RELÓGIO PONTO DIGITAL RDS 57 fig 1 O Ponto Digital RDS 57 soma ao belo acabamento da apresentação das horas e minutos em display luminoso recursos para a programação, no próprio relógio, destinada ao acionamento de alerta sonoro ou luminoso de dispositivos externos nos dias e horários determinados. O modelo 57 S permite a programação e acionamento independentes de dois dispositivos externos. O modelo RDS permite a programação, sem a utilização dos botões, podendo realizar esta operação remotamente, sem a necessidade de retirar ou se deslocar até o local de fixação do equipamento. Indicado para os mais diversos estabelecimentos, seus recursos são amplamente utilizados por escolas, empresas, indústrias, e condomínios, auxiliando o alerta no controle de horários das pessoas através do acionamento de dispositivos sonoros como: sirenes, cigarras, campainhas ou dispositivos luminosos, como: luzes, giroflex, placas de sinalização e outras aplicações. 1 - Principais benefícios: Maior organização da organização com a padronização do horário, evitando atrasos no início, final dos turnos, jornadas de trabalho e também nos intervalos entre as atividades. Pode ser usado nas residências como simulador de presença para garantir maior segurança através do acionamento de lâmpadas e televisores em horários programados. 2 - Especificações / Características: Display composto por leds de 57mm de Altura e 33mm de largura com 7 segmentos Excelente visibilidade Duas teclas de programação com opção para o acionamento manual; Controle remoto para a função das teclas de programação (modelo RDS); Armazenamento da programação em memória não volátil. Mantida mesmo na falta da energia elétrica. Programação individual dos 7 dias da semana; Facilidade para a programação para os dias da semana consecutivos, já configurados; Permite a programação da duração do tempo de acionamento; Relógio interno alimentado por bateria mantém hora e data correta na falta da energia da rede;
Programação para mudança automática de início e fim de horário de verão; Entrada de alimentação bivolt ( 110 / 220 volts), com fusível de proteção na entrada de rede; Capacidade para acionamento 110 ou 220 VAC/Corrente máxima de 4 A carga corrente alternada AC. Gabinete metálico com pintura eletrostática; Dimensões: 33cm largura x 11cm altura x 5,5cm profundidade Fixação por parafusos. 3- PROGRAMAÇÃO Ligar o Relógio na tomada de rede (vide tensão de alimentação 110 ou 220 vac), o display mostrará o horário atual, caso contrário, o usuário poderá acertar a indicação através da programação de data e hora. 3.1 - Função das teclas: TECLA T1 Botão 1 (esquerda) da fig. 2. fig 2 Tem a função de habilitar o ajuste dos valores e também de confirmar ou gravar os valores após serem ajustados. Quando o valor ajustado não for gravado através da tecla T1, a programação será abortada e o valor anterior será mantido. TECLA T2 Botão 2 (direita) da fig. 2. Tem a função de habilitar o modo de programação e de incrementar os valores a serem ajustados e gravados. 3.2 - Funções de programação: 1 - AH = Ajuste da Hora 2 - Ad = Ajuste da data e dia da semana 3 - AA = Ajuste do tempo de acionamento da sirene ou carga / buzzer 4 - AS = Ajuste dos horários de toques dos sinaleiros 5 - IH = Ajuste do início do horário de verão 6 - FH = Ajuste do final do horário de verão 7 - ACIO = Acionamento manual da carga/buzzer 8 - Hb = Habilita ou desabilita o buzzer interno/carga externa 3.2.1 AJUSTE DA HORA - AH: 1- O display indicará inicialmente a função AH, referente ao ajuste do horário. 2- Em seguida, pressionar uma vez a tecla T1 para entrar na programação para ajuste da hora o display irá piscar o 2 dígitos esquerdos da hora. 3- Pulsar a tecla T2 para ajustar a hora, incrementando de 00 a 23 horas, em seguida pressionar a tecla T1 para gravar o valor da hora escolhido.
