Câmera Interativa para CyberTv Nome do projeto inicial: Visão computacional como possibilidade de interação uma CyberTv Título do protótipo: Tvicam câmera interativa para CyberTv Coordenação: Alexandra Cristina Moreira Caetano (MidiaLab UnB) Equipe de Desenvolvimento: Francisco de Paula Barretto (Analista e Desenvolvedor de Software); ; Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior (Desenvolvedor Software/Integração da Câmera ao Ginga-J); Rodolfo Arruda Santos (Colaborador/Desenvolvedor de Software)
Tvicam Câmera Interativa para CyberTv O protótipo de hardware Tvicam integra a pesquisa prática-teórica sobre uso de visão computacional, por meio de câmera com infravermelho, como possibilidade de interação que culminou no desenvolvimento de API que possa ser utilizada em propostas de interação com a CyberTv (TDI - Tv digital interativa). A utilização de câmera com infravermelho para captação de movimento aumenta a precisão, pois o uso deste dispositivo garante uma melhor definição da imagem e cores, mesmo em ambientes que não se tenha boa iluminação. Com isso o mapeamento da posição do atuador não se vê prejudicado ou influenciado diretamente pela luminosidade do ambiente, como nos casos em que a infravermelho não é utilizado.
Etapas do Desenvolvimento O protótipo da câmera infravermelha foi desenvolvido por Gustavo Antunes para o projeto Câmera Interativa para CyberTv Tvicam. O desenvolvimento do protótipo da câmera, iniciado em Julho/2010, foi dividido em quatro partes distintas: 1. Desenvolvimento esquemático do circuito, 2. Testes físicos no protoboard 3. Projeto da PCI (Placa de Circuitos Integrados) 4. Montagem/finalização do protótipo.
1ª Etapa A primeira etapa do desenvolvimento da câmera representa a construção da esquemática do circuito. Fig. 1 - Esquemática do circuito de alimentação dos leds infravermelho
2ª Etapa Teste fisico da esquemática por meio do uso de placa de prototipação (protoboard) Fig. 2 Materiais utilizados na montagem da esquemática na placa de prototipação.
Fig. 3a Detalhe do circuito montado na placa de prototipação (protoboard) Fig. 3b Circuito montado na placa de prototipação (protoboard)
3ª Etapa Desenvolvimento do projeto da Placa de Circuito Integrado (PCI) Fig. 4a Tela PCB fonte Fig. 4b PCB Fonte
Fig. 5a e 5b Impressão da placa de circuito da fonte
Fig. 6b PCB dos LEDs Fig. 6a Tela do PCB dos LEDs
4ª Etapa Montagem e finalização do protótipo Tvicam Câmera Interativa para CybverTv O circuito de alimentação dos leds infravermelhos funciona alimentado por uma corrente alternada (AC) de 220 Volts que é rebaixada pelo transformador T1 para 9 Volts. Uma vez rebaixada a corrente, os diodos 1N4004 a retificam gerando uma corrente contínua (DC), pulsante, que ao ser filtrada pelo capacitor de 2200µF pode ser rebaixada novamente para 5V DC através dos circuitos integrados (CI) 7805. A partir daí, finalmente, a corrente pode alimentar os leds, sendo os resistores de 220R necessários para limitar a corrente individual de cada led.
Fig. 7a visão geral do lugar da produção Fig. 7b Circuito de alimentação dos LEDs
O protótipo da câmera infravermelha (Figura 8a) desenvolvido para o projeto Câmera Interativa para CyberTv Tvicam - possibilita a captura das imagens mesmo no escuro, por meio da iluminação via leds infravermelhos, que produzem uma luz invisível aos nossos olhos (Figura 8b). Fig. 8a Protótipo da Câmera Fig. 8b Tvicam Montagem final LEDs infravermelhos ligados
Fig. 9 Tvicam câmera e fonte de alimentação (design final)
Fig. 10b Tvicam visão lateral da fonte de alimentação Fig. 10a Tvicam visão superior da fonte de alimentação
Fig. 11b Tvicam Fig. 11a Tvicam visão frontal da câmera com infravermelhos