MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: REFORMA, ADEQUAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA CRECHE CRIANÇA FELIZ LOCAL: BALNEÁRIO ICARAÍ DE IGUAPE 1. Descrição As adequações e ampliações da Creche Criança feliz visam melhorar o atendimento aos pais e crianças ali assistidas. Tornando o edifício mais harmonioso e atender ao aumento das necessidades da comunidade servida por este equipamento urbano. Além dos tratamentos nos ambientes internos, está previsto tratamento ao entorno da edificação. 2. Terreno O terreno da área de intervenção deverá ser nivelado em todas as direções. 3. Demolição As demolições e retiradas serão executadas por pessoal qualificado e com a utilização de equipamentos adequados, inclusive os EPIs, sendo de responsabilidade da contratada a capacitação do pessoal, bem como o fornecimento de toda ferramenta e equipamento necessário para a perfeita execução dos trabalhos. Os materiais retirados devem ser acondicionados em locais definidos que não ofereçam riscos para as pessoas, e que fiquem ali até sua retirada para provável reutilização na obra, ou em local de interesse da prefeitura municipal, exceto as telhas CRFS trapezoidal cobertura 90 cm que serão reutilizadas no mesmo local de onde foram retiradas.
O entulho gerado pelas demolições, a exemplo do material reutilizável, será acondicionado com os mesmo cuidados de segurança. Todo material retirado ou demolido que não for reaproveitado na obra, será retirado pela prefeitura municipal, que se encarregará do destino para reuso. 4. Marcação da Obra A obra deverá ser locada conforme implantação do projeto de arquitetura. A marcação dos eixos deverá ser indicada nos gabaritos e os pontos centrais das sapatas deverão ser marcados com piquetes. 5. Fundações Dadas as características do solo do local e as pequenas cargas que a estrutura irá gerar e às quais se sujeitará, a opção adotada para a fundação é de sapatas isoladas armadas, ligadas entre si por meio de vigas baldrame. Estas sapatas e baldrames serão feitos in loco, com concreto armado com FCk = 20 MPa. Por sobre os baldrames serão assentadas duas fiadas de alvenaria de embasamento e acima uma verga, que receberão impermeabilização nas faces laterais e superior, conforme indicações do fabricante do impermeabilizante. Esta alvenaria será o caminho de passagem para eletrodutos e tubos de água e esgoto, evitando corte das vigas baldrame. 6. Estrutura Na construção a estrutura será composta por vigas, vergas, contra-vergas e pilares de concreto usinado FCk = 25 MPa, armado e laje treliçada mista H=16 cm com enchimento em tijolos cerâmicos. O dimensionamento de todos os itens deve atender à NBR 6118/2007, considerando um concreto com FCk = 25 MPa. As fôrmas dos elementos estruturais serão de pinus, com gravatas a até 15 cm de distância umas das outras. As escoras serão de madeira, espaçadas de 75 cm
para as vigas e de 1,5 m para a laje, esta última com contraventamentos transversal e longitudinal. A laje maciça H = 8,00cm, utilizada para proteção dos vãos das esquadrias será executada com concreto usinado FCk = 25 MPa, armado com malha de resinada para estrutura aparente e escoradas com estroncas de eucalipto à cada 1,00m. Prever onde necessário, tubulação para passagem de eletrodutos ou tubos antes da concretagem, de modo a não haver necessidade de posterior corte do concreto. 7. Fechamento A alvenaria de vedação será de blocos de cerâmicos com espessura conforme projeto para todas as paredes, com juntas variando entre 1,0 e 1,5 cm. Os eletrodutos para energia elétrica e instalações de água e esgoto deverão ser embutidos na alvenaria. Sobre as portas e janelas devem ser executadas vergas e sob as janelas e contravergas armadas preenchidas com graute. 8. Cobertura A estrutura da cobertura será feita terças de vigas 6x16cm de madeira nobre com telhas ondulada 6 mm com tecnologia CRFS fixadas com parafusos de aço inox. Nas circulações e solarium serão feitas coberturas em policarbonato alveolar apoiado em estrutura em aço galvanizado a fogo com pintura anticorrosiva e esmalte sintético a base d água nas conformações indicadas em projeto. 9. Revestimento Sobre a alvenaria será aplicado chapisco rolado, com relação de areia/cimento de 3:1, e emboço desempenado com traço de 1:2:11 de cal e areia e massa branca. No sanitário do berçario e fraldários, após a aplicação do emboço, deverá ser aplicado revestimento cerâmico nas paredes até a altura de 1,60 metros.
