NAPQ - Núcleo de Assessoramento à Pesquisa Elaboração de pôsteres Luciana de Oliveira Assis Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional
Função Sintetizar informações e dados relevantes da pesquisa; Divulgar o trabalho e instigar os leitores; Os espectadores gastam apenas 10 seg. observando os pôsteres quando estão a uma distância de 3 metros. Carboniere, 2016 Como atrair os visitantes???
Pôster atrativo Título instigante: conciso, informativo e chamativo, como uma boa manchete de jornal. Use fontes grandes e um fundo/cor diferente do resto do pôster, a fim de dar maior ênfase à sua manchete. Ilustrações: diagramas, gráficos, tabelas e fotografias bonitas, coloridas, com alta resolução, legíveis, com boa nitidez e bom enquadramento. Bem definido: representação visual com grandes blocos de texto que guiam os olhos dos espectadores de um quadro até o outro em um design de uma forma lógica do começo ao fim. Cores: use um esquema de cores que seja ao mesmo tempo atraente, mas que não canse o leitor.
Texto Siga sempre as regras do evento que o pôster será apresentado. Isso será observado na avaliação Todo o texto apresentado no resumo deve estar no pôster. Cole o texto do resumo no pôster para começar a trabalhar.
Texto Identificação: instituição, autor(es) e orientador(es) o autor que mais se envolveu com o projeto é citado primeiro e o mais velho (o mais experiente, o Sênior) é citado por último. Para a semana do Conhecimento: além do nome dos autores deve ter o e-mail do autor para correspondência e do orientador (departamento do orientador); logomarca da UFMG e identificação da instituição de fomento; identificar a modalidade de bolsa à qual o trabalho está vinculado: Trabalho de Iniciação Científica (PIBIC; PIBIC-AF; PROBIC; IC Voluntária) Programa IC Rede de Museus Trabalho de Iniciação Tecnológica (PIBITI) Trabalho de Iniciação Científica Programa BIC Júnior
Texto Título: mais eficaz quando se refere a sua mensagem global para levar para casa. incluir o âmbito da investigação, o design do estudo e os objetivos. títulos em caixa alta são difíceis de ler. Para a semana do Conhecimento: título idêntico ao do resumo submetido.
Texto Conteúdo: Use pouco texto: é preferível usar frases diretas e curtas, organizadas em tópicos, ao invés de orações longas e estruturas complexas. Se possível, organize e apresente a lógica argumentativa da introdução, objetivos e conclusões na forma de diagramas e fluxogramas, por exemplo. Dependo da quantidade, separar em colunas (no máx. 3), alinhadas e com texto justificado. Deixe espaço no entorno do texto e no entorno do pôster.
Texto Quebre o pôster em seções, assim como num artigo científico e as nomeie com títulos: introdução, objetivos, material e métodos, resultados e conclusão. Destaque os objetivos e conclusões: a maioria das pessoas quer saber essas duas coisas primeiro, para decidirem quanta atenção darão a um determinado pôster.
Texto Referências: somente as principais, ou seja, aquelas citadas no texto (sugestão de não ultrapassar 5) e em tamanho de letra menor. Seguir as normas da ABNT (ou aquela adotada pelo evento). Na semana do conhecimento: as referências bibliográficas podem ser disponibilizadas em documento à parte, para consulta pelos avaliadores;
Fonte: maiores e mais visíveis Arial, Calibri, Tahoma ou Times New Roman A fonte deve ser consistente ao longo do pôster Tamanho da fonte: Texto Depende da quantidade de texto e tamanho do banner O texto deve ser legível a uma distância de 2m Sugestão: 60 pontos no título, 40 pontos para os nomes dos autores, 24-28 pontos para o corpo do texto, 20 pontos para legendas e 16-18 para referências. Espaçamento entre as linhas: dependerá da quantidade de texto, mas a sugestão padrão é de 1,5.
Texto No PowerPoint o zoom de 33% ou 25% são bons para trabalhar, mas esse não é o tamanho real. Para avaliar o tamanho da letra, coloque no zoom de 100% e se posicione a 2m do pôster Use letra em negrito em todo o texto para a impressão ficar mais forte. Nunca use letra sombreada.
www.ufmg.br/semanadoconhecimento/
60 cm largura 90 cm de altura
Texto Figuras de fundo: Evite usar figuras complexas como fundo (dificulta a leitura). Prefira fundos lisos ou com texturas simples. Se quiser mesmo usar uma figura como fundo, torne-a mais homogênea, diminuindo seu contraste e aumentando ou diminuindo seu brilho. Sugestão: usar marca d água ou desbotado. Uma boa estratégia é colocar a ilustração principal no meio do pôster. Conferir a resolução das figuras, fotos e outros elementos gráficos.
Texto Cores: use cores que atraiam a atenção, organize, e use ênfases, mais não exagere. as cores podem ser usadas para se comunicar: cores similares para coisas similares. use cores quentes, como vermelho ou laranja para molduras, e cores frias, como azul e bege, para os fundos de textos. no máximo duas ou três cores e considere que as pessoas podem ter dificuldades para diferenciar as cores (vermelho e verde). Fique atento ao contraste e evite tom sobre tom: letras pretas com fundo branco são uma prática padrão.
Erros mais comuns Ficar na frente do pôster durante a sessão: como alguém pode ser atraído e ler o seu pôster, se você ficar na frente dele, cobrindo-o? Ficar de bate papo com um amigo ao lado do pôster: pode deixar os visitantes constrangidos de interromper a conversa e fazer perguntas.
Erros mais comuns Subestimar a importância da diagramação: gaste tempo pensando em como diagramar seu pôster Fácil de ler e atraente ao mesmo tempo. - Não deixe nada nas bordas do pôster, pois sempre podem acontecer problemas na impressão. - Não deixe espaços vazios no meio, que dão uma impressão de desordem. Alinhe bem os elementos.
Erros mais comuns Escolher um esquema de cores ruim: combine bem as cores, tornando seu pôster elegante, atraente e legível. Evite usar tom sobre tom (texto e fundo). Usar fontes pequenas: não adianta o pôster estar bonito, se as fontes forem pequenas demais para serem lidas a 2m de distância.
Erros mais comuns Escrever um pôster como se faz um artigo: encher o pôster de texto. Ele é uma mistura de comunicação escrita e oral. Usar um papel ruim: se possível, faça o pôster em um papel que dê boa nitidez às figuras e seja resistente, como um glossy plastificado, por exemplo.
ATENÇÃO: O que se vê na tela não é o que se vê impresso!! Faça sempre uma cópia impressa para conferir melhor o aspecto do banner, antes de levá-lo à gráfica. O tempo de entrega da gráfica nem sempre é o que desejamos...
Obrigada!! Luciana de Oliveira Assis Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional