Orações Subordinadas Adverbiais Finitas Consoante a natureza da relação existente entre a oração subordinada e a subordinante, aquela pode ser: 1. Temporal situa um acontecimento anterior ou posterior ou simultâneo àquilo que está expresso na oração subordinante. Quando chega o Outono, as folhas caem das árvores. 2. Causal indica o motivo que está na origem do processo expresso na subordinante. Vesti o casaco, porque tinha frio. 3. Final indica a intenção (ou a finalidade) que orienta a acção expressa pela subordinante. O João abriu a janela para que entrasse ar fresco na sala. 4. Comparativa estabelece uma comparação, uma relação de modo ou de quantidade entre os factores expressos na subordinante e na subordinada. Criou aquela criança como um pai cria um filho. 5. Condicional indica uma hipótese ou uma condição de que depende a acção expressa na subordinante. A Cristina, se ouvisse a mãe, não faria tantas asneiras. 6. Concessiva indica um facto que poderia opor-se à realização do que está expresso na subordinante. Ainda que se apresse, já não vai chegar a tempo. 7. Consecutiva indica um facto que é consequência da acção, qualidade ou estado expresso na subordinante. Muitas vezes, a oração subordinada consecutiva é anunciada, na subordinante, por tal, tão, tanto O Sr. Neves estava tão doente, que não foi trabalhar.
Não Finitas 1. Infinitivas têm o verbo no infinitivo (impessoal ou pessoal) e correspondem a frases / orações subordinadas adverbiais finitas, nomeadamente temporais, causais, finais, condicionais e concessivas. Antes do jogo começar, a equipa faz o aquecimento. = Antes que comece o jogo A equipa foi aplaudida por ter jogado bem. = porque jogou bem O meu pai levou-me ao jogo, para eu me distrair. = para que eu me distraísse No caso de ter jogado bem, a equipa será aplaudida. = Se tiver jogado bem Mesmo sem a equipa ter praticado muito, a classificação final foi boa. = Embora a equipa não tenha praticado muito 2. Participiais têm o verbo (sem ser verbo auxiliar) no particípio e equivalem a frases / orações subordinadas adverbiais finitas. Acesa a lareira, começámos o serão. 3. Gerundivas têm o verbo no gerúndio e correspondem a frases / orações subordinadas adverbiais finitas. Podem ter ou não sujeito próprio. Esforçando-me, melhorarei as minhas notas. Trabalhando todos, o sucesso é garantido.
1. Completivas Orações Subordinadas Substantivas 1.1. Finitas são introduzidas pelas conjunções subordinativas completivas que e se. Têm normalmente o verbo no modo indicativo, mas, em certos casos, é exigido o modo conjuntivo. Podem exercer as funções sintáticas de: a)sujeito Espanta-me que ele não tenha vindo. É substituível por um grupo nominal A ausência dele espanta-me. b)complemento Direto O boletim meteorológico anuncia que choverá amanhã. É substituível por um grupo nominal - O boletim meteorológico anuncia chuva para amanhã. As pessoas desejam que amanhã esteja sol. Nota: Quando a oração subordinada completiva está dependente de verbos que exprimam desejo, vontade, receio, ordem, o verbo vai para o modo conjuntivo. Perguntei-te se conhecias esta pintura. quem pintou este quadro. que quadro preferias. onde viste o quadro. Nota: As orações subordinadas exigidas por verbos que marcam a interrogação podem ser introduzidas pela conjunção subordinativa completiva se ou por pronomes, determinantes e advérbios interrogativos. c) Complemento preposicional do verbo da subordinante A atitude dele levou a que os companheiros se revoltassem. É substituível pelo grupo nominal esse facto ou pelo pronome isso A atitude dele levou a esse facto / a isso. d) Complemento preposicional de um nome ou de um adjetivo da subordinante Levantou-se a hipótese de que o réu fosse inocente. Há opiniões contrárias a que o horário seja alterado.
1.1. Não Finitas Infinitivas têm o verbo no infinitivo (pessoal ou impessoal). Podem exercer as funções sintáticas de: a)sujeito Causou alegria a equipa ter alcançado uma boa classificação. b)complemento Direto O professor disse para os alunos fazerem um resumo. c) Complemento preposicional do verbo da subordinante O professor esforça-se por motivar os alunos. É substituível pelo pronome demonstrativo isso O professor esforça-se por isso. d) Complemento preposicional de um nome ou de um adjetivo da subordinante Esta máquina é fácil de manejar. A hipótese de ganhar o campeonato foi considerada. 2. Relativas sem antecedente 2.1. Finitas são introduzidas por pronomes relativos usados sem nomes antecedentes aos quais se refiram. Podem desempenhar a função sintática de: a) Sujeito Quem comprou este produto foi enganado. b) Complemento Direto Respeito quem trabalha. c) Complemento Indireto Nem sempre se dá valor a quem o merece. d) Complemento Agente da Passiva O jogo foi ganho por quem teve mais respostas certas.
e) Complemento Preposicional do Verbo da Subordinante Ele precisa de quem o ajude. f) Modificador do verbo da subordinante Ele come a comida onde lhe apetece. 2.2. Não Finitas Infinitivas são introduzidas pelos pronomes relativos que, quem, onde e têm o verbo no infinitivo impessoal. Ele não tem que vestir. Ele já tem com que escrever. Ele procura a quem deixar o cão. Ele sabe onde ir. Orações Subordinadas Adjetivas Introduzidas por um pronome relativo, desempenham a função sintática de modificador do nome. 1. Relativas com antecedente Restritivas exercem a função de modificador restritivo do nome. Não são isoladas por vírgulas e, se retiradas da frase, alteram o sentido da subordinante, pois restringem o significado do antecedente. Os alunos que terminaram o teste podem sair da sala. 2. Relativas com antecedente explicativas exercem a função de modificador apositivo do nome. São isoladas por vírgula, pois, se retiradas da frase, não alteram o sentido da subordinante: apenas acrescentam uma informação relativamente ao antecedente. Os jogadores, que se mostravam confiantes, entraram no campo. Nota: Há alguns casos de relativas com antecedente explicativas em que o pronome ou expressão relativa retoma a oração subordinante: exercem, portanto, a função sintática de modificadores frásicos da subordinante. A criança venceu o concurso, o que deixou os pais orgulhosos.