DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS

Documentos relacionados
Gustavo Rene Nicolau

I (revogado); II (revogado); III (revogado)...

QUADRO COMPARATIVO. Redação Art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos.

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão.

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança

Direito das Sucessões

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

Continuando o estudo de sucessão legítima

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO:

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral

Sexta da Família: planejamento sucessório

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome.

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009

A DESERDAÇÃO DE FILHO DEVE SER PRECEDIDA DE CUIDADOS ESPECIAIS. Danilo Santana

DIREITO DAS SUCESSÕES

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Problemática da equiparação do Casamento com a União Estável para fins sucessórios

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Aqui só é preciso preencher se o segurado for vinculado a uma empresa Nome da empresa. Morte de Cônjuge

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL

AULA 02. Etimologicamente a palavra sucessão vem da expressão sub cedere, que descreve a situação onde alguém toma o lugar de outrem (substitui).

INVENTÁRIO E PARTILHA

1. Ordem de vocação hereditária - Sucessão Legítima:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (20/08/2018) Execução de alimentos.

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO. Condições Especiais

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

Translado de corpo. - Declaração de residência: O modelo 01 deste documento deve ser preenchido em caso do(s) segurado(s) seja(m) maior(es) de idade.

Registro: DECISÃO MONOCRÁTICA. Agravo de Instrumento Processo nº Relator(a): Fábio Podestá

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 05/06/2019. Exercício Sucessões.

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE:

REGIME DO SUBSÍDIO POR MORTE DOS FUNCIONÁRIOS E AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (DECRETO-LEI N.º 223/95, DE 8 DE SETEMBRO)

Sucessão do(a) companheiro(a). Art , CC

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir.

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes

INVENTÁRIO E PARTILHA

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial.

Sumário. Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão testamentária.

Transcrição:

DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS NOME DO(A) SEGURADO(A)/PARTICIPANTE: Nº APÓLICE e/ou CERTIFICADO INDIVIDUAL e/ou PROPOSTA: Na conformidade Da Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária, conforme disposto nos Arts. 1.829 1 e seguintes, do Código Civil e Da Sucessão Testamentária, conforme disposto nos Arts. 1.857 2 e seguintes do Código Civil. Declara(m) que é(são) o(s) único(s) herdeiros(s) e legatário(s) do de cujus acima nominado(a), segurado(a)/participante na(s) Apólice(s)/Plano de Benefício(s) acima descrita(s), aderido/subscrito pelo(a) segurado(a)/participante supracitado(a), nesta Seguradora/Entidade; Declara(m) ainda, para que produza seus jurídicos e legais efeitos, que se responsabiliza(m) e se compromete(m) a pagar a parte que couber aos demais herdeiros aqui não indicados, bem como ressarcir imediatamente por qualquer prejuízo que a MBM possa ter, na eventualidade de ajuizamento de qualquer ação concernente à cobrança do capital segurado/benefício em nome do(a) segurado(a)/participante supracitado(a) em que a MBM figure como ré, esta poderá utilizar a presente declaração em defesa, pelo que estará isenta de responsabilidade no pagamento de qualquer indenização. DESDE JÁ ESTAMOS CIENTE(S) QUE O PRESENTE DOCUMENTO PARTICULAR SERÁ INSTRUMENTO HÁBIL À PROMOÇÃO DA RESPECTIVA AÇÃO DE EXECUÇÃO, NOS TERMOS DO ART. 784, III, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, DO VALOR INDENIZADO, SEM PREJUÍZO DE DEMAIS AÇÕES CÍVEIS E CRIMINAIS CABÍVEIS, EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO PERTINENTE EM VIGOR. Porto Alegre, de de. 1 Art. 1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.640, parágrafo único); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares; II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge; III - ao cônjuge sobrevivente; IV - aos colaterais. 2 Art. 1.857. Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da totalidade dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte. 1º A legítima dos herdeiros necessários não poderá ser incluída no testamento. 2º São válidas as disposições testamentárias de caráter não patrimonial, ainda que o testador somente a elas se tenha limitado. - 1 -

H E R D E I R O S: 1) Nome do declarante: 2) Nome do declarante: 3) Nome do declarante: 4) Nome do declarante: 5) Nome do declarante: - 2 -

6) Nome do declarante: 7) Nome do declarante: 8) Nome do declarante: 9) Nome do declarante: 10) Nome do declarante: - 3 -

11) Nome do declarante: 12) Nome do declarante: 13) Nome do declarante: 14) Nome do declarante: 15) Nome do declarante: - 4 -

T E S T E M U N H A S 3 : 1) Nome da testemunha: 2) Nome da testemunha: 3 Não serão admitidas como testemunhas desta declaração as pessoas elencadas no art. 228, do Código Civil Art. 228. Não podem ser admitidos como testemunhas: I - os menores de dezesseis anos; II - aqueles que, por enfermidade ou retardamento mental, não tiverem discernimento para a prática dos atos da vida civil; III - os cegos e surdos, quando a ciência do fato que se quer provar dependa dos sentidos que lhes faltam; II - (Revogado); (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência) III - (Revogado); (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência) IV - o interessado no litígio, o amigo íntimo ou o inimigo capital das partes; V - os cônjuges, os ascendentes, os descendentes e os colaterais, até o terceiro grau de alguma das partes, por consanguinidade, ou afinidade. 1º Para a prova de fatos que só elas conheçam, pode o juiz admitir o depoimento das pessoas a que se refere este artigo. 2º A pessoa com deficiência poderá testemunhar em igualdade de condições com as demais pessoas, sendo-lhe assegurados todos os recursos de tecnologia assistiva. - 5 -

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DOS CAMPOS: 1) TODOS OS DECLARANTES DEVERÃO RECONHECER FIRMA EM CARTÓRIO POR AUTENTICIDADE, inclusive as testemunhas; 2) Este documento somente deverá ser entregue pelos requerentes à Seguradora/Entidade, após o arrolamento definitivo de todos os herdeiros do segurado/participante, visto que implicará na imediata liquidação do sinistro considerando a data da entrega desse documento. 3) Relacionar os dados de cada herdeiro do segurado/participante (cônjuge e/ou companheiro(a), descendente ou ascendente; 4) Se houver descendentes e/ou ascendentes falecidos, enviar certidão de óbito; 5) Anule os quadros não preenchidos; 6) Caso os espaços sejam insuficientes para o preenchimento dos dados de todos os herdeiros, utilizar outro impresso, numerando e rubricando as folhas; 7) No caso de menor impúbere, deverá constar a assinatura do representante legal. 8) Os custos com as autenticidades das assinaturas serão de responsabilidade dos interessados. - 6 -