Os místicos orientais nos falam no Círculo das Almas Perfeitas Aquele que busca o caminho da iniciação deve tornar-se um livrepensador. O Caminho Direto, caminho mais fino que o fio da navalha, Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br Link PALESTRA PÚBLICA 24 horas ONLINE
Aquele que busca o caminho da iniciação deve tornar-se um livre-pensador. Não deve ter nenhum tipo de preconceito e deve buscar, por seus próprios esforços, o entendimento da Verdade.
Porém, para esta busca, é necessário que esteja ligado a uma escola de Iniciação séria, que o oriente sobre os passos a seguir, evitando-se, assim, os perigos a que se expõem os que tentam trilhar essa vereda sozinhos.
Além disso, os que sabem as coisas secretas falam veladamente na Comunhão das Almas Santas (ou na Comunhão dos Santos, como diz a Igreja Católica, servindo de eco a um conhecimento mais antigo, cujo sentido verdadeiro lhe escapa completamente).
Isto significa que cada Aspirante à Verdade que tenta o Caminho Direto, caminho mais fino que o fio da navalha, precisa se apoiar numa força criada, através dos séculos, pelos seus inumeráveis predecessores nessa vereda difícil.
Essa força criada significa que cada homem que se faz Mestre Perfeito deixa no ambiente terreno o resultado de seus tremendos e perseverantes esforços, como um Poder Espiritual Consciente.
Este poder se une aos dos demais irmãos de todas as épocas, como verdadeira torrente espiritual dirigida para um determinado sentido, constituindo o Poder Espiritual de uma série de Seres que se sucederam ininterruptamente como Mestre e Discípulo, o que constitui o elemento fundamental de todas as iniciações.
O auxílio do Mestre ao Discípulo é uma verdadeira transferência desta torrente Espiritual, quando lhe confere determinada iniciação.
Os místicos orientais nos falam no Círculo das Almas Perfeitas, com as quais os candidatos à Iniciação entram em sintonia, obtendo proteção e auxílio em suas lutas árduas e cheias de perigo.
Isto não significa nenhuma cerimônia de evocação de almas de seres falecidos, mas a elevação do Aspirante em nível elevadíssimo das esferas espirituais onde gravitam estas Almas (o aspirante eleva seu nível de vibração, sintonizando-se com níveis espirituais mais elevados).
No entanto, a humanidade, na sua inconsciência, também gera um poder incomensurável, formado pelas suas ações, seus pensamentos, palavras e paixões de ordem inferior (desse poder se servem os magos negros, em suas atuações prejudiciais).
Além disso, esse poder, formado pela coletividade, pelos seus impulsos contrários à Lei, também tem uma consciência constituída pelos múltiplos agregados das ações nocivas dos homens em todos os planos de sua atividade; é o tão falado Guardião do Umbral, uma potestade que tenta atrapalhar a evolução do aspirante, potestade que o aspirante deve vencer.
Como o discípulo, durante milênios sem conta, concorreu mais para esse poder do que para a Torrente Espiritual da Boa Lei, é evidente que fica mais ligado a ele pelos poderosos laços das más ações que praticou do que pelas suas vagas aspirações ao Bem Supremo que caracteriza o outro pólo. É este o motivo pelo qual se torna difícil ao homem libertar-se da suserania (poder) do Guardião do Umbral.
É nessa libertação preliminar que se resumem as provas Iniciáticas a que é submetido o discípulo. Assim, tendo o Poder Espiritual da Tradição a que se filiou, apenas por apoio, o discípulo deve cortar, um por um, todos os laços que o prendiam ao Egrégora Negro (Contrário à Lei).
Do choque que estabelece com o Guardião do Umbral, todas as más qualidades afloram ao campo consciente do discípulo, do mesmo modo que o contato com a Torrente Espiritual faz desabrochar as sementes do bem, que nele porventura existam, despertando, assim, as duas tendências que se defrontam e se digladiam até que uma delas sucumba.