As demais paredes devem receber internamente acabamento com massa acrílica. Todas as paredes, internas ou externas, em alvenaria convencional ou em placas cimentícias, deverão ser seladas e receber três demãos de pintura em látex acrílico. A laje deverá receber acabamento em massa acrílica, pintura em látex acrílico. Todos os locais devem ser lixados para receber selador específico para o tipo de material empregado antes de se iniciar a pintura. 10. Pisos O interior da edificação e circulações deverá receber contrapiso em camada de 0,07 metro de concreto, apiloado e nivelado e, sobre esta camada, será feita regularização de 3 cm, após será feito o assentamento dos revestimentos determinados para cada ambiente, conforme projeto arquitetônico. No solarium, sanitário do berçário 2, e hall de entrada será assentado piso cerâmico semiderrapante. No berçário, fraldários e atividades será assentado piso vinilíco de 3,2 mm, para trafego intenso, com impermeabilizante acrílico. 11. Esquadrias As esquadrias serão alumínio na cor bronze e vidro temperado, com dimensões e material definidos no projeto arquitetônico. No fraldário e berçario foram considerados armários laminados fenol melamínico, conforme planilha orçamentária. As divisórias, soleiras, peitoril, pias, bancadas e balcão serão todos em granito. 12. Instalações elétricas A alimentação do sistema elétrico e de telefonia será através das concessionárias responsáveis pela prestação destes serviços e o seu padrão de entrada deve obedecer às especificações das referidas. A quantidade de tomadas, bem como a carga e o método para dimensionamento dos circuitos devem seguir aos requisitos da NBR 5410/2004.
13. Instalações hidráulicas O dimensionamento do sistema de água fria deve ser feito conforme NBR 5626/1998 e o do sistema de coleta de esgotos conforme NBR 8160/1999. Para a água fria serão utilizados tubos em PVC linha marrom e, para o esgoto, tubos da linha leve, todos com bitola conforme o dimensionamento. O sistema de descarga deve ser por meio de caixa acoplada com regulador de vazão e as torneiras devem possuir arejador. O tratamento e disposição do esgoto sanitário gerado será ligado à rede já existente, para ser descartado na rede pública de esgoto. 14. Área externa A área externa contará com calçadas em torno da edificação. Estas calçadas deverão ser pintadas com tinta acrílica para pisos, seguindo instruções do fabricante. As interligações deverão ser cobertas com policarbonato, conforme projeto arquitetônico. Devera ser executado plantio de grama e arbustos onde indicado em projeto arquitetônico. 15. Condições Gerais A execução dos serviços deverá obedecer rigorosamente as especificações fornecidas pelo Departamento de Projetos, Obras e Serviços da Prefeitura Municipal de Ilha Comprida. Todos os itens do presente memorial computam tanto o fornecimento dos materiais quanto da mão de obra necessários à execução de cada um dos serviços. Nos Itens base estão as referências de execução de serviço e de tomada de preço de cada um dos itens do presente memorial. Em caso de dúvidas o Departamento de Projetos, Obras e Serviços da Prefeitura Municipal de Ilha Comprida sempre deverá ser consultado.
As concretagens das fundações, estruturas e lajes dependem da aprovação das armaduras, formas e cimbramentos pelos técnicos do Departamento de Projetos, Obras e Serviços da Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, não podendo ser executadas sem a visita no local por um responsável do Departamento. Todos os itens de acabamento bem como as cores a serem adotadas nas pinturas devem ser aprovados pelo Departamento de Projetos, Obras e Serviços da Prefeitura Municipal de Ilha Comprida. Qualquer modificação somente poderá ser executada após prévia autorização da fiscalização. Ao término da construção ela deverá ser limpa, retirando e destinando corretamente todos os resíduos restantes da atividade. A efetiva utilização da edificação só deverá ser feita após liberação da Prefeitura Municipal de Ilha Comprida. Ilha Comprida, 06 de março de 2015 Douglas Ventura da Silva Engenheiro Civil CREA: 5.061.472.955/D