A expansão da consciência: objetivo daqueles que trilham a senda espiritual, i. é, dos que pelo livre arbítrio procurar acelerar o seu processo evolucional (espiritual). "A maior ilusão do Ser Humano é a de ter limites"! Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br Link PALESTRA PÚBLICA 24 horas ONLINE
A origem da Ciência das Idades A Ciência das Idades é um conhecimento sagrado, alicerce onde se apóiam todos os movimentos religiosos e filosóficos da humanidade em todos os tempos.
A palavra Consciência é usada, geralmente, no sentido dado pelo Oxford English Dictionary: capacidade de reconhecer as coisas como fora de si próprio. Isso implica o poder de observar a diferença entre si e o objeto do qual se está consciente. Esse é o início da fase na qual o Eu que observa torna-se consciente de si próprio, também como observador.
O primeiro estágio aplica-se aos animais com certeza, porém é duvidoso que se aplique a criaturas de nível mais baixo. O segundo estágio é, essencialmente, o de um ser humano bastante sofisticado. A expansão da consciência é o objetivo daqueles que trilham a senda espiritual, isto é, aqueles que pelo livre arbítrio procurar acelerar o seu processo evolucional(espiritual).
A evolução se constitui na passagem da inconsciência para a verdadeira consciência, para a consciência real, a consciência do Si. "A maior ilusão do Ser Humano é a de ter limites"!
O ser humano, de um modo geral, não se conhece completamente. Não tem maiores conhecimentos como é o mecanismo de sentir ou de pensar, muito menos, onde se localiza a sede das emoções e do mental. Em suma, não conhece a si mesmo nem o que já foi desenvolvido nele e o que está funcionando.
Devendo, portanto, caminhar por esse universo em que ele habita procurando, então, entender a sua correlação consigo mesmo fazendo jus a frase: Conhece-te a ti mesmo e conheceras o universo e os Deuses".
Seu corpo é constituído de um todo ou unidade que é ele próprio e se manifesta com três características: a) o espírito que é a sua parte pensante, b) a alma, seu sentimento, emoção, e c) o corpo físico, sua estrutura biológica.
As religiões, em geral, concebem o homem como uma dualidade: espírito e matéria. A Alma, como veículo intermediário, representa para elas a ligação plástica entre o corpo físico e o corpo espiritual. Vejamos, agora, o ser humano com a sua constituição sétupla cuja natureza faz parte dos planos cósmicos. Estas sete vestes ou corpos são classificados do mais sutil até o mais denso como:
7 - Atmã 6 Budhi - Intuição 5 - Mental Abstrato 4 - Mental Concreto 3 - Astral Ou Emocional 2 - Duplo Etérico 1 Físico
Desses sete veículos podemos considerar os quatro primeiros, a personalidade, isto é, o corpo físico, duplo etérico, astral e mental concreto e os três superiores, o mental abstrato, Budhi e atmâ, a individualidade ou Ego Superior.
Todas essas vestes são veículos que se interpenetram em perfeita simbiose, não havendo separação entre uma e outra, apenas fazendo-se essa segmentação para fins didáticos.
Esses veículos, como os planos do universo, são adensamentos de uma mesma energia que gradativamente vai diminuindo a sua vibração até tornar-se possível à freqüência dos olhos humanos, cuja capacidade visual é limitada ao número mais baixo de vibrações por minuto.
Por isso, ainda a dificuldade de se provar, cientificamente falando, qualquer coisa que se refira aos planos mais sutis, pois só temos essa consciência percebendo e sentindo com a nossa sensibilidade superior. A Física Quântica já deu grande passo nesse sentido.
No caminhar da evolução, o ser humano conseguiu chegar ao nível consciente no mental concreto, o mental pensante comparativo, a tônica da humanidade atual. Daí as grandes invenções e a tecnologia já empregada em larga escala. Aqueles que querem se adiantar nesse processo evolutivo deverão conhecer os seus veículos ainda não desenvolvidos.
Embora já esteja em pleno uso os quatro veículos mais densos que formam a personalidade, ainda não há domínio das funções específicas de cada um. Entre todos eles, a atual humanidade só conhece o corpo físico, externo, mais denso, assim mesmo, somente aqueles que se interessam em ir mais além.