4- Após, o display os 2 dígitos da direita, referente aos minutos, pulsar a tecla T2 para ajustar o valor do próximo minuto, em comparação com um relógio padrão que tenha indicação de segundos, ou seja, se o minuto corrente for 30, ajustar a indicação do sinaleiro para 31 minutos, a indicação ficará piscando. Acompanhar os segundos do relógio padrão para sincronizar o ajuste do sinaleiro, pressionando a tecla T1 exatamente na transição do minuto para gravar a hora / minuto e zerar os segundos. 5- Após o ajuste, conferir a indicação do horário correto no display. 3.2.2 AJUSTE DA DATA - Ad: 1- Pressionar novamente a tecla T2 para selecionar a função Ad, ajuste da data. 2- Em seguida, pressionar uma vez a tecla T1 para entrar na programação do ajuste do ano. (Display mostrará: AA e o ano gravado, ex: AA:12 indicando o ano de 2012) 3- Pulsar a tecla T2 para ajustar o ano, incrementando de 12 a 50 (2012 à 2050). Logo após, pressionar a tecla T1 para gravar o valor atual. 4- Após, o display piscará o mês nos 2 dígitos do lado esquerdo, pulsar a tecla T2, incrementando de 01 a 12 (janeiro a dezembro), em seguida pressionar a tecla T1 para gravar o valor escolhido. 5- Após, o display piscará nos 2 dígitos da direita indicando o dia, pulsar a tecla T2, incrementando de 01 a 31 ou 01 a 30, dependendo do mês escolhido, em seguida pressionar a tecla T1 para gravar o valor atual. 6- Após, o display vai indicar SE, piscando o último dígito da direita, indicando o código do dia da semana, ex: SE: 2, sendo os códigos referentes aos dias da semana representados na tabela abaixo: 1- Dom 2 - Seg 3 - Ter 4 - Qua 5 - Qui 6 - Sex 7 - Sáb 7- Pulsar a tecla T2 para selecionar de 1 a 7 (domingo à segunda-feira), em seguida pressionar a tecla T1 para gravar o valor escolhido. 3.2.3 - PROGRAMAÇÃO DO TEMPO DE ACIONAMENTO DO SINALEIRO AA: 1- O display indicará inicialmente a função AH, pressionar duas vezes a tecla T2 para selecionar a função AA, ajuste do tempo de acionamento do buzzer ou sirene/carga ligada na(s) saída(s). 2- Em seguida, pressionar uma vez a tecla T1 para entrar na programação para ajuste do tempo de acionamento, o display piscará nos dígitos da direita o valor do tempo de acionamento programado (em segundos); 3- Pulsar a tecla T2 para incrementar de 00 a 30 segundos, em seguida pressionar a tecla T1 para gravar o valor escolhido.
3.2.4 - PROGRAMAÇÃO DOS HORÁRIOS DE ACIONAMENTOS DOS SINALEIROS AS: OBS: Nos modelos de saída única RDS-57, são utilizadas as posições de programa de 01 a 60 para acionamento do buzzer interno e saída externa simultâneos. No modelo RDS-57-2S (2 saídas) as programações seguirão os seguintes critérios: Programas de 1 a 20: utilizados para acionamento simultâneo do buzzer interno e ambas as saídas externas indicado pela letra A no dígito direito a frente no número da memória escolhida; Programas de 21 a 40: utilizados para acionamento da saída 1 indicado pela letra b no dígito direito a frente do número da memória escolhida; Programas de 41 a 60: utilizados para acionamento da saída 2 indicado pela letra C no dígito direito a frente do número da memória escolhida. Vide tabela abaixo: POSIÇÃO PROGRAMA ACIONAMENTO INDICAÇÃO DISPLAY 01 A 20 BUZZER, SAÍDAS 1 E 2 A 21 A 40 BUZZER, SAÍDA 1 b 41 A 60 SAÍDA 2 C 1- O display indicará inicialmente a função AH, pulsar a tecla T2 3 (três) vezes para mostrar a função AS (ajusta sinaleiros); 2- Em seguida, pressionar uma vez a tecla T1 para entrar na Será indicado 01 e a letra indicativa do tipo de acionamento conforme tabela acima, referente à programação 1 (são disponíveis 60 programações). 3- Em seguida, pressionar novamente a tecla T1 para entrar na programação do dia da semana, display mostrará SE seguido do código da semana, que pode ser configurado individualmente de 0 a 7 (dia-a-dia) ou por períodos ( de 8 a 11), conforme a tabela abaixo: d - Desabilitado 01 - Dom 02 - Seg 03 - Ter 04 - Qua 05 - Qui 06 - Sex 07- Sab 08 - Seg a Quinta 09 - Seg a Sexta 10 - Seg a Sábado 11 - Todos os dias Caso queira desabilitar o horário, escolher d (desabilitado) no dia da semana. (ex: SE d) 4- Após, o display piscará a hora nos 2 dígitos da esquerda, pulsar a tecla T2 para incrementar de 00 a 23, em seguida pressionar a tecla T1 para gravar o valor. 5- Após, o display piscará os minutos nos 2 dígitos da direita, pulsar a tecla T2 para incrementar de de 00 a 59, em seguida, pressionar a tecla T1 para gravar. Passará automaticamente para a próxima programação (ex. 02), seguir os passos acima para a programação dos demais horários. Obs: Caso se deseje alterar uma programação específica, pressionar a tecla T2 quando estiver mostrando o número do horário (posições entre 01 e 60) para incrementar o número da posição de memória que se deseja alterar e em seguida pressionar T1 e seguir os procedimentos 3 a 5 deste capítulo.