Por isso, por seus próprios esforços, o discípulo escolhe o caminho da direita ou da esquerda. Segundo o ocultismo, a iniciação é um processo oculto de instrução que visa à rápida evolução do discípulo através do aprimoramento do caráter e da cultura, onde a educação é gradual e composta de ensinamentos ocultos, que advêm da Sabedoria Iniciática das Idades e de ensinamentos recebidos diretamente de Mestres e Iniciados.
Frente a estes ensinamentos, o discípulo não deve rejeitar (ter preconceito) e nem aceitar nada cegamente. O ideal seria que o discípulo raciocinasse, tônica do grau Manu, procurando compreender/comprovar os ensinamentos, por meio de uma identificação, ao mesmo tempo, racional e intuitiva. Para isso, a melhor maneira seria utilizar a prática da meditação (me-ditar, ditar a mim).
Iniciação é a busca da Verdade, e a Verdadeira Iniciação é aquela que obriga o homem a descobrir a Verdade por si mesmo, Verdade esta que não pode ser dada, vendida ou transferida, mas que deve ser conquistada.
Existem cinco tipos de pessoas que procuram a iniciação: 1 º. ) a curiosa: procura matar sua curiosidade e, como todo o processo é oculto, desiste; 2 º. ) a cética: duvida de tudo, até de seu ceticismo, ficando, assim, perdida; 3 º. ) a indiferente: chega à iniciação por causa de outros, e como tanto faz, sai como entrou;
4 º. ) a fanática: é a pior, porque continua na iniciação, de onde tira poderosos alimentos para seu fanatismo que a afasta da realidade iniciática; 5 º. ) a que busca a verdade: é a que realmente pode tornar-se iniciada nos mistérios menores, ligados à evolução da humanidade, e nos maiores, ligados às Hierarquias Espirituais, na razão dos 56 arcanos menores e dos 22 arcanos maiores do Tarô.
O processo iniciático trabalha no interior de cada um, visando à transformação da vidaenergia externa em vida-consciência interna. O corpo físico é o suporte, a alma a sede e o espírito o objetivo da evolução. A mente é a ferramenta usada para abrir as barreiras da evolução: nossa ignorância, nosso egoísmo, nossos dogmas e nossos apegos. A transformação real ocorre na alma pela ação do nosso mental. Iniciação é a transformação de nidânas em skandas.
Nidânas(tendências negativas) são forças vivas que não devem ser enfrentadas diretamente sem o devido preparo mas, transformadas em skandas(tendências positivas) pelo processo iniciático. Preguiça, tentações inferiores e vícios são exemplos de nidânas, que, em muitos casos, se enfrentadas diretamente, podem voltar diferentes e mais potentes.
Para vencê-las, é necessário haver uma transformação interna (descondicionamento e conscientização) ou melhor, despertar uma skanda. Nesse sentido, a prática da meditação, que é uma forma analógica de pensar, tônica do grau Manu, é fundamental.
A mística contemplativa, isoladamente, não leva à Verdade. A devoção pode tornar o homem um Santo, porém ignorante dos mundos espirituais, e, mesmo conseguindo chegar aos mesmos não os entende plenamente. Os Santos não mudaram o mundo, quem realmente o mudou foram os filósofos. Jesus, o Cristo, era Santo e Filósofo, o que o diferencia de todos os homens santos.
O discípulo deve buscar o equilíbrio entre mente e emoção, conduzindo a sua transformação mentalmente, não importando a sua profissão ou escolaridade, pois todos têm o mesmo potencial para a iniciação.
A Tríplice Iniciação Eubiótica A iniciação eubiótica, ensinada pelo Professor Henrique José de Souza, é conhecida como Tríplice Iniciação, porque se apóia em três bases principais (Mente, Emoção, Vontade) apresentadas, a seguir, juntamente com outros aspectos trinos.
