Professor: Leonardo Leódido
Sumário Buchas Guias Mancais de Deslizamento e Rolamento
Buchas Redução de Atrito Anel metálico entre eixos e rodas Eixo desliza dentro da bucha, deve-se utilizar lubrificação. Fabricadas em aço antifricção ou plástico. O eixo deve ser de material mais duro.
Buchas Classificação Radial Axial Cônica
Buchas Classificação Radial Axial Mais comum é o formato cilíndrico com entrada para lubrificação. Cargas Pequenas e local de fácil manutenção. Interior cilíndrico e exterior cônico Cônica
Buchas Classificação Radial Axial Cônica
Buchas Classificação Radial Axial Cônica Esforços radiais e axiais Requer elementos de fi xação.
Buchas Classificação Bucha guia para furação Fabricadas em metal duro. Baixa Rugosidade. Retificadas Distância entre peça e bucha
Guias Manter a trajetória de determinados elementos de máquinas
Guias Tipos Cilíndrica
Guias Tipos Cilíndrica Prismática
Guias Tipos Abertas ou Fechadas
Guias Tipos Combinados
Guias Manutenção Atrito e desgaste FOLGA Réguas de Ajuste
Guias Manutenção Atrito e desgaste FOLGA Réguas de Ajuste Lubrificação Proteger com madeira quando for ser utilizada como apoio. Proteger quando expostas a meios abrasivos.
Guias Material O barramento geralmente é fabricado em ferro fundido com tratamento para aumentar a dureza da superfície.
Guias Lubrificação Óleo entre as superfícies em contato. Geralmente por meio de ranhuras ou canais de lubrificação
Guias Guias de Rolamento Menor atrito
Deslizamento Rolamento
Deslizamento Geralmente constituído de uma bucha fixada num suporte. Rolamento
Deslizamento Geralmente constituído de uma bucha fixada num suporte. Máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação. Buchas e lubrificantes reduzem o atrito. Rolamento
Deslizamento Rolamento Menor atrito e maior velocidade. Tipos:
Deslizamento Rolamento Menor atrito e maior velocidade. Tipos. Constituição
Deslizamento Rolamento Menor atrito e maior velocidade. Tipos. Constituição
Constituição
Classificação quanto ao esforço Radiais Axiais Combinados
Classificação quanto ao esforço Radiais Suportam pouca carga axial Impedem o deslocamento no sentido transversal do eixo. Axiais Combinados
Classificação quanto ao esforço Radiais Axiais Suportam pouco esforço radial. Impedem o deslocamento no sentido longitudinal do eixo. Combinados
Classificação quanto ao esforço Radiais Axiais Combinados Suportam cargas axiais e radiais. Impedem o deslocamento nos dois sentidos.
Tipos:
Tipos:
Esfera: Apropriados para rotações mais elevadas. Capacidade de ajuste angular limitada. Alinhamento entre eixo e furos da caixa.
Esfera: Tipos: Carreira Simples: Carga axial em um sentido
Esfera: Tipos: Carreira Simples: Carga axial em um sentido.devem ser montados em pares para suportar esforços axiais nos dois sentidos.
Esfera: Tipos: Carreira Simples: Carga axial em um sentido.devem ser montados em pares para suportar esforços axiais nos dois sentidos.
Esfera: Tipos: Carreira Dupla: Mais carga radial. Carga axial nos dois sentidos. Autocompensador: permite ajustagem angular.
Esfera: Tipos: Carreira Dupla: Mais carga radial. Carga axial nos dois sentidos. Autocompensador: permite ajustagem angular.
Rolo: Os corpos rolantes são formados de cilindros, rolos cônicos ou barriletes. Esses rolamentos suportam cargas maiores e devem ser usados em velocidades menores.
Rolo: Tipos: Carreira Simples
Rolo: Tipos: Carreira Simples Carreira Simples Autocompensador: Desalinhamentos
Rolo: Tipos: Carreira Dupla: Altas cargas axiais. Autocompensador.
Rolo: Tipos: Carreira Dupla: Altas cargas axiais. Autocompensador.
Rolo Cônico: Cargas radiais e cargas axiais em um sentido. Ajuste em pares. Os anéis são separáveis. O anel interno e o externo podem ser montados separadamente.
Rolo Cônico: Cargas radiais e cargas axiais em um sentido. Ajuste em pares. Os anéis são separáveis. O anel interno e o externo podem ser montados separadamente. Autocompensador.
Agulha São recomendados para mecanismos oscilantes, onde a carga não é constante e o espaço radial é limitado.
Agulha São recomendados para mecanismos oscilantes, onde a carga não é constante e o espaço radial é limitado. No máximo 5 mm de diâmetro e o comprimento é 3 a 10 vezes maior que o diâmetro. Alta capacidde de carta em relação ao tamanho.
Agulha
Axial \ Encosto Altas cargas axiais. Cargas radiais moderadas. Podem ser de esfera, de rolo ou cônico. Baixas velocidades. Desalinhamentos ou flexões do eixo.
Axial \ Encosto
Esfera x Rolo
Blindagem
Vantagens em Relação aos Mancais de Deslizamento: O coeficiente de atrito estático é menor e há uma pequena diferença entre este e o coeficiente de atrito dinâmico. São padronizados internacionalmente, intercambiáveis e são obtidos com facilidade. São de fácil lubrificação e consomem pouco lubrificante. Como regra geral, um rolamento pode suportar cargas simultaneamente em ambos os sentidos Podem ser usados em aplicações de alta e baixa temperatura.
Desvantagens em Relação aos Mancais de Deslizamento: Maior sensibilidade aos choques. Maiores custos de fabricação. Tolerância pequena para carcaça e alojamento do eixo. Não suporta cargas tão elevadas como os mancais de deslizamento. Ocupa maior espaço radial.
Características e Seleção medidas do eixo; o diâmetro interno (d); o diâmetro externo (D); a largura (L); o tipo de solicitação; o tipo de carga; o nº de rotação.
Características e Seleção
Designação
Designação
Designação
Designação
Designação
No Desenho Técnico
Manutenção e Montagem verificar se as dimensões do eixo e cubo estão corretas; usar o lubrificante recomendado pelo fabricante; remover rebarbas; no caso de reaproveitamento do rolamento, deve-se laválo e lubrificá-lo imediatamente para evitar oxidação; não usar estopa nas operações de limpeza; trabalhar em ambiente livre de pó e umidade. Rolamentos com dupla blindagem ou dupla vedação nunca devem ser lavados.
Manutenção e Montagem Ouvir, sentir e observar
Manutenção e Montagem Lubrificação
Manutenção e Montagem Lubrificação
Manutenção e Montagem Montagem
Manutenção e Montagem Montagem
Manutenção e Montagem Montagem
Manutenção e Montagem Defeitos Comuns desgaste; fadiga; falhas mecânicas. Desgastes deficiência de lubrificação; presença de partículas abrasivas; oxidação (ferrugem); desgaste por patinação (girar em falso); desgaste por brinelamento.