REGULAMENTO PROVISÓRIO DO CARTÃO MAGNÉTICO A escola sede de agrupamento possui um cartão de magnético que permite aceder aos diferentes sectores e serviços, não sendo necessário a circulação de dinheiro nos mesmos. O cartão de cada aluno contém os dados necessários, para que no interior da escola possa ser utilizado em todas as aquisições e pagamentos, bem como na identificação do próprio aluno. Para uma melhor utilização do mesmo deve ter em atenção as seguintes Normas: Artigo 1º Cartão Magnético 1. O Cartão Magnético tem por funções: a) Identificar todos os utentes (alunos, pessoal docente e pessoal não docente); b) Evitar que os alunos transportem valores monetários na escola após o carregamento do cartão; c) Possibilitar o pagamento de bens e serviços no interior da escola sede do Agrupamento, a todos os membros da comunidade escolar: -refeições na Cantina; -carregamento do cartão e aquisição de material escolar na Papelaria; -artigos alimentares no Bar da escola; -fotocópias e serviços relacionados com a Papelaria. 2. O cartão magnético é pessoal e intransmissível. Em caso algum pode ser utilizado por outra pessoa. 3. O cartão magnético poderá conter publicidade resultante de parcerias estabelecidas com o Agrupamento. 4. A cada cartão está associado um código destinado ao acesso on-line, pelo Encarregado de Educação. O acesso faz-se através do site http://giae.pt ou através de um link na página da escola. Artigo 2º Condições de aquisição e utilização do Cartão Magnético 1. A aquisição do cartão magnético processa-se nos Serviços Administrativos, sendo o custo do cartão fixado anualmente.
A. A atribuição do cartão da escola é feita tendo em consideração que existem 3 classes de utentes funcionários docentes e não docentes e alunos e constitui-se como única forma de identificação e pagamento de serviços dentro do recinto escolar. B. O cartão e respetivo código são fornecidos, sem encargos, a todos os novos alunos e funcionários docentes e não docentes. O cartão é entregue pelo Diretor de Turma ao aluno. Os códigos são fornecidos pelo Diretor de Turma aos Encarregados de Educação. C. Quando os cartões, com mais de 4 anos, apresentem mau funcionamento exclusivamente devido ao uso regular, são substituídos sem encargos. O dano ou extravio deste cartão implica a requisição de uma 2ª via nos Serviços Administrativos da Escola, com um custo de 5 (para a 2 e 3º vias) e de 10 para as restantes. 2. Quando um utente solicita um novo cartão, é-lhe atribuído um cartão de substituição, do qual se torna responsável, até à entrega do definitivo. 3. O cartão magnético é válido durante o período de frequência no estabelecimento de ensino, no caso dos alunos, e para o período de vínculo laboral no Agrupamento, no caso do pessoal docente e não docente. 4. No primeiro mês de utilização, qualquer cartão que apresente anomalias de funcionamento não imputáveis ao utente é substituído gratuitamente. 5. Qualquer portador do cartão magnético (aluno, funcionários docentes e não docentes) é responsável pelo uso e conservação do mesmo, não sendo imputável à escola qualquer substituição pelo seu uso indevido. 6. O extravio ou a deterioração do cartão obriga à substituição por um cartão temporário. O custo do novo cartão será suportado pelo utente. 7. Em caso de danificação do cartão magnético, extravio ou mau estado de conservação, o utente deve dirigir-se aos Serviços Administrativos de forma a solicitar um cartão de substituição e requisitar uma segunda via do seu cartão. 8. A utilização de um cartão substituição implica, por parte do utente que o conserve em perfeito estado de conservação e funcionamento.
