EDIÇÃO 113 - AGOSTO
Horizontes Vocacionais Um dos significados atribuídos a palavra horizonte é termo ou limite de percepção. Por termo, entende-se como expressão peculiar de uma ciência ou arte, ou ainda, elemento de uma proporção. Peculiar, dentre as definições, encontra-se próprio de uma pessoa, característico e elemento significa parte integrante e fundamental de uma coisa, meio natural pelo qual um ser deve viver. A proporção que tudo isso ganha na minha vida é sinônimo de uma relação estabelecida entre as diferentes partes de um todo, isto é, harmonia, para que o meio, aquilo pelo qual estabeleço comunicação, sendo assim minha condição, meu centro, transmita algo. Mas, o que devo fazer? A mim, não cabe apenas fazer. Primeiro preciso me colocar a disposição para a iniciativa que é Deus. Disposição define-se também por tendência, aptidão; estado de espírito que dá vida, estado de vida. Neste mês dedicado as vocações, deixa-se guiar pelo Espírito, para que ele te conduza conforme a vontade de Deus e esta se torne sua principal causa pela qual viver. Oração preparatória para todos os dias: Senhor, que todos os meus pensamentos, ações e afetos sejam puramente ordenados ao seu serviço e louvor. Faço SILÊNCIO interior e exterior. RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo CONSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA de DEUS. Faço com devoção o sinal da cruz. LEIO o texto devagar, saboreando as palavras que juns me tocam. REFLITO por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. CONVERSO com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio, seguindo os sentimentos experimentados na oração. Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um LUGAR tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa POSIÇÃO corporal. PEÇO a DEUS Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a GRAÇA que verdadeiramente DESEJO receber de DEUS. Recordo o meu ENCONTRO com DEUS. Anoto o que foi juns importante na oração: o texto juns significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os questionamentos; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.
PRIMEIRA SEMANA Jovem, um tesouro de possibilidades Ter Seg Dom 5 6 7 18º dom. do Tempo Comum Jo 6,24-35 O que é que devemos fazer para realizar as obras de Deus? Mc 9,2-10 Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz! Mt 14,22-36 Coragem! Sou eu. Não tenham medo. Você, jovem de sonhos e aspirações, pessoa autêntica, com vontade de mudar o mundo; você, jovem, sujeito de fronteiras, que busca autonomia, identidade, que busca definir um projeto de vida, é seu o Reino do Céu. Jesus Cristo é o homem que se definiu e convida cada um e cada uma também a se definir. Por onde Ele passou, causou agitação, fez diferença. Onde, você jovem, tem feito a diferença, tem agitado? Onde, você jovem, se sente protnista da Qui Qua 8 9 Mt 15,21-28 Senhor, ajuda-me. Mt 16,13-23 Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. sua própria história? Responda a essas perguntas e descobrirá onde está ou deseja estar seu coração; e se onde ele estiver for pela maior glória de Deus, você estará vivendo a felicidade completa. Você, jovem, é sinônimo de novidade, de discernimento, de escolha, de vocação, é o Reino do Céu. Sex 10 Jo 12,24-26 Se alguém quer servir a mim, que me siga. Pedido para todos os dias da semana: Sáb 11 Mt 17,14-20 Um homem aproximou-se de Jesus. Senhor, ajudai-me a ter ouvidos abertos e atentos ao Teu chamado.
SEGUNDA SEMANA Um coração semelhante ao vosso Um coração que sabe amar não deixa entrar em sua vida algo que atente contra esse amor, algo que o enfraqueça ou coloque em risco. Na Bíblia, o coração significa nossas verdadeiras intenções, o que realmente buscamos e desejamos, para além do que aparentamos: O homem vê a aparência, o Senhor vê o coração (1Sm 16,7). Ele procura falar-nos ao coração (Os 2,16) e nele deseja gravar a sua lei (Jr 31,33). Em última análise, quer dar-nos um coração novo (Ez 36,26). Quando o coração ama a Deus e ao próximo (Mt 22, 36-40), quando isto é sua verdadeira intenção e não palavras vazias, então esse coração é puro e pode ver a Deus. Nas intenções do coração, têm origem os desejos e as decisões mais profundas que efetivamente nos movem. Com todo cuidado guarda teu coração, pois dele procede a vida (Pr 4,23) (Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate do Papa Francisco). Qui Qua Ter Seg Dom 12 13 14 15 16 19º dom. do Tempo Comum Jo 6,41-51 Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução vem a mim. Ez 1,2-5.24-28 Ouvi a voz de alguém que falava comigo. Mt 18,1-5.10.12-14 O Pai que está no céu não quer que nenhum desses pequeninos se perca. Sl 112 Feliz o homem que teme o Senhor e se compraz com seus mandamentos! Mt 18,21-19,1 E você, não devia também ter compaixão do seu companheiro, como eu tive de você? Pedido para todos os dias da semana: Sex 17 Is 12,2-6 Com alegria vocês todos poderão beber água nas fontes da salvação. Senhor, dai-me um coração contrito que se agrade com Tua vontade. Sáb 18 Sl 51(50) Tu amas o coração sincero, e, no íntimo, me ensinas a sabedoria.
