GRUPO 2 TIPO A BIO. 1 BIOLOGIA Questões 01 a 06 01. Uma criança, proveniente de uma região indígena, foi levada a um posto de saúde com quadro sugestivo de desnutrição. Os resultados dos exames confirmaram a suspeita e a criança foi internada para tratamento. Este problema afeta parte da população brasileira e envolve questões diversas. Dentro desse contexto, resolva os seguintes itens: A) O edema generalizado, muitas vezes acompanhado de ascite, também conhecido como barriga d água, é o sintoma ou sinal mais característico de crianças com grave desnutrição. Explique por que isso ocorre. B) Crianças desnutridas geralmente são mais suscetíveis a infecções causadas por vírus e bactérias. Por quê? C) Anemia e verminoses são dois outros problemas comuns que afetam principalmente as crianças que habitam as áreas pobres, o que provoca sérios problemas de saúde. Explique por que há maior ocorrência desses dois problemas nas áreas referidas.
BIO. 2 GRUPO 2 TIPO A 02. O esvaziamento gástrico excessivamente rápido pode levar à formação de uma úlcera duodenal. Já a regurgitação do conteúdo duodenal pode contribuir para a formação das úlceras gástricas. Em relação à afirmação acima, responda: A) A afirmação é verdadeira? Justifique sua resposta. B) Comente o controle hormonal da digestão no estômago e no intestino.
GRUPO 2 TIPO A BIO. 3 03. As florestas tropicais úmidas concentram cerca de 70% das espécies vegetais e animais da terra. A partir dessa afirmativa, responda: A) Em que latitudes este bioma (floresta tropical úmida) é predominantemente encontrado e quais são os dois principais fatores climáticos que determinam a distribuição dos diferentes biomas terrrestres no planeta? B) De que forma fatores como a diversidade de solos, topografia e microclima podem ajudar a explicar a grande diversidade de espécies nos trópicos? C) Por que, mesmo dentro das zonas climáticas de alta diversidade como a equatorial e a tropical, as ilhas geralmente possuem, além da grande biodiversidade, um número maior de espécies endêmicas do que as áreas continentais vizinhas?
BIO. 4 GRUPO 2 TIPO A 04. Nos grãos de milho, o gene recessivo e produz endosperma contraído e seu alelo dominante E produz endosperma liso. O gene recessivo i produz endosperma incolor e seu alelo dominante I produz endosperma colorido. Duas plantas homozigotas são cruzadas e produzem a F1 inteira de grãos fenotipicamente lisos e coloridos. As plantas de F1 são cruzadas com plantas birrecessivas e produzem: 149 contraídos e coloridos; 4035 contraídos e incolores; 152 lisos e incolores; 4032 lisos e coloridos. Considere que os genes alelos que condicionam a forma e a cor do endosperma estejam localizados em um mesmo cromossomo. Com base nessa informação e nos dados da tabela, resolva as seguintes questões: A) Qual a distância aproximada entre os dois loci gênicos no cromossomo? (Considere em sua resposta apenas a existência de duas casas decimais, sem arredondamento). B) Quais os genótipos da geração parental e da F1? C) Como podem ser representados, no cromossomo, os alelos dos indivíduos da geração F1?
GRUPO 2 TIPO A BIO. 5 05. A dengue, juntamente com a malária, é uma das duas mais importantes doenças transmitidas por vetores na atualidade. Os casos de dengue são contabilizados aos milhões a cada ano. Estima-se que cerca de 2/5 da população mundial esteja exposta ao risco de contrair dengue. Além disso, estima-se que cerca de 2,7 milhões de pessoas, a maioria crianças, morrem de malária anualmente e que mais de 2 bilhões de pessoas estariam expostas ao risco de adquirir a doença em todo o mundo. No Brasil, ainda que o número de óbitos não seja expressivo, há décadas que o número de casos se conta às centenas de milhares. Com base nessas informações, resolva: A) Qual a morfologia e classificação dos agentes transmissores? B) Cite um sintoma comum entre essas duas doenças. C) Qual o tratamento para essas doenças?
BIO. 6 GRUPO 2 TIPO A 06. O tecido conjuntivo sanguíneo é extremamente importante no que se refere tanto ao transporte de nutrientes, metabólitos e gases (trocas gasosas) quanto à defesa do nosso organismo. Sobre o sangue, resolva os itens abaixo: A) Os neutrófilos são os glóbulos brancos (leucócitos) mais abundantes no nosso sangue. Cite duas características morfológicas que nos permitam reconhecer esta célula em um esfregaço sanguíneo. B) Especialmente na estação chuvosa, os exames de sangue laboratoriais dos estudantes de Ouro Preto apontam altos níveis de leucócitos do tipo basófilo e eosinófilo. Responda o que este resultado indica sobre o estado de saúde desses estudantes? C) Explique por que alguns tipos de macrófagos ficam estrategicamente posicionados na pele, nos alvéolos pulmonares e no tubo digestivo.