ADAPTAÇÕES DOS SERES VIVOS Professores: Alinne Carin Marcôncio
Observe os seres vivos e seu ambiente Cactus Camelo Aguapé Urso Polar
Para Pensar Poderíamos trocar de ambiente o Camelo e o Urso Polar? O Cactus e o Aguapé? Por que?
A troca de ambiente destes seres vivos não pode ser feita, por que o cactus e o Camelo tem adaptações para sobreviver em um ambiente seco, já o aguapé tem adaptações para viver no ambiente aquático e o Urso Polar no ambiente gelado. ADAPTAÇÕES São as características que tornam os seres vivos capazes de sobreviver em certas condições ambientais.
Vejamos outros exemplos de adaptações: O rato canguru é um pequeno roedor que vive no deserto. Passa o dia escondido, saindo à noite para se alimentar. Suas fezes são secas e seus rins produzem pouca urina, esse animal não produz suor. A raposa do ártico vive em regiões frias. Seu corpo é coberto por pelos longos e uma grossa camada de gordura, isso reduz a perda de calor, contribuindo para manter atemperatura do corpo.
A Água Substância fundamental para a vida, a água é o componente em maior quantidade no corpo de qualquer ser vivo, sendo essencial para sua sobrevivência.
As Plantas em Ambientes Secos As adaptações das plantas neste ambiente permitem absorver e reter água. São elas: Raízes longas que atingem lençóis de água em grandes profundidades; Raízes com muita ramificação para absorver mais água;
Folhas reduzidas ou modificadas d em espinhos ih para evitar a perda de água pela desidratação; Camada de cerasobre as folha para evitar a perda de água; Armazenamento de água em partes da planta como cauleefolhas. lh
Os Animais em Ambientes Secos As adaptações para viver em ambientes secos são: Revestimento impermeável do corpo que evita a perda de água; Menor produção de urina e/ou fezes que também evita a perda de água; Habito de viver em tocas, pois tem mais umidade.
A Temperatura A temperatura varia ao redor da terra, próximo aos polos o ambiente é mais frio que próximo ao equador. Polos Equador Temperatura da Superfície da Terra
Para Pensar Será que a temperaturat varia com a altitude? No alto de uma montanha é mais frio ou mais quente?
Observando a figura concluímos que a temperatura varia com a altitude, ou seja, quanto mais alto estivemos mais baixa é a temperatura. Os ecosssitemas apresentam temperaturas diferentes, pois isso a importância das adaptações dos seres vivos.
A Vida em Ambientes quentes Muitos animais resfriam o corpo por uma adaptação chamada transpiração, quando ocorre a transpiração o corpo resfria pela evaporação do suor. É a eliminação de água do corpo devido ao aumento da temperatura.
Os Animais em Ambientes Frios Para Sobreviver em ambientes muito frios os animais podem apresentar as seguintes adaptações: Grossa camada de gordura em baixo da pele e pelagem (pelos) comprida que retém calor; Hibernação (Sono profundo com diminuição da temperatura corporal e uso da gordura acumulada no corpo como fonte de energia) Migração, que é a mudança para ambientes mais quentes.
Para Sorrir
As Plantas em Ambientes Frios Algumas árvores de locais onde o inverno é rigoroso perdem as folhas e entram em dormência para sobreviver ao frio. É um período no ciclo de vida de um organismo no qual o desenvolvimento é temporariamente suspenso, diminuindo o gasto de energia. Árvore na Primavera Árvore no Verão Árvore no Outono Árvore no Inverno