Aula 7 : Desenho de Ventilação
Definições: NBR 10821:2001, Caixilho para edificação: Janela Caixilho, geralmente envidraçado, destinado a preencher um vão, em fachadas ou não. Entre outras, sua finalidade é permitir a iluminação e/ou ventilação de um recinto para o outro. Como qualquer componente de fachada, um filtro das condições externas para as internas, como água, vento, ar, luz, insetos e outros, mas diferentemente dos outros componentes tem ainda a possibilidade de ser operável e ter um certo grau de transparência à luz natural: partido arquitetônico, visualização externa, privacidade, entre outros. Exigências da qualidade, que podem ser classificadas em: # Exigências de segurança: que envolvem a segurança estrutural, segurança contra incêndio e segurança ao uso; # Exigências de habitabilidade: que envolvem a estanqueidade, a iluminação, o conforto térmico, o conforto acústico, o aspecto e manobras; # Exigências de durabilidade e manutenabilidade: que dizem respeito à conservação das propriedades ao longo da sua vida útil, e aos aspectos de manutenção e reparos.
Verga e contraverga Têm a finalidade de permitir a transmissão e distribuição de esforços nos trechos adjacentes aos vãos. Nas alvenarias estruturais são executadas utilizando-se blocos tipo canaletas que são preenchidos com concreto armado. A falta de verga e contra-verga resulta no aparecimento de fissuras inclinadas iniciando nos cantos inferiores da janela, em função da sobrecarga no trecho da abertura. Falta de verga e contraverga Proposta de verga e contraverga Fonte: in OLIVEIRA, C. et al (2010) Especificação de Esquadrias para Edifícios Residenciais. FAU, USP. São Paulo,
Pingadeira A pingadeira é a reentrância na face inferior do peitoril que intercepta a lâmina de água, afastando-a da fachada e evitando o seu escoamento diretamente nas superfícies verticais.
Materiais da Esquadria Os materiais comumente utilizados para a fabricação de esquadrias no Brasil são: - Aço (45%), - Madeira (36%), - Alumínio (15%), - Poli (cloreto de vinila) - PVC2 (1%) - Outros (6%)
Tipologias A Tabela 1 classifica as janelas, segundo a norma técnica NBR 10820:1989 Caixilho para edificação: Janela; Terminologia. (ABNT, 1989); e a Tabela 2 as portas. As tabelas apresentam nomenclatura, descrição do funcionamento, características quanto ao movimento das folhas e outras, além da representação gráfica de cada tipologia para melhor compreensão de seu funcionamento.
- A norma técnica NBR 15.575 (ABNT, 2008a), definir responsabilidades dos profissionais envolvidos na cadeira produtiva dos edifícios. - NBR 8052 Porta de madeira de edificação - Dimensões (ABNT, 1986) Segundo a norma, a altura da folha da porta deve ter 2010mm ou 2100mm; largura 620, 720, 820 e 920mm; e 35 a 45mm para espessura da folha. Os padrões atualmente adotados pelo mercado são 2100mm, para altura. Normatização - NBR 7199/NB 226 Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil Procedimento (ABNT, 1989) fixa as condições que devem ser obedecidas no projeto de envidraçamento em construção civil. - NBR 6507 Símbolos de identificação das faces e sentido de fechamento de porta e janela de edificação (ABNT, 1983) estabelece os símbolos gráficos para identificação em portas e janelas. - NBR 10831 Projeto e utilização de caixilhos para edificações de uso residencial e comercial - Janelas - Procedimento (ABNT,1989) fixa as condições exigíveis para projeto e utilização de caixilhos - janelas - para edificações de usos residencial e comercial. Para as características de estanqueidade ao ar, estanqueidade à água, resistência a cargas uniformemente distribuídas, resistência à operação de manuseio e comportamento acústico remete a EB-1968.
Normatização - A norma técnica NBR 7199 Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil Procedimento (ABNT, 1989), estabelece que o vidro de segurança deve ser especificado nas seguintes aplicações: balaústres, parapeitos, sacadas, vidraças não verticais sobre passagens, clarabóias, telhados, vitrines e vidraças com faces externas sem proteção adequada (até 10 cm do piso, no caso de pavimentos térreos e até 90 cm para demais pavimentos).
REQUISITOS E CRITÉRIOS DE DESEMPENHO DAS ESQUADRIAS A norma técnica NBR 10821 (ABNT, 2001) relacionou como os principais requisitos de desempenho: Estanqueidade à água; Estanqueidade ao vento; Estanqueidade a insetos e poeiras; Atenuação sonora; Iluminação; Ventilação; Resistência às operações de uso e de manuseio;. Manutenção;. Durabilidade;. Economia.