No corpo físico encontra-se os sistemas: ósseo, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, glandular e digestivo, etc. Esses sistemas são orientados ou dirigidos por uma consciência chamada de Consciência Física através de suas várias particularidades desde as células e em cada órgãos e vísceras. Ela nos permite, através da sensação, tomar contato com o mundo exterior.
O duplo etérico é constituído de matéria etérica, um pouco mais sutil que o físico e envolve inteiramente todas as células, formando o seu duplo, excedendo-a em alguns milímetros. Este corpo possui duas importantes funções: a Faz a ligação entre o corpo físico e o corpo astral. b - Recebe e distribui a energia por todo o corpo físico.
O Corpo físico sem essa energia não teria forma, seria um aglomerado de células sem forma definida. Esse corpo é a responsável pela agregação e pelo formato que possui cada segmento do corpo, originando sua anatomia.
Esse processo de colher a energia do prana (energia vital) e distribuí-la pelo organismo é feita através dos chákras, do sânscrito, roda. Esses chákras são parecidos à flor corola e tem as suas pétalas voltadas para o exterior e o pedúnculo perpassa pelo órgão correspondente e, em seguida, é preso a coluna vertebral.
Cada um deles tem variações de energias, por isso são chamadas de pétalas, e além de cores específicas, girando em sentido horário.
O corpo ou veículo astral, em sânscrito, kama, significa desejo, manifesta, justamente, a parte afetiva do homem. É veículo das sensações, prazer e dor. É visto pelo vidente com contornos definidos e sua coloração sofre variações de acordo com os sentimentos e/ou pensamentos do seu gerador.
O mental concreto, mental discursivo ou discriminativo, é o veículo que estabelece diferença e discrimina as sensações. Ele estabelece comparações das impressões já existentes ou arquivadas com as atuais, tirando suas conclusões, também chamado de raciocínio. A atual humanidade encontra-se no estágio de assimilação, aperfeiçoamento e desenvolvimento deste veículo.
O veículo mental abstrato ainda em formação, está sendo desenvolvido, e está programado para a próxima raçamãe. É por seu intermédio que concebemos todas as idéias abstratas.
Budhi ou Intuitivo caracteriza-se pelo conhecimento intuitivo, direto, o conhecimento global, cósmico, mas sintético sobre determinadas coisas, o que coincide sobre o que a moderna psicologia chama de intuição.
Atmâ, na realidade, não constitui um veículo. É a própria Centelha na Chama que desce da chama pelo fio mais sutil de fohat. É o próprio Ego Divino também chamado de um raio de Surya, o sol, que desce aos planos mais densos da matéria para adquirir consciência e, para isso, reveste-se de veículos, de capas de energia originadas dos planos cósmicos.
A Individualidade é formada pela Tríade Superior, o Ego Superior, o Espírito, E esta é regida pelo Princípio Maior, o Eu Superior. Por isso Jesus, o Cristo já dizia que não se podia ir ao Pai a não ser por Ele, o Princípio Crístico.
Não devemos perder de vista, vamos repetir, que os corpos ou veículos não são independentes ou separados como os órgãos dentro do ser humano. Eles compõem um todo, pois, como são de freqüências vibratórias diferentes, interpenetrando uns aos outros.
O evoluir consiste em trazer o Ego Superior, o Triângulo Superior para dentro da Personalidade, o mundo da forma, fazendo com que esta conceba a Consciência Superior e com ela se incorpore na mais sublime de todas as simbioses, ou seja, assimilar e vivenciar o conhecimento, a sabedoria, e executá-lo de maneira prática, justa e perfeita.
Portanto, não é abafar os desejos e limitar a nossa personalidade, mas sim sublimar os sentidos e as emoções até que fiquem afinados e transparentes para que sirvam de espelhos à divindade ou o Eu superior, a nossa individualidade.