TERCEIRA SEMANA O serviço aos outros como fruto da experiência com Deus Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb 19 20 21 22 23 24 25 20º dom. do Tempo Comum Assunção de N. Senhora Lc 1,39-56 O Todo Poderoso realizou grandes obras em meu favor. Mt 19,16-22 Venha e siga-me. Mt 19,23-30 Para Deus tudo é possível. Lc 1,26-38 Alegre-se... O Senhor está com você! Mt 13,44-46 Cheio de alegria... Compra esse campo. Jo 1,45-51 Eu o vi. Mt 23,1-12 O maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. Deus me ama. Porém, não basta saber que sou amado por Ele. Preciso sentir esse amor, buscando vivê-lo com os outros da forma como Deus o vive comigo. E esse amor tanto mais será gratuito quanto mais eu experienciálo a partir da minha vocação, meio pelo qual me relaciono com Deus no âm do meu ser. Neste sentido, Maria é para nós um testemunho. Seja colocandose à disposição de quem precisa como ela fez em relação a sua prima Izabel, seja através de uma presença discreta e empática que se sensibiliza como ela foi quando não havia mais vinho, ela nos ensina a sermos pessoas atentas ao nosso tempo como ela foi e ensinou o seu Filho a ser e a fazermos das obras que o Senhor realiza a nosso favor um dom para os demais. Maria é a prova de que quando se vive uma verdadeira experiência de amor com Deus, a primeira atitude é a de servir. Pedido para todos os dias da semana: Maria, coloca-nos com teu Filho, junto ao Pai (cf. EE 147).
QUARTA SEMANA Escutar, discernir e viver... Não estamos submersos no acaso, nem à mercê duma série de eventos caóticos; pelo contrário, a nossa vida e a nossa presença no mundo são fruto duma vocação divina. Também nestes nossos agitados tempos, o mistério da Encarnação lembra-nos de que Deus não cessa jamais de vir ao nosso encontro: é Deus conosco, acompanha-nos ao longo das estradas por vezes poeirentas da nossa vida e, sabendo da nossa pungente nostalgia de amor e felicidade, chama-nos à alegria. Na diversidade e especificidade de cada vocação, pessoal e eclesial, trata-se de escutar, discernir e viver esta Palavra que nos chama do Alto e, ao mesmo tempo que nos permite pôr a render os nossos talentos, faz de nós também instrumentos de salvação no mundo e orienta-nos para a plenitude da felicidade. (Mensagem do Papa Francisco para o 55º dia mundial de oração pelas vocações, em 22 de abril de - IV domingo da Páscoa). Dom Seg Ter Qua Qui 26 27 28 29 30 21º dom. do Tempo Comum Jo 6,60-69 A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 2Ts 1,1-5.11b-12 Deus, com seu poder, os faça realizar todo bem que desejam e dinamize o trabalho da fé que vocês têm. 2Ts 2,1-3a.14-17 Não se deixem enganar de nenhum modo! Martírio de São João Batista Jr 1,17-19 Eu estou com você para protegê-lo. Mt 24,42-51 Também vocês estejam preparados. Pedido para todos os dias da semana: Sex 31 Mt 25,1-13 Fiquem vigiando. Senhor, ensinai-me a colocar os dons e talentos que me destes a serviço dos demais. Sáb 1º set Mt 25,14-30 Venha participar da minha alegria.
Textos: Fabrício Vassoler, SJ Projeto Gráfico: Rodrigo Silva