Informações gerais A disciplina Sistemas de Telecomunicações faz parte do curriculum do Mestrado Integrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores - sendo o seu corpo docente formado por: Prof a. Maria Paula Queluz Tel.: 21 8418463 ext.: 2463 Gabinete 10.17 (Torre Norte) e-mail: paula.queluz@lx.it.pt
Informações gerais (cont.) A disciplina de Sistemas de Comunicações, engloba: Aulas Teóricas 2 aulas de 1 h 30 m, por semana, com o seguinte horário: 4 a feira às 17:00 h (sala EA3) e 6 a feira às 15:30 h (sala EA2) Aulas de Problemas (c/ início na próxima 6ª. feira) 1 aula de 1 h 30 horas por semana, com o seguinte horário: 6 a feira às 17:00 h (sala E3) Nota: haverá uma sessão de laboratório, que substitui uma aula prática (sala LT4)
Objectivos Familiarização com sistemas de telecomunicações actuais. Facultar aos alunos os conhecimentos necessários à análise de sistemas de telecomunicações e dos serviços suportados por esses sistemas.
Programa
Programa Tecnologias Básicas de Telecomunicações Conversão A/D e D/A Multiplexagem por divisão no tempo Codificação de canal (controlo de erros) Transmissão em banda de base Modulações digitais Comunicações Wireless Ligações por Feixes Hertzianos Comunicações via-satélite Comunicações Wired Comunicações ópticas
I - Feixes Hertzianos (FH) Guia de ondas Guia de ondas Fibra óptica Fibra óptica... Central E/R telefónica E/R Central telefónica... Comunicações em frequência elevada ( 1 a 20 GHz), possibilitando a utilização de antenas bastante directivas (parabólicas), confinando a maior parte da energia transmitida a um feixe. A propagação faz-se em linha de vista com saltos máximos de, aproximadamente, 50 km. Para ligações longas ou obstruídas pela orografia do percurso, é necessário usar estações intermédias que funcionam como repetidores.
Rede de transporte de Televisão Sistemas de Telecomunicações Ligação aos estúdios móveis
Feixes Hertzianos em Comunicações Móveis
II - Comunicações via-satélite
III - Comunicações Ópticas Constituem o suporte da transmissão da rede fixa. Comunicações em frequência muito elevada ( 193 THz), recorrendo a conversores electro-ópticao (lasers) e opto-eléctricos (PIN). A fibra óptica apresenta atenuações bastante reduzidas (~ 0.2 db/km) o que permite ligações com várias dezenas de quilómetros. Para ligações longas, é necessário usar repetidores (amplificadores ou regeneradores).
III - Comunicações Ópticas (cont.) Suporte de transmissão da rede de cabos submarinos
Material de estudo O material de estudo/apoio da disciplina consta de: Apresentações powerpoint correspondentes às aulas teóricas (disponíveis na página Web de ST) Livros indicados na página Web (Fénix) de ST Colecção de problemas com as respectivas soluções Guias de laboratório e projecto Enunciados e soluções dos testes e exames de ST de anos anteriores (material disponível na página Web de SCom)
Método de avaliação Testes ou Exame + Trabalho de Laboratório + Projecto com pesos de 75%, 5% e 20%, respectivamente. Relativamente aos testes Há dois testes, com uma repescagem. Nota mínima em cada teste: 8 valores (mas pelo menos 9.5 na média). O peso de 75% é sobre a média dos testes. Obrigatório inscrição via sistema Fénix. Relativamente ao exame Há dois exames. Nota mínima no exame: 9.5 valores. Obrigatório inscrição via sistema Fénix. Nota: Existindo várias provas numa mesma data, só é possível a inscrição a uma das provas.
Método de avaliação (cont.) Relativamente ao trabalhos de laboratório: Há uma única sessão (Mini-projecto de uma ligação em Feixes Hertzianos). Na semana em que decorre, substitui a aula prática. Grupos de 2 alunos. Obrigatória a inscrição. Relatório entregue no final da sessão. A nota do trabalho pode tomar um valor inteiro entre 0 e 5. Não tem nota mínima. Relativamente ao projecto ( Projecto de uma ligação em Feixes Hertzianos ) Inicia-se após a realização do trabalho de laboratório. Data de entrega: até 26 de Maio. Grupos de 2 alunos. Obrigatória a inscrição. Não tem nota mínima.
Laboratório Os trabalhos de laboratório são realizados em grupos de 2 alunos. Cada aluno deverá entregar, no início da sessão, a resolução de questões relacionadas com esse trabalho (estão no guia). O relatório do trabalho deverá ser entregue no final da sessão. Turno: o da aula prática. As inscrições no laboratório (e projecto) deverão ser feitas através de mail para paula.queluz@lx.it.pt
Avaliação facultativa Corresponde à realização de 3 fichas, nos primeiros 30 minutos da aula teórica de 4a. feira. Influenciam a nota final de acordo com a tabela representada abaixo Classificação mínima a Média (teste,exames, lab, Nota final obter nas fichas projecto) AAA 16 16,4 17 AAB 15 15,4 16 ABB, AAC 14 14,4 15 ABC, BBB 13 13,4 / 12 12,4 14 / 13 ACC, BBC 10 10,4 / 11 11,4 11 / 12 BCC 8 8,4 10 CCC 8,5 8,9 10 CCD 9 9,4 10 Em qualquer dos casos representados na 1a. coluna, a nota mínima a obter na média dos testes / exames passará de 9.5 para 8.0.
Datas de avaliação 19 de Março 1ª ficha 11 de Abril 2ª ficha 24 de Abril 1º teste 9 de Maio lab. sobre FH 28 de Maio 3ª ficha até 26 de Maio entrega do projecto de FH 9 de Junho 2º teste / 1º exame 1 de Julho Repescagens / 2º exame
Todas as informações sobre a disciplina na página Web de ST, acessível via Fénix: http://www.ist.utl.pt/...