Nos verdadeiros colégios iniciáticos para evitar-se choques emocionais que prejudiquem a evolução do discípulo, os ensinamentos são feitos pelo próprio Mestre sem interferência de outra pessoa. Ele recebe orientação direta para os seus primeiros passos, depois, segue sua jornada sozinho, pois somente ele é capaz de saber o que é necessário para sublimar as suas mazelas.
Segue ele aprendendo, assimilando as coisas através dos sentidos, ou seja, de acordo com a vida que leva, colhendo boa quantidade de experiências.
No decorrer do processo evolutivo, o Mental Concreto se afiniza com o corpo Mental Abstrato, o Astral se funde em Budhi (intuição) e o Crístico ou Atmã vai se associar ao corpo físico-vital. Assim os fatores moleculares do discípulo vão se transmudando, a cada 7 anos.
Se o Discípulo não se apegar à forma, a personalidades, paulatinamente, vai trazendo para dentro de si a Vida Universal, vai burilando a vida-energia. Passa a vibrar na mesma natureza do Ego Superior, resultando, daí a materialização do Espírito e a divinização da matéria, conscientemente.
O Corpo Causal é o grande catalisador das experiências obtidas pelo ser humano, filtrando tudo que não possa oferecer-lhe ligação com a Consciência Superior.
A grande heresia consiste em nunca se ter esclarecido às humanas criaturas que ela faz parte da vida, da natureza e do universo, e que ela e o Pai são um só. Por isso é que se diz: o que está dentro de cada um é maior do que tudo o que está no mundo. Portanto, aí está o motivo do grande atraso evolucional pelo qual passa a grande massa humana.
A Personalidade tem em potencial a Individualidade dentro de si, e o seu desenvolvimento e a conscientização da Personalidade permite ao discípulo evoluir ou aumentar a Centelha Divina dentro de si, por isso se diz que a pessoa se iluminou. É como ligar os pólos positivo e negativo em uma lâmpada, resultando daí a luz.
Sistemas Fisiológicos e Estados Emocionais O homem possui em si a estrutura das quatro naturezas já realizadas: O mineral, o vegetal, o animal e o hominal, sendo esta, ainda em fase de aprimoramento.
O elemento Terra corresponde ao Sistema Ósseo; a Água, ao Circulatório; o Fogo, ao Digestivo; o Ar, ao Respiratório e o Éter, ao Sistema Glandular, o 5º Elemento. Esses elementos em forma de energias são captados pelos chákras tendo com sedes os plexos do corpo humano.
Essas forças elementais aí se apresentam como elementos ligados ou encadeados e que em simbiose com o ser humano recebe diretamente suas influências, e com isso facultar-lhes melhor aprimoramento. Cont....
A origem da Ciência das Idades A Sociedade Brasileira de Eubiose É uma instituição de caráter cultural e espiritualista que tem como objetivo o aprimoramento físico, psíquico, mental e espiritual do ser humano. É uma escola de Iniciação Mental e Espiritual aberta a todos que queiram aperfeiçoar-se no campo da Sabedoria Iniciática das Idades e evoluir de forma consciente.
Ciência das Idades A Iniciação do Prof. Henrique José de Souza foi, ainda, superior à dita Mayêutica, Maya-Budista das Iniciações antigas, porque não iniciou, apenas, filósofos, eruditos, teólogos, cientistas, pedagogos, mas, também, pessoas humildes. Ensinou, sim, a homens de todas as classes, de todos os níveis de cultura, de sentimento, de evolução.
Ciência das Idades A Iniciação do Prof. Henrique José de Souza tem por fim colocar o Discípulo num estado de equilíbrio entre EU INTERNO e o ambiente exterior, com o qual é obrigado a se chocar a todos os instantes da vida. O Templo não é lugar de religião e, sim, de Realização.
Sociedade Brasileira de Eubiose A Liberdade Interior Eubiose (a Ciência da Vida) é um plano universal de evolução que segue três caminhos: Desenvolve a Emoção pela Educação, a Inteligência pela Instrução e a Vontade pelo Trabalho, em busca do seu Deus Interior. Mantém vários Departamentos nas principais Cidade e ainda Curso por Correspondência.
Estamos Conectados F i m Prestigiem Portal de Aquário www.portaldeaquario.com.br