TRÍPLICE INICIAÇÃO EUBIÓTICA Iniciações Indireta Direta Real Bases Mente Emoção Vontade Situações Escola Teatro Templo Virtudes Paciência Humildade Perseverança Posições Analogista Eclético ou Sincretista Harmonista Etapas Transformação Superação Metástase
INICIAÇÕES Como vimos acima, existem três tipos de iniciação: a indireta, a direta e a real. Indireta: é a iniciação que se processa pela própria vida, onde o homem se depara, alternadamente, com sofrimento e felicidade, gerados pelos erros e acertos. É a mais sofrida e à qual a humanidade está sujeita. Todos estão se iniciando ao longo dos ciclos de reencarnação, para atingir o padrão evolutivo exigido no final do quarto reino hominal.
Direta: é a que ocorre num colégio iniciático, onde o discípulo interpreta os ensinamentos segundo sua própria capacidade. É também chamada Iniciação Simbólica, porque nela são apresentados os símbolos utilizados nos graus e conhecimentos ocultos. A instrução, juntamente com as iogas, mantras e rituais, gradativamente aumentam o grau de consciência e capacitam o discípulo para entender a linguagem simbólica.
Real: é a que ocorre quando o discípulo penetra e decifra os símbolos, deparandose, assim, com a verdade. A meditação constante nos símbolos iniciáticos é, portanto, a chave que abre a porta da verdade.
O nosso Colégio Iniciático considera três bases que sintetizam todo o trabalho que o discípulo deve executar para chegar ao encontro do portal, que dá entrada tanto aos mundos superiores como à sua própria realidade (a manifestação do Mestre Interior). As três bases são: Mente- Emoção-Vontade, representadas como três vértices do triângulo eubiótico. VONTADE MENTE EMOÇÃO
A consciência do homem comum está mais ligada ao seu corpo físico e sua vida está regulada pelo pensar-sentir-querer. Estas três funções, uma está sempre associada a outra. O pensar estimula uma função do querer ou sentir. O sentir estimula pensar ou querer; e, o querer estimula pensar ou sentir. Normalmente essas funções estão embaralhadas no homem comum e ele não sabe se quer porque pensa ou sente, se sente porque quer ou pensa, e se pensa porque sente ou quer.
A iniciação visa separá-las num primeiro momento, a fim de serem estudadas e conhecidas (serem melhor percebidas); para, numa segunda fase, serem trabalhadas e dominadas. Visa-se, assim, ao equilíbrio das três funções para fortalecimento das três bases do processo iniciático, ou seja: mente, emoção e vontade.v
A Sociedade Brasileira de Eubiose É uma instituição de caráter cultural e espiritualista que tem como objetivo o aprimoramento físico, psíquico, mental e espiritual do ser humano. É uma escola de Iniciação Mental e Espiritual aberta todos que queiram aperfeiçoar-se no campo da Sabedoria Iniciática das Idades e evoluir de forma consciente.
Ciência das Idades A Iniciação do Prof. Henrique José de Souza foi, ainda, superior à dita Mayêutica, Maya-Budista das Iniciações antigas, porque não iniciou, apenas, filósofos, eruditos, teólogos, cientistas, pedagogos, mas, também, pessoas humildes. Ensinou, sim, a homens de todas as classes, de todos os níveis de cultura, de sentimento, de evolução.
Ciência das Idades A Iniciação do Prof. Henrique José de Souza tem por fim colocar o Discípulo num estado de equilíbrio entre EU INTERNO e o ambiente exterior, com o qual é obrigado a se chocar a todos os instantes da vida. O Templo não é lugar de religião e, sim, de Realização.
Sociedade Brasileira de Eubiose A Liberdade Interior Eubiose (a Ciência da Vida) é um plano universal de evolução que segue três caminhos: Desenvolve a Emoção pela Educação, a Inteligência pela Instrução e a Vontade pelo Trabalho, em busca do seu Deus Interior. Mantém vários Departamentos nas principais Cidade e ainda Curso por Correspondência.
Estamos Conectados F i m Prestigiem Portal de Aquário www.portaldeaquario.com.br