Caso houver algum erro durante a programação ou se desejar finalizar a programação dos horários, basta aguardar um tempo, sem pressionar os botões, para que a programação seja abortada e o display retorne a indicação da hora atual. Volte ao menu e retorne na posição de memória específica, caso necessite corrigir ou conferir os horários programados. Aconselha-se anotar ou salvar em um arquivo os horários programados, com as suas respectivas posições de memória e dias da semana escolhidos, visando uma alteração ou re-programação futura, veja abaixo alguns exemplos de programação e da anotação: PROGRAMA HORÁRIO CÓD. SEMANA DIAS SEMANA SAIDAS 01 08:00 09 SEG A SEX 1 E 2 02 12:00 09 SEG A SEX 1 E 2 03 13:00 09 SEG A SEX 1 E 2 04 18:00 08 SEG A QUI 1 E 2 05 17:00 06 SEXTA 1 E 2 21 09:00 07 SABADO 1 41 22:00 10 SEG A SAB 2 42 05:00 11 SEG A DOM 2 3.2.5 - PROGRAMAÇÃO DO INÍCIO DO HORÁRIO DE VERÃO IH: 1- O display mostrará inicialmente a função AH, pulsar a tecla T2 e selecionar a função IH, ajuste do início do horário de verão. 2 - Em seguida, pressionar uma vez a tecla T1 para entrar na programação para ajuste da data de início do horário de verão, piscará os 2 dígitos do lado esquerdo, indicando o mês de inicio do HV (normalmente o mês de outubro - 10). 3 - Pulsar a tecla T2 para incrementar o mês de 01 a 12, em seguida pressionar a tecla T1 para gravar. 4 - Após, o display piscará os 2 dígitos do lado direito indicando o dia de início do HV (normalmente adota-se o terceiro domingo do mês de outubro). 5 - Pulsar a tecla T2 para incrementar de 1 a 31, dependendo do mês escolhido, em seguida pressionar a tecla T1 para gravar o valor atual. Obs.: Na programação do dia, se for escolhido (d) horário de verão será desabilitado. 3.2.6 - PROGRAMAÇÃO DO FINAL DO HORÁRIO DE VERÃO - FH: 1 O display indicará inicialmente a função AH, pulsar a tecla T2 e selecionar a função FH, ajuste do final do horário de verão. 2 Em seguida, pressionar uma vez a tecla T1 para habilitar a indicação para ajuste do mês final do horário de verão, piscará os 2 dígitos do lado esquerdo indicando o mês de fim do HV (normalmente o mês de fevereiro 02) 3 - Pulsar a tecla T2 para incrementar de 01 a 12. Logo após, pressionar a tecla T1 para gravar.
4 - Após, o display piscará os 2 dígitos do lado direito, indicando o dia do final do HV (normalmente adota-se o terceiro domingo do mês de fevereiro, exceto feriado de carnaval, onde é adotado o quarto domingo). 5 - Pulsar a tecla T2 para incrementar de 1 a 31, dependendo do mês escolhido. Logo após, pressionar a tecla T1 para gravar o valor escolhido. Obs.: Na programação do dia, se for escolhido (d) horário de verão será desabilitado. 3.2.7 - ACIONAMENTO MANUAL DO SINALEIRO - ACIO: 1 - O display mostrará, inicialmente a função AH, pulsar a tecla T2 até selecionar a função ACIO (acionamento manual da carga durante o tempo programado na função AA). 2 - Pressionar a tecla T1 para acionar a saída e o buzzer interno e saída 1 (se habilitada na próxima função Ab e também a saída 2 (se habilitada). 3.2.8 HABILITAÇÃO DO BUZZER/SAÍDAS 1 - O display indicará, inicialmente a função AH, pulsar a tecla T2 até selecionar a função Hb (habilitação saídas). 2 - Pressionar a tecla T1 para mostrar a indicação no último dígito da direita indicando qual a seleção adotada, conforme abaixo: INDICAÇÃO HABILITAÇÃO A Ambas (buzzer interno, saída 1 e saída 2 b Buzzer e saída 1 C Carga (saída 2) d Desabilitados buzzer e as saídas 1 e 2 3 - Pulsar a tecla T2 para escolher/habilitar os acionamentos, conforme tabela acima, em seguida pressionar a tecla T1 para gravar o valor escolhido. 3.3 AJUSTES VIA CONTROLE REMOTO EXCLUSIVO PARA O MODELO: RDS-57-RF O controle remoto que acompanha o equipamento já vem habilitado de fábrica, para fazer as mesmas funções das teclas T1 e T2 e dispõe uma tecla adicional. O botão de número 3 ou botão central (para controle sem identificação do número), é usado para entrar no modo de programação e os outros dois botões (1 e 2) ou laterais, fazem as mesmas funções das teclas T1 e T2, devendo-se seguir as instruções anteriores para a realização dos ajustes/ 3.4 HABILITAÇÃO DO CONTROLE REMOTO Esta função já vem previamente realizada de fábrica para o modelo RF e só será necessária a sua realização, em caso de perda/troca do controle remoto ou de instalação do kit RF posterior a compra do relógio.
Para habilitar o controle remoto, para permitir que o mesmo realize as funções das teclas T1 e T2, deve-se ligar o relógio na rede elétrica (tomada) mantendo pressionadas as teclas T1 e T2 do relógio (vide fig 2) simultaneamente, aparecerá a versão do firmware do relógio, a data de fabricação e em seguida P1, neste momento, pressione o botão 1 ou um dos botões laterais do controle remoto, para habilitar este tecla como T1, o relógio emitirá um bip e aparecerá P2, pressione o botão 2 do controle remoto para habilitar como T2, novo bip será emitido e mostrará P3, pressione o botão 3 ou o botão central, para habilitar esta tecla como tecla de 4 INSTALAÇÃO Verifique a tensão de alimentação e energize o equipamento, em seguida faça a programação do relógio/data e dos horários de acionamento, utilizando os botões situados na parte traseira superior do gabinete, conforme instruções dos capítulos anteriores; Desmembrar o gabinete, retirando a parte frontal soltando os quatro parafusos 2 na parte superior e 2 na inferior do gabinete, separando a parte traseira que será fixada. Deve-se neste momento fazer a desconexão do flat cable de ligação da placa dos displays fixada na parte frontal/acrílico da placa de controle fixada na parte traseira; Escolha o local adequado para instalação e utilize o gabarito (fornecido na embalagem) para marcação e posterior furação dos 3 furos de fixação na parede (poderá ser adotado somente o encaixe do gabinete utilizando os 2 furos superiores e deixando o furo de fixação inferior sem utilização (a não utilização do furo inferior facilitará a retirada do produto da parede, que será somente encaixado e consequentemente facilitando também o furto e/ou retirada indevida do mesmo); Fure a parede com broca de 6 mm e faça a fixação das buchas que acompanham o produto, no caso de fixação em gesso, deve usar bucha própria para gesso (não fornecida); Encaixe a parte traseira do gabinete nos 2 parafusos superiores e fixe-a através do parafuso inferior, conecte o flat cable dos displays na placa de controle e encaixe, e m seguida coloque os 4 parafusos de fixação do gabinete; Faça as ligações elétricas, conforme esquema de ligação elétrica (fig1) e especificações técnicas do produto e cargas utilizadas; Energize o equipamento e faça o acionamento manual através da função 7 (item 3.2.7) para testar as ligações;
5 ESQUEMA DE LIGAÇÃO ELÉTRICA: A tensão de rede de entrada (tomada) sai de fábrica com ligação para 220VAC, podendo funcionar adequadamente em 127VAC também. Em locais onde a rede elétrica é baixa, ou seja, 110 VAC, deve-se alterar a ligação interna para a tensão correta. Obs.: Independente da rede de entrada ser ligada em 110 ou 220 VAC (tomada), a tensão de alimentação da carga / sirene poderá ter tensão diferente, de acordo com a tensão da referida carga, ou seja, poderá ser 110 ou 220 VAC. Obs.: O sinaleiro alimentará o primário da fonte DC que alimentará a carga / sirene. A tensão de alimentação da carga deverá ser compatível com a fonte DC utilizada. 2º Andar