9. Ao Encarregado de Educação cabe a responsabilidade pela verificação periódica do estado de conservação do cartão magnético do seu educando e pelo pagamento inerente à sua substituição por um novo em caso de extravio ou mau estado de conservação. 10. Em caso de extravio ou danificação, o saldo existente no cartão magnético será recuperado. O utente deve dirigir-se aos Serviços Administrativos e proceder à anulação do cartão, inviabilizando assim o seu uso indevido por outros. 11. Cada utente será sempre o responsável por todos os movimentos realizados com o seu cartão, desde que não tenha informado a Direção da Escola de qualquer anomalia ocorrida com o mesmo. 12. A partir do momento em que o utilizador recebe o seu cartão, torna-se único responsável pela sua utilização. 13. Sempre que o cartão de um utente que cessou funções ou deixou de frequentar a Escola, apresente saldo, o seu titular poderá solicitar a devolução da quantia em causa no prazo máximo de um mês após a data de início de tal situação. O não cumprimento deste prazo viabiliza a transferência de tal saldo para o orçamento privativo da Escola. 14. Para solicitar a devolução do saldo, o utente deverá dirigir-se aos serviços e solicitar o relatório dos seus movimentos. Os serviços administrativos procedem à transferência bancária, sendo os custos desta operação deduzidos ao valor a estorno. 15. Se a situação de devolução de saldo se reportar a um aluno, a mesma apenas poderá ser realizada com autorização expressa do seu encarregado de educação. 16. Para todos os utilizadores no final do ano letivo o saldo existente no cartão será transferido para o ano letivo seguinte. 17. A utilização do cartão magnético apenas poderá ser feita pelo seu respetivo titular. Esta proibição não se aplica ao encarregado de educação do aluno titular do cartão. Artigo 3º Utilização do cartão magnético para aquisição de bens e serviços 1. Para se poder adquirir bens e serviços dentro do espaço escolar, deve o cartão magnético ter saldo suficiente para a ação a realizar. A quantia mínima por carregamento é 1, sendo o
máximo admitido ao aluno de 10. Não existe qualquer limite máximo para o carregamento de cartões por parte de funcionários e professores. 2. O carregamento do cartão é feito na papelaria mediante entrega, em numerário, do valor a carregar no cartão, será entregue um recibo comprovativo do carregamento. Existe também a possibilidade de se realizar o carregamento do cartão por transferência bancária devendo o utilizador solicitar informação para esse efeito. 3. Para a aquisição de bens ou serviços, o utente entrega o seu cartão magnético ao funcionário responsável pelo serviço e solicita o produto que quer adquirir ou o trabalho que pretende solicitar. O funcionário procede ao débito dos produtos ou trabalhos solicitados. 4. A aquisição/reserva de senhas para almoço é realizada na papelaria ou online, por todos os utentes, e pelo preço estabelecido pelo Ministério da Educação, até à véspera da refeição pretendida, ou no próprio dia, impreterivelmente, até às 10:00, acrescido da taxa adicional em vigor. 5. Não será permitida a venda de refeições para além do período atrás mencionado, dando cumprimento ao estipulado na lei vigente. 6. São permitidas anulações de refeições previamente marcadas até à véspera do dia a que a refeição adquirida se reporta. 7. Não são permitidas anulações de refeições no próprio dia. 8. No início do ano civil pode ser fornecido pelos serviços Administrativos, quando solicitado, um documento das despesas de Educação realizadas na Escola (Refeitório, Papelaria, Reprografia, Centro de Recursos e Secretaria) para efeitos de IRS. 9. Para terem acesso aos serviços, os alunos terão obrigatoriamente de passar os cartões numa das bandas magnéticas situadas na entrada da Escola. Este ato constituirá a única forma de ativar diariamente os cartões e viabilizar a utilização do cartão nos diferentes serviços disponibilizados. Artigo 4º Utilização do cartão magnético para controlo das entradas e saídas 1. A utilização do cartão magnético é de uso obrigatório para todos os alunos.
2. O aluno deve mostrar o seu cartão magnético a qualquer membro do pessoal docente ou não docente, sempre que tal lhe seja solicitado. 3. O controlo das entradas e saídas dos alunos é feito na Portaria através da passagem do cartão pelo leitor ali instalado. 4. O cartão vai funcionar como mecanismo para controlar da assiduidade de funcionários não docentes. Sempre que os funcionários não docentes entrarem ou saírem da escola passam o cartão no leitor de banda magnética que se encontra na portaria. Artigo 5º Cartão de visitante 1. O cartão de visitante permite a aquisição de produtos ou serviços, sem recurso ao cartão magnético pessoal, na Papelaria, Cantina e bar. 2. Este cartão permite colmatar a eventual falta de cartão de qualquer utente. 3. O cartão de visitante pode também ser utilizado pelos encarregados de educação deste Agrupamento e por outras pessoas, devidamente autorizadas pela Direção. Artigo 6º Disposições Finais 1. Os casos não previstos no presente regulamento e as dúvidas resultantes da sua aplicação serão resolvidos pela Direção, na sequência da análise das situações em concreto e no respeito pelas competências previstas na lei e no presente Regulamento. O Presidente do Conselho Administrativo