Resoluções ANP nº 26/15 Regulamenta a comercialização, em áreas urbanas e rurais, e a entrega de recipientes transportáveis de GLP em domicílios de consumidores, em estabelecimentos comerciais e industriais, para consumo próprio, e entre revendedores autorizados pela ANP, por meio de veículos automotores. Superintendência de Abastecimento
CONTEXTO MOTIVAÇÃO Recomendação do Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República em Marília. OBJETIVOS Melhorar a identificação dos revendedores e distribuidores de GLP autorizados pela ANP quando do transporte motorizado terrestre de recipientes transportáveis de GLP para a comercialização em áreas urbanas e rurais, com entrega em domicílio de consumidores, em estabelecimentos comerciais e industriais para consumo próprio ou em outro revendedor autorizado pela ANP. Padronizar os conceitos da Resolução com o Código de Trânsito Brasileiro, a Resolução ANTT nº 420, de 12 de fevereiro de 2004, Resolução CONTRAN nº 273 de 04 de abril de 2008 e a Resolução CONTRAN nº 356 de 02 de agosto de 2010; Garantir a segurança do transporte de recipientes transportáveis de GLP;
LEGISLAÇÃO Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 Institui o Código de Trânsito Brasileiro LEIS Lei nº 12.009, de 29 de julho de 2009 - Regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, mototaxista, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, e motoboy, com o uso de motocicleta, RESOLUÇÃO ANTT Resolução ANTT nº 420, de 12 de fevereiro de 2004 Aprova as Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos.
LEGISLAÇÃO RESOLUÇÕES CONTRAN Resolução CONTRAN nº 273 de 04 de abril de 2008 Regulamenta a utilização de semi-reboques por motocicletas e motonetas, define características, estabelece critérios e dá outras providências. Resolução CONTRAN nº 356 de 02 de agosto de 2010 Estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete) em motocicleta e motoneta, e dá outras providências.
ESCOPO A Resolução aplica-se, apenas, ao veículo com peso bruto total de até 16.000 kg, tais como caminhões, semirreboque, semirreboque par uso exclusivo em motocicletas ou motonetas, caminhonetes dotados de carroçaria aberta, triciclos, motocicletas e motoneta. MOTOCICLETAS E MOTONETAS O transporte de GLP em motocicletas e motonetas só poderá ser feito com o auxílio de side-car ou tracionando semirreboques, do tipo SRM especialmente projetados e para uso exclusivo em motocicletas e motonetas com motor de mais de 120 centímetros cúbicos Resoluções CONTRAN nº 356/10 e nº 273/08
Resolução CONTRAN nº 356/10, abarca apenas o transporte de GLP no veículo motoneta ou motocicleta, não vedando aos demais veículos listados no Código de Trânsito Brasileiro. Semirreboque SR x SRM O side-car, não é considerado um veículo e sim um acessório do veículo motocicleta ou motoneta. Resolução CONTRAN nº 273/08 estabelece que motocicletas e motonetas dotadas de motor com mais de 120 centímetros cúbicos poderão tracionar semirreboques, especialmente projetados e para uso exclusivo desses veículos, devidamente homologados pelo órgão máximo executivo de trânsito da União. SEGURANÇA É vedado o empilhamento de recipientes de GLP em triciclos, motocicletas e motoneta.
SEGURANÇA Os recipientes de GLP somente poderão ser transportados na posição vertical, em todos os veículos, exceto para o P20. CAMINHONETE ABERTA O recipiente P13 poderá ser empilhado caso haja sobre-grades laterais ( camelo ) com fixação através de fitas ou correntes. O recipiente P45 deverá ser transportado na vertical junto ao Santo Antônio ou às sobre-grades laterais ( camelo ) com fixação através de fitas, corrente.
VEÍCULO TRANSPORTADOR O veículo transportador deverá estar identificado com adesivo, Rótulo de Risco e Painel de Segurança, além de portar Ficha de Emergência, Envelope para Transporte, Ficha de Identificação da Empresa e documento fiscal. Observar a Resolução ANTT nº 420/04 COMUNICADO VEÍCULO TRANSPORTADOR A Resolução ANP nº 26/15 não trata da propriedade do veículo que transportará os recipientes transportáveis de GLP, podendo o veículo ser próprio/terceirizado/etc, devendo, entretanto, o produto ser acompanhado por documento fiscal emitido por distribuidor ou revendedor de GLP autorizado pela ANP. Pelo termo vinculado a distribuidor ou revendedor de GLP, constante do art. 9º, entende-se a serviço de distribuidor ou revendedor de GLP autorizado pela ANP.
ADESIVO Disponível do site da ANP Poderá ser preto e branco ou colorido
PONTO FIXO DE VENDA É vedada a utilização do(s) veículo(s) transportador(es) de recipientes transportáveis de GLP como ponto fixo de venda estacionária. Observar, adicionalmente a esta Resolução, as normas federais, estaduais e municipais vigentes para a atividade de transporte de recipientes transportáveis de GLP. IMPORTANTE Os dispositivos da Resolução são passíveis de fiscalização pela ANP, órgãos conveniados, órgãos de trânsito da União dos Estados e dos Municípios, Ministérios Públicos, órgãos de defesa do consumidor, entre outros.
DISPOSIÇÃO TRANSITÓRIA Fica concedido o prazo de até 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data de publicação desta Resolução no Diário Oficial da União, para que os distribuidores e revendedor de GLP, autorizados pela ANP, atendam as suas disposições. 25 de Novembro de 2015
OBRIGADO Superintendência de Abastecimento - SAB