CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 1ª ETAPA
PERFIL DO PROFISSIONAL O Técnico em Edificações é o profissional que executa atividades específicas de sua área, nos termos e limites regulamentares, tais como: concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da execução de diferentes etapas do processo construtivo, realização do controle tecnológico de materiais e do Solo levantamentos topográficos.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Executar, fiscalizar, orientar, coordenar diretamente serviços de construção, instalações e manutenção. Controlar o estoque e o armazenamento de materiais. Executar ensaios tecnológicos. Selecionar documentação específica para processos construtivos. Dimensionar equipes de trabalho. Conduzir equipes técnicas.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Elaborar relatórios técnicos e diários de obras. Realizar medições e vistorias. Controlar a qualidade de materiais e sistemas construtivos. Elaborar e desenvolver projetos e respectivos detalhamentos, utilizando ferramentas diversas. Elaborar orçamentos de materiais, equipamentos e mãode-obra, com cotação de preços de insumos e serviços. Elaborar e supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro. Elaborar planilha de quantidade e de custos.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Fazer composição de custos diretos e indiretos. Elaborar e cumprir cronograma de suprimentos e de compras. Negociar preços, prazos de entrega e condições de pagamentos de produtos e serviços. Selecionar fornecedores..
PROFISSÃO DESTAQUE: QUE TAL SER TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES? A maioria dos alunos do curso técnico de edificações conclui o curso já empregado. A área de atuação do profissional é diversificada. Ele pode trabalhar em escritório e no canteiro de obras. Com topografia, desenho de projetos de instalações hidráulicas e elétricas e no setor de estrutura (solos e materiais).
PROFISSÃO DESTAQUE: QUE TAL SER TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES? Um Técnico em Edificações dá dicas para quem se interessa pela profissão: A minha sugestão para quem quer ingressar na área é que não se contente só com o que vê durante o curso. É importante que você procure se especializar, fazer outros cursos técnicos e fazer uma faculdade depois, orienta o profissional.
SAIBA MAIS Setores para atuar O técnico de edificações pode ainda trabalhar com orçamento, planilhas, com consultoria e no canteiro de obras, organizando o trabalho dos operários e auxiliando o engenheiro e o arquiteto na obra. Remuneração Entre R$ 1.500 e R$ 3.500 é o salário de um técnico em edificações. EM BAIXA: DEPENDÊNCIA ECONÔMICA A área oscila conforme a economia. Por isso, se os juros caem e sobra dinheiro, o mercado se expande com os investimentos EM ALTA: MUITAS OBRAS Devido ao número de obras de mobilidade, obras para a Copa de 2014 e obras federais, o mercado está aberto para novos profissionais
SAIBA MAIS O técnico em edificações precisa gostar de quais áreas? Inicialmente, ele deve gostar de números porque o técnico faz cálculos de áreas, volumes. E gostar de desenho, pois pode trabalhar com desenho de projetos arquitetônico, estrutural, de instalação predial. Quais qualidades deve possuir o técnico em edificações? Ele deve ser proativo. Não pode esperar o serviço chegar. Ele mesmo tem que ir atrás. Também tem que ser organizado.
SAIBA MAIS E os préstimos e desvantagens da profissão? Hoje há muitas vagas, tanto para quem quer trabalhar em escritório, quanto para quem quer trabalhar em obras. E se ganha bem. Os técnicos mais experientes chegam a ganhar o equivalente ao salário inicial de um engenheiro. No entanto, o mercado oscila conforme a economia. Quem se interessa pela área, deve fazer quais cursos? Devem dominar a Microsoft Office, o AutoCAD e saber ao menos o inglês técnico. São cursos adicionais que destacariam o profissional.