44 Banco de Questões GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4. a edição Paulo Roberto Moraes BANCO DE QUESTÕES 11 1945: início de uma nova era 1. (UFC CE) A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo. I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico. II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados. III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa. Assinale a alternativa correta. a) Apenas I é verdadeira. b) Apenas III é verdadeira. c) Apenas I e II são verdadeiras. d) Apenas II e III são verdadeiras. e) I, II e III são verdadeiras. 2. (UFG GO) Nas últimas décadas do século XX, a intensificação do uso de alta tecnologia induziu uma nova lógica de localização industrial. Os atuais espaços industriais caracterizam-se pela capacidade organizacional e tecnológica de distribuir o processo produtivo em diferentes localidades. A espacialização do processo produtivo revela que a) os atuais espaços industriais, espalhados pelo globo, utilizam muita força de trabalho qualificada e poucos trabalhadores semiqualificados. b) as novas indústrias foram instaladas considerando-se a abundância de mão de obra e a proximidade do mercado consumidor. c) as empresas instalaram unidades produtivas em alguns países de industrialização tardia, incentivadas pela política de substituição de importações. d) a criação de espaços industriais, nos países do Terceiro Mundo, foi promovida pelas políticas estatais de incentivo ao consumo dos países centrais. e) os novos espaços industriais organizam-se em torno de fluxos de informação que reúnem e distribuem, ao mesmo tempo, as fases da produção.
Banco de Questões 45 3. (UFRN) A economia pós-industrial, que caracteriza as duas últimas décadas do séc. XX, ameaça reverter as conquistas sindicais que foram alcançadas, especialmente na Europa Ocidental, durante as décadas de forte crescimento econômico do pós-segunda Guerra Mundial. Isso se deve à a) flexibilização da legislação trabalhista, mediante a ampliação dos empregos temporários, como resultado das lutas sindicais. b) produção do desemprego estrutural, em virtude da maior participação do setor secundário na economia. c) flexibilização das relações de trabalho e à diminuição dos custos de produção, as quais decorrem da reorganização da produção. d) busca de estratégias para redução de custos fixos, destacando os encargos trabalhistas e a manutenção de hierarquias no emprego industrial. 4. (UFAL) As afirmativas a seguir referem-se a um importante tema abordado pela Geografia Humana, especialmente pela Geografia Política, que é o socialismo. Analise-as. (1) Como resultado das transformações provocadas pela Revolução Russa de 1917, a existência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas passou a ser um dos elementos decisivos do quadro político e social estabelecido por quase todo o século XX, sobretudo na Europa do pós-guerra. (2) Empregou-se a expressão socialismo para designar, de forma genérica, um conjunto de teorias socioeconômicas, de ideologias e políticas que postulavam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. (3) A URSS emergiu, após a Segunda Guerra Mundial, como uma das duas grandes superpotências mundiais acarretando, por conseguinte, a divisão do mundo em dois polos distintos e antagônicos. (4) A Perestroika, como um programa de reformas radicais imposto pelos países capitalistas, sobretudo os da Europa Ocidental, acelerou, na URSS, a democratização do regime político, levando à desagregação do antigo mecanismo de planejamento estatal. Está(ão) correta(s): a) 1 apenas. b) 1 e 4 apenas. c) 2 e 4 apenas. d) 1, 2 e 3 apenas. e) 1, 2, 3 e 4. 5. (UNEAL) Esse era um dos cenários do mundo no pós-guerra: uma bipolarização maniqueísta entre Estados Unidos e União Soviética, que definiria a guerra fria. Sobre o processo apresentado, é correto afirmar que CAMPOS, F. de; MIRANDA R. G. Oficina de História: História integrada. a) a Alemanha e a Inglaterra, com suas armas nucleares, dividiram o mundo em dois blocos: o capitalista e o socialista, sendo inevitável o confronto bélico entre os blocos. b) os Estados Unidos e a União Soviética tinham a tecnologia da bomba atômica, condição que transformou completamente as relações bélicas entre as duas potências. c) o clima de Guerra Fria não contaminou todas as relações internacionais, pois parte da Europa ocidental não se envolveu com as superpotências e manteve-se neutra.
46 Banco de Questões d) os Estados Unidos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ajudaram a Alemanha a destruir o muro de Berlim, na tentativa de tornar o país um aliado político. e) embora o clima de Guerra Fria tenha amenizado nos últimos vinte anos, esse sistema ainda explica a hegemonia política do Leste Europeu. 6. (UFAL) Após a Segunda Guerra Mundial, a proposta de reconstrução da economia alemã, de acordo com o Plano Marshall, objetivava: a) neutralizar a influência do Kominform sobre os partidos socialistas. b) provocar crises políticas e rebeliões sociais na Europa Ocidental. c) garantir o equilíbrio europeu com o fortalecimento do novo Estado alemão. d) liberar a economia americana da crise de superprodução de alimentos. e) impedir o desdobramento da Alemanha em duas nações, conforme proposta em Yale. 7. (UERJ) Falamos a todo momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado, explorado, desprezado como o Terceiro Estado, deseja também ser alguma coisa. ALFRED SAUVY. Adaptado de: France-Observateur, 14 ago.1952. Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo. No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a crítica da: a) luta pela descolonização. b) expansão do comunismo. c) bipolaridade da Guerra Fria. d) política da Coexistência Pacífica. 8. (UNESP) Leia com atenção os textos a seguir: I. A política internacional do pós-guerra apresenta duas características que a distinguem de todos os períodos anteriores: a universalidade das relações entre Estados e a bipolarização do poder planetário. A universalidade das relações entre Estados é fruto da desagregação definitiva dos impérios coloniais. A descolonização da Ásia e da África, que se iniciara no entreguerras, praticamente se completa na década de 60. O aparecimento de dezenas de novos países independentes cria, pela primeira vez, uma diplomacia efetivamente mundial. II. A bipolarização do poder planetário é resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potências e da emergência de duas superpotências capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados. III. Comandando direta ou indiretamente dezenas de Estados abrigados em suas áreas de influência, as superpotências encetam uma disputa pela hegemonia mundial que tem repercussões nos planos político, econômico e propagandístico. (...) A diplomacia contemporânea se desenvolve em circunstâncias sem precedentes. Raras vezes existiu base menor de entendimento entre as grandes potências, mas tampouco jamais foi tão coibido o uso da força. MAGNOLI, D. O Mundo Contemporâneo, Relações Internacionais 1945 a 2000. São Paulo: Moderna, 2002. Adaptado.
Banco de Questões 47 Os textos referem-se, respectivamente, a: a) I. Organização das Nações Unidas (ONU); II. Inglaterra e França; III. Doutrina Monroe. b) I. Organização das Nações Unidas (ONU); II. Estados Unidos e a União Soviética; III. Guerra Fria. c) I. Organização dos Estados Americanos (OEA); II. Reino Unido e Japão; III. Plano Marshall. d) I. União Europeia; II. Canadá e EUA; III. Doutrina Truman. e) I. Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); II. Alemanha e França; III. Conferência de Potsdam. 9. (UFSC) Em novembro de 2009, comemorou-se de várias formas os 20 anos da queda do muro de Berlim. Em relação a esse tema, é CORRETO afirmar que: (01) tratava-se de uma divisão simbólica entre dois blocos ideológicos, o socialismo e o capitalismo, separados por uma profunda e irreconciliável divisão no campo das ideias, comparada, por isso, a um muro. (02) o muro de Berlim foi levantado na capital alemã por determinação de Adolf Hitler, como demonstração de força do nazismo, para separar os judeus dos alemães. (04) foi construído por determinação das forças que compunham a OTAN, especialmente a Alemanha Oriental, tendo sido um resultado da Guerra Fria. (08) a queda do muro de Berlim foi uma necessidade que se impôs frente à nova configuração econômica da Europa, isto é, à constituição de um bloco de países que adotou o euro como moeda comum. (16) a sua construção foi motivada para conter a emigração de alemães orientais, em grande número, para o lado capitalista, especialmente de trabalhadores com alta qualificação profissional. (32) considerando que as potências aliadas na Segunda Guerra Mundial decidiram dividir a Alemanha em quatro zonas de influência (norte-americana, soviética, inglesa e francesa), a queda do muro foi uma consequência inevitável. (64) o muro de Berlim dividiu a capital da Alemanha em área comunista e área capitalista, cabendo aos cidadãos decidirem em qual dos lados se estabelecer. 10. (UEPB) Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da Segunda Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do muro de Berlim, pode-se afirmar: I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética. II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países.
48 Banco de Questões III. Países como a Coreia e o Vietnã tiveram seus territórios divididos por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhados respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-união Soviética. IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo. Estão corretas APENAS as proposições: a) II e IV. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) I e III. e) I, II e IV.