TRABALHO DE REDAÇÃO PROJETO DAS TEMÁTICAS MODELO
Objetivo Por que elaborar esse trabalho? Proporcionar: Desenvolvimento da capacidade de pesquisa; Sistematização dos fatos; Raciocínio e reflexão em torno dos temas trabalhados em sala na disciplina de redação; Desenvolvimento da capacidade de falar em público; Aumento do senso crítico.
Critérios avaliativos Como será organizado o trabalho? De acordo com o número de alunos de cada turma, as equipes serão divididas para expor as seguintes abordagens: Temas de redação trabalhados em sala de aula nas etapas 1 e 2. Definição e classificação de Texto (Texto verbal e nãoverbal, T.D.A, competências do ENEM)
Funções O que cada integrante deverá cumprir? Contextualizador: Introduzir o assunto a ser tratado com informações atuais para situar o público do que será apresentado (em forma de parágrafo); Problematizador: Apresentar 4 tópicos, cada um contendo dados estatísticos e/ou citações de especialistas sobre o assunto, para comprovar em quantidade ou em fala de autoridade a existência do problema; Coletor: Entrevistar 5 pessoas para coletar a opinião delas a respeito do problema. Incluir no slide pergunta e resposta, além do nome e da idade do entrevistado. Jornalista: Criar uma notícia que tenha relação com o tema, contendo título + corpo da notícia (O que aconteceu? Onde? Quando? Como? Quais as pessoas envolvidas? Por quê?) Ilustrador: Pesquisar 5 imagens relacionadas com o problema do tema, incluindo legenda para cada ilustração. Solucionador: Elaborar uma campanha de proposta de solução para o problema, contendo imagens e frases (utilizando verbos no imperativo). Produtor: A equipe ou um dos integrantes deve criar uma produção artística (Poesia, música, cartaz, maquete, infográfico, etc).
Contextualizador Atualmente, a Floresta Amazônica, por ser a área atualmente mais preservada, vem sofrendo cada vez mais com o crescimento do desmatamento. O principal motivo é a expansão da fronteira agrícola do país. Fronteira agrícola é a área de expansão das atividades humanas, sobretudo da agropecuária, sobre as florestas e os recursos naturais. A Floresta Amazônica começou a sofrer com o desmatamento a partir da década de 1970, quando foi construída a Rodovia Transamazônica. Depois disso, boa parte de sua área começou a ser destruída para a realização de práticas agrícolas e criação de gado. Estima-se que, em todo o Brasil, 21 mil km² de florestas são destruídos por ano. Essa área é equivalente à do estado do Sergipe. Além de melhorar a nossa consciência ambiental e deixar de desmatar as florestas, precisamos cobrar dos nossos governantes o fim dessa destruição, através de medidas de controle, monitoramento e vigilância.
Problematizador Com isso, estima-se que restam apenas 7% da vegetação original da Mata Atlântica. O Cerrado também sofreu com o desmatamento, restam atualmente cerca de 20% da vegetação original. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em conseqüência de derrubadas e incêndios. Conforme cálculos do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, a área desmatada na Amazônia até o ano de 2002 era superior ao tamanho do território francês. Isso se deve principalmente à extração de madeira e atividade agropecuária. De acordo com pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, foi constatado que 80% da extração da madeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal.
Coletor Pergunta: O que você acha sobre o Desmatamento no Brasil? Entrevistado 1: Maria, 18 anos Com certeza é triste saber que existem pessoas que destruam uma floresta que representa vida para o mundo, pois sem ela com certeza o mundo estará completamente poluído, a floresta amazônica representa o filtro do mundo. A destruição dela corroborará para a destruição de todo ser vivo. Entrevistado 2: João, 22 anos Um crime, que vai gerar conseqüências para o mundo inteiro. Entrevistado 3: José, 32 anos É horrível o que fazem com a Floresta Amazônica, desmatam sem dó nem piedade,e o pior de tudo é que fazem com consciência.
Jornalista Ibama apreende madeira suficiente para carregar mil caminhões em terra indígena de Roraima Desmatamento atingiu uma área de 1.372 hectares na Terra Indígena Pirititi, onde há indícios da presença de povos indígenas isolados. O Ibama informou nesta segunda-feira (30) que apreendeu 7.387 toras de madeira, o equivalente a cerca de 15 mil metros cúbicos, extraídas ilegalmente da Terra Indígena Pirititi, na região Sul de Roraima. É a maior apreensão registrada no estado, segundo a instituição. A quantidade de madeira apreendia, de acordo com o Ibama, é suficiente para carregar mil caminhões e foi feita na última semana. A região da apreensão fica em Rorainópolis, município onde há grande concentração de empresas do ramo madeireiro. A região da TI Pirititi também apresenta indícios da presença de povos indígenas isolados, de acordo com Ibama. Os agentes ambientais chegaram ao local após monitoramento de rotina realizado a partir de imagens de satélite onde foi verificado indícios de desmatamento ilegal na região. A exploração ilegal de madeira foi constatada durante um sobrevoo na região.
Ilustrador Imagem1: Ibama chegou ao local do desmatamento ilegal após monitoramento via satélite
Solucionador NOSSAS FLORESTAS SÃO NOSSOS CORAÇÕES! NÃO AS MALTRATEM! VAMOS ACABAR COM A DEVASTAÇÃO DA NATUREZA!
Produtor Maquete
Poesia VOU FALAR DE UMA SITUAÇÃO QUE PREOCUPA A POPULAÇÃO VOU FALAR DEDESTRUIÇÃO QUE AGRIDE A NAÇÃO O HOMEM COM SUA AMBIÇÃO DERRUBA SEM COMPAIXÃO DERRUBA O FINO E O GROSSO E A MATA VAI FICANDO SO O CLARÃO A FLORESTA É UMA PROTEÇÃO MAIS PARA MUITOS NÃO IMPORTA NÃO SÓ QUEREM SABER DE GANHAR AS CUSTAS DA SUA DESTRUIÇÃO O HOMEM ANDA PELA FLORESTA COM UM CIGARRO ACESSO DO LADO BEM DESPREOCUPADO NÃO SABE O PERIGO QUE ESTÁ AO SEU LADO. Marcia de Oliveira.
Música Desmatamento Raiz da Mata Roubando como um desesperado sem nenhum sentido. Desmatando a mãe natureza que nos teve como filhos. Todos filhos de jáh. Jáh deu a natureza não foi pra um só, não foi pra um só. Deus deu a natureza pra todos nós cuidarmos bem dela. Não convém, está cometendo suicídio Não faça isso rapaz, prejudicando nossas vidas A vida dos nossos filhos e a dos animais. Não mate o que é da mata ela só faz você viver e ser feliz. Isso que não pode acontecer, não pode acontecer. Desmatar a mata pra poder se enriquecer, uhum. Pois a natureza não mata, ela só faz você viver e ser feliz. Não convém, está cometendo suicídio Não faça isso rapaz, prejudicando nossas vidas A vida dos nossos filhos e a dos animais. Eu cuido dela sim, para que a mãe natureza cuide bem de mim.
Cartaz
Funções dos textos O que é texto (Definir em no mínimo 10 linhas); Diferença de texto verbal e não-verbal (Usar imagens); Gênero dissertativo-argumentativo (Definir e trazer exemplos) Competências do ENEM: Pesquisar no site Guia de Redação do ENEM.
BOM DESEMPENHO!!!