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 1. Antecedentes históricos da função de advogado...19 2. O advogado na Constituição Federal...20 3. Lei de regência da

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS A Universidade Federal do Amapá UNIFAP em cumprimento às diretrizes do Plano de Carreira dos

Leia mais

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE PRESENCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA. O MINISTÉRIO DA SAÚDE, representado

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 23 /2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICACAO E SAÚDE

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS ACAFE PROCESSO SELETIVO EDITAL N. 21/2012/SED PARECER

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS ACAFE PROCESSO SELETIVO EDITAL N. 21/2012/SED PARECER ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS ACAFE PROCESSO SELETIVO EDITAL N. 21/2012/SED PARECER Assunto: RECURSO REFERENTE À PONTUAÇÃO NA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO NO MAGISTÉRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/11 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 07/11 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 07/11 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário Católica de Santa

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Recomendado pela CAPES e Reconhecido pelo CNE: Parecer n. 122/2009

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI EDITAL 03/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI A Pró-reitora de Pesquisa, por meio da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi torna público o

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 - O discente ingressante no Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares deverá cumprir obrigatoriamente 240 (duzentas e quarenta) de atividades complementares.

Leia mais

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados

EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados A Coordenação do Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados, no

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 RESOLUÇÃO Nº.06/2008 Dispõe sobre a Normatização do Programa. de Cursos de Pós-Graduação Lato

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE RESOLUÇÃO CONSUP Nº 010/2005 PAULO AFONSO-BA Setembro de 2015 1 APRESENTAÇÃO A

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 21 de março de 2013

EDITAL Nº 01, de 21 de março de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIDADE ACADÊMICA EM DIREITO CCJS/UFCG/SOUSA-PB PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) ADITIVO III AO EDITAL Nº 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 2013

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 2013 REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 2013 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º A Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná FANEESP sediada no município de Araucária/PR, na Av. das Araucárias,

Leia mais

ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS

ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás TCE/GO Auditor de Controle Externo Área Controle Externo ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Ortografia oficial... 01 Acentuação

Leia mais

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015 FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015 Oferta de curso de pós-graduação (lato sensu), em nível de especialização em

Leia mais

EDITAL 016/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015

EDITAL 016/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CÂMPUS CAPIVARI EDITAL 016/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015 O Diretor do câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 1. Descrição Este programa procura desenvolver nos estudantes de graduação

Leia mais

ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007

ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007 ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007 O Presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-rei FAUF e o Prefeito Municipal de Ibirité, Antonio Pinheiro Júnior, faz saber

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 Normatiza a oferta de cursos a distância, em nível de graduação, sequenciais, tecnólogos, pós-graduação e extensão universitária ofertados pela Universidade

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

Norma Operacional Nº 001/2014 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

Norma Operacional Nº 001/2014 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Norma Operacional Nº 001/2014 Dispõe sobre os procedimentos para as atividades complementares adotadas no nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga para

Leia mais

Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância Turma 2010

Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância Turma 2010 Faculdade de Tecnologia SENAI SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância Turma 2010 A Faculdade de Tecnologia

Leia mais

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...13 1. PROVIMENTO 136/09: O NOVO EXAME DE ORDEM...13 2. PONTOS A SEREM DESTACADOS NO EDITAL DO EXAME...

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...13 1. PROVIMENTO 136/09: O NOVO EXAME DE ORDEM...13 2. PONTOS A SEREM DESTACADOS NO EDITAL DO EXAME... SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...13 1. PROVIMENTO 136/09: O NOVO EXAME DE ORDEM...13 2. PONTOS A SEREM DESTACADOS NO EDITAL DO EXAME...16 2.1. MATERIAIS/PROCEDIMENTOS PERMITIDOS E PROIBIDOS...16 2.2.

Leia mais

F A C U L D AD E S E S T

F A C U L D AD E S E S T F A C U L D AD E S E S T Edital P R O C E S S O S E L E T I V O 2 0 1 5-2 ª C H A M A D A 2 º s e m e s t r e MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA São Leopoldo 2015 A Faculdades